Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fenicio » 9/7/2012 20:01

BCP - 09-07-2012

Nos últimos tempos, de todos os títulos do PSI 20, o BCP é dos mais difíceis de analisar. O seu perfil altamente especulativo permite ganhos de 2%, 3%, 4% ou mais num único dia, mas as perdas são igualmente proporcionais! Uma penny stock a toda regra, com os seus prós e contras que atraem e afastam diferentes tipos de investidores.

Desde Maio que a cotação segue a orbitar os € 0,10, com algumas pontuais incursões para baixo e para cima. Na minha opinião, a cotação irá pouco ou nada afastar-se desta zona, ao menos até o seu aumento de capital previsto para Setembro. Até lá, meter dinheiro no BCP é especulação pura e dura!

Fica o gráfico:

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por EuroVerde » 6/7/2012 23:00

Muito engraçado quem se posiciona frente a um BCP nesta altura do campeonato.
Os bancos e as petroliferas ainda vão dar muita dor de cabeça, isto é, curtos perdem e longos também.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Joca601 » 6/7/2012 18:51

Boas,

este tópico anda muito apagado...

os cocos já cá cantam...a 8,5% e mais.
Hoje, quando li uma notícia de que as PMEs nacionais pagam o custo do dinheiro ao nível mais elevado dos países da Comunidade Europeia, fiquei apreensivo. Ainda mais apreensivo fiquei quando também soube que PMEs sólidas pagam mais de 10% pelo custo do dinheiro.
dizem que os bancos já podem descer o custo do dinheiro, mas também há em diga que o custo dos cocos é muito elevado e não deixa margem para descer o custo aos clientes/empresas.
os cocos resolveram o problema dos bancos e agravaram o problema do acesso ao crédito em condições mais baratas pelas PMEs.
Caminhamos rapidamente para o abismo. os bancos não fazem negócio, as empresas não fazem negócio.
O navio parece desgovernado e surpreende o próprio comandante sempre que este dá mais uma guinada para o lado.
é URGENTE a economia precisa de dinheiro a preços aceitaveis. caso contrário só fica a EDP, a PT e os merceeiros. E depois também fecham.

Registado: 7/1/2012 13:03

por AurioI » 5/7/2012 11:09

FGRACIA3 Escreveu:Bom dia. Alguém me consegue informar para quando o aumento de capital do BCP?
Desde já o meu obrigado.

Em Setembro.
Seguidor de tendências.
Pequenas,médias e grandes.

Registado: 17/3/2009 20:38

por FGRACIA3 » 5/7/2012 10:55

Bom dia. Alguém me consegue informar para quando o aumento de capital do BCP?
Desde já o meu obrigado.

Registado: 23/1/2008 5:01

Re: Ler e ler e ler!!!

por assunoadr » 4/7/2012 12:17

Las_Vegas Escreveu:
assunoadr Escreveu:
Hallo Escreveu:
epinay Escreveu:http://dre.pt/pdfdia2s/12701.pdf

acabadinho d publicar

Boas Epinay,

Excelente conteúdo.

Agora é ler e ler e ler.

Abraço,
Hallo

Eu só consigo ver uma mensagem de erro a informar que o documentoa que tentou aceder não se encontra nos servidores do D.R.E.

Mas se dá erro é positivo, pode querer dizer que existem muitos leitores interessados o que será bom sinal para o BCP.

:mrgreen:

Já está disponivel... :wink:

Registado: 29/11/2007 2:08

por Las_Vegas » 4/7/2012 12:14

assunoadr Escreveu:
Hallo Escreveu:

acabadinho d publicar

Boas Epinay,

Excelente conteúdo.

Agora é ler e ler e ler.

Abraço,
Hallo

Eu só consigo ver uma mensagem de erro a informar que o documentoa que tentou aceder não se encontra nos servidores do D.R.E.

Mas se dá erro é positivo, pode querer dizer que existem muitos leitores interessados o que será bom sinal para o BCP.

:mrgreen:

Registado: 4/11/2002 23:12

por assunoadr » 4/7/2012 12:04

Hallo Escreveu:

acabadinho d publicar

Boas Epinay,

Excelente conteúdo.

Agora é ler e ler e ler.

Abraço,
Hallo

Registado: 29/11/2007 2:08

Ler e ler e ler!!!

por hallo » 4/7/2012 2:05

acabadinho d publicar

Boas Epinay,

Excelente conteúdo.

Agora é ler e ler e ler.

Abraço,
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por epinay » 4/7/2012 0:38

http://dre.pt/pdfdia2s/12701.pdf

acabadinho d publicar

Registado: 15/2/2012 12:50

pois é!!!

por hallo » 3/7/2012 21:52

VirtuaGod Escreveu:Compraram dívida Italiana com o dinheiro fresco dos LTRO's do BCE no final do ano passado/inicio deste. Depois quando as obrigações italianas voltaram a descer, como agora se tem de marcar na contabilidade os valores mais recentes de fecho e dia, ficaram a perder $. Tiveram de pedir ajuda ao Estado Italiano na semana passada.

Várias notícias aqui

Virtua, gostei muito desse teu "post".
Efectivamente a dívida dos países tem de ser um assunto que não pode ser negociado ou feito da forma como costuma ser feito.

Efectivamente consideraria o pior cenário o BCP investir em divida pública portuguesa. E o banco sabe isso. Mas ainda há pouco tempo li um artigo no Negócios sobre o que o BCP pagaria se tivesse o empréstimo ao estado pelos 5 anos. Mas nunca li um artigo a dizer o que o país já pagou de juros ao banco pelo sucessivas compras de dívida pública nos últimos 5 anos. Era engraçado.

Bem mas no pior cenário, esse investimento reduziria a factura que os tais juros mencionam para um quinto.

Bem mas existe um assunto que poucos mencionam ou falam. Neste momento temos um país Africano com poder num banco que detem uma divida de um país europeu. E contrai outra no mesmo país. Isto não vos quer dizer nada?

O investimento ou a melhor forma para cumprir rácios e aplicar o capital necessário de forma a poder gerar lucros será a grande aposta do banco. E é essa que estou á espera. Se se souber já amanhã ou para a semana ou para o ano. Será a mudança de opinião de muitos aqui. E depois irei ler com agrado. Pois a situação mudou a realidade é outra. Previa-se que tal pudesse acontecer. Mas na altura certa e no momento certo. Preferem todos o silêncio.

Um abraço a todos e até ao BCP nos 0,168€.

Cumprimentos
Hallo

por caracinha » 2/7/2012 21:12

que bronca escrevi no topico do banif quando devia ter escrito aqui :oops: bem alguem aqui ja ligou para a linha do investidor no bcp ??? o que disseram ?

Registado: 23/6/2009 21:43

por VirtuaGod » 2/7/2012 10:31

Compraram dívida Italiana com o dinheiro fresco dos LTRO's do BCE no final do ano passado/inicio deste. Depois quando as obrigações italianas voltaram a descer, como agora se tem de marcar na contabilidade os valores mais recentes de fecho e dia, ficaram a perder $. Tiveram de pedir ajuda ao Estado Italiano na semana passada.

Várias notícias aqui
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

Re: Boas a todos!!!

por JCS » 2/7/2012 10:24

VirtuaGod Escreveu:Ainda lhes acontece o mesmo que ao Banca Monte dei Paschi di Siena. Preferia que os gastassem a tapar buracos...

O que aconteceu a esses?

Abraço
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Re: Boas a todos!!!

por VirtuaGod » 2/7/2012 10:22

Hallo Escreveu:O que poderá o BCP fazer com 3,5 mil milhões. Será que vai comprar divida pública portuguesa? :)

Ainda lhes acontece o mesmo que ao Banca Monte dei Paschi di Siena. Preferia que os gastassem a tapar buracos...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

Boas a todos!!!

por hallo » 2/7/2012 0:35

Que melhor dia para começar numa segunda-feira, com as seguintes noticias a Sonangol vai ao aumento de capital.
Outra boa noticia que entrou dinheiro fresquinho da Troika e nada menos que 3.000 milhões.

Outra noticia menos boa e que se poderá tornar na melhor noticia, os custos. Esta bem oportuna e em tempo de cimeira. O que segundo outras noticias até podia não ser necessário mais que um ano o referido empréstimo, caso as condições da EBA melhorassem.

BCP e BPI pagam 1.250 milhões pela ajuda do Estado

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 65567&pn=1

O BCP e o BPI vão pagar cerca de 1250 milhões de euros pelos 4500 milhões que o Estado injectou ontem nas duas instituições. Este é o custo máximo do apoio público se a assistência estatal se mantiver durante os cinco anos previstos nas mesmas condições estabelecidas à partida. Mas entre os responsáveis do sector há a expectativa de que as exigências de solvabilidade a que os bancos estão sujeitos possam ser aliviadas neste horizonte temporal. A Cimeira Europeia da semana passada veio reforçar esta convicção.

Então vamos analisar, 1250 milhões para 4500 milhões o BCP pediu através dos CoCos 3000 milhões, logo daria perto de 850 milhões. Além do mais isto se o prazo do empréstimo fosse os 5 anos e se reduzir para metade baixaria seguramente os 500 milhões.
E a gora a pergunta pertinente. Além de este custo de 500 milhões ser parecido com o valor que os accionistas vão injectar. O que pode proporcionar ao banco. A tal saida da falência que alguns anunciavam. A tal independência do estado, e melhor do que isso. Já analisámos os custos e o que se poderá fazer com 3500 milhões e que proveitos se podem gerar. Bem nõa quero aqui dizer que ainda se vai ter lucro com o empréstimo. Mas esse será o objectivo certamente. Há quem não acredite. E tem a sua razão. Mas as variáveis e as condicionantes, com a Espanha e Itália ao barulho, vão certamente influenciar e seja o que ficar decidido para os bancos de essas grandes economias o BCP já se safou. E o que poderá vir de positivo só pode melhorar a condição do banco.

Outra coisa que gostaria de realçar aqui e visto que existem tantos experientes analistas. O que poderá o BCP fazer com 3,5 mil milhões. Será que vai comprar divida pública portuguesa? :)

Abraço a todos,
Hallo

por rsacramento » 1/7/2012 15:45

caracinha Escreveu:sacramento assim que vi um grafico teu corri para ver mas podias explicar porque o desenho para mim não chega :mrgreen:

o gráfico de longo prazo ilustra dois aspectos: a amplitude das quedas desde 2007 e a existência de um suporte muito importante (primário) entre 2009 e 2011

uma vez este quebrado as quedas ocorreram sob uma linha de tendência descendente que foi quebrada em alta em dezembro passado; esse ressalto violento levou ao estabelecimento de um máximo relativo que funciona como fronteira de curto médio prazo: caso os touros vençam confirmadamente essa zona ficarão no comando nesse horizonte temporal

finalmente observa-se aquilo que será mais uma referência psicológica do que técnica, a zona dos 10 cêntimos, que alías serviu de suporte durante uns meses, inverteu papéis e actualmente serve de resistência, assistindo-se presentemente ao teste a essa linha

para concluir quero relembrar aquilo que o ulisses não se cansa de dizer: em bear markets os suportes não interessam, o que interessa é estar de olho nas resistências, pois uma vez estas quebradas podemos ter evidências de alteração da tendência vigente

Registado: 29/11/2007 12:50

por caracinha » 1/7/2012 14:56

sacramento assim que vi um grafico teu corri para ver mas podias explicar porque o desenho para mim não chega :mrgreen:

Registado: 23/6/2009 21:43

por rsacramento » 1/7/2012 12:59

fleming7 Escreveu:(...) o bcp está a subir , pouco mas deve estar a quebrar qualquer coisa,uma linha ou isso , emfim existe alguem por ai que queira colocar um grafico , uma analise
Anexos
bcp semanal.png
bcp semanal.png (7.61 KiB) Visualizado 11292 vezes
bcp.png
bcp.png (10.47 KiB) Visualizado 11286 vezes
bcp zoom.png
bcp zoom.png (7.35 KiB) Visualizado 11297 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por fle7 » 1/7/2012 12:43

Bom dia a todos , certo eu sou dos mais positivos , Hallo agradeço as suas / tuas dicas nas entrelinhas , acho que fazem sentido e ajuda-me a tomar uma decisão unica e de minha autoria que no caso actual é não vender para não perder muito nem comprar apenas manter , vou estar atento e agradeço mais dicas positivas ou mesmo negativas mas por favor serias e sustentadas , cumprimentos

Registado: 30/9/2011 19:33

por Pata-Hari » 30/6/2012 12:42

Ninguém faz figas para isso (a não ser três ou quartro curtos). A desgraça do BCP não é boa para ninguém...). Não confundas a verbalização do que é a realidade com o desejo de que algo se torne real.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por artista_ » 30/6/2012 12:19

fleming7 Escreveu:Boa tarde , contra tudo e todos os que fazem figas para que o bcp caia (e são muitos aqui neste forum) o bcp está a subir , pouco mas deve estar a quebrar qualquer coisa,uma linha ou isso , emfim existe alguem por ai que queira colocar um grafico , uma analise

fleming, não te ajuda em nada pensares isso... aqui não há ninguém a torcer para que caia! Como disse o rfm os únicos interessados, em que o BCP caia, serão os que têm posições curtas, mas parece que até isso é difícil de conseguir...

Não confundas é análises pessimistas com "estar a torcer para que caia"! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: Flamingo!!

por jrnabolsa » 30/6/2012 10:59

Hallo Escreveu:
jrnabolsa Escreveu:
Hallo Escreveu:
fleming7 Escreveu:Boa tarde , contra tudo e todos os que fazem figas para que o bcp caia (e são muitos aqui neste forum) o bcp está a subir , pouco mas deve estar a quebrar qualquer coisa,uma linha ou isso , emfim existe alguem por ai que queira colocar um grafico , uma analise

Flamingo,

Imagina agora um risco grande por aí acima.

Abraço,
Hallo
Ou mais um por aí abaixo...desculpem não quero ferir susceptibilidades...saiu. Espero que comece finalmente a subir (o BCP) e toda a bolsa. Cumpts

Boas Jr,

Não feres susceptibilidades nenhumas. Mas acreditava mais que isso acontecesse se a Sonangol reduzi-se a sua posição para 2% ou 3%. Agora saber-se que a Sonangol vai comprar mais uns bons milhões de acções, não tou a ver o risco a ir para baixo.

O que a noticia diz é simplesmente a Sonangol vai participar no aumento de capital. O que já é bom. Se a confirmar-se a noticia e para a semana a Sonangol reforçar, também será bom. Porque reforçava e ia ao aumento de capital. Agora outra hipotese é a Sonangol apenas participar no aumento de capital e reforçar, comprando direitos. Pensem, equacionem e decidam.

Mas decididamente, agora ou logo ou amanhã ou depois. Não vejo nada negativo aqui. Mesmo que na segunda-feira digam que o Joe não vai ao aumento também não via nada de mal.

Abraço a todos,
Hallo
Hallo, penso que o risco neste momento é menor que era há uma semana. No entanto, a recuperação do BCP, e do resto da bolsa , vai depender mais do que sair da Cimeira. Claro que independentemente de tudo o que possa sair, esta notícia sobre o BCP, poderá levar a um ressalto grande, mas sempre num ambiente altamente especulativo. Enquanto que por fortes decisões Europeias, podemos assistir à acalmia dos mercados, fazendo o seu caminho. Cumpts

Registado: 4/1/2010 15:57

por hallo » 30/6/2012 1:08

jrnabolsa Escreveu:
Hallo Escreveu:

Flamingo,

Abraço,
Hallo
Ou mais um por aí abaixo...desculpem não quero ferir susceptibilidades...saiu. Espero que comece finalmente a subir (o BCP) e toda a bolsa. Cumpts

Boas Jr,

Não feres susceptibilidades nenhumas. Mas acreditava mais que isso acontecesse se a Sonangol reduzi-se a sua posição para 2% ou 3%. Agora saber-se que a Sonangol vai comprar mais uns bons milhões de acções, não tou a ver o risco a ir para baixo.

O que a noticia diz é simplesmente a Sonangol vai participar no aumento de capital. O que já é bom. Se a confirmar-se a noticia e para a semana a Sonangol reforçar, também será bom. Porque reforçava e ia ao aumento de capital. Agora outra hipotese é a Sonangol apenas participar no aumento de capital e reforçar, comprando direitos. Pensem, equacionem e decidam.

Mas decididamente, agora ou logo ou amanhã ou depois. Não vejo nada negativo aqui. Mesmo que na segunda-feira digam que o Joe não vai ao aumento também não via nada de mal.

Abraço a todos,
Hallo

por jrnabolsa » 30/6/2012 0:31

Hallo Escreveu:

Flamingo,

Abraço,
Hallo

Registado: 4/1/2010 15:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 145 visitantes