BCP - Tópico Geral
inMomentum Escreveu:artista Escreveu:A minha dúvida mantêm-se, perante um cenário tão mau porque é que o BCP não cai?!![]()
Se tivesse que apostar diria que está a esticar a corda (ou elástico), se partir vai por aí abaixo com uma velocidade vertiginosa, se não partir será projetado bem alto!
Se tivesse que apostar meteria todo o dinheiro na primeira, aliás parece-me óbvio que a primeira será a única saída para isto... destesto quando tenho quase certezas, muitas vezes estão erradas!
À medida que nos aproximamos, não serão arames?!![]()
Supermann, podes partilhar connosco que indicações/sinais está a dar o teu sistema?
Obg e BN
Continua com indicação negativa desde finais de Março e nunca mais inverteu.
- Registado: 18/12/2009 18:54
messe Escreveu:the mind Escreveu:carrancho Escreveu:messe Escreveu:CTR2004 Escreveu:Francamente sou de acordo da entrada "deste" estado no BCP.
Têem tomado, no geral, as medidas necessárias para que e ganhe estabilidade, por mais que custe a todos nós, têem sido duros, mas a nossa realidade assim o exige...
Se o estado estiver fora do BCP, acho que daqui por uns anos iremos viver o que estamos a viver neste momento.
Sou a favor da estabilidade, e acredito que apenas com exigência e rigidez poderemos alcançar essa estabilidade para o tão ambicionado crescimento...
Apesar de muito pessimismo, estou bastante optimista no longo prazoMas tenho quase certeza que vem ai muita tempestada, que a meu ver, é necessária.
Sou a favor de uma limpeza, e acho que esta nova direcção do BCP, em conjunto com o estado, poderão atingir o sucesso, pois no fundo penso que é o que todos queremos.
Bom dia a todos , estou plenamente de acordo , vou mais longe , espero estarmos a limpar a casa (Portugal) , já chega , o nosso pais podia á muito tempo atrás rir-se dos outros , quanto ao BCP é tudo uma questão de tempo (eu espero), mas não venham já os profetas da desgraça que os existe muitos aqui no forum dizer para eu esperar sentado , que eu a esses lembro-lhes apenas que este é o nosso pais e só temos este como tal deveriamos todos fazer aquela força positiva por muito que nos seja dificil
![]()
Helloooo, isto aqui não é para fazer forças positivas ou negativas para o bcp... é para ganhar dinheiro, penso eu!!!
Tenho pena em te desapontar, mas não é a comprar acções do bcp, ou a dizer bem dele, que ajudas o país.
Não achas estranho tanta gente com a mesma opinião negativa?
Se tiveres razões que contrariem esta opinião, partilha-a connosco.
Não são profetas da desgraça, são realista, porque as noticias não são boas, são todas más.
The Mind então seguindo os alertas o melhor mesmo é ir já ao Banco levantar todo o dinheirinho e esconde-lo debaixo do colchão , tenhamos juizo , as arvores não crescem até ao céu nem á mar sem fundo , cump.
Não andamos aqui a discutir se vamos levantar o dinheiro do bcp ou não, andamos a discutir a evoluç~ºao da cotação e como negociá-la. Não sou nem pretendo ser cliente do BCP. A cotação pode continuar a cair sem que isso signifique que os depositantes percam o seu dinheiro ou banco vá à falência.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
carrancho Escreveu:messe Escreveu:JCS Escreveu:E já agora vamos todos dar as mãos cibernéticamente e cantar o Kumbaya... Que isso vai resolver os problemas...
JCS desculpe mas com comportamentos negativos e sustentando a sua postura de quanto pior melhor certamente não se vai a lugar algum , cump.
Mas quais "comportamentos negativos"?
Comportamento negativo é tu por um lado apoiares que nós temos de limpar a casa (Portugal),
Não sei no que é isto pode ser considerado "negativo", ou nós quando limpamos não mandamos fora o que está mau ?
Limpar...de forma geral, é associado a uma atitude positiva com vista ao futuro

- Registado: 29/11/2007 2:47
messe Escreveu:the mind Escreveu:carrancho Escreveu:messe Escreveu:CTR2004 Escreveu:Francamente sou de acordo da entrada "deste" estado no BCP.
Têem tomado, no geral, as medidas necessárias para que e ganhe estabilidade, por mais que custe a todos nós, têem sido duros, mas a nossa realidade assim o exige...
Se o estado estiver fora do BCP, acho que daqui por uns anos iremos viver o que estamos a viver neste momento.
Sou a favor da estabilidade, e acredito que apenas com exigência e rigidez poderemos alcançar essa estabilidade para o tão ambicionado crescimento...
Apesar de muito pessimismo, estou bastante optimista no longo prazoMas tenho quase certeza que vem ai muita tempestada, que a meu ver, é necessária.
Sou a favor de uma limpeza, e acho que esta nova direcção do BCP, em conjunto com o estado, poderão atingir o sucesso, pois no fundo penso que é o que todos queremos.
Bom dia a todos , estou plenamente de acordo , vou mais longe , espero estarmos a limpar a casa (Portugal) , já chega , o nosso pais podia á muito tempo atrás rir-se dos outros , quanto ao BCP é tudo uma questão de tempo (eu espero), mas não venham já os profetas da desgraça que os existe muitos aqui no forum dizer para eu esperar sentado , que eu a esses lembro-lhes apenas que este é o nosso pais e só temos este como tal deveriamos todos fazer aquela força positiva por muito que nos seja dificil
![]()
Helloooo, isto aqui não é para fazer forças positivas ou negativas para o bcp... é para ganhar dinheiro, penso eu!!!
Tenho pena em te desapontar, mas não é a comprar acções do bcp, ou a dizer bem dele, que ajudas o país.
Não são profetas da desgraça, são realista, porque as noticias não são boas, são todas más.
The Mind então seguindo os alertas o melhor mesmo é ir já ao Banco levantar todo o dinheirinho e esconde-lo debaixo do colchão , tenhamos juizo , as arvores não crescem até ao céu nem á mar sem fundo , cump.
Actually there is.
90+% dos retornos do mercado são feitos por apenas 10-15% das empresas, num prazo alargado.
artista Escreveu:Edit: Pelo menos estas conversas "negativas" têm contribuído para muitos conseguirem evitar fortes perdas
Que factos tens que comprovem essa teoria ?
O evitar fortes perdas por outro lado, também pode ser considerado também conseguir fortes ganhos

Mas onde estão os factos que comprovem isso ? Tanto para um lado como para o outro...Lá está...as certezas...
messe Escreveu:JCS Escreveu:E já agora vamos todos dar as mãos cibernéticamente e cantar o Kumbaya... Que isso vai resolver os problemas...
JCS desculpe mas com comportamentos negativos e sustentando a sua postura de quanto pior melhor certamente não se vai a lugar algum , cump.
Desculpe lá mas não espere de mim qualquer tipo de compaixão porque a grande maioria só está a perder neste titulo porque quer (chega até já enjoar ver os mesmos erros repetidos pelas mesmas pessoas com intervalos de dias). O titulo nem sequer tem feito Gaps, por isso tiveram disponíveis todas as décimas de cêntimos dos €4 aos €0,10 para terem vendido e cortar logo o mal pela raiz. Não o fizeram, a culpa é vossa não é minha. Compaixão não anula a muita incompetência que têm demonstrado a maioria dos intervenientes neste tópico. Eu quando erro, assumo e resolvo o problema não venho para aqui proclamar clemência e união etc...
Há milhões de titulos por esse mundo fora. Poupem-me...
JCS
Editado pela última vez por JCS em 18/5/2012 11:39, num total de 1 vez.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
the mind Escreveu:carrancho Escreveu:messe Escreveu:CTR2004 Escreveu:Francamente sou de acordo da entrada "deste" estado no BCP.
![]()
- Registado: 10/4/2012 9:04
artista Escreveu:A minha dúvida mantêm-se, perante um cenário tão mau porque é que o BCP não cai?!![]()
Se tivesse que apostar diria que está a esticar a corda (ou elástico), se partir vai por aí abaixo com uma velocidade vertiginosa, se não partir será projetado bem alto!
Se tivesse que apostar meteria todo o dinheiro na primeira, aliás parece-me óbvio que a primeira será a única saída para isto... destesto quando tenho quase certezas, muitas vezes estão erradas!
À medida que nos aproximamos, não serão arames?!

Supermann, podes partilhar connosco que indicações/sinais está a dar o teu sistema?
Obg e BN
- Registado: 21/4/2012 14:15
Supermann Escreveu:messe Escreveu:JCS Escreveu:E já agora vamos todos dar as mãos cibernéticamente e cantar o Kumbaya... Que isso vai resolver os problemas...
“The pessimist complains about the wind; the optimist expects it to change; the realist adjusts the sails.”

messe Escreveu:JCS Escreveu:E já agora vamos todos dar as mãos cibernéticamente e cantar o Kumbaya... Que isso vai resolver os problemas...
Mas quais "comportamentos negativos"?
Comportamento negativo é tu por um lado apoiares que nós temos de limpar a casa (Portugal), encarando a realidade, mas para o bcp defenderes o contrário, que se deve manter o optimismo mesmo que seja mentira.

Abraço,
Carrancho
Carrancho
Mas tu achas que as conversas que se têm aqui no forum contribuem em alguma coisa para a evolução das cotações? Achas que é por causa delas que a bolsa está a cair?
Preferias que caisse mas todos aqui escrevessem coisas para dar ânimo a quem está a perder muito?!

Edit: Pelo menos estas conversas "negativas" têm contribuído para muitos conseguirem evitar fortes perdas, isso é mais importante que qualquer "alívio psicológico" ou o que lhe queiras chamar, aliás isso é o real "alívio psicológico", o que tu queres é apenas um engano!
Editado pela última vez por artista_ em 18/5/2012 11:14, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
carrancho Escreveu:messe Escreveu:CTR2004 Escreveu:Francamente sou de acordo da entrada "deste" estado no BCP.
![]()
Meu caro Carrancho desculpe mas não me está a desapontar em nada apenas deixo aqui ficar o meu desagrado com a satisfação de inumeros Caldereiros quando o Bcp baixa , cump.
“The pessimist complains about the wind; the optimist expects it to change; the realist adjusts the sails.”
estou convicto que a operação vai ter duas fases:
1º no imediato, a entrada de capital através dos cocos.
2º a entrada de capital através da subscrição de novas acções não tem condicões para avençar neste momento, por isso entendo que não será realizado para já nenhum AC enquanto a cotação do bcp não recuperar.
Isto é, a cotação do bcp, parece uma "pescadinha de rabo na boca". Quanto mais desce a cotação, mais acções são necessárias subscrever para atingir um determinado montante, como são precisas subscrever mais acções para atingir um determinado montante, mais a cotação desce pelo efeito da diluição. a cotação parece ter entrado numa espiral de descida impossível de contrariar. Admito que os responsaveis que estão à frente do bcp compreendam esta lógica artificial de descida da cotação.
Suponho que apresentação da recapitalização do bcp através dos cocos, tenha ao mesmo tempo a definição ou compromisso de datas de reembolso do capital ao estado.
O estado não pode estar durante muito tempo presente no capital do bcp a cobrar juros de tamanha grandeza... é inviável para o banco. A cobrar juros superiores a 7%, o estado passa a ser o problema do banco en vez da solução.
cumprimentos,
1º no imediato, a entrada de capital através dos cocos.
2º a entrada de capital através da subscrição de novas acções não tem condicões para avençar neste momento, por isso entendo que não será realizado para já nenhum AC enquanto a cotação do bcp não recuperar.
Isto é, a cotação do bcp, parece uma "pescadinha de rabo na boca". Quanto mais desce a cotação, mais acções são necessárias subscrever para atingir um determinado montante, como são precisas subscrever mais acções para atingir um determinado montante, mais a cotação desce pelo efeito da diluição. a cotação parece ter entrado numa espiral de descida impossível de contrariar. Admito que os responsaveis que estão à frente do bcp compreendam esta lógica artificial de descida da cotação.
Suponho que apresentação da recapitalização do bcp através dos cocos, tenha ao mesmo tempo a definição ou compromisso de datas de reembolso do capital ao estado.
O estado não pode estar durante muito tempo presente no capital do bcp a cobrar juros de tamanha grandeza... é inviável para o banco. A cobrar juros superiores a 7%, o estado passa a ser o problema do banco en vez da solução.
cumprimentos,
Editado pela última vez por Joca601 em 18/5/2012 11:11, num total de 3 vezes.
JCS Escreveu:E já agora vamos todos dar as mãos cibernéticamente e cantar o Kumbaya... Que isso vai resolver os problemas...
Re: Portaria Gaspar
JPinela Escreveu:[
ois storgoff,
aquilo não parece nada sádico: são negócios. E lembrar que o dinheiro não é bem da troika: veio de lá mas agora está sob a nossa (leia-se conbribuintes) alçada.
por isso já que emprestam, é melhor que façam um bom negócio.
não me parece que não tenham margem para aceitar as condições.
abr,
pinela.
Entre bom negócio e um esticar excessivo da corda vai uma fina linha. O BCP e o BPI claramente deviam considerar a compra da dívida grega como um bom negócio mas tramaram-se de tão bom que era.
Se é dinheiro dos contribuintes assusta-me que seja em acções pois grande percentagem vai pelo cano abaixo a curto/médio prazo. Sabemos pelo passado recente que quando for altura de saltar fora da posição na empresa o estado não prima pela defesa dos interesses dos contribuintes. Mas assusta-me que seja em CoCos com altas taxas de juro pelo esticar de corda que representa.
As palavras "auxílio" e "ajuda" tem sido utilizadas de uma forma muito liberal nos últimos anos quanto a mim. "Investimento muito especulativo" é mais realista no que toca às assistências à Grécia e Portugal e agora a esta "assistência" ao bancos. E o querer ganhar dinheiro com a miséria alheia não tem dado bons resultados.
- Registado: 30/5/2011 13:52
the mind Escreveu:Não são profetas da desgraça, são realista, porque as noticias não são boas, são todas más.
As notícias até podiam ser todas boas e os preços descerem na mesma. Acontece tão frequentemente... O que interessa é o que o preço faz, o resto é conversa de café.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Re: Portaria n.º 150-A/2012 , Ponto por Ponto !!!
Storgoff Escreveu:Estado pretende ter acções em todos os bancos que apoiar
17 Maio 2012 | 23:30
Maria João Gago - mjgago@negocios.pt
Helena Garrido - Helenagarrido@negocios.pt
Forma como Estado injectará dinheiro nos bancos dependerá das negociações que, formalmente, começam agora.
O Governo pretende que o Estado venha a ter acções em todos os bancos que recorrerem ao apoio público para cumprirem as metas de solvabilidade a que estão sujeitos, sabe o Negócios. Independentemente das especificidades de cada instituição, o Executivo considera mais vantajoso vir a ter acções no BCP, BPI e Banif, os três bancos que já admitiram publicamente pedir ajuda ao Estado. Mas esta posição colide com as pretensões dos banqueiros, que defendem que o apoio público deve fazer-se apenas através de instrumentos híbridos ("CoCos").
Se ainda havia algumas dúvidas, estão definitivamente dissipadas.
Afinal o estado quer mesmo ser accionista dos bancos.
O resto, é o que consta na portaria como já tinha aqui comentado.Storgoff Escreveu:Artigo 3.º
Limiar para exercício de direitos de voto
Para efeitos do disposto no n.º 9 do artigo 4.º da Lei
n.º 63 -A/2008, quando o número de ações subscritas ou
adquiridas pelo Estado, ultrapasse metade das ações representativas
do capital social da instituição beneficiária
uma vez realizado o investimento público, pode o Estado
exercer na sua plenitude os direitos de voto inerentes às
ações que excedam aquele limiar.
Afinal o estado sempre pode vir a mandar nos bancos logo a partir do 1º dia.
Para quem dizia que o estado iria ter uma postura passiva….1 — Se a operação de capitalização se concretizar
através da aquisição ou subscrição de ações pelo Estado,
o preço da respetiva subscrição ou aquisição não pode
ultrapassar em nenhum caso o valor que resultar da aplicação
de um desconto, a definir com base nas orientações
comunitárias relevantes, sobre o preço de mercado das
ações, tendo em conta o efeito de diluição.
2 — O desconto referido no número anterior é estabelecido
tendo por base um valor mínimo de 35 %
Ora aqui está, o estado tem de ter sempre um desconto mínimo de 35% (25% c/ direitos de voto) nem que o AC fosse uma pequena parcela da actual capitalização bolsista.
Como não é o caso, este mínimo é quase irrelevante.
O que interessa é o que vem a seguir3 — O desconto é definido em despacho do membro
do Governo responsável pela área das finanças tendo por
referência o preço de mercado das ações, devendo o seu
valor refletir o risco assumido pelo Estado, expresso pela
dimensão da operação de capitalização a efetuar em relação
aos fundos próprios Core Tier 1 da instituição de
crédito
O desconto será determinado por despacho e terá em conta o efeito de diluição e o risco que o estado corre.
Portanto pode ser entre 25% a 100%.
A entrada do estado no capital social, vai pressionar em alta o aumento do nº de novas acções do BCP o que só pode afundar definitivamente a sua cotação.
Isto para já não falar nos juros a pagar pelos Cocos que andarão muito próximo dos 9% no 1ºano agravando-se nos anos seguintes em 0,25% e 0,5% por ano,
como se pode ver a seguir:
2 — O valor da remuneração dos instrumentos a que se
refere o número anterior deve refletir as suas características,
o risco assumido pelo Estado, expresso pela dimensão
da operação de capitalização a efetuar em relação aos
fundos próprios Core Tier 1 da instituição de crédito e as
orientações comunitárias relevantes que estabelecem que o
mínimo do valor médio da remuneração do Estado durante
o período do investimento público deverá situar -se num intervalo
entre os 7 % e os 9,3 % consoante as características
dos instrumentos os afastem mais ou menos da natureza
própria das ações ordinárias, respetivamente.
3 — A taxa de remuneração fixada nos termos do número
anterior é acrescida em 25 pontos base por ano nos
dois anos subsequentes ao ano de realização do investimento
público e em 50 pontos base por cada ano adicional
em que esse investimento se mantenha.
Os Cocos a subscrever nunca serão menos de 1500M€ o que dará um custo anual próximo dos 150M€.
Comparem este custo acrescido com os resultados que o banco tem andado a apresentar e digam-me como é que o banco vai conseguir mostrar lucros.
Ou pior ainda, como conseguir manter este encargo sem apresentar recorrentemente prejuízos.
Prejuízos que delapidariam progressivamente os seus capitais próprios e aí sim teríamos a activação das cláusulas de contingência dos Cocos e a conversão do seu montante em mais uma brutal enxurrada de novas acções.
Não me digam que é com com todo o enquadramento Macro que se antevê para os próximos anos em Portugal e não só que o banco vai começar a facturar à grande.
Keep dreaming !!!
Sinceramente o BCP é pior do que uma roleta russa.
Ou muito me engano ou vai ser,
cair, cair, cair…
até a definitiva nacionalização.
Posso estar redondamente enganado de qualquer forma arrisco esta minha opinião/especulação.
hey, o estado tem de defender o seu interesse, não é o do banco. Ninguem quer um BPN 2.0 versão amplificada 10 vezes.
nesse sentido o estado deve tirar o maximo proveito que conseguir, como qualquer privado faria. Alem do mais esses 12 mil milhões são mais do que necessários para as PME e vão estar a ser injectados para salvar bancos. Não sei onde é que na constituição diz que o estado tem de salvar bancos. Se eu tivesse uma empresa de pregos com 10 trabalhadores bem que podia chorar no estado para me emprestar dinheiro...
Se nenhum privado está interessado em investir porque é que o estado deveria estar? Para mim o estado nunca devia ajudar, é deixar o mercado funcionar e limpar as ineficiências do mercado. Não é atira-las para cima do estado. O bes não conseguir evitar a entrada do estado com facilidade, existe alguma distorção de mercado quando o estado vai dar gito aos bancos, estando eles em concorrência...
quando à incapacidade de apresentar lucros, pensa assim, para o estado é um ciclo fechado, aquilo que não recebe de IRC recebe pelo nível a que o empréstimo foi feito.
carrancho Escreveu:messe Escreveu:CTR2004 Escreveu:Francamente sou de acordo da entrada "deste" estado no BCP.
![]()
The Mind
Re: Portaria Gaspar
Storgoff Escreveu:Quanto mais leio a portaria do Gaspar mais apreensivo fico.
Até da calafrios!!
Afinal de Rei Mago é que ele não tem nada
O homem é diabólico.
Com aquele articulado todo, o que os bancos vão assinar mais parece um pacto com o demo.
Não há cá contemplações nem sombras.
Chega mesmo a ser cruel.
Para quê infligir todo este sofrimento e agonia ao BCP durante os próximos tempos?
Que calvário…
Porque não o nacionalizam duma vez por todas ?
O Louçã é torcido , chega mesmo a roçar o sádico!!!
ois storgoff,
aquilo não parece nada sádico: são negócios. E lembrar que o dinheiro não é bem da troika: veio de lá mas agora está sob a nossa (leia-se conbribuintes) alçada.
por isso já que emprestam, é melhor que façam um bom negócio.
não me parece que não tenham margem para aceitar as condições.
abr,
pinela.
"quando sentires o impulso de reforçar posições ganhadoras, abre uma gaveta, mete a mão lá dentro e fecha a gaveta o número de vezes necessário para a vontade desaparecer" - Alguém! (frase válida principalmente em BearMarket)
"A pior coisa que pode acontecer a um investidor principiante é começar a ganhar logo de inicio" - Ulisses (e concordo perfeitamente)
http://pinelasgarden.blogspot.com/
"A pior coisa que pode acontecer a um investidor principiante é começar a ganhar logo de inicio" - Ulisses (e concordo perfeitamente)
http://pinelasgarden.blogspot.com/
- Registado: 29/5/2009 18:22
messe Escreveu:CTR2004 Escreveu:Francamente sou de acordo da entrada "deste" estado no BCP.

Abraço,
Carrancho
Carrancho
E já agora vamos todos dar as mãos cibernéticamente e cantar o Kumbaya... Que isso vai resolver os problemas...
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
CTR2004 Escreveu:Francamente sou de acordo da entrada "deste" estado no BCP.