BCP - Tópico Geral
artista Escreveu:CTR2004 Escreveu:A minha convicção é que os grandes negócios podem ser feitos nestas circunstâncias em que todos os indicadores indicam o contrário, daí de facto, achar ser pouco provável tendo em conta o histórico da cotação...
Mas o BCP é uma cotada muita especifica com muito em redor... acho que escreveria umas quantas folhas A4 para justificar porque acredito na instituição numa perspectiva longo prazo...mas acima de tudo por estar positivo relativamente ao futuro...
O problema é identificar um ponto de entrada, esse sim foi é um grande dilema...
Então e porque não considerar a hipótese de colocar um stop ali nos .095/6?! As perdas seriam limitadas e podias voltara pensar no assunto mais tarde caso o BCP venha a cair...
É uma possibilidade que não está completamente colocada de parte, mas tendo em conta a perspectiva de longo prazo, penso que não se justifica...
Fundamentalmente caso os fundamentos de qualquer entrada alterem-se... ai sim, deve ser ponderada a saída, e acredito que indo aos 0,95/0,96 os meus fundamentos não se alterarão...
- Registado: 29/11/2007 2:47
CTR2004 Escreveu:A minha convicção é que os grandes negócios podem ser feitos nestas circunstâncias em que todos os indicadores indicam o contrário, daí de facto, achar ser pouco provável tendo em conta o histórico da cotação...
Mas o BCP é uma cotada muita especifica com muito em redor... acho que escreveria umas quantas folhas A4 para justificar porque acredito na instituição numa perspectiva longo prazo...mas acima de tudo por estar positivo relativamente ao futuro...
O problema é identificar um ponto de entrada, esse sim foi é um grande dilema...
Então e porque não considerar a hipótese de colocar um stop ali nos .095/6?! As perdas seriam limitadas e podias voltara pensar no assunto mais tarde caso o BCP venha a cair...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
carrancho Escreveu:Tem a mesma probabilidade de inverter como essas empresas que fazem maximos atrás de maximos...um dia também poderão inverter...
Bem dito... mas temo que não percebas de que lado estão as probabilidades, em ambos os casos.
Até prova em contrário...
Desculpa não percebi...
Achas que há menos probabilidade de um título Bear inverter para Bull...do que um título Bull inverter para Bear... ?!
Sorry, talvez não tenha percebido.
Abraço
artista Escreveu:CTR2004 Escreveu:De facto é uma perspectiva, mas a informação´sobre esses milhares de empresas é escassa pelo menos para mim que não posso dedicar-me a isto o tempo que desejaria...e tal como o BCP atinge minimos atras d minimos ano pos anos, vai um dia que possivelmente inverta...
Tem a mesma probabilidade de inverter como essas empresas que fazem maximos atrás de maximos...um dia também poderão inverter...
A questão é saber porque é que alguém aposta numa possível inversão de tendência?! Tu próprio falas como se isso seja algo pouco provável!
A minha convicção é que os grandes negócios podem ser feitos nestas circunstâncias em que todos os indicadores indicam o contrário, daí de facto, achar ser pouco provável tendo em conta o histórico da cotação...
CTR2004 Escreveu:De facto é uma perspectiva, mas a informação´sobre esses milhares de empresas é escassa pelo menos para mim que não posso dedicar-me a isto o tempo que desejaria...e tal como o BCP atinge minimos atras d minimos ano pos anos, vai um dia que possivelmente inverta...
Tem a mesma probabilidade de inverter como essas empresas que fazem maximos atrás de maximos...um dia também poderão inverter...
A questão é saber porque é que alguém aposta numa possível inversão de tendência?! Tu próprio falas como se isso seja algo pouco provável!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Figueiraa1 Escreveu:CTR2004 Escreveu:messe Escreveu:Bom dia a todos , quase no 0,100 mas isto não ata nem desata , tudo muito calado , mas que se passa ou melhor de que se está á espera e quando , cump.
Eu após muita espera, finalmente consegui entrar a 0,102.
Penso que é um bom ponto de entrada, onde já ressaltou por 2/3 vezes, e acredito na Instituição e penso que é alvo de interesse de muitas outras instituições devido ao seu posicionamento...
Perspectiva é no médio/longo prazo, mas claro que se tiver oportunidade de realizar uma mais valia considerável, não esperarei muito tempo
Tenho ainda uma ordem a 0,10 a alguns dias, pois acredito que se os 0,102 não aguentarem...os 0,10 aguentam...
Desejo sorte a mim próprio e a todos outros que estiverem no mesmo barcoJCS Escreveu:Porque não investir numa empresa que não esteja de tal maneira decadente que até tenha de precisar do dinheiro do estado? Há milhares e milhares de empresas que não estão em dificuldades por esse mundo fora e a bater máximos atrás de máximos... Vocês querem ganhar dinheiro estando longo numa empresa que não tem parado de fazer mínimos atrás de mínimos...
Há 4 anos que este titulo anda a queimar longos mas a cegueira continua. O mesmo capital podia estar investido noutros activos... Enfim...![]()
JCS
De facto é uma perspectiva, mas a informação´sobre esses milhares de empresas é escassa pelo menos para mim que não posso dedicar-me a isto o tempo que desejaria...e tal como o BCP atinge minimos atras d minimos ano pos anos, vai um dia que possivelmente inverta...
CTR2004 Escreveu:Olá artista, eu de facto acredito essencialmente na subida...essencialmente falando numa perspectiva de longo prazo (5 anos), de facto essa subida poderá não acontecer e nesse caso terei de assumir as perdas para minha infelicidade ... embora no curto prazo caso haja um ressalto do género que já aconteceu, muito dificilmente não aproveite para realizar a mais valia...
A razão do investimento é porque acredito na instituição, nas pessoas que a dirigem e no rumo do nosso paísSó espero é estar certo
Boa sorte, eu não consigo pensar assim em nenhuma situação. Em relação ao BCP estou longe de ter a confiança que tu tens... muito longe mesmo!

artista Escreveu:CTR2004 Escreveu:Eu após muita espera, finalmente consegui entrar a 0,102.
Penso que é um bom ponto de entrada, onde já ressaltou por 2/3 vezes, e acredito na Instituição e penso que é alvo de interesse de muitas outras instituições devido ao seu posicionamento...
Perspectiva é no médio/longo prazo, mas claro que se tiver oportunidade de realizar uma mais valia considerável, não esperarei muito tempo
Tenho ainda uma ordem a 0,10 a alguns dias, pois acredito que se os 0,102 não aguentarem...os 0,10 aguentam...
Desejo sorte a mim próprio e a todos outros que estiverem no mesmo barco
CTR, então e se cair abaixo dos .10, o que é que fazes?
A idéia que fica é que apenas pensas na possibilidade de subida, algo muito comum em muita gente por aqui!
Olá artista, eu de facto acredito essencialmente na subida...essencialmente falando numa perspectiva de longo prazo (5 anos), de facto essa subida poderá não acontecer e nesse caso terei de assumir as perdas para minha infelicidade ... embora no curto prazo caso haja um ressalto do género que já aconteceu, muito dificilmente não aproveite para realizar a mais valia...
A razão do investimento é porque acredito na instituição, nas pessoas que a dirigem e no rumo do nosso país

CTR2004 Escreveu:Eu após muita espera, finalmente consegui entrar a 0,102.
CTR, então e se cair abaixo dos .10, o que é que fazes?
A idéia que fica é que apenas pensas na possibilidade de subida, algo muito comum em muita gente por aqui!

CTR2004 Escreveu:messe Escreveu:Bom dia a todos , quase no 0,100 mas isto não ata nem desata , tudo muito calado , mas que se passa ou melhor de que se está á espera e quando , cump.
JCS Escreveu:Porque não investir numa empresa que não esteja de tal maneira decadente que até tenha de precisar do dinheiro do estado? Há milhares e milhares de empresas que não estão em dificuldades por esse mundo fora e a bater máximos atrás de máximos... Vocês querem ganhar dinheiro estando longo numa empresa que não tem parado de fazer mínimos atrás de mínimos...
Há 4 anos que este titulo anda a queimar longos mas a cegueira continua. O mesmo capital podia estar investido noutros activos... Enfim...![]()
JCS
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
messe Escreveu:Bom dia a todos , quase no 0,100 mas isto não ata nem desata , tudo muito calado , mas que se passa ou melhor de que se está á espera e quando , cump.

in jneg
BCP vai emitir dívida de 1.400 milhões com garantia do Estado
14/05/2012
O BCP vai emitir mais 1.400 milhões de euros de obrigações, com garantia estatal, com o objectivo de “reforçar a carteira de activos disponíveis como colateral para as operações de financiamento do banco”, designadamente junto do Banco Central Europeu.
De acordo com o despacho da secretária de Estado do Tesouro e Finanças, Maria Luís Albuquerque, o banco liderado por Nuno Amado vai pagar uma comissão de garantia de 1,034% ao ano, ou seja de 14,47 milhões de euros.
A emissão tem um prazo de três anos e vai pagar juros trimestrais calculados com base na euribor acrescida de um “spread” a fixar no momento da colocação da emissão.
14/05/2012
O BCP vai emitir mais 1.400 milhões de euros de obrigações, com garantia estatal, com o objectivo de “reforçar a carteira de activos disponíveis como colateral para as operações de financiamento do banco”, designadamente junto do Banco Central Europeu.
De acordo com o despacho da secretária de Estado do Tesouro e Finanças, Maria Luís Albuquerque, o banco liderado por Nuno Amado vai pagar uma comissão de garantia de 1,034% ao ano, ou seja de 14,47 milhões de euros.
A emissão tem um prazo de três anos e vai pagar juros trimestrais calculados com base na euribor acrescida de um “spread” a fixar no momento da colocação da emissão.
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
Re: IRS 2012
Memento Mori Escreveu:Boa tarde!
preciso da vossa sábia ajuda!
no ano de 2011 vendi os direitos do BCP, o que significa que tenho que declarar as mais valias obtidas com esta venda, certo?
ora bem... e na declaração de IRS em que quadro/campo é que eu declaro isto?
pelo que percebi é no anexo G, porém não sei se isto são "operações relativas a instrumentos financeiros derivados" ou se entram no quadro 8 como as acções.
nesse caso como se preenche a entrada?
obrigado!
Declaras como acçoes e o valor de entrada é o calor que os direitos tiveram no momento em que foram colocados em negociaçao em bolsa
- Registado: 20/7/2010 9:46
IRS 2012
Boa tarde!
no ano de 2011 vendi os direitos do BCP, o que significa que tenho que declarar as mais valias obtidas com esta venda, certo?
pelo que percebi é no anexo G, porém não sei se isto são "operações relativas a instrumentos financeiros derivados" ou se entram no quadro 8 como as acções.
obrigado!
obrigado!
- Registado: 26/11/2009 10:25
Para mim seja BCP, BES ou BPI vão todos quebrar, isso não significa que não estrebuchem entretanto .
Apesar de no caso do BCP ser muito pouco provável ainda dar um ressalto.
Eu quando ele atingiu os 20 cts, na famosa corrida ao ouro, não hesitei em shortar.
Pena que os custos de empréstimos de títulos seja tão elevado ( na casa dos 20% ou mais) o que se torna penoso manter uma posição por algumas semanas.
Portanto neste momento estou mais focado no BES e no BPI .
São mais económicos.

Apesar de no caso do BCP ser muito pouco provável ainda dar um ressalto.
Eu quando ele atingiu os 20 cts, na famosa corrida ao ouro, não hesitei em shortar.
Pena que os custos de empréstimos de títulos seja tão elevado ( na casa dos 20% ou mais) o que se torna penoso manter uma posição por algumas semanas.
Portanto neste momento estou mais focado no BES e no BPI .
São mais económicos.

- Registado: 21/5/2009 18:43
artista Escreveu:tiagopt Escreveu: Mas depois de dar também uma esfregadela na minha bola de cristal pressinto que ainda vai ressaltar antes de quebrar![]()
A minha bolsa está a dizer-me que se houver um ressalto será marginal, não ultrapassará os 15/20% acima dos 10... mas a bola tem tido pouca utilização, está muito suja, a visibilidade é muito reduzida!
Esse é o meu objectivo anual! Se a tua bola for fidedigna aposto tudo nele

Bolas de cristal à parte, em breve saberemos como reage ao suporte. Enquanto estiver tão perto parece-me de arriscar uma entrada. Se quebrar, admite-se o erro e encaixa-se a perda

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
tiagopt Escreveu: Mas depois de dar também uma esfregadela na minha bola de cristal pressinto que ainda vai ressaltar antes de quebrar![]()
A minha bolsa está a dizer-me que se houver um ressalto será marginal, não ultrapassará os 15/20% acima dos 10... mas a bola tem tido pouca utilização, está muito suja, a visibilidade é muito reduzida!

Storgoff,
Como disse o artista, se o efeito "memória" for alterado há perdas a nível técnico. Mas essas perdas acontecem sempre que há mexidas "artificiais" nos preços, como após a distribuição de dividendos. Dependendo da amplitude da alteração, o seu efeito vai sentir-se mais ou menos.
Artista,
As probabilidades estão de facto do lado da quebra, mais cedo ou mais tarde
É essa a tendência dominante dos últimos anos, e não temos qualquer sinal de inversão de tendência. Mas depois de dar também uma esfregadela na minha bola de cristal pressinto que ainda vai ressaltar antes de quebrar
Abraço
Como disse o artista, se o efeito "memória" for alterado há perdas a nível técnico. Mas essas perdas acontecem sempre que há mexidas "artificiais" nos preços, como após a distribuição de dividendos. Dependendo da amplitude da alteração, o seu efeito vai sentir-se mais ou menos.
Artista,
As probabilidades estão de facto do lado da quebra, mais cedo ou mais tarde

Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Sim, mesmo esse ajustamento técnico acaba por tirar um dos dados importantes do comportamento técnico de um título, a "memória"... de qualquer forma algo me diz que no caso do BCP isso pouco importará, com AC de uma forma ou de outra o suporte dificilmente resistirá... enfim, decidi agora dar uma esfregadela na bola de cristal! 

tiagopt,
Eu não me estou a referir à reacção do mercado ao anúncio do AC.
Sim porque AC vai haver não se sabe ainda exactamente é a tal geometria como dizia o Nuno Amado
Agora usam uns eufemismos pomposos para disfarçar a desgraça.
Estou me apenas a referir ao ajuste técnico do Ex-rights que vai inevitavelmente existir..
No caso por ex. do BES.
Quando foi anunciado o AC o mercado reagiu em gap down e o título chegou a desvalorizar uns 25%, mas depois no ex-rights fez mais um gap down o tal ajuste técnico. Esse sim já implica o ajustamento dos preços para trás de forma a haver consistência na AT do gráfico.
É apenas a este ajustamento dos preços passados que eu me refiro

Eu não me estou a referir à reacção do mercado ao anúncio do AC.
Sim porque AC vai haver não se sabe ainda exactamente é a tal geometria como dizia o Nuno Amado

Agora usam uns eufemismos pomposos para disfarçar a desgraça.
Estou me apenas a referir ao ajuste técnico do Ex-rights que vai inevitavelmente existir..
No caso por ex. do BES.
Quando foi anunciado o AC o mercado reagiu em gap down e o título chegou a desvalorizar uns 25%, mas depois no ex-rights fez mais um gap down o tal ajuste técnico. Esse sim já implica o ajustamento dos preços para trás de forma a haver consistência na AT do gráfico.
É apenas a este ajustamento dos preços passados que eu me refiro

Storgoff Escreveu:tiagopt,
A coisa urge e portanto nos próximos dias deve ser anunciado em detalhe o AC.
No dia ex-rights dará se um forte ajuste técnico.
Seguindo o teu raciocínio relativamente à psicologia do mercado, como o suporte dos 10 cts vai baixar significativamente pelo ajuste técnico, deixara de ter qualquer sentido como tal.
É verdade Storgoff. Isso seria outro acontecimento a alterar as condições técnicas do título, isto se houvesse um ajuste intenso das cotações. Isto se... De momento tudo isso é ainda bastante incerto, pelo que sei não foi ainda confirmado. E por isso gosto da AT, o gráfico diz-nos tudo o que precisamos saber, o resto é ruído! Imagina que é revelado o AC, um daqueles gigantescos. O que aconteceria? Uma quebra do suporte em baixa, muito provavelmente. E se fosse revelado que não era necessário AC, sendo que as cotações agora já o deverão estar a reflectir? Um disparo em alta, provavelmente.
A questão é esta, a menos que tenhamos informação privilegiada, as cotações são o melhor reflexo que temos do futuro. E neste momento as cotações estão sob um suporte. Se estiver para ser anunciado um AC massivo provavelmente o suporte quebrará em baixa mesmo antes do anúncio oficial, como tantas vezes já se viu... Para já, vamos lidando com o que temos

tiagopt,
Seguindo o teu raciocínio relativamente à psicologia do mercado, como o suporte dos 10 cts vai baixar significativamente pelo ajuste técnico, deixara de ter qualquer sentido como tal.
O BCP foi dos títulos do PSI-20 que mais sofreu com a crise do subprime, caindo 97% em apenas 4 anos. Mas se o seu valor poderia estar em 2007 bastante inflacionado, ao longo destes 4 anos descontou-se de tudo um pouco nas cotações, desde escândalos internos, a exposição à dívida grega e mesmo uma eventual nacionalização. Um caso de estudo para aplicações da Lei de Murphy, tudo o que havia para acontecer aconteceu a este banco.
Nos últimos anos analisei este título por diversas vezes e tive várias entradas, algumas em falso, outras com lucros de pouco relevo. Neste momento pode estar a dar mais um sinal de eventual inversão e por isso entrarei nela em breve. Depois de meio ano de quedas acompanhadas por uma linha de tendência descendente, atingiu novo mínimo histórico nos 10 cêntimos. A quebra em alta dessa LT permitiu às cotações tomar algum fôlego, dando lugar a uma rápida subida de 95% em apenas 3 meses! Quando um rally tão intenso acontece num curto período de tempo, o suporte que lhe dá origem torna-se extremamente poderoso. Todos os que compraram no mínimo não esquecerão durante anos o valor que lhes consagrou tamanho lucro, todos os que venderam nesse mínimo ficaram profundamente arrependidos pelo momentum e todos os que hesitaram em entrar ficaram a desejar que lá voltasse uma vez mais para poderem ainda apanhar o comboio.
É disto que são feitos os suportes, marcos psicológicos. E temos nos 10 cêntimos um tremendo marco psicológico, que poderá alimentar uma nova investida em alta. Quem costuma seguir as minhas análises sabe que eu não gosto de entradas precipitadas, e o mais correcto tecnicamente seria esperar pela eventual activação de um duplo fundo. Mas quando estamos a falar de um rácio P/L de 20/1, o risco é justificado.
O que esperar então? Como já disse, na minha opinião a proximidade ao suporte deve ser aproveitada para uma entrada. A quebra do suporte em baixa será um sinal de saída, e deve ser respeitado. Sendo extremista, quem entrar agora pode perder 95% exactamente como quem entrou quando cada título valia 4€!
Mais perigoso do que uma quebra de suporte seria, na minha opinião, um reverse stock split. Aí os suportes perderiam toda a utilidade e, se tal viesse a acontecer, não haveria psicologia que lhe valesse.
Para finalizar, um disclaimer personalizado. Não gosto de analisar penny stocks (ao que o BCP chegou) porque todas as opiniões parecem suspeitas e qualquer movimento é um vendaval. Quero deixar bem clara a minha posição, não tenho actualmente acções desta empresa nem qualquer tipo de interesse na sua subida ou descida.
Nos últimos anos analisei este título por diversas vezes e tive várias entradas, algumas em falso, outras com lucros de pouco relevo. Neste momento pode estar a dar mais um sinal de eventual inversão e por isso entrarei nela em breve. Depois de meio ano de quedas acompanhadas por uma linha de tendência descendente, atingiu novo mínimo histórico nos 10 cêntimos. A quebra em alta dessa LT permitiu às cotações tomar algum fôlego, dando lugar a uma rápida subida de 95% em apenas 3 meses! Quando um rally tão intenso acontece num curto período de tempo, o suporte que lhe dá origem torna-se extremamente poderoso. Todos os que compraram no mínimo não esquecerão durante anos o valor que lhes consagrou tamanho lucro, todos os que venderam nesse mínimo ficaram profundamente arrependidos pelo momentum e todos os que hesitaram em entrar ficaram a desejar que lá voltasse uma vez mais para poderem ainda apanhar o comboio.
É disto que são feitos os suportes, marcos psicológicos. E temos nos 10 cêntimos um tremendo marco psicológico, que poderá alimentar uma nova investida em alta. Quem costuma seguir as minhas análises sabe que eu não gosto de entradas precipitadas, e o mais correcto tecnicamente seria esperar pela eventual activação de um duplo fundo. Mas quando estamos a falar de um rácio P/L de 20/1, o risco é justificado.
O que esperar então? Como já disse, na minha opinião a proximidade ao suporte deve ser aproveitada para uma entrada. A quebra do suporte em baixa será um sinal de saída, e deve ser respeitado. Sendo extremista, quem entrar agora pode perder 95% exactamente como quem entrou quando cada título valia 4€!
Mais perigoso do que uma quebra de suporte seria, na minha opinião, um reverse stock split. Aí os suportes perderiam toda a utilidade e, se tal viesse a acontecer, não haveria psicologia que lhe valesse.
Para finalizar, um disclaimer personalizado. Não gosto de analisar penny stocks (ao que o BCP chegou) porque todas as opiniões parecem suspeitas e qualquer movimento é um vendaval. Quero deixar bem clara a minha posição, não tenho actualmente acções desta empresa nem qualquer tipo de interesse na sua subida ou descida.
- Anexos
-
- B.COM.PORTUGUES.png (25.08 KiB) Visualizado 5805 vezes