Jerónimo Martins - Tópico Geral
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=552917
A retalhista vai apresentar resultados que deverão ser "sólidos". No entanto, a margem para uma revisão em alta dos resultados da cotada é diminuta "dado que este é o trimestre menos significativo do ano".
A Jerónimo Martins deverá registar um crescimento homólogo das vendas de 8%, durante oprimeiro trimestre, para 2,417 mil milhões de euros e um crescimento dos lucros de 18% para 66 milhões de euros.
“Vemos margem reduzida para uma grande revisão dos resultados com base nestes resultados do primeiro trimestre”, lê-se na notade análise que o BPI publicou ontem, que refere que o primeiro trimestre do ano é o menos significativoparaas estimativas anuais de vendas.
O preço daJerónimo Martins confere-lhe uma capitalização bolsista que corresponde a 22,7 vezes os resultados estimados pelo BPI para 2012, oque fica apenas 5% aquém do máximo de 23,8 vezes, atingido em 2007, lembra o banco de investimento.
“Portanto, não excluiríamos apossibilidade de alguns investidores realizarem parte dos ganhos acumulados desde o início do ano”, destaca a nota de análise a que o Negócios teve acesso. “Porém, os resultados da Jerónimo Martins devem ser suficientemente sólidos para prevenir vendas generalizadas”, ressalvam.
“Olhos postos na Polónia”
Numa altura em que o ambiente económico em Portugal permanece bastante deprimido, a economia polaca deverádestacar-se pela positiva no Velho Continente, o que deverá“prevenir”uma depreciação damoeda polaca, o zloty.
“Os resultados do primeiro trimestre de 2012 devem, mais uma vez, ser dominados pelas actividades polacas, que esperamos que apresente mais uma forte evolução com as receitas a crescerem 13%” em termos homólogos.
A margem do EBITDA da Jerónimo Martins permaneceu inalterada nos 6,2% e o EBITDA cresceuem linhacom as receitas (8%) para151 milhões de euros. “A empresadeverácontinuar a beneficiar do aumento de escalae dos ganhos de rentabilidade para continuar a melhorar arentabilidade naPolónia”.
“Em contraste”, as margens no negócio português deverão evidenciar algumapressão, “reflectindo uma evolução comparável fraca”, sobretudo naunidade de hipermercados.
BESI prevê crescimento de 32,5% dos lucros
O BESI emitiu hoje uma nota de em que diz que “não espera surpresas no primeiro trimestre de 2012”.
“Depois dos resultados da Biedronka no quarto trimestre abaixo do consenso e dado que acumulou um resultado 24% melhor dos que as pares do retalho, pensamos que não existe margem paramais um contratempo”,
A previsão do BESI é de um crescimento homólogo das vendas de 10% para 2,465 mil milhões de eros e um crescimento do EBITDA de 14,1%, também em termos homólogos, para 158.3 milhões de euros. O resultado líquido deverá progredir 32,5% face ao mesmo trimestre do ano anterior, saldando-se em 75,2 milhões de euros.
Ao contrário do BPI, o BESI prevê alterações na margem do EBITDA. As operações daPolóniadeverão beneficiar de ganhos de escala e de uma base comparável acessível no primeiro trimestre, preconizao BESI. Por isso, o banco de investimento antecipa um crescimento da margem de 40 pontos base na Biedronkae de 20 pontos base para 6,4% no resultado consolidado daJerónimo Martins.
No primeiro trimestre, o crescimento da Jerónimo Martins será“totalmente apoiado na Polónia”, onde o banco de investimento prevê um crescimento das vendas comparáveis de 11%. No total,as vendas na Polónia terão crescido 24,8%, quando denominadas em na moeda local, o zloty. O crescimento das vendas em euros fica-se pelos 16,5%, devido ao efeito cambial.
O BPIEquity Research tem uma recomendação de “acumular”paraos títulos da Jerónimo Martins e um preço-alvo de 16,75euros, que deverápermanecer inalterado. Já o BESI avalia as acções em 14,80 euros por acção e tem uma recomendação de "neutral" para os títulos
Hoje, as acções da retalhista avançam 0,48%para15,18 euros por acção e o preço-alvo do BPI para os títulos confere-lhes um potencial de valorização de 11%. A avaliaçãodo BESI confere um potencial de desvalorização de 2,5%
(12h55: Acrescenta dados sobre estimativas do BESI. Actualiza cotação)
Nota: A notícia não dispensa aconsulta da nota de “research”emitida pelacasa de investimento, que poderáser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research”naíntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.
- Mensagens: 59
- Registado: 8/3/2012 19:45
Soares dos Santos tem mais dinheiro na bolsa que China e Ang
A subida das acções da Jerónimo Martins levou a família Soares dos Santos a ser a principal investidora na bolsa portuguesa.
A bolsa portuguesa despertou nos últimos tempos o apetite de investidores chineses, angolanos e brasileiros. Mas, apesar do aumento do investimento destes países, o valor conjunto detido na bolsa portuguesa por entidades angolanas e chinesas é inferior à participação da família Soares dos Santos na Jerónimo Martins. Aliás, a posição na retalhista é pouco inferior à detida pelo conjunto de investidores brasileiros, chineses e angolanos na bolsa portuguesa. O aumento do valor da bolsa nacional detido pela família Soares dos Santos é explicado pela subida das acções da retalhista, as únicas com rendibilidade positiva desde o início da crise financeira.
"A recessão vivida no país e na Europa tem afectado o desempenho das cotadas portuguesas, o que tem desvalorizado as participações de quem as detêm numa altura em que a Banca restringe cada vez mais as linhas ao financiamento", referiu o analista da Fincor, José Sarmento, ao Diário Económico.
Os 56,1% detidos pela família Soares dos Santos, através da Sociedade Manuel dos Santos, na Jerónimo Martins têm actualmente uma avaliação de 5,5 mil milhões de euros. É a entidade que mais dinheiro tem investido no PSI 20, segundo cálculos do Diário Económico sobre o valor das mais de 80 participações qualificadas que existem actualmente no PSI 20. O valor detido pela família Soares dos Santos é equivalente a 11,43% da capitalização bolsista conjunta das vinte cotadas do índice.
http://economico.sapo.pt/noticias/soares-dos-santos-tem-mais-dinheiro-na-bolsa-que-china-e-angola-juntos_143155.html
Realmente impressionante!
kanbo Escreveu:MIGUELV73 Escreveu:Boas!
Espero que a JMT feche a cima 15.100€.
Caso contrario fecho a posição.
Como diz o Marco António mais vale perder um ganho doque ganhar uma perda.!
Bons negócios
E ja agora porque 15,10 ??
- Anexos
-
- Boas!
Quando entras num negócio nem sempre as coisas correm bem e tens de ter uma alternativa para minimizar as perdas ou salvar os ganhos.
De qualquer forma fez uma vela bonita espero inversão para amanhã.
Abraços - J.MARTINS,2.png (9.64 KiB) Visualizado 5968 vezes
- Mensagens: 77
- Registado: 18/3/2009 1:52
- Localização: 16
terranova Escreveu:Desculpem, onde posso ver a ultima análise que o Ulisses fez da votação que foi votada???
obrigado
aqui
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=552393
João de Deus, analista da Dif Broker, aponta que a Jerónimo Martins “ainda tem margem para apresentar alguma valorização”.
A empresa liderada por Pedro Soares dos Santos tem vindo a apresentar “um plano de expansão” que é “ambicioso", sublinhou. O analista dá como exemplos a Polónia, onde a empresa "quer aumentar as lojas que já tem”, o que “pode fazer com que apresente vendas mais elevadas”. “E ao mesmo tempo quer entrar em novos mercados, como é o caso da Colômbia”, acrescenta. Neste sentido, João de Deus sublinha que “ainda existe alguma margem de crescimento”.
João de Deus, analista da Dif Broker, aponta que a Jerónimo Martins “ainda tem margem para apresentar alguma valorização”.
A empresa liderada por Pedro Soares dos Santos tem vindo a apresentar “um plano de expansão” que é “ambicioso", sublinhou. O analista dá como exemplos a Polónia, onde a empresa "quer aumentar as lojas que já tem”, o que “pode fazer com que apresente vendas mais elevadas”. “E ao mesmo tempo quer entrar em novos mercados, como é o caso da Colômbia”, acrescenta. Neste sentido, João de Deus sublinha que “ainda existe alguma margem de crescimento”.
richardj Escreveu:neste momento a JMT está a cotar a 15,185 tem um MarkCap de 9558 M ...
A galp está a cotar neste momento a 12,385 e tem um MarkCap de 9547 M ...
neste momento a JMT é a cotada mais valiosa e com maior peso no Psi-20 (!!!!!)![]()
![]()
![]()
![]()
as noticias vem sempre atrasadas, já o é há mais de duas semanas mas enfim...
Spydon Escreveu:Jerónimo já é a cotada mais valiosa de Lisboa
20 Abril 2012 | 00:01
Cotadas nacionais perdem peso na lista das maiores empresas do mundo da "Forbes". Jerónimo Martins foi a única que subiu no "ranking".
A Jerónimo Martins passou a ser a cotada mais valiosa da bolsa nacional, tomando de assalto o lugar ocupado, nos últimos anos, pela Galp Energia. Já tem uma capitalização de quase 10 mil milhões de euros. O que, associado ao crescimento das receitas, dos lucros e do valor dos seus activos, fez com que fosse a única empresa portuguesa a subir no "ranking" das maiores empresas do mundo realizado pela "Forbes".
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=552149&pn=1
Esta, qualquer dia, passa a estar cotada na Holanda
- Mensagens: 760
- Registado: 29/11/2007 1:44
Jerónimo já é a cotada mais valiosa de Lisboa
20 Abril 2012 | 00:01
Cotadas nacionais perdem peso na lista das maiores empresas do mundo da "Forbes". Jerónimo Martins foi a única que subiu no "ranking".
A Jerónimo Martins passou a ser a cotada mais valiosa da bolsa nacional, tomando de assalto o lugar ocupado, nos últimos anos, pela Galp Energia. Já tem uma capitalização de quase 10 mil milhões de euros. O que, associado ao crescimento das receitas, dos lucros e do valor dos seus activos, fez com que fosse a única empresa portuguesa a subir no "ranking" das maiores empresas do mundo realizado pela "Forbes".
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=552149&pn=1
20 Abril 2012 | 00:01
Cotadas nacionais perdem peso na lista das maiores empresas do mundo da "Forbes". Jerónimo Martins foi a única que subiu no "ranking".
A Jerónimo Martins passou a ser a cotada mais valiosa da bolsa nacional, tomando de assalto o lugar ocupado, nos últimos anos, pela Galp Energia. Já tem uma capitalização de quase 10 mil milhões de euros. O que, associado ao crescimento das receitas, dos lucros e do valor dos seus activos, fez com que fosse a única empresa portuguesa a subir no "ranking" das maiores empresas do mundo realizado pela "Forbes".
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=552149&pn=1
Eu aproveitei a pequena descida durante o dia de hoje para entrar a 15.40 penso que é possível que corrija um pouco nos próximos dias mas a acontecer será uma correcção temporária, o caminho continua apontado para norte e não quis perder a oportunidade de entrar agora porque já falhei alguns spots interessantes.
"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se." - Soren Kierkegaard
- Mensagens: 472
- Registado: 25/11/2011 13:33
- Localização: Lisboa
Re: Volumes
afcapitao Escreveu:Boa tarde a todos,
Tenho estado a acompanhar a JMT há algum tempo e vejo que tem havido quebras no volume, pelo menos há semanas para cá.
Alguém tem opiniões, fundamentais ou técnicas, para este comportamento?
Algumas ideias:
- O mercado em geral (psi20) tem registado quedas de volume, que podendo afectar a JMT
- A cotação elevada do título, tendo em conta o PER alto (28), e EPS baixo (0.56), não têm trazido alguma descrença aos investidores
- Antecipação de um possível ajustamento da cotação (em baixa) devido à distribuição de dividendos
Agradeço as vossas opiniões
Obrigado
Olá afcapitao,
aviso-te que pouco percebo disto, no entanto vou arriscar uma opinião.
- Penso que a baixa de volume é comum a todo o PSI-20, basta leres o artigo de opinião do Ulisses desta semana. A JMT também poderá sofrer do mesmo mal.
- Estas coisas funcionam por noticias e ciclos, e a JMT teve uma subida de cerca de 20% desde o dia 7/Mar. A cotação chegou aos 16€ à cerca de 2 semanas e o mercado demonstrou que era demasiado rápido, e houve um pico de volume e um baixar dos preços.
- O facto de não ser fácil traçar resistências porque a cotação está em máximos poderá ser uma dificuldade técnica que alguém esteja sujeito..
- Por fim, pode-se dar o caso de quem tem a cotação não queira vender, que é o meu caso. O inverso também pode ser verdade, ie, quem não tem também não está assim tão interessado em comprar, ainda para mais porque acalmou um pouco a subida abrupta.
João Ventura
Volumes
Boa tarde a todos,
Tenho estado a acompanhar a JMT há algum tempo e vejo que tem havido quebras no volume, pelo menos há semanas para cá.
Alguém tem opiniões, fundamentais ou técnicas, para este comportamento?
Algumas ideias:
- O mercado em geral (psi20) tem registado quedas de volume, que podendo afectar a JMT
- A cotação elevada do título, tendo em conta o PER alto (28), e EPS baixo (0.56), não têm trazido alguma descrença aos investidores
- Antecipação de um possível ajustamento da cotação (em baixa) devido à distribuição de dividendos
Agradeço as vossas opiniões
Obrigado
Tenho estado a acompanhar a JMT há algum tempo e vejo que tem havido quebras no volume, pelo menos há semanas para cá.
Alguém tem opiniões, fundamentais ou técnicas, para este comportamento?
Algumas ideias:
- O mercado em geral (psi20) tem registado quedas de volume, que podendo afectar a JMT
- A cotação elevada do título, tendo em conta o PER alto (28), e EPS baixo (0.56), não têm trazido alguma descrença aos investidores
- Antecipação de um possível ajustamento da cotação (em baixa) devido à distribuição de dividendos
Agradeço as vossas opiniões
Obrigado
- Mensagens: 383
- Registado: 8/3/2012 17:31
- Localização: 21
Spydon Escreveu:Hoje, o Milleniium Investment Banking, reviu em alta a recomendação da Jerónimo Martins, depois de uma actualização de estimativas antes dos resultados do primeiro trimestre, subindo o preço alvo dos anteriores 15,10 € para 16,30 €.
"A aplicação de uma taxa de câmbio Euro/Zloty de 4,26 (face à anterior de 4,46 teve um impacto positivo de 1.10 euros na avaliação, sendo o principal efeito positivo", justificou o analista João Flores, no Diário de Acções.
O Grupo Jerónimo Martins escolheu a Colômbia, onde vai investir 400 milhões de euros (ME) até 2014, prevendo abrir as primeiras lojas já no final deste ano. "Recorde-se que ainda não temos incluído na nossa avaliação o negócio na Colômbia, embora tenhamos feito uma simulação da avaliação do negócio, o qual levaria a uma revisão do preço alvo da JM para os 18,20 euros", frisou o João Flores.
Realçou que o perfil da empresa assume-se cada vez mais como empresa de mercados emergentes, pelo que beneficia de crescimentos potenciais mais elevados face à estagnação (ou queda) de mercados maduros.
Millennium ib revê em alta "target" da JM para 16,30 euros
17 Abril 2012 | 10:16
Ana Filipa Rego - arego@negocios.pt
A casa de investimento aumentou o preço-alvo da retalhista em 7,9% porque considera que a empresa beneficia da expansão "agressiva" na Polónia.
Numa nota de research, o Millennium investment banking explica que actualizou as estimativas para a Jerónimo Martins. “O nosso preço-alvo foi revisto em alta para 16,30 de 15,10 euros e a recomendação mudou de ‘reduzir’ para ‘neutral’, o que significa um potencial de valorização de 5% face ao preço actual”.
A mesma fonte sublinha que a retalhista “está a beneficiar da expansão ‘agressiva’ na Polónia que compensa o duro cenário do retalho em Portugal”.
Além disso, acrescenta, a empresa “vai aumentar o seu perfil de crescimento, depois da expansão à Colômbia, exacerbando, assim, a sua exposição aos mercados emergentes”.
A casa de investimento alerta que não está ainda a considerar a Colômbia à sua avaliação porque espera que a empresa dê mais detalhes no segundo semestre de 2012. “No entanto, as alterações no WACC [usto médio ponderado de capital estimado] têm um impacto positivo de 0,40 euros”, explica.
“A nossa avaliação inclui um dividendo extraordinário em 2012 (a ser pago em 2013) esperando que a empresa aumente os seus rácios de ‘payout’”, que é a percentagem de lucros distribuídos em dividendos pelos accionistas.
“Em suma, reiteramos a nossa confiança na Jerónimo Martins, beneficiando de uma estratégia sólida (plano de negócios consistente) enquanto mantêm os custos sob controlo e uma gestão forte da dívida. Esperamos que o conselho de administração vai manter-se fortemente focado na estratégia da empresa numa altura em que enfrenta fortes desafios”, conclui o Millennium ib.
As acções da Jerónimo Martins seguem inalteradas nos 15,51 euros.
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=551453
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Hoje, o Milleniium Investment Banking, reviu em alta a recomendação da Jerónimo Martins, depois de uma actualização de estimativas antes dos resultados do primeiro trimestre, subindo o preço alvo dos anteriores 15,10 € para 16,30 €.
"A aplicação de uma taxa de câmbio Euro/Zloty de 4,26 (face à anterior de 4,46 teve um impacto positivo de 1.10 euros na avaliação, sendo o principal efeito positivo", justificou o analista João Flores, no Diário de Acções.
O Grupo Jerónimo Martins escolheu a Colômbia, onde vai investir 400 milhões de euros (ME) até 2014, prevendo abrir as primeiras lojas já no final deste ano. "Recorde-se que ainda não temos incluído na nossa avaliação o negócio na Colômbia, embora tenhamos feito uma simulação da avaliação do negócio, o qual levaria a uma revisão do preço alvo da JM para os 18,20 euros", frisou o João Flores.
Realçou que o perfil da empresa assume-se cada vez mais como empresa de mercados emergentes, pelo que beneficia de crescimentos potenciais mais elevados face à estagnação (ou queda) de mercados maduros.
"A aplicação de uma taxa de câmbio Euro/Zloty de 4,26 (face à anterior de 4,46 teve um impacto positivo de 1.10 euros na avaliação, sendo o principal efeito positivo", justificou o analista João Flores, no Diário de Acções.
O Grupo Jerónimo Martins escolheu a Colômbia, onde vai investir 400 milhões de euros (ME) até 2014, prevendo abrir as primeiras lojas já no final deste ano. "Recorde-se que ainda não temos incluído na nossa avaliação o negócio na Colômbia, embora tenhamos feito uma simulação da avaliação do negócio, o qual levaria a uma revisão do preço alvo da JM para os 18,20 euros", frisou o João Flores.
Realçou que o perfil da empresa assume-se cada vez mais como empresa de mercados emergentes, pelo que beneficia de crescimentos potenciais mais elevados face à estagnação (ou queda) de mercados maduros.
Angrense Escreveu:Boas,
alguém encontra uma razão para um volume tão baixo no dia de hoje? E alguém me sabe explicar de que lado está a pressão com base no price range a que vem a ser cotada?
Cumprimentos,
Angrense
Foi uma sessão com um volume muito baixo.
De salientar que nos 5 minutos de leilão, houve mais movimentação de acções do que durante toda a sessão (168.000 acções de um total de 307.000).
Cumprimentos,
Spydon
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Phil2014, Rolling_Trader e 108 visitantes


