Trend following: discussão de sistemas de trading
Quico Escreveu:Caro Supermann:
Eu percebo, mas o ProRealTime é uma ferramenta tosca. Nem sequer dá para testar uma carteira; só activos individuais. É o que se arranja. Já deu para rir!
O que eu quis dizer era que o sistema, embora básico, não era completamente idiota.
Gasta lá mais 10 minutos do teu tempo para comparar com uma estratégia buy and hold.
Não custa nada ir buscar a cotação do dia 1 e do último dia do teu backtest.

Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Quico Escreveu:Caro Supermann:
Eu percebo, mas o ProRealTime é uma ferramenta tosca. Nem sequer dá para testar uma carteira; só activos individuais. É o que se arranja. Já deu para rir!
O que eu quis dizer era que o sistema, embora básico, não era completamente idiota.
e que ferramenta usas para carteiras?
EuroVerde Escreveu:Quiço, presumo a rendibilidade seja baixa, ondem não exista uma lógica que interprete a volatidade nos seus momentos chave de mudança de tendência. E depois saidas muito erradas.
Não sigas isso.
Obrigadinho, EuroVerde! Que seria de mim sem ti?!

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Quico Escreveu:Bem, já me doi a barriga de tanto rir!![]()
Abraço.

---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Caro Supermann:

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Quico Escreveu:tendo a noite livre
Não tens vida social em vez de andares aqui a "SPAMar" o tópico??

MAS não é que descobriste como ganhar $ no PSI no últimos 10 anos???

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Metais, FOREX? Também se arranja!
Hi, Hi, Hi, Hi!
(No EURUSD tive que recorrer a mini e micro-lotes: 2% de 10000$ de risco a isso obrigam
)
Hi, Hi, Hi, Hi!

(No EURUSD tive que recorrer a mini e micro-lotes: 2% de 10000$ de risco a isso obrigam

- Anexos
-
- ISHARES SILVER TRUST.png (18.76 KiB) Visualizado 8235 vezes
-
- EURUSD Spot.png (20.66 KiB) Visualizado 8243 vezes
LTCM Escreveu:Minto. A título de exemplo a criatura providencia este fantástico sistema:
«buying 89-day breakout for entries and selling 13-day breakdown for exit. … a 10-year in-sample test for 15 markets shows a 21% compounded return before commissions and slippage».
P.S. um sistema TF, que suponho seja de longo prazo, que falha 16 entradas no mesmo activo não é um sistema. É uma piada.
EuroVerde Escreveu:LOL![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
e prova doc. da estratégia de compra do beack de 89 dias e venda a 13 dias?
Ora bem! Como sabem, adoro uma boa piada.
Daí que, tendo a noite livre, resolvi tirar meia horita para testar o divertido sistema do Covel no ProRealTime; o tal do breakout de máximos/mínimos de 89 dias, com stop nos mínimos/máximos de 13 dias. Vai ser só rir!
Não me lembro bem dos detalhes, mas resolvi acrescentar um stop inicial 2 x ATR de 20 sessões abaixo/acima da entrada, arriscando apenas 2% do capital inicial (10000$ ou €). Nada de muito sofisticado; não considerei sequer piramidagens nem sei se o sistema o previa - penso que não.
Resolvi testar em alguns activos que costumo acompanhar.
Ora então vamos lá! Estão prontos para rir?!

LTCM Escreveu:Quico Escreveu: Se queres "papelada" ou "confirmação oficial" (a não ser que exijas a presença de um representante do governo civil) não faltam artigos técnicos sobre o assunto. Só para não teres que assinar nenhuma publicação, podes ver este artigozito. Claro que podes sempre reclamar a falsidade ou a idoneidade do que é publicado, etc. e tal. Mas aí... nada a fazer.
Isto é para mim?
Têm-me em tão baixa consideração? Serei um tipo desinformado acerca do que se publica em termos técnicos, e/ou académicos, sobre um tipo de estratégia que utilizo numa parte da minha carteira?
Quico Escreveu: Já agora, LTCM: não é justo dizer que o Covel - cuja minha simpatia por ele está só uns pontitos acima da tua - só fornece aquele sistema (Donchian channels breakout 89-13) no seu "Trend Following"*. Na realidade também "disponibilizou" este (que não é assim tão mau...).
Abraço.
Sim de facto disponibilizou esse estudo, feito pelos tipos da Blackstar Funds, LLC. O que é que lhes aconteceu entretanto? Faliram ou nunca chegaram a entrar em actividade?
Relativamente ao estudo, entre outras considerações, sabes que com esse género de stop se consegue os mesmos resultados comprando os LLV das últimas 52 semanas?
Abraço e BN.
LLV?
- Registado: 18/12/2009 18:54
Quico Escreveu: Se queres "papelada" ou "confirmação oficial" (a não ser que exijas a presença de um representante do governo civil) não faltam artigos técnicos sobre o assunto. Só para não teres que assinar nenhuma publicação, podes ver este artigozito. Claro que podes sempre reclamar a falsidade ou a idoneidade do que é publicado, etc. e tal. Mas aí... nada a fazer.
Isto é para mim?
Têm-me em tão baixa consideração? Serei um tipo desinformado acerca do que se publica em termos técnicos, e/ou académicos, sobre um tipo de estratégia que utilizo numa parte da minha carteira?

Quico Escreveu: Já agora, LTCM: não é justo dizer que o Covel - cuja minha simpatia por ele está só uns pontitos acima da tua - só fornece aquele sistema (Donchian channels breakout 89-13) no seu "Trend Following"*. Na realidade também "disponibilizou" este (que não é assim tão mau...).
Abraço.
Sim de facto disponibilizou esse estudo, feito pelos tipos da Blackstar Funds, LLC. O que é que lhes aconteceu entretanto? Faliram ou nunca chegaram a entrar em actividade?
Relativamente ao estudo, entre outras considerações, sabes que com esse género de stop se consegue os mesmos resultados comprando os LLV das últimas 52 semanas?
Abraço e BN.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
AurioI Escreveu:JCS,
quando te fosse possivel, podias desenvolver um pouco
as regras para Piramidar,se não for inconveniente ?
A piramidagem faço-a totalmente "à la Turtle". Há várias publicações que têm demonstrações sobre o método (creio que o "Way of the turtle" também o tem). Basicamente permite apostar convictamente nos trades ganhadores em detrimento dos perdedores (que NUNCA são piramidados com a desculpa de "preços médios menores..."). Apenas os ganhadores são piramidados. A ideia é que à medida que a dimensão da posição aumente, que o risco se mantenha (ou vá para níveis pré-definidos e com os quais nos sintamos confortáveis). Saber-se SEMPRE quanto estamos dispostos a perder para TESTAR se o trade funciona.
O risco por trade depende de cada trader. Eu sinto-me bem com 2% por trade, mas outra pessoas poderão não se sentir bem com 2% e perferir 1% ou 0,80% (o que seja...). Não há nenhuma regra a dizer que tem de ser 2%. A ideia é dormir sempre descansado de noite mesmo quando todos os shorts sobem e todos os longs descem

Se procurares se calhar até na net encontras várias formas de piramidagem.
PS: Controlo de risco (como ter sempre que possivel posições longas e curtas - entre outros aspectos - ) e sólida robustez mental para aguentar períodos (por vezes longos) de drawdowns nunca sacrificando a disciplina são "80%" do trading.
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Supermann Escreveu:traderdoespaco Escreveu:JCS Escreveu:Prorealtime.
com o prorealtime consegues testar estrategias em portfolios ?
Não.
Usa o TradingBlox que é o que eu uso para portfolios de sistemas.
O livro Way of Turtle bem fala desse software, pena o seu preço

- Registado: 22/10/2011 1:34
Quem está ligado: