Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por racaires » 26/3/2012 3:17

Deverá ser neutral... Enquanto não for conhecido o texto final do diploma, é difícil saber com segurança qual será a decisão do bcp, embora tudo aponte para a dos CoCos. De qualquer forma, esta opção é, na minha opinião, um bom driver para o título. Mas o driver fundamental vai continuar a ser o desempenho da economia portuguesa e novas vitórias que venham a ser alcançadas pelos sr. Vitor Gaspar...
Caveat Emptor

Registado: 29/11/2007 12:20

por ricardo.leal » 26/3/2012 0:52

Já que o BCP vai recorrer à recapitalização do estado aqui fica uma notícia importante para esta cotada.

http://economico.sapo.pt/noticias/estado-tem-prioridade-nos-dividendos-dos-bancos-intervencionados_141121.html

Alguém consegue especular sobre o impacto disto?

Registado: 7/3/2012 18:51

por Trolha2 » 26/3/2012 0:39

artista Escreveu:Trolha, não percebi se não me quiseste responder ou se essa foi a tua resposta?! É que continuas a preferir não colocar a hipótese de as coisas não evoluirem da forma como acreditas que vão evoluir! :roll: :)

Estar optimista não quer dizer que vou ficar no BCP aconteça o que acontecer, penso que toda a gente que entre num titulo corre o risco de sair com perdas, cabe a cada um gerir e até quanto está disposto a perder.
Ou então, aguarda por tempo indefinido e vai tentando optimizar com reforços depois de atingir os mínimos o que pode tornar-se em médio prazo.

Registado: 24/3/2012 17:17

por paradigma » 25/3/2012 23:32

Trolha, uma sugestão:
Analisa periodicamente a rentabilidade dos teus investimentos em bolsa e compara-a com a rentabilidade dos fundos existentes no mercado. Para quem investe quantias pequenas, normalmente a bolsa não é a melhor opção. Primeiro, porque o peso das comissões acaba por ser muito grande e "come" uma boa parte dos profits; isto para já não falar no aspecto psicológico do facto de quando assumes uma posição longa ficas imediatamente a negativos até que uma eventual subida da cotação te permita recuperar o valor das comissões. Depois, porque pequenos investimentos não permitem uma razoável diversificação da carteira. Acresce que quem investe quantias pequenas tem mais dificuldade em aceitar perdas e sair quando o deve frazer, o que muitas vezes significa apenas que irá perder ainda mais...

Registado: 22/5/2008 23:43

por artista_ » 25/3/2012 22:12

Trolha, não percebi se não me quiseste responder ou se essa foi a tua resposta?! É que continuas a preferir não colocar a hipótese de as coisas não evoluirem da forma como acreditas que vão evoluir! :roll: :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Trolha2 » 25/3/2012 21:29

Na minha humilde opinião a bolsa é isto mesmo, avaliar as probabilidades e tomar as decisões com as quais nos sintamos mais confortáveis.
Como já poderão ver nos anteriores post`s estou confiante da subida mas não me vou deixar iludir por essa confiança porque existe a probabilidade de continuar a descer.

Se vou entrar mais abaixo ou não? Vou ver no decorrer das sessões, acompanhar dentro do possível, existem mais títulos, aceito a perda neste e ganho noutro.

O que eu não quero ou tento evitar ? Apesar do meu otimismo e volatilidade do título é ficar nos 0.158 e a cotação andar em baixo 2 ou 3 meses. “ Tempo é dinheiro”

Depois de rever o gráfico o que concluo é que a zona entre os 0.152 e 0.143 é uma zona muito vulnerável, se der para subir poderá atingir 0.174, se for para descer, pode ir na mesma sessão até 0.132.
Anexos
Grafico BCP.png
Grafico BCP.png (59.37 KiB) Visualizado 3995 vezes

por artista_ » 25/3/2012 12:02

JCS Escreveu:Nesse caso se os preços caíssem não faria mais sentido entrar curto?

eu até compreendo que não se queira entrar curto, a lógica é outra e os riscos também. Sobretudo para quem não tem muita experiência não acho mal evitar derivados...
JCS Escreveu:Comprar mais "barato" para ter "melhores preços médios" não é mais que piramidar PERDAS. É mesmo isso que vão querer fazer?!

Obviamente que nisto estamos de acordo! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 25/3/2012 11:59

Trolha2 Escreveu:
Exemplo:
Entrada nos 0.158 com 1000 ações valor: 158 euros quando chega-se ao 0.18 valia 180 euros.
Venda das 1000 ações por 0.14 vale 140 euros com perda de 18 euros
Suponhamos que a ação cai até aos 0.12 euros e eu entro com os mesmos 140 euros compro 1167 ações, quando chegar ao 0.18 vale 210.06 euros

Penso estar correcto!!! :roll:

O Saltitante já falou do problema das comissões, se estás a falar em montantes reais as comissões têm um peso "brutal", mas presumo que deste apenas um exemplo, os montantes são apenas indicativos(!?)...

Quanto à estratégia parece-me que estás demasiado fixado no título. Se venderes a .14 o melhor é saíres e esqueceres o BCP, há mais títulos no mercado, muitos deles com situação técnica bem mais favorável...

deves considerar que podem acontecer muitas coisas, por exemplo:

1. Vendes a .14 mas os títulos sobem a seguir;
2. Vendes a .14 colocas uma ordem de compra a .12 mas os títulos descem até aos .125 e sobem;
3. Vendes a .14, colocas uma ordem a .12, compras mas os títulos continuam a cair;

Gostava de saber o que fazes em cada um destes cenários... se me quiseres dizer claro! Mas, pelo menos, é importante pensares neles! :wink:

por JCS » 25/3/2012 9:22

Nesse caso se os preços caíssem não faria mais sentido entrar curto? Quando sobem não faz mais sentido entrar longo (e até piramidar se possivel)?

Comprar mais "barato" para ter "melhores preços médios" não é mais que piramidar PERDAS. É mesmo isso que vão querer fazer?! (Fastest way to the poor house)

Pensem nisso.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Saltitante » 25/3/2012 0:44

Trolha2 Escreveu:
artista Escreveu:
Trolha2 Escreveu:Primeira opção, é ver o comportamento até aos 0.14 ai vou ter o stop, entrar o mais abaixo possível, tentando assim minimizar a perda.

Não percebi, se chegar aos 0.14 vendes? O que queres dizer com entrar o mais baixo possível para minimizar as perdas?

Trolha2 Escreveu:Segunda opção é pensar em médio prazo, porque acredito que atingirá facilmente os valores de 0.16 – 0.18 em qualquer momento.

Sim isso já sabíamos, a tua convicção é que vai subir, o que queria perceber é se sabes o que fazer caso as tuas espetativas não se verifiquem! :wink:

Exemplo:
Entrada nos 0.158 com 1000 ações valor: 158 euros quando chega-se ao 0.18 valia 180 euros.
Suponhamos que a ação cai até aos 0.12 euros e eu entro com os mesmos 140 euros compro 1167 ações, quando chegar ao 0.18 vale 210.06 euros

Não tenho nada a ver a a conversa mas penso que
mais comissão menos comissão acaba por não sobrar muito né?

Porque não um stop mais apertado e depois se for preciso entras com mais € a um preço mais baixo?

ou então fazes esse esquema e depois diluis o preço medio comprando 3x o que investiste a um preço reduzido..

é so um oponião de qualquer forma!!

E

Registado: 14/3/2012 23:12

por Trolha2 » 24/3/2012 23:27

artista Escreveu:
Trolha2 Escreveu:Primeira opção, é ver o comportamento até aos 0.14 ai vou ter o stop, entrar o mais abaixo possível, tentando assim minimizar a perda.

Não percebi, se chegar aos 0.14 vendes? O que queres dizer com entrar o mais baixo possível para minimizar as perdas?

Trolha2 Escreveu:Segunda opção é pensar em médio prazo, porque acredito que atingirá facilmente os valores de 0.16 – 0.18 em qualquer momento.

Sim isso já sabíamos, a tua convicção é que vai subir, o que queria perceber é se sabes o que fazer caso as tuas espetativas não se verifiquem! :wink:

Exemplo:

por artista_ » 24/3/2012 22:53

por Trolha2 » 24/3/2012 22:45

artista Escreveu:
Trolha2 Escreveu:Neste momento estou no BCP com entrada nos 0.158 com a espectativa de chegar até aos 0.18 ,a partir dai logo se vê.
A meu ver penso ser isto o que vai suceder-se, o valor mínimo que deverá atingir é +/- 0.143 sendo seguido de uma subida rápida até +/- 0.174.

E se quebrar os 0.143? Já pensaste no que farás se isso acontecer?

Primeira opção, é ver o comportamento até aos 0.14 ai vou ter o stop, entrar o mais abaixo possível, tentando assim minimizar a perda.

Segunda opção é pensar em médio prazo, porque acredito que atingirá facilmente os valores de 0.16 – 0.18 em qualquer momento.

Vamos ver o comportamento durante a semana, mas penso que não irei fazer nada disto por vai bater nos 0.174 :)

por artista_ » 24/3/2012 22:03

Trolha2 Escreveu:Neste momento estou no BCP com entrada nos 0.158 com a espectativa de chegar até aos 0.18 ,a partir dai logo se vê.
A meu ver penso ser isto o que vai suceder-se, o valor mínimo que deverá atingir é +/- 0.143 sendo seguido de uma subida rápida até +/- 0.174.

E se quebrar os 0.143? Já pensaste no que farás se isso acontecer?

por Trolha2 » 24/3/2012 20:44

Possibilidade de acontecer!?!?

Cumprimentos, é o meu 1º post , apesar de vir a acompanhar o fórum só agora me registei, não tenho qualquer formação em bolsa apenas olho para os gráficos e noticias e dai tiro as minhas conclusões.

Neste momento estou no BCP com entrada nos 0.158 com a espectativa de chegar até aos 0.18 ,a partir dai logo se vê.
Desculpem os meus gráficos por não terem grande qualidade nem precisão, deixo aqui o meu raciocínio e opinião.

Cumprimentos a todos e bons negócios,
Anexos
Grafico BCP 02.png
Grafico BCP 02.png (53.14 KiB) Visualizado 2223 vezes

Por norma ...

por morrison18657 » 24/3/2012 18:34

... não falo (ou não devemos falar), sobre as minhas (nossas) aplicações.
Porque já passaram 12 anos (sensivelmente), apeteceu-me agora, falar de um "portfólio" que tive ... em 1999/2000, que incluía (que a memória e o "alemão", não me atraiçoem) a SONAE SGPS, a TELECEL, a PARAREDE e (entre outras) a REDITUS!
Era ... e eu sabia, um portfólio de risco!!!!!!
Ganhei! Ganhei à época, com a operação harmónio da REDITUS, bastante $$$$$$!
Lembro-me que, durante as semanas de suspensão da REDITUS, em bolsa, temi! Temi, mas o que tinha, nesta empresa da familia Moreira Rato, permitia-me pensar: Não ficarei na m___, por causa desta, independentemente do que se vier a passar. Porque me representava, cerca de 30% do "portfólio" e, porque o investido no total, não entrava nas minhas contas diárias (de necessidade, para a subsistência), deixava-me ir.
O referido, grosso modo, na minha modesta opinião, para referir (não alertar, porquanto nada sou, para avisar, alertar ou algo equiparado, quem quer que seja) que, uma aposta (e disso se trata ... UMA APOSTA), num único título, é ... um ... tremendo ... erro!!!!
Leio diariamente este "forum", visitando-o em vários "posts" e, arrepia-me, no caso vertente do MillenniumBCP, que exista (talvez, pelo preço actual) ou (talvez, pela cotação que teve e, que agarrou na descida, muitos investidores) uma religião. Um culto! Algo muito prejudicial!
Mais.
Dos meus parcos conhecimentos de bolsa (porque não se trata da minha área laboral), verifico que, determinados forenses, perante uma simples notícia, sustentam no imediato ... a subida do titulo!!!!!!
Como vários entendidos no "metier" e neste "site", têm referido, grosso modo é: COMPRAR NO RUMOR ... VENDER NA NOTÍCIA! Tudo o resto ... é ...........

Queiram desculpar-me este desabafo e ... que seja benéfico, para alguns!

Um bom fim-de-semana!

Registado: 26/1/2011 17:56

por AceOnTheRiver » 24/3/2012 10:56

Bastante construtivo mesmo...

Julgo que esse é um dos principais erros que faz as pessoas perderem dinheiro na bolsa. Já vi alguns meses de ganhos consistentes serem deitados a perder por um mau trade e pelo temivel (eu fujo dele a sete pés) "averaging down".

Neste momento não tenho posição no BCP. Entrei no inicio do ano na casa dos 0.13 mas já saí (não a um preço tão alto como gostaria mas não foi mau).

Acredito que com a resolução de problemas de estrutura (a nova administração inspira-me confiança) e com uma conjuntura mais favorável o banco terá um valor real muito superior ao da cotação actual.

No entanto prefiro esperar do lado de fora e entrar quando a cotação der sinais de força (e neste momento não os está a dar).

Já agora, um pouco off-topic (mas também é fim de semana):
JCS, sugeres alguma leitura ao nível do money management e diversificação?
Não falo ao nivel mais teórico, mas ao nível de gestão de micro carteiras. Muitas vezes o problema é ter uma carteira demasiado pequena para ser eficazmente diversificada. Obrigado desde já.

Registado: 15/3/2012 18:03

por JCS » 24/3/2012 8:03

Outra coisa que reparo é que a maioria não tem um plano para quando as coisas correm mal. Só vêem uma direção na bolsa. Quando as coisas não correm como esperado congelam a olhar para o monitor e arranjam uma qualquer maneira de afagar o ego em vez de imediatamente reagir.

O que me parece claro aqui é que mesmo os que têm um plano (ou apenas um esquiço :) ) não têm qualquer tipo de money management ou controlo de risco (que para mim é 80% do trading). E isso nota-se claramente nos comentários da maioria dos participante com pouquissimas exceções. Noto que basta descer 3 ou 4 décimas de cêntimo que começam todos aqui a rezar aos anjinhos e a afagar os egos uns dos outros.

Isto é claramente sinal de desequilibrio enorme para a carteira que têm, juntando a diversificação nenhuma (a maioria tem tudo em BCP e pronto, ou seja, se o bcp cair 20% a carteira cai 20%, se cair 70% a carteira cai 70%...). Outros diversificam para coisas correlacionadas que é a mesma coisa que ter só uma (tipo bcp e bpi...). O position sizing da maioria dos participantes deste tópico deve ser algo incrivel como 100% Bcp e nem sequer cash.

Serve apenas para aviso que a bolsa é muito mais que comprar a 1 para vender a 2. Isso é 20% do trabalho. Muitos estão com uma confiança tremenda quando ainda têm 80% do trabalho por fazer e sem o saberem. Uma carteira equilibrada (com posições longas e curtas, não correlacionadas, bom position sizing etc) de certeza não originaria os comentários de aflição e pleno pânico que aqui se notam ao mínimo movimento da cotação. Muitos deverão ser autênticas "bombas relógio".

Entendam o comentário como construtivo...

Cumprimentos

JCS[/u]
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por FerroPT » 24/3/2012 3:15

Eu entrei no BCP e estou neste momento a perder dinheiro, sei qual é o momento de cortar perdas e se tiver de ser na 2ª feira cá estarei para saltar do barco.

Se me perguntarem se estou preocupado ? Eu respondo claro que estou, a situação técnica do BCP degradou-se e está neste momento na base da zona neutra. Sinto-me ao mesmo tempo optimista devido a outros dados que já referi muitas vezes neste tópico, mas estes dados poderão não ser suficientes, o mercado é que vai decidir. É uma postura quase esquizofrénica mas és assim que eu sinto este título neste momento.

O BCP para mim é o maior wildcard do PSI-20, pode correr muito bem mas eu não vou deixar que corra muito mal, é assim que eu sinto o título. E como é óbvio que não é o único título onde estou longo.

Registado: 25/11/2011 13:33

Ilusões

por onitnamaid » 23/3/2012 19:21

Acho interessante a facto de alguns habituais animadores deste tópico andarem constantemente a arranjar explicações para as descidas do BCP. Comentários como " hoje o BCP vai fechar no máximo do dia (0,153)", penso que são dispensáveis. Também não entendo como é que há pessoal que vai aproveitando as descidas para ir reforçando, quando o título continua manifestamente em queda. São perdas atrás de perdas. Aproveitem outros títulos que que estão a dar lucros e entrem no BCP só quando este der sinal evidente mudança. Desculpem o conselho, mas já ando nisto à muitos anos e custa ver aqui certos comentários de pura ilusão.

Um abraço
Onitnamaid

Registado: 17/11/2011 19:25

por FerroPT » 23/3/2012 18:42

artista Escreveu:
FerroPT Escreveu:É normal porque estes fechos no BCP tem acontecido nas sextas feiras ultimamente, malta a fazer venda completamente forçada, este fecho só faz sentido por causa disso.

Parece-me um forma muito otimista de ver as coisas! :)

FerroPT Escreveu:2ª Feira vai ser um dia muito interessante. Eu tenho um stop mental estipulado. Não me vou deixar ir em falsas quebras de suporte. Recomendo grande atenção aos detentores de BCP ao que se irá passar 2ª e recomendo que toma as suas decisões com calma e tranquilidade, se não conseguirem controlar os nervos ponham os stops e pronto...

Bom conselho!! :wink:

FerroPT Escreveu:PS:O volume de hoje mais uma vez não foi relevante, por isso é que desdramatizo esta descida. Existem outros factores Macro (confinados a Portugal) que me levam a desdramatizar esta descida... Se as bolsas europeias não ajudarem claro que não vai ser um dia fácil.

Mais uma vez otimismo em demasia... acho que as quedas com pouco volume não eram preocupantes nos 17/18 mas aqui... humm! :roll:

Optimismo com um pouco de realismo, assim passo o fim de semana em descanso e preocupo-me na segunda :wink:

por paradigma » 23/3/2012 18:42

FerroPT Escreveu:É normal porque estes fechos no BCP tem acontecido nas sextas feiras ultimamente, malta a fazer venda completamente forçada, este fecho só faz sentido por causa disso.

2ª Feira vai ser um dia muito interessante. Eu tenho um stop mental estipulado. Não me vou deixar ir em falsas quebras de suporte. Recomendo grande atenção aos detentores de BCP ao que se irá passar 2ª e recomendo que toma as suas decisões com calma e tranquilidade, se não conseguirem controlar os nervos ponham os stops e pronto...

PS:O volume de hoje mais uma vez não foi relevante, por isso é que desdramatizo esta descida. Existem outros factores Macro (confinados a Portugal) que me levam a desdramatizar esta descida... Se as bolsas europeias não ajudarem claro que não vai ser um dia fácil.

E se os índices norte-americanos finalmente corrigirem (o que neste momento se oferece cada vez mais como provável - e será muito salutar que aconteça, para consolidação com vista à continuação do movimento de subida), é muito possível que o BCP...
Catrapum...

Não me levem a mal, mas contínuo a achar que há aqui muita gente a por velinhas pelo BCP, com muita esperança...
Oxalá as vossas expectativas se confirmem.
Por mim, como já todos perceberam, não acredito em subidas significativas no curto prazo. Reparem que o volume de transacções financeiras do BES e do BCP até nem está muito distante, ainda que o BCP, com acções a valerem 1/10 do BES, transaccione muito mais títulos. Só que enquanto um parece querer afirmar uma tendência ascendente de curto prazo, o outro marca passo...
Se houver uma correcção mais forte, o BCP dificilmente se aguentará, o que até poderá ser bom se encontrar suporte acima dos 0,140. Aí sim, se assistirmos a um aumento de volume poderá ser um bom momento para entrar, na expectativa de uma nova subida que desafie a fasquia dos 0,150/0,153. Mas isto, claro, é apenas a minha opinião, porventura ditada pela estratégia que tracei para este título.
Abraço, bom fim-de-semana e bons negócios na próxima semana!

Registado: 22/5/2008 23:43

por artista_ » 23/3/2012 18:40

Parece-me um forma muito otimista de ver as coisas! :)

FerroPT Escreveu:2ª Feira vai ser um dia muito interessante. Eu tenho um stop mental estipulado. Não me vou deixar ir em falsas quebras de suporte. Recomendo grande atenção aos detentores de BCP ao que se irá passar 2ª e recomendo que toma as suas decisões com calma e tranquilidade, se não conseguirem controlar os nervos ponham os stops e pronto...

Bom conselho!! :wink:

FerroPT Escreveu:PS:O volume de hoje mais uma vez não foi relevante, por isso é que desdramatizo esta descida. Existem outros factores Macro (confinados a Portugal) que me levam a desdramatizar esta descida... Se as bolsas europeias não ajudarem claro que não vai ser um dia fácil.

Mais uma vez otimismo em demasia... acho que as quedas com pouco volume não eram preocupantes nos 17/18 mas aqui... humm! :roll:

por FerroPT » 23/3/2012 18:15

É normal porque estes fechos no BCP tem acontecido nas sextas feiras ultimamente, malta a fazer venda completamente forçada, este fecho só faz sentido por causa disso.

2ª Feira vai ser um dia muito interessante. Eu tenho um stop mental estipulado. Não me vou deixar ir em falsas quebras de suporte. Recomendo grande atenção aos detentores de BCP ao que se irá passar 2ª e recomendo que toma as suas decisões com calma e tranquilidade, se não conseguirem controlar os nervos ponham os stops e pronto...

PS:O volume de hoje mais uma vez não foi relevante, por isso é que desdramatizo esta descida. Existem outros factores Macro (confinados a Portugal) que me levam a desdramatizar esta descida... Se as bolsas europeias não ajudarem claro que não vai ser um dia fácil.

por Red Hot » 23/3/2012 18:09

rfm73 Escreveu:
FerroPT Escreveu:2ª Feira há mais... Fecho normal, há pessoas que gostam de passar o fim de semana descansadas...

Fecho normal??? Mais um dia e mais uma descida ... se 2ª acorda com os pés de fora... podemos ter o caldo entornado... :roll: :roll:

Pois, concordo plenamente. É que além de ter estado em completo contraciclo com as financeiras do PSI20, abaixo dos 0,15 não hão-de faltar stops. Penso que vai mesmo precisar de um clima geral bolsista no verdinho para segunda de manhã.
"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito a dizê-las." Voltaire

Registado: 8/4/2008 11:14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], paulosantinhoamado, trilhos2006 e 248 visitantes