BCP - Tópico Geral
JCS Escreveu:O mercado está-se marimbando para quem reforça ou não reforça. Ele vai para onde tiver de ir. Se o mercado tiver de cair não quer saber se Sonagois e afins compram ou deixam de comprar. Cai e pronto. Da mesma maneira que se tiver de subir o mercado quer lá saber se os grandes estão a vender ou não... Sobe e pronto. Faz-se muita politica por causa dos "porquês" das coisas. Se o preço sobe apenas os longos fazem dinheiro, se desce apenas os curtos fazem dinheiro. Interessa saber mais que isto?? Se sobe tento estar longo, se desce tento estar curto. Porque sobe ou porque desce não interessa para nada... Mas toda a gente adora uma boa história (pena serem inutéis no trading...).
Cumprimentos
JCS
Pois é, JCS, é a tal necessidade de se justificar tudo que acaba por estragar tudo!

Sigam a tendência e sejam felizes.
Abraço,
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
JCS Escreveu:O mercado está-se marimbando para quem reforça ou não reforça. Ele vai para onde tiver de ir. Se o mercado tiver de cair não quer saber se Sonagois e afins compram ou deixam de comprar. Cai e pronto. Da mesma maneira que se tiver de subir o mercado quer lá saber se os grandes estão a vender ou não... Sobe e pronto. Faz-se muita politica por causa dos "porquês" das coisas. Se o preço sobe apenas os longos fazem dinheiro, se desce apenas os curtos fazem dinheiro. Interessa saber mais que isto?? Se sobe tento estar longo, se desce tento estar curto. Porque sobe ou porque desce não interessa para nada... Mas toda a gente adora uma boa história (pena serem inutéis no trading...).
Cumprimentos
JCS
dos raros posts com verdadeiro valor no meio de tanta palha.
"You want to know a little about a lot"
O mercado está-se marimbando para quem reforça ou não reforça. Ele vai para onde tiver de ir. Se o mercado tiver de cair não quer saber se Sonagois e afins compram ou deixam de comprar. Cai e pronto. Da mesma maneira que se tiver de subir o mercado quer lá saber se os grandes estão a vender ou não... Sobe e pronto. Faz-se muita politica por causa dos "porquês" das coisas. Se o preço sobe apenas os longos fazem dinheiro, se desce apenas os curtos fazem dinheiro. Interessa saber mais que isto?? Se sobe tento estar longo, se desce tento estar curto. Porque sobe ou porque desce não interessa para nada... Mas toda a gente adora uma boa história (pena serem inutéis no trading...).
Cumprimentos
JCS
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Re: Reforço no BCP
Nickforum Escreveu:http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Artigo/CIECO038579.html
Nickforum
O artigo refere-se a dados de 2011... não deixa de ser preocupante que com tanta gente a reforçar ( angolanos, chineses, noruegueses,...) o BCP tenha tido um ano tão mau!

Afinal quem é que vendeu!?... Parece que não foi ninguém que vendeu às paletes de milhões de títulos!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
- Registado: 30/12/2010 10:18
Re: Lta
rs521 Escreveu:No meu gráfico a cotação ainda está acima da Lta.
Terá a ver com a escala?
rs521,
Com uma lta dessas, não só a cotação ainda está acima dela como, mesmo seguindo a queda, continuará acima e a lta a existir até ficar na horizontal.

FerroPT,
O que "dá importância" a um suporte não é a aproximação da cotação a ele, é a reacção. O que vi nas últimas sessões foi precisamente a falta de força dos touros para "descolar" da zona de suporte, isso não é bom.
A análise em cima, do Fenicio, não podia ser mais simples e clara, não há que complicar.
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
BCP – 16-03-2012
Apesar do promissor arranque iniciado em Dezembro de 2011, desde meados de Fevereiro deste ano que a cotação mantém-se insistentemente próxima dos € 0,15, uma situação potencialmente perigosa visto que uma eventual quebra em baixa deste suporte poderá reforçar os bears, o que numa situação extrema poderia levar a cotação a revisitar os seus mínimos históricos nos € 0,10 (risco potencial de perda da ordem dos 50%).
Portanto, aos que estão dentro aconselho especial atenção aos € 0,15! Para quem está fora e quer entrar aproveitando o actual momento de indefinição técnica, sugiro um stop loss apertado.

Apesar do promissor arranque iniciado em Dezembro de 2011, desde meados de Fevereiro deste ano que a cotação mantém-se insistentemente próxima dos € 0,15, uma situação potencialmente perigosa visto que uma eventual quebra em baixa deste suporte poderá reforçar os bears, o que numa situação extrema poderia levar a cotação a revisitar os seus mínimos históricos nos € 0,10 (risco potencial de perda da ordem dos 50%).
Portanto, aos que estão dentro aconselho especial atenção aos € 0,15! Para quem está fora e quer entrar aproveitando o actual momento de indefinição técnica, sugiro um stop loss apertado.

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
- Registado: 20/1/2008 20:32
artista Escreveu:[
(...) Mais uma vez acho que é uma perda de tempo olhar para esses movimentos, não nos dizem nada e desviam-nos do essencial. O essencial é o preço, esse não engana, quer usemos a AF ou a AT é ele que é importante!
Totalmente de acordo. Os movimentos recentes revelam uma relativo consenso do mercado sobre o valor do BCP. Este título subiu muito e muito depressa e o mercado está a encarregar-se de repor a verdade, lentamente, sem grandes sobressaltos. Permitam-me que relembre aqui uma frase atribuída ao rei D. João II, que considero ter sido o maior estadista que Portugal alguma vez teve: "há o tempo da coruja e o tempo do falcão". Agora, é tempo de ficar quieto, a corujar, a estudar, a recolher informação. Quando chegar o tempo do falcão, nessa altura será tempo de agir!
Bom fim-de-semana e votos de bons negócios.
- Registado: 22/5/2008 23:43
pocoyo Escreveu:rfm73 Escreveu:Deixo um gráfico para o fim-de-semana.
Ou isto na segunda dá um ar da sua graça ou o suporte + LTA podem fazer disparar os stops...
Eu até gosto de ver os teus gráficos, mas este está muito aldrabado.![]()
Esquece lá essa lta e estás perdoado.
Pois, aquela LT é "a ver se pega"!

ocart Escreveu:Quer dizer que depois da 16,30 o negócio é só para alguns? Bem é o que deduzo das observações que por aqui leio.
Porquê? Qualquer um pode negociar a essa hora!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Então......
Quer dizer que depois da 16,30 o negócio é só para alguns? Bem é o que deduzo das observações que por aqui leio.
- Registado: 29/11/2007 11:18
rmmpereira Escreveu:SMALL1969 Escreveu:Por acaso estava a ver os cofres no pré-fecho, e estavam 15 milhões a vender à cotação de 0.1520
Não sei se se mantiveram até ao exacto fecho, mas sem compradores suficientes, era memso aí que teria fechado.
Portanto...se existiu comprador também existiu vendedor.
Conclusão: O melhor é não perder muito tempo com interpretações relativas aos cofres/volumes no fecho.
É engraçado que no último minuto, quase todas as ações dispararam em termos de volume. Será que não pôde ser um engano? É que não é só no BCP que o disparo se verificou
Talvez tenha a ver com o fim-de-semana, parece que houve muita gente a querer fechar posições! Pode também ter sido apenas uma passagem que "inflacionou" o volume... e podem ser muitas outras coisas, que também acontecem quando os títulos sobem mas que ninguém estranha, ou acham que é normal porque são muitos investidores a querer entrar (entrar é normal, sair é que não!

Mais uma vez acho que é uma perda de tempo olhar para esses movimentos, não nos dizem nada e desviam-nos do essencial. O essencial é o preço, esse não engana, quer usemos a AF ou a AT é ele que é importante!
Deixo um gráfico para o fim-de-semana.
Ou isto na segunda dá um ar da sua graça ou o suporte + LTA podem fazer disparar os stops...

- Anexos
-
- BCP.gif (20.17 KiB) Visualizado 2371 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
SMALL1969 Escreveu:Por acaso estava a ver os cofres no pré-fecho, e estavam 15 milhões a vender à cotação de 0.1520
Não sei se se mantiveram até ao exacto fecho, mas sem compradores suficientes, era memso aí que teria fechado.
Conclusão: O melhor é não perder muito tempo com interpretações relativas aos cofres/volumes no fecho.
É engraçado que no último minuto, quase todas as ações dispararam em termos de volume. Será que não pôde ser um engano? É que não é só no BCP que o disparo se verificou
- Registado: 19/10/2011 10:38
Por acaso estava a ver os cofres no pré-fecho, e estavam 15 milhões a vender à cotação de 0.1520
- Registado: 3/2/2009 12:21
Eu não comento mas leio muito o que aqui escrevem todos os dias, só estou a colocar um post pois achei anormal o que se passou no final da sessão (posso estar enganado, mas aí os experts que indiquem se assim foi ou não):
16:29 - 0.156 - 63212485 (acções transacionadas)
16:35 - 0.155 - 107971700 (acções transacionadas)
Ou seja, cerca de 45M de acções passaram de mãos no fecho.
Tomada de posição por parte de grande investidor (sonangol?!?!)? Comentários?
16:29 - 0.156 - 63212485 (acções transacionadas)
16:35 - 0.155 - 107971700 (acções transacionadas)
Ou seja, cerca de 45M de acções passaram de mãos no fecho.
Tomada de posição por parte de grande investidor (sonangol?!?!)? Comentários?
- Registado: 4/8/2009 18:50
marcoj Escreveu:FerroPT Escreveu:Eu acho que o dia de hoje está a correr de feição ao BCP está a zeros mas já esteve a descer, o PSI encontra-se a recuperar com os futuros da terra do tio SAM positivos... Acho que o dia vai acabar positivo.
Outra nota importante é que este suporte continua a mostrar resistência e a aumentar a sua importância.
Isso levanta-me uma questão, sendo verdade que o suporte vai ganhando importãncia, tb não é verdade de que quanto mais vezes a cotação for ao suporte maior a probabilidade de ser quebrado
Certo, isso até poderá ser verdade, e se o suporte for quebrado vai funcionar como forte resistência no futuro. Mas também é verdade que neste momento o mercado também não está a ajudar o título, porque o PSI continua negativo, com o sector da banca todo em baixo sendo que hoje o BCP é mesmo o que se está a aguentar melhor.
As perspectivas do bcp de curto-prazo é verdade que não estão brilhantes mas o facto de estar a formar esta base nesta zona pode ser importante para levantar voo no futuro.
Outra coisa que penso que seria benéfico para o título era o PSI20 quebrar a resistência dos 5700. Infelizmente penso que isso não irá acontecer a curto prazo.
Vamos esperar pelo o final do dia de hoje, mas prevejo que nada de especial aconteça, acho que será mais um dia neutro para o BCP, já que wall street não teve repercussões relevantes no PSI. Temos ainda dados económicos para saírem hoje, mas não estou com grandes expectativas...
- Registado: 25/11/2011 13:33
FerroPT Escreveu:Eu acho que o dia de hoje está a correr de feição ao BCP está a zeros mas já esteve a descer, o PSI encontra-se a recuperar com os futuros da terra do tio SAM positivos... Acho que o dia vai acabar positivo.
Outra nota importante é que este suporte continua a mostrar resistência e a aumentar a sua importância.
Isso levanta-me uma questão, sendo verdade que o suporte vai ganhando importãncia, tb não é verdade de que quanto mais vezes a cotação for ao suporte maior a probabilidade de ser quebrado
- Registado: 28/7/2006 15:24
pmsm91 Escreveu:0,157 107 12:37:53
0,157 107 12:37:52
0,157 107 12:37:51
0,157 107 12:37:50
0,157 107 12:37:49
Mais um dia do mesmo..
0,156 215 11:20:36
Não sei realmente o que significa isto nem a importância que tem....se é que tem alguma....mas já não digo nada....
- Registado: 27/9/2011 16:13
Eu acho que o dia de hoje está a correr de feição ao BCP está a zeros mas já esteve a descer, o PSI encontra-se a recuperar com os futuros da terra do tio SAM positivos... Acho que o dia vai acabar positivo.
- Registado: 25/11/2011 13:33