Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que devemos fazer caso Portugal volte ao Escudo.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rodhes » 12/5/2012 14:47

Serão investimento físico em ouro seguro caso o euro acabe?
 
Mensagens: 71
Registado: 29/11/2007 12:44
Localização: 12

por AVMac » 25/2/2012 11:03

Nos idos tempos da monarquia dizia-se que fraco rei fazia fraco o seu povo... Mais antiga é a alegada frase de Alexandre: "eu não tenho medo de um exercito de leões liderado por uma ovelha, tenho medo de um exercito de ovelhas liderado por um leão."

Um país será sempre influenciado pelas suas elites dirigentes... A politica portuguesa tem de mudar e é isto que o povo deve exigir. Por muito mais que digam que é o povo que escolhe os governantes o que é facto é que antes das eleições são os partidos que escolhem os nomes para os cargos elegíveis. Ou seja, à partida, a nossa escolha, já está condicionada pela escolha e seleção realizada pela máquina partidária. Como é que se escolhem os nomes para os cargos elegíveis?
 
Mensagens: 63
Registado: 4/1/2012 21:07
Localização: 14

por tava3 » 25/2/2012 10:38

Esquece lá isso, o barco está todo furado e o unico sitio para onde vai é para o fundo. Ou também estás como a beata da ministra, e o governo em geral, com uma fezada... Quando o governo distribui centenas de milhões para o bpn, vem depois dizer que temos de poupar nos feriados e no carnaval, e já agora, sabiam que as empresas do paços e do relvas estiveram fechadas no carnaval?
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

Tambem eu...

por bboniek33 » 24/2/2012 19:19

...em tempos idos advocava o recurso a um enxerto de cachaporrada nesta corja.

Hoje, numa atitude mais equilibrada e paciifica, apenas considero que devemos ajudar os nossos governantes na sua ardua e espinhosa tarefa de conduzir a Nau Paatria neste tormentoso caminho que vamos percorrer, juntos, solidaarios.

Viva Portugal !
Imagem
 
Mensagens: 2713
Registado: 22/4/2003 23:12

por L.S.S » 24/2/2012 14:48

tavaverquenao2 Escreveu:Se Portugal voltar ao escudo, temos de correr com esta cambada à paulada, no minimo. Depois de tudo o que nos estão a fazer passar, com a certeza deles que vamos conseguir, não têm perdão. Só espero que ministra da justiça deixe de andar entretida com o marinho, e concretize as leis para castigar os corruptos, porque depois disto, vai haver pano para mangas.


Por falar em Paulada...

Valter Hugo Mãe - Apetece-me Correr os Políticos Todos ao Paulada

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/AOmL-iBmATo" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen

Não é o único...
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

por tava3 » 24/2/2012 14:42

Se Portugal voltar ao escudo, temos de correr com esta cambada à paulada, no minimo. Depois de tudo o que nos estão a fazer passar, com a certeza deles que vamos conseguir, não têm perdão. Só espero que ministra da justiça deixe de andar entretida com o marinho, e concretize as leis para castigar os corruptos, porque depois disto, vai haver pano para mangas.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

Re: Pee firme !

por fnabais.ferro » 24/2/2012 9:01

bboniek00 Escreveu:Ee altura de pensarmos na Paatria ! Aguentar a pee firme, sem titubear, cada um fazendo o melhor que sabe, dando o melhor de si, tudo pelo Paiis.

Pee firme, camarada ! Nao abandones esta Paatria quase milenaaria. Portugal precisa de ti.

Tem Confianc,a nos teus governantes mesmo que isso signifique um risco adicional: estaas apenas a replicar o esforc,o da gesta Lusitana, dos que um dia partiram e deram o Mundo ao Mundo.

See Portugues. De Alma, de Corac,ao.

Depoositos no estrangeiro, retirando meios financeiros tao preciosos numa altura crucial, ee, mais do que egoiismo, uma atitude anti-patriootica.

Portugal tem que confiar em ti. Confia tu, tambem, em Portugal.
:) Amigo bboniek00. Ando emigrado desde 2007, e tive a sorte de sair de Portugal um pouco antes do inicio da crise, mesmo sem saber! Tão cedo não acredito que volte ;) Mas sempre declarei rendimento e paguei impostos em Portugal, por isso apesar de tudo, sempre contribui com a minha parte.

No meu novo projecto, infelizmente ou não, vou deixar de poder contribuir pois vou passar a ser tributado em Angola ... Não tive opção. Certamente que um dia regressarei ... resta saber quando ;)

Abraço,
Life is short, ride hard!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 872
Registado: 31/1/2008 11:08
Localização: Luanda / Margem Sul Lx

Pee firme !

por bboniek33 » 23/2/2012 21:09

Ee altura de pensarmos na Paatria ! Aguentar a pee firme, sem titubear, cada um fazendo o melhor que sabe, dando o melhor de si, tudo pelo Paiis.

Pee firme, camarada ! Nao abandones esta Paatria quase milenaaria. Portugal precisa de ti.

Tem Confianc,a nos teus governantes mesmo que isso signifique um risco adicional: estaas apenas a replicar o esforc,o da gesta Lusitana, dos que um dia partiram e deram o Mundo ao Mundo.

See Portugues. De Alma, de Corac,ao.

Depoositos no estrangeiro, retirando meios financeiros tao preciosos numa altura crucial, ee, mais do que egoiismo, uma atitude anti-patriootica.

Portugal tem que confiar em ti. Confia tu, tambem, em Portugal.
Imagem
 
Mensagens: 2713
Registado: 22/4/2003 23:12

por fnabais.ferro » 23/2/2012 20:09

Amigo Escreveu:Eu resolvi abrir uma conta em moeda estrangeira (usd) para proteger o meu dinheiro.

Não pago despesas de manutenção de conta caso decida usar o cash e a conta fique a zeros.

Claro que corro o risco cambial, mas menor do que uma desvalorização brutal no caso de me trocarem os euros por outra moeda (escudo por ex.).

Resolvi aproveitar este tópico para expor a minha situação a ver se alguém me pode ajudar a esclarecer.

Por motivos profissionais, abri uma conta em USD no BCP em Janeiro 2012, pensando que movimentar a moeda própria da conta seria isenta de custos, mas afinal deparei-em com a seguinte situação:
"As contas em moeda estrangeira abertas no Millennium bcp são contas de divisas e não de moeda fiduciária. Assim, a sua movimentação com moeda fiduciária, passa sempre por uma operação cambial entre a divisa da conta / Euro e Euro / moeda fiduciária.

Ou seja,

Depósitos e levantamentos em Moeda Estrangeira por crédito ou débito de contas denominadas nessa mesma moeda, são tratadas como operações de compra e venda de moeda estrangeira, e estão sujeitas aplicação cambial."

Com esta conversa e mais uma comissão de 4.63 USD foram-se 17,7 USD num depósito de 500USD no balcão!!! :evil:

Transferências é mais uma série de encargos :(
"Transferência em USD para o estrangeiro, com indicação de BIC e IBAN 0.25% sobre o valor da transferência sendo no mínimo 48.08€ e no máximo de 144.23€ a que acresce imposto de selo.

Transferência em USD provenientes do estrangeiro, com indicação de BIC e IBAN tem um custo de 20€ a que acresce imposto de selo sendo que os custos no País de origem só o Banco emissor poderá informar. "


Fui ainda informado que movimentar USD fisicamente desta conta sem encargos não é possível, pois "no sistema bancário português tal não é possível"! Alguém confirma esta informação?

Alguém sabe se é possível criar uma conta em algum banco em Portugal onde dê pelo menos para depositar USD fisicamente sem este disparate (na minha opinião) de comissões?

Abraço,
Life is short, ride hard!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 872
Registado: 31/1/2008 11:08
Localização: Luanda / Margem Sul Lx

por mendes-v » 21/2/2012 12:54

MarcoAntonio Escreveu:
mendes-v Escreveu:
traderdoespaco Escreveu:eh muito facil abrir uma conta sem sair de portugal, ainda esta semana abri uma na holanda


Podes dizer em que banco?
Ainda não vi nenhum que não exija a presença física, especialmente sendo montantes abaixo dos 50 M€


Pretendias dizer 50K€, certo?

50M€ = 50 Milhões de euros


sim... :oops:
 
Mensagens: 42
Registado: 29/11/2007 10:28
Localização: Barcelos

por paulop2009 » 16/2/2012 9:30

mendes-v Escreveu:
traderdoespaco Escreveu:eh muito facil abrir uma conta sem sair de portugal, ainda esta semana abri uma na holanda


Podes dizer em que banco?
Ainda não vi nenhum que não exija a presença física, especialmente sendo montantes abaixo dos 50 M€


pois... eu tb tenho muito interesse em saber, pois a presença física tem-me sido sempre um entrave.
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por MarcoAntonio » 15/2/2012 17:49

mendes-v Escreveu:
traderdoespaco Escreveu:eh muito facil abrir uma conta sem sair de portugal, ainda esta semana abri uma na holanda


Podes dizer em que banco?
Ainda não vi nenhum que não exija a presença física, especialmente sendo montantes abaixo dos 50 M€


Pretendias dizer 50K€, certo?

50M€ = 50 Milhões de euros
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por mendes-v » 15/2/2012 17:35

traderdoespaco Escreveu:eh muito facil abrir uma conta sem sair de portugal, ainda esta semana abri uma na holanda


Podes dizer em que banco?
Ainda não vi nenhum que não exija a presença física, especialmente sendo montantes abaixo dos 50 M€
 
Mensagens: 42
Registado: 29/11/2007 10:28
Localização: Barcelos

por Automech » 15/2/2012 9:26

Mcmad Escreveu:Teoria tão bonita Automech... se se se

Teoria ou prática, tenho todo o gosto em as discutir, mas para isso são precisos post com conteúdo. :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por zelareka » 15/2/2012 7:26

eh muito facil abrir uma conta sem sair de portugal, ainda esta semana abri uma na holanda
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 328
Registado: 3/1/2004 16:34
Localização: Boston, MA

por Mcmad » 15/2/2012 5:10

AutoMech Escreveu:
bmwm3 Escreveu:Eu estou seriamente a pensar pagar o mais possível do meu empréstimo a habitação.


Se o cenário for Portugal sair do euro e passar a ter a sua moeda pode ser excelente ter o empréstimo, desde que tenhas as poupanças (que irias usar para o pagar) numa outra moeda que entretanto valorizaria.


Teoria tão bonita Automech... se se se
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/
 
Mensagens: 1477
Registado: 29/11/2007 10:26
Localização: Maia

por Automech » 15/2/2012 0:29

bmwm3 Escreveu:Quando dizes poupanças teria que ser Euros/Dollares/Outra em notas vivas... porque depositado existe alta probabilidade de ser convertido para a moeda em questão.

Exacto. Uma conta num banco no estrangeiro ou numa corretora estrangeira. Acrescenta aí Francos Suiços e Dólares Australianos.

bmwm3 Escreveu:Existe tanto a hipótese de o Euro acabar como de Portugal sair do Euro... na primeira hipótese ter euros em notas vivas era mais prejudicial. Na 2ª hipótese até devia ser bom.

Nem mais... Ainda há uma 3a hipótese, parecida com a primeira, que é a Alemanha abandonar o Euro e deixar-nos à nossa sorte. Seria igualmente prejudicial ter euros.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por bmwm3 » 14/2/2012 23:41

AutoMech Escreveu:
bmwm3 Escreveu:Eu estou seriamente a pensar pagar o mais possível do meu empréstimo a habitação.


Se o cenário for Portugal sair do euro e passar a ter a sua moeda pode ser excelente ter o empréstimo, desde que tenhas as poupanças (que irias usar para o pagar) numa outra moeda que entretanto valorizaria.

Quando dizes poupanças teria que ser Euros/Dollares/Outra em notas vivas... porque depositado existe alta probabilidade de ser convertido para a moeda em questão.

Existe tanto a hipótese de o Euro acabar como de Portugal sair do Euro... na primeira hipótese ter euros em notas vivas era mais prejudicial. Na 2ª hipótese até devia ser bom.
 
Mensagens: 15
Registado: 28/12/2011 23:06

por Automech » 14/2/2012 21:56

bmwm3 Escreveu:Eu estou seriamente a pensar pagar o mais possível do meu empréstimo a habitação.


Se o cenário for Portugal sair do euro e passar a ter a sua moeda pode ser excelente ter o empréstimo, desde que tenhas as poupanças (que irias usar para o pagar) numa outra moeda que entretanto valorizaria.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

e a Alemanha?

por Marau » 14/2/2012 21:52

Não estou tão pessimista como a generalidade do ppl.

Penso que, se a Grécia acabar por saír (como tudo indica)e a Z. euro se mantiver,a europa segurar-nos-á por diversas razões.
Mas se for a Alemanha a perder a paciência e a repor o marco deixando o euro aos outros? Não terá consequências ainda mais devastadoras para nós?

Gostaria de ler os v/ comentários.
 
Mensagens: 2
Registado: 29/11/2007 10:11
Localização: Santarém

por bmwm3 » 14/2/2012 14:04

Legendz Escreveu:Abrir contas em moeda estrangeira não está ao acesso/conhecimento do português comum, muito menos abrir fisicamente uma conta na Suíça por exemplo.

O (des)investimento no imobiliário não é igualmente recomendável apesar de ser a hipótese mais provavel para a maioria de quem detém poupanças, mas e a posterior desvalorização do mesmo? A falta de poder de compra vai deixar os proprietários com os imóveis parados e as taxas fiscais a acumularem na caixa do correio.

Comprar ouro físico idem aspas, sofre uma grande desvalorização na venda, além dos problemas logísticos e de certificação de qualidade do mesmo. Eventualmente investir em prata para o médio longo prazo será algo a ter em conta.

Guardar a moeda física - E EM QUE DIVISA? É a grande pergunta - num cofre bancário pode igualmente trazer outros problemas burocráticos devido à eventual intervenção do governo.

Enfim, anda tudo às aranhas numa situação que todos queremos evitar, mas que o próprio medo se encarrega de alavancar progressivamente. Estamos em FEV, altura reconhecidamente vantajosa com a oferta de taxas bancárias mais atractivas. Quem acabou de constituir DP a 1 ano (mínimo) deve estar a ver a vida a andar para trás caso os mesmos não sejam mobilizáveis na totalidade.


Isto é uma guerra que está a acontecer à nossa volta, e como em todas as guerras há uma propaganda do medo que está a afectar-nos a todos um pouco, uns mais que outros. Sinceramente, a acontecer algo, julgo que nunca seria antes do final de 2012, mas é uma crença pessoal ao analisar as janelas temporais da situação grega. O medo principal é que tudo se precipite em 2/3 semanas apanhando de surpresa os mais incautos.

Atestar uma dispensa com alimentos (e água!!!) nunca foi tão recomendável como agora. No pior dos casos estamos a "investir" em algo essencial que daqui a 1 ano estará certamente mais caro com a inflacção.

Perdoem-me o testamento, mas mais há a dizer certamente :)

Temos que estar atentos logo após a saída da Grécia.
E isso deve acontecer pouco depois das eleições que vai haver brevemente.
 
Mensagens: 15
Registado: 28/12/2011 23:06

por Legendz » 14/2/2012 13:38

Abrir contas em moeda estrangeira não está ao acesso/conhecimento do português comum, muito menos abrir fisicamente uma conta na Suíça por exemplo.

O (des)investimento no imobiliário não é igualmente recomendável apesar de ser a hipótese mais provavel para a maioria de quem detém poupanças, mas e a posterior desvalorização do mesmo? A falta de poder de compra vai deixar os proprietários com os imóveis parados e as taxas fiscais a acumularem na caixa do correio.

Comprar ouro físico idem aspas, sofre uma grande desvalorização na venda, além dos problemas logísticos e de certificação de qualidade do mesmo. Eventualmente investir em prata para o médio longo prazo será algo a ter em conta.

Guardar a moeda física - E EM QUE DIVISA? É a grande pergunta - num cofre bancário pode igualmente trazer outros problemas burocráticos devido à eventual intervenção do governo.

Enfim, anda tudo às aranhas numa situação que todos queremos evitar, mas que o próprio medo se encarrega de alavancar progressivamente. Estamos em FEV, altura reconhecidamente vantajosa com a oferta de taxas bancárias mais atractivas. Quem acabou de constituir DP a 1 ano (mínimo) deve estar a ver a vida a andar para trás caso os mesmos não sejam mobilizáveis na totalidade.


Isto é uma guerra que está a acontecer à nossa volta, e como em todas as guerras há uma propaganda do medo que está a afectar-nos a todos um pouco, uns mais que outros. Sinceramente, a acontecer algo, julgo que nunca seria antes do final de 2012, mas é uma crença pessoal ao analisar as janelas temporais da situação grega. O medo principal é que tudo se precipite em 2/3 semanas apanhando de surpresa os mais incautos.

Atestar uma dispensa com alimentos (e água!!!) nunca foi tão recomendável como agora. No pior dos casos estamos a "investir" em algo essencial que daqui a 1 ano estará certamente mais caro com a inflacção.

Perdoem-me o testamento, mas mais há a dizer certamente :)
 
Mensagens: 83
Registado: 9/2/2012 13:59

por bmwm3 » 14/2/2012 13:01

Legendz Escreveu:Interessante mas sinceramente assustador. Este cenário fala de caos generalizado, das poupanças e sobrevivência económica a curto prazo, mas viver e presenciar este tipo de situação seria algo meritório de contar aos netos.

Não quero imaginar a taxa de criminalidade violenta e o desfasamento social e moral em situações rotineiras do dia a dia.

Pois... mas o que ele fala já foi falado neste tópico.

Eu estou seriamente a pensar pagar o mais possível do meu empréstimo a habitação.
 
Mensagens: 15
Registado: 28/12/2011 23:06

por Legendz » 14/2/2012 12:25

Interessante mas sinceramente assustador. Este cenário fala de caos generalizado, das poupanças e sobrevivência económica a curto prazo, mas viver e presenciar este tipo de situação seria algo meritório de contar aos netos.

Não quero imaginar a taxa de criminalidade violenta e o desfasamento social e moral em situações rotineiras do dia a dia.
 
Mensagens: 83
Registado: 9/2/2012 13:59

por bmwm3 » 14/2/2012 11:34

O Blog desse senhor é interessante.

Lá podem ainda ver algumas actualizações interessantes que este senhor tem divulgado.
 
Mensagens: 15
Registado: 28/12/2011 23:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bar38, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Cem pt, Ferreiratrade, Google [Bot], JFDIL, mpaquim, novato, PAULOJOAO, PMP69 e 140 visitantes