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Caldeirão da Bolsa

Petróleo e gasolina - vamos a números

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por L.S.S » 21/2/2012 19:14

Atomez Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:A mania que o pessoal tem de criticar quem gosta do escudo!!!

Errada porque? Factos?
Demagogia porque? Factos?


Que mania que o pessoal tem de criticar quem gosta do escudo e critica só por criticar e não apresenta factos.

Mas tu julgas que se voltássemos ao escudo a gasolina voltava, por mero acaso, ao valor que tinha nessa altura? Vai sonhando, vai.

Ficava era ainda mais cara, muito mais cara, graças à brutal desvalorização do "novo escudo". O teu salário é que era bem capaz de voltar ao que era antes...


O Meu post não tem nada a ver com voltar ao escudo mas sim em gostar do escudo.
O meu post não tem nada a ver se a gasolina era mais cara ou mais barata tem a ver com a critica de quem gosta do escudo sem apresentar factos.

É proibido ser saudosista?

Cumprimentos
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por Supermann » 21/2/2012 19:12

Atomez Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:A mania que o pessoal tem de criticar quem gosta do escudo!!!

Errada porque? Factos?
Demagogia porque? Factos?


Que mania que o pessoal tem de criticar quem gosta do escudo e critica só por criticar e não apresenta factos.

Mas tu julgas que se voltássemos ao escudo a gasolina voltava, por mero acaso, ao valor que tinha nessa altura? Vai sonhando, vai.

Ficava era ainda mais cara, muito mais cara, graças à brutal desvalorização do "novo escudo". O teu salário é que era bem capaz de voltar ao que era antes...


Não era nada mau .. :mrgreen:

Na banca em finais de 1980's o normal era pagar-se 300 contos por mês numa função nada por ai além, e pagavam 17 salários por ano.

Ora 300 contos são 1500 euros em conversão directa ... factorando a inflação era um senhor ordenado
 
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por atomez » 21/2/2012 19:05

tugadaytrader Escreveu:A mania que o pessoal tem de criticar quem gosta do escudo!!!

Errada porque? Factos?
Demagogia porque? Factos?


Que mania que o pessoal tem de criticar quem gosta do escudo e critica só por criticar e não apresenta factos.

Mas tu julgas que se voltássemos ao escudo a gasolina voltava, por mero acaso, ao valor que tinha nessa altura? Vai sonhando, vai.

Ficava era ainda mais cara, muito mais cara, graças à brutal desvalorização do "novo escudo". O teu salário é que era bem capaz de voltar ao que era antes...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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por L.S.S » 21/2/2012 18:58

HappyGuy Escreveu:Além de que na altura dos escudos, o USD estava ao que equivale agora 1,45USD para 1EUR.

E o barril de petróleo andava entre os 20USD e os 25USD.

A mania que o pessoal tem de falar do tempo dos escudos... Que agarradice ao passado, aidna por cima errada e cheia de demagogia! O futuro é para o outro lado!


A mania que o pessoal tem de criticar quem gosta do escudo!!!

Errada porque? Factos?
Demagogia porque? Factos?


Que mania que o pessoal tem de criticar quem gosta do escudo e critica só por criticar e não apresenta factos.

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por MiamiBlue » 21/2/2012 18:43

 
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por HappyGuy » 21/2/2012 18:37

Além de que na altura dos escudos, o USD estava ao que equivale agora 1,45USD para 1EUR.

E o barril de petróleo andava entre os 20USD e os 25USD.

A mania que o pessoal tem de falar do tempo dos escudos... Que agarradice ao passado, aidna por cima errada e cheia de demagogia! O futuro é para o outro lado!
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por MarcoAntonio » 21/2/2012 13:59

Reiposto Escreveu:Alguem ainda se lembra quais eram os preços dos combustiveis antes da entrada do euro?

Reiposto


Estão no site da DGEG:

http://www.dgge.pt/

Atenção que nessa altura os preços não estavam liberalizados e eram estipulados e actualizados pelo Governo (se o petróleo subisse custava dinheiro ao OE de Estado e vice-versa). Quando o petróleo começou a ficar muito volátil (na altura ainda de António Guterres) começou a gerar grande polémica inclusivamente e existia então grande pressão para liberalizar os preços...

Esses preços portanto não são sequer comparáveis aos actuais uma vez que a fórmula era completamente diferente (basicamente, a gasolina custava o que Estado decidisse que devia custar).

Hoje temos um mercado privatizado e liberalizado, o Estado diz qual é a carga de impostos (com valores relativamente estáveis e actualizações pontuais) e os preços finais variam conforme o mercado (em grande medida como consequência dos preços do petróleo em dolares e do cambio euro-dolar).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Reiposto » 21/2/2012 12:50

Alguem ainda se lembra quais eram os preços dos combustiveis antes da entrada do euro?

Reiposto
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por L.S.S » 21/2/2012 12:09

Combustíveis
Gasolina encarece para novo máximo perto de 1,70 euros
Rita Paz e Pedro Latoeiro
21/02/12 09:20


Os preços dos combustíveis voltaram a subir. E nunca estiveram tão caros. Encher o depósito de gasolina já custa mais de 100 euros.

A Galp voltou a aumentar esta semana o preço do litro da gasolina em 2,5 cêntimos, enquanto o gasóleo ficou mais caro em um cêntimo. Nos postos da petrolífera nacional um litro de gasolina custa agora 1,684 euros, enquanto o gasóleo vale 1,499 euros o litro.

Também a BP já mexeu nos preços dos combustíveis, com um aumento de 1 cêntimo tanto para o gasóleo como para a gasolina. Aqui, um litro de gasolina custa agora 1,679 euros enquanto a gasóleo vale 1,499 euros o litro.

A Cepsa e a Repsol não mexeram nos preços nos últimos dias, mas até ao final da semana é previsível que o façam, dado que o comportamento dos mercados antecipa mais um revisão em alta.

As sucessivas subidas nos preços da gasolina e do gasóleo reflectem a valorização do petróleo nos mercados internacionais, a valorização do dólar face ao euro e ainda a subida dos produtos refinados que, só na semana passada, sofreram aumentos de 5,14% para o gasóleo e de 4,28% para a gasolina e de 2,57% para o crude, segundo dados da Bloomberg.

Início de ano agitado

Contas feitas e em 2012 o preço da gasolina em Portugal já subiu 9 cêntimos - mais de metade do aumento registado em 2011 - o que significa que encher o depósito do carro com 60 litros de gasolina passou a custar em média 101,040 euros, mais 5,40 euros que no início do ano.

No que diz respeito ao gasóleo, os portugueses estão a pagar mais 4,5 cêntimos que na primeira semana de 2012, ou mais 2,7 euros para atestar um depósito de 60 litros.

Se se reportar a Fevereiro do ano passado, as diferenças são mais acentuadas. Num ano, o litro da gasolina subiu 15 cêntimos enquanto o gasóleo encareceu 11 cêntimos. Um aumento que afecta a factura das famílias e os custos das empresas.

Em termos europeus, e tendo em conta o último relatório de Bruxelas sobre o assunto, Portugal tem dos combustíveis mais caros da União Europeia a 27 países. O relatório da Comissão Europeia também deixa claro que a grande fatia do preço cobrado por cada litro de combustível vai para os cofres do Estado.
http://economico.sapo.pt/noticias/gasolina-encarece-para-novo-maximo-perto-de-170-euros_138651.html[/url]
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por Elias » 8/8/2011 23:04

majomo Escreveu:Pois, de facto o monopólio do petróleo tem cada uma... achas que 20$/barril não compensa o transporte ou há outros interesses?


majomo, eu não sei quais são os custos do transporte, mas acredito que se compensasse trazê-lo do outro lado do Atlântico já alguém estaria a fazê-lo :wink:
 
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por majomo » 8/8/2011 23:02

MarcoAntonio Escreveu:
majomo Escreveu:Pelo que percebi, esses hub limitam a zona de venda do petróleo... isto é, nós não podemos comprar na América?


Isto de negociar combustíveis é complexo. Existem hubs e pools, basicamente, o combustível é partilhado por uma série de petrolíferas. Entre outras coisas, isto garante que tu não chegues a um posto e te respondam que a gasolinha está... "esgotada", da mesma forma que quando vais ao supermercado, por vezes os produtos que queres não estão lá na prateleira...


Só em situações muito excepcionais é que os postos ou uma determinada marca fica a seco.



E depois, andar a transportar combustível de uma zonas geográficas para as outras além de ter custos, demora um tempo considerável que o petróleo não vem de avião. Estas transferências continentais existem, note-se, mas não ocorrem por "dá cá aquela palha" se é que me faço entender e no período em questão foram introduzidas ainda maiores limitações do que o habitual.


Pois, de facto o monopólio do petróleo tem cada uma... achas que 20$/barril não compensa o transporte ou há outros interesses?
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por MarcoAntonio » 8/8/2011 21:00

majomo Escreveu:Pelo que percebi, esses hub limitam a zona de venda do petróleo... isto é, nós não podemos comprar na América?


Isto de negociar combustíveis é complexo. Existem hubs e pools, basicamente, o combustível é partilhado por uma série de petrolíferas. Entre outras coisas, isto garante que tu não chegues a um posto e te respondam que a gasolinha está... "esgotada", da mesma forma que quando vais ao supermercado, por vezes os produtos que queres não estão lá na prateleira...


Só em situações muito excepcionais é que os postos ou uma determinada marca fica a seco.



E depois, andar a transportar combustível de uma zonas geográficas para as outras além de ter custos, demora um tempo considerável que o petróleo não vem de avião. Estas transferências continentais existem, note-se, mas não ocorrem por "dá cá aquela palha" se é que me faço entender e no período em questão foram introduzidas ainda maiores limitações do que o habitual.
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por majomo » 8/8/2011 20:56

Elias Escreveu:
majomo Escreveu:Pelo que percebi, esses hub limitam a zona de venda do petróleo... isto é, nós não podemos comprar na América?


Poder, podemos. Agora soma o custo de transporte de barco para atravessar o Atlântico.


Mas, esta diferença de 20$ não é devido à "falta" de petróleo no hub europeu, quando comparado com a américa?
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por Elias » 8/8/2011 20:47

majomo Escreveu:Pelo que percebi, esses hub limitam a zona de venda do petróleo... isto é, nós não podemos comprar na América?


Poder, podemos. Agora soma o custo de transporte de barco para atravessar o Atlântico.
 
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por majomo » 8/8/2011 20:42

Pelo que percebi, esses hub limitam a zona de venda do petróleo... isto é, nós não podemos comprar na América?
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por MarcoAntonio » 8/8/2011 19:53

majomo Escreveu:E qual é o motivo?



Supostamente, a divergência começou a ocorrer desde que surgiu a instabilidade no Norte de África (Egipto e etc) e nas limitações que isso traduziu em termos de arbitragem dos preços, para os manter relativamente próximos como normalmente ocorre.

Isto, numa altura em que as reservas de crude em Cushing no Oklahoma (que é o maior hub de petróleo nos Estados Unidos) estavam nos máximos, forçando o WTI (crude) em baixa.


Já agora, o maior hub na Europa, é o de Amsterdão/Roterdão/Antuérpia no norte da Europa. É este que "nos diz respeito"...
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por Elias » 8/8/2011 19:52

majomo, dá uma vista de olhos aqui:
http://www.stockmarketsreview.com/extra ... 121_92023/
 
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por majomo » 8/8/2011 19:44

Elias Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:> o Brent encontrava-se na semana de referência a cerca de 82 euros, apenas uns 10% abaixo do pico de 2008;


Aproveito para salientar que o gap entre o WTI Crude e o Brent anda acima dos 20 dólares (com o Brent acima do Crude).

Em 2008 o Brent andava abaixo do crude.


E qual é o motivo?
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por pedrom » 8/8/2011 19:36

superbem Escreveu:O petróleo está a quase a metade do preço que tinha em 2008, o Eur/Usd está quase ao mesmo preço que em 2008.

Como é possível o combustível estar até mais caro que em 2008?


Desculpa mas pareces o marcelo a falar de opas!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
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por MarcoAntonio » 8/8/2011 17:55

Ainda uma nota bastante relevante: gasolina e gasóleo não são petróleo mas derivados do petróleo e cada um tem a sua própria curva de preço sendo que ao longo deste período divergiram bastante. A diferença, em Portugal, em 2008 durante o pico do petróleo encontrava-se nos 10 centimos enquanto hoje é de cerca de 20 centimos. Isto apesar de em Portugal o gasóleo ter sido afectado recentemente por alterações da legislação face ao biodiesel, que tornou o gasóleo cerca de 2 centimos mais caro...

Isto é, em termos relativos, a gasolina encareceu substancialmente face ao gasóleo (invertendo uma tendência que vinha de há uma série de anos do gasóleo encarecer face à gasolina).
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por Elias » 8/8/2011 17:45

MarcoAntonio Escreveu:> o Brent encontrava-se na semana de referência a cerca de 82 euros, apenas uns 10% abaixo do pico de 2008;


Aproveito para salientar que o gap entre o WTI Crude e o Brent anda acima dos 20 dólares (com o Brent acima do Crude).

Em 2008 o Brent andava abaixo do crude.
 
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por MarcoAntonio » 8/8/2011 17:37

superbem Escreveu:Como é possível o combustível estar até mais caro que em 2008?


Consultar este tópico, apesar de não estar actualizado de momento, ajuda concerteza:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... sc&start=0


superbem Escreveu:O petróleo está a quase a metade do preço que tinha em 2008, o Eur/Usd está quase ao mesmo preço que em 2008.


O petroleo não está a metade do preço nem pouco mais ou menos:

> o valor de referência que conta de momento é a média semanal de 24 a 28 de Julho (em breve os preços vão baixar para reflectir a queda da semana seguinte, ler o tópico acima indicado);

> a média semanal da semana em referência encontra-se em cerca de 68 euros (contra cerca de 90 euros no pico de 2008), ou seja, o crude está 25% abaixo do pico de 2008;

> ao contrário de 2008, o Brent e o Crude estão bastante desfazados, sendo que a origem da maior parte dos nossos combustíveis é o Brent;

> o Brent encontrava-se na semana de referência a cerca de 82 euros, apenas uns 10% abaixo do pico de 2008;

> durante o pico de 2008, o IVA encontrava-se nos 20% sendo que hoje é de 23% (representa um acréscimo de cerca de 4 centimos ao preço actual dos combustíveis);

> para perceber o resto, ler o tópico já indicado (as variações no preço do crude/brent não se reflectem directa e proporcionalmente no preço dos combustíveis pelas razões que estão lá apontadas).
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por Marco Martins » 8/8/2011 12:25

Elias Escreveu:Claro que a definição de "bem de primeira necessidade" é discutivel, mas eu entendo que um bem de primeira necessidade é algo de que necessitamos para sobreviver. Água, Alimentos, Roupa, Electricidade para aquecimento, são bons exemplos de bens de primeira necessidade.

Há quem diga que o IVA reduzido a 5% incide sobre os bens de primeira necessidade e, embora eu não concorde exactamente com essa leitura, acho que para muitos deles isso se aplica - não é por acaso que o transporte público é taxado com IVA de 5% e o transporte individual (=gasolina) é pago a 21%. Com efeito, a possibilidade de transporte é essencial para muita gente, mas o transporte individual é um luxo, logo paga mais imposto. Faz sentido.

1 abraço,
Elias


A minha namorada não tem carta e dá aulas a 25 km. Para ir da Maia a Gondomar tem de apanhar 3 transportes públicos e demora entre 1h30 e 2h00 em cada sentido. Se eu a levar demora 20 mins e depois for para o meu emprego, será luxo?

Se calhar temos de mudar um pouco o conceito daquilo que são transportes públicos e como funcionam.

É curioso como no Porto os STCP são separados do Metro e como não existe actualmente uma linha de autocarros e de metro que faça a volta circular entre todas as grandes cidades da zona metropolitana do Porto.
 
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por Hramos3 » 8/8/2011 12:16

Elias Escreveu:Claro que a definição de "bem de primeira necessidade" é discutivel, mas eu entendo que um bem de primeira necessidade é algo de que necessitamos para sobreviver. Água, Alimentos, Roupa, Electricidade para aquecimento, são bons exemplos de bens de primeira necessidade.

Há quem diga que o IVA reduzido a 5% incide sobre os bens de primeira necessidade e, embora eu não concorde exactamente com essa leitura, acho que para muitos deles isso se aplica - não é por acaso que o transporte público é taxado com IVA de 5% e o transporte individual (=gasolina) é pago a 21%. Com efeito, a possibilidade de transporte é essencial para muita gente, mas o transporte individual é um luxo, logo paga mais imposto. Faz sentido.

1 abraço,
Elias


Vou trabalhar todos os dias com três pessoas num carro de 5 lugares. O único transporte que havia que chegasse a horas foi cancelado.

É luxo levar o carro com uma taxa de ocupação de 60% ou o meu carro é um transporte público?
 
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por Marco Martins » 8/8/2011 12:02

superbem Escreveu:O petróleo está a quase a metade do preço que tinha em 2008, o Eur/Usd está quase ao mesmo preço que em 2008.

Como é possível o combustível estar até mais caro que em 2008?


Simples... especulação e preços concertados das gasolineiras...

Como é possível que havendo concorrência os preços sejam iguais até à centésima (basta ver os placares das auto-estradas)!
 
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