Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Conquistador » 20/2/2012 17:01

benkfica Escreveu:qual é o valor real das acçôes do millenniumbcp?é estes miseros 18 cêntimos ou o valor nominal 1 euro?para chegar ao valor do ultimo aumento de capital ainda falta cem por cento!!!!

Boas,

Não sei qual o valor "real" e para a minha análise, não tem qualquer importância.
Não sei se está barato ou caro.
Sei apenas que o mercado diz que vale €0,18 e olho apenas para os gráficos (que são assustadores).
Não tenho nem nunca tive qualquer posição no BCP.

Cumprimentos,

Registado: 3/7/2008 11:58

bcp

por the mind » 20/2/2012 16:57

BCP: posição na EDP «é para manter»
Maior banco privado português detém uma participação de 3,4 por cento na elétrica de António Mexia

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/emp ... -1728.html

Registado: 5/1/2012 13:12

por Benkfica » 20/2/2012 16:54

qual é o valor real das acçôes do millenniumbcp?é estes miseros 18 cêntimos ou o valor nominal 1 euro?para chegar ao valor do ultimo aumento de capital ainda falta cem por cento!!!!

Registado: 30/5/2011 12:07

por Conquistador » 20/2/2012 16:47

tugadaytrader Escreveu:
benkfica Escreveu:quais as prespectivas para a próxima semana?
será que vai haver melhorias com a nova administraçâo do banco?seremos bem melhor »amados »?
as regalias e benesses adquiridas pelos fundadores do Banco Comercial Português vâo acabar?os acçionista vâo ter retorno ,vâo recuperar os dividendos no futuro?que acontecerá com os novos »donos» do millenniumbcp -chineses e brasileiros ou de outra naçâo qualquer,que nâo seja a dos lordes e gastadores e esbanjadores da riqueza nacional?!!

O que me faz estar muito céptico em relação ao BCP no longo prazo é mesmo saber qual vai ser o modus operandi da nova administração!?

A mim o que me faz estar céptico no Bcp é o mercado achar que as acções valem meia dúzia de cêntimos cada uma...O resto é conversa.

Cumprimentos,

Registado: 3/7/2008 11:58

Carrancho!!

por hallo » 20/2/2012 16:45

carrancho Escreveu:
Li agora os "posts", todos colocados. Já percebi que o caldeirão ou a euforia te contagiou para entrares no título. Nunca pensei que o fizesses, visto teres uma opinião tão formada e seres o maior adepto da segurança e do planeamento. Mas quem te contagiou não foi ninguém aqui, nem a euforia dos intervenientes. Foi sim as percentagens loucas que o BCP atingiu.

Hallo,

Quanto a fundamentais, o que eu penso do bcp não mudou, continua a ser uma bela trampa. Não acredito que o negócio do sector venha a ter os resultados que teve no passado agravado por toda a diluição não consigo imaginar o bcp a valores que aqui se falam, não num futuro próximo.
Mas, como sempre disse, não é com base nisto que negoceio. Não faço AF nem pretendo, a base da minha negociação é técnica.

De euforia a minha entrada não teve nada, bem pelo contrário, é até bem conservadora.
Depois de quebrada a LTD não me deu qualquer oportunidade de a negociar, a volatilidade éra enorme com variações intraday fantásticas em velas consecutivas, emoções ao rubro...
Entetanto a cotação foi desenhando higher high´s e higher low´s no gráfico até a deixar numa lateralização que durou +- 1 mês e de onde saiu em alta no dia 6. Mas teve algo mais de especial este dia, que me fez decidir por uma entrada longa (modesta, conservadora, muito pequena mesmo), tinham sido apresentados no fecho da sessão anterior os piores resultados de sempre do bcp, super negativos e piores que o esperado. Nesse dia tudo à volta caia, dentro e fora de portas, o impasse na Grécia mantinha-se, e, o bcp, valorizava, saia em alta dessa lateralização e com volume a subir.
Entretanto já fez mais um Higher high.

Abraço,

Carrancho

Carrancho, Carrancho...

Isso é forma de tratares a nossa menina. Uma bela trampa???????????????

Vê a coisa pela positiva. Olha lá o que esta menina já conseguiu fazer, e não tenhas em consideração a cotação ou o que quer que seja.

Portugal

- Atribuição do prémio "Melhor Banco em Portugal" ao Millennium bcp pela revista EMEA Finance.

"Best Private Bank" em Portugal, pela revista Euromoney.

- Millennium bcp como banco privado cuja marca é mais valiosa em Portugal (8.ª posição do ranking global das 50 Marcas Portuguesas mais Valiosas), de acordo com a empresa Brand Finance.

- Programa Mil Ideias distinguido como "Best Demonstrated Practice" em Portugal pelo Corporate Executive Board.

- Millennium bcp Microcrédito distinguido com o "MicroFinance Recognition Award" na categoria Commitment to social and financial transparency, atribuído pela instituição inglesa Hanson Wade.

"Most Innovative Bank" em Portugal, atribuído ao ActivoBank, no âmbito dos World Finance Banking Awards 2011 pela revista inglesa World Finance.

- Atribuição pela revista Euromoney do prémio de "Deal of the Year" de 2010 ao "Projecto ELOS", do qual o Millennium bcp é accionista e assessor financeiro.

- Médis considerada, pelo 6.º ano consecutivo, uma superbrand portuguesa.

- Médis como Marca de Confiança 2011 na categoria de Seguros de Saúde, de acordo com os leitores das Selecções do Readers Digest.

- Atribuição, pela 6.ª vez consecutiva, do prémio "Best Bank in Real Estate em Portugal" pela Euromoney.

- Distinção do Millennium bcp com o prémio de "Melhor Relatório de Gestão em 2010", com o Relatório e Contas de 2009, pela Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa.

- Distinção do ActivoBank pela Global Finance com a atribuição de prémios no âmbito dos "World's Best Internet Banks in Europe 2011" em quatro categorias: "Best Consumer Internet Bank" em Portugal, Best Integrated Consumer Bank Site", "Best Web Site Design" e "Best in Mobile Banking", na Europa.

- A atribuição do prémio de "Melhor Seguradora de 2011 em Portugal" à Millenniumbcp Ageas pela World Finance.

Polónia

- Atribuição do prémio "Best Sustainability Deal 2010", pela Revista emeafinance ao Projecto Eólico Margonin, financiado em regime de Project Finance pelo Bank Millennium, tendo o Millennium Investment Banking assumido o papel de consultor financeiro.

- Atribuição ao Bank Millennium, na Polónia, de um galardão para "Melhor Acção de Publicidade em Redes Sociais" na gala "2010 Brand and Marketer", organizada pela revista polaca "Media & Marketing".

- Integração, pela 2.ª vez consecutiva, do Bank Millennium (Polónia) no "Respect Index" - primeiro índice da Europa Central e de Leste de empresas socialmente responsáveis.

- Atribuição ao Bank Millennium (Polónia) de "cinco estrelas" na análise da revista mensal Forbes e do prémio de "Best Bank for Companies".

- Atribuição ao Bank Millennium (Polónia) de importantes distinções no âmbito da qualidade do serviço oferecido aos Clientes: o Banco está entre os melhores na "Newsweek Friendly Banks", encontrando-se na terceira posição nas categorias "Traditional Customer's Friendly Bank" e "Best Internet Bank".

Grécia

- Atribuição do Prémio de Excelência "2010 EUR Straight - Through Processing" à operação do Millennium na Grécia pelo Deutsche Bank.

Angola

- Atribuição do prémio "Melhor Grupo Bancário em Angola 2011" pela revista World Finance ao Banco Millennium Angola.

- Atribuição do prémio "Banco do ano 2011" pela revista The Banker.

- Atribuição do prémio de "Melhor Banco em Angola" ao Millennium Angola pela revista Euromoney.

- Atribuição, pela 2.ª vez, do prémio "Banco mais Inovador" ao Millennium Angola pela Emea Finance.

- O Banco Millennium Angola foi reconhecido com "Marca de Excelência", distinção atribuída pela Superbrands.

Moçambique

- Atribuição do prémio "Melhor Grupo Bancário Moçambicano 2011" pela publicação World Finance ao Millennium bim.

- Atribuição, pela 1.ª vez a um banco moçambicano, do prémio "Melhor Banco Local de África" ao Millennium bim pela revista African Banker. A African Banker seleccionou igualmente o Millennium bim como um dos cinco melhores bancos de África em 2011 nas categorias de "Banco Mais Inovador" e "Banco Socialmente Responsável".

- Atribuição da distinção "Banco do ano 2011" pela revista The Banker.

- Atribuição do prémio "Melhor Banco em Moçambique" pela revista Global Finance.

- Atribuição do prémio "Melhor Banco em Moçambique" pela revista EmeaFinance.

- Nomeação do Millennium bim (Moçambique) como "Marca de Excelência" pela Superbrands.

- Atribuição da distinção "Melhor Marca de Moçambique no setor bancário" pela GFK.

Abraço,
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por L.S.S » 20/2/2012 16:37

benkfica Escreveu:quais as prespectivas para a próxima semana?
será que vai haver melhorias com a nova administraçâo do banco?seremos bem melhor »amados »?
as regalias e benesses adquiridas pelos fundadores do Banco Comercial Português vâo acabar?os acçionista vâo ter retorno ,vâo recuperar os dividendos no futuro?que acontecerá com os novos »donos» do millenniumbcp -chineses e brasileiros ou de outra naçâo qualquer,que nâo seja a dos lordes e gastadores e esbanjadores da riqueza nacional?!!

O que me faz estar muito céptico em relação ao BCP no longo prazo é mesmo saber qual vai ser o modus operandi da nova administração!?
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por Figueiraa1 » 20/2/2012 16:20

benkfica Escreveu:que acontecerá com os novos »donos» do millenniumbcp -chineses e brasileiros ou de outra naçâo qualquer,que nâo seja a dos lordes e gastadores e esbanjadores da riqueza nacional?!!

http://abracoop.com.br/as-minas-gerais- ... do-brasil/
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por Benkfica » 20/2/2012 16:09

quais as prespectivas para a próxima semana?

Registado: 30/5/2011 12:07

BCP

por hallo » 20/2/2012 15:53

Boa tarde Figueira,

Plenamente de acordo. Convém frisar também outro aspecto. Porque referi Moçambique e o interesse nas matérias-primas em África. Este país encontra-se na Costa Leste de África, o que facilita o transporte por mar das referidas matérias primas para a China. E é do conhecimento público que foram frequentes as visitas do China Development Bank ao Millennium Bim em Moçambique.

Hoje, parece que está tudo em "stand by" sobre novos desenvolvimentos na Grécia para tomar decisões. O volume do BCP está baixissimo.

Abraço,
Hallo

Re: Triunvirato

por nickforum » 20/2/2012 15:53

Figueiraa1 Escreveu:Boa tarde Hallo,

Estamos de acordo em quase todos os aspectos.

Só gostaria de frisar que os chineses estão a utilizar Angola como plataforma para os seus investimentos em Portugal. Esses investimento permite inúmeras parcerias, tanto na África, como América do Sul ou outras que conheço mal.

Estou de acordo que o seu know how é péssimo, mas isso só favorece as grandes empresas portuguesas que estão em Angola.

Sem dúvida nenhuma que o seu grande interesse são as matérias primas.

Abraço,

Figueira

Figueira/Hallo

Só quis apimentar a conversa porque de facto isto andava muito morno :wink:

Bons negocios

Nickforun

Registado: 30/12/2010 10:18

Triunvirato

por Figueiraa1 » 20/2/2012 14:52

Boa tarde Hallo,

Estamos de acordo em quase todos os aspectos.

Só gostaria de frisar que os chineses estão a utilizar Angola como plataforma para os seus investimentos em Portugal. Esses investimento permite inúmeras parcerias, tanto na África, como América do Sul ou outras que conheço mal.

Estou de acordo que o seu know how é péssimo, mas isso só favorece as grandes empresas portuguesas que estão em Angola.

Sem dúvida nenhuma que o seu grande interesse são as matérias primas.

Abraço,

Figueira
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Re: BCP

por hallo » 20/2/2012 14:27

Figueiraa1 Escreveu:
Nickforum Escreveu:Expresso 18/02

Manuel Vicente dá
posse na Sonangol
Onovo homem-forte do Governo
de Luanda deu ontem posse
a Francisco Lemos como
presidente da Sonangol. O líder
da petrolífera angolana vai
fazer a primeira visita à China,
onde a recapitalização do BCP
será um dos pontos fortes.

Cá para mim será moeda de troca para entrarem em Angola

Nickforum

Os chineses entraram em Angola no final do século passado, quando emprestaram dinheiro a Angola e que foi utilizado para terminar a guerra civil.

Com esses empréstimos ficaram numa situação privilegiada para que as obras de reconstrução lhes fossem adjudicadas.
Deixo o link onde se podem verificar algumas das obras executadas e em execução.

http://www.minfin.gv.ao/docs/dspProjGov.htm

Há quem pense que os chineses precisam de Portugal para conseguirem entrar em Angola e eu penso que é ao contrário que as coisas estão a acontecer.

Cump

Figueira

Caro Figueira,

Concordo contigo em muitos aspectos do que falaste.
Mas temos de constatar o seguinte:
- Existe um forte interesse de Angola em Portugal.
- Existe um forte interesse da China em Angola.
- E existe um forte interesse de Portugal em investidores Chineses.
- Existe também um forte interesse de Portugal em África.

Queria ressalvar o seguinte e foi-me transmitido já em tempos e de informação bastante relevante e que facilmente comprovei. O Millennium Bim, maior banco do país com quase 40% de quota de mercado tem vindo a apresentar níveis de rentabilidade impressionantes e esse facto por certo que não é irrelevante para os chineses. Não é por acaso que quem vai ficar com a parte da internacionalização do banco é um quadro do BCP que esteve vários anos em Macau. Dada a apetência dos Chineses por recursos naturais combustíveis e as recorrentes descobertas de novas jazidas de carvão e gás natural nesse país, esta situação tem vindo a contribuir em muito para o reforço da importância da operação em Moçambique na estratégio do BCP como um todo. Acredito que desta latitude venhamos a ter novidades importantes em 2012.

De estudos que fiz relativamente ao investimento Chinês, constatei o seguinte. O Capital Chinês e o "know-how" e sua aplicação em Terras Africanas, nunca teve os melhores resultados. O tempo necessário bem como as diferenças culturais e metodos organizativos e de trabalho, foram grandes barreiras para os Chineses. O atraso em várias obras e projectos tem sido um dos pontos de maior conflito entre Africa e China. Os portugueses são uma apetitosa fonte de conhecimento, de valores culturais próximos dos Africanos. A questão da comunicação e da lingua uma mais valia.

Logo existem vários factores potenciadores e facilmente comprováveis dos possiveis interesses que denominaria mutuos. Num triângulo que envolve países dos 3 continentes.

A Polónia será uma outra bela surpresa. Será o palco de um evento desportivo que irá atrair a atenção de diversos países e investidores e uma opção a ser estudada num futuro próximo.

Logo existem muitos assuntos que não conseguimos dominar, nem perceber á primeira, mas que com o tempo talvez consigamos vislumbrar o que suscita o tal interesse mútuo entre vários países de 3 continentes diferentes.

Abraço,
Hallo

Re: BCP

por Figueiraa1 » 20/2/2012 13:52

Nickforum Escreveu:Expresso 18/02

Manuel Vicente dá
posse na Sonangol
a Francisco Lemos como

Nickforum

Os chineses entraram em Angola no final do século passado, quando emprestaram dinheiro a Angola e que foi utilizado para terminar a guerra civil.

Com esses empréstimos ficaram numa situação privilegiada para que as obras de reconstrução lhes fossem adjudicadas.
Deixo o link onde se podem verificar algumas das obras executadas e em execução.

http://www.minfin.gv.ao/docs/dspProjGov.htm

Há quem pense que os chineses precisam de Portugal para conseguirem entrar em Angola e eu penso que é ao contrário que as coisas estão a acontecer.

Cump

Figueira

BCP

por nickforum » 20/2/2012 13:27

Expresso 18/02

Manuel Vicente dá
posse na Sonangol
a Francisco Lemos como

Nickforum

Registado: 30/12/2010 10:18

por carrancho » 20/2/2012 12:58

Li agora os "posts", todos colocados. Já percebi que o caldeirão ou a euforia te contagiou para entrares no título. Nunca pensei que o fizesses, visto teres uma opinião tão formada e seres o maior adepto da segurança e do planeamento. Mas quem te contagiou não foi ninguém aqui, nem a euforia dos intervenientes. Foi sim as percentagens loucas que o BCP atingiu.

Hallo,

Quanto a fundamentais, o que eu penso do bcp não mudou, continua a ser uma bela trampa. Não acredito que o negócio do sector venha a ter os resultados que teve no passado agravado por toda a diluição não consigo imaginar o bcp a valores que aqui se falam, não num futuro próximo.
Mas, como sempre disse, não é com base nisto que negoceio. Não faço AF nem pretendo, a base da minha negociação é técnica.

De euforia a minha entrada não teve nada, bem pelo contrário, é até bem conservadora.
Depois de quebrada a LTD não me deu qualquer oportunidade de a negociar, a volatilidade éra enorme com variações intraday fantásticas em velas consecutivas, emoções ao rubro...
Entetanto a cotação foi desenhando higher high´s e higher low´s no gráfico até a deixar numa lateralização que durou +- 1 mês e de onde saiu em alta no dia 6. Mas teve algo mais de especial este dia, que me fez decidir por uma entrada longa (modesta, conservadora, muito pequena mesmo), tinham sido apresentados no fecho da sessão anterior os piores resultados de sempre do bcp, super negativos e piores que o esperado. Nesse dia tudo à volta caia, dentro e fora de portas, o impasse na Grécia mantinha-se, e, o bcp, valorizava, saia em alta dessa lateralização e com volume a subir.
Entretanto já fez mais um Higher high.

Abraço,

Carrancho
Anexos
bcp17-02.JPG
bcp17-02.JPG (64.78 KiB) Visualizado 2562 vezes
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por JPinela » 20/2/2012 12:22

sonybravia Escreveu:Boas noites!resumindo e concluindo!O BCP ainda sente o fardo da Grécia as costas!Porém penso que de momento há mais aspectos positivos do que negativos!E como gato escaldado tem medo de água fria,por isso da volatilidade do título!Mas se levarmos em consideração os apectos dos resultados de 2011,bem como a contabilização das perdas e imparidades com a Grécia,na minha opinião 2012 vai sim ser um ponto de viragem na cotação do título!A nova adminstração vai trabalhar para isso!Mas podemos contar de que a Grécia vai continuar a ser uma pedra no sapato!não só do nosso!
Cumprimentos a todos.

Pois. Efectivamente. That's the problem.

Eu acredito que os gregos vão continuar a esticar a corda até à última da hora. e até lá, os bancos vão sendo seduzidos com um acordo (iniciam a subir) e depois PUMBA, lá vão eles para baixo: com o BCP na carruagem da frente.

Além do mais também tenho muito receio dum possível "fake move" daquela subida até aos 0.220. já vi situações daquelas inverterem fortemente. Este ponto é bastante crítico. Caso passe dos 0.220 mostra (digo eu) mesmo muita força e siga para bingo.
MAS, caso inverta (seja com alguma noticia desastrosa).... poderia ir BEM mais para baixo. Porque pelo gráfico já estivemos nesta situação várias vezes (só o volume daquele dia é que pode dar mais alguma esperança/segurança).
"quando sentires o impulso de reforçar posições ganhadoras, abre uma gaveta, mete a mão lá dentro e fecha a gaveta o número de vezes necessário para a vontade desaparecer" - Alguém! (frase válida principalmente em BearMarket)
"A pior coisa que pode acontecer a um investidor principiante é começar a ganhar logo de inicio" - Ulisses (e concordo perfeitamente)

http://pinelasgarden.blogspot.com/

Registado: 29/5/2009 18:22

por TGN » 20/2/2012 1:45

Boas noites!resumindo e concluindo!O BCP ainda sente o fardo da Grécia as costas!Porém penso que de momento há mais aspectos positivos do que negativos!E como gato escaldado tem medo de água fria,por isso da volatilidade do título!Mas se levarmos em consideração os apectos dos resultados de 2011,bem como a contabilização das perdas e imparidades com a Grécia,na minha opinião 2012 vai sim ser um ponto de viragem na cotação do título!A nova adminstração vai trabalhar para isso!Mas podemos contar de que a Grécia vai continuar a ser uma pedra no sapato!não só do nosso!
Cumprimentos a todos.

Registado: 14/10/2011 18:31

BCP!!

por hallo » 19/2/2012 22:36

Pata-Hari Escreveu:Storgoff, e o que é que impede o bcp de comprar as suas próprias obrigações no secundário e substituir por DP com margem positiva para si mesmo? diminui dívida e encaixa lucro.

Cara Pata,

Relativamente ao assunto que tem sido debatido. Verifico o mesmo com um interesse bastante elevado. E ainda bem que foi trazido ao caldeirão. Tenho visto declarações muito bem justificadas e queria contribuir para o esclarecimento dos demais "forumeiros". Gosto deste género de iniciativas e torna-se o "forum" bastante mais interessante.

Já agora serve o presente para justificar a minha opinião é coincidente com a tua, mas não gosto de colocar os meus argumentos escritos por mim, por falta de qualidade dos mesmos a nível da interpretação. E como tal penso que eu estar a copiar o que está em Inglês e colocar em Português não iria esclarecer e pricipalmente não iria dar a informação necessária a todos os "foristas". Junto uma informação da Goldman Sachs, apenas para quem a achar credível. Se a criticarem compreendo, porque eu próprio já fui crítico de algumas das suas análises.

Sabemos que no dia 29 de Fevereiro, e felizmente que este mês tem 29 dias. Um dia depois da assembleia-geral. Os bancos vão poder recorrer ás celebres operações de recapitalização de longo prazo. E isto já havia sido "postado" por mim aqui, se não salvo erro numa noticia do económico. Bem, mas fica só a data para se perceber que o BES e BCP, já disseram que se iriam refinanciar e o BPI, tinha dúvidas, se não salvo erro (prendia-se com 2014).

Mas a informação no "link" em baixo é a mais completa e a mais credível segundo o meu ponto de vista. Permite ao utilizador analisar uma série de coisas e ficar com uma ideia própria. Sem ser eu a escrever e a tentar influenciar. Menciona lá e se alguém precisar também mando outro estudo, que menciona mais determinadamente o impacto positivo nas cotações dos bancos dessas medidas.

Já estou a escrever um testamento e ainda não disse nada, por isso mesmo é que deixo o "link". Para quem souber ler em Inglês, tem informação espetacular. É recente, desde o dia 16 de Fevereiro de 2012. E mais engraçado, podemos fazer comparações com outros bancos europeus, podemos ver os Gregos, o BCP, tanta coisa.

Espero que o meu contributo valha a pena. Não para mim ou para ti. Mas para todos os outros que queiram perceber um pouco mais do que já aqui foi falado.

http://algo.robotrading.org/9a6385bb/2012.pdf

Com os melhores cumprimentos
Hallo

P.S. - São 15 páginas, peço desculpa, mas é preciso ter paciência.

por Storgoff » 19/2/2012 16:59

Pata-Hari Escreveu:Storgoff, e o que é que impede o bcp de comprar as suas próprias obrigações no secundário e substituir por DP com margem positiva para si mesmo? diminui dívida e encaixa lucro.

Pata,

Estas 2 LTRO´s sem limites de montantes supostamente permitem que os bancos cheguem junto do BCE descarreguem lá praticamente todos os seu activos ( pelos vistos agora o BCE já permite o desconto de credito ao sector privado) e tragam umas valentes paletes de dinheiro a 1% de juro. Em seguida pegam nessa massa toda e compram titulos de dívida publica remunerados a taxas muitíssimo mais altas e fazem aqui um fabuloso carry trade.

Aparentemente é assim.
Só que no caso dos bancos portugueses existem limites imposto pela Troika ao endividamento junto do BCE e pelo julgo saber não andam muito longe dele, ou seja, já não há aqui muita margem para pedirem as ditas paletes de dinheiro e fazerem o tal lucro chorudo.
Por outro lado há mais um problema. Este endividamento adicional junto do BCE para depois dar credito ao estado só iria agravar ainda mais o dito rácio de transformação.

Se não estiver a ver mal a questão concluo que estas famosas LTRO´s não vão ser propriamente um maná para o BCP.

Relativamente à tua questão temos o seguinte:

Como eu escrevi no comentário anterior, o filão da captação de novos depósitos parece ter atingido o limite, a menos que, os bancos consigam suportar por mais 2 anos taxas de juro elevadas nos DP e aniquilem completamente o sector dos fundos de investimento e, mesmo assim, pelo nível de drenagem que já houve, não me parece que seja por ai o caminho.
O mais natural é que o dinheiro comece a fazer o percurso inverso, podendo se criar mesmo uma tendência de diminuição de depósitos. Portanto, num cenário destes só resta mesmo vender activos e encolher a actividade.
Afinal a tão propalada desalavancagem.

O exemplo que das, a recompra da sua própria dívida, é contraditório com o que eu disse porque implica a captação de novos depósitos para substituir dívida ao mercado.
Pode se então pensar que o BCP usa os fundos obtidos junto do BCE para esta operação de recompra a desconto, fazendo no fundo aqui uma substituição de divida ao mercado por divida ao BCE e ainda com uma mais valia. O problema aqui é que substitui por ventura divida dispersa por vários prazos por divida a 3anos e a vencer toda no mesmo momento o que tira toda a flexibilidade de gestão financeira ao banco.

A mais valia com esta operação também é relativa.
A operação de recompra na pratica só se põe para divida de longo prazo, quanto a dívida de médio e curto prazo, essa já está junto do BCE através das famosas operações de emissão de dívida com aval do estado e portanto não se põe aqui a questão da recompra

Se o banco recomprar títulos que estão próximos da maturidade o valor de mercado será muito próximo do nominal não havendo aqui mais valia relevante.
Se compra divida de longo prazo que não esteja próxima da maturidade terá de facto uma boa mais –valia à partida porque foi dívida emitida no tempo das vacas gordas quando o juro de cupão era baixo, só que mais tarde ou mais cedo terá necessidade de voltar a emitir divida nesses prazos em situação muito mais penalizadora e lá se vai a mais valia.

Resumindo e concluindo as LTRO´s vão ser um maná mas apenas para os grandes bancos europeus como alemães e franceses que tem sido os financiadores líquidos dos bancos dos PIIGS e portanto não tem os espartilhos de que eu falei.

Registado: 21/5/2009 18:43

por Pata-Hari » 19/2/2012 5:57

Storgoff, e o que é que impede o bcp de comprar as suas próprias obrigações no secundário e substituir por DP com margem positiva para si mesmo? diminui dívida e encaixa lucro.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Storgoff » 19/2/2012 2:53

bar38 Escreveu:
Storgoff Escreveu:Para a banca nacional será que essas linhas a 3 anos vão de facto trazer esses lucros fabulosos ?

Pelo que julgo existe a nível do memorando da troika limites à dependência dos bancos portugueses do BCE. Na pratica tem sido praticamente a sua única fonte de financiamento o que os leva a andar próximo desses limites.

O melhor colateral que eles tem - divida pública- é descontado a valores de mercado e não ao valor nominal portanto aqui o Carry trade não é assim tão espectacular como se possa pensar.

Segundo julgo saber esta actuação do BCE pretende evitar em 1º mão, uma verdadeira catástrofe no sistema bancário europeu que se estava avizinhar.
Supostamente os bancos europeus terão de fazer este ano rollover de dívida na ordem dos 300 mil milhões. Sem esta injecção de liquidez, estando o mercado interbancário completamente disfuncional estão a ver o desastre que isto podia dar.
Por outro lado, de facto o BCE consegue eventualmente matar aqui mais uns coelhos com esta cajadada que é, conseguir uma pressão na descida das yields dos títulos de dívida pública e uma ajudinha aos lucros dos bancos contribuindo assim para a sua própria capitalização.

Os bancos portugueses ao fazerem rollover de alguma da sua dívida de longo prazo irão deparar-se com juros bem mais elevados do que nas emissões cessantes. Parece-me que não podem apenas ficar dependentes do financiamento a 3 anos do BCE e não emitirem nova dívida. Normalmente tem necessidade de financiamento estável em prazos bem mais longos.
Tendo em conta que também tem critérios de desalavancagem a cumprir nomeadamente a questão do rácio de transformação o que os obriga a baixar consideravelmente o seu nível de endividamento, suponho que tudo somado se calhar a banca portuguesa, ao contrario de muitos grandes bancos europeus , não vai fazer assim grandes lucros com as LTRO´s a 3 anos.
Em relação há necessidade de desalavancagem há que referir também que mais de metade já foi cumprido em 2011 ,ficando por cumprir no caso do bcp cerca de 25% ,ora 25% ate 2014 não me parece muito complicado.
Em relação aos colaterais exigidos pelo BCE, como tu aqui disseste, e bem, vale tudo ate empréstimos a particulares,sendo assim parece me óbvio que os melhores activos ficaram na carteira dos bancos,
e tal como a banca europeia que (salvo raras excepções, esta na mesma situação e alguns em situação bem pior) ,terá todas as condições para ser empurrada para os lucros .

O BCP é o que apresenta o rácio mais elevado, ainda nos 145%. O BPI por ex. já esta abaixo da meta dos 120% .
Mas apesar de parecer que são só outros 25%, a coisa não é assim tão linear quanto isso.
Vejamos .
A redução conseguida até este momento foi à custa de captação feroz de novos depósitos . Ou seja através de taxas de juros elevadas que no médio prazo trazem custos para os bancos incomportáveis e já obrigou o BdP a intervir criando mesmo regras de penalização dos rácios TIER dos bancos.
Na pratica estes depósitos novos que surgiram não foi mais do que poupança nacional dinheiro que saiu de outras aplicações na busca de investimento seguro com juro alto. O dinheiro veio da drenagem dos fundos de investimento, dos certificados de aforro,etc. não veio propriamente da captação de poupança que tivesse entrado no pais
Ora este filão esta esgotado e por outro lado não me parece que os bancos consigam a médio prazo garantir as taxas de juros que estão neste momento a praticar o que levará provavelmente muito dinheiro a regressar por exemplo aos fundos de investimento na busca de rentabilidades mais interessantes.
A forma mais provável como este rácio vai ser melhorado é pela redução da carteira de crédito mas isso significa encolher balanço e actividade, redução de receitas e portanto dos lucros futuros.

É por todos estes espartilhos que já citei que não vejo como é que por ex o BCP pode tirar assim um grande beneficio das LTRO´s a 3 anos podendo isso gerar proveitos significativos para o banco

Registado: 21/5/2009 18:43

por Bar38 » 19/2/2012 2:14

Storgoff Escreveu:Para a banca nacional será que essas linhas a 3 anos vão de facto trazer esses lucros fabulosos ?

Pelo que julgo existe a nível do memorando da troika limites à dependência dos bancos portugueses do BCE. Na pratica tem sido praticamente a sua única fonte de financiamento o que os leva a andar próximo desses limites.

O melhor colateral que eles tem - divida pública- é descontado a valores de mercado e não ao valor nominal portanto aqui o Carry trade não é assim tão espectacular como se possa pensar.

Segundo julgo saber esta actuação do BCE pretende evitar em 1º mão, uma verdadeira catástrofe no sistema bancário europeu que se estava avizinhar.
Supostamente os bancos europeus terão de fazer este ano rollover de dívida na ordem dos 300 mil milhões. Sem esta injecção de liquidez, estando o mercado interbancário completamente disfuncional estão a ver o desastre que isto podia dar.
Por outro lado, de facto o BCE consegue eventualmente matar aqui mais uns coelhos com esta cajadada que é, conseguir uma pressão na descida das yields dos títulos de dívida pública e uma ajudinha aos lucros dos bancos contribuindo assim para a sua própria capitalização.

Os bancos portugueses ao fazerem rollover de alguma da sua dívida de longo prazo irão deparar-se com juros bem mais elevados do que nas emissões cessantes. Parece-me que não podem apenas ficar dependentes do financiamento a 3 anos do BCE e não emitirem nova dívida. Normalmente tem necessidade de financiamento estável em prazos bem mais longos.
Tendo em conta que também tem critérios de desalavancagem a cumprir nomeadamente a questão do rácio de transformação o que os obriga a baixar consideravelmente o seu nível de endividamento, suponho que tudo somado se calhar a banca portuguesa, ao contrario de muitos grandes bancos europeus , não vai fazer assim grandes lucros com as LTRO´s a 3 anos.
Em relação há necessidade de desalavancagem há que referir também que mais de metade já foi cumprido em 2011 ,ficando por cumprir no caso do bcp cerca de 25% ,ora 25% ate 2014 não me parece muito complicado.
Em relação aos colaterais exigidos pelo BCE, como tu aqui disseste, e bem, vale tudo ate empréstimos a particulares,sendo assim parece me óbvio que os melhores activos ficaram na carteira dos bancos,
e tal como a banca europeia que (salvo raras excepções, esta na mesma situação e alguns em situação bem pior) ,terá todas as condições para ser empurrada para os lucros .

Registado: 20/6/2011 21:37

por Bar38 » 19/2/2012 2:09

Registado: 20/6/2011 21:37

por Supermann » 19/2/2012 1:44

Podem sempre comprar divida que nao oprtuguesa. Francesa, italiana, com maturidades até aos 3 anos.

Desde que estejam com yields acima de 1% é dinheiro em caixa.

É uma das razões porque provavelmente o Deutsche nem outros bancos alemães não o fazem. A divida alema está toda ela abaixo dos 1% praticamente.

Registado: 18/12/2009 18:54

por L.S.S » 19/2/2012 0:56

artista Escreveu:A solução é falar-se do BCP em com argumentos em vez de se discutir aspetos paralelos...

Na minha opinião o BCP continua com tendência dominante de queda mas está com tendência de alta no curto prazo... será que está a inverter definitivamente, ou apenas num ressalto mais prolongado? Veremos...

Pata-Hari Escreveu:Concordo contigo, Artista, é também a minha visão. Como aliás também o é para o resto da banca.

Do ponto de vista fundamental, acho que o pior parece ter passado e vejo os problemas de liquidez de curto prazo a desaparecerem graças às medidas do banco centra e hipótese de gerar alguns lucros por essa via.

Meus Caros Artista e Pata,

um bem haja pelas vossas respostas.

Na minha opinião o BCP neste momento encontrasse com tendencia ligeira de alta e vai estar muito vulnerável a noticias.

Devido a conjuntura econômica em que nos encontramos, no longo prazo vai depender muito da estrategia que esta nova direção vai adotar na gestão do banco o que me faz estar muito céptico,não só a banca em geral mas ao BCP em particular.

Cumprimentos
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], luislobs, Musus, richardj e 246 visitantes