Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Governo pede cautela nos depósitos em moeda estrangeira

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Mcmad » 29/1/2012 5:35

Pata-Hari Escreveu:A questão é também que as pessoas acham que estão a ter uma excelente ideia em comprar dólares e, de um dia para o outro, compraram a 1.26 e o dólar salta para 1.32. Numa semana perderam 5% e nem tiveram tempo de piscar os olhos.

Mas nunca se saberá o dia em que a queda possa ser de 30 a 40 % em apenas um dia..

As pessoas precisam de ter consciência dos riscos de deter divisas, mas também de deter euros.

Se Alemanha decide sair do Euro amanhã? É possível mensurar a queda do EURO ?
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

PRONTO

por NELASamonta » 29/1/2012 2:20

escola 1981
escola de fuzileiros
saude camarada

Registado: 4/5/2011 5:32

por TRSM86 » 28/1/2012 19:56

Elias Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Sim, Elias. Toma lá a medalha do contributo de discussão do ano :twisted: .

obrigadão 8-)

lá por causa disso eu dou-lhe a minha 1566/81 4ª compª :lol: :lol: :lol: Alguém por aí?
Anexos
185450.jpg
185450.jpg (92.4 KiB) Visualizado 6829 vezes
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por Elias » 28/1/2012 17:42

Pata-Hari Escreveu:Sim, Elias. Toma lá a medalha do contributo de discussão do ano :twisted: .

obrigadão 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por Pata-Hari » 28/1/2012 17:33

Sim, Elias. Toma lá a medalha do contributo de discussão do ano :twisted: .
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por TRSM86 » 28/1/2012 11:39

Elias Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:A questão é também que as pessoas acham que estão a ter uma excelente ideia em comprar dólares e, de um dia para o outro, compraram a 1.26 e o dólar salta para 1.32. Numa semana perderam 5% e nem tiveram tempo de piscar os olhos.

Quem saltou para 1,32 foi o euro e não o dólar :P

Cerca de $80,16 dia 20/1 para fecho de ontem $78,83
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por VirtuaGod » 28/1/2012 4:37

Só tenho pena que quem realmente tem os conhecimentos não explique as coisas como devem ser e proteger os pequenos investidores/aforadores, mesmo que isso seja protege-los deles próprios!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Elias » 27/1/2012 19:19

Quem saltou para 1,32 foi o euro e não o dólar :P

por Pata-Hari » 27/1/2012 18:15

A questão é também que as pessoas acham que estão a ter uma excelente ideia em comprar dólares e, de um dia para o outro, compraram a 1.26 e o dólar salta para 1.32. Numa semana perderam 5% e nem tiveram tempo de piscar os olhos.
Administrador Fórum

por FerroPT » 27/1/2012 11:14

Não me admira nada de virmos a descobrir que o Cavaco passou parte do seu dinheiro para libras LOL

Registado: 25/11/2011 13:33

por Pastel » 27/1/2012 10:56

AutoMech Escreveu:
7. Os depósitos expressos em moeda estrangeira também são abrangidos pela garantia do Fundo?

Sim. Os depósitos denominados em moeda estrangeira também são abrangidos pela garantia do Fundo, devendo ser convertidos em euros, para efeitos de reembolso, ao câmbio da data da indisponibilidade dos depósitos.
http://www.fgd.pt/pt-PT/FAQs/Paginas/default.aspx

Correcto, para o fundo de garantia português.

No caso de moedas estrangeiras ,para o Barclays só as Libras (isto sujeito a confirmação) e para o Deustche 30% do valor acima dos 100k (além dos 100k)

Mas esta questão do Fundo de Garantia para mim é uma falsa questão, e vai para aqui muita confusão entre eventual saída do Euro e Fundo de Garantia. São 2 questões distintas, vou tentar sintetizar:

1- Se Portugal sair do Euro, conversão ou não de contas em moeda estrangeira, ninguém sabe o que acontece. É político.
E quem disser o contrário está a divagar.

2- Fundo de Garantia só é activado quando um banco não consegue cumprir certos compromissos básicos. Até Portugal pode sair do Euro e nunca ser activado nenhum Fundo de Garantia. E vice-versa.

Portugal vai sair do Euro? Não acredito..
Algum Fundo de Garantia vai ser activado? Não acredito..
Se é bom diversificar e aplicar em diferentes tipos de activos não vá o diabo tecê-las? Sim claramente

Registado: 29/11/2007 11:30

por A330-300 » 27/1/2012 1:36

Pelo que já foi falado em outro tópico , isto de ter conta em outras divisas em um banco português não leva a nada.Possivelmente seria convertido a escudos na mesma.

Acho que ainda não é o momento de fazer nada.Acho que é o momento de pensar em todas as alternativas.

O que vai fazer com que eu ponha em prática o meu plano de contingência é a Grécia , apesar de também não ser um parâmetro 100% seguro. Por serem os primeiros , pode ser que a Europa possa suportar o custo do seu calote , mas depois já não haja dinheiro para nós.

A ver.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por MarcoAntonio » 26/1/2012 23:39

Mart77 Escreveu:
Penso que as instituições sabem e informam os clientes dos riscos inerentes ás operações cambiais.
Basicamente existe uma preocupação de transferência de fundos do euro para outras moedas, embora fiquem em Portugal, existe no futuro, dependendo das variações cambiais um risco muito grande de depreciação do capital. A minha duvida reside, imaginemos se por ventura os clientes todos em PT decidissem transferir para outras moedas o seu capital, quais seriam as repercussões para o sistema bancário? Seria a instabilidade dos Balanços,devido ao cambio?

Não está explícito muito embora o tema já venha de outro tópico: eu estou a falar do que acontecerá a essas contas caso ocorra uma desagregação do Euro.

Ninguém pode garantir de momento que essas contas de portugueses não são também elas convertidas para escudos...

O que motiva o recurso a depósitos noutras moedas que não o Euro é exactamente isso, é disto que as pessoas estão a tentar fugir.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Mart77 » 26/1/2012 23:31

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:Quais são os "receios infundados"? Os de Portugal poder sair do euro?

É o que se subentende. Mas a notícia também não diz nada de concreto e não esclarece ninguém...

Basicamente, é só um pedido às instituições financeiras para informarem os clientes de todos os riscos envolvidos.

Temo é que nem as instituições financeiras sabe exactamente quais são os riscos envolvidos porque ninguém sabe exactamente o que vai acontecer e (se acontecer) como.

Penso que as instituições sabem e informam os clientes dos riscos inerentes ás operações cambiais.
Basicamente existe uma preocupação de transferência de fundos do euro para outras moedas, embora fiquem em Portugal, existe no futuro, dependendo das variações cambiais um risco muito grande de depreciação do capital. A minha duvida reside, imaginemos se por ventura os clientes todos em PT decidissem transferir para outras moedas o seu capital, quais seriam as repercussões para o sistema bancário? Seria a instabilidade dos Balanços,devido ao cambio?

Registado: 18/8/2011 20:50

por Automech » 26/1/2012 22:29

7. Os depósitos expressos em moeda estrangeira também são abrangidos pela garantia do Fundo?

Sim. Os depósitos denominados em moeda estrangeira também são abrangidos pela garantia do Fundo, devendo ser convertidos em euros, para efeitos de reembolso, ao câmbio da data da indisponibilidade dos depósitos.
http://www.fgd.pt/pt-PT/FAQs/Paginas/default.aspx
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por AVMac » 26/1/2012 22:27

As declarações da Secretária de Estado, na minha opinião, são vagas. Fala em riscos, mas quais foram os riscos, em especifico, que levaram a que esta governante lançasse o alerta?
Fala em receios, mas que receios?

A título exemplificativo deixo aqui o link para a FIN do depósito a prazo do Banco Invest em USD, que segundo a FIN, está coberto pelo FGD.

http://www.bancoinvest.pt/Libraries/Aplica%C3%A7oes_a_Prazo/Invest_Dep%C3%B3sito_USD.sflb.ashx

O deposito em USD do Banco Finantia também está protegido pelo FGD segundo a FIN.

http://www.finantia.pt/resources/13/files/FIN_DP_6M_4%25_USD_3jan_31jan2012.pdf

Registado: 4/1/2012 21:07

por MarcoAntonio » 26/1/2012 22:14

Elias Escreveu:Quais são os "receios infundados"? Os de Portugal poder sair do euro?

É o que se subentende. Mas a notícia também não diz nada de concreto e não esclarece ninguém...

Basicamente, é só um pedido às instituições financeiras para informarem os clientes de todos os riscos envolvidos.

Temo é que nem as instituições financeiras sabe exactamente quais são os riscos envolvidos porque ninguém sabe exactamente o que vai acontecer e (se acontecer) como.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Automech » 26/1/2012 22:14

Elias Escreveu:
AutoMech Escreveu:Houve alguém aqui no forum que referiu que estes depósitos não estão cobertos pelo FDG (não consegui confirmar se é assim).

Mas se não estão cobertos pelo FGD também não passam a escudos na eventualidade de uma saída do euro, ou "coméquié"?

Até se pode dar o caso de não estarem cobertos pelo FDG e simultaneamente poderem ser convertidos compulsivamente. Estou a especular em ambos os pontos, mas para mim não é claro nem uma coisa, nem outra.

por Elias » 26/1/2012 22:09

AutoMech Escreveu:Houve alguém aqui no forum que referiu que estes depósitos não estão cobertos pelo FDG (não consegui confirmar se é assim).

Mas se não estão cobertos pelo FGD também não passam a escudos na eventualidade de uma saída do euro, ou "coméquié"?

por Automech » 26/1/2012 22:07

Houve alguém aqui no forum que referiu que estes depósitos não estão cobertos pelo FDG (não consegui confirmar se é assim).

A ser verdade eu limitava-me a fazer eco disso através de alguém do governo ou do governador do BP. Seria o melhor dissuasor, se é esse o objectivo.

bboniek pede cautela na confianc,a no Governo PT

por bboniek33 » 26/1/2012 22:07

bboniek deixou hoje um alerta a propósito da confianc,a que se pode depositar nos governantes portugueses.

bboniek deixou hoje um alerta a propósito das declarac,oes da Secretaria de Estado do Tesouro em relac,ao ao aumento da procura de particulares por depósitos de moeda estrangeira.

O que alegadamente sao "receios infundados" podem, na realidade, ser avisos ben fundamentados e crediiveis que se destinam a proteger os investidores. Há que ter informação verdadeira sobre a situac,ao financeira de Portugal o que nao ee possiivel atee se conhecerem os contornos das PPP, questao em que o Governo portugues aparenta uma taactica de fuga e confusao.

bboniek acrescentou que os clientes nao devem ser "trouxas" e seguir recomendc,oes inapropriadas da Banca assim como devem manter uma confortaavel desconfianc,a na governac,ao de Portugal, salvaguardando assim os seus legiitimos interesses.

bboniek considerou que a regulac,ao em Portugal nao funcionou no passado e existem razoes cabais para nao alimentar confianc,a nas instituic,oes que, comprovadamente, falharam o seu papel no passado e poderao repetir esse comportamento pois beneficiaram de total impunidade.

Aas insistencias de vaarios jornalistas presentes bboniek disse nada mais ter a acrescentar.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Elias » 26/1/2012 21:52

Quais são os "receios infundados"? Os de Portugal poder sair do euro?

por Pata-Hari » 26/1/2012 21:49

Muito apropriado e a propósito.
Administrador Fórum

por Elias » 26/1/2012 20:47

Maria Ana Barroso
26/01/12 00:05
economico

Secretária de Estado do Tesouro deixou hoje um alerta a propósito do aumento da procura por depósitos de moeda estrangeira.

Maria Luís Albuquerque deixou hoje um alerta a propósito das notícias que têm dado conta de um aumento da procura de particulares por depósitos de moeda estrangeira.

Na apresentação feita durante o Fórum Crédito e Educação Financeira, promovido pelo Diário Económico, a responsável sublinhou a necessidade de se conhecerem os riscos de optar por uma solução desses moldes. Até porque se tratam de receios “infundados” e que não devem ser “alimentados”. “Há que ter informação completa dos riscos associados a cada escolha”, disse.

A secretária de Estado do Tesouro e Finanças defendeu, por isso, ser fundamental “manter uma relação de confiança” entre bancos e clientes e não optar por “estratégias agressivas e pouco cuidadas”. Mais do que apenas cumprir o que lhes é imposto pelas autoridades, as instituições devem “impor esse desígnio como seu e não como uma imposição regulatória”.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot] e 60 visitantes