Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Boas :)

por tiagomeneses » 24/1/2012 14:01

Boas, a todos os membros, participantes e curiosos do fórum Caldeirão da bolsa,

é a primeira vez que estou a participar neste fórum, apesar de o já visitar à uns meses, e tenho aprendido bastante, ainda terei que aprender muito mais... :)tendo como objectivo ter o minino de perdas e máximo de ganhos, neste mundo financeiro especulatico, complexo mas acima de tudo interessante e desafiante. O que não é facil para quem está a começar.

Esta primeira participação relaciona-se com o BES, pois nos ultimos dias, tem andado sempre nos -+1.3, apesar de já ter lido no forum, de poder haver um reteste a 1.24 a 1.25, para depois subir. Será que poderá estar a ser 1.3, para depois subir? E ainda com a ultima noticia no Jornal Negócios, que os lucros do BES Brasil aumentaram, podendo contribuir para os resultados do BES, numa forma positiva, que irão ser apresentados na próxima.

Cumprimentos,

Tiago Meneses

Registado: 24/1/2012 13:19

in jneg

por mcarvalho » 24/1/2012 12:28

BES duplica lucros no Brasil e compensa resultados na Europa

24/01/2012

Numa entrevista em à Bloomberg, em São Paulo, Ricardo Espírito Santo, presidente do BES Investimento do Brasil, fez um balanço dos resultados do banco alcançados no ano passado e revelou que o Brasil contribuiu com mais de 13% para o lucro total do BES de 137,8 milhões de euros, no terceiro trimestre do ano passado.

Segundo o mesmo, os lucros do banco no Brasil alcançaram 6,3% do total em 2010. O presidente do BES no Brasil explicou que a maioria dos ganhos do Brasil resultaram de fusões e aquisições, trabalhos de consultoria, projectos de finanças, mercado de capitais e gestão de carteira própria.

De acordo com Espírito Santo, o banco aconselhou a cadeia Drogarias Pacheco na sua aquisição da Drogaria São Paulo no ano passado, e ajudou a Bunge na compra de três marcas de produção de tomate à Hypermarcas, em Dezembro.

“O Brasil tem sido uma aposta muito positiva para nós”, disse Espírito Santo, membro da família accionista portuguesa que controla o capital do BES e neto do fundador do banco português, José Maria do Espírito Santo e Silva.

“Os resultados do banco em Portugal não foram brilhantes, e aqui no Brasil conseguimos manter os nossos lucros em 2011 sensivelmente ao mesmo nível a que estavam no anterior”, disse Ricardo Espírito Santo.

O lucro global do BES caiu 66% nos primeiros nove meses de 2011 face ao período homólogo, dado que as provisões para o malparado cresceram 88%. No Brasil, o lucro foi de 71 milhões de reais em 2010, segundo Ricardo Espírito Santo, acrescentando que os resultados anuais de 2011, que ainda não foram anunciados, deverão ser semelhantes.

O neto do fundador do banco português revelou também que a empresa pretende continuar a investir em gestão de fortunas e futuros de matérias-primas no Brasil.

“Com apenas dois anos de actividade, o nosso negócio de gestão de activos no Brasil já tem sob gestão mil milhões de reais”, disse Espírito Santo. A empresa planeia agora contratar 20 funcionários novos, um aumento de cerca de 10% face à sua actual força de trabalho.

Ricardo Espírito Santo revelou que os mercados de capital são, igualmente, uma prioridade para o banco. No ano passado, o BES contratou Miguel Guimar, gestor-director português responsável pelos mercados de capitais internacionais, para o BES Brasil, após a saída de Márcio Pepino, o antigo director de mercados de capitais.

“O Miguel continua a ser responsável pelas restantes áreas de mercados de capitais internacionais, mas está no Brasil porque é onde a actividade está”, disse Espírito Santo.

No entanto, Ricardo Espírito Santo alerta que o Brasil não pode resolver todos os problemas do banco, dado que os seus lucros representam “uma gota no oceano” para um banco com 5 mil milhões de euros em capital.

“Eu ajudo Portugal, gero dividendos, mas a nossa actividade aqui também precisa de capital”, disse Ricardo Espírito Santo. “Se tivessemos capacidade, colocaríamos mais capital no Brasil”, revelou. O BES Investimento tem um capital de 508 milhões de reais, um aumento dos cerca de 468 milhões de reais face ao que tinha em 2010.

O BES vendeu empréstimos internacionais, incluindo de empresas brasileiras, e também vendeu a sua participação no banco brasileiro Bradesco no ano passado por cerca de mil milhões de dólares para aumentar os seus fundos.

A crise financeira de Portugal tornou o acesso ao financiamento grossista mais difícil para os bancos sedeados no país, o que levou Portugal a procurar ajuda financeira na União Europeia em Abril.

“Vendemos 3 mil milhões de euros em activos de crédito para a desalavancagem que precisamos, e até vendemos alguns empréstimos de empresas brasileiras que tínhamos nas nossas reservas, mas sem perder dinheiro”, disse Espírito Santo. “Fizemos isso antes desta crise e antes dos bancos franceses terem feito o mesmo”, acrescentou.

O BES Brasil aconselhou também a China Three Gorges na compra da participação de 2,7 mil milhões de euros na Energias de Portugal, e no ano passado conseguiu um empréstimo de 300 milhões de dólares do Banco de Desenvolvimento da China.

“No passado ninguém se iria importar com um empréstimo de 300 milhões de dólares”, disse Espírito Santo. “Mas agora, da maneira como o mundo está, para conseguir este dinheiro por três anos, sem garantias, de certeza que é relevante para nós”.

O BES revelou no início de Janeiro que vendeu mil milhões de euros de dívida a três anos garantida pelo Estado português.

Registado: 17/2/2004 1:38

por Rags » 23/1/2012 13:14

rasteiro Escreveu:Visto bem as coisas, e analisando o gráfico ela poderá vir então aos 1.24 a 1.25, mas hoje estão teimosos ali na casa dos 1.30€.
Já passaram 2 horas de negociação e ela teima em não sair daquele patamar.
E agora?
Ela virá mesmo aos 1.25€, e depois upa, upa, ou estará a fazer um fundo nos 1.30€, para depois continuar o seu caminho ascendente?

Boas rasteiro,

Se virá mesmo aos +-1.25€, não faço ideia, apenas me parece ser o movimento mais provável, normalmente apôs o breakout de uma importante resistência, neste caso uma LTd de médio prazo, assistimos a um reteste à mesma, se nem chegar a lá ir melhor :)

Neste momento se EU estivesse de fora, só arriscaria uma entrada longa ou no reteste à LTd, ou num breakout consistente da resistência 1.36/1,42€.

Esta é a minha análise mas posso estar a ver mal as coisas :wink:

Abraço e BN
Cumprimentos
Rags

Registado: 24/5/2010 22:06

Bem!!!!!

por rasteiro » 23/1/2012 11:13

Visto bem as coisas, e analisando o gráfico ela poderá vir então aos 1.24 a 1.25, mas hoje estão teimosos ali na casa dos 1.30€.
Já passaram 2 horas de negociação e ela teima em não sair daquele patamar.
E agora?
Ela virá mesmo aos 1.25€, e depois upa, upa, ou estará a fazer um fundo nos 1.30€, para depois continuar o seu caminho ascendente?

Estou fora com vontade de entrar, mas a prûdencia, manda estar atento mas de fora.

Abraços

Rags Escreveu:
silva74 Escreveu:Viva e esse reteste seria feito a que valores 1.27-1.3?

Eu diria que a +-1,25/1,24€...

Atenção que este é o cenário bullish para dar continuidade ao H&S, mas num eventual cenário mais negativo (para os longos claro) a quebra em baixa da LTaCp e a cotação voltar a negociar abaixo da LTd provavelmente invalidaria o ainda "possível" H&S.

Temos de olhar sempre para os dois lados, bull e bear e claro stops no sitio (os meus continuam na entrada,por enquanto).

Abraço e Bons negócios

Gráfico de 4H:

PS: não tracei as linhas mas podemos observar neste gráfico,assim como no horário, divergências negativas entre o preço (últimos dois máximos relativos) e os indicadores.

Registado: 29/11/2007 12:24

por nook » 23/1/2012 9:33

Banca à espera que acordos comerciais tragam "braço musculado" de Pequim
23 Janeiro 2012 | 00:01
Maria João Gago - mjgago@negocios.pt

Maior accionista do BCP está a negociar entrada de chineses no banco. BES pode ser outro dos alvos.

Quando visitou Portugal, em Novembro de 2010, o presidente da China, Hu Jintao (na foto), trouxe na bagagem diversos acordos de parceria comercial entre bancos chineses e instituições financeiras nacionais. Mais de um ano depois, espera-se que a ligação do sector financeiro português com a China passe para o patamar dos vínculos accionistas.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 33061&pn=1[/b]
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por luisfna » 22/1/2012 11:47

Alguém me poderá dar uma ajuda?

Tenho andado fora da banca, no ano passado só tive más experiências e tenho evitado entrar na banca, mas parece começar a notar-se alguma inversão de tendência.

Estou a prever uma entrada a cima dos 1,37 e reforço acima dos 1,400 que validaria a H&S, mas estou com uma dúvida sobre o que representará a Recapitalização da banca para o valor das acções.

Se a Recapitalização da banca se traduzir em acções, então significa um aumento de capital e elas cairão muito.

Se ela se traduzir num empréstimo da troika com aval do estado a 3 ou 5 anos como está previsto, e se não forem pagos passa a capital do estado, então acho que a banca ganharam força e as acções irão valorizar, ou seja a após agora será boa.

Por favor, se alguém tem conhecimentos sobre a forma, em que se irá fazer esta recapitalização, e que consequências poderá trazer para o valor das acções que me informe.

Obrigado

Registado: 19/11/2010 10:12

por mcarvalho » 21/1/2012 0:41

UBS recomenda aos investidores "prudência" na banca portuguesa

em

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=532887

será pedregulho? ou só Mexida?

por mcarvalho » 21/1/2012 0:16

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=532979

BES cai 4,6% no último dia para apresentar planos de recapitalização ao BdP
20 Janeiro 2012 | 17:11
Hugo Paula - hugopaula@negocios.pt
Partilhar
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho

A banca portuguesa desceu e contrariou o sector na Europa, naquele que é o último dia para os bancos portugueses apresentarem os seus planos de reforço dos capitais e em que o UBS recomendou "prudência" na banca portuguesa.
Os títulos do BES depreciaram 3,51% para os 1,321 euros e chegaram a perder 4,60% na sessão, altura em que negociaram nos 1,306 euros. Já o Banco BPI apreciou 0,76% para 0,529 euros e o BCP recuou 1,42% para 0,139 euros. O Banif desceu 0,96% para 0,309 euros.

Hoje é o último dia para que os bancos entreguem ao Banco de Portugal (BdP) os seus planos de reforço dos capitais, sendo admissível que o BCP e Banco BPI recorram à ajuda do Estado para cumprir o requisito de um rácio core tier 1 de 9%.

A descida das acções da banca portuguesa contrasta com a valorização de 1,00% que o conjunto de 49 bancos que integra o índice de referência para a Europa, Stoxx 600, desempenhou. O sector negociou impulsionado pelos planos de reforço de capitais do terceiro maior banco de Itália, que foram divulgados hoje pelo conselho de administração do Monte dei Paschi di Siena.

Entre os bancos portugueses, só o BES deverá escapar a um pedido de ajuda ao Estado, dizem os analistas do UBS. Mas isto à custa dos accionistas que poderão ver a sua participação no banco diluída.

"Na nossa opinião, o BES seria o único banco capaz de evitar ajuda estatal, mas à custa de diluir os seus actuais accionistas mais cedo do que alguns dos seus pares que não teriam outra opção senão usar os 12 mil milhões de euros disponíveis para o programa de capitalização", sublinha a análise do UBS.

Ainda assim, os analistas que recomendam "prudência" no sector bancário em Portugal expressam preferência pelas acções do BES e têm uma recomendação de "comprar" para os seus títulos, enquanto recomendam "vender" as acções do BPI e atribuem uma recomendação de "manter" ao BCP. O UBS não faz a cobertura do Banif.

Nos planos de recapitalização a entregar hoje ao BdP, o BCP e o BPI prevêem o recurso a capitais do Estado, segundo notícia avançada hoje pelo "Diário Económico". O jornal refere que o banco liderado por Carlos Santos Ferreira vai convocar os accionistas para uma assembleia geral extraordinário me Fevereiro, cuja finalidade é discutir esta possibilidade.

O difícil contexto económico em Portugal e a forte quebra nos lucros deverá obrigar os bancos a não distribuírem dividendos em 2012. Coisa que o BCP e o BPI não fizeram nem 2010, nem em 2011 e que o BES também não deverá fazer este ano, segundo os analistas.

por mcarvalho » 20/1/2012 15:59

obrigado caro Clinico e todos

Pelo Volume.. parece-me que descansou um pouco.. apanhou uns stops., umas mais valias (às vezes estares quieto) :) . e uns em panico.. mas apanhou alguns passageiros que tinham perdido o combóio e ... segue o seu caminho ... rumo ao SOL NASCENTE

abraço

mcarvalho

ps. só espero que não venha ninguém .. MEXER na Linha

e atirar pedregulhos :(

por marcoj » 20/1/2012 15:25

Acabei de subir o meu Stop do valor de entrada ( 1,121) para 1,21.
Objectivo é protejer algum lucro e como diz o Rags voltando a negociar abaixo da ltd pode invalidar o H&S invertido

Registado: 28/7/2006 15:24

por Rags » 20/1/2012 15:12

Zeb_PT Escreveu:Rags, nos indicadores não existe por aí uma possivel divergencia negativa se esse movimento se verificar que poderá invalidar esse possivel H&S invertido?

Sim é uma hipótese, aquela divergência não é bonita de se ver para quem está longo. Mas também as divergências podem-se arrastar durante n tempo, ou simplesmente esfumarem-se se a cotação continuar a subir com força.

Enquanto continuar a transaccionar acima da LTd mantenho a posição longa.
Cumprimentos
Rags

por Zeb_PT » 20/1/2012 14:55

Rags, nos indicadores não existe por aí uma possivel divergencia negativa se esse movimento se verificar que poderá invalidar esse possivel H&S invertido?
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por Rags » 20/1/2012 14:09

silva74 Escreveu:Viva e esse reteste seria feito a que valores 1.27-1.3?

Eu diria que a +-1,25/1,24€...

Atenção que este é o cenário bullish para dar continuidade ao H&S, mas num eventual cenário mais negativo (para os longos claro) a quebra em baixa da LTaCp e a cotação voltar a negociar abaixo da LTd provavelmente invalidaria o ainda "possível" H&S.

Temos de olhar sempre para os dois lados, bull e bear e claro stops no sitio (os meus continuam na entrada,por enquanto).

Abraço e Bons negócios

Gráfico de 4H:

PS: não tracei as linhas mas podemos observar neste gráfico,assim como no horário, divergências negativas entre o preço (últimos dois máximos relativos) e os indicadores.
Anexos
Bes--------------------------.png
Bes--------------------------.png (53.46 KiB) Visualizado 6215 vezes
Cumprimentos
Rags

por marcoj » 20/1/2012 14:04

silva74 Escreveu:
Rags Escreveu:
Clinico Escreveu:Penso que não há muito a comentar pois o que tem sido dito sobre a H&S invertido continua válido .
O encerramento em máximos da sessão e com bom volume augura bom presságio para a continuação das subidas amanha, último dia da semana.

Esta é daquelas situações em que é deixar correr os lucros.

Lembro que estatisticamente, os anos em que Janeiro é um mês positivo para as bolsas, o resto do ano tambem é.

Parece que estamos no bom caminho.
Abraços

Amigo Clinico de facto olhando para o dia de ontem deixava a ideia que hoje as subidas eram para continuar, fecho em máximos da sessão e com volume razoável.
Assim se sucedeu mas só na primeira hora de negociação.

Mas ainda ontem se olhássemos para o gráfico horário via-se em formação divergências negativas a anteverem um pullback. E também a cotação chegou a uma zona de resistência importante.

Posto isto, não me admirava, que brevemente a cotação fosse fazer um normal reteste à LTd que foi quebrada em alta. Sem que isto ponha em causa a continuação da formação do H&S. A acontecer este cenário, temos também uma LTa de curtíssimo prazo que poderá também aguentar a cotação.

Vamos acompanhando:wink:

Fica gráfico diário:

Viva e esse reteste seria feito a que valores 1.27-1.3?

Se fosse hoje seria á volta dos 1.27 mas pode se noutro dia, é ir acompanhando

Registado: 28/7/2006 15:24

por silva74 » 20/1/2012 12:46

Rags Escreveu:
Clinico Escreveu:Penso que não há muito a comentar pois o que tem sido dito sobre a H&S invertido continua válido .
O encerramento em máximos da sessão e com bom volume augura bom presságio para a continuação das subidas amanha, último dia da semana.

Lembro que estatisticamente, os anos em que Janeiro é um mês positivo para as bolsas, o resto do ano tambem é.

Abraços

Amigo Clinico de facto olhando para o dia de ontem deixava a ideia que hoje as subidas eram para continuar, fecho em máximos da sessão e com volume razoável.

Mas ainda ontem se olhássemos para o gráfico horário via-se em formação divergências negativas a anteverem um pullback. E também a cotação chegou a uma zona de resistência importante.

Posto isto, não me admirava, que brevemente a cotação fosse fazer um normal reteste à LTd que foi quebrada em alta. Sem que isto ponha em causa a continuação da formação do H&S. A acontecer este cenário, temos também uma LTa de curtíssimo prazo que poderá também aguentar a cotação.

Fica gráfico diário:

Viva e esse reteste seria feito a que valores 1.27-1.3?

Registado: 10/5/2010 10:54

por Rags » 20/1/2012 11:44

Abraços

Fica gráfico diário:
Anexos
Bes 20-01-2012.png
Bes 20-01-2012.png (68.88 KiB) Visualizado 6437 vezes
Cumprimentos
Rags

BES

por Clinico » 19/1/2012 22:35

Penso que não há muito a comentar pois o que tem sido dito sobre a H&S invertido continua válido .

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por mcarvalho » 19/1/2012 20:48

agradecia comentários à actual situação do Bes em termos de AT

obrigado

abraço

mcarvalho

ps.estou dentro há uns tempos

por nook » 19/1/2012 18:01

rfm73 Escreveu:
rfm73 Escreveu:Quebra da LtdMp e fecho acima da MME50. os 1,318 estão difíceis de bater... pode ser que seja já amanhã... e depois um máximo relativo superior :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

a subir 4%!! os 1,318 já foram ultrapassados... falta agora um máximo relativo superior...vamos esperar pelo fecho a sessão :wink:

Fecho no máximo da sessão...gráfico:
Anexos
img_47ae4c06416b4c505bdbf5da2e0deab408680d7a6ea00618d05f1c716a0d213a.gif
img_47ae4c06416b4c505bdbf5da2e0deab408680d7a6ea00618d05f1c716a0d213a.gif (21.98 KiB) Visualizado 7006 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

por Wallstreetrader » 19/1/2012 17:19

Vai ser charters de voos lol, desculpem não resisti.

BTW: Direitos de Autor do Futre :D

Registado: 17/5/2011 18:41

por mcarvalho » 19/1/2012 16:46

http://aeiou.visao.pt/ano-novo-chines-c ... es=f643206

bem .. se cada chinês comprar uma acção?! :mrgreen:

vamos lá ver como fecha

por nook » 19/1/2012 13:16

rfm73 Escreveu:Quebra da LtdMp e fecho acima da MME50. os 1,318 estão difíceis de bater... pode ser que seja já amanhã... e depois um máximo relativo superior :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

a subir 4%!! os 1,318 já foram ultrapassados... falta agora um máximo relativo superior...vamos esperar pelo fecho a sessão :wink:
Editado pela última vez por Visitante em 19/1/2012 18:00, num total de 3 vezes.

por Rags » 18/1/2012 18:08

rfm73 Escreveu:Quebra da LtdMp e fecho acima da MME50. os 1,318 estão difíceis de bater... pode ser que seja já amanhã... e depois um máximo relativo superior

Finalmente fechou acima da LTd, um bom sinal. Pese embora com um volume que não foi nada de especial, o que me leva a esperar pela confirmação no dia de amanhã.

Mas tendo em conta que o PSI fechou a perder 0,84%, o BES teve e tem tido um comportamento positivo nas ultimas sessões.

Os indicadores, no time frame diário, continuam com bastante espaço para subirem, e a indicarem a continuação da tendência bullish.
Cumprimentos
Rags

por nook » 18/1/2012 17:53

Quebra da LtdMp e fecho acima da MME50. os 1,318 estão difíceis de bater... pode ser que seja já amanhã... e depois um máximo relativo superior :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
img_9d073913102ad4e5e27bef02aaffd7025acd7dd570e6d84a7b7a4d3d27d23257.gif
img_9d073913102ad4e5e27bef02aaffd7025acd7dd570e6d84a7b7a4d3d27d23257.gif (22.27 KiB) Visualizado 7777 vezes

por Rags » 18/1/2012 15:30

marcoj Escreveu:Pois, tb tenho o meu stop á volta desses valores (1,121 - valor de entrada ) mas tava a pensar que se calhar está muito baixo pois se for atingido lá se vão os 15% de ganho ( á cotação atual).
Pensei isso porque julgo ser possivél uma correção nos mercados e o Psi vai junto.

Os mercados corrigirem é uma hipótese, S&P500 e Dax por exemplo encontram-se perante resistências importantes e com divergências negativas. Mas também pode consolidar as subidas durante dias, ou pode continuar a subir. A verdade é que não sabemos.

No passado já vendi títulos de determinadas acções precisamente porque pensava que os mercados iam corrigir, e a verdade é que nem sempre isso aconteceu, e perdi oportunidades de desenvolver os lucros.

Acredito no desenvolvimento do H&S, e por isso mantenho o stop na entrada, mas se estivesse com receio de correcções mais violentas ou precisasse do dinheiro apertava o stop e protegia os lucros.

Para rematar e olhando para os gráficos e indicadores do BES ainda não existem razões para alarme:wink:
Cumprimentos
Rags

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, FNFM, Google Adsense [Bot], Heldroo, iniciado1 e 110 visitantes