Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

BCP...

por PAMCR » 17/1/2012 1:48

Uma delegação do conselho geral e de supervisão do BCP, irá no final do mês ao Brasil e à China, para captar dois novos accionistas.

(...)
Fonte: Jornal - Diário Económico de 2012.01.17

Registado: 29/11/2007 11:28

BCP Millennium Angola

por hallo » 17/1/2012 0:44

O BCP Millennium Angola é accionista do BPA Europa.

Ser uma referência no exterior.
Apoiar o investimento cruzado entre Angola e o Mundo.
Criar parcerias criativas.

São os lemas do BPA atlântico.

Sonangol reforça no BPA para crescer em Portugal
17 Janeiro 2012 | 00:01
Maria João Gago - mjgago@negocios.pt

A Sonangol, os restantes investidores angolanos e a gestão do Banco Privado Atlântico Europa acabam de investir mais de 32 milhões de euros na instituição, que opera na área da banca de investimento e no segmento de "private banking".

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

BCP

por lafs00 » 16/1/2012 22:09

Hoje o BCP teve um comportamenti nótével, quando todos esperavam que este ia descer 10% fechou no mesmo valor de sexta-feira, e formou um vela jeitosa. Desta forma e como aqui se vaticinou a quebra da formação do triangulo se ia para baixo LTA ou para cima LTD, este seria o dia que se fosse para baixo era hoje, mas não foi, dai so resta um sentido subir e quebrar a LTD superior, pois tambem considero que no BCP já está estudo descontado, o que lhe podera´acontecer pior.....

Registado: 8/7/2009 22:43

Re: Joca601

por Joca601 » 16/1/2012 20:06

Hallo Escreveu:Joca,

Após ler o seu comentário percebo que o meu amigo fez o trabalho de casa. Estratégia no BCP deve ser um bicho de sete cabeças, impossivel de concretizar.

Só para o informar, :)

http://www.millenniumbcp.pt/pubs/pt/gru ... GAVABQYIY4

Aqui está ela. Falou e muito bem!!!

Quanto a novos accionistas, todos os dias aparecem novos accionistas. Ainda hoje devem ter aparecido uns tantos. Mas não vamos falar de parcerias com Angolanos para abrir bancos no Brasil já confirmados. Nem vamos falar em parcerias em África, nem vamos falar de mais nada. Porque a estratégia diz tudo.

Quanto a redução do rácio exigido pela EBA. Vou repetir pela trigésima vez. A Europa vai ter que fazer tudo ao seu alcance para garantir a solvabilidade das suas instituições financeiras. Se não for a EBA é o BCE, se não for o BCE é outra coisa qualquer. Alguma vez passa pela cabeça de alguém, quando o visado é a europa, e tem uma serie de instrumentos á sua disposição para gerir a crise, que não os utilize. Claro que não, só quem não pensa, não vê isto. Agora se calhar ainda não os utilizou pela imagem de credibilidade que transmitia ao mercado. E aqui reside as indecisões politicas. Quanto aos estados, também têm um papel activo. Como tal está tudo contra o "amora". Existe já consciencialização e era este factor que castigava os mercados. Porque antes não existia. Agora é claro que se vierem situações mais adversas, têm que ser tomadas medidas mais duras. Mas Joca a sua linha de pensamento está correcta sob o meu ponto de vista.

Hallo

Há quem acredite que o bcp está falido e acredite que a cotação só pode parar no zero. Por muito que se explique por "a + b" de que a situação no bcp pode ser reversivel, há uma tendência natural para desvalorizar esses dados.
Até os seguidores da AT ainda não se aperceberam que título tem estado em acumulação ou em consolidação como dizem, fazendo um fundo que já leva 1 par de meses, e quanto mais tempo durar esta consolidação mair será também o tempo de subida. ou será que estou a dizer alguma asneira?
É claro que nada pode ser dado como garantido.
Negociar actualmente o bcp requer alguma paciência de chinês.lol

Com os melhores cumprimentos,

Registado: 7/1/2012 13:03

Re: Esta menina.....

por Joca601 » 16/1/2012 19:43

Storgoff Escreveu:
Joca601 Escreveu:

As boas notícias podem surgir de fora. Como a redução do rácio exigido, a entrada confirmada des novos accionistas, ou ainda uma OPA hostíl.

De dentro pode surgir uma estratégia de crescimento credível.

Redução do racio exigido
Já é um dado adquirido?

Entrada confirmada de novos accionistas
Quem é q lhe confirmou isso?

OPA hostil
Conhece alguém interessado?

Estratégia de crescimento credível
Isso será o q em concreto? Está a ver alguma ?

Eu diria antes que se trata do chamado wishfull thinking.

Não estou afirmar nada...e o meu desejo não é que aconteça o que está acima, mas sim que as acções subam para pelo menos o dobro da cotação actual.

Se acontecer alguma uma das coisas acima escritas, pode eventualmente ser o tal catalizador de subida. principalmente a redução do rácio e a OPA. vamos esperar.

por BearManBull » 16/1/2012 19:42

pvg80713 Escreveu:
lfhm Escreveu:Agora á 3 condicionantes que me preocupam mas não é só relativo ao BCP mas sim ao PSI em geral.

- Grécia...
- Israel e Irão!
- Preço do petróleo, ainda vai parar aos 200$, mesmo com crise!!

Grécia : de acordo
Israel e Irão : mesmo que haja uma guerra isso afecta o BCP ? a descer ? não me parece.
Preço do petróleo, mesmo que vá para 500$ isso vai afectar o BCP ? a descer... na mho não me parece.

Pode não afectar directamente o BCP mas tinha influência sobre o crescimento económico o que por sua vez iria prejudicar a banca!

Storgoff Escreveu:Ora a teoria do mercado eficiente leva nos à teoria do Random Walk .

De acordo é quase um paradoxo :) Se assim fosse seria verdade que a AT era inútil mas o mercado é um sistema causal e além disso tem atraso e serão estas duas propriedades que viabilizam a AT.

Mas o que eu queria dizer é que neste momento o BCP provavelmente já absorveu toda a informação negativa que durante 2011 tanta gente tentou disfarçar. As perdas foram assumidas e agora procura um novo rumo.

A quebra da LTD de médio prazo é prova disso.

O mercado assimilou mais ou menos o quão grave era a situação e está na expectativa agora. Daí que fale numa possível LTA porque também pode lateralizar.

Para dizer a verdade também não estou optimista, mas acho que começa a demonstrar vontade de corrigir os erros. Tal como aconteceu conosco com o Engenheiro a camuflar a situação até à última...

Registado: 15/2/2011 11:59

Joca601

por hallo » 16/1/2012 19:42

Joca,

Após ler o seu comentário percebo que o meu amigo fez o trabalho de casa. Estratégia no BCP deve ser um bicho de sete cabeças, impossivel de concretizar.

Só para o informar, :)

http://www.millenniumbcp.pt/pubs/pt/gru ... GAVABQYIY4

Aqui está ela. Falou e muito bem!!!

Quanto a novos accionistas, todos os dias aparecem novos accionistas. Ainda hoje devem ter aparecido uns tantos. Mas não vamos falar de parcerias com Angolanos para abrir bancos no Brasil já confirmados. Nem vamos falar em parcerias em África, nem vamos falar de mais nada. Porque a estratégia diz tudo.

Quanto a redução do rácio exigido pela EBA. Vou repetir pela trigésima vez. A Europa vai ter que fazer tudo ao seu alcance para garantir a solvabilidade das suas instituições financeiras. Se não for a EBA é o BCE, se não for o BCE é outra coisa qualquer. Alguma vez passa pela cabeça de alguém, quando o visado é a europa, e tem uma serie de instrumentos á sua disposição para gerir a crise, que não os utilize. Claro que não, só quem não pensa, não vê isto. Agora se calhar ainda não os utilizou pela imagem de credibilidade que transmitia ao mercado. E aqui reside as indecisões politicas. Quanto aos estados, também têm um papel activo. Como tal está tudo contra o "amora". Existe já consciencialização e era este factor que castigava os mercados. Porque antes não existia. Agora é claro que se vierem situações mais adversas, têm que ser tomadas medidas mais duras. Mas Joca a sua linha de pensamento está correcta sob o meu ponto de vista.

Hallo

por Storgoff » 16/1/2012 19:17

Joca601 Escreveu:

As boas notícias podem surgir de fora. Como a redução do rácio exigido, a entrada confirmada des novos accionistas, ou ainda uma OPA hostíl.

Redução do racio exigido
Já é um dado adquirido?

Entrada confirmada de novos accionistas
Quem é q lhe confirmou isso?

OPA hostil
Conhece alguém interessado?

Estratégia de crescimento credível
Isso será o q em concreto? Está a ver alguma ?

Eu diria antes que se trata do chamado wishfull thinking.

Registado: 21/5/2009 18:43

por Storgoff » 16/1/2012 19:00

lfhm Escreveu:
Storgoff vou ter de discordar...

Discordar é saudável, já que permite o debate de ideias.

lfhm Escreveu:
E vou-te dizer mais o BCP já descontou tudo o que tinha a descontar. O que havia para se saber já se sabe tudo...

Agora á 3 condicionantes que me preocupam mas não é só relativo ao BCP mas sim ao PSI em geral.

- Grécia...
- Israel e Irão!

A expressão muito usada de que no mercado toda a informação conhecida já esta descontada é assim demasiado evasiva. Tanto pode dizer muito como não dizer nada.
Tem no entanto uma ideia subjacente, a chamada eficiência do mercado.
Ora a teoria do mercado eficiente leva nos à teoria do Random Walk .
Teoria esta incompatível com a Análise Técnica do mercado na qual suportas as tuas conclusões.

E o BCP...

por PAMCR » 16/1/2012 18:38

Com as mais variadas notícias (negativas) que nos foram chegando desde 6ª Feira à tarde, o BCP teve, hoje, um desempenho, face às outras cotadas, meritório (vide o mín./máx./vol./ cotação de fecho).

A tempestade que se previa para os Índices Europeus mormente para o sector da Banca, e por cá o BCP, seria o bombo da festa, não passou de uma "orvalhada".

Há uns meses a esta parte, o BCP, por certo, "levava que contar" como soi dizer-se.

Face ao supra exposto, parece-me que face às notícias que têm saído, ultimamente, sobre a entrada de novos accionistas no capital do Banco e quiça, porque não dizê-lo, de uma possível OPA ( opinião pessoal alicerçada na baixa cotação do BCP ), têm alimentado e de que maneira, a cotação do título.

Aguardemos serenamente, as cenas dos próximos capítulos...

Cumpts.

Registado: 29/11/2007 11:28

por pvg80713 » 16/1/2012 18:28

lfhm Escreveu:Agora á 3 condicionantes que me preocupam mas não é só relativo ao BCP mas sim ao PSI em geral.

- Grécia...
- Israel e Irão!

Grécia : de acordo
Israel e Irão : mesmo que haja uma guerra isso afecta o BCP ? a descer ? não me parece.
Preço do petróleo, mesmo que vá para 500$ isso vai afectar o BCP ? a descer... na mho não me parece.

Registado: 19/4/2005 11:11

Dar o peito ás balas!!!

por hallo » 16/1/2012 18:05

Boa tarde meus caros,

Infelizmente a minha previsão ficou um pouco aquém do previsto. Pensava mesmo que o BCP hoje ia subir. Infelizmente tal não aconteceu. Na recta final esteve a subir, mas não se aguentou.

Bem, mas vendo pelo lado positivo. O BCP hoje subiu 10%, que era o que estava previsto descer. :)
Como tal o dia nem correu mal. Se olharmos para todas as cotadas do PSI20 o BCP teve um excelente desempenho. Foi um excelente dia para reforçar.

Existem várias questões que felizmente vão acontecendo e vão contrariando as opiniões mais comuns e menos fundamentadas.
Por exemplo, quem diria que o BCE hoje acentuava as suas compras de divida pública de países europeus.

Mas onde está a dificuldade de se perceber que não interessa á Alemanha e França, deixar cair o Euro de forma desordenada, que não interessa que a Grécia vá á falência em 2012. Que vão fazer tudo ao seu alcance para salvar a Europa. Eu até já me sinto cansado de escrever o mesmo tantas vezes. E vieram os cortes de "rating", vêm os resultados dos bancos (que até podem ser péssimos), vêm as recapitalizações. E é tudo negativo para o BCP. Que excelente análise. Eu só de saber que a Europa tem uma economia como a Alemã, a Francesa, Holandesa, Italiana, etc.., por trás, quase que ficava descansado.

Mais uma vez, gosto de provar aquilo que analiso e digo-o previamente e provo-o com factos. E a realidade é que hoje o corte do rating não afectou o BCP. E que quando menos estivermos á espera, é quando o BCP dispara.
Só não vê isto um "urso". Os touros estão lá e estão á espera. Qualquer touro com perdas abismais não pode largar assim o BCP. Mas o que me anima é que as compras têm sido tremendas. Continuamos com volume, continua-se a acreditar que a banca está num mau momento, e que existem muitas coisas positivas para o BCP e restante banca no futuro.

Hallo

por Joca601 » 16/1/2012 18:05

pvg80713 Escreveu:
Storgoff Escreveu:
Provavelmente com o aproximar da data de apresemntação de resultados e também a apresentação do plano de recapitalização ao BdP, todo este estado de graça cairá por terra para dar lugar à dura realidade.

também acredito nisso ! Infelizmente !

e já está a 0% !

os resultados não vão ser bons, e todos os investidores sabem e esperam isso mesmo. os resultados só podem se maus ou surpreender.

por BearManBull » 16/1/2012 17:59

Storgoff Escreveu:Para já o BCP vai vivendo ainda no estado de graça fruto de toda esta especulação recente à volta dos potenciais investidores chineses, angolanos, brasileiros e outros que tais alegadamente muito interessados no aumento de capital do banco.
Neste ambiente a cotação nem reage sequer aos fudamentais do mercado.

Provavelmente com o aproximar da data de apresemntação de resultados e também a apresentação do plano de recapitalização ao BdP, todo este estado de graça cairá por terra para dar lugar à dura realidade.

Storgoff vou ter de discordar...

Canal ascendente em formação. Na minha opinião se aguentar esta semana tem boas possibilidades de fazer um canal ascendente.

E vou-te dizer mais o BCP já descontou tudo o que tinha a descontar. O que havia para se saber já se sabe tudo...

Agora á 3 condicionantes que me preocupam mas não é só relativo ao BCP mas sim ao PSI em geral.

- Grécia...
- Israel e Irão!
Anexos
bcp.jpg
bcp.jpg (189.25 KiB) Visualizado 2727 vezes

Registado: 15/2/2011 11:59

Re: Noticias!!!!

por hallo » 16/1/2012 17:46

marinhas Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
marinhas Escreveu:
Bom dia Hallo
Pedia-lhe uma explicação: se uma cotação cair de repente o Stop dispara?? ou dispara quando se trata de uma descida lenta.

O stop disparar ou não não tem propriamente que ver com a velocidade de descida, mas há efeitos indirectos e depende do tipo de stop que colocares.

Se for um stop ao melhor, ele dispara sempre. O que pode acontecer se a descidar for rápida/violenta é que o preço a que vendes pode ser bastante abaixo do valor que faz accionar o stop.

Se for um stop com preço limite, ele dispara mas só chegas a vender se entre o tempo que dispara e a ordem entra activa no sistema, a cotação ainda está entre o trigger e o limite/valor de venda. Se estiver, é executada; se não estiver, a ordem fica lá pendurada como outra ordem qualquer à espera que a cotação volte para aquele valor pelo menos.

Obrigado Marco Antonio pela sua explicação.

Caro Marinhas,

Espero que a explicação do MarcoAntónio, o tenha ajudado a utilizar da melhor forma os stops. E tenha evitado as perdas ao máximo.

Quanto a mim meu caro, não uso disso. Mas já que se fala de stops, velocidades de queda, vamos ter que ter atenção é aos radares de velocidade de subida. Aí não há "stops".

Hallo

por pvg80713 » 16/1/2012 16:31

Storgoff Escreveu:

também acredito nisso ! Infelizmente !

e já está a 0% !

por Storgoff » 16/1/2012 16:24

cinco kapa Escreveu:Obrigado, pelos comentários .

Agradeço a sua simpatia.

pvg80713 Escreveu:
rasteiro Escreveu:está a surpreender pela positiva.
Com noticias negativas da agência de Rating, e das negociações na Grécia, até teve uma recuperação fabulosa.
O pior é que os URSOS, de um momento para o outro acordam, e lá vai ela por ai abaixo.
Se calhar mandam-a para baixo nos cofres finais.

Abraços

os Ursos são espertos.
hoje até podem deixar fechar a subir....

depois cobram o resto da semana... com desculpas...

Para já o BCP vai vivendo ainda no estado de graça fruto de toda esta especulação recente à volta dos potenciais investidores chineses, angolanos, brasileiros e outros que tais alegadamente muito interessados no aumento de capital do banco.
Neste ambiente a cotação nem reage sequer aos fudamentais do mercado.

por pvg80713 » 16/1/2012 16:13

rasteiro Escreveu:está a surpreender pela positiva.
Com noticias negativas da agência de Rating, e das negociações na Grécia, até teve uma recuperação fabulosa.
O pior é que os URSOS, de um momento para o outro acordam, e lá vai ela por ai abaixo.

Abraços

os Ursos são espertos.
hoje até podem deixar fechar a subir....

depois cobram o resto da semana... com desculpas...

Esta menina.....

por rasteiro » 16/1/2012 15:51

está a surpreender pela positiva.

Abraços

Registado: 29/11/2007 12:24

Storgoff :

por cinco kapa » 16/1/2012 15:29

Obrigado, pelos comentários .

Registado: 9/6/2010 14:52

por pvg80713 » 16/1/2012 13:04

impressionante.....

com este andar ainda a Europa fecha toda positiva...

e o BCP não falta muito....

na mho não faz sentido nenhum... mas ok...

A Bolsa é que sabe !

por marinhas » 16/1/2012 11:39

MarcoAntonio Escreveu:
marinhas Escreveu:
Bom dia Hallo
Pedia-lhe uma explicação: se uma cotação cair de repente o Stop dispara?? ou dispara quando se trata de uma descida lenta.

O stop disparar ou não não tem propriamente que ver com a velocidade de descida, mas há efeitos indirectos e depende do tipo de stop que colocares.

Se for um stop ao melhor, ele dispara sempre. O que pode acontecer se a descidar for rápida/violenta é que o preço a que vendes pode ser bastante abaixo do valor que faz accionar o stop.

Se for um stop com preço limite, ele dispara mas só chegas a vender se entre o tempo que dispara e a ordem entra activa no sistema, a cotação ainda está entre o trigger e o limite/valor de venda. Se estiver, é executada; se não estiver, a ordem fica lá pendurada como outra ordem qualquer à espera que a cotação volte para aquele valor pelo menos.

Obrigado Marco Antonio pela sua explicação.

Registado: 14/11/2010 22:51

por MarcoAntonio » 16/1/2012 11:07

marinhas Escreveu:
Bom dia Hallo

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por marinhas » 16/1/2012 9:58

Hallo Escreveu:Boa noite a todos,

Normalmente quando colocamos uma noticia, temos de perceber aquilo que estamos a colocar no forum. Devemos colocar as noticias numa lógica de pensamento e opinarmos sobre o que pensamos das mesmas. E mais, sobre aquilo que opinamos, deveremos assumir as consequências caso tais coisas não sucedam ou não sejam como pensávamos.

Existe quem faça o contrário, coloque as noticias, não as justifique e normalmente aquilo que afirmam não se realiza e então durante um periodo de tempo deixamos de os ver aqui no "forum".

Mas volto a afirmar, é de minha forte convicção que a Grécia não vai sair do euro, pelo menos para já e até vou colocar uma noticia fresquinha só para chatear. Mas nem precisava. Já tinha justificado em comentários anteriores, sobre as implicações de uma saída da Grécia do euro, do incumprimento desordenado. É claro que a Alemanha tem que controlar a situação. Já o tinha escrito também ao "fooman", que a Grécia saia do euro e entrava em incumprimento, quando a Alemanha e França quisessem.

Quanto a golpes militares, cá em Portugal é que tinham feito falta, mas já há algum tempo atrás. Podia ser que isto estivesse melhor. :)

Junto informação do Jornal de Negócios , mais fresquinha não há.:)

Chefe da diplomacia alemã transmite "mensagem de encorajamento" ao Governo grego
16 Janeiro 2012 | 01:11

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=531725

"Quero dizer ao povo grego que podemos resolver juntos os problemas", afirmou hoje o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Guido Westerwelle.
O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Guido Westerwelle, transmitiu hoje uma "mensagem de encorajamento" e de "respeito" ao Governo grego, após uma semana particularmente dura para Atenas e para a Zona Euro.

A agência de notação Standard & Poor's anunciou na sexta-feira o corte do 'rating' de nove dos países da Zona Euro, entre os quais a França, que perdeu a nota máxima, e Portugal, Espanha e Itália, que baixaram dois níveis.

Algumas horas antes, os credores privados, nomeadamente os bancos, suspenderam as negociações com Atenas quanto às modalidades de reestruturação da dívida do país.

"Quero dizer ao povo grego que podemos resolver juntos os problemas", afirmou hoje o ministro alemão, após um encontro com o seu homólogo grego.

"Quis transmitir-lhe uma mensagem de encorajamento, dizer que apoiamos a continuação das difíceis reformas", referiu Westerwelle, expressando ainda o seu "respeito" e "solidariedade" pelas reformas já implementadas "num período tão difícil".

Sobre o corte no 'rating' dos países da Zona Euro, o ministro alemão considerou "importante" a criação de agências de notação financeira "independentes" e "europeias".

Em relação à suspensão das negociações entre o Governo grego e os credores privados, Guido Westerwelle preferiu não comentar.

Durante a breve visita a Atenas, o chefe da diplomacia alemã também se encontrou com o primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, e com o líder do partido Nova Democracia (direita), Antonis Samaras.

As declarações de Westerwelle vão ao encontro da posição hoje defendida pela chanceler Angela Merkel numa entrevista a uma rádio alemã.

Merkel insistiu hoje que a Grécia pode voltar ao crescimento económico se seguir um comportamento de austeridade.

Na entrevista, a líder alemã salientou que a redução da despesa "geralmente leva a que a economia não seja capaz de crescer tanto".

Angela Merkel referiu, no entanto, haver muitos exemplos de países onde foram aplicados programas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e "fortes fases de crescimento aconteceram depois de uma fase de recessão".

As reformas estruturais "nunca têm efeitos imediatos e necessitam de algum tempo antes de os seus efeitos serem sentidos e devem ser implementadas com veemência, claro", referiu.

Hallo

Bom dia Hallo

Registado: 14/11/2010 22:51

Noticias!!!!

por hallo » 16/1/2012 2:50

Boa noite a todos,

Normalmente quando colocamos uma noticia, temos de perceber aquilo que estamos a colocar no forum. Devemos colocar as noticias numa lógica de pensamento e opinarmos sobre o que pensamos das mesmas. E mais, sobre aquilo que opinamos, deveremos assumir as consequências caso tais coisas não sucedam ou não sejam como pensávamos.

Existe quem faça o contrário, coloque as noticias, não as justifique e normalmente aquilo que afirmam não se realiza e então durante um periodo de tempo deixamos de os ver aqui no "forum".

Mas volto a afirmar, é de minha forte convicção que a Grécia não vai sair do euro, pelo menos para já e até vou colocar uma noticia fresquinha só para chatear. Mas nem precisava. Já tinha justificado em comentários anteriores, sobre as implicações de uma saída da Grécia do euro, do incumprimento desordenado. É claro que a Alemanha tem que controlar a situação. Já o tinha escrito também ao "fooman", que a Grécia saia do euro e entrava em incumprimento, quando a Alemanha e França quisessem.

Quanto a golpes militares, cá em Portugal é que tinham feito falta, mas já há algum tempo atrás. Podia ser que isto estivesse melhor. :)

Junto informação do Jornal de Negócios , mais fresquinha não há.:)

Chefe da diplomacia alemã transmite "mensagem de encorajamento" ao Governo grego
16 Janeiro 2012 | 01:11

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=531725

"Quero dizer ao povo grego que podemos resolver juntos os problemas", afirmou hoje o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Guido Westerwelle.
O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Guido Westerwelle, transmitiu hoje uma "mensagem de encorajamento" e de "respeito" ao Governo grego, após uma semana particularmente dura para Atenas e para a Zona Euro.

A agência de notação Standard & Poor's anunciou na sexta-feira o corte do 'rating' de nove dos países da Zona Euro, entre os quais a França, que perdeu a nota máxima, e Portugal, Espanha e Itália, que baixaram dois níveis.

Algumas horas antes, os credores privados, nomeadamente os bancos, suspenderam as negociações com Atenas quanto às modalidades de reestruturação da dívida do país.

"Quero dizer ao povo grego que podemos resolver juntos os problemas", afirmou hoje o ministro alemão, após um encontro com o seu homólogo grego.

"Quis transmitir-lhe uma mensagem de encorajamento, dizer que apoiamos a continuação das difíceis reformas", referiu Westerwelle, expressando ainda o seu "respeito" e "solidariedade" pelas reformas já implementadas "num período tão difícil".

Sobre o corte no 'rating' dos países da Zona Euro, o ministro alemão considerou "importante" a criação de agências de notação financeira "independentes" e "europeias".

Em relação à suspensão das negociações entre o Governo grego e os credores privados, Guido Westerwelle preferiu não comentar.

Durante a breve visita a Atenas, o chefe da diplomacia alemã também se encontrou com o primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, e com o líder do partido Nova Democracia (direita), Antonis Samaras.

As declarações de Westerwelle vão ao encontro da posição hoje defendida pela chanceler Angela Merkel numa entrevista a uma rádio alemã.

Merkel insistiu hoje que a Grécia pode voltar ao crescimento económico se seguir um comportamento de austeridade.

Na entrevista, a líder alemã salientou que a redução da despesa "geralmente leva a que a economia não seja capaz de crescer tanto".

Angela Merkel referiu, no entanto, haver muitos exemplos de países onde foram aplicados programas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e "fortes fases de crescimento aconteceram depois de uma fase de recessão".

As reformas estruturais "nunca têm efeitos imediatos e necessitam de algum tempo antes de os seus efeitos serem sentidos e devem ser implementadas com veemência, claro", referiu.

Hallo

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Google [Bot], iniciado1, Jonas74, latbal, malakas, MPAM, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2, slbnnbobadela, Tiago2006 e 196 visitantes