BCP - Tópico Geral
Reestruturação da dívida grega pode chegar aos 60%
13 Janeiro 2012 | 08:04
Ana Luísa Marques - anamarques@negocios.pt
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=531371
Grécia prepara Lei para forçar troca de obrigações
13 Janeiro 2012 | 10:15
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=531403
- Registado: 21/5/2009 18:43
Grécia mais perto de entrar em "default" e sair da moeda única
16 Janeiro 2012 | 00:01
Pedro Romano - promano@negocios.pt
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 31623&pn=1
Toscafund diz que se Grécia sair do euro haverá um golpe militar
13 Janeiro 2012 | 17:19
Carla Pedro - cpedro@negocios.pt
Afinal, parece que há quem tenha visões bastante mais catastróficas.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=531529
Expectativas, comportamentos.
pvg80713 Escreveu:acho que amanhã o BCP vai descer.
tudo vai descer, e o BCP também.
A Banca vai descer, estes ratings da S&P, nomeadamente sobre a França vão obrigar a muitas vendas sobre o CAC...
a Banca terá que ser especialmente afectada. E o BCP também...
mas ... se eu estou à espera..... muitas pessoas estão à espera..... vai tudo tentar Shortar e portanto o melhor é mesmo :
fazer o BCP subir amanhã.
Caro pvg80713,
Achei piada ao seu comentário. E que diz tudo.
Tivemos uma pequena diferença nestes últimos cortes de "rating". Foram a uma 6ª Feira após o fecho dos mercados americanos. Já eram esperados os referidos cortes. E os mercados por antecipação reagiram. Pelo menos foi a opinião de alguns veiculos de informação.
Agora tudo aponta para uma queda generalizada. Claro está que a maior parte dos países afectados tiveram o fim de semana para trabalhar a situação. E é nestas situações, que gosto de ver os mercados. Quando a surpresa acontece acho uma piada tremenda.
Mas mais grave foi o ter-se quebrado as negociações entre os credores e Atenas. Bem tudo coisas boas para começar uma segunda feira.
Existem pessoas de quem o meu amigo cita "posts", que acham que vão sempre rebentar bombas, desta é que é o caos total. O BCP até vende tudo, o banco está desgraçado. Como outras pessoas que devem ter começado a "shortar" BCP a 0,10€ a pensarem nos comentários do Mr. Pontes e que faziam 50% em dias. Mas a realidade é que desde que oiço essas pessoas a comentar, o BCP já subiu mais de 37% do seu valor histórico mínimo.
E cada vez que essas pessoas falam lá sobe o BCP. Por isso é caso para dizer. Com toda a gente a pensar que vai descer, com o Mr.Pontes a apostar que está para cair até aos 0,059€. A prova dos nove é a bomba que está para rebentar amanhã, e em vez dos chineses ou brasileiros, o que será que a nossa imprensa que não é intermediário financeiro (logo não é abrangida pela DMIF) está a preparar para a próxima semana. Sim, porque para alguns, é uma acção concertada da imprensa toda com o "capo" Marcelo.
Fora de brincadeiras é claro que acho que o BCP amanhã vai subir. E digo mais, não considero que o corte dos "ratings" vá afectar os mercados amanhã.
Acredito mais que se os mercados cairem que seja problemas relacionados com a Grécia do que com o "rating" dos países. Já todos sabiamos. Até sabemos que o FEEF também é será alvo de novo corte.
Se me enganar cá estarei para ouvir as criticas.
Mas realmente o mercado por vezes tem uma forma de gerir as expectativas e os comportamentos dos investidores de uma forma muito especial.
Com os melhores cumprimentos
Hallo
P.S. - No momento que escrevi isto o Japão e a Austrália já abriram e estão a cair mais do que 1% cada um.
- Registado: 12/10/2011 2:12
AC
AC Investor Blog Escreveu:AC Investor Blog Escreveu:Pouco há acrescentar na AT do BCP. A Cotação continua acima da sua LTA de curto-prazo com o MACD em terreno positivo e sem divergências aparentes. Para aqueles que fazem daytrading, saliento a "golden cross" já visivel no gráfico, MM20 cruza pela primeira vez desde Março do ano passado a MM50, um sinal de inversão. A queda de ontem foi também com pouca liquidez. Temos um cruzamento Bullish no Sto. Nas últimas sessões o BCP está possivelmente a desenhar um triângulo simétrico, com lower highs e higher lows, pouco perceptivel à primeira vista. Enquanto a LTA funcionar, os Touros que tiverem entrado a baixos preços, podem estar descansados.
Pegando na ultima análise ao BCP, a semana passou e parece que temos já o triângulo simétrico formado. A próxima semana será decisiva no rompimento do triângulo. Destaca-se a quebra do volume à medida que o triângulo converge para o seu vértice, refletindo um período de consolidação das cotações. Dada a forte especulção em torno do BCP, podemos ter um falso break em ambas as direcções, no entanto continuo a suspeitar que o BCP tem pernas para subir enquanto se mantiver acima da sua LTA. Os osciladores estão em níveis neutros e o OBV mostra uma forte divergência de alta com os preços, sugerindo uma reação em alta de curto prazo. De notar no gráfico que o BCP ainda está bullish uma vez que o MACD mantém-se positivo.
Nota : Não tenho posições em acções nacionais
Caro AC,
Queria lhe dizer que me tem despertado para a análise técnica. Qualquer dia ando a estudar isso.

Desde já lhe agradeço, a excelente análise técnica.
Hallo
Re: Recapitalização Banca
OffTheRecord Escreveu:Storgoff Escreveu:Mais uma bomba prestes a explodir nas mãos do BCP e que inevitavelmente irá aumentar ainda mais as actuais necessidades de capital do BCP.
A profunda crise económica em que a Grécia se esta diariamente a afundar, a pressão para renegociar o perdão de divida para o nível dos 75% acrescida de uma eventual saída do euro transformará a carteira de credito que ronda os 5 mil milhões de euros, concedido pela sucursal grega, basicamente em credito mal parado com níveis de imparidades brutais. Ou seja mais fortes rombos no capital do banco.
Não me parece que uma eventual e cada vez mais provável saída do Euro por parte da Grécia provoque directamente o impacto que está descrito em cima.
Caso a Grécia saia do Euro o que vai acontecer é que todos os créditos mas também todos os depósitos serão automaticamente convertidos de Euros para (por hipótese) Dracmas.
Esta conversão não provoca imediatamente qualquer impacto na situação líquida do Banco grego. O que se espera que aconteça, neste cenário, é que a prazo o valor do Banco grego caia porque o Dracma desvalorizará face ao Euro e o BCP investiu Euros na Grécia que passarão a valer menos. Contudo, grande parte deste esperado prejuízo já o BCP reconheceu há dois anos quando decidiu assumir como prejuízo todo o valor referente ao Goodwill da Grécia (isto é o valor que pagou inicialmente pelo Banco e que excedia o respectivo valor contabilistico).
Mas é claro que, à luz dos dados actuais o investimento do BCP na Grécia tem sido ruinoso mas sobretudo por causa do default da dívida pública. O que pretendo aqui sublinhar é que o drama não é tão grande como está descrito na citação.
Já na carteira comercial até existem vantagens na saída da Grécia do Euro pois com um Dracma desvalorizado a probabilidade das empresas Gregas pagarem ao Banco será maior e pode ser que por essa via da desvalorização os Gregos se endireitem um pouco mais a prazo, embora com um nível de vida inferior ao que estavam habituados.
Caro OffTheRecord,
Desde já, lhe agradeço pelo excelente comentário que explica da melhor forma que já vi aqui. O que poderia acontecer no pior cenário. É com muita pena que não vejo mais explicações como a sua. Continue a "postar" pode ser que aprendamos alguma coisa.
Hallo
Re: Opiniões!!! Fundamentadas
fooman Escreveu:Hallo Escreveu:Não existe qualquer impedimento, para emitir opiniões aqui no forum. Até podia ser o Santos Ferreira a emitir opiniões que não tinha qualquer tipo de problema.
A questão do FOOMAN é uma falsa questão.
Lembro-me numa multi-nacional americana ou presidente, fazer-se passar por outra pessoa no "forum" e a única coisa que teve foi uma represália por parte dos próprios accionistas.
1 - O Marco, tal como eu, estamos ao abrigo de regras internas e internacionais, nomeadamente uma coisinha chamada "DMIF" que nos impedem - por uma enormidade de razões - de emitir opiniões que possam ser consideradas como "aconselhamento".Hallo Escreveu:Agora existem é regras dentro deste "forum", isso já é outra conversa. Neste caso, tem de ser devidamente justificadas. Por exemplo o caso que o FOOMAN levantou sobre os créditos efectuados pelo BCP na Grécia, não se processa é da forma que ele explicou.
Além do mais a justificação não existe, porque tinha que se considerar o cenário de bancarrota da Grécia e de não serem suportadas as perdas pelo FEEF ou BCE. Que é o passo seguinte que tem sido discutido entre os vários lideres.
2 - Hallo, queres elaborar como se processa então? Claro que simplifiquei a coisa, mas achas que se a Grécia sair do Euro (cenário que está em cima da mesa) alguém, na Grécia, vai conseguir pagar os seus empréstimos?
A partir daí dá-se uma sucessão de eventos que levarão à bancarrota, como é óbvio.
Quantos exemplos queres do que está para acontecer com a Grécia? Argentina? Islândia?Hallo Escreveu:Nunca se iria por em risco os maiores bancos internacionais do mundo, europeus e americanos expostos na Grécia, sob pena de se criar um problema internacional. Aliás, uma das causas porque ainda não deixaram cair a Grécia é mesmo a forte exposição de bancos Alemães, Franceses, Italianos, Americanos, etc...
Hallo
3 - O que é isso de "forte exposição" ?? define lá a coisa para ver se eu entendo... o que é que são 6 ou 7 mil milhões de euros para um banco da dimensão do Dexia, por exemplo, ou dos outros? Mas andamos a enganar quem?
O montante de dívida Grega é uma ninharia... Viste o que o BBVA anunciou ontem? Em 2012 não vai refinanciar nenhuma da sua dívida... são mais de 10 mil milhões de euros que se vencem até ao final do ano e eles vão pagá-la toda!! E o BBVA está longe de ser o maior banco da Europa!
A dívida grega só é problema para os bancos dos países mais pequenos que a Grécia - peanuts I say!
Meu caro,
1 - Quanto á sua primeira questão. Pensava que a DMIF só se aplicava a intermediários financeiros. Se o meu amigo diz que se aplica a si. Eu dispensava essa informação. E conhecia-o como o "fooman", e podia opinar livremente e de sua vontada. Parece que o Marco António e o Ulisses já não podem. Aliás já vi que já vai bem explicado á frente.

2 - Oiça lá mais uma vez estamos com um problema de português, a por-se a carroça á frente dos bois. Com que então a Grécia já vai falir, sair do Euro e é uma desgraça para todos na Europa. O que tem a ver a Argentina com a Grécia ou a Islândia. Todas as situações são diferentes. A primeira coisa diferente e relevante que a Grécia tem é ser membro da União Europeia. Deter a mesma moeda que a Alemanha, França, etc... Mas isso não lhe diz nada.
Com que então esses eventos que descreveu é que levarão a Grécia á bancarrota. Ou seja disse que a Grécia não irá conseguir pagar os seus empréstimos e que isso é que levará a Grécia á bancarrota. Pois é, eu penso ao contrário. Uma serie de outros acontecimentos é que colocaram a Grécia numa grave crise financeira. E se não fossem países da União Europeia e o FMI a fazerem todos os esforços e a libertarem "tranches" de Euros, a Grécia já tinha falido. Se o estão a fazer é por causa de alguma coisa. Eu é que ando a enganar e o meu amigo é que vê as coisas ao contrário de mim. Devia ter estudado melhor a crise financeira americana. Porque corre o risco de prestar más informações e ter fortes represálias da CMVM.

3 - Não sabe o que é forte exposição, é o que países como a França, Alemanha, Itália, Holanda têm em divida pública Grega. É participações em cotadas Gregas, é um valor incalculável em (cds), é uma serie de trapalhadas, que afecta suiços, americcanos, japoneses, chineses europeus e não só os Gregos.
Pelos vistos o meu amigo é que anda a enganar. Ao dizer que não existe forte exposição na Grécia. Mas uma simples consulta na internet, dá-lhe detalhes sobre montantes, países, bancos expostos, etc... Até mapas consegue ver.
Quanto ao banco do bcp na grécia, naturalmente revela fortes perdas. Mas já li aqui uma explicação que diz cabalmente como funcionaria caso se voltasse ao dracma e como se desenrolaria. Não conseguia acrescentar mais nada.
Hallo
se o BCP fosse o único do PSI com mau desempenho, era uma maravilha...cumptsStorgoff Escreveu:Boa noite,
Aqui seguem alguns elementos muito interesantes sobre o BCP.
Sugiro uma reflexão cuidada sobre os sinais nada animadores que
estes dados nos parecem transmitir.13 de Março de 2009
Mais se informa que, em virtude das aquisições acima descritas , o Banco Comercial
Português, S.A. passou a ser titular de 40.010.012 acções próprias das quais, 39.503.814
detidas directamente e 506.198 detidas através do Banco Millennium BCP Investimento,
S.A..
3 de Abril 2009
Mais se informa que, em virtude das aquisições acima descritas , o Banco Comercial
Português, S.A. passou a ser titular de 43.235.082 acções próprias das quais, 42.728.884
detidas directamente e 506.198 detidas através do Banco Millennium BCP Investimento,
S.A..
26 de Junho 2009
Mais se informa que, em virtude das transacções acima descritas, o Banco Comercial
Português, S.A. passou a ser titular de 31.457.858 acções próprias das quais, 30.649.808
detidas directamente e 808.050 detidas através do Banco Millennium BCP Investimento,
S.A..
1 de Março de 2011
Mais se informa que, em virtude das transacções acima descritas, o Banco Comercial
Português, S.A. passou, nessa data, a ser titular de 3.336.403 acções próprias detidas
directamente.
Para todos aqueles que vaticinam um futuro glorioso para o BCP, parecem não ser corroborados
pela confiança depositada pela administração na sua própria instituição.
Desde Abril de 2009 que o BCP tem vindo a alienar acções próprias encontrando se neste momento
com um valor residual praticamente nulo (cerca de 0,04% do capital social).
Para todos aqueles que acham que as acções do BCP estão ao desbarato, a administração
sinaliza exactamente o oposto.
Depois temos os próprios administradores a não nutrirem qualquer interesse pelas acções
do banco.
O próprio presidente não tem qualquer acção do BCP ( como eu o compreendo)
Os restantes administradores tem valores meramente residuais.
Tal não é a expectativa que eles tem sobre o potencial de valorização das acções do banco !!!
Com todos estes sinais parece-me que está tudo dito.
Quem quiser que acredite em sonhos cor-de-rosa.
Costuma-se dizer que:
Quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro
E como eles sabem bem o que lá vai dentro
Enfim, definitivamente a administração não faz minimamente jus aquela expressão anglo-saxónica :
Put your money where your mouth is
Cumprimentos
Boa noite,
estes dados nos parecem transmitir.
Para todos aqueles que vaticinam um futuro glorioso para o BCP, parecem não ser corroborados
Desde Abril de 2009 que o BCP tem vindo a alienar acções próprias encontrando se neste momento
Para todos aqueles que acham que as acções do BCP estão ao desbarato, a administração
Depois temos os próprios administradores a não nutrirem qualquer interesse pelas acções
do banco.
Tal não é a expectativa que eles tem sobre o potencial de valorização das acções do banco !!!
Costuma-se dizer que:
Enfim, definitivamente a administração não faz minimamente jus aquela expressão anglo-saxónica :
Cumprimentos
estes dados nos parecem transmitir.
13 de Março de 2009
Português, S.A. passou a ser titular de 40.010.012 acções próprias das quais, 39.503.814
S.A..
3 de Abril 2009
Português, S.A. passou a ser titular de 43.235.082 acções próprias das quais, 42.728.884
S.A..
26 de Junho 2009
Português, S.A. passou a ser titular de 31.457.858 acções próprias das quais, 30.649.808
detidas directamente e 808.050 detidas através do Banco Millennium BCP Investimento,
S.A..
1 de Março de 2011
Português, S.A. passou, nessa data, a ser titular de 3.336.403 acções próprias detidas
directamente.
do banco.
Costuma-se dizer que:
Cumprimentos
Feijao
Feijão Escreveu:Bom dia,
Olá Halo,
Referes que vais apresentar dados mas apenas consigo ler coisas que já foram ditas anteriormente falas de factos e referes o decreto de lei. Estive a ler mas confesso que fico sem perceber muito bem a que te referes como factos que supostamente vão revolucionar a forma como a banca é vista.
Podes pelo menos citar (copy paste) algumas das partes que julgas mais importantes do decreto de lei e comentar essas partes. Eu pessoalmente não entendo (não consigo ver o seu alcance) as implicações de algumas coisas que lá estão escritas mas gostaria de ficar mais esclarecido. Se puderes ajudar agradecia.
Cumprimentos cordiais
Caro Feijão,
Em primeiro lugar, peço desculpa por ainda não ter respondido aos teus comentários. Mas infelizmente, tenho tido e vou ter umas semanas complicadas a nível profissional e como tal nem sempre é possivel responder. Mas no que concerne ás tuas preocupações vou-te deixar aqui um artigo do negócios de Novembro de 2011, onde existia já a proposta de lei pelo conselho de ministros e a lei que já recebeste.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... id=517781~
http://www.jornaldenegocios.pt/images/2011_11/banca.swf
Quanto á lei sobre ajuda do estado á banca, o que mencionei faz parte do que eu entendi da leitura da lei e de outros factos que vou constatando diariamente.
Não me cabe a mim comentar a lei, nem tenho capacidade para isso. A minha area não é direito e correria o risco de estar a escrever informação errada.
Continuo a afirmar e já justifiquei em "posts" anteriores.
- Com o fundo de pensões a banca foi e vai ser altamente beneficiada.
- Não existe obrigatoriedade de emissão de novas acções para recapitalizar a banca.
- A EBA (regulador bancário europeu), deverá criar condições mais acessiveis para a banca. Nomeadamente no alivio dos rácios exigidos. Isto aliás, já se sabia. Até o Ricardo Espirito Santo já havia comentado.
http://aeiou.expresso.pt/banca-revisao- ... do=f699170
- E referi que vai haver corrida ás acções dos bancos e porquê? Falei nas condições criadas para o investimento estrangeiro onde se englobava este decreto de lei, e a minha análise prendeu-se com as noticias que estavam a ser colocadas pela imprensa (negócios, expresso, sol) e que implica o seguinte. A recapitalização é um facto que possa existir e naturalmente caso exista vai levar a uma corrida de poder por parte dos accionistas existentes e possivelmente novos accionistas. E foi com esta certeza que começei a acreditar que realmente possa estar algo para acontecer. Mas alerto também que ainda existem muitas coisas por decidir, outro decreto-lei por sair. E como tal, não sei para quando. Mas acredito fortemente que devem vir grandes mudanças para breve no BCP. E não serão de certeza para piorar a situação do banco.
Hallo
P.S.- E já reparaste uma coisa. Não se fala já de Nacionalização da banca, mas sim de ajuda do estado é banca.
acho que amanhã o BCP vai descer.
A Banca vai descer, estes ratings da S&P, nomeadamente sobre a França vão obrigar a muitas vendas sobre o CAC...
mas ... se eu estou à espera..... muitas pessoas estão à espera..... vai tudo tentar Shortar e portanto o melhor é mesmo :
- Registado: 19/4/2005 11:11
Transcrevo parte do Artigo 12º-A do Código dos Valores Mobiliários um estudo da CMVM:
Artigo 12.º-A
Recomendações de investimento
1 - Constituem recomendações de investimento os relatórios de análise financeira ou qualquer outra informação emitida por analistas independentes, empresas de investimento, instituições de crédito, entidades cuja actividade principal seja formular recomendações e pessoas que neles exerçam a sua actividade profissional, em que se formule, directa ou indirectamente, uma recomendação ou sugestão de investimento ou desinvestimento sobre um emitente de valores mobiliários, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros e que se destinem a canais de distribuição ou ao público.
2 - Relativamente a outras pessoas singulares ou colectivas constitui recomendação de investimento qualquer informação por elas elaborada, no exercício da sua profissão ou no quadro da sua actividade, na qual seja directamente recomendada uma decisão de investimento ou desinvestimento específica num valor mobiliário ou em outro instrumento financeiro e que se destine a canais de distribuição ou ao público.
(…)
Nota:Sublinhado meu.
Fonte: (CMVM) http://www.cmvm.pt/cmvm/legislacao_regu ... tuloi.aspx
Estudo da CMVM sobre Analistas Financeiros e Recomendações de Investimento
2 - O papel do analista financeiro
O papel do analista consiste, fundamentalmente, no estudo de empresas cotadas em bolsa e na emissão de recomendações de compra ou venda2 sobre as acções dessas companhias3.
Normalmente, a análise de títulos é constituída por três fases distintas, a saber: estudo da envolvente macro-económica; análise sectorial; pesquisa sobre aspectos específicos da empresa. Contudo, e uma vez que o comportamento bolsista tem vindo a caracterizar-se por uma crescente lógica global/sectorial, a maior parte dos principais analistas financeiros mundiais tem-se especializado numa indústria ou sector de actividade.
Historicamente os analistas financeiros têm representado uma fonte importante de informação, promovendo a eficiência do mercado através da emissão de recomendações.
Apesar de poderem trabalhar de forma independente, não mantendo qualquer vinculo formal a bancos de investimento ou corretoras, o analista financeiro pode ainda situar-se numa de outras duas categorias:
1. O analista pode trabalhar para uma empresa de corretagem e faz recomendações sobre títulos que eles transaccionam em nome de outrém. Muitos destes analistas trabalham para empresas de corretagem que fornecem serviços para empresas, incluindo aquelas cujas acções o analista cobre. Neste caso podemos afirmar que os analistas pertencem ao "lado vendedor" do mercado.
2. O analista pode trabalhar para bancos de investimento (institutional money managers), que adquirem acções por sua própria conta, aconselhando-os a comprar, manter ou vender as acções analisadas. Ao contrário do que acontecia na categoria anterior, o analista pertence ao "lado comprador" do mercado.
- Comprar (Accumulate/Buy/Outperformer/Strong Buy/Strong Outperformer);
- O analista prefere não emitir opinião (Neutral).
3 Entende-se que esta definição consubstancia na essência as funções principais do analista financeiro, ainda que a actividade de analista financeiro possa ser exercida noutros domínios. De facto, no artigo 1º do código de conduta do analista financeiro (APAF) a actividade de análise financeira é definida como "toda a actividade que, exercida a título profissional, envolva a produção, avaliação ou utilização de informação económica, financeira, estatística, ou outra, tendo em vista a gestão de investimentos ou patrimónios, gestão de carteiras, o aconselhamento financeiro ou o exercício de actividades afins". É considerado analista financeiro "toda a pessoa, singular ou colectiva, que exerça a actividade profissional de análise financeira e seja sócia da APAF - Associação Portuguesa de Analistas Financeiros".Normalmente vendem os seus research reports a corretoras ou fundos de investimento numa base de subscrição anual.
Fonte: (CMVM) http://www.cmvm.pt/cmvm/estudos/pages/2 ... afri2.aspx
Obrigado Marco António e Pata Hari,
Depois de ler atentamente os artigos referidos e “vasculhar” um pouco algumas recomendações da CMVM, cheguei à seguinte conclusão:
As obrigações referem-se às entidades que assinalei no texto do artigo 12ºA, pelo que percebi um investidor que não exerça a actividade profissional de análise financeira, as suas opiniões “publicadas” (entenda-se “postadas”, não deixando de ser uma forma de tornar pública a informação) no fórum não poderão se consideradas de recomendações de investimento, nem serem enquadradas neste Decreto-Lei.
A dúvida subsiste ainda, na interpretação do texto “no exercício da sua profissão ou no quadro da sua actividade,” a que actividade se refere o legislador? À actividade profissional? Essa está incluída “no exercício da sua profissão”.
Tirando este aspecto ambíguo, interpreto as opiniões, ideias, expectativas, análises técnicas ou outras publicadas pelos pequenos investidores que participam neste fórum, como sendo apenas isso, as suas meras opiniões, não podendo ser consideradas recomendações de investimento ao abrigo deste Decreto-Lei.
Mas trata-se apenas da minha interpretação do diploma.
Já agora gostava de conhecer mais opiniões.
Artigo 12.º-A
Recomendações de investimento
1 - Constituem recomendações de investimento os relatórios de análise financeira ou qualquer outra informação emitida por analistas independentes, empresas de investimento, instituições de crédito, entidades cuja actividade principal seja formular recomendações e pessoas que neles exerçam a sua actividade profissional, em que se formule, directa ou indirectamente, uma recomendação ou sugestão de investimento ou desinvestimento sobre um emitente de valores mobiliários, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros e que se destinem a canais de distribuição ou ao público.
2 - Relativamente a outras pessoas singulares ou colectivas constitui recomendação de investimento qualquer informação por elas elaborada, no exercício da sua profissão ou no quadro da sua actividade, na qual seja directamente recomendada uma decisão de investimento ou desinvestimento específica num valor mobiliário ou em outro instrumento financeiro e que se destine a canais de distribuição ou ao público.
(…)
Fonte: (CMVM) http://www.cmvm.pt/cmvm/legislacao_regu ... tuloi.aspx
Estudo da CMVM sobre Analistas Financeiros e Recomendações de Investimento
2 - O papel do analista financeiro
O papel do analista consiste, fundamentalmente, no estudo de empresas cotadas em bolsa e na emissão de recomendações de compra ou venda2 sobre as acções dessas companhias3.
Normalmente, a análise de títulos é constituída por três fases distintas, a saber: estudo da envolvente macro-económica; análise sectorial; pesquisa sobre aspectos específicos da empresa. Contudo, e uma vez que o comportamento bolsista tem vindo a caracterizar-se por uma crescente lógica global/sectorial, a maior parte dos principais analistas financeiros mundiais tem-se especializado numa indústria ou sector de actividade.
Historicamente os analistas financeiros têm representado uma fonte importante de informação, promovendo a eficiência do mercado através da emissão de recomendações.
Apesar de poderem trabalhar de forma independente, não mantendo qualquer vinculo formal a bancos de investimento ou corretoras, o analista financeiro pode ainda situar-se numa de outras duas categorias:
1. O analista pode trabalhar para uma empresa de corretagem e faz recomendações sobre títulos que eles transaccionam em nome de outrém. Muitos destes analistas trabalham para empresas de corretagem que fornecem serviços para empresas, incluindo aquelas cujas acções o analista cobre. Neste caso podemos afirmar que os analistas pertencem ao "lado vendedor" do mercado.
2. O analista pode trabalhar para bancos de investimento (institutional money managers), que adquirem acções por sua própria conta, aconselhando-os a comprar, manter ou vender as acções analisadas. Ao contrário do que acontecia na categoria anterior, o analista pertence ao "lado comprador" do mercado.
- Comprar (Accumulate/Buy/Outperformer/Strong Buy/Strong Outperformer);
- O analista prefere não emitir opinião (Neutral).
3 Entende-se que esta definição consubstancia na essência as funções principais do analista financeiro, ainda que a actividade de analista financeiro possa ser exercida noutros domínios. De facto, no artigo 1º do código de conduta do analista financeiro (APAF) a actividade de análise financeira é definida como "toda a actividade que, exercida a título profissional, envolva a produção, avaliação ou utilização de informação económica, financeira, estatística, ou outra, tendo em vista a gestão de investimentos ou patrimónios, gestão de carteiras, o aconselhamento financeiro ou o exercício de actividades afins". É considerado analista financeiro "toda a pessoa, singular ou colectiva, que exerça a actividade profissional de análise financeira e seja sócia da APAF - Associação Portuguesa de Analistas Financeiros".Normalmente vendem os seus research reports a corretoras ou fundos de investimento numa base de subscrição anual.
Fonte: (CMVM) http://www.cmvm.pt/cmvm/estudos/pages/2 ... afri2.aspx
Obrigado Marco António e Pata Hari,
Depois de ler atentamente os artigos referidos e “vasculhar” um pouco algumas recomendações da CMVM, cheguei à seguinte conclusão:
As obrigações referem-se às entidades que assinalei no texto do artigo 12ºA, pelo que percebi um investidor que não exerça a actividade profissional de análise financeira, as suas opiniões “publicadas” (entenda-se “postadas”, não deixando de ser uma forma de tornar pública a informação) no fórum não poderão se consideradas de recomendações de investimento, nem serem enquadradas neste Decreto-Lei.
A dúvida subsiste ainda, na interpretação do texto “no exercício da sua profissão ou no quadro da sua actividade,” a que actividade se refere o legislador? À actividade profissional? Essa está incluída “no exercício da sua profissão”.
Tirando este aspecto ambíguo, interpreto as opiniões, ideias, expectativas, análises técnicas ou outras publicadas pelos pequenos investidores que participam neste fórum, como sendo apenas isso, as suas meras opiniões, não podendo ser consideradas recomendações de investimento ao abrigo deste Decreto-Lei.
Mas trata-se apenas da minha interpretação do diploma.
Já agora gostava de conhecer mais opiniões.
Bons Ventos,
SW
SW
O meu comentário é no âmbito do forum.. não estou a falar de jornais ou comentadores económicos.
Num forum(este ou outro) em que qualquer um dos participantes(sob nick) pode emitir qualquer coisa relacionada com bolsa(errada ou certa) desde que fundamentada(regras internas do forum) não pode estar sob escrutinio da CMVM. É dar relevância ao que não pode ter relevância.
Enfim, qualquer dia nem comentários se podem fazer, porque não sei o quê, podem influenciar o nosso estado de espirito e as nossas decisões. Por falar em notícas e comentadores, o Marcelo deu uma notícia na TVI relacionada com o bcp, que não foi confirmada ou pelo menos ainda não foi confirmada e aparentemente nada aconteceu com o Sr..
Num forum(este ou outro) em que qualquer um dos participantes(sob nick) pode emitir qualquer coisa relacionada com bolsa(errada ou certa) desde que fundamentada(regras internas do forum) não pode estar sob escrutinio da CMVM. É dar relevância ao que não pode ter relevância.
Enfim, qualquer dia nem comentários se podem fazer, porque não sei o quê, podem influenciar o nosso estado de espirito e as nossas decisões. Por falar em notícas e comentadores, o Marcelo deu uma notícia na TVI relacionada com o bcp, que não foi confirmada ou pelo menos ainda não foi confirmada e aparentemente nada aconteceu com o Sr..
Joca, o caso do fooman e de outras pessoas deste fórum não é de analistas técnicos. Muitos de nós representam entidades e fazem aconselhamento e gestão de património. A questão que eu levanto é que enquanto não estamos a representar nenhuma entidade nem a dar aconselhamento especifico, a regra não se aplica.
A CMVM tem nos últimos anos "aborrecido" os jornalistas ou comentadores opinando que estes podem ser considerados como "opinadores qualificados" dado que podem influenciar e, no fundo , estar a dar aconselhamento directo a investidores, no limite manipulando o mercado.
De tudo isto, o que tens que retirar é que o que já deves ter retirado do senso comum. Todas as opiniões têm que ser escrutinadas pelo teu bom senso. Tens sempre que te perguntar se poderão haver segundas intenções no que lês, se são análises intelectualmente honestas e tomar decisões sozinho.
A CMVM tem nos últimos anos "aborrecido" os jornalistas ou comentadores opinando que estes podem ser considerados como "opinadores qualificados" dado que podem influenciar e, no fundo , estar a dar aconselhamento directo a investidores, no limite manipulando o mercado.
De tudo isto, o que tens que retirar é que o que já deves ter retirado do senso comum. Todas as opiniões têm que ser escrutinadas pelo teu bom senso. Tens sempre que te perguntar se poderão haver segundas intenções no que lês, se são análises intelectualmente honestas e tomar decisões sozinho.
Estes ultimos posts deixaram-me desconcertado... Desde quando um analista técnico lança recomendações de compra/venda ou price targets? todos sabemos que a análise técnica está carregada de "ses", se acontecer isto, se quebrar aquilo, se fizer isto, e além disso, nunca vi um analista técnico fundamentar um price target com base na análise de um gráfico.
A CMVM só pode estar equivocada.
A CMVM só pode estar equivocada.
Pata-Hari Escreveu:Artigo 12.o-A Recomendações de investimento
Artigo 12.o-B
Conteúdo das recomendações de investimento
1 - Nas recomendações de investimento, as pessoas referidas no artigo anterior:
a) Indicam de forma clara e visível a sua identidade, designadamente o nome e a função da pessoa singular que preparou a recomendação e a denominação da pessoa colectiva autora da recomendação;
b) Distinguem claramente a matéria factual das interpretações, estimativas, pareceres e outro tipo de informação não factual;
c) Asseguram a fidedignidade das fontes ou, em caso de dúvida, referem-no expressamente;
d) Identificam como tal o conjunto das projecções, das previsões e dos preços alvo, com menção expressa dos pressupostos utilizados para os determinar;
e) Têm disponíveis todos os elementos necessários para demonstrar a coerência da recomendação com os pressupostos que lhe estão subjacentes, a pedido das autoridades competentes.
2 - Quando o autor da recomendação for uma das pessoas previstas no n.o 1 do artigo anterior, inclui ainda na recomendação:
a) A identidade da autoridade de supervisão da empresa de investimento ou da instituição de crédito;
b) As fontes de informação, o conhecimento pelo emitente da recomendação e a sua eventual correcção por este antes da divulgação;
c) A base de cálculo ou o método usado para avaliar o emitente e o instrumento financeiro ou para fixar o respectivo preço alvo;
d) O significado da recomendação de «comprar», «manter», «vender» ou expressões equivalentes, incluindo o prazo do investimento para que é feita, bem como advertências relacionadas com o risco envolvido e uma análise de sensibilidade aos pressupostos utilizados;
e) A periodicidade na divulgação da recomendação, bem como a respectiva actualização e modificação das políticas de cobertura previstas;
f) A data em que a recomendação foi divulgada pela primeira vez, bem como a data e hora a que se referem os preços utilizados para os instrumentos financeiros analisados, em termos claros e destacados;
g) As divergências da recomendação relativamente a uma recomendação sobre o mesmo emitente ou instrumento financeiro, emitida nos 12 meses anteriores, bem como a data em que aquela foi divulgada, em termos claros e destacados.
Fooman,não sei para quem trabalhas, não te identificaste, não és uma entidade especifica (embora possas representar uma noutro contexto), não dás price targets, etc, etc. Eu acho que não se aplica a ti. Nem a mais uma quantidade de pessoas neste fórum. É a minha opinião.
Boa! Estou safo! Já não tenho que me preocupar! Viva a CMVM!!
Quer dizer, na tua opinião qualquer um pode dizer o que lhe vai na alma sem medo de represálias... eu gostava de acreditar nisso, mas tendo em conta o mundo big brother em que vivemos, "better be safe than sorry".
Depois de ver os e-mails pessoais do Kweku e do Kerviel expostos ao mundo inteiro daquela forma, já nada me surpreende.
Pena que os regulamentos dos meus reguladores locais (AFM, DSI) e os regulamentos internos da empresa para quem trabalho sejam diferentes, mas tudo bem, quem me mandou a mim mudar de país?
- Registado: 29/11/2007 3:26
Artigo 12.o-A Recomendações de investimento
Artigo 12.o-B
Conteúdo das recomendações de investimento
1 - Nas recomendações de investimento, as pessoas referidas no artigo anterior:
a) Indicam de forma clara e visível a sua identidade, designadamente o nome e a função da pessoa singular que preparou a recomendação e a denominação da pessoa colectiva autora da recomendação;
b) Distinguem claramente a matéria factual das interpretações, estimativas, pareceres e outro tipo de informação não factual;
c) Asseguram a fidedignidade das fontes ou, em caso de dúvida, referem-no expressamente;
d) Identificam como tal o conjunto das projecções, das previsões e dos preços alvo, com menção expressa dos pressupostos utilizados para os determinar;
e) Têm disponíveis todos os elementos necessários para demonstrar a coerência da recomendação com os pressupostos que lhe estão subjacentes, a pedido das autoridades competentes.
2 - Quando o autor da recomendação for uma das pessoas previstas no n.o 1 do artigo anterior, inclui ainda na recomendação:
a) A identidade da autoridade de supervisão da empresa de investimento ou da instituição de crédito;
b) As fontes de informação, o conhecimento pelo emitente da recomendação e a sua eventual correcção por este antes da divulgação;
c) A base de cálculo ou o método usado para avaliar o emitente e o instrumento financeiro ou para fixar o respectivo preço alvo;
d) O significado da recomendação de «comprar», «manter», «vender» ou expressões equivalentes, incluindo o prazo do investimento para que é feita, bem como advertências relacionadas com o risco envolvido e uma análise de sensibilidade aos pressupostos utilizados;
e) A periodicidade na divulgação da recomendação, bem como a respectiva actualização e modificação das políticas de cobertura previstas;
f) A data em que a recomendação foi divulgada pela primeira vez, bem como a data e hora a que se referem os preços utilizados para os instrumentos financeiros analisados, em termos claros e destacados;
g) As divergências da recomendação relativamente a uma recomendação sobre o mesmo emitente ou instrumento financeiro, emitida nos 12 meses anteriores, bem como a data em que aquela foi divulgada, em termos claros e destacados.
Fooman,não sei para quem trabalhas, não te identificaste, não és uma entidade especifica (embora possas representar uma noutro contexto), não dás price targets, etc, etc. Eu acho que não se aplica a ti. Nem a mais uma quantidade de pessoas neste fórum. É a minha opinião.
luissm Escreveu:
Boas Marco,
Desculpa lá a minha ignorância no assunto, mas tenho percebido algumas preocupações com o impedimento de opinar livremente sobre tendências dos vários ativos do mercado.
Existe alguma lei que impeça que cada um de nós possa expor a sua opinião, fazer uma análise e coloca-la num fórum, de forma livre?
(...)
Desculpa luissm, não ter reparado no teu post ontem.
O sector dos mercados financeiros é um sector regulado em Portugal e a entidade reguladora é a CMVM.
A matéria em causa é regida pelo Código dos Valores Mobiliários, em particular no artigo 12º (A a E).
Existem limitações sim. Contudo, o busílis da questão está em se a análise é considerada ter carácter profissional ou não (ver 12ºA).
Os participantes em geral não terão problemas, porque a CMVM não irá considerá-los como analistas profissionais que estão a emitir opiniões no ambito de uma actividade profissional (o que a regulamentação determinaria que passaria a ter o estatuto de recomendação de investimento ou desinvestimento) e a menos que sejam contactados em sentido contrário, não vejo porque se devam preocupar em emitir opiniões pessoais.
Já eu e o Ulisses, devido à nossa relação com o Negócios, acabamos sendo contactados em momentos diferentes. O Ulisses, depois de um moroso e complicado processo acabou por se registar como analista através da corretora com que trabalha, uma facilidade que no meu caso não existe.
O que o Hallo referiu em resposta ao teu post não é verdade de todo e convém sublinhá-lo pois é informação errada que poderá induzir em erro as pessoas com eventuais consequências graves (devo notar contudo que eu não fui multado, apenas contactado para não emitir mais opiniões... contudo seria multado se reincidisse). Portanto, eu assumo que qualquer pessoa em situação semelhante será sempre primeiro contactado pela CMVM antes de qualquer medida punitiva.
Agora, como digo, os participantes do forum em geral não têm razão para se preocupar à partida...
Para quem quiser, aqui fica o link onde a regulamentação sobre esta matéria e o respectivo texto integral pode ser encontrada:
http://www.cmvm.pt/CMVM/Legislacao_Regu ... fault.aspx
(a parte que diz repeito a análises e recomendações encontra-se como disse no artigo 12º de A a E)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
OffTheRecord,
As imparidades a que me refiro tem 2 origens:
1-Títulos de divida publica grega
2-Crédito concedido à economia grega
Relativamente aos títulos de dívida publica, a renegociação em curso dum perdão adicional até aos 75% implicará um aumento das perdas a considerar pelo BCP em relação à actual situação dos 50% de perdão.
Quanto à carteira de crédito, a forte degradação económica da Grécia tornar-se-á ainda mais catastrófica se o pais sair do euro.
Ora num cenário destes é inevitável o aumento do crédito mal parado independentemente da moeda de denominação.
O que penso que está a querer dizer é que a mudança para o dracma afecta tanto os activos como os passivos do banco.
O importante é perceber se os passivos são alimentados apenas por depósitos de residentes ou também por financiamento nos mercados de divida.
Neste ultimo caso mantém se passivos em euros o que criará uma perda imediata do lado do activo pelo efeito de desvalorização cambial.
De qualquer forma este seria um outro problema que não se confunde com a questão do aumento de imparidades pelo crescimento do crédito mal parado.
As perdas que refere terem sido assumidas no passado são isso mesmo. Passado. Lá tiveram as sua razoes. Não poderão é anular as imparidades que se vierem a apurar em exercícios futuros.
Cumprimentos
As imparidades a que me refiro tem 2 origens:
1-Títulos de divida publica grega
2-Crédito concedido à economia grega
Relativamente aos títulos de dívida publica, a renegociação em curso dum perdão adicional até aos 75% implicará um aumento das perdas a considerar pelo BCP em relação à actual situação dos 50% de perdão.
Quanto à carteira de crédito, a forte degradação económica da Grécia tornar-se-á ainda mais catastrófica se o pais sair do euro.
Ora num cenário destes é inevitável o aumento do crédito mal parado independentemente da moeda de denominação.
O que penso que está a querer dizer é que a mudança para o dracma afecta tanto os activos como os passivos do banco.
O importante é perceber se os passivos são alimentados apenas por depósitos de residentes ou também por financiamento nos mercados de divida.
Neste ultimo caso mantém se passivos em euros o que criará uma perda imediata do lado do activo pelo efeito de desvalorização cambial.
De qualquer forma este seria um outro problema que não se confunde com a questão do aumento de imparidades pelo crescimento do crédito mal parado.
As perdas que refere terem sido assumidas no passado são isso mesmo. Passado. Lá tiveram as sua razoes. Não poderão é anular as imparidades que se vierem a apurar em exercícios futuros.
Cumprimentos
AC Investor Blog Escreveu:Pouco há acrescentar na AT do BCP. A Cotação continua acima da sua LTA de curto-prazo com o MACD em terreno positivo e sem divergências aparentes. Para aqueles que fazem daytrading, saliento a "golden cross" já visivel no gráfico, MM20 cruza pela primeira vez desde Março do ano passado a MM50, um sinal de inversão. A queda de ontem foi também com pouca liquidez. Temos um cruzamento Bullish no Sto. Nas últimas sessões o BCP está possivelmente a desenhar um triângulo simétrico, com lower highs e higher lows, pouco perceptivel à primeira vista. Enquanto a LTA funcionar, os Touros que tiverem entrado a baixos preços, podem estar descansados.
Pegando na ultima análise ao BCP, a semana passou e parece que temos já o triângulo simétrico formado. A próxima semana será decisiva no rompimento do triângulo. Destaca-se a quebra do volume à medida que o triângulo converge para o seu vértice, refletindo um período de consolidação das cotações. Dada a forte especulção em torno do BCP, podemos ter um falso break em ambas as direcções, no entanto continuo a suspeitar que o BCP tem pernas para subir enquanto se mantiver acima da sua LTA. Os osciladores estão em níveis neutros e o OBV mostra uma forte divergência de alta com os preços, sugerindo uma reação em alta de curto prazo. De notar no gráfico que o BCP ainda está bullish uma vez que o MACD mantém-se positivo.
Nota : Não tenho posições em acções nacionais
- Anexos
-
- sc.png (97.36 KiB) Visualizado 3999 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Re: Recapitalização Banca
Storgoff Escreveu:Mais uma bomba prestes a explodir nas mãos do BCP e que inevitavelmente irá aumentar ainda mais as actuais necessidades de capital do BCP.
A profunda crise económica em que a Grécia se esta diariamente a afundar, a pressão para renegociar o perdão de divida para o nível dos 75% acrescida de uma eventual saída do euro transformará a carteira de credito que ronda os 5 mil milhões de euros, concedido pela sucursal grega, basicamente em credito mal parado com níveis de imparidades brutais. Ou seja mais fortes rombos no capital do banco.
Não me parece que uma eventual e cada vez mais provável saída do Euro por parte da Grécia provoque directamente o impacto que está descrito em cima.
Caso a Grécia saia do Euro o que vai acontecer é que todos os créditos mas também todos os depósitos serão automaticamente convertidos de Euros para (por hipótese) Dracmas.
Esta conversão não provoca imediatamente qualquer impacto na situação líquida do Banco grego. O que se espera que aconteça, neste cenário, é que a prazo o valor do Banco grego caia porque o Dracma desvalorizará face ao Euro e o BCP investiu Euros na Grécia que passarão a valer menos. Contudo, grande parte deste esperado prejuízo já o BCP reconheceu há dois anos quando decidiu assumir como prejuízo todo o valor referente ao Goodwill da Grécia (isto é o valor que pagou inicialmente pelo Banco e que excedia o respectivo valor contabilistico).
Mas é claro que, à luz dos dados actuais o investimento do BCP na Grécia tem sido ruinoso mas sobretudo por causa do default da dívida pública. O que pretendo aqui sublinhar é que o drama não é tão grande como está descrito na citação.
Já na carteira comercial até existem vantagens na saída da Grécia do Euro pois com um Dracma desvalorizado a probabilidade das empresas Gregas pagarem ao Banco será maior e pode ser que por essa via da desvalorização os Gregos se endireitem um pouco mais a prazo, embora com um nível de vida inferior ao que estavam habituados.
- Registado: 10/9/2009 11:27
Hallo Escreveu:Não vou mencionar o que já havia escrito em mensagens anteriores.
Já nem vou falar da jogada que foi feita com o fundo de pensões, em que já se percebeu que a banca foi altamente beneficiada, que conseguiu beneficios fiscais que vão garantir muitos anos resultados diferentes dos esperados, nem vou falar de não ser obrigatório emissão de novas acções. Mas através de investimento público recapitalizar a banca, nem vou falar no possivel favorecimento da banca no que toca á EBA. Enfim coisas, que alertei nos meus "posts" todos anteriores. Mas vou alertar para mais uma coisa. Para quem não percebeu este decreto. Vai-se dar uma corrida ás acções dos bancos, como a que se deu quando se falava de compras e fusões na banca.
E a mistificação continua.
Imparável.
A maquina de propagando do Göebels também achava que uma mentira insistentemente veiculada pelos órgãos de comunicação se transformaria rapidamente numa verdade aceite pelo povo.
Estou estupefacto:

Tenha dó.
Isto já começa a ter contornos patológicos.
Para bem da minha sanidade, acho melhor nem me dar ao trabalho de rebater e comentar cada uma destas questões tal é o nível de alucinação.
Enfim nos burros que não sabemos ler o texto da Lei n.º 4/2012 nem temos capacidade para vislumbrar este mundo de maravilhas que circunda o BCP, o que nos vale é que já tínhamos sido previamente alertados pelo Hallo para toda esta realidade que nos escapava completamente.
Como eu e muitos outros participantes neste fórum se devem sentir imensamente agradecidos por este “halo”, qual candeia, nos ilumina o caminho e não nos deixa cair nas armadilhas do mercado.
Amen
É devida à relação com o Negócios sim, Automech.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Google [Bot], iniciado1, latbal, malakas, MPAM, niceboy, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2, Tiago2006 e 225 visitantes