Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Marinhas - Sempre ao Contrário - Faz-me lembrar alguém!!

por hallo » 9/1/2012 1:05

marinhas Escreveu:
Elias Escreveu:Brasileiros e chineses perto de entrar no BCP

7 de Janeiro, 2012
por Ricardo David Lopes e Tânia Ferreira

As negociações para a entrada de brasileiros e chineses como accionistas de referência do BCP estão muito avançadas, apurou o SOL, devendo estar para breve o anúncio das entidades em causa, bem como todos os detalhes dos negócios que deverão ser concretizados no âmbito do aumento de capital que está a ser preparado para recapitalizar o banco, por meios privados e públicos, e que deverá resultar numa perda de influência dos accionistas portugueses como a Teixeira Duarte e Berardo, a braços com graves dificuldades financeiras.

A estratégia de aproximação ao Brasil e à China foi revelada por Carlos Santos Ferreira em Agosto – a par de África – , sendo que aqui o grande parceiro é a Sonangol, outro accionista de referência do BCP (hoje com perto de 14,5%) com interesse em reforçar no banco, tendo já autorização para ir até 20%.

Os futuros accionistas já terão, inclusivamente, começado a comprar acções do Millennium em bolsa, mas ainda não tiveram de comunicar formalmente ao mercado por estarem abaixo do patamar dos 2%, segundo informações recolhidas pelo SOL. «As operações estão a ser preparadas para se concretizarem por via do mercado, mas também pela compra de acções próprias», explicou uma fonte conhecedora do processo.

O primeiro sinal de aproximação dos chineses – na altura apenas por via do ICBC (maior banco do Mundo) – ao BCP foi dado em meados de 2009, quando a instituição liderada por Santos Ferreira assinou um acordo de parceria estratégica com o banco chinês. Mas o interesse ficou em ‘banho-maria’ e só voltou a reacender agora com a venda de 21,35% do Estado na EDP à China Three Gorges. Acontece que, neste momento, não é ainda claro se o capital chinês que estará prestes a entrar no BCP será por via do ICBC ou por outra instituição financeira chinesa, como o China Development Bank, que foi, por exemplo, o banco que suportou directamente a privatização da EDP e que já é parceiro de crédito do BCP em Moçambique, através do Millennium bim.

Do lado brasileiro, fontes do mercado apontam para que seja o Banco do Brasil a entrar no capital do BCP – que, por sua vez, depois de ter pedido licença para abrir um banco de raiz naquele mercado, estará a agora, em parceria com os angolanos do BPA, a analisar vários bancos brasileiros de pequena dimensão com vista a uma aquisição,

O SOL apurou que o BCP, cuja cotação continua baixa, apesar das recentes valorizações, estará também a ser cobiçado por um outro investidor europeu, mas neste caso o processo está numa fase mais atrasada – isto depois de terem falhado as intenções de os franceses do BNP Paribas se tornarem accionistas do BCP como do BES. Contactada pelo SOL, fonte oficial o BCP não comentou nenhuma das informações.

ricardo.d.lopes@sol.pt

tania.ferreira@sol.pt

O jornal Sol é muito polémico. Nem o Negocios nem o económico nem a CMVM confirmam os tais acordos com Chineses e Brasileiros. A realidade é que o Bcp está numa situação péssima prestes a perder 75% em divida Grega e poderá perder tudo se esta sair do Euro que é o mais provável. A cotação do BCP dança ao som das noticias. Bom para quem arrisca mas com elevadissimo perigo. A sua cotação é considerada especulativa. Não tem um rumo defenido. Os jornalistas utilizam o direito da liberdade de expressão para noticiarem o que querem tendo por base possiveis cenários. A CMVM nada tem feito para acabar com o " DIZ QUE DISSE".
Nota: um aumento de capital neste momento iria diluir o valor. A não ser que tentem esticar a cotação para cima e depois fazerem aumento de capital com ajuda de terceiros e assim a diluição seria menor. Mas o bcp precisa de bastante para fazer face ás suas necessidades que até assusta.
Desejo a todos bons negócios.

Caro Marinhas,

Começam a ser muitos jornais, muitas coincidências, para o meu amigo não acreditrar. Agora não é só o SOL o Jornal de Negócios também, o Expresso, o Público, o Marcelo. Só o meu amigo é que acha que é uma cabala e mais quantos aqui no caldeirão. Para o BCP o negócio tem de ser feito no maior secretismo. Para as entidades que referiu se calhar até já houve pedidos de esclarecimento.

Imagino assim a CMVM ou o Banco Portugal a terem emitido comunicado ao BCP a solicitar informação e o BCP a informar que apenas pode dar dados concretos aquando do termino dos trabalhos e do negócio. Não se vendem posições fortes de um dia para o outro. Se isto se arrastasse mais uns meses, até podia acontecer. Imagine novos investidores a entrarem. Conheço muita gente que se os novos investidores lhes desses 0,50€ por acção vendiam tudo.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 30179&pn=1

Chineses e brasileiros devem entrar no BCP até ao final de Junho
09 Janeiro 2012 | 00:01
Maria João Gago - mjgago@negocios.pt

Novos investidores deverão aproveitar aumento de capital para tomarem posição no banco.

Os investidores chineses e brasileiros que estão a ser mobilizados para assumirem posições de relevo no BCP deverão entrar na instituição no âmbito do aumento de capital que o banco deverá realizar até ao final de Junho, apurou o Negócios. Os novos accionistas estão a negociar o seu provável investimento com a Sonangol, maior investidor do grupo financeiro nacional e que tem interesses tanto na China como no Brasil.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por Pintodoiro » 9/1/2012 0:59

Mais uma acha para a fogueira.

Banca
Chineses e brasileiros devem entrar no BCP até ao final de Junho
09 Janeiro 2012 | 00:01
Maria João Gago - mjgago@negocios.pt
Partilhar

Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho
Novos investidores deverão aproveitar aumento de capital para tomarem posição no banco.

A Sonangol, liderada por Manuel Vicente, tem liderado as negociações
com investidores chineses e brasileiros que podem entrar no BCP
Os investidores chineses e brasileiros que estão a ser mobilizados para assumirem posições de relevo no BCP deverão entrar na instituição no âmbito do aumento de capital que o banco deverá realizar até ao final de Junho, apurou o Negócios. Os novos accionistas estão a negociar o seu provável investimento com a Sonangol, maior investidor do grupo financeiro nacional e que tem interesses tanto na China como no Brasil.

As conversações da petrolífera angolana com instituições financeiras chinesas e brasileiras, noticiadas há uma semana pelo "Expresso", estarão muito avançadas, segundo revelou o "Sol" na última sexta-feira. Como sinal do seu empenho no BCP, a Sonangol estará ainda a reforçar a sua participação accionista no banco, tendo já mais de 14% do capital, contra os 11,57% que constam da última comunicação pública, referia ainda o "Sol".

O interesse da China no sector financeiro português foi assumido publicamente pelo presidente da eléctrica chinesa Three Gorges, vencedora da privatização da EDP. Mas antes de o governo português ter optado pela proposta chinesa no concurso de venda da Energias de Portugal já as conversações da Sonangol com potenciais investidores da potência asiática estavam em curso.

Por seu turno, os contactos com instituições brasileiras estarão a ser levados a cabo no âmbito das diligências que a Sonangol e o BCP estão a fazer naquele mercado, tendo em vista a abertura de uma instituição financeira no Brasil.

A posição geopolítica de Portugal, que está inserido na Europa mas tem ligações históricas com o Brasil, a China e África, é um dos argumentos que estarão a ser usados para mobilizar os investidores brasileiros e chineses para o maior Banco Privado Português.

Outra das motivações é o baixo valor de mercado do BCP. A capitalização bolsista do banco ronda os mil milhões de euros, ou seja, menos de um quinto do valor dos seus capitais próprios, que superam os seis mil milhões. Entrar no capital do grupo nesta altura permitirá ter uma participação de relevo a baixo custo.

Apoio estatal assumido

Segundo apurou o Negócios, nos contactos que têm sido mantidos com investidores chineses e brasileiros, a Sonangol tem assumido como muito provável o recurso à ajuda estatal por parte do BCP, no âmbito do processo de reforço da sua capitalização, tendo em vista o cumprimento das exigências de solvabilidade definidas pela troika e pela Autoridade Bancária Europeia. A própria petrolífera angolana já assumiu que não tem nada a opor ao pedido de apoio público e já terá manifestado intenção de reforçar a sua posição accionista no banco no quadro da injecção de fundos estatais.

Quanto à posição dos restantes accionistas, a realização de um aumento de capital poderá levar à redução da posição relativa de alguns investidores. Accionistas como Joe Berardo, que no âmbito das inspecções da troika à banca ficou com menos margem de manobra financeira junto da banca, poderá não ter meios para acompanhar uma operação de reforço de capitais.

Registado: 28/7/2006 0:00

por LTCM » 9/1/2012 0:47

Jean Claude Trichet Escreveu: Em 2010, John Paulson ganhou na especulação em Hedge Funds 10 milhões de Euros cada um dos 365 dias. A um milhão de Euros por ano, este investidor precisa de viver 3650 anos para gastar o vencimento de apenas um ano. Acho que se pode afirmar que ninguém precisa de tanto dinheiro.

O mesmo John Paulson em 2011 perdeu cerca de 10 biliões nos seus fundos, parte do cash era dele.

in: HSBC Hedge Weekly 53
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

Re: BCP

por Bar38 » 9/1/2012 0:43

Clinico Escreveu:Calma! Eu não disse que não se falava de AT!
O que eu disse é que para as páginas intermináveis deste tópico fala-se proporcionalmente menos de AT!
Comparem o conteudo deste tópico com o do SPX ou do DAX, por exemplo e percebem o que eu quero dizer.
~
Não foi para ofender ninguem!

E por falar em AT, os futuros SPX e DAX estão escorregadios!
Se bem que isso possa ter pouca influencia no BCP, todo o cuidado é pouco.
Estou de fora desde sexta mas gostava de reentrar se amanha não for um dia de desce 9%... :roll:

Abraços
Clinico

PS - estou curioso para saber o que foi esse "problema do ouvido" dos Santos Ferreira que o levou ao internamento! internamento? só se teve uma crise vertiginosa porque otite dos vôos (barotrauma)não requer internamento!só fica no hotel uns dias ou volta de comboio :roll: ...
Estamos a falar de uma acção em particular não estamos a falar de um índice.

Registado: 20/6/2011 21:37

BCP

por Clinico » 9/1/2012 0:26

Calma! Eu não disse que não se falava de AT!
O que eu disse é que para as páginas intermináveis deste tópico fala-se proporcionalmente menos de AT!
Comparem o conteudo deste tópico com o do SPX ou do DAX, por exemplo e percebem o que eu quero dizer.
~
Não foi para ofender ninguem!

E por falar em AT, os futuros SPX e DAX estão escorregadios!
Se bem que isso possa ter pouca influencia no BCP, todo o cuidado é pouco.
Estou de fora desde sexta mas gostava de reentrar se amanha não for um dia de desce 9%... :roll:

Abraços
Clinico

PS - estou curioso para saber o que foi esse "problema do ouvido" dos Santos Ferreira que o levou ao internamento! internamento? só se teve uma crise vertiginosa porque otite dos vôos (barotrauma)não requer internamento!só fica no hotel uns dias ou volta de comboio :roll: ...

Registado: 1/6/2003 0:13

por Bar38 » 9/1/2012 0:24

Supermann Escreveu:
bar38 Escreveu:
Clinico Escreveu:Engraçado, que neste tópico, fala-se muito de muita espéculação e pouco sobre AT, com as excepções e mestrias habituais.

Não há dúvida que as notícias mais ou menos especulativas fazem mover este "case study" e com sorte podem-se fazer algumas mais valias.

Eu sou um dos que procura aproveitar o momento, consciente do risco e com os possíveis péssimos resultados que a banca vai apresentar este ano.

Mesmo assim, dou muitissimo mais importancia aos gráficos e indicadores da AT que os "diz-que-disse" ou os "acho que"... :wink:

Abraços
Clinico
Não se fala de AT??
Ainda na 5 feira há noite podias escolher a tendência que te desse mais jeito, com 2 gráficos um descendente e outro ascendente um a seguir ao outro,o ulisses deixou aqui a pouco tempo um gráfico onde se identificava como primeira resistência a zona dos 0.16,0.17,se não estou em erro.
A única novidade vem do sistema utilizado pelo superman e do qual concordo com o carrancho (uma coisa inacreditável) e que ao que percebi deu sinal de entrada longo

bar38, novidade? Eu tenho postado os sinais do sistema ao longo do último ano aqui

Depois de 1 ano curto e com muitos reforços pelo meio, deu pela primeira vez sinal longo.

Agora, alerto que não é por ter dado sinal longo que faz isso necessariamente um bom sinal. Até porque relembro o sistema princial qque é o tendencial, apenas acerta cerca de 40-45% das vezes.

O que faz a diferença é que quando acerta, acerta em cheio... quando falha perde-se pouco. Vamos lá a ver como vai passar esta semana.
Quando disse novidade estava a referir me ao deixares de estar curto para estares longo

Um bocadinho da vida do nosso presidente!!!!

por hallo » 9/1/2012 0:23

http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Art ... 28982.html
07/01/2012 | 00:57 |

Dinheiro Vivo Benquista, gestor e banqueiro, Carlos Santos Ferreira - 62 anos, casado e com dois filhos -é um amante de arte, música clássica e viagens. E foi precisamente o excesso de viagens que lhe valeu, esta semana, um internamento no hospital de Genebra, na Suíça, onde foi passar o fim de ano numa estância de esqui.

Mas não foi o lazer que impediu o banqueiro de viajar. O problema de ouvidos de Santos Ferreira ficou a dever-se às inúmeras viagens de avião que tem feito nos últimos meses - para o Brasil, China, Angola e Moçambique, entre outros destinos. Só numa semana, o presidente do BCP voou três vezes para o Brasil. Além dos negócios normais do banco, o banqueiro tem intensificado os contactos com várias entidades com o objetivo de reforçar a frágil estrutura acionista do BCP. Mas quem é, afinal, Santos Ferreira?

No currículo conta com a passagem por várias empresas portuguesas e estrangeiras (incluindo seguradoras como a Mundial Confiança e a Império; e bancos como a CGD, o Seng Heng de Macau, o BNU ou o Pinto e Sotto Mayor), tendo sido importantes para o seu percurso as ligações ao PS, a Champalimaud e Stanley Ho.

Tanto a nível profissional como pessoal, os mais próximos não lhe poupam elogios. "Além de ter todas as características de um bom gestor é uma pessoa que se pauta por uma cautela, rigor e prudência incomparáveis", acrescenta o amigo Mário Assis Ferreira que trabalhou com Santos Ferreira no tempo em que este dirigiu o grupo Estoril-Sol.

Se por um lado a postura discreta e o profissionalismo lhe são reconhecidos por quem trabalhou com ele, diz quem o conhece que não esquece tanto quem lhe faz bem como quem lhe faz mal. Mesmo assim, não é homem que goste de confrontos e não lhe são conhecidas muitas inimizades.

Rigor, prudência e cautela!!!
Como queriam que um homem destes, começasse a falar a confirmar viagens, contactos e desenvolvimentos.

É o sim ou sopas. Quando se realizar a entrada de novos accionistas, ou reforço de alguns. Ele não diz nada cá para fora. Sai a noticia pela CMVM ou Banco de Portugal.

Cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por Supermann » 9/1/2012 0:11

bar38 Escreveu:
Clinico Escreveu:Engraçado, que neste tópico, fala-se muito de muita espéculação e pouco sobre AT, com as excepções e mestrias habituais.

Não há dúvida que as notícias mais ou menos especulativas fazem mover este "case study" e com sorte podem-se fazer algumas mais valias.

Eu sou um dos que procura aproveitar o momento, consciente do risco e com os possíveis péssimos resultados que a banca vai apresentar este ano.

Mesmo assim, dou muitissimo mais importancia aos gráficos e indicadores da AT que os "diz-que-disse" ou os "acho que"... :wink:

Abraços
Clinico
Não se fala de AT??
Ainda na 5 feira há noite podias escolher a tendência que te desse mais jeito, com 2 gráficos um descendente e outro ascendente um a seguir ao outro,o ulisses deixou aqui a pouco tempo um gráfico onde se identificava como primeira resistência a zona dos 0.16,0.17,se não estou em erro.
A única novidade vem do sistema utilizado pelo superman e do qual concordo com o carrancho (uma coisa inacreditável) e que ao que percebi deu sinal de entrada longo

bar38, novidade? Eu tenho postado os sinais do sistema ao longo do último ano aqui

Depois de 1 ano curto e com muitos reforços pelo meio, deu pela primeira vez sinal longo.

Agora, alerto que não é por ter dado sinal longo que faz isso necessariamente um bom sinal. Até porque relembro o sistema princial qque é o tendencial, apenas acerta cerca de 40-45% das vezes.

O que faz a diferença é que quando acerta, acerta em cheio... quando falha perde-se pouco. Vamos lá a ver como vai passar esta semana.

Registado: 18/12/2009 18:54

por Bar38 » 8/1/2012 23:47

Abraços
Clinico
Não se fala de AT??

por Jean Claude Trichet » 8/1/2012 23:45

Soluções para o Euro
Em cuidados intensivos, para tratar doentes graves, é preciso fazer uma abordagem terapêutica elaborada, complexa e adequada para o doente ter uma hipótese válida de sobreviver. É preciso controlar a infecção, irrigar os rins, dar apoio aos pulmões e reverter o colapso circulatório. Por vezes é inevitável recorrer a terapêuticas extremas como amputações de membros a fim de evitar a contaminação irreversível do organismo. Medidas isoladas, mal pensadas e intempestivas aceleram a degradação clínica terminando provavelmente com a morte do doente.
A crise do Euro, pela sua gravidade e complexidade, deve respeitar os princípios do pensamento clínico. Impor medidas de austeridade extremas que levam os países periféricos a uma recessão devastadora para a economia com consequências gravíssimas para a estabilidade, coesão e segurança nacionais, por si só tendem a agravar o problema. É como injectar adrenalina num doente com tensão baixa sem identificar a causa da hipotensão.
As medidas apresentadas pelo governo de Portugal são, na sua essência, contraproducentes, como se verificou na Grécia.
Afirmar que é preciso fazer contenção orçamental cortando nas despesas do estado e das autarquias é uma visão redutora e perigosa do problema.
Cortar na despesa dos dois milhões de portugueses que vivem abaixo do limiar de pobreza é desumano.
Reduzir indiscriminadamente as regalias dos trabalhadores põe em causa a segurança e a coesão nacionais.
Aumentar os impostos aos contribuintes cumpridores revela um défice cognitivo importante. Desmantelar o estado social que tanto nos custou a construir, representa um golpe de estado para o qual o governo eleito não tem mandato.
Portugal é um país que gera riqueza mais do que suficiente para equilibrar as suas finanças. O dinheiro existe mas está nos bolsos errados.
Introduzir obrigações europeias sem outras medidas adicionais, pode levar à completa irresponsabilidade orçamental de governos populistas e incompetentes de alguns países e regiões da UE. Excluir países fundadores do Euro acarretaria custos insuportáveis para os que permanecessem na união monetária e colocando-os à mercê dos mercados. Apresento 10 medidas que, introduzidas duma forma sincronizada, poderão pôr fim à crise financeira da Europa e do mundo. Esta crise financeira constitui a ameaça contra a humanidade mais grave desde o fim da guerra fria. Para cada um destes pontos existem argumentos a favor e outros contra. No entanto há situações intoleráveis e grotescas que com um mínimo de vontade política e honestidade intelectual poderiam facilmente ser evitadas. É preciso combater os excessos despesistas sem tempo a perder. Os nossos jovens não podem esperar e há reformas urgentes que esperam por ser implementadas.
1. A introdução das obrigações europeias os países da zona estão dependentes da política orçamental de um banco central que, ao contrário do que o nome indica, não funciona como um banco central. Os Estados Unidos da América entrariam em colapso se cada um dos estados, como na Europa, estivesse exposto aos caprichos dos mercados. O mesmo aconteceria com a China, a Rússia, o Brasil e até a própria Alemanha.
2. O aumento do FEEF de 1 B€ para 10 B€. A dívida soberana da zona euro é de 7,8 biliões de euros que representa 85% do PIB (9,2 B€). O FEEF deveria ser sempre superior à dívida da zona euro para dar sinais de robustez financeira aos potenciais especuladores. Proponho a criação de um fundo de estabilidade financeira que será alimentado por um imposto de 1% sobre os movimentos de derivativos financeiros e da venda de acções a descoberto.
3. Sujeitar os orçamentos nacionais à aprovação do concelho europeu É indispensável evitar todos os excessos de que se tem falado, como as reformas milionárias para políticos da "casta" cuja actividade se resume a servirem-se a eles próprios, sem nunca terem feito nada para servir as populações, deixando-as a braços com dívidas faraónicas. Os benefícios fiscais das empresas multinacionais que desviam anualmente bilhões de Euros a título de transferências para fundações que elas próprias controlam e royalties que têm o mesmo destino, representando outras designações para o líquido das empresas, devem ser tributadas como tal.
4. Criação do tribunal de contas europeu Proponho a criação de uma autoridade financeira que fiscalize a execução orçamental dos estados membros, apresentando propostas construtivas.
5. Harmonização fiscal Parece-me também natural evitar tributações fiscais atractivas criando climas de concorrência desleal entre os estados membros. Há exemplos de países que aplicam taxas de IRC baixíssimas para atrair os investimentos, à custa da criação de desemprego e dumping social nos seus vizinhos. Pouco adiantaria tributar os fluxos de capitais se os principais mercados como Londres e Wall Street continuassem a isentá-los de impostos.
6. Regulamentar os mercados financeiros Apresento aqui duas alternativas possíveis. Podemos proibir a venda de acções a descoberto ou tributá-la de modo a atenuar as consequências nefastas deste tipo de negociação. A venda de acções a descoberto provoca um força vendedora desenfreada sem ser antecedida da pressão compradora que a procederia se tivessem de adquirir as acções antes de poder vendê-las. A autorizar as vendas a descoberto, estas deveriam ser sempre pré-anunciadas, ao contrário da realidade actual onde os bancos de investimento são obrigados a declarar às comissões das bolsas apenas quando estão em causa mais de 0,5% do total das acções em bolsa. Basta movimentarem 0,499% das acções de cada vez para fugirem a esta norma. As receitas das comissões sobre as vendas a descoberto poderiam reverter para o FEEF, para programas de crescimento económico sustentado que respeitem as metas ecológicas, e para projectos de solidariedade para com os mais desfavorecidos da Europa e do mundo.
7. Regulamentar as agências de rating É preciso evitar que as agências de rating graças às suas notações, sejam elas negativas ou positivas, possam beneficiar alguns dos seus melhores clientes ou accionistas. Esta é uma questão de idoneidade.
8. Introduzir a Taxa Tobin. Criar um imposto de 1% sobre as transações especulativas dos derivativos financeiros, como por exemplo os CDS (credit default swaps) e Hedge Funds, para financiar o FEEF e contribuir para atingir as metas da ONU da diminuição da pobreza e da fome assim como a acesso a água potável e a programas de vacinação das populações. O mercado de derivativos financeiros movimenta anualmente 1500 B de USD no mundo. Estima-se que mais de 40% deste valor seja movimentado na Europa. Podemos admitir um volume de negócios na zona euro na ordem dos 300 B€. 1% deste volume durante 3 anos ultrapassa a totalidade da dívida da Zona Euro, actualmente 7,8B€. Os derivativos financeiros são armas financeiras de destruição maciça eficazes, como se tem visto na última década.
9. Combate eficaz à fraude e à evasão fiscais No caso de Portugal, a economia paralela ascende a 30-50% do PIB o que equivale a 3-5 vezes o défice de 2010 (9,8%). Estas quantias fabulosas não desaparecem pura e simplesmente. Estão depositadas em instituições financeiras na Suíça, no Lichtenstein, no Luxemburgo e noutros locais onde as leis dão prioridade ao sigilo bancário de párias em detrimento dos direitos humanos. A UE deve exercer pressão política sobre os paraísos fiscais com o fim de dar transparência ao fluxo de capitais. Além de Portugal e dos restantes países da zona euro, existem outros países que beneficiariam de sobremaneira com esta medida. Refiro-me aos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e República Sul-Africana), aos quais acrescentando Angola e Nigéria passariam a poder designar-se de BRINCAS. A evasão fiscal e a corrupção nestas 7 grandes potências financeiras situam-se na ordem de grandeza das dezenas de B€. 1% de p. ex. 30 B€ acabaria em pouco tempo com grande parte da mortalidade infantil causada por doenças tratáveis, com a pobreza e com a miséria humana, não só nos países mais pobres como também nos países industrializados.
10. Combate eficaz à corrupção Sem um combate eficaz à corrupção, sobretudo envolvendo políticos, aplicando medidas de coacção dissuadoras aos prevaricadores, todo o projecto europeu deixa de ser um bem fundamental de todos para alimentar o luxo, a ganância e a desonestidade de poucos. Aproveito para lembrar que o povo português continua à espera de uma explicação plausível e de um pedido de desculpas reconciliador pelos negócios da compra de acções da Sociedade Lusa de Negócios e da permuta da Gaivota Azul assim como o comportamento ignóbil de alguns dos colaboradores mais próximos do actual presidente da república. Todos os actos ilícitos, conhecidos e desconhecidos, praticados pela nata da sociedade portuguesa estão já a ser pagos pelos que menos têm. Chegou a altura de exigir a responsabilidade dos que lucraram com esta praga nacional. Estas medidas estão interligadas e sobrepostas. Mais do que uma questão de ideologia política, de princípios financeiros ou de interesses nacionalistas, com inúmeros argumentos a favor e contra, encontrar uma nova ordem financeira global sem o recurso a armas e revoluções catastróficas, é sobretudo uma questão de dignidade humana. Ao contrário do que afirmam economistas neoliberais, os mercados financeiros não se auto-regulam. Parecem mais um parasita que engorda desalmadamente à custa do hospedeiro. Funcionam como uma peste ou gangrena que ameaça a existência da sociedade. Os estados precisam de instituições financeiras fortes e estáveis que possam servir a sociedade. Mas têm de ser regulamentadas, caso contrário passamos a ser nós a servir os mercados como se tem verificado desde o século XVIII. Urge criar condições aos jovens para desenvolverem os seus potenciais nos campos da cultura, da ciência e do desporto. Precisamos de motivar as pessoas e as empresas a assumirem uma postura justa, solidária e com consciência social. É imperativo devolver a esperança aos mais desfavorecidos. Como o pensamento, a bondade, a beleza e o amor, a ganância humana não tem limites. Em 2010, John Paulson ganhou na especulação em Hedge Funds 10 milhões de Euros cada um dos 365 dias. A um milhão de Euros por ano, este investidor precisa de viver 3650 anos para gastar o vencimento de apenas um ano. Acho que se pode afirmar que ninguém precisa de tanto dinheiro. Para que este exagero seja possível, o custo em termos de sofrimento humano é incalculável.

Registado: 18/9/2011 10:50

por DC89 » 8/1/2012 22:37

Big Picture.
Anexos
B.COM.PORTUGUES.png
BCP (WEEK)
B.COM.PORTUGUES.png (58.43 KiB) Visualizado 6455 vezes

Registado: 26/12/2007 15:50

por jrnabolsa » 8/1/2012 22:11

Se eu estivesse no lugar dos Chineses, a ser verdade o interesse deles no BCP, não permitia a venda da "fatia" polaca. É das poucas árvores que melhor fruto dá dentro do BCP neste momento. Cumpts

Registado: 4/1/2010 15:57

por Joca601 » 8/1/2012 22:02

bar38 Escreveu:
Joca601 Escreveu:Muitos investidores, como aqueles que por aqui andam ou que andam por outros foruns ou em foruns nenhuns, estão realmente atentos ao movimento deste título. Há muita notícia no ar. A especulação é grande, apesar de assentar em vestigios reais que a toda a hora vão emergindo à superficie, pelas peças jornalisticas que vão aparecendo sobre interesse no bcp. A cmvm inexplicavelmente não pede explicação a ninguém, quando em outras ocasiões intervém por muito menos. Tudo isto é estranho ou secreto. A implicação dos investidores chineses ou brasileiros na cotação do bcp, está longe de ser clara. Quanto vale realmente o bcp? o valor a que está cotado ou mais? qual o interesse desses novos investidores no bcp? do ponto de vista dos investidores residentes, não seria melhor o bcp recorrer à linha de recapitalização do estado do que perder influência no banco? parece que há qualquer coisa que não faz sentido no bcp. a Polónia foi declarada não core, para passados alguns meses voltar a fazer parte novamente da estratégia de crescimento.
Primeiro não me parece muito importante saber neste momento se cotação reflecte ou não o valor actual do banco, ate porque o mercado funciona por antecipação, interessa sim saber qual a capacidade futura de criar riqueza,e as sinergias criadas por um negócio envolvendo china, angola,brasil são por demais evidentes, e logicamente que seriam do interesse de todos.
Quanto aos antigos investidores residentes a única coisa que pretendem neste momento e' alguma valorização do péssimo investimento que fizeram ate porque, influencia praticamente já não teem nenhuma.
A Polónia era claramente um acto de desespero.
Logicamente que tudo isto carece de confirmação,mas também o curioso e' que também nada foi desmentido,o que da a entender que pelo menos haverá negociações.

Concordo... eventualmente, a salvação e a solução para o banco está nos novos accionistas. A não venda da Polónia, pode praticamente confirmar a existência de negociações avançadas com os tais novos accionitas(podemos fazer esta leitura!?).

Registado: 7/1/2012 13:03

por Bar38 » 8/1/2012 18:27

Joca601 Escreveu:Muitos investidores, como aqueles que por aqui andam ou que andam por outros foruns ou em foruns nenhuns, estão realmente atentos ao movimento deste título. Há muita notícia no ar. A especulação é grande, apesar de assentar em vestigios reais que a toda a hora vão emergindo à superficie, pelas peças jornalisticas que vão aparecendo sobre interesse no bcp. A cmvm inexplicavelmente não pede explicação a ninguém, quando em outras ocasiões intervém por muito menos. Tudo isto é estranho ou secreto. A implicação dos investidores chineses ou brasileiros na cotação do bcp, está longe de ser clara. Quanto vale realmente o bcp? o valor a que está cotado ou mais? qual o interesse desses novos investidores no bcp? do ponto de vista dos investidores residentes, não seria melhor o bcp recorrer à linha de recapitalização do estado do que perder influência no banco? parece que há qualquer coisa que não faz sentido no bcp. a Polónia foi declarada não core, para passados alguns meses voltar a fazer parte novamente da estratégia de crescimento.
Primeiro não me parece muito importante saber neste momento se cotação reflecte ou não o valor actual do banco, ate porque o mercado funciona por antecipação, interessa sim saber qual a capacidade futura de criar riqueza,e as sinergias criadas por um negócio envolvendo china, angola,brasil são por demais evidentes, e logicamente que seriam do interesse de todos.
Quanto aos antigos investidores residentes a única coisa que pretendem neste momento e' alguma valorização do péssimo investimento que fizeram ate porque, influencia praticamente já não teem nenhuma.
A Polónia era claramente um acto de desespero.
Logicamente que tudo isto carece de confirmação,mas também o curioso e' que também nada foi desmentido,o que da a entender que pelo menos haverá negociações.

por marinhas » 8/1/2012 18:03

Elias Escreveu:Brasileiros e chineses perto de entrar no BCP

7 de Janeiro, 2012
por Ricardo David Lopes e Tânia Ferreira

As negociações para a entrada de brasileiros e chineses como accionistas de referência do BCP estão muito avançadas, apurou o SOL, devendo estar para breve o anúncio das entidades em causa, bem como todos os detalhes dos negócios que deverão ser concretizados no âmbito do aumento de capital que está a ser preparado para recapitalizar o banco, por meios privados e públicos, e que deverá resultar numa perda de influência dos accionistas portugueses como a Teixeira Duarte e Berardo, a braços com graves dificuldades financeiras.

A estratégia de aproximação ao Brasil e à China foi revelada por Carlos Santos Ferreira em Agosto – a par de África – , sendo que aqui o grande parceiro é a Sonangol, outro accionista de referência do BCP (hoje com perto de 14,5%) com interesse em reforçar no banco, tendo já autorização para ir até 20%.

Os futuros accionistas já terão, inclusivamente, começado a comprar acções do Millennium em bolsa, mas ainda não tiveram de comunicar formalmente ao mercado por estarem abaixo do patamar dos 2%, segundo informações recolhidas pelo SOL. «As operações estão a ser preparadas para se concretizarem por via do mercado, mas também pela compra de acções próprias», explicou uma fonte conhecedora do processo.

O primeiro sinal de aproximação dos chineses – na altura apenas por via do ICBC (maior banco do Mundo) – ao BCP foi dado em meados de 2009, quando a instituição liderada por Santos Ferreira assinou um acordo de parceria estratégica com o banco chinês. Mas o interesse ficou em ‘banho-maria’ e só voltou a reacender agora com a venda de 21,35% do Estado na EDP à China Three Gorges. Acontece que, neste momento, não é ainda claro se o capital chinês que estará prestes a entrar no BCP será por via do ICBC ou por outra instituição financeira chinesa, como o China Development Bank, que foi, por exemplo, o banco que suportou directamente a privatização da EDP e que já é parceiro de crédito do BCP em Moçambique, através do Millennium bim.

Do lado brasileiro, fontes do mercado apontam para que seja o Banco do Brasil a entrar no capital do BCP – que, por sua vez, depois de ter pedido licença para abrir um banco de raiz naquele mercado, estará a agora, em parceria com os angolanos do BPA, a analisar vários bancos brasileiros de pequena dimensão com vista a uma aquisição,

O SOL apurou que o BCP, cuja cotação continua baixa, apesar das recentes valorizações, estará também a ser cobiçado por um outro investidor europeu, mas neste caso o processo está numa fase mais atrasada – isto depois de terem falhado as intenções de os franceses do BNP Paribas se tornarem accionistas do BCP como do BES. Contactada pelo SOL, fonte oficial o BCP não comentou nenhuma das informações.

ricardo.d.lopes@sol.pt

tania.ferreira@sol.pt

O jornal Sol é muito polémico. Nem o Negocios nem o económico nem a CMVM confirmam os tais acordos com Chineses e Brasileiros. A realidade é que o Bcp está numa situação péssima prestes a perder 75% em divida Grega e poderá perder tudo se esta sair do Euro que é o mais provável. A cotação do BCP dança ao som das noticias. Bom para quem arrisca mas com elevadissimo perigo. A sua cotação é considerada especulativa. Não tem um rumo defenido. Os jornalistas utilizam o direito da liberdade de expressão para noticiarem o que querem tendo por base possiveis cenários. A CMVM nada tem feito para acabar com o " DIZ QUE DISSE".
Nota: um aumento de capital neste momento iria diluir o valor. A não ser que tentem esticar a cotação para cima e depois fazerem aumento de capital com ajuda de terceiros e assim a diluição seria menor. Mas o bcp precisa de bastante para fazer face ás suas necessidades que até assusta.
Desejo a todos bons negócios.

Registado: 14/11/2010 22:51

BCP

por Clinico » 8/1/2012 17:35

Engraçado, que neste tópico, fala-se muito de muita espéculação e pouco sobre AT, com as excepções e mestrias habituais.

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por artista_ » 8/1/2012 17:31

pc05 Escreveu:Ok, é a tua opinião/visão...... mas permite-me, pelo menos, discordar dela!!!!

Claro que sim! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por PC05 » 8/1/2012 16:35

artista Escreveu:
pc05 Escreveu:
artista Escreveu:
pc05 Escreveu:Últimamente, a cotação do bcp tem evoluído essencialmente ao ritmo da especulação que se tem criado via imprensa! A notícia de 6f do semanário Sol, que pertence ao grupo angolano Newshold, é mais um bom exemplo deste facto! O bcp descia 18% em 2 dias ..... e acabou por subir 12% na 6f! Este tipo de notícias vão acabar por cair na banalidade se nada de concreto acontecer nos próximos dias!

A evolução das cotações de uma empresa evoluem sempre "ao ritmo da especulação", sobretudo em tempos conturbados como os que vivemos, isso não é novidade nenhuma! :)

Não estás a confundir especulação com espectativa? E depois, há especulação mais e menos convincente! Mais e menos manipulada.......

Mais ou menos convincente para quem? O problema é que a maioria das pessoas precisa de justificações para os movimentos dos títulos, mas na maioria dos casos as justificações não são as dadas pelos media nem aquelas em que as pessoas acreditam. Os títulos sobem ou descem porque a pressão compradora ou vendedora é maior ou menor, nada nos garante que um título subir porque os chineses querem entrar, ou porque o jornal "X" publicou isto ou aquilo... para mim isso nem interessa para nada, ou quase nada!

Ok, é a tua opinião/visão...... mas permite-me, pelo menos, discordar dela!!!!

Registado: 5/12/2005 21:28

por artista_ » 8/1/2012 16:14

pc05 Escreveu:
artista Escreveu:
pc05 Escreveu:Últimamente, a cotação do bcp tem evoluído essencialmente ao ritmo da especulação que se tem criado via imprensa! A notícia de 6f do semanário Sol, que pertence ao grupo angolano Newshold, é mais um bom exemplo deste facto! O bcp descia 18% em 2 dias ..... e acabou por subir 12% na 6f! Este tipo de notícias vão acabar por cair na banalidade se nada de concreto acontecer nos próximos dias!

A evolução das cotações de uma empresa evoluem sempre "ao ritmo da especulação", sobretudo em tempos conturbados como os que vivemos, isso não é novidade nenhuma! :)

Não estás a confundir especulação com espectativa? E depois, há especulação mais e menos convincente! Mais e menos manipulada.......

Mais ou menos convincente para quem? O problema é que a maioria das pessoas precisa de justificações para os movimentos dos títulos, mas na maioria dos casos as justificações não são as dadas pelos media nem aquelas em que as pessoas acreditam. Os títulos sobem ou descem porque a pressão compradora ou vendedora é maior ou menor, nada nos garante que um título subir porque os chineses querem entrar, ou porque o jornal "X" publicou isto ou aquilo... para mim isso nem interessa para nada, ou quase nada!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por PC05 » 8/1/2012 15:05

artista Escreveu:

por artista_ » 8/1/2012 14:50

por PC05 » 8/1/2012 14:46

Últimamente, a cotação do bcp tem evoluído essencialmente ao ritmo da especulação que se tem criado via imprensa! A notícia de 6f do semanário Sol, que pertence ao grupo angolano Newshold, é mais um bom exemplo deste facto! O bcp descia 18% em 2 dias ..... e acabou por subir 12% na 6f! Este tipo de notícias vão acabar por cair na banalidade se nada de concreto acontecer nos próximos dias!

por Joca601 » 8/1/2012 12:16

Muitos investidores, como aqueles que por aqui andam ou que andam por outros foruns ou em foruns nenhuns, estão realmente atentos ao movimento deste título. Há muita notícia no ar. A especulação é grande, apesar de assentar em vestigios reais que a toda a hora vão emergindo à superficie, pelas peças jornalisticas que vão aparecendo sobre interesse no bcp. A cmvm inexplicavelmente não pede explicação a ninguém, quando em outras ocasiões intervém por muito menos. Tudo isto é estranho ou secreto. A implicação dos investidores chineses ou brasileiros na cotação do bcp, está longe de ser clara. Quanto vale realmente o bcp? o valor a que está cotado ou mais? qual o interesse desses novos investidores no bcp? do ponto de vista dos investidores residentes, não seria melhor o bcp recorrer à linha de recapitalização do estado do que perder influência no banco? parece que há qualquer coisa que não faz sentido no bcp. a Polónia foi declarada não core, para passados alguns meses voltar a fazer parte novamente da estratégia de crescimento.

Registado: 7/1/2012 13:03

por caracinha » 8/1/2012 0:42

elias nao acredito com 517 paginas no forum e jornais a escrever dia sim dia nao e a dar dores de cabeça e peito aos mais afoitos esta menina no psi 20 da a volta a muita gente

Registado: 23/6/2009 21:43

por Elias » 8/1/2012 0:37

caracinha Escreveu:Elias tens algumas do bcp finalmente ou e puro gozo :mrgreen:

caracinha, eu costumo dizer "há coisas mais interessantes no mercado".

Registado: 5/11/2002 12:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 97 visitantes