Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cunha ascendente do S&P

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Bowie » 18/11/2003 13:37

Concordo em absoluto com o que o Arnie disse, a especialização é a "chave" pelo memos para mim foi.

Em relação ás Cunhas, a Ending Diagonal que o cctrader apresentou, quanto a mim, é a mais válida.
Agora, vamos ver se não é mais um duck play que o smart money preparou dos muitos que já existiram desde Março/2003.

um abraço

Registado: 25/11/2002 18:56

em particular acordo com tudo o que o cook disse

por Scubawarrior » 18/11/2003 13:06

abraço a todos
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por MarcoAntonio » 18/11/2003 12:43

Arnie, penso que não leste o post todo...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

SPX

por cctrader » 18/11/2003 10:28

Aqui vai..
Anexos
EXANEANALYSIS.gif
EXANEANALYSIS.gif (81.5 KiB) Visualizado 967 vezes
'You cannot beat a roulette table unless you steal money from it.'
http://tradingthecow.blogspot.com/

Registado: 27/8/2003 8:50

por arnie » 18/11/2003 8:04

oops, esqueci-me de uma coisa

quando falo em padrões técnicos refiro-me obviamente, neste caso, a H&S, Cup and Handles, Wedges e afins...

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por arnie » 18/11/2003 8:02

Marco

A página 609 fala de uma falling wedge. Rising wedge é na página 617 :mrgreen: :P

Cook

Não querendo desenvolver muito o assunto pois à muito que abandonei este tipo de leitura (leitura essa que nunca me levou a lado nenhum) acho que é preciso ter cuidado a negociá-los tendo em conta os resultados apresentados pelo Bulkowski.

Os dados dele são valores médios de um basket de acções e sinceramente, negociar valores médios gerados em estudos de 500 acções não é lá muito reconfortante.

Será mais vantajoso estudar a performance de cada padrão técnico no título em questão e aí ver como esse mesmo título se comporta.

um abraço
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por JAOR » 18/11/2003 2:10

Desculpem...mas mais cunhas...NÃO...assim este tópico fica bloqueado!!!

'lo
Ulisses

Cmpts

Ps: É UMA BRINCADEIRA..CONTINUEM...ESTOU A GOSTAR
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por MarcoAntonio » 18/11/2003 2:10

cook Escreveu:Primeiro, não concordo com o Marco :mrgreen: acerca de poderem ser padrões de consolidação. Já uma vez tivemos esta discussão, e naturalmente que isso deve-se a usarmos como referencia autores diferentes.

Cook, não pretendendo gerar polémica, o Bulkowski (o autor que eu sei que tu segues) considera a figura em ambas as circunstâncias:

Segue excerto (pag.609)
<i>
Table 44.2
General Statistics for <b>Falling Wedges</b>
Description Statistic
Number of formations in 500 stocks from
1991 to 1996
Number of formations in 297 stocks from
1996 to 1998<b>
Reversal or consolidation</b>
Failure rate
Failure rate if waited for upside breakout
Average rise of successful formations
Most likely rise
Of those succeeding, number meeting
or exceeding price target (measure rule)
Average formation length
92
33<b>
77 consolidations, 48 reversals</b>
12 or 10%
2 or 2%
43%
20% to 30%
101 or 88%
1.5 months (44 days)
</i>

É verdade que ele no <i>rising wedge</i> só refere <i>reversal</i> (não fazendo referência a «consolidação»), mas como sabemos que o trabalho dele versou sobre um período marcadamente <i>bullish</i> tornava-se difícil encontrar <i>rising wedges</i> que fossem de consolidação, pelo que não estranho o facto...

No entanto, no <i>Bear Market</i> presenciamos várias nessa circunstâncias (algumas até se tornaram algo famosas).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 18/11/2003 2:11, num total de 1 vez.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Mais um palpite de um fiel

por Dwer » 18/11/2003 2:08

Neste gráfico semanal podemos ver ainda a cunha assim como as principais LTs de longo prazo (na minha opinião). Sendo assim penso que se poderá considerar que a cunha é contra a tendência. Afinal temos 9 meses de bull (vai nascer o vaquinho do Jin)contra três anos bears.

Pode-se notar ainda o decréscimo de volume no período coberto pela figura.

O target na quebra da cunha seriam (uuups)os 925 pontos. Para mim que estou bull não me calhava nada.

Oremos pelo falhanço deste notável padrão técnico.

Abraços,
Anexos
SP weekly.GIF
SP weekly.GIF (88.34 KiB) Visualizado 1035 vezes
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

Obrigado

por Cinzento » 18/11/2003 2:06

Ulisses, apesar de já ter agradecido ao Marco, torno extensivo o agradecimento a ti tambem pela disponibilidade e paciencia.

Lá irei verificar...mas amanhã, pois hoje fui com o miudo ao médico, e vai par 2 noites sem dormir, que agora começo a merecer o dito repouso.

Até amanha , meus amigos.

Cinzento
O dinheiro não é tudo !! Depois existe o ouro, a prata, joias, Ferraris....

Registado: 5/9/2003 15:36

por Kooc » 18/11/2003 2:04

Primeiro, não concordo com o Marco :mrgreen: acerca de poderem ser padrões de consolidação. Já uma vez tivemos esta discussão, e naturalmente que isso deve-se a usarmos como referencia autores diferentes.
Claro que à posteriori, poderemos saber se os preços cairam ou subiram, mas isso não se deve à consolidação, mas sim ao facto de a cunha ter ou não "falhado".
Continuo a dizer, que é uma questão de autores

Relativamente às diferenças entre a cunha e a bandeira e o pendão (ou flamula), é principalmente o tempo. Uma cunha será superior a 3 semanas e até 3 meses, um dos outros normalmente são até 3 semanas.
A bandeira tem as rectas paralelas e a flamula não

cumps

Registado: 30/11/2002 0:36

Muito obrigado...

por Cinzento » 18/11/2003 2:02

Marco, pela dica.

De facto a figura do Ulisses , encaixa , na perfeição, na padronização desse senhor.

Curiosamente " o velho Matos" no ganhar em Bolsa, assim, como eu, habituamo-nos ´somente a identificar as cunhas , como padroes de consolidação...e tão só.

A Ulisses...o qúe é de Ulisses :)

Ate amanha
Cinzento

por Ulisses Pereira » 18/11/2003 2:00

Caro cinzento,

As cunhas tanto podem ser padrões de consolidação como de inversão de tendência. Fui aos meus livrinhos (que inclui, obviamente esse "Ganhar em Bolsa" tão bem escrito) para verificar se não estava enganado e penso que não estou mesmo.

Não sei se terá uma das bíblias da AT, o "Technical Analysis of Stock Trends", de Edwards and Magee. Se o tiveres, podes consultar um gráfico na página 494 em que se pode ver uma, no final de uma tendência ascendente, assumindo um padrão de inversão. Tens um exemplo teórico com uma figura na página 447.

Quanto aos volumes, numa cunha ascendente, eles devem decrescer nas subidas dentro da cunha e aumentar nas quedas dentro da cunha.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por JAOR » 18/11/2003 1:55

Pois bem...meus amigos ,de cunhas...farpas..nem pensar em falar(nem conhecimentos tenho)...o que sei é que o meu professor de matemática...há uns bons anos,conseguiu "demonstrar que 2 > 3"...pois é...tirem a vossas conclusões..................

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por MarcoAntonio » 18/11/2003 1:55

A título de literatura que aborda o tema, além do <i>Encyclopedia of Chart Patterns</i> já referido pelo Cook, sugiro ainda a consulta do Stockcharts.com (site que conta com a colaboração de John Murphy, o autor de uma das 'Biblias' da Análise Técnica):

Rising Wedge

Falling Wedge
Imagem

Administrador Fórum

Meu caro amigo,

por Cinzento » 18/11/2003 1:51

Cook, no meu modesto entendimento , ´quer a bandeira , quer a cunha, quer o pendõ, sao padroes de consolidação. E sómente á posterior ´que saberemos se serão de reversão ou de continuação da tendencia !

Já agora , por mera e genuina curiosidade, gostaria de saber , qual a grande diferença entre cunha e bandeira , para as poder conotar como diferentes figuras, segundo o autor?

Obrigado Cook, pela maçada.

Cumprimentos
Cinzento

por MarcoAntonio » 18/11/2003 1:48

As cunhas (<i>wedges</i>) podem funcionar quer como padrão de consolidação (<i>counter-trend</i>) quer como de inversão (na direcção do <i>trend</i> para depois se dar inversão do mesmo, na quebra do padrão).
Imagem

Administrador Fórum

por Kooc » 18/11/2003 1:44

o bulkowski, no seu livro "encyclopedia of chart patterns", diz que as cunhas são padrões de inversão, e não de consolidação, ao contrário das bandeiras, que estas sim são de consolidação.

cumps

Registado: 30/11/2002 0:36

Espera lá

por Cinzento » 18/11/2003 1:36

em bono da verdade...valmos escalpelizar , isto ao pormenor, que me parece estares com razão assim como eu, poqrue ambos falamos de coisas distintas.

O Ulisses disse:

O S&P continua a negociar dentro da sua cunha ascendente muito bem definida

Ora bem, se o termo " cunha" se refere ao espaço que baliza a tendencia ascendente do SP, determinado por aquelas linhas linhas que ligam topos e fundos, como se de um canal ascendente afunilado se tratasse?.Pronto ...ok...é uma forma de definir a tendencia!! E isto parece-me ser o que depois de lido e relido, o caro amigo Ulisses pretende afirmar.

Se porventura , a afirmação era no sentido de estarmos perante uma " cunha" enquanto padrao técnico. Então, como anteriormente afirmado , estaria errado, pelas razoes já sobejamente enunciadas.

Todavia , agora e depois de aturada leitura sou levado a crer que o Caro Ulisses se referia á 1ª possibilidade. A ser assim , estamos falados !!

Uma óptima noite, a até amanha, se Deus quiser!!

Cinzento

Meu caro Ulisses,

por Cinzento » 18/11/2003 1:23

não sei porque.....se calhar porque te tenho em elevado conceito...não me sinto á vontade para te contradizer.

No ententao Ulisses , amávelmente te digo, que a figura em questão , não pode ser enquadrada no padrão da cunha, porque este padrão é de consolidação. Ora um movimento "contratendencia", e o que tu tens no grafico, é a continuação da tendencia, embora não tanto vincada, mas continua a ser evolução de tendencia, e não um movimento de consolidação.

Eu só teimo nisto, não por mero preciosismo técnico, mas porque de facto as interpretaçoes são muito diferentes, quando confrontados com uma consolidação, ou com um movimento tendencial.E o comportamento daí resultante , assim como possiveis extrapolações de movimentos secundários, também.

Espero , francamente, não ser mal interpretado.

Um abraço
Ulisses

Cinzento
PS: de forma algo rudimentar , mas suficiente,o Braga de Matos, no livro ganhar em Bolsa,a paginas 304/305, explica os padroes de consolidação ( bandeira, pendão ,cunha..etc.etc.)lá obterás concerteza melhor explicação e mais avalizada , do que a minha.

por Ulisses Pereira » 18/11/2003 0:53

Não percebo a explicação. Não consegui ainda perceber o que tem esta figura que vai contra os princípios básicos de uma cunha (em inglês "wedge"). O que lhe falta para ser uma cunha?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

A questão

por Cinzento » 17/11/2003 22:27

não é saber se o Ulisses tem razão, ou se o Cinzento tem Razão..ou se porventura tem ambos.

A questão é : do ponto de vista técnico pode ser considerado como padrão técnico- CUNHA _ a figura traçada?....independentemente da pessoa.....

A resposta é : Não !!

Porqué?

Poque a cunha , é padrão técnico de consolidação...assim como , o pendão ou a bandeira.

Se porventura subsistirem dúvidas, existe um livro simples de consulta fácil e elementar chamado " Ganhar em Bolsa" e na página 304 aborda este tema....é certo de forma ligeira mas suficientemente entendivel. E è muito importante compreender estes padroes, porque eles encerram em si mesmos comportamentos de diferente interpretação....logo de conclusão diferente tambem.
Entenda-se que não adiciono o esclarecimento por teimosia ou capricho, mas porque é fundamental entender cabalmente o padrao.

Agora relativamente á figura em questão é de louvar a perspicácia de verificar uma evolução de um " canal" que se vai estreitanto em forma de cunha :wink:

Cumprimentos
Cinzento

Participante da bancada do fundo da missa

por Dwer » 17/11/2003 20:51

Sem querer entrar em polémica acho que a figura apontada pelo Ulisses pode ser considerada uma cunha ascendente.

O volume decresce como se pode ver pelas duas LTs.
A superior liga os topos do que penso serem os perídos de abertura de contratos de futuros de Setembro e Dezembro. A inferior liga os topos do que será o volume 'normal' do SP. As duas são descendentes.

Uma outra coisa que penso ser razoável realçar é a divergência bearish do RSI. Enquanto o SP fez higher highs o RSI fez lower highs.

Amén (doim)

Abraços,
Anexos
SP.GIF
SP.GIF (84.27 KiB) Visualizado 1769 vezes
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

Quanro

por Cinzento » 17/11/2003 18:54

á cunha em si:

É um padrão de consolidaçao, assim como a bandeira,e o pendão, e assim sendo, naturalmente cairão para o lad contrário ao da tendencia. Assim num movimento ascendente...elas tenderão a descer. O volume é de vital importancia nestas circunstancias pois deverá diminuir revelando por isso mesmo um momento de pausa, mostrando assim a natureza das mesmas.

Assim e face as circunstancias do SP. imediato se conclui que não estamos perante um padrao " Cunha".

Cinzento

por Ulisses Pereira » 17/11/2003 18:50

No problem...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Ferreiratrade, Google [Bot], OCTAMA, PAULOJOAO, SalvaFP e 261 visitantes