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Caldeirão da Bolsa

Crise? Qual crise? Ah, sim, a crise portuguesa!!!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 3/1/2012 15:25

Agora acho que é Toyota Caetano.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Elias » 3/1/2012 15:19

MarcoAntonio Escreveu:
djovarius Escreveu:Boas,

Penso que nem existe no mercado luso uma empresa cotada em bolsa ligada ao setor automóvel !!!???



Há por exemplo a SAG (ex-SIVA).


E a Salvador Caetano também estava cotada (mas não sei se ainda está, ou se passou para o mercado secundário).
 
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por MarcoAntonio » 3/1/2012 15:06

djovarius Escreveu:Boas,

Penso que nem existe no mercado luso uma empresa cotada em bolsa ligada ao setor automóvel !!!???



Há por exemplo a SAG (ex-SIVA).
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por djovarius » 3/1/2012 15:00

Boas,

Penso que nem existe no mercado luso uma empresa cotada em bolsa ligada ao setor automóvel !!!???

Mas a nossa frota de carros ligeiros ainda é um luxo comparada com países com um "output" semelhante ao nosso.
Um fundo desse mercado chegará quando as vendas estiverem ao nível dos início dos anos oitenta. Depois voltará a crescer, lenta e sustentadamente.
A frota vai envelhecer. Mas também, como não há $$ para auto-estradas, qualquer trambolho dá pra andar a 90 Km/hora :mrgreen: :mrgreen:

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
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por rmachado » 3/1/2012 14:53

A verdade é que hoje temos um excesso de oferta neste segmento devido sobretudo a rapidez com que são trocadas as frotas das empresas.

É óbvio que era um setor empolado e que sofre com a crise como poucos.

É preciso mudar um pouco a mentalidade do uso do carro e racionalizar os impostos dos mesmos.
 
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por escada1 » 3/1/2012 12:57

Crise ?, comprar carro ?
Emprestimo bancário para comprar carro ?
Nós deveremos ter menos manias de grandeza.Mas eu propunha uma coisa:

-Menos impostos na compra de carro num intervalo de 15 anos.Ou seja, um casal poderia mudar de carro de 15 em 15 anos com poucos impostos.Se tivesse filhos poderia tb trocar de carro, mas depois esperar mais 15 anos.
Isso iria dinamizar a economia e permitir uma renovação do parque automóvel mais sustentável.
 
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por MarcoAntonio » 3/1/2012 9:48

MarcoAntonio Escreveu:
Pelo quarto mês consecutivo, as vendas mensais foram ainda piores (em termos homologos) que o mês anterior.

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A queda na venda de automóveis novos ligeiros vai neste momento nos 49% (!) em termos homologos e como eu tinha antecipado, nem o agravamento de impostos em 2012 levou à antecipação das compras como tinha ocorrido noutros anos em situação semelhante...


E veio Dezembro e foram 5...

As vendas de veículos cairam em 2011 para valores que já não se verificavam desde 1988 sendo que as vendas no mês de Dezembro atingiram uma queda de 60% nos ligeiros de passageiros (para o que contribuiu o facto de no mesmo mes de Dezembro em 2010 as vendas terem sido razoáveis pela alteração fiscal na altura... acontece que os impostos sobre os veículos novos também vão ser agravados em 2012 mas deste vez e como tinha antecipado, não teve efeito nas vendas).
Anexos
vendas-auto-dez.jpg
vendas-auto-dez.jpg (30.21 KiB) Visualizado 5289 vezes
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por atomez » 13/12/2011 22:59

Portugal é o país não ex-comunista mais pobre da UE

Poder de compra português é o mais baixo de toda a Europa "periférica"

O poder de compra dos portugueses é apenas de 80% da média da União Europeia a 27. Veja aqui o mapa das paridades de poder de compra na Europa

Os dados revelados pelo INE, e baseados em cálculos do Eurostat, mostram que Portugal manteve a sua posição relativa em 2010, continuando classificado no lote dos países do “meio da tabela” – um conjunto de economias cujo PIB “per capita” expresso em paridades de poder de compra fica entre 75 e 100% da média. Do grupo fazem ainda parte a Grécia, Chipre, Eslovénia, Malta e República Checa. Portugal fica longe dos valores atingidos pelos outros países periféricos, como Irlanda (128%), Itália (101%) e Grécia (90%). E isto apesar de as duas últimas economias terem caído bastante no “ranking” global. À frente da tabela continua a aparecer o Luxemburgo, com um PIB ‘per capita’ quase três vezes maior que a média e 10 vezes maior que o da Albânia, que aparece na última posição.


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As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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por db7 » 13/12/2011 12:10

O desemprego vai ser desesperante em 2012 para muito boa gente. :| As empresas exclusivamente dependentes do mercado interno vão sofrer bastante.
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por _urbanista_ » 13/12/2011 11:23

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por artista_ » 13/12/2011 1:40

AutoMech Escreveu:2012 vai ser a doer. -3% no PIB e 13,8% para o desemprego (OCDE). Vamos ver se não é optimista. :cry:


Para mim é claramente otimista, sobretudo os -3% no PIB... enfim, mas isto é apenas um feeling, que eu não percebo nada disto, pode ser que esteja enganado!
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por Automech » 13/12/2011 0:58

Depois de anos a fio com défice na balança de pagamentos, a construir uma dívida externa brutal, pública e privada, a coisa tinha de rebentar. Infelizmente está a rebentar na pior altura e sem amortecedores.

2012 vai ser a doer. -3% no PIB e 13,8% para o desemprego (OCDE). Vamos ver se não é optimista. :cry:
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por MarcoAntonio » 13/12/2011 0:44

AutoMech Escreveu:Do ponto de vista da balança comercial é positivo.


Eu como tenho dito, acho bom que se retraia o consumo neste tipo de bens (automóveis, casas, etc) que era na minha opinião excessivo, bem para lá das necessidades e acima das nossas reais possibilidades.

O problema está na retracção brusca tipo "prego a fundo". É tão imediata, tão rápida, que não vai dar tempo para o economia acomodar o fluxo entre sectores. Vai-se gerar imensas falências e desemprego nestes dois sectores. Em 2012 vamos ter taxas de desemprego bem acima dos já record 12.4% que temos neste momento pois isto depois tem um efeito dominó afectando outros sectores!
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por Automech » 13/12/2011 0:41

Do ponto de vista da balança comercial é positivo.
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por MarcoAntonio » 13/12/2011 0:41

artista Escreveu:É incrível!! eu nem quero pensar no que acontecerá no próximo ano! :|


Bom, eu tinha feito mais atrás uma estimativa de 150 ou 160 mil para os ligeiros em 2012...

Este ano irá situar-se nos 180 e tal mil, sendo o pior ano dos pelo menos 4 últimos.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/12/2011 0:42, num total de 1 vez.
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por artista_ » 13/12/2011 0:37

É incrível!! eu nem quero pensar no que acontecerá no próximo ano! :|
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por MarcoAntonio » 12/12/2011 22:17

MarcoAntonio Escreveu:É um sector que não para de cair e onde cada mês é pior que o anterior. Aqui fica mais um update às vendas de veículos em Portugal, dados fornecidos pela ACAP:

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Depois dos 34% de queda em Setembro, em Outubro deste ano venderam-se menos 40% dos veículos em relação a Outubro de 2010.


Segundo a ACAP foi também o pior mês de Outubro em 23 anos.


Pelo quarto mês consecutivo, as vendas mensais foram ainda piores (em termos homologos) que o mês anterior.

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A queda na venda de automóveis novos ligeiros vai neste momento nos 49% (!) em termos homologos e como eu tinha antecipado, nem o agravamento de impostos em 2012 levou à antecipação das compras como tinha ocorrido noutros anos em situação semelhante...
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por MarcoAntonio » 18/11/2011 17:54


Consumo privado afunda e leva economia à maior queda em mais de dois anos

18 Novembro 2011 | 13:07
Ana Filipa Rego - arego@negocios.pt


O indicador da actividade económica acentuou a queda e registou em Outubro a pior leitura desde Abril de 2009. Uma evolução penalizada pela diminuição do consumo privado que foi a pior desde que há registos.


Os dados são do Banco de Portugal e revelam o que já se esperava: uma deterioração da economia e do consumo. As leituras dos indicadores de conjuntura são mês, para mês, mais pessimistas.

O indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da actividade económica registou, assim, uma quebra de 2,9% em Outubro e está a cair há oito meses consecutivos.

Já o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial do consumo privado, calculado pelo Banco de Portugal, afundou 3,9%, registando uma diminuição pelo 11º mês consecutivo.

Cenário deve agravar-se nos próximos meses

Estes dados confirmam as recentes informações económicas. Ainda esta semana, o INE revelou que o abrandamento das exportações e queda acentuada no consumo ditaram contracção de 0,4% no PIB português no terceiro trimestre face ao trimestre anterior. Em termos homólogos a economia portuguesa recuou 1,7%.

E já hoje, a mesma entidade confirmou a degradação da actividade económica em Setembro.

O consumo privado tem sido um dos principais responsáveis pela recessão em que a economia portuguesa se encontra, com os gastos das famílias a serem penalizados pela quebra do rendimento relacionada com as medidas de austeridade. A Função Pública viu os seus salários cortados a partir dos 1.500 euros, a taxa máxima do IVA passou de 21% para 23%, o desemprego aumentou e a incerteza sobre o futuro continua elevada.

Outubro continua a evidenciar todas estas dificuldades e as previsões apontam para que este cenário se mantenha nos próximos meses. Até porque a deterioração do consumo deverá ser ainda mais visível no próximo ano, depois do Governo ter decretado o corte dos subsídios de férias e de Natal para os funcionários públicas, reformados, e trabalhadores de empresas do sector empresarial do Estado.

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por MarcoAntonio » 16/11/2011 17:38


INE:

Portugueses foram para fora "cá dentro" no primeiro semestre

16 Novembro 2011 | 12:12
Hugo Paula - hugopaula@negocios.pt

O ambiente de contracção económica não impediu os portugueses de viajarem mais. No entanto, as viagens ao estrangeiro foram substituídas por viagens em Portugal e predominaram deslocação de curta duração.


O número de viagens turísticas realizadas por residentes em Portugal cresceu, em termos homólogos, 2,7% para 6,2 milhões no primeiro semestre do ano, enquanto se registou um declínio de 4,6% para 19,6 milhões dormidas, segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

As deslocações realizadas em Portugal cresceram 3,8% para 5,6 milhões face ao período homólogo, enquanto as destinadas ao estrangeiro diminuíram 6,9% para 616 mil viagens.

“A este facto não é alheio o período de retracção económica vivido, com reflexos tanto nas deslocações por lazer como nas profissionais, em que os destinos no estrangeiro são menos procurados devido ao maior custo associado”, salienta o INE .

O número de dormidas em Portugal foi de 14,6 milhões, o equivalente a 74,4% do total de dormidas fora de casa por residentes em Portugal.

A motivação para viajar também mudou. Nos primeiros seis meses do ano o número de viagens destinadas a “visitar familiares e amigos” cresceu 18,9% para três milhões, o que equivale 48,4% das deslocações. Enquanto isso, as deslocações com destino a “lazer, recreio ou férias” decresceu 13,7% no primeiro semestre e é responsável por 37,4% das viagens realizadas no período.

No primeiro semestre deste ano “predominaram as deslocações de curta duração”, constata o INE, referindo-se a deslocações que duram menos de quatro dias e que representam 79,5% do total das deslocações realizadas.

Nas viagens ao estrangeiro as estadias foram mais prolongadas. Enquanto nas deslocações dentro do território nacional, 84,1% das estadas foi de curta duração, nas viagens ao estrangeiros esta proporção foi de apenas 62,1%.

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por Lion_Heart » 16/11/2011 16:14

Hoje a MediaMarkt tem 23% desconto directo na factura, aquilo parece o fim do Mundo. Estive la a comprar um disco externo mas so via malta com notebooks, cameras digitais , tv led ou lcds, playstations e tablets. E ainda dizem que nao ha cash...
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por The business » 7/11/2011 9:52

Isto e preciso e ter jeito para a coisa, e conhecer bem o mercado.

E acima de tudo "bater muito punho".

http://www.youtube.com/watch?v=Py0CL2v_590

Nao se pode dizer que seja irrealista.
 
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por L.S.S » 7/11/2011 3:25

Melhor Vendedor de Casas da Europa é Português


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O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
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por Lion_Heart » 4/11/2011 11:24

MarcoAntonio Escreveu:É um sector que não para de cair e onde cada mês é pior que o anterior. Aqui fica mais um update às vendas de veículos em Portugal, dados fornecidos pela ACAP:

Imagem

Depois dos 34% de queda em Setembro, em Outubro deste ano venderam-se menos 40% dos veículos em relação a Outubro de 2010.


Segundo a ACAP foi também o pior mês de Outubro em 23 anos.



A ACAP e das principais culpadas pela situação.

Mas não se vendem por um motivo simples, os bancos não tem €€€€ para emprestar, senao vendiam-se.

Um automovel (veiculo basico de transporte) custa em Portugal o equivalente a quase dois anos de salario médio de um trabalhador (e os carros mais basicos) , logo a unica forma de os vender é a crédito.
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por Lion_Heart » 4/11/2011 11:20

Elias Escreveu:
MozHawk Escreveu:Elias,

Mandar bitaites a partir de uma notícia é quantitativo?! Percepção pessoal a partir de listas de passageiros?! lol...

MozHawk


Moz,

Eu só assinalei o facto de se estarem a bater recordes de tráfego (número de passageiros) em tempo de crise. A notícia apresenta números concretos (globais).

Quanto à % de portugueses, que referes. Ainda que seja baseado em percepção pessoal (e por isso possa não ser representativo), nota que o facto de os portugueses diminuirem em termos relativos não obsta a que o seu número aumente em termos absolutos :)



Pronto , eu fui a Madrid pela Ryanair (ida e volta) por 26 eur. Portanto se me chamas "gastador" temos problemas :mrgreen: . Mais uma vez se comprova que TGV é para os ricos. :shock:
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por MarcoAntonio » 4/11/2011 1:38

É um sector que não para de cair e onde cada mês é pior que o anterior. Aqui fica mais um update às vendas de veículos em Portugal, dados fornecidos pela ACAP:

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Depois dos 34% de queda em Setembro, em Outubro deste ano venderam-se menos 40% dos veículos em relação a Outubro de 2010.


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