GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
MarcoAntonio Escreveu:Aqui na minha zona pelo menos deixaram de dar talão de desconto para o lidl (passaram a dar um talão de desconto para a própria loja da BP no posto de abastecimento, no qual eu não tinha interesse). Desde então passei a abastecer no Jumbo (o posto com o maior desconto directo aqui na zona).
Pois eu dantes era mais Galp / Continente mas ultimamente passei para a Cepsa porque os descontos são muito maiores. Só que desta vez parei na BP porque não tinha vales da Cepsa, mas pelos vistos os descontos são menos interessantes.
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Aqui na minha zona pelo menos deixaram de dar talão de desconto para o lidl (passaram a dar um talão de desconto para a própria loja da BP no posto de abastecimento, no qual eu não tinha interesse). Desde então passei a abastecer no Jumbo (o posto com o maior desconto directo aqui na zona).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Crise ensombra negócio dos combustíveis
Ana Maria Gonçalves - economico
08/12/11 16:00
Marcas brancas têm tirado poder às grandes distribuidoras.
O conforto sentido, até há pouco tempo, pelas petrolíferas no mercado português começa, cada vez mais, a reflectir os efeitos da contracção económica que atingem as famílias e as empresas. Fortemente concentrado - cerca de 75% está nas mãos da Galp, Repsol e BP -, o sector tem pela frente um cenário sombrio. A perda de influência dos grandes operadores junto dos consumidores contrasta, no entanto, com o reforço de poder das marcas brancas, no que toca aos combustíveis rodoviários.
Os dados revelados pela Direcção Geral de Energia e Geologia têm demonstrado uma tendência de queda que se acentuou ao longo de 2011, a qual os especialistas garantem que veio para ficar, com a gasolina a registar quedas na ordem dos 10% e o gasóleo na casa dos 8%. São as mais acentuadas dos últimos cinco anos. "O baixo nível de actividade económica, do lado das empresas, e os custos das famílias, a nível particular, ainda vão piorar e não há expectativa de que a situação se inverta nos próximos tempos", explicou António Comprido, secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), ao Diário Económico.
Ana Maria Gonçalves - economico
08/12/11 16:00
Marcas brancas têm tirado poder às grandes distribuidoras.
O conforto sentido, até há pouco tempo, pelas petrolíferas no mercado português começa, cada vez mais, a reflectir os efeitos da contracção económica que atingem as famílias e as empresas. Fortemente concentrado - cerca de 75% está nas mãos da Galp, Repsol e BP -, o sector tem pela frente um cenário sombrio. A perda de influência dos grandes operadores junto dos consumidores contrasta, no entanto, com o reforço de poder das marcas brancas, no que toca aos combustíveis rodoviários.
Os dados revelados pela Direcção Geral de Energia e Geologia têm demonstrado uma tendência de queda que se acentuou ao longo de 2011, a qual os especialistas garantem que veio para ficar, com a gasolina a registar quedas na ordem dos 10% e o gasóleo na casa dos 8%. São as mais acentuadas dos últimos cinco anos. "O baixo nível de actividade económica, do lado das empresas, e os custos das famílias, a nível particular, ainda vão piorar e não há expectativa de que a situação se inverta nos próximos tempos", explicou António Comprido, secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), ao Diário Económico.
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Elias Escreveu:dr house Escreveu:Este tópico chamou-me a atenção para a seguinte questão:Estará alto o preço da gasolina em termos comparativos com a evolução do poder de compra
![]()
A incrível conclusão a que cheguei é de que a gasolina, em termos comparativos para quem ganha o salário mínimo nacional, está mais barata do que por exemplo há 20 anos atrás!
Observem-se então os gráficos em baixo:
O número de litros que compro com o salário mínimo nacional tem vindo mesmo a aumentar, encontrando-se ainda numa tendência ascendente!
Desta forma não há nada a dizer. O preço da gasolina está perfeitamente ajustado ao tempo em que vivemos.
End of story.
dr house,
Isto é muitíssimo verdadeiro.
E eu vou mais longe: hoje em dia, o preço da gasolina, comparado com o dos transportes públicos, está relativamente barato.
Vejamos:
- em 1977, um litro de gasolina dava para comprar 9 bilhetes de metro (o bilhete de metro, viagem simples, custava 11% do litro de "super")
- em 1990, um litro de gasolina dava para 3,5 bilhetes de metro (o bilhete de metro, viagem simples, custava 29% do litro de "super")
- em 2011, m litro de gasolina dá para 1,5 bilhetes de metro (o bilhete de metro, viagem simples, custa 68% do litro de "super")
E agora eu pergunto: considerando andar de carro se tornou (em termos relativos) muito mais barato, qual é exactamente a vantagem de andar de transportes públicos? Poderá argumentar-se que em certas situações é mais rápido, que não há problema do estacionamento, etc., mas a verdade é que a grande vantagem dos transportes públicos - que era o facto de serem muito mais baratos que o transporte privado - foi desaparecendo ao longo dos anos. Hoje qualquer pessoa que compare os preços e faça umas contas simples rapidamente chega à conclusão que andar de transportes públicos não compensa, pelo menos num grande número de situações.
Daí a existência de passes. Para passes com desconto o preço é muto inferior.
Não esquecer no investimento inicial que é preciso fazer no carro. Para um carro de baixo preço 15.000€ este montante é suficiente para uma vida inteira de transportes públicos e com isto incluo percursos entre cidades se for feito em autocarro.
A grande desvantagem é mesmo o tempo de viagem, falta de dinâmica nos horários, comodismo (raramente a paragem é exactamente no local de destino) e poderá-se falar de segurança em alguns trajectos.
Aqui fica a actualização...
A gasolina não estava tão barata desde Fevereiro, apesar do petróleo nem estar tão baixo quanto isso. Em compensação, o gasóleo está caro mantendo-se ainda uma grande divergência entre os dois.
A gasolina não estava tão barata desde Fevereiro, apesar do petróleo nem estar tão baixo quanto isso. Em compensação, o gasóleo está caro mantendo-se ainda uma grande divergência entre os dois.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Link actualizado da página que disponibiliza informação sobre os preços de combustíveis para todas as estações de serviço em Espanha:
http://geoportal.mityc.es/hidrocarburos/eess/
http://geoportal.mityc.es/hidrocarburos/eess/
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Podes ver aqui por exemplo, no mesmo forum:
http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=15&t=6051
o pessoal a discutir os postos onde existe (em 2007 e 2008) com base na tal lista que a GALP publicava. Na altura eram "meia duzia" os postos aderentes. Na zona do Porto por exemplo existiam uns 3 postos onde era possível fazer o desconto, nos outros todos desconto "népias"...
Também podes confirmar ainda aqui a menção de nessa altura, o desconto nesse grupo restrito de postos só ser praticada ao fim de semana em 2008:
http://mototuga.forumotion.net/t497-lis ... -de-semana
Mas como o andar do tempo a prática generalizou-se. Essa generalização, como digo, deu-se já depois do verão quente de 2008 e ocorreu em larga medida porque a GALP começou a perder terreno visivelmente para os postos de "linha branca" das áreas comerciais. É a esse período que me estou a referir, em que o impacto no preço médio passa a ser maior e muito provavelmente condiciona o preço de referência logo à partida (isto é, quando a GALP calcula/estipula um preço de referência numa dada semana já está a contar que vai ter essa promoção em todo o lado e portanto já está "salvaguardada" no preço de referência). Expectavelmente, o preço de referência tende a subir com a generalização deste tipo de promoção.
http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=15&t=6051
o pessoal a discutir os postos onde existe (em 2007 e 2008) com base na tal lista que a GALP publicava. Na altura eram "meia duzia" os postos aderentes. Na zona do Porto por exemplo existiam uns 3 postos onde era possível fazer o desconto, nos outros todos desconto "népias"...
Também podes confirmar ainda aqui a menção de nessa altura, o desconto nesse grupo restrito de postos só ser praticada ao fim de semana em 2008:
http://mototuga.forumotion.net/t497-lis ... -de-semana
Mas como o andar do tempo a prática generalizou-se. Essa generalização, como digo, deu-se já depois do verão quente de 2008 e ocorreu em larga medida porque a GALP começou a perder terreno visivelmente para os postos de "linha branca" das áreas comerciais. É a esse período que me estou a referir, em que o impacto no preço médio passa a ser maior e muito provavelmente condiciona o preço de referência logo à partida (isto é, quando a GALP calcula/estipula um preço de referência numa dada semana já está a contar que vai ter essa promoção em todo o lado e portanto já está "salvaguardada" no preço de referência). Expectavelmente, o preço de referência tende a subir com a generalização deste tipo de promoção.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
De forma continuada foi só a partir do segundo semestre de 2008. De inicio eram temporárias (com um prazo) e, no caso da Galp, numa fase inicial eram só praticadas ao fim de semana e por um conjunto de postos restritos (a GALP chegou a ter no site uma lista dos postos aderentes que de início eram uns 100).
Foi já depois do verão quente do pico do petróleo que estas promoções vieram para ficar e se transformaram numa coisa permanente em todos (ou praticamente todos) os postos da marca.
Foi já depois do verão quente do pico do petróleo que estas promoções vieram para ficar e se transformaram numa coisa permanente em todos (ou praticamente todos) os postos da marca.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Se bem se recordam foi no final de 2008 que a GALP começou a fazer uma parceria com o Continente e de início era temporária, começou até por ser só ao fim de semana). Depois, as promoções com base em parcerias - que eram uma resposta aos postos do Jumbo, Leclerc, Intermarché, etc - começaram a alargar-se a outras e a sistematizar-se...
A campanha da GALP com o Continente começou antes de 2008, já vem pelo menos desde 2006.
http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic ... 37&start=0
E nota que a campanha BP / Feira Nova remonta a 2003 (mais tarde passou para o Lidl).
http://www.mynetpress.com/internet/bp/noticia_pr.asp
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Já agora, para comprovarem o que atrás referi, consultem por exemplo o primeiro relatório de todos em Janeiro de 2009 quando estas promoções ainda estavam a começar em Portugal:
http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... s_1440.pdf
Como podem ver, nesta altura os preços da gasolina, antes de impostos, até estavam ligeiramente abaixo da média europeia.
Se bem se recordam foi no final de 2008 que a GALP começou a fazer uma parceria com o Continente e de início era temporária, começou até por ser só ao fim de semana). Depois, as promoções com base em parcerias - que eram uma resposta aos postos do Jumbo, Leclerc, Intermarché, etc - começaram a alargar-se a outras e a sistematizar-se...
Estas promos apareceram e alargaram-se, não são tomadas em linha de conta no cálculo da média e o valor médio de Portugal passou a estar um ou dois centimos acima da média europeia.
Ora, é relativamente fácil de entender o que se passou e de onde vem a "diferença" e é precisamente para o tipo de coisa que o alerta que coloquei em cima chama a atenção (nomeadamente, marketing practices). Mas como digo, ninguém quer saber de nada disto. O que interessa é dizer que o preço é superior em Portugal e pronto (mesmo que não seja)!
http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... s_1440.pdf
Como podem ver, nesta altura os preços da gasolina, antes de impostos, até estavam ligeiramente abaixo da média europeia.
Se bem se recordam foi no final de 2008 que a GALP começou a fazer uma parceria com o Continente e de início era temporária, começou até por ser só ao fim de semana). Depois, as promoções com base em parcerias - que eram uma resposta aos postos do Jumbo, Leclerc, Intermarché, etc - começaram a alargar-se a outras e a sistematizar-se...
Estas promos apareceram e alargaram-se, não são tomadas em linha de conta no cálculo da média e o valor médio de Portugal passou a estar um ou dois centimos acima da média europeia.
Ora, é relativamente fácil de entender o que se passou e de onde vem a "diferença" e é precisamente para o tipo de coisa que o alerta que coloquei em cima chama a atenção (nomeadamente, marketing practices). Mas como digo, ninguém quer saber de nada disto. O que interessa é dizer que o preço é superior em Portugal e pronto (mesmo que não seja)!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Diferenças da ordem de 1 ou 2 centimos são perfeitamente absorvíveis por descontos que, em Portugal, chegam aos 16 centimos sobre o preço anunciado.
16 cêntimos na GALP.
Na CEPSA chegam aos 58 cêntimos (10 na bomba e 48 em vales).
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Existem algumas promoções deste tipo no estrangeiro, mas muitas são de curta duração (e não permanentes como acontece cá). Seria preciso um estudo muito alargado para se poder chegar a alguma conclusão a este respeito.
Sem preocupações de exaustão, deixo uns links avulsos referentes a promoções de combustíveis no estrangeiro.
UK: http://ipayless.co.uk/blog/2011/06/29/p ... permarket/
Espanha: http://www.elcorteingles.es/promociones ... /index.asp
Irlanda: http://www.tesco.ie/press/Petrol.html
Sem preocupações de exaustão, deixo uns links avulsos referentes a promoções de combustíveis no estrangeiro.
UK: http://ipayless.co.uk/blog/2011/06/29/p ... permarket/
Espanha: http://www.elcorteingles.es/promociones ... /index.asp
Irlanda: http://www.tesco.ie/press/Petrol.html
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Aqui fica outra vez aquilo que os média nunca referem mas que está em todos os relatórios:
"Comparisons between prices and price trends in different countries shall be carefully made. They are
of limited validity because of differences in product quality, in marketing practices, in market
structures, and to the extent that standard categories are representative of the total sales of a given
product."
Diferenças da ordem de 1 ou 2 centimos são perfeitamente absorvíveis por descontos que, em Portugal, chegam aos 16 centimos sobre o preço anunciado.
"Comparisons between prices and price trends in different countries shall be carefully made. They are
of limited validity because of differences in product quality, in marketing practices, in market
structures, and to the extent that standard categories are representative of the total sales of a given
product."
Diferenças da ordem de 1 ou 2 centimos são perfeitamente absorvíveis por descontos que, em Portugal, chegam aos 16 centimos sobre o preço anunciado.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MiamiBlueHeart Escreveu:Marco,
Segundo o estudo da UE, temos combustíveis caros antes e depois de impostos.
E se antes de impostos, já têm um preço mais elevado que a média europeia, porque isso acontece??
As diferenças são muito pequenas e, conforme os próprios relatórios alertam, os metodos para apurar os preços não são os mesmos para todos os países. O preço pode nem ser realmente superior em média em Portugal mas antes inferior...
Um dos aspectos que podem alterar a média dos preços, por exemplo, são os descontos que em Portugal se praticam bastam (em talões, em cartões, etc). A GALP, a BP e várias outras - que representam a maior parte do mercado - praticam estes descontos em Portugal em larga escala (especialmente de 2008 para a frente, com parcerias com áreas comerciais) e os preços que a DGGE fornece não tomam em linha de conta estes descontos, são uma média calculada com base nos preços anunciados nas tabelas (logo, não é a média real mas meramente uma aproximação). Não há garantia nenhuma de que nos outros países façam a mesma coisa ou sequer que existam as mesmas promoções. Como já disse, a própria comissão europeia na página onde acompanha os preços alerta para as diferentes metodologias e que a tabela é a apenas uma indicação. Coisa que já coloquei e mostrei aqui neste tópico. Claro que as notícias dos média, quando abordam essa comparação, nunca referem nada disso!
Curiosamente, foi especialmente a partir de 2008 (quando se começaram a generalizar essas promoções) que nessas comparações Portugal começou a "afastar-se" da média europeia. Provavelmente essa diferença não é real portanto...
Este tema e muitos outros já foram aqui debatidos neste tópico. Eu sei que são imensas páginas mas é curioso como as mesmas questões acabam sempre por voltar mais à frente!
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MiamiBlueHeart Escreveu:Que eu sei "abuso de posição dominante"?? Sei que uma empresa compra, refina o crude e comercializa e, por vezes vende.
Sabes como se chama essa empresa em Portugal?
Sei. Chama-se GALP.
E sei que estás a confundir "posição dominante" com "abuso de posição dominante".
MiamiBlueHeart Escreveu:E agora gostaria de ser eu a fazer uma pergunta: Porque antes de impostos, já temos dos combustiveis mais caros da Europa?
1,5 cêntimos acima da média da zona Euro.
Tu achas mesmo que o nosso maior problema é o facto de termos a gasolina 1,5 cêntimos acima da média da zona euro?
MiamiBlueHeart Escreveu:P.S: Desculpa o erro, a partir de 1 de Janeiro de 2012 (daqui a 29 dias!!) qual vai ser o IVA sobre um galão de leite?
Nessa altura será 23%.
Agora é 13%.
E ainda não percebi onde foste buscar a ideia de que o petróleo paga 13%.
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MiamiBlueHeart Escreveu:E se antes de impostos, já têm um preço mais elevado que a média europeia, porque isso acontece??
O preço da gasolina antes de impostos está 1,5 cêntimos acima da média europeia (zona Euro).
Pergunto-te então: se o preço baixar 1,5 cêntimos a disparidade em relação à média europeia deixa de ser um problema, certo?
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Elias Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Ora bem, se países com custos salariais bem superiores aos nosssos e pagando o mesmo preço pelo barril conseguem ter gasolina e gasóleo mais barato, qual a dúvida que em Portugal algo está mal?? Não é evidente, pelo menos evidente, que o mercado está dominado por meia-dúzia de players??!!
Qual a dúvida, que à imagem do que acontece no mercado de electricidade, as empresas estão a abusar da sua posição dominante??
Mas tu sabes o que é "abuso de posição dominante"?
E já agora, em tua opinião a gasolina devia estar a quanto?MiamiBlueHeart Escreveu:P.S. Que taxa paga um galão de leite num restaurante??
Os serviços de restauração pagam 13%.
Que eu sei "abuso de posição dominante"?? Sei que uma empresa compra, refina o crude e comercializa e, por vezes vende.
Sabes como se chama essa empresa em Portugal?
E agora gostaria de ser eu a fazer uma pergunta: Porque antes de impostos, já temos dos combustiveis mais caros da Europa?
P.S: Desculpa o erro, a partir de 1 de Janeiro de 2012 (daqui a 29 dias!!) qual vai ser o IVA sobre um galão de leite?
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MarcoAntonio Escreveu:Miamiblue, uns 90% do preço dos combustíveis são custos de matéria prima e impostos. O valor dos salários importa pouco para o caso...
Marco,
Segundo o estudo da UE, temos combustíveis caros antes e depois de impostos.
E se antes de impostos, já têm um preço mais elevado que a média europeia, porque isso acontece??
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MiamiBlueHeart Escreveu:Ora bem, se países com custos salariais bem superiores aos nosssos e pagando o mesmo preço pelo barril conseguem ter gasolina e gasóleo mais barato, qual a dúvida que em Portugal algo está mal?? Não é evidente, pelo menos evidente, que o mercado está dominado por meia-dúzia de players??!!
Qual a dúvida, que à imagem do que acontece no mercado de electricidade, as empresas estão a abusar da sua posição dominante??
Mas tu sabes o que é "abuso de posição dominante"?
E já agora, em tua opinião a gasolina devia estar a quanto?
MiamiBlueHeart Escreveu:P.S. Que taxa paga um galão de leite num restaurante??
Os serviços de restauração pagam 13%.
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Miamiblue, uns 90% do preço dos combustíveis são custos de matéria prima e impostos. O valor dos salários importa pouco para o caso...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:O tempo passa e o Governo continua a não tomar nenhuma atitude para enfrentar o problema do preço dos combustíveis.
Hum... e já agora que atitude em concreto sugeres que o governo tome?MiamiBlueHeart Escreveu:No entanto, um galão de petróleo paga 13% de Iva, um galão de leite, paga 23%..
Eu acho que é mais ao contrário: o petróleo paga 23% e o galão de leite 13%...
Ora bem, se países com custos salariais bem superiores aos nosssos e pagando o mesmo preço pelo barril conseguem ter gasolina e gasóleo mais barato, qual a dúvida que em Portugal algo está mal?? Não é evidente, pelo menos evidente, que o mercado está dominado por meia-dúzia de players??!!
Qual a dúvida, que à imagem do que acontece no mercado de electricidade, as empresas estão a abusar da sua posição dominante??
Porque não é só os custos salariais que é importante para av ida de uma empresa, para muitas delas, os custos energéticos por são muito mais cruciais. Por isso, em vez de andar a colocar impostos talvez seja conveniente ir à raiz do problema.
Estes são exemplos dos poderes dominantes a que o actual Governo ainda nada fez.
P.S. Que taxa paga um galão de leite num restaurante??
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MiamiBlueHeart Escreveu:O tempo passa e o Governo continua a não tomar nenhuma atitude para enfrentar o problema do preço dos combustíveis.
Hum... e já agora que atitude em concreto sugeres que o governo tome?
MiamiBlueHeart Escreveu:No entanto, um galão de petróleo paga 13% de Iva, um galão de leite, paga 23%..
Eu acho que é mais ao contrário: o petróleo paga 23% e o galão de leite 13%...
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