Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fenicio » 7/12/2011 13:25

BCP - 07/12/2011

É interessante notar o quão perto o BCP esteve de disparar um sinal de entrada nas últimas 2 semanas, no entanto, sempre que a cotação avançava e quebrava em alta a sua importante Linha de Tendência Descendente (LTd) de médio prazo, no fecho a situação acabava sempre por invariavelmente se inverter.

Todavia, neste momento, e apenas por manter-se relativamente inerte à volta dos € 0,13, a cotação parece ter finalmente quebrado em alta a sua LTd, evento este que foi confirmado na sessão de ontem.

Apesar de estarmos diante de um sinal de entrada, não me sinto minimamente à vontade em negociá-la, motivo pelo qual permanecerei de fora, mas especialmente atento à algum sinal técnico que "justifique" a quebra em alta da sua LTd.

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

Re: Curiosidades!!!

por carrancho » 7/12/2011 13:18

VirtuaGod Escreveu:
sonybravia Escreveu:Pois foram gananciosos e não venderam quando deveriam te lo feito!

Posso dizer o mesmo de toda a gente que comprou títulos da banca há 6 meses/1 ano "porque estão baratos e vai ser só ganhar dinheiro" e ainda os tem em carteira. Esta treta anti-short já irrita!

lol

A mim não irrita nada, acho cómico!!! :lol:

Também acho cómico dizer que foram ganaciosos por não terem vendido abaixo do que está hoje, deve ser nos 10 ou mesmo 9 e tal... como se alguém adivinhasse que nos 10 vinha para os 13 :lol: Até podemos dizer que quem não comprou bcp a 10 cts são uma cambada de mentecaptos, estava visto e não éram só os + 30% actuais, éram setenta e tal % daquela sessão em que foi acima de 16. Como é possível alguém não ter comprado a 10 cts e ter vendido a 16?!?! Que burros!

Depois quem abriu curtos lá para os 60/50/40 achas que foi ganacioso por ter fechado a 13 ou mesmo 16 quando o podiam ter feito a 10... peanuts!!!

Quanto a ganância, ninguém quer perder, todos querem ganhar mais, na bolsa as perdas são para ser cortadas e os ganhos são para deixar correr subindo os stops... não é ganância, é a atitude correcta. Perder todos perdem (pelo menos os metecaptos que não conseguem ver coisas tão obvias como a subida do bcp dos 10 aos 16 daquela sessão), importante é ganhar mais do que se perde.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por TGN » 7/12/2011 12:32

Figueiraa1 Escreveu:
sonybravia Escreveu:shortei 100k no bes!

VirtuaGod Escreveu:
sonybravia Escreveu:Pois foram gananciosos e não venderam quando deveriam te lo feito!

Posso dizer o mesmo de toda a gente que comprou títulos da banca há 6 meses/1 ano "porque estão baratos e vai ser só ganhar dinheiro" e ainda os tem em carteira. Esta treta anti-short já irrita!

És ou não contra os shorts :?: :?: :?:

Sou contra a ganancia excessiva!Ja amealhei o meu com o BES!como também ja perdi em algumas situações!Porém acho que as especulações actualmente estão a prejudicar as pessoas(e pessoas que nem percebem nada de mercados de capitais e nem tem nada directamente com ele!)e por fim estão a prejudicar as pessoas como um todo!Porém tudo muda e hoje posso ser contra e amanha posso ser a favor!isto depende de muita coisa meu caro! :wink:

Registado: 14/10/2011 18:31

por Figueiraa1 » 7/12/2011 12:24

sonybravia Escreveu:shortei 100k no bes!

VirtuaGod Escreveu:

És ou não contra os shorts :?: :?: :?:
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por VirtuaGod » 7/12/2011 12:00

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por TGN » 7/12/2011 11:55

Hallo Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/short-sellers-lucram-milhoes-com-bcp-e-bes_133144.html

Apesar dos títulos desvalorizarem em 2011, alguns fundos continuam a apostar na queda das acções.

Os ‘short sellers' continuam a apostar na queda das acções de alguns bancos portugueses, apesar da elevada desvalorização que os títulos já acumularam desde o início do ano. Apesar de, em geral, as apostas curtas ainda darem lucros, fazer dinheiro com as eventuais quedas dos bancos nacionais está a revelar-se agora uma tarefa mais difícil.

Desde o início de Setembro, os ‘hedge funds' que apostaram nas quedas das acções do BCP e do BES ganham, no seu conjunto, 7,5 milhões de euros, segundo cálculos do Diário Económico, baseados em comunicados feitos à CMVM. Mas já há investidores a perder dinheiro com estas apostas. É o caso da Oceanwood Capital Management, que terá aproveitado a descida de 12,39% do BES para fechar ontem a posição relevante e minimizar as perdas. Apesar da queda de ontem, esta gestora perdeu mais de 800 mil euros com a aposta na desvalorização do banco liderado por Ricardo Salgado. Recorde-se que, quanto mais determinado título desvalorizar, maior o ganho dos ‘short sellers'. Já se valorizar, o investidor curto perde dinheiro.

"O sector financeiro continua sem visibilidade e o potencial que existe para as coisas correrem mal a nível das decisões europeias é por demais evidente. Paradigmático é o aviso por grosso da S&P que afectou todos os países da zona euro, incluindo Alemanha, França e o próprio Fundo Europeu de Estabilização Financeira", referiu o analista da IG Markets, Duarte Caldas, ao Diário Económico.

Cumprimentos
Hallo

Pois foram gananciosos e não venderam quando deveriam te lo feito!Pensavam que o BES iria pelo mesmo caminho do BCP porém ha muitas diferenças entre os dois bancos!Acho bem e que aconteça isto a muitos mais!

por TGN » 7/12/2011 11:48

Bem!os títulos parece me que estagnaram entre os 0,12 e 0,13 porém ja não se verifica as quedas de antes!como havia dito acho que este é o valor que o mercado fixou ao BCP portanto o título agora aguarda desenvolvimentos!Esta situação pode se manter durante algum tempo mas penso que quando se justificar é o título que mais rápido vai subir e mais ganhos proporcionar!Agora esta lentidão significaria o que?que muitos acumularam títulos a longo?estranha me os volumes astronómicos de antes perante o destes dias!Vamos esperar para ver.Cumprimentos.

por TGN » 7/12/2011 11:34

Bom dia a todos!Por acaso ja tinha visto um post ontem no JN porém hoje saiu a notícia que estas obrigações emitidas pelo BCP vão ser adquiridas pelo próprio!ou seja os juros de 13% vão ser pagos para o próprio BCP!ou acham que iriam pagar isso aos particulares?esperem sentados!esta operação terá o custo a pagar para o estado para o mesmo garantir tais títulos que serão usados pelo BCP como colateral perante o BCE!ou seja o spred de 13% caso algo corra mal quem os terá de pagar ao BCE é o Estado português!

por OffTheRecord » 7/12/2011 11:20

migluso Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Ó que coisa tão bonita...

BCP paga juro de 13% a si próprio para obter crédito no BCE
07 Dezembro 2011 | 00:01
Paulo Moutinho - paulomoutinho@negocios.pt
Partilhar
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho

"O Millennium BCP emitiu obrigações para reforçar os activos elegíveis para descontar junto do BCE, sendo este o único propósito da emissão e não colocá-la nas mãos de investidores", explicou fonte oficial do banco ao Negócios.
O BCP anunciou ontem que emitiu 1.350 milhões de euros em dívida, pela qual vai pagar um taxa anual de mais de 13%. Só que os juros vão todos para si próprio, já que estes títulos, que contam com o "selo" de garantia do Estado, ficam na carteira do banco. É uma forma da instituição liderada por Carlos Santos Ferreira reforçar os activos que pode apresentar como colateral para obter financiamento no Banco Central Europeu (BCE).

Afinal o/a jornalista do JdN tinha razão.
Eu é que sou parvo e não me lembrei de uma engenharia destas.

Mas, pensando melhor, agora ainda fiquei mais parvo. Não admira que os bancos estejam um lodo.

Não consigo perceber tanta indignação com esta situação. Permitam-me a veleidade de ajudar a explicá-la:

1. Os bancos portugueses, dos quais o BCP não é excepção, têm tido mais crédito do que depósitos no seu balanço.

2. Esta situação foi suportada até à crise de 2008 pelo endividamento dos bancos portugueses junto dos bancos estrangeiros.

3. Pelas constantes quedas do rating da República e consequentemente dos bancos portugueses, as fonte de financiamento bancária externa secou, sendo a mesma substituída temporariamente pelo BCE enquanto não dimunui o rácio crédito/depósitos dos bancos, de acordo, aliás, com o que é exigido pela Troika.

4. Para se financiarem junto do BCE os bancos portugueses têm que apresentar garantias, sendo aceites as garantias do Estado.

5. O BCP, tal como os outros bancos portugueses, pode usar garantias do Estado, contra pagamento de uma remuneração a esse mesmo Estado.

6. Usando esta garantia, o BCP poderia emitir dívida a colocar directamente no público mas nessa situação esse produto iria concorrer directamente com os seus depósitos.

7. Uma alternativa razoável é esta que foi desenhada. O BCP emite dívida com garantia do Estado, paga a comissão que tem que pagar, define como taxa da dívida a emitir a taxa implícita da dívida da República nos mercados internacionais (neste caso definida em 12%), toma essa dívida para o seu Balanço e com os títulos que fica em carteira, desconta-os junto do BCE.

8. Esta situação, no fundo, traduz-se numa tomada de fundos por parte do BCP no BCE com garantia do Estado.

9. Obviamente que todos nós, contribuintes, estamos a garantir a operação do BCP mas não nos podemos esquecer que também somos todos nós, empresas e famílias portuguesas, que estamos a beneficiar do crédito a mais que foi concedido, não desresponsabilizando os bancos pelo seu papel fundamental nesse processo de alavancagem da nossa economia. Mas todos nós preferimos ter casa própria a alugar. Muitos de nós já pensaram em ter ou já têm mesmo segunda casa. Ora bem, grande parte da dívida contraída para comprar tudo isso, tem agora que se pagar aos estrangeiros e a verdade é que para todos nós, como nação, pagarmos essas dívidas, ou trabalhamos mais ou deixamos de gastar onde até hoje gastávamos muito (desperdícios na administração pública, investimentos não produtivos, excesso de autarquias e de funcionários públicos para o número de cidadãos que servem, etc...).

10. Para terminar e sobre a operação financeira em questão, não a classifico como uma operação de génio mas é salutar saber que a banca portuguesa mantém intactas as suas capacidades de fazer coisas, adaptando a sua estratégia à realidade.

Nota: Declaração de posição: Estou longo no BCP. Não estou obviamente confortável com a menos-valia potencial mas longe de estar desesperado com essa posição.

Registado: 10/9/2009 11:27

por Presa36 » 7/12/2011 11:15

E daqui a algum tempo rebenta a "bolha" dos spreads.

Tá bonito, tá

Registado: 5/11/2002 0:25

por pvg80713 » 7/12/2011 11:03

pergunta ?

então o BCP não vai ser nacionalizado, mas sim europeizado ?

Registado: 19/4/2005 11:11

por migluso » 7/12/2011 10:03

Pata-Hari Escreveu:Ó que coisa tão bonita...

Partilhar

"O Millennium BCP emitiu obrigações para reforçar os activos elegíveis para descontar junto do BCE, sendo este o único propósito da emissão e não colocá-la nas mãos de investidores", explicou fonte oficial do banco ao Negócios.
O BCP anunciou ontem que emitiu 1.350 milhões de euros em dívida, pela qual vai pagar um taxa anual de mais de 13%. Só que os juros vão todos para si próprio, já que estes títulos, que contam com o "selo" de garantia do Estado, ficam na carteira do banco. É uma forma da instituição liderada por Carlos Santos Ferreira reforçar os activos que pode apresentar como colateral para obter financiamento no Banco Central Europeu (BCE).

Afinal o/a jornalista do JdN tinha razão.
Eu é que sou parvo e não me lembrei de uma engenharia destas.

Mas, pensando melhor, agora ainda fiquei mais parvo. Não admira que os bancos estejam um lodo.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Pata-Hari » 7/12/2011 8:13

Ó que coisa tão bonita...

Partilhar

Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Lion_Heart » 7/12/2011 6:28

12% de spread??? :shock: :shock: :shock:

Isoo faz-me lembrar um louco ex-PM que andava por aqui. O que interessava era se emprestavam, a taxa não interessava, não era ele que pagava.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Vénia à participação do Hallo neste tópico do Fórum.

por OffTheRecord » 7/12/2011 6:25

Caro Hallo,

Este post serve apenas para reconhecer o mérito da tua participação neste tópico.

Existe quem não concorde -eu, por vezes também me incluo nesse grupo dos que discordam - com as tuas opiniões e baixe o nível da discussão. Tenho reparado com satisfação que não te deixas arrastar muito para esse tipo de discussões lamacentas.

Como alguém disse, tens vindo a assumir aqui algum protagonismo nas últimas semanas. Ao contrário do sentido usado quando isso foi escrito, acho esse protagonismo salutar quando respeitoso, como têm sido os teus posts.

Tem sido importante o esforço que fazes de trazer para aqui toda a informação que vai saíndo na imprensa sobre esta cotada. Facilita a vida para quem tem pouco tempo como é o meu caso.

Exemplo prático disto é uma das últimas informações que para aqui trouxeste, ajudando a esclarecer definitivamente o racional económico desta emissão com spread de 12% que contrapõe toda a histeria que foi patente em mensagens anteriores de outros users sobre o mesmo tema.

Como leitor assíduo deste tópico, obrigado.

Registado: 10/9/2009 11:27

Curiosidades!!!

por hallo » 7/12/2011 2:09

http://economico.sapo.pt/noticias/short ... 33144.html

Apesar dos títulos desvalorizarem em 2011, alguns fundos continuam a apostar na queda das acções.

Os ‘short sellers' continuam a apostar na queda das acções de alguns bancos portugueses, apesar da elevada desvalorização que os títulos já acumularam desde o início do ano. Apesar de, em geral, as apostas curtas ainda darem lucros, fazer dinheiro com as eventuais quedas dos bancos nacionais está a revelar-se agora uma tarefa mais difícil.

Desde o início de Setembro, os ‘hedge funds' que apostaram nas quedas das acções do BCP e do BES ganham, no seu conjunto, 7,5 milhões de euros, segundo cálculos do Diário Económico, baseados em comunicados feitos à CMVM. Mas já há investidores a perder dinheiro com estas apostas. É o caso da Oceanwood Capital Management, que terá aproveitado a descida de 12,39% do BES para fechar ontem a posição relevante e minimizar as perdas. Apesar da queda de ontem, esta gestora perdeu mais de 800 mil euros com a aposta na desvalorização do banco liderado por Ricardo Salgado. Recorde-se que, quanto mais determinado título desvalorizar, maior o ganho dos ‘short sellers'. Já se valorizar, o investidor curto perde dinheiro.

"O sector financeiro continua sem visibilidade e o potencial que existe para as coisas correrem mal a nível das decisões europeias é por demais evidente. Paradigmático é o aviso por grosso da S&P que afectou todos os países da zona euro, incluindo Alemanha, França e o próprio Fundo Europeu de Estabilização Financeira", referiu o analista da IG Markets, Duarte Caldas, ao Diário Económico.

Cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

Mais dúvidas!!!

por hallo » 7/12/2011 1:58

O Jornal de Negócios continua sempre a ser a melhor fonte de informação financeira.

Além disso a melhor arma para o investidor no que toca a noticias e a tirar dúvidas.

Cá vai mais uma dúvida debatida neste "forum". E para os que beberam, até esta está perceptível.

Já agora acho que as agências de rating ponderam rever avaliação de "hulk" para o nível de "lixo". :mrgreen:

O BCP anunciou ontem que emitiu 1.350 milhões de euros em dívida, pela qual vai pagar um taxa anual de mais de 13%. Só que os juros vão todos para si próprio, já que estes títulos, que contam com o "selo" de garantia do Estado, ficam na carteira do banco. É uma forma da instituição liderada por Carlos Santos Ferreira reforçar os activos que pode apresentar como colateral para obter financiamento no Banco Central Europeu (BCE).Partilhar

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 24005&pn=1

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Vamos aproveitar para tirar umas dúvidas!!!

por hallo » 7/12/2011 1:49

Para os que tinham dúvidas e que foi muito debatido neste forum. Cá vai, dito pelo nosso e ainda presidente Santos Ferreira. E meu caro, ou faz subir as acções ou os Angolanos descontentes já têm outras opções. Já agora não acha que está a mentir no que diz respeito ao financiamento das PME?

Mas mesmo assim serve esta noticia para na palavra do Presidente justificar as dúvidas que existiam que o BCP podia tirar beneficios com o fundo de pensões.

Para já parece que vai existir liquidez. Tira dúvidas também sobre as dividas do estado. Existem e algumas já tinham vencido. Por isso é que o estado também as quer pagar.

Já agora para o mais atentos, e amigos do JN, fundos e fundões não é a mesma coisa. Ulisses avisa lá aí os teus colegas para corrigirem esse erro. Ou se não é erro. É porque é um grande fundo. :lol:
Eu não posso dizer nada porque muitas vezes escrevo pelo iphone e ele assume outras palavras e então lá vem erro.

"O presidente do BCP disse hoje que o pagamento de dívidas aos bancos significará mais liquidez, o que ajudará a financiar as PME.

O presidente do BCP, Santos Ferreira, disse hoje que o pagamento de dívidas aos bancos, na sequência da transferência dos fundões :twisted: de pensões da banca para o Estado, significará mais liquidez, o que ajudará a financiar as PME.

Se efectivamente em vez de haver renovação de crédito ao sector público houver amortização de empréstimos, esse dinheiro fica livre para financiar as pequenas e médias empresas", afirmou Carlos Santos Ferreira, à margem do encerramento do Movimento Milénio.

Questionado sobre se tal se poderá mesmo verificar, depois de alguns analistas terem argumentado que isto não é solução para aumentar o financiamento da economia, o presidente do BCP reiterou que, "em princípio, haverá margem para que isso aconteça".

A transferência dos fundos de pensões dos principais bancos portugueses, aprovada a semana passada em conselho de ministros, vai valer aos cofres do Estado cerca de seis mil milhões de euros.

Tal como previsto, parte desse valor será usado para atingir a meta de um défice de 5,9 por cento do produto interno bruto (PIB) este ano, mas segundo o Governo o restante servirá para o Estado pagar dívidas que tem aos fornecedores e à banca."

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=524047

Hallo

por Storgoff » 7/12/2011 0:11

sonybravia Escreveu:Boas noites a todos!Afinal a Alemanha deixou cair a exigência da participação de privados em futuras reestruturações!noticia o JN.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=523969

É só contra-informação
A cacofonia no seu melhor

A cimeira promete :lol:

Afinal a Alemanha nunca deixou cair a dita exigencia estará eventualmente disposta a dar lhe uma outra cosmética.
Os alemães n brincam em serviço

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=524013 :lol:

Registado: 21/5/2009 18:43

Viva o Draghi!!!

por hallo » 7/12/2011 0:10

Pois é, temos um Italiano que vai baixar os juros!!!

Assim sendo a Euribor baixa, nem tudo é mau para os contribuintes e famílias portuguesas!!!!

Agora será que os mercados vão subir um bocadinho? :)

Cumprimentos
Hallo

por Storgoff » 7/12/2011 0:07

Eu n teria tanta certeza quanto a cotação do BCP.
O n cair como antes sinifica o q?
Se falarmos de quedas de 50% já se lhes perdeu a conta.

Mais uma já nem se nota :lol:

Registado: 21/5/2009 18:43

Curiosidade

por c-felix » 7/12/2011 0:03

Só por curiosidade: estes 12% podem, de alguma forma, COMPENSAR a entrega de dividendos que está suspensa pela troika?!

(é claro q uma coisa n tem nada a ver com a outra, mas.................)

Registado: 8/10/2008 12:18

por TGN » 6/12/2011 23:56

EuroVerde Escreveu:Olha eu já me estou a passar com este banco! :twisted:

o BCP devia falir e sair do mapa dos mercados, os accionistas deviam ficar a zeros e os depositantes ficassem apenas com o que é garantido pelo Fundo de Garantia Depósitos. E jamais o Estado entraria no banco. Se isso fosse "contaminar" os outros players seria temporário mas estou farto do BCP.

Uma arrancada daquelas e não passa dos máximos desse dia, não faz sentido. Perda quem perder.

Agarre-se a quem se agarrar. Não tenho pena.

Como final devia apenas ficar para a história este tópico e ser editado em livro.

Pois andaste apanhar facas a cair! :mrgreen: mas para uns ganharem outros teem de perder!muita coisa ainda esta por acontecer,mas uma coisa é certa!O bcp ja não cai como antes!o mercado terá já definido um valor para o banco,ou seja,atingiu o fundo e agora esta a marinar a espera de desenvolvimentos!

Aí pois é!!! 20 anos

por hallo » 6/12/2011 23:41

Dos 0,168€ aos 0.097€ foram 73,19% e nem um mês demorou do minimo histórico.
E o meu amigo fala em anos!!!!!

Já vi tudo!!! 5 anos e está nos 0,14€!!!

Concordo consigo Bullim!!!

Cumprimentos
Hallo

Re: BCP

por MERCW125 » 6/12/2011 23:08

Hallo Escreveu:Boa tarde a todos,

Vejo que o BCP não quer arrancar dos 0,13€.

Vamos lá ver se ele arranca ou não????? Espero que para cima. :)

Hallo

è preciso ter-se calma, muita calma, nao se esqueçam que se algum dia por exemplo o BCP, chegar de novo tipo aos 0,45 centimos, é uma subida de mais de 200%, portanto pode demorar dois ou até 10 anos até chegar a esse valor, valor que penso que é o valor dele actualmente, mais que isso nao.

Registado: 14/3/2009 21:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Phil2014, VALHALLA e 170 visitantes