Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por EuroVerde » 6/12/2011 22:37

Olha eu já me estou a passar com este banco! :twisted:

o BCP devia falir e sair do mapa dos mercados, os accionistas deviam ficar a zeros e os depositantes ficassem apenas com o que é garantido pelo Fundo de Garantia Depósitos. E jamais o Estado entraria no banco. Se isso fosse "contaminar" os outros players seria temporário mas estou farto do BCP.

Uma arrancada daquelas e não passa dos máximos desse dia, não faz sentido. Perda quem perder.

Agarre-se a quem se agarrar. Não tenho pena.

Como final devia apenas ficar para a história este tópico e ser editado em livro.

Registado: 29/11/2007 11:19

por MERCW125 » 6/12/2011 22:29

Ou seja isso quer dizer que as acçoes dos bancos amanha subirão em flecha, ou nao?? Afinal, o dinheiro terá de se rpago por alguem ou estarei enganado..

Registado: 14/3/2009 21:36

por Storgoff » 6/12/2011 22:27

Não sei qual a novidade dessa noticia dada agora pelo JdN

Já ontem tinha sido noticiado o mesmo ao inicio da tarde

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=523641

Registado: 21/5/2009 18:43

por TGN » 6/12/2011 21:59

Boas noites a todos!Afinal a Alemanha deixou cair a exigência da participação de privados em futuras reestruturações!noticia o JN.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=523969

Registado: 14/10/2011 18:31

12% Canja

por hallo » 6/12/2011 20:49

Meus caros,

O que estava a dizer é que de certa forma o estado já é fiador do BCP até 2014.
Se este não cumprir, quem tem de cumprir é o estado.
Agora valera a pena falar se de nacionalizacao do BCP já ou em 2014.

12 % de juros a pagar pelo BCP é canja , quando comparado com a possível diluição, falencia que muitos apregoaram, aquando do BCP nos 0,10€ e que iria ser nacionalizado e ainda ia quebrar os 0,05€.
Nunca direi desta água não beberei.

Mas o que vai ser interessante é perceber como é que o BCP vai fazer para cumprir com as metas e racios impostos.

Isso sim é que gostaria de tentar perceber ou que existisse uma alma iluminada que vislumbrasse tal futuro.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por Storgoff » 6/12/2011 20:44

No grafico q tenho aqui no Metastock, apesar de estar tb em escala log, n noto uma evidente quebra da linha de tendencia.
Aliás isto n é ciencia exacta e mt menos geometria pura.

O que verifico sim é uma formação em triangulo.
A dimenção diminuta da vela de hoje forma na perfeição o seu vertice.
Um sinal evidente de total indefinição e expectativa relativamente aos resultados da Cimeira europeia, confirmado tb pelo volume diminuto e em quede em comparação com os recentes dias aureos da euforia.

Alguma definição de tendencia terá de haver nos próximos dias.
Mas para um rompimento consistente em alta suspeito q só com mt boas surpresas na 6ª.

Tenho as minhas dúvidas.
O que ja foi comunicado pelo(a) Merkozy parece-me uma mão cheia de nada e, apesar de todas as pressões, esta cimeira não vai passar de mais uma em q a montanha pariu um rato.

:)

por carrancho » 6/12/2011 19:48

Sem nada a acrescentar ao que disse ontem, fica o gráfico actualizado.
Anexos
bcp06-12.JPG
bcp06-12.JPG (47.47 KiB) Visualizado 4498 vezes
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

Re: Concordo!!!

por carrancho » 6/12/2011 19:37

AutoMech Escreveu:
Hallo Escreveu:Esse 12%, para quem tem acções do BCP sabe que no BCP uma flutuação de 12% é canja.

Não apanhei a ideia Hallo

Está a insinuar que esse dinheiro vai ser usado na compra de acções para influenciar uma subida da cotação para caso ocorra a nacionalização o estado ser obrigado a fazer a um valor superior. Depois de ler a mensagem toda, é o que depreendo.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por migluso » 6/12/2011 19:03

Resta-me dizer que é um crime pagar estas taxas com a garantia dos contribuintes.

O Estado português, antes de chegar lá perto, pediu ajuda externa.

E agora vem um banco financiar-se a estas taxas com a garantia dos contribuintes? Mas o que é isto? Até pode correr bem, mas é um risco brutal para o contribuinte.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Storgoff » 6/12/2011 18:52

AutoMech Escreveu:
Storgoff Escreveu:Alguem me explica como é que o BCP vai usar os titulos de divida que vendeu para dps os usar como colateral.

É basicamente para fazer um mix. Captam a euribor+12%, descontam no BCE a 1% e fazem a média. Mas mesmo assim fica substancialmente acima dos depósitos a prazo que o Banco de Portugal tão diligentemente proíbe.

Volto afirmar o jornalista do JdN que escreveu a noticia cometeu uma gaffe.

O Banco so podera usar como colateral junto do BCE os títulos que tem em carteira ( no seu activo), ou seja, aquelas q comprou e q sejam elegíveis segundo as regras do BCE.
Ora as obrigações q emitiu e vendeu passam a ser dos compradores. Como é obvio n as poderá usar. Já n lhe pertencem.
De qualquer forma estariamos a falar de Junk Bonds ( n elegíveis).

O que o BCP fará é, com o dinheiro que arrecadou c a emissão, vai reforçar as sua reservas em cash junto do BCE e assim cumprir os compromissos dos contratos REPO q vão vencendo e eventualmente ficar com alguma margem para poder espandir credito de curto prazo.

Utilizar esta dívida p reforçar o racio Tier 1 está fora de questão

por Presa36 » 6/12/2011 18:42

AutoMech Escreveu:
Hallo Escreveu:Esse 12%, para quem tem acções do BCP sabe que no BCP uma flutuação de 12% é canja.

Nem eu

Registado: 5/11/2002 0:25

por migluso » 6/12/2011 18:34

AutoMech Escreveu:
migluso Escreveu:Também não percebi. Pensava que os activos, e não os passivos, é que eram usados como colateral. Será que foi o/a jornalista que quis inventar?!?

Fonix, e eu devia estar com os copos quando escrevi mais acima...

É a ressaca depois da festa de ontem... É só festejar este ano... :mrgreen:
SL

PS - Ainda querem os 40.000 ?!?... cof cof... de comissões?!?!?
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por Automech » 6/12/2011 18:29

migluso Escreveu:Também não percebi. Pensava que os activos, e não os passivos, é que eram usados como colateral. Será que foi o/a jornalista que quis inventar?!?

Fonix, e eu devia estar com os copos quando escrevi mais acima...
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por migluso » 6/12/2011 18:23

Storgoff Escreveu:Alguem me explica como é que o BCP vai usar os titulos de divida que vendeu para dps os usar como colateral.
:roll:
Ilusionismo???
Haja algum rigor

Também não percebi. Pensava que os activos, e não os passivos, é que eram usados como colateral. Será que foi o/a jornalista que quis inventar?!?

Há empréstimos obrigacionistas que melhoram os rácios de capital (obrigações perpétuas?!?), mas este não me parece ser o caso (pelo menos perpétuas não são :))

por hallo » 6/12/2011 18:21

AutoMech Escreveu:

Meu caro AutoMech vamos supor a casa do BCP, como a casa de um Português normal sem capacidade de pagar as suas prestações. Para onde vai a prioridade deste Português, vai para tentar a todo o custo pagar a prestação e o banco não lhe tirar a casa.

No caso do BCP para onde vai a prioridade desta casa, vai para tentar não a perder para o Estado. Ainda por cima, correr o risco de ter de viver na própria casa com ele.

Como qualquer Português aflito, na hora antes de perder a casa, vai consolidar os seus créditos, vai fazer empréstimos a taxas mais altas. Para efectivamente tentar não perder a casa. Sabe que neste momento não a podia pagar e não tinha capacidade, mas que no futuro, e noutra conjuntura já o podia fazer.

É a uníca explicação que encontro para o BCP se sujeitar a um "spread" tão alto.

Agora, pergunto-lhe eu. Como poderia o BCP injectar essa liquidez na própria instituição ou criar mecanismos para quando e se o estado quisesse entrar ou o BCP fosse obrigado a deixa-lo entrar. Deixasse este apenas usufrir do jardim no exterior.

Será que me fiz entender. Ou o que menciono não é possivel e vai contra algumas regras ou leis?

Agradeço o seu esclarecimento.

Hallo

por Automech » 6/12/2011 18:05

por Automech » 6/12/2011 18:04

É basicamente para fazer um mix. Captam a euribor+12%, descontam no BCE a 1% e fazem a média. Mas mesmo assim fica substancialmente acima dos depósitos a prazo que o Banco de Portugal tão diligentemente proíbe.

por Storgoff » 6/12/2011 17:47

Alguem me explica como é que o BCP vai usar os titulos de divida que vendeu para dps os usar como colateral.
:roll:
Ilusionismo???
Haja algum rigor

Esta emissão mostra o desespero para captar novas reservas de forma a manter a sua actividade operacional.

A imposição de progressiva redução da dependencia do BCE assim como a detioração dos colaterais em carteira obrigam a isto.

Balanço do dia de hoje!!!

por hallo » 6/12/2011 17:47

Um dia negativissimo para o BES. BPI cedeu 1,89%, BCP permaneceu quase igual cedendo apenas 0,76%.

O PSI 20 acabou a ceder 1,31%, tendo estado com perdas maiores. A nível Europeu as bolsas fecharam mistas, tendo Londres e Madrid sido as excepções ás quedas verificadas. Destaca-se o DAX nas perdas, Paris e Milão permaneceram com quedas pouco significativas.

Para a banca nacional acabou por ser um dia positivo na minha óptica visto as perdas registadas no sector financeiro Europeu não serem significativas.

Nos EUA ainda estamos longe de fecharem os mercados já todos estiveram no verde, neste preciso momento apenas o DOW está no verde, estando o Nasdaq e o SeP500 com perdas pouco significativas.

O Eur/Usd, teve um dia normal tendo já registado máximos nos 1,343 e mínimos nos 1,3330 neste momento encontra-se nos 1,3385 valor relativamente perto do do dia anterior.

Pode-se verificar que as noticias saídas não afectaram os mercados de forma significativa como muito previam. E em véspera de cimeira Europeia, podemos ficar á espera de grandes novidades que a ver vão tentar suster a crise da dívida pública europeia.

Amanhã e até Sexta penso que vamos ter muitas novidades e certamente que surgirão muitas surpresas. Não fosse o eixo franco-alemão já o ter anunciado e as agências de "rating" terem colocado pressão sobre a referida cimeira.

Esta é a minha opinião.

Hallo

por hallo » 6/12/2011 17:35

AutoMech Escreveu:
Hallo Escreveu:Mas será que esse dinheiro vai servir para injectar liquidez na Economia. O BCP vai pagar 12% de "spread" para injectar liquidez na economia?

Se é com um spread de 12% que vai injectar liquidez na economia, vai emprestar com que spread ? Com 14% ? Com 16 ? Com 20 ? Que empresa é que pode pagar isso ? Realmente nada disto faz sentido Hallo...

Concordo plenamente mais uma vez AutoMech.
Já o dei a entender e acho que para bom entendedor meia palavra basta.

Não quero estar aqui a emitir a minha opinião sob pena de ser acusado de protagonismo ou especulação.

Mas já no passado o tinha dito e caso exista um investidor forte para entrar no BCP, e outros possiveis reforços, e caso seja preciso nacionalização, que disse sempre poder não vir a ser preciso. Poderia ser uma operação que sustentasse alguma segurança para o futuro incerto que possa vir a acontecer ao BCP.

Por outras palavras, se tiver mesmo que existir nacionalização e o estado tiver que entrar no capital do BCP, o que também acho que pode ter outras possibilidades. O valor da cotada pode vir a ficar bastante acima dos 0,13€ que verificamos hoje.

Assim sendo o BCP com outros investidores privados, com 1 a 2 mil milhões de Euros podem fazer subir a cotação exponencialmente e se o estado entrasse como muitos sugerem iria entrar a valores bem mais elevados.

Esse 12%, para quem tem acções do BCP sabe que no BCP uma flutuação de 12% é canja.

Hallo

por Automech » 6/12/2011 17:23

Hallo Escreveu:Mas será que esse dinheiro vai servir para injectar liquidez na Economia. O BCP vai pagar 12% de "spread" para injectar liquidez na economia?

Se é com um spread de 12% que vai injectar liquidez na economia, vai emprestar com que spread ? Com 14% ? Com 16 ? Com 20 ? Que empresa é que pode pagar isso ? Realmente nada disto faz sentido Hallo...

Emissão

por hallo » 6/12/2011 17:20

Esta emissão vai servir simples e exclusivamente para servir de desconto junto do Banco Central Europeu.

E respectiva obtenção de liquidez.

Agora a forma como esta liquidez vai ser utilizada é que pode ser para financiar a economia entre outras.

Hallo

por Storgoff » 6/12/2011 16:59

Com o mercado de dívida fechado para os bancos portugueses, estes têm vindo a recorrer à emissão de dívida com garantia do Estado para obterem liquidez. Sobretudo para depois utilizarem estes títulos como colateral nas operações de financiamento junto do Banco Central Europeu.

Parece-me notícia escrita a seguir ao almoço.
Deve-lhe ter dado no Tinto :lol:

Concordo!!!

por hallo » 6/12/2011 16:46

AutoMech Escreveu:O mais estúpido disto é o Banco de Portugal limitar as taxas de juros dos depósitos, com o argumento da solvência do sistema bancário, mas depois pagar um spread de 12% já não faz mal... :roll:

Realmente não faz sentido. Limitar-se as taxas de juro e depois pagar referido "spread".

Mas será que esse dinheiro vai servir para injectar liquidez na Economia. O BCP vai pagar 12% de "spread" para injectar liquidez na economia?

Cheira-me a "esturro".
O argumento da solvência do sistema bancário, até pode estar correcto, dependendo da perspectiva!!! :lol:

Hallo

por Automech » 6/12/2011 16:16

O mais estúpido disto é o Banco de Portugal limitar as taxas de juros dos depósitos, com o argumento da solvência do sistema bancário, mas depois pagar um spread de 12% já não faz mal... :roll:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Phil2014, VALHALLA e 151 visitantes