Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Questão ao fórum sobre tx de bolsa e imp selo...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Patdav » 18/11/2003 12:03

bom dia a Todos :wink:

Olá Jotabil :wink:

Estive ausente......mas gostaria de voltar ao assunto :wink:

----------------

Não podes ver as coisas assim.

Vamos imaginar o seguinte cenário (pouco real , mas....cá vai) numa determinada acção tens 10 ordens de compra, de 10.000 acções cada uma. E 8 ordens de venda de 13.500 acções cada uma. Estas ordens não vão casar! Embora a intenção seja de comprar/vender grandes lotes, vai haver sempre “rabos de palha” - “restos” acertos!.............ou podes ter compras de 300 acções e vendas de 250.............e muitos mais exemplos te poderia dar..........é o investidor a “jogar” no escuro. :shock: :shock:

Quando dizes:
Até esta altura conseguia transaccionar 2000 acções num negócio apenas..tanto acções do BCP como EDP...SON..ou outras.

Não sei se conseguias!? :oops: ?!!Pelo menos em todos os negocios.

De maneira alguma quero desmentir-te! Mas vou-te contar o que se passava comigo:
Na plataforma anterior, quando recebia a nota de liquidação (em casa) das ordens efectuadas (ou quando ia ver na net, alguns minutos depois de serem efectuadas), na verdade, as mesmas não faziam qq referencia ao numero de negócios, pois tal não era necessário, e apareciam na forma de uma única transação.

No entanto, estando eu a acompanhar o mercado online e o evoluir das minhas ordens, muitas vezes via serem efectuadas em parcelas.

Não sei se o mesmo não se passaria contigo.

um abraço
patdav
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

resposta

por jotabil » 17/11/2003 11:58

Caro Patdav

Sim, a questão é essa mesma. Até esta altura conseguia transaccionar 2000 acções num negócio apenas..tanto acções do BCP como EDP...SON..ou outras.
Não vejo razões para que não continue a ser assim.
De qualquer modo importa determinar que factores é que podem fazer variar o número de negócios. Penso que para acções com boa liquidez e em transacções pouco elevadas (100 a 3000) apenas se justifica a realização de apenas um negócio.
Parece-me, portanto, que o que for além disso será já aproveitamento da oportunidade.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Patdav » 17/11/2003 11:12

8-)

Caro XCalibur, tarde mas cá vai :wink:

Penso que sim! Que o seu primeiro ponto está correctíssimo. Pelo menos era o que se passava comigo

----------------

Olá jotabil, tudo bem?

Não sendo o Jas :P , vou só deixar um apontamento.....

No anterior modelo de negociação, eram necessários em média 2,5 negócios para satisfazer uma ordem! Em termos médios, claro!
É claro que números passados, não são garantia.......blá.........blá......

Como será lógico as Corretoras que apareceram com os preçários fixos tiveram de se basear em algo........não!!!! :mrgreen:

Não será resposta á tua questão, mas é tudo o que tenho. Nesta nova plataforma ainda só fiz um negócio.

Abraços
Patdav

pergunta

por jotabil » 16/11/2003 20:21

Caro JAS

Julgo que é uma pessoa que faz trades com frequência e que já tem alguma experiência no âmbito da euronext. Pergunto-lhe, portanto, para ordens até 4000 Euros, o que pode, desde já, adiantar, sobre o numero de negócios que, em média, têm sucedido para efectuar as transacções?
Por exemplo...para transaccionar 1000 acções da EDP....ou da Brisa.....ou do BCP.....quantos negócios em média podem ser necessários para efectivar completamente essa transacção?
Gostava de saber o que a experiência vai ditando nesta nova plataforma de negociação.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Re: Não ponho em causa...

por JAS » 15/11/2003 19:59

XCalibur Escreveu:São esses pequenos aforradores q sofrem na pele as adversidades desta economia global.

É evidente que as novas taxas penalizam e muito as ordens pequenas e que a designação "pequenas" subiu desmesuradamente para cima de 3000 euros.

Mas eu distinguia entre "pequenos aforradores" e "pequenos investidores".
O pequeno aforrador mete as suas poupaças num título e deixa-o lá estar por muito tempo pelo que as taxas acabam por não pesar muito no resultado do trade o qual, positivo ou negativo, envolve normalmente muitos ticks.

O pequeno investidor, que tu dizes ser, será o verdadeiro penalizado com estes aumentos dado que se habituou a fazer muitos trades e agora, por cada um deles, paga uma taxa mínima elevada.

Uma adaptação da estratégia, com diminuiçãio do número de trades, parece-me necessária.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Não ponho em causa...

por XCalibur » 15/11/2003 17:36

que não tivéssemos q nos integrar num contexto mt + abrangente, mas não será demasiado caro para o pequeno aforrador, num país aonde a cultura bolsista é diminuta, e deviam era existir incentivos, para q a bolsa fosse encarada com outros olhos, q não aqueles de dúvida, desconfiança, indignação e sentimento de jogo ? São esses pequenos aforradores q sofrem na pele as adversidades desta economia global.
Cumps,
XCalibur.

Registado: 10/1/2003 3:26

Obg...Patdav...

por XCalibur » 15/11/2003 17:24

isto de negociar pequenos lotes (p quem não tem mt dele..)ficou caríssimo, justificado pelo acesso a outros mercados. Esta história está mal contada ao comum das pessoas, pois acesso a eles já nós tinhamos. Com isto tudo, quem fica mais uma vez a lucrar são sempre os mesmos ... aqueles q têm o graveto, pois aí, 2 E, sobre grandes quantidades não é nada...Já faz lembrar o post do Djovarius sobe o Brasil , pobres + pobres, ricos + ricos. A história é sempre a mesma...
Só uma coisa, o que eu disse no ponto 1 está correctíssimo, não :?:

Cumps,
XCalibur.

por Patdav » 15/11/2003 17:12

Olá XCalibur :wink:

Os 4% incidem sobre todas as comissões :( sejam:

Comissão de Corretagem e Bancária
Comissão de Negociação Euronext/Clearnet

abraço
patdav

Questão ao fórum sobre tx de bolsa e imp selo...

por XCalibur » 15/11/2003 16:40

Boas,
Coloco 3 questões às quais gostaria q respondessem ou comentassem :

1-Eespero não estar confundido, mas relativamente ao imposto de selo, no anterior modelo de negociação na bvlp, ele apenas incidia sobre a corretagem e não sobre a própria taxa de bolsa, certo :?: .

2-E agora, incíde sobre a corretagem aplicada (no caso de corretoras q não aplicam vals mínimos) e sobre a própria taxa de bolsa :?: :?: :?: .

Já agora, o referido imposto ainda é de 4%, certo :?:

A minha dúvida incíde particularmente sobre a última parte do ponto 2.

Cumps,
XCalibur.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: OCTAMA, PAULOJOAO, Ruffus86, tami e 235 visitantes