Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por L.S.S » 22/11/2011 2:27

AC Investor Blog Escreveu:Pela primeira em vários meses o BCP fecha acima da sua média móvel dos 20 dias, um sinal Bullish de curto-prazo. Como frizei de manhã, existem já vários indicadores claramente orientados no sentido ascendente, como o RSI em zona neutra, o estocástico e o MACD com sentido ascendente. O OBV também deu claros sinais de acumulação de papel. É de salientar ainda a inversão da Média móvel de 7 dias, algo que também já não se via á meses. Temos assim todos os ingredientes para um novo reteste á MM50 nos próximos dias. Como stop para posições longas, utilizaria a MM7 nos 0.11.

Aqui esta uma boa analise e sem custos para o utilizador do Caldeirão de Bolsa... :) :) :)

Bem haja AC Investor Blog
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por tiopatinhas » 22/11/2011 2:26

Peço desculpa Hallo a questão era para o Quico que disse fecho curtos (não sei como vim aqui colocar esta questão :roll: )

Registado: 17/3/2005 14:58

Parece que tudo se vai solucionar!!!

por hallo » 22/11/2011 2:25

Bancos têm um mês para definir peso do apoio do Estado
21 Novembro 2011 | 23:30

Até ao final do ano, CGD, BCP, BES e BPI têm de dizer ao BdP como vão cumprir metas europeias de capital. Como as exigências da EBA são as mais pesadas, será nestes planos que os bancos vão dizer qual a dimensão do apoio público de que necessitam.
Os maiores bancos portugueses têm de definir até final do ano qual o peso da ajuda estatal nos seus planos de reforço dos rácios de capital, uma decisão que as instituições financeiras só podem tomar de forma segura depois de saberem exactamente quais as regras de utilização da linha pública de apoio à capitalização da banca.

Penso que a banca fez o seu papel, sem conhecer as regras do jogo precaveu-se, criticou e demonstrou medo e preocupação para salvaguardar a sua independência e a dos seus accionistas.

O governo foi a Angola, e percebeu-se que não iria fazer nada que pudesse afastar possiveis investidores, até possiveis interessados noutras areas de privatização.

O papel foi bem desempenhado, a banca Portuguesa com excepção do Banif, deu sinais positivos, contra as maiores quedas da banca europeia, contra um conjunto de noticias negativas dos mercados internacionais.

Agora vai chegar a hora de se saber as regras do jogo. E caso a banca portuguesa necessite da tal almofada, as regras serão bem mais suaves do que o esperado. Tal poderá fazer que até ao final do ano, e com a ajuda de alguns investidores internacionais, o cenário que existia mude e veja-se um cenário positivo a médio longo prazo para a banca portuguesa.

O necessário foi limpar a casa, chegar aos mínimos, e delinear um plano. Os preços das acções atingiram valores que demonstraram os piores cenários possiveis. Tudo o que vier de positivo, será altamente recompensador.

Com os melhores cumprimentos
Hallomeine

Registado: 12/10/2011 2:12

por mundano » 22/11/2011 1:44

Eu sei que tudo é possível... Só que eu não baseio os meus investimentos na possibilidade de um dia acontecer uma OPA..

Registado: 29/9/2009 16:28

lol

por hallo » 22/11/2011 1:22

tiopatinhas Escreveu:Se não é indescrição onde tinhas o stop :?:

lol,

Ainda tenho queres para a troca!!!!

Abraço,
Hallo

por tiopatinhas » 22/11/2011 1:14

Se não é indescrição onde tinhas o stop :?:

OPA - Não

por hallo » 22/11/2011 0:57

_Cubriclas_ Escreveu:E se acordarmos com a noticia de uma OPA sobre o bcp? :idea:
Não tem que ser amanhã mas sim numa destas semanas? :|

Meu caro,

Há certas coisas que já percebi que é proibido falar no Caldeirão uma é OPA, outra é Fusão.

O meu amigo assim vai já receber uma série de "mails" a dizer que já ouvem falar nisso desde o tempo da Maria cachucha. E que você é mais um especulador.

Mas eu digo-lhe. Da minha parte vai sempre ouvir, nos mercados e na bolsa, tudo é possivel.

E digo-lhe mais já vi uma acção que era o CIT Bank e de um dia para o outro as acções foram todas á viola os accionistas sem nada, só os preferenciais é que se safaram. No dia seguinte a parte tóxica do banco não passa para o novo banco e abre em bolsa no dia seguinte só com a parte boa do banco. O restante faliu. Um dos capitulos que a lei das falências americanas prevê. Quem queria comprar só comprava se fosse a parte boa. Em vez de falir o banco, ainda se safou uma parte.

Já agora, com o BCP, isto nunca era possivel. Viva o contribuinte português.

E como tal, nos mercados tudo é possivel.

Hallomeine

por rpmt » 22/11/2011 0:52

E esta hipótese.

Os Angolanos largam a compra do BPN.
E avançam para o BCP as vantagens são superiores em tudo em relação ao BPN.

:shock:

Registado: 14/11/2006 17:47

por _Cubriclas_ » 22/11/2011 0:47

E se acordarmos com a noticia de uma OPA sobre o bcp? :idea:
Não tem que ser amanhã mas sim numa destas semanas? :|

Registado: 18/11/2011 17:26

por mundano » 22/11/2011 0:44

Hallo Escreveu:

Meu caro amigo,

Pode não se verificar o que menciono. Mas imagine o seguinte, o Warren Buffet diria que ia comprar BCP hoje, amanha na semana seguinte e no mês seguinte. Ele já disse que ia ás compras na Europa. Acha que o que quer que a gente opinar, discutir , analisar , ia ter alguma influencia na valorização da acção? Eu penso que não ia para os 0,50€ rapidamente. Agora de for o ICBC, a Sonangol já não tinha o mesmo impacto? Teria certamente mas de forma violenta. O Warren Buffet quando "salvou" o BAC emprestou 5 biliões e lucrou 1,4 Biliões num só dia. Qual era o problema de una outra entidade fazer o mesmo no BCP?

Quero lhe dizer que tudo é possível e não de queixem os curtos que não foram avisados !

Hallo

Sinceramente, a ideia que passa é que se estão grandes compras a acontecer, elas neste momento devem estar praticamente feitas. Os volumes têm sido absolutamente anormais, só hoje passou pela bolsa para cima de 4,5% do capital do banco.

Mas, antes do final da semana acho que já teremos uma ideia mais clara sobre a tendência de médio prazo do titulo. Eu pessoalmente ainda não estou minimamente convencido que isto seja a quebra de tendência que muita gente espera.

Já agora, eu não me estou a queixar, até porque estou fora deste titulo há algum tempo..

por TGN » 21/11/2011 23:50

Exactamente pdcarrico!É por estas e por outras que sempre digo que as pessoas deveriam informar-se primeiro antes de dar uma opinião pois acabam por induzir outros em erro!É para isto que serve os motores de busca!Pesquisem primeiro opinem depois!Cumprimentos.

Registado: 14/10/2011 18:31

por pdcarrico » 21/11/2011 23:40

PIKAS Escreveu:
sonybravia Escreveu:.Um reforço dos Angolanos pode evidenciar mesmo que uma entrada do Estado no capital será feita através de emissão de acções preferenciais sem diluição da participação dos accionistas na sociedade!

Acções preferênciais, visto numa óptica de investidor detentor ou comprador de acções ordinárias, são veneno.

A vantagem está só do lado de quem detem as preferênciais. Isto é, são golden-shares puras e duras.

Quando as golden-shares estão nas mãos dos estados ainda são controláveis porque as forças da sociedade ( partidos, sindicatos, corporações, blá, blá, ) exercem alguma influência sobre o poder político e o poder político acaba por não hostilizar abertamente estes interesses.

Agora quando estão na mão de particulares, é o caos.

Só um país de loucos é que aceita acções preferênciais nas mãos de particulares, ainda por cima com o histórico económico/politico de onde vem.

Portanto, por aí nem vale a pena. É de tirar o cavalinho da chuva. O estado se tiver que intervir ( como é o caso ) que intervenha.

Acreditar na emissão de acções preferênciais e acreditar que a posição dos accionistas não tem diluição é como acreditar, em simultâneo, em Deus e no diabo.

As acções preferênciais, por definição e prática, sobrepoêm-se às acções ordinárias. Que me vale a mim ter 10% de um bem se entretanto criaram uma nova classe de donos do bem em que " eles " tem a primeira palavra, definem tudo e são remunerados primeiro. Eu continuo a ter 10% de 100 mas o meu valor, remuneração e poder diminuiu e muito.

O que é que mudou de ontem ( ou de sexta ) para hoje excepto um panic-buy?

Nada. Rigorosamente nada.

Vamos lá ver quantos dias demora a cotação a voltar aos 0,10?

Há! já agora outra questão?

Houve por aqui quem muito " chorou " pelas perdas de muitos accionistas ao longos dos últimos meses e os comentários que por aqui haviam ( e com razão ), não é verdade?

Convém não esquecer que hoje, neste teatro, houve quem perdeu 10 ou 20%. Quem comprou a meio da manhã e delas não se desfez está a acumular uma perda de 15% ou mais, num só dia, não é?

Cumprimentos,

PS. Não tenho posição. Comprarei quando a cotação demonstrar força e o trend for claramente de subida, o que não é o caso, pelo menos por hoje e pelos últimos dias.

Não sei se sabes o que são acções preferenciais, mas dá-me ideia que não, pelo que escreveste.

As acções preferenciais são o completo oposto de golden shares. Não dão direitos de gestão e são quase como obrigações com a diferença que pagam dividendos que por natureza são variáveis e dependentes do resultado.

Naturalmente que, como um titular de preferenciais, um accionista não tem qualquer voto numa AG. Mas troca o facto de não ter esse direito com a possibilidade de ser pago antes do accionista ordinário, que tem direitos de gestão mas é último a receber.

Por norma as acções ordinárias têm maior valor que as preferenciais justamente porque conferem direitos de controle e gestão a menos é claro que se definam dividendos diferentes.

Só por curiosidade, todas as grandes empresas cotadas na Bolsa de São Paulo e que constam do índice bovespa têm acções preferenciais.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por hallo » 21/11/2011 23:32

sonybravia Escreveu:Semana passada não haviam notícias relevantes e mesmo assim o BCP subiu 20%!Por isso não se pode dizer que anda a subir unicamente por causa da Sonangol!

Dou-lhe razão Sonya. Claro que não. Muito investidor particular também metido ao barulho. O povo é que manda e representa grande fatia.
Mas acredite que quando e se saírem noticias com detalhes de outros investidores privados. A acção vai seguramente ser muito difícil de agarrar.

Hallo

por artista_ » 21/11/2011 23:30

sonybravia Escreveu:Semana passada não haviam notícias relevantes e mesmo assim o BCP subiu 20%!Por isso não se pode dizer que anda a subir unicamente por causa da Sonangol!

Não sabias tu, nem eu, nem os que andam aqui, mas haveria já alguns que saberiam... além disso, depois de tantas quedas, o BCP pode ter esgotado os vendedores e só podia corrigir em alta. A notícia do Sonagol está a funcionar como catalizador para as subidas mas pode até nem ser o factor essencial para a correcção em alta que está a acontecer, pode ser apenas uma "desculpa", aquilo que os jornalistas e analistas dão como justificação!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por TGN » 21/11/2011 23:16

Semana passada não haviam notícias relevantes e mesmo assim o BCP subiu 20%!Por isso não se pode dizer que anda a subir unicamente por causa da Sonangol!

por hallo » 21/11/2011 23:10

mundano Escreveu:Depois de meses a portar-se como um relógio suíço, esta queda violentíssima seguida desta recuperação, deixa-me sinceramente um bocado confundido sobre o que é que se está a passar...

Mas na minha modesta opinião quer-me parecer que a ilusão do lucro fácil causada pela combinação das quedas acumuladas, do preço baixo das acções e das 7 sessões consecutivas a recuperar, vai atrair mais uma multidão de investidores para este titulo e tendo em conta que o cenário é de quedas (PSI 20 a bater mínimos de 8 anos), mal desapareça o fôlego desta subida vamos assistir a novas quedas violentas..

Imagem

Além disso esta ultima vela parece uma "shooting star" o que pode indiciar uma inversão da tendência para muito breve...

Meu caro amigo,

Pode não se verificar o que menciono. Mas imagine o seguinte, o Warren Buffet diria que ia comprar BCP hoje, amanha na semana seguinte e no mês seguinte. Ele já disse que ia ás compras na Europa. Acha que o que quer que a gente opinar, discutir , analisar , ia ter alguma influencia na valorização da acção? Eu penso que não ia para os 0,50€ rapidamente. Agora de for o ICBC, a Sonangol já não tinha o mesmo impacto? Teria certamente mas de forma violenta. O Warren Buffet quando "salvou" o BAC emprestou 5 biliões e lucrou 1,4 Biliões num só dia. Qual era o problema de una outra entidade fazer o mesmo no BCP?

Quero lhe dizer que tudo é possível e não de queixem os curtos que não foram avisados !

Hallo

Mas como é óbvio, posso estar completamente enganado...

por mundano » 21/11/2011 22:52

Depois de meses a portar-se como um relógio suíço, esta queda violentíssima seguida desta recuperação, deixa-me sinceramente um bocado confundido sobre o que é que se está a passar...

Mas na minha modesta opinião quer-me parecer que a ilusão do lucro fácil causada pela combinação das quedas acumuladas, do preço baixo das acções e das 7 sessões consecutivas a recuperar, vai atrair mais uma multidão de investidores para este titulo e tendo em conta que o cenário é de quedas (PSI 20 a bater mínimos de 8 anos), mal desapareça o fôlego desta subida vamos assistir a novas quedas violentas..

Imagem

Além disso esta ultima vela parece uma "shooting star" o que pode indiciar uma inversão da tendência para muito breve...

Mas como é óbvio, posso estar completamente enganado...

por level42_pt » 21/11/2011 22:43

tiopatinhas Escreveu:Sejamos mais objectivos: Será isto "atracção pelo abismo" :?:
Não está fora de hipotese os 0,07 :roll:
Ou as perpectivas no BCP e na cena internacional melhoraram estrondosamente (o que não aconteceu na restante banca europeia :roll: ) :?:

Tambem me saiste cá um péssimista. :roll: Imprimir mais moeda para suporte dos eurobonds pressupõe desvalorização......... não sei se os alemães vão nessa tão depressa......
Penso logo invisto. Será que penso?

Registado: 29/11/2007 9:41

BD

por hallo » 21/11/2011 22:41

tiopatinhas Escreveu:Sejamos mais objectivos: Será isto "atracção pelo abismo" :?:
Ou as perpectivas no BCP e na cena internacional melhoraram estrondosamente (o que não aconteceu na restante banca europeia :roll: ) :?:

Meu caro,

Desde a minha infância que sonhei tomar um banho naquela piscina cheia de moedas de Escudos, infelizmente com o Euro ficou maus difícil encher aquela sua caixa forte porque cada moeda representava 200 das outras. Mas fica a admiração pela sua personagem no contexto de BD.

Mas gostaria de lembrar o seguinte! Há que ver a cousa de forma positiva , imaginemos os "shorts" que entraram a 0,10€ e que não saíram e que hoje chegaram a estar com uma desvalorização de 68%!!!!

Era caso para dizer que o Pato Donald avisou mas o pateta não acreditou!!!

Quanto a Minnie, foi com a Clarabela e o Horácio ás compras e descobriram que o Tio Patinhas já não era o forreta de antigamente. :)

Desejo lhe bons trades!!!

Hallomeine

por AC Investor Blog » 21/11/2011 22:40

Pela primeira em vários meses o BCP fecha acima da sua média móvel dos 20 dias, um sinal Bullish de curto-prazo. Como frizei de manhã, existem já vários indicadores claramente orientados no sentido ascendente, como o RSI em zona neutra, o estocástico e o MACD com sentido ascendente. O OBV também deu claros sinais de acumulação de papel. É de salientar ainda a inversão da Média móvel de 7 dias, algo que também já não se via á meses. Temos assim todos os ingredientes para um novo reteste á MM50 nos próximos dias. Como stop para posições longas, utilizaria a MM7 nos 0.11.
Anexos
sc.png
sc.png (59.48 KiB) Visualizado 5717 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por TGN » 21/11/2011 22:39

marinhas Escreveu:
sonybravia Escreveu:Boa noite a todos!defino como "exagerada"esta subida de hoje para o BCP de 37%,porém estabilizou no fecho a 0,136!de 0,13 a 0,167 foi o ressalto,mesmo assim mas um dia de fecho em alta com 10,56%.Penso que o título tem base para cotar-se em valor justo de mercado que na minha opinião seria entre os 0,25 e os 0,30!Um reforço dos Angolanos pode evidenciar mesmo que uma entrada do Estado no capital será feita através de emissão de acções preferenciais sem diluição da participação dos accionistas na sociedade!Acho que entre esta semana e a outra poderemos voltar a ter a cotação novamente nos 0,20.Assim que os índices voltem a subir penso que o BCP acompanhe a subida com mais consistência,sendo que os índices podem já começarem a recuperar amanhã!motivada pela notícia de que a Comissão Europeia esta a avançar com a proposta de criação das Eurobonds!

Nos jornais de economia de Angola não falam do interesse da Sonangol no BCP. Quanto ás Eurobonds a ser verdade os países fracos vão sair do euro.
Bcp não escapa à recapitalização nem à diluição da cotação. Para entrar só nesta altura. Até lá é tudo especulação que pode provocar imensas perdas.

Já foi noticiado pelo Governo de que a entrada do Estado no capital não iria alterar a estrutura accionista,o que quer dizer que não será através de acções ordinárias e sim acções preferenciais!A Comissão Europeia declarou que a moeda única deveria ser adoptada por toda a UE!o que quer dizer que uma saída seria de livre e espontânea vontade e não por imposição!Acho que deverias pesquisar mais a respeito das coisas para depois opinares!Sua opinião é muito vaga!Cumprimentos.

por tiopatinhas » 21/11/2011 22:29

Sejamos mais objectivos: Será isto "atracção pelo abismo" :?:

por PIKAS » 21/11/2011 22:26

sonybravia Escreveu:.Um reforço dos Angolanos pode evidenciar mesmo que uma entrada do Estado no capital será feita através de emissão de acções preferenciais sem diluição da participação dos accionistas na sociedade!

Acções preferênciais, visto numa óptica de investidor detentor ou comprador de acções ordinárias, são veneno.

A vantagem está só do lado de quem detem as preferênciais. Isto é, são golden-shares puras e duras.

Quando as golden-shares estão nas mãos dos estados ainda são controláveis porque as forças da sociedade ( partidos, sindicatos, corporações, blá, blá, ) exercem alguma influência sobre o poder político e o poder político acaba por não hostilizar abertamente estes interesses.

Agora quando estão na mão de particulares, é o caos.

Só um país de loucos é que aceita acções preferênciais nas mãos de particulares, ainda por cima com o histórico económico/politico de onde vem.

Portanto, por aí nem vale a pena. É de tirar o cavalinho da chuva. O estado se tiver que intervir ( como é o caso ) que intervenha.

Acreditar na emissão de acções preferênciais e acreditar que a posição dos accionistas não tem diluição é como acreditar, em simultâneo, em Deus e no diabo.

As acções preferênciais, por definição e prática, sobrepoêm-se às acções ordinárias. Que me vale a mim ter 10% de um bem se entretanto criaram uma nova classe de donos do bem em que " eles " tem a primeira palavra, definem tudo e são remunerados primeiro. Eu continuo a ter 10% de 100 mas o meu valor, remuneração e poder diminuiu e muito.

O que é que mudou de ontem ( ou de sexta ) para hoje excepto um panic-buy?

Nada. Rigorosamente nada.

Vamos lá ver quantos dias demora a cotação a voltar aos 0,10?

Há! já agora outra questão?

Houve por aqui quem muito " chorou " pelas perdas de muitos accionistas ao longos dos últimos meses e os comentários que por aqui haviam ( e com razão ), não é verdade?

Convém não esquecer que hoje, neste teatro, houve quem perdeu 10 ou 20%. Quem comprou a meio da manhã e delas não se desfez está a acumular uma perda de 15% ou mais, num só dia, não é?

Cumprimentos,

PS. Não tenho posição. Comprarei quando a cotação demonstrar força e o trend for claramente de subida, o que não é o caso, pelo menos por hoje e pelos últimos dias.
Editado pela última vez por PIKAS em 21/11/2011 22:29, num total de 1 vez.

Registado: 23/8/2006 18:53

Solução europa

por hallo » 21/11/2011 22:16

sonybravia Escreveu:"Bruxelas apresenta amanhã três alternativas para avançar com eurobonds. Alemanha repete que não são solução para a crise, mas não fecha a porta".

Sony é obvio que vai ter que ser encontrada uma solução para a Europa. A saída do Euro não e solução! Agora de lhe chamarem eurobonds, imprimir notas, divida
conjunta, FEEF, ou outra coisa qualquer , os mercados internacionais precisam de uma solução.
Quanto ao "timing" isso ninguém sabe, pode demorar 1 mês 6meses um ano! Mas a solução vai ter que aparecer. Gostaria de lembrar aqui que muitos países além dos Europeus, tëm interesse em que exista uma Europa estável e com uma moeda forte!

Hallo

por TGN » 21/11/2011 22:07

"Bruxelas apresenta amanhã três alternativas para avançar com eurobonds. Alemanha repete que não são solução para a crise, mas não fecha a porta".

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], sempreamesma e 141 visitantes