BCP - Tópico Geral
Re: Shortar!!!! É preciso Shorts para o BCP
artista Escreveu:Hallo Escreveu:Um longo que tenha 1000 € 2000 € 3000 € 6000 €, etc.. pode sempre perder o seu investimento na totalidade. Mas nunca perde mais que 100 % (pressupondo que não está alavancado).
...
Um "Shorter" que faça um investimento no BCP tem um potencial de desvalorização da sua carteira infinito. Caso tenha capacidade e não seja executado poderia ser de 50%, 100%, 200%, 300%, 400%.
Isto é verdade, e até afasta muita gente de investir no lado curto, a mim por exemplo... mas, na prática, são raríssimas as situações em que não se tornam idênticas para quem usa stops! A única situação que poderia escapar aos stops seria uma abertura em alta com um gap enorme. Podes verificar que em Portugal não existe nenhuma dessas situaçõés em títulos com do Psi-20, pelo menos nos últimos 15 anos.. são situações raríssimas, as outras resolvem-se com stops!
Caro amigo, os stops aplicam-se no lado curto e no lado longo, e sabemos muitas vezes os resultados. Temos que ter presente que aproximadamente 25% (penso eu) do BCP é detido por particulares, e como sabe nem todos tem a possibilidade de acompanhar o título ao minuto, hora e nem todos conseguem ter uma actividade na bolsa tão certeira, objectiva e técnica como o meu amigo sugere e isso também se aplica aos shorters. Portanto isso dos "stops" é grande falácia quando se entra neste tipo de discussão.Hallo Escreveu:Mas temos outros aspectos, um "shorter" normal está a garantir liquidez naquela acção, pressupõe uma futura compra, mas nem todos a vão comprar ao valor mínimo histórico.
Sim mas os longos também pressupõem um futura venda!![]()
Exactamente, aí é que está a questão. Os longos que aguentaram até agora, pressupõe que estão a perder bastante. Acha que se tÊm capacidade vão vender as acções com perdas relativamente grandes? Até podem ter baixado médias, podem ter mais capacidade se o título corrigir 40% a 50%, mas como diz o senhor que me serve café todos os dias. Deixa lá estar as acções do BCP, enquanto não vender não perco nada.Hallo Escreveu:Simplificando e indo ao BCP o "shorter" pode ter tido grandes mais valias nesta acção, mas o "shorter" particular ou pessoa simples, acaba quase sempre por ficar exposto a um risco bastante superior que um longo. No caso de uma instituição a coisa funciona de formas mais complicadas.
Porquê? um shorter particular fica até menos exposto, tendo uma posição mais pequena tem mais facilidade em entrar ou sair quando quiser...
Meu caro, vamos deixar as falácias, o "shorter" e o "longo" é a mesma coisa, está sempre a entrar e a sair, e acredito que muitos "shorters" ainda vão perder quantias mais avultadas do que as que muitos longos perderam no BCP até agora.~Hallo Escreveu:O que quero dizer com isto é o seguinte, o BCP tem liquidez, volume (claro que o valor da acção tb é relevante para o caso), tem "shorters" que implicam futuras compras, até tem logaritmos para retirarem noções de valores de mercado, tem uma conjuntura europeia negativa (atracção para Shorts), tem todos os ingredientes para poder fazer movimentos descendentes e ascendentes de forma maciça nem que seja por curto espaço de tempo e com objectivos de eliminar margens, alavancagens, criar risco, etc...
Aqui é que está a grande questão, o que se tem visto ultimamente é que os movimentos ascendentes não se têm praticamente visto. É exactamente isso que a tem tornado excelente para os shorters!
Pois não. Mas como tudo pode virar o rosto da moeda, e depois os "shorters" convictos, vão sentir o que os longos convictos sentiram e ainda sentem.Hallo Escreveu:Como tal eu sempre disse, uma acção com todos estes ingredientes e já ter atingido valores tão baixos, os "longs" que conseguiram aguentar-se já não estão preocupados. A entrada de "shorts" é sempre bemvinda. Na minha opinião claro.
Aqui é que está uma grande falácia, presumir que todos os longos são investidores que têm os títulos desde "lá de cima"... a realidade é que em bolsa se movimentam pequenas percentagens de capital do banco. Assim, neste momento, há muitos milhões de títulos que foram adquiridos aos valores actuais ou inferiores, estes têm stops que serão accionados se o título cair um pouco, os outros virão a seguir... por isto é que uma tendência é difícil de inverter!
Meu caro, já foi falado e bem falado neste "post" e até foi mencionado pelo nosso super regulador, o homem das poções mágicas. Que quando necessário aqueles pequenos gauleses, conseguem derrotar uma Roma inteira e nos mercados por vezes acontecem destas coisas. Agora o que o Ulisses menciona é o correcto, ainda não se viu acertadamente um movimento de correcção, quando o mesmo existir, não é fácil virar uma tendência de um momento para o outro. Os longos do BCP que o digam.
Tem sido um prazer falar consigo.
Aquele abraço,
Hallomeine
- Registado: 12/10/2011 2:12
Sony Bravo!!!
frodovic Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Na página 443 deste tópico, há uma semana e um dia atrás escrevi o seguinte:
Em relação ao BCP, mantenho todo o pessimismo que tenho há muito tempo e que, nos últimos anos, tão grandes críticas me tem valido.No entanto, parece-me provável que, dada a violência das quedas, possamos ter um ressalto de 20 ou 30% que fará as delícias dos investidores, mas que - até prova em contrário - será isso mesmo, um ressalto.
Ou seja, richardj, uma subida desta dimensão no contexto das violentas quedas que foi pode mesmo ser apenas um ressalto. E, como vês, não o digo à posteriori. Já antes o considerava assim.
Claro que um dia, aquilo que parece um ressalto será o início de uma inversão de tendência, mas para isso serão precisos muito mais do que alguns dias de subida.
Um abraço,
Ulisses
A única coisa que vejo neste ressalto e que me faz franzir um pouco o sobrolho é ele estar a acontecer enquento outros bancos e mesmo indíces estão a afundar ...
Caro frodovic, o BCP quando teve quedas também foram maiores que na maior parte da banca estrangeira. E quando na banca estrangeira tinha correcções o BCP continuou sempre a cair. Portanto, penso que é normal.
Cara SonyBravia, hoje teve olho de lince e até á data, já acertou na sua previsão.
Poderá não terminar assim, mas até ao momento fica o registo de convicção e determinação certeira na subida do BCP.
Ela disse e fez - 0,12 € Valorização de 23,71% do minimo histórico 0,097 €.
Com os melhores cumprimentos
Hallo
- Registado: 12/10/2011 2:12
Ulisses Pereira Escreveu:Na página 443 deste tópico, há uma semana e um dia atrás escrevi o seguinte:
Em relação ao BCP, mantenho todo o pessimismo que tenho há muito tempo e que, nos últimos anos, tão grandes críticas me tem valido.No entanto, parece-me provável que, dada a violência das quedas, possamos ter um ressalto de 20 ou 30% que fará as delícias dos investidores, mas que - até prova em contrário - será isso mesmo, um ressalto.
Ou seja, richardj, uma subida desta dimensão no contexto das violentas quedas que foi pode mesmo ser apenas um ressalto. E, como vês, não o digo à posteriori. Já antes o considerava assim.
Claro que um dia, aquilo que parece um ressalto será o início de uma inversão de tendência, mas para isso serão precisos muito mais do que alguns dias de subida.
Um abraço,
Ulisses
A única coisa que vejo neste ressalto e que me faz franzir um pouco o sobrolho é ele estar a acontecer enquento outros bancos e mesmo indíces estão a afundar ...
- Registado: 12/2/2009 4:46
ulisses só estou surpreendido pela positiva pelo ressalto.
mas não quer dizer que ate ao final do próximo mês não vá abaixo dos 10 cêntimos.
bem sei que o ressalto parece técnico mas ate que ponto pode estar alguma coisa a mudar? na volta a entrada do estado no bcp sob valorizou o banco e agora estas subidas estão relacionadas com um possível empréstimo do estado em x mil milhões? não sei neste momento parece-me difícil ver com clareza. nem sei qual é a exposição da divida de Itália aos bancos nacionais e isso parece ser mais um problema ao longo do próximo ano
mas não quer dizer que ate ao final do próximo mês não vá abaixo dos 10 cêntimos.
bem sei que o ressalto parece técnico mas ate que ponto pode estar alguma coisa a mudar? na volta a entrada do estado no bcp sob valorizou o banco e agora estas subidas estão relacionadas com um possível empréstimo do estado em x mil milhões? não sei neste momento parece-me difícil ver com clareza. nem sei qual é a exposição da divida de Itália aos bancos nacionais e isso parece ser mais um problema ao longo do próximo ano
Na página 443 deste tópico, há uma semana e um dia atrás escrevi o seguinte:
Em relação ao BCP, mantenho todo o pessimismo que tenho há muito tempo e que, nos últimos anos, tão grandes críticas me tem valido.
Um abraço,
Ulisses
Em relação ao BCP, mantenho todo o pessimismo que tenho há muito tempo e que, nos últimos anos, tão grandes críticas me tem valido.
No entanto, parece-me provável que, dada a violência das quedas, possamos ter um ressalto de 20 ou 30% que fará as delícias dos investidores, mas que - até prova em contrário - será isso mesmo, um ressalto.
Um abraço,
Ulisses
qual o momento certo para investir no bcp?
Afinal qual é o sinal que é preciso haver para ser o momento de investir no bcp?
- Registado: 16/8/2010 20:08
Re: A ser assim...
intraric Escreveu:Obrigado pela consideração Super.Supermann Escreveu:intraric Escreveu:Se o cenário fosse sempre o desenhado pelo Super e outros - de opinião baixistas - a acção só teria um destino, seguir até ZERO.
Há limites de razoabilidade... para a argumentação.
E lá está ela a subir de novo!
Pois está a subir... mas eu não disse que ainda tinha havido sinal de venda pois não?
Também nao estou a dizer que se vier a acontecer um sinal de venda, que este venha a ser bem sucedido. A verdade é que os últimos 7 o foram e usando piramidagem facilmente se reflectia em retornos avultadissimos na carteira.
E isto não é opinião. Eu não tenho oinião relativamente ao BCP. Apenas uso um método quantitativo, que segundo backtests atrás de backtests me dá uma expectância bastante positiva.
Esse modelo resultou, mas um dia irá falhar.
Se atirares uma moeda ao ar, a probabilidade de caras é 1/2, mas podem sair-te 300 caras seguidas...
Até podia sair 300 vezes seguidas, mas a a probabilidade estaria na ordem de um para vários milhões, o que nada tem a ver com os 50% de sair cara ou coroa.
- Registado: 29/11/2007 11:03
intraric Escreveu:Obrigado pela consideração Super.
Se atirares uma moeda ao ar, a probabilidade de caras é 1/2, mas podem sair-te 300 caras seguidas...Supermann Escreveu:intraric Escreveu:Se o cenário fosse sempre o desenhado pelo Super e outros - de opinião baixistas - a acção só teria um destino, seguir até ZERO.
Pois está a subir... mas eu não disse que ainda tinha havido sinal de venda pois não?
Também nao estou a dizer que se vier a acontecer um sinal de venda, que este venha a ser bem sucedido. A verdade é que os últimos 7 o foram e usando piramidagem facilmente se reflectia em retornos avultadissimos na carteira.
E isto não é opinião. Eu não tenho oinião relativamente ao BCP. Apenas uso um método quantitativo, que segundo backtests atrás de backtests me dá uma expectância bastante positiva.
Ninguém disse que não e faço sempre ressalva disso.
Aliás a taxa de sucesso do sistema anda em torno dos 50 e picos % em termos globais, ao passo que a taxa de sucesso oscilatória (que é o que está a dar sinal) anda em torno dos 80 e picos % de sucesso.
- Registado: 18/12/2009 18:54
Re: O ponto é...
intraric Escreveu:Isso é em Celsius, eu meço em Kelvin.
ferradura Escreveu:Zero absoluto...são -277º(ou lá perto), nesse caso ficam a dever 277€* o número de acções
intraric Escreveu:Se a acção desce, é a tendência.
Se a acção sobe, e já o faz à 5 sessões, é de novo o prenúncio da descida...
Bolas!
Então a conclusão é.
Largar o BCP, porque vai ao ZERO ABSOLUTO.
Pensamento do dia: até zero desce 100%, mas até ao "long" do Berardo pode subir 3.500%!! (Partindo do principio que o Berardo ainda não fechou posição)

Editado pela última vez por c-felix em 18/11/2011 14:05, num total de 1 vez.
- Registado: 8/10/2008 12:18
Obrigado pela consideração Super.
Se atirares uma moeda ao ar, a probabilidade de caras é 1/2, mas podem sair-te 300 caras seguidas...
Supermann Escreveu:intraric Escreveu:Se o cenário fosse sempre o desenhado pelo Super e outros - de opinião baixistas - a acção só teria um destino, seguir até ZERO.
If past history was all there was to the game, the richest people would be librarians.
Warren Buffett
Warren Buffett
sonybravia Escreveu:intraric Escreveu:Se o cenário fosse sempre o desenhado pelo Super e outros - de opinião baixistas - a acção só teria um destino, seguir até ZERO.
Também acho!mas há pessoas que estão tão fixadas nas quedas devido as mais valias em curto que fizeram ou que deixaram de fazer e agora acham que nestes patamares ainda o podem fazer e ganharem dinheiro!Vejam as notícias más que andam por ai e que a algum tempo atrás derrubariam os títulos e são 10:00 e a subir!Basta as bolsas internacionais começarem a subir para o BCP subir com mais força!Agora cada um faz o que bem apetece e quem apetecer shortar vá la sigam o sinal do supermam e shortem a vontade!
Ninguém está fixado nas quedas. Pelo menos falo por mim.
Sim é verdade que nos últimos 7 meses tem dado lucros fabulosos mas a partir do momento que inverter é para sair... até lá é ir aproveitando.
Lembro-me perfeitamente, na altura quando o BCP subiu cerca de 30% em Julho ou o que era e os comentários eram os mesmos:
"Foi feito fundo... etc etc shorts estão lixados"
Vim a este tópico, e disse que tinha havido sinal no BCP para shortar, poucos foram os que ligaram ou mesmo ningúem ...acabou por ser o dia do topo e depois disso uma perda de -73%
Se isto tiver sido o fundo que seja, o sinal há-de inverter e ai rapidamente fecharei as popsições curtas, e até mesmo invertendo para o longo quem sabe.
Editado pela última vez por Supermann em 18/11/2011 12:21, num total de 1 vez.
intraric Escreveu:Se o cenário fosse sempre o desenhado pelo Super e outros - de opinião baixistas - a acção só teria um destino, seguir até ZERO.
Isso é em Celsius, eu meço em Kelvin.

ferradura Escreveu:Zero absoluto...são -277º(ou lá perto), nesse caso ficam a dever 277€* o número de acções
Bolas!
Então a conclusão é.
If past history was all there was to the game, the richest people would be librarians.
Warren Buffett
Warren Buffett
Bolas!
Então a conclusão é.
Ou então não estás a querer ver o óbvio!

Olha para o gráfico e diz-me o que vês?! O movimento actual mudou alguma coisa na tendência dominante?! Não, se vier a fazer um movimento que altere alguma coisa, serei o primeiro a mudar de opinião, mas o que está lá é uma tendência de queda e o movimento actual de subida não alterou ainda nada...
Já agora, eu não tenho qualquer posição no BCP desde 2006... neste momento há muito que nem tenho qualquer posição nos mercados!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Pmart 1 e 202 visitantes