Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Supermann » 12/10/2011 21:10

olivervilmar Escreveu:Supermann!leva isto pelo sentido figurativo pha :mrgreen: se a cotação voltar aos 0,50 já fico todo contente já dava pra pagar a faculdade :lol:

Podes pagar a faculdade a' vontade com tanto investimento que apresente tendências de subida.

A Apple continua por ai... Jeronimo Martins idem ... A Apple é uma empresa que está barata como tudo e ainda por cima numa tendência ascendente?

Agora tentar fazer realmente $ com autenticos buracos negros como o BCP e ainda para mais numa tendencia descendente ... é como querer mijar contra o vento.

Registado: 18/12/2009 18:54

por mundano » 12/10/2011 21:09

olivervilmar Escreveu:uma dúvida!porque o capital social do BCP é de 6.064 mil milhões e existem 7.200 mil milhões de acções?

Porque no ultimo aumento de capital foram emitidas acções sem valor nominal que foram colocadas a 0.36€ salvo erro.. Pelo que tiveram que ser emitidas mais acções do que os euros que o capital aumentou.

Quanto às obrigações perpétuas, penso que sucesso da troca ficou acima dos 99%, tendo na altura sido trocadas 1,6 acções por cada euro de divida perpétua. Também neste caso acções sem valor nominal que foram "valorizadas" contabilisticamente a 0,625€..

Registado: 29/9/2009 16:28

por MarcoAntonio » 12/10/2011 20:46

PT_Trader Escreveu:Estou confuso :? Tenho mesmo que ir estudar a lição, porque tenho ideia que se, por exemplo, uma empresa tiver hoje 100 milhões de acções dispersas em bolsa, e eu quiser saber a capitalização bolsista de há 3 anos atrás, mesmo tendo havido aumentos de capital etc, basta multiplicar o valor ajustado da acção há 3 anos atrás, pelo # actual de acções (100M)...

O objectivo do ajuste no gráfico não é compensar o aumento de capital, é antes compensar o ajuste no preço que o mercado realiza (de forma "mecânica") pelo facto da acção ter sido partida em acção + direitos.

O resultado é a acção ficar no mesmo sítio num momento em que a capitalização aumentou, eliminando do gráfico uma desvalorização aparente que não seria real (o gráfico sem ajuste mostraria a acção a cair, mas o que acção caiu foi entregue ao accionista sobre a forma de direitos).

O que o gráfico representa é o "valor real" de cada acção individual ao longo do tempo.

Sem ajustes, terias o valor bruto das acções e só das acções. Olhando para o histórico haveria uma perda aparente de valor (ou um crescimento inferior ao real) por não estar lá representado o valor que saiu da acção e te foi entregue (sobre a forma de direito ou de dividendos, neste caso é a mesma coisa). Com ajustes, o gráfico já te mostra não o valor bruto da acção mas o valor corrigido tendo em conta que te "deram" direitos e dividendos naquelas alturas que o mercado fez (mecânicamente) a cotação cair.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por olivervilmar » 12/10/2011 20:36

PT_Trader Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:(2) Para saber a capitalização bolsista num momento passado (por exemplo, antes de um dado aumento de capital) tens de multiplicar o valor das acções naquele momento (antes de ajustes) pelo número de acções que na altura existia (isto é, replicar o procedimento do ponto anterior para o passado).

Estou confuso :? Tenho mesmo que ir estudar a lição, porque tenho ideia que se, por exemplo, uma empresa tiver hoje 100 milhões de acções dispersas em bolsa, e eu quiser saber a capitalização bolsista de há 3 anos atrás, mesmo tendo havido aumentos de capital etc, basta multiplicar o valor ajustado da acção há 3 anos atrás, pelo # actual de acções (100M)...

Como assim?desta maneira iria obter um valor de capitalização bolsista maior do que antes do aumento de capital!

Registado: 29/11/2007 11:20

por PT_Trader » 12/10/2011 20:20

MarcoAntonio Escreveu:(2) Para saber a capitalização bolsista num momento passado (por exemplo, antes de um dado aumento de capital) tens de multiplicar o valor das acções naquele momento (antes de ajustes) pelo número de acções que na altura existia (isto é, replicar o procedimento do ponto anterior para o passado).

Estou confuso :? Tenho mesmo que ir estudar a lição, porque tenho ideia que se, por exemplo, uma empresa tiver hoje 100 milhões de acções dispersas em bolsa, e eu quiser saber a capitalização bolsista de há 3 anos atrás, mesmo tendo havido aumentos de capital etc, basta multiplicar o valor ajustado da acção há 3 anos atrás, pelo # actual de acções (100M)...

Registado: 20/6/2011 21:48

por olivervilmar » 12/10/2011 20:00

ah ok!então depois deste acerto passa a haver 6.064 mil milhões de acções então :wink:

por pvg80713 » 12/10/2011 19:55

olivervilmar Escreveu:
pvg80713 Escreveu:
olivervilmar Escreveu:uma dúvida!porque o capital social do BCP é de 6.064 mil milhões e existem 7.200 mil milhões de acções?

excelente pergunta ! ! ! !

penso que......

é porque ainda há uma dívida perpétua de mil e tal milhões que não foi convertida em capital......

por isso sim........ o BCP vai ter que fazer ainda mais um aumento de capital......

Será por isso que foi feita esta última oferta de troca de dívida perpétua e de acções preferenciais?

essa foi de......... metade da divida pepétua...
falta a outra metade....

Registado: 19/4/2005 11:11

por olivervilmar » 12/10/2011 19:54

pvg80713 Escreveu:

penso que......

é porque ainda há uma dívida perpétua de mil e tal milhões que não foi convertida em capital......

por isso sim........ o BCP vai ter que fazer ainda mais um aumento de capital......

Será por isso que foi feita esta última oferta de troca de dívida perpétua e de acções preferenciais?

por olivervilmar » 12/10/2011 19:48

Supermann!leva isto pelo sentido figurativo pha :mrgreen: se a cotação voltar aos 0,50 já fico todo contente já dava pra pagar a faculdade :lol:

por MarcoAntonio » 12/10/2011 19:46

PT_Trader Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Resumindo: com todos os ajustes, para alguém que tivesse detido uma acção este tempo todo, o gráfico ajustado representará o valor dessa acção ao longo do tempo, em termos reais; não representa porém o valor da empresa em Bolsa ao longo do tempo (porque o número de acções não foi sempre o mesmo mas antes foi aumentando).

Mas, para sabermos a capitalização bolsista numa determinada data, não basta multiplicar o # acções actuais pela cotação ajustada?

(1) Para saber a capitalização bolsista actual, tens de multiplicar a cotação actual (que não tem nenhum ajuste) pelo número de acções.

(2) Para saber a capitalização bolsista num momento passado (por exemplo, antes de um dado aumento de capital) tens de multiplicar o valor das acções naquele momento (antes de ajustes) pelo número de acções que na altura existia (isto é, replicar o procedimento do ponto anterior para o passado).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por pvg80713 » 12/10/2011 19:42

penso que......

por PT_Trader » 12/10/2011 19:40

MarcoAntonio Escreveu:Resumindo: com todos os ajustes, para alguém que tivesse detido uma acção este tempo todo, o gráfico ajustado representará o valor dessa acção ao longo do tempo, em termos reais; não representa porém o valor da empresa em Bolsa ao longo do tempo (porque o número de acções não foi sempre o mesmo mas antes foi aumentando).

Mas, para sabermos a capitalização bolsista numa determinada data, não basta multiplicar o # acções actuais pela cotação ajustada?

Registado: 20/6/2011 21:48

por olivervilmar » 12/10/2011 19:40

uma dúvida!porque o capital social do BCP é de 6.064 mil milhões e existem 7.200 mil milhões de acções?

por cesar1967 » 12/10/2011 19:39

Que artigo?

Registado: 6/10/2011 19:10

por pvg80713 » 12/10/2011 19:37

o que eu acho é que no artigo acima,
o Ulrich está a sugerir, que vai dar 1 acção BPI por 3 BCP..........

mas é daquelas coisas que é apenas uma ideia... vale o que vale...

por MarcoAntonio » 12/10/2011 19:34

Ulisses Pereira Escreveu:Deixo aqui o gráfico porque ele está devidamente ajustado de todos os aumentos de capital e stock splits existentes. Este é o gráfico com a variação real do BCP.

Um abraço,
Ulisses

O que o Supermann e o JCS estão a apontar (embora os os números do Supermann estejam também incorrectos) é a capitalização da empresa, neste caso o BCP.

Sem ajuste - dado que o aumento de capital envolve a distribuição de um direito cujo valor é "extraído" da acção - a cotação aparentemente "desvalorizava".

Para compensar uma desvalorização da acção que não é real, a cotação (passada) é ajustada em alta.

O ajuste num aumento de capital faz porém com que a cotação se mantenha linear num ponto onde a capitalização total da empresa aumentou de um momento para o outro.

Resumindo: com todos os ajustes, para alguém que tivesse detido uma acção este tempo todo, o gráfico ajustado representará o valor dessa acção ao longo do tempo, em termos reais; não representa porém o valor da empresa em Bolsa ao longo do tempo (porque o número de acções não foi sempre o mesmo mas antes foi aumentando).
Imagem

Administrador Fórum

por Supermann » 12/10/2011 19:33

pvg80713 Escreveu:
Supermann Escreveu:
olivervilmar Escreveu:Nem a 6 euros quis porque pensavam que estavam bem!Jamais se deve dizer nunca!Portanto ninguém pode afirmar que daqui a 5 anos o BCP não poderá estar nos 5 euros como ninguém pode afirmar de que estará!Só como exemplo para quem quiser fazer uma pesquisa,vejam o histórico da Jerónimo Martins e da Sonae!A JM em 2002 esteve muito mal,até se pôs em questão a viabilidade da empresa!a Sonae houve uma altura que chegou a cotar-se nos 0,10 euros depois começou uma escalada que a levou nos anos a seguir a 2,22!Vai ser demorado e gradual,porém a Banca Portuguesa vai se reerguer seja com capitalização,seja com consolidação ou com o que for!Quanto as demais empresas Portuguesas,apesar de tudo estão a ter um desempenho fabuloso em tempos de grave crise!

Eu afirmo que nunca estará nos 5 €.

E´ que voces olham para um gráfico e nem levam em conta que os preços passados são AJUSTADOS !!

No seu máximo o BCP valia 8 mil milhões de euros.

Neste momento vale cerca de mil milhões.

Portanto assumir um preço face ao actual de 5 € seria um market cap de 230 mil milhões.

:lol:

Portanto iria estar entre as maiores empresas do mundo?

Poupem-me...

o BCP já valeu em bolsa mais de 10 mil milhões de euros.

não sei porque sugeriu 5 euros, mas mesmo a 5 euros o BCP não valeria 230 mil milhões mas apenas 30 ! mil milhões.

cumprimentos
pvg

Sugeri 5 euros porque foi o q foi aqui falado.

Tem razão devo ter carregado num zero a mais :P

Mas mesmo assumir 30 mil milhões, ou seja o triplo do que a epoca áurea do BCP ... epah poupem-me na mesma.

por olivervilmar » 12/10/2011 19:30

JCS Escreveu:Concordo com o Supermann. Já postei acerca da diluição que os consecutivos aumentos de capital (subscritos pela Sonangol etc) têm feito à cotação. Não me lembro bem dos valores ao certo, mas penso que para o banco valer o que valia nos tempos áureos a cotação não passaria dos €1,15 se não me engano... Isto actualmente e sem contar com uma injecção de capital do estado (ou privados, é indiferente) que aos preços actuais iria diluir os accionistas actuais como nunca visto.

Cumprimentos

JCS

JCS A 1,15 já nã é mal!!dava me muito jeito :lol: e para quem disse que a 5 euros dava 230 mil milhoes!!vai fazer as contas como deve de ser :mrgreen:

por Ulisses Pereira » 12/10/2011 19:26

Deixo aqui o gráfico porque ele está devidamente ajustado de todos os aumentos de capital e stock splits existentes. Este é o gráfico com a variação real do BCP.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
bcp.png
bcp.png (29.66 KiB) Visualizado 2923 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por olivervilmar » 12/10/2011 19:23

Concordo consigo Marco!Da Sonae não tinha a certeza por isso pedi para pesquisarem!Somente dei 2 exemplos para clarificar a idéia que estava a querer passar.Sendo que directamente não se pode comparar pois são ramos completamente diferentes na economia!Apesar de a JM e a Sonae serem duas empresas de grande peso em proporção ao PIB.Penso que na actual conjuntura uma consolidação está cada vez mais evidente,assim como uma recapitalização!porém de uma maneira ou de outra a banca vai recuperar e acho que até seria benéfico que se for preciso assumirem perdas que o assumam logo, que se recomece a trabalhar e que sirva de exemplo para não cometerem os mesmos erros!Cumprimentos.

por JCS » 12/10/2011 19:21

Concordo com o Supermann. Já postei acerca da diluição que os consecutivos aumentos de capital (subscritos pela Sonangol etc) têm feito à cotação. Não me lembro bem dos valores ao certo, mas penso que para o banco valer o que valia nos tempos áureos a cotação não passaria dos €1,15 se não me engano... Isto actualmente e sem contar com uma injecção de capital do estado (ou privados, é indiferente) que aos preços actuais iria diluir os accionistas actuais como nunca visto.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por pvg80713 » 12/10/2011 19:20

Supermann Escreveu:
olivervilmar Escreveu:Nem a 6 euros quis porque pensavam que estavam bem!Jamais se deve dizer nunca!Portanto ninguém pode afirmar que daqui a 5 anos o BCP não poderá estar nos 5 euros como ninguém pode afirmar de que estará!Só como exemplo para quem quiser fazer uma pesquisa,vejam o histórico da Jerónimo Martins e da Sonae!A JM em 2002 esteve muito mal,até se pôs em questão a viabilidade da empresa!a Sonae houve uma altura que chegou a cotar-se nos 0,10 euros depois começou uma escalada que a levou nos anos a seguir a 2,22!Vai ser demorado e gradual,porém a Banca Portuguesa vai se reerguer seja com capitalização,seja com consolidação ou com o que for!Quanto as demais empresas Portuguesas,apesar de tudo estão a ter um desempenho fabuloso em tempos de grave crise!

E´ que voces olham para um gráfico e nem levam em conta que os preços passados são AJUSTADOS !!

Portanto assumir um preço face ao actual de 5 € seria um market cap de 230 mil milhões.

Poupem-me...

o BCP já valeu em bolsa mais de 10 mil milhões de euros.

não sei porque sugeriu 5 euros, mas mesmo a 5 euros o BCP não valeria 230 mil milhões mas apenas 30 ! mil milhões.

cumprimentos
pvg

por Supermann » 12/10/2011 19:12

Poupem-me...

Boa tarde a todos!!

por hallo » 12/10/2011 19:12

Renegade, obrigado pela correcção!!!

Relativamente ao tópico falado de uma possivel fusão BCP / BPI e relativamente ao que escrevi onten de se encontar um veiculo de pagamento das dividas do estado e recapitalização da banca, cito o "dinheiro vivo" com uma noticia de 11/10/2011 ás 22.00h que em baixo transcrevo:

"Os presidentes dos maiores bancos portugueses deslocaram-se ontem ao Ministério das Finanças para, numa reunião de duas horas, apresentarem as suas alternativas para o financiamento da economia e a gestão da dívida das empresas públicas. Em cima da mesa está a criação de uma entidade que possa absorver os empréstimos de longo prazo do Sector Empresarial do Estado (SEE). No entanto, a ideia tem vários problemas técnicos e não reúne sequer o consenso dos banqueiros.

Os presidentes dos cinco maiores bancos a operarem em Portugal – BES, BCP, BPI, CGD e Santander – bem com o líder da Associação Portuguesa de Bancos (APB) não fizeram declarações à saída. A reunião surgiu depois de “Expresso” e “Jornal de Negócios” terem noticiado que a banca nacional estava a estudar uma solução que passaria pela criação de um novo banco ou outro tipo de entidade para onde se transfeririam as dívidas da Administração Pública.

A ideia é utilizar uma licença em desuso e financiar a nova instituição com capital dos bancos que transfiram esses créditos e parte da linha de 12 mil milhões de euros para a recapitalização da banca. O objectivo é libertar os bancos desta dívida, permitindo ao sector financeiro injectar mais dinheiro na economia.

No entanto, esta solução tem vários problemas. Em primeiro lugar será necessário convencer a troika de que os 12 mil milhões podem ser utilizados com este fim. O plano parece ser também que essa nova instituição recorra à cedência de liquidez do Banco Central Europeu (BCE). Porém, isso poderá ser interpretado como um financiamento directo a um Estado. Mais: mesmo que estes títulos de dívida das empresas públicas sejam aceites como colateral, serão sujeitos a um desconto (desvalorização) muito grande."

Relativamente á minha ideia de onten de quem é que precisa mais de quem. O estado dos bancos? ou os bancos do estado?

Analisando melhor esta noticia constata-se o seguinte, o estado tem interesse em liquidar as suas dividas utilizando o capital destinado aos bancos. O estado tem interesse em financiar a economia, e arranjar soluções para não entrar num ciclo vicioso de necessidade de capital do exterior. Os bancos tem de cumprir com as imposições do banco portugal, troika e demais entidades.

Verifico que é muito mais fácil para os bancos cumprirem as suas metas do que para o estado. Verifico que a situação ideal para os bancos era tentar sair da crise e cumprir com as diversas entidades e terem sempre a almofada dos 12 mil milhoes, caso algo corresse mal.

Verifico que o importante para o estado é pagar dividas nos "timings impostos pela Troika", injectar liquidez na economia, não deixar o país falir.

Concluo que quem tem a tarefa mais fácil é os bancos, e o estado precisa dos bancos para gerirem de forma correcta um volte face na economia do país, porque são uma das ferramentas deste trabalho arduo imposto a este governo.

Os banqueiros também sabem que os dinheiros postos á disposição pela Troika tem implicações na sua estrutura accionista. Mas os banqueiros, sabem que os 12 mil milhoes, davam perfeitamente para reanimar a banca e caso o estado o use para pagar dividas, pode por em causa o seu funcionamento.

A situação ideal para o PAIS, ESTADO E BANCA, era utilizar-se o dinheiro do exterior, conseguir-se valorizar a banca, criar mais emprego, riqueza, facilitar o crédito que é factor crucial para desenvolver o pais.

Como tal penso que o importante no curto prazo são 5 pontos:

1 - Grécia país e divida e resolução internacional no que concerne ao problema de todas as entidades bancárias expostas á divida soberana do país.
2 - Portugal o seu desenvolvimento aplicação e cumprimento das medidas imposta pela "Troika"
3 - Banca cumprir com as imposições da "Troika"
4 - Mudança de mentalidade e o factor união, trabalho, esforço e capacidade necessária para todos os portugueses se esforçarem para viver num país melhor
5 - Outras questões relacionadas com aquisições, fusões, privatizações, etc...

Bem mas antes de mais, gostaria que quem tivesse tido interesse nesta mensagem pudesse consultar outras mensagens que coloquei no inicio da crise do país e banca e analisava os sintomas e onde em tom de brincadeira "mas tudo é possivel" falei de uma fusão BCP / BPI. E onde por curiosidade em 2008 já se falava sobre uma possivel falência do BCP, num momento crucial em que o Bank of America também foi ajudado pelo estado e que mais tarde se libertou do mesmo. Lembro que o pânico gerado na altura nos mercados foi superior ao dos dias de hoje.

http://www.bolsapt.com/forum/showthread ... 3#post3263

Com os melhores cumprimentos
Bruno Rocio

Registado: 12/10/2011 2:12

por MarcoAntonio » 12/10/2011 18:50

Estas empresas valorizaram bastante (ou tiveram períodos em que valorizaram bastante) mas queria deixar alguns números para que a informação ficasse mais exacta:

JMT - A Jerónimo Martins valorizou imenso mas precisou de quase uma década para multiplicar a cotação por 10x (ao mesmo ritmo, o BCP estaria a 1 euro e tal lá para 2020).

Sonae - A Sonae nunca esteve a 10 centimos, tendo a cotação crescido menos de 10x, se se fizerem as correcções devidas.

Não pretendo fazer qualquer previsão sobre o BCP, apenas deixar dados mais claros e correctos sobre a valorização passada da Jerónimo Martins e da Sonae, que foram aqui referidas.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, jprgodinho, niceboy, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, smog63, VALHALLA e 246 visitantes