Para o Prof. Fernando Aidos
5 mensagens
|Página 1 de 1
MP
Caro kahlil,
Enviei-lhe uma MP.
Abraço
Fernando dos Aidos
Enviei-lhe uma MP.
Abraço
Fernando dos Aidos
- Registado: 9/11/2003 21:24
Um pormenor...
Realmente,tem lógica. Visto desse prisma, é aquilo que acontece se um institucional entrar em campo, por exemplo. Não tinha tomado esse ponto em consideração. Eis a razão porque o Dr. Aidos é um excelente professor...
Abraço

- Registado: 9/11/2003 21:24
Sistemas mecânicos
Caro Visitante,
Ainda não tenho experiência com sistemas mecânicos que me permita tecer grandes considerações acerca do assunto... mas o que tenho lido leva-me a supor que um bom sistema mecânico é melhor do que o seu criador! (O Cem já escreveu acerca disso e há mais exemplos num dos livros do Jack Schwager acerca de "Market Wizards".)
É claro que um sistema não é infalível... apenas se pretende que coloque as probabilidades do nosso lado por uma margem que compense o risco.
Mencionou a Mecânica Quântica e a influência do observador no resultado do processo de medida. É possível fazer uma comparação com os mercados se as nossas posições no mercado forem grandes quando comparadas com a liquidez normal. Nesse caso, a nossa tomada de posições estará a influenciar o gráfico, que, por sua vez, influencia a nossa tomada de posições. Este efeito de "feed-back" tem que ser tomado em devida conta, o que poderá, no caso de um sistema mecânico, obrigar a alterar as permissas que lhe deram origem.
Não sei se lhe respondi como pretendia.
Um abraço
Fernando dos Aidos
Ainda não tenho experiência com sistemas mecânicos que me permita tecer grandes considerações acerca do assunto... mas o que tenho lido leva-me a supor que um bom sistema mecânico é melhor do que o seu criador! (O Cem já escreveu acerca disso e há mais exemplos num dos livros do Jack Schwager acerca de "Market Wizards".)
É claro que um sistema não é infalível... apenas se pretende que coloque as probabilidades do nosso lado por uma margem que compense o risco.
Mencionou a Mecânica Quântica e a influência do observador no resultado do processo de medida. É possível fazer uma comparação com os mercados se as nossas posições no mercado forem grandes quando comparadas com a liquidez normal. Nesse caso, a nossa tomada de posições estará a influenciar o gráfico, que, por sua vez, influencia a nossa tomada de posições. Este efeito de "feed-back" tem que ser tomado em devida conta, o que poderá, no caso de um sistema mecânico, obrigar a alterar as permissas que lhe deram origem.
Não sei se lhe respondi como pretendia.
Um abraço
Fernando dos Aidos
Para o Prof. Fernando Aidos
Meu caro amigo e professor, pessoalmente não acredito em sistemas mecânicos de negociação. Acredito nas pessoas e por isso na emoção logo acredito que os sistemas são falíveis. Até hoje, só encontrei um sistema relativamente mecânico que dá bons resultados mas tem sempre de ter a mão humana e aí...o prof. sabe como é...é tipo o principio de incerteza de Heisenberg: para medir é preciso perturbar e aí, gera-se a incerteza! e então teremos as probabilidades, como nos electrões e nas suas órbitas. Já pensou nesta teoria em negociação? Temos a probabilidade de acertar mas nunca sabemos o sítio exacto até ele ocorrer...Um grande abraço
-
Visitante
5 mensagens
|Página 1 de 1