Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: porque será?

por caracinha » 13/9/2011 22:15

[quote="pop_up"]olá,
acompanho os vossos comentários e não podia deixar de partilhar esta informação, pois vem de alguém que trabalha dentro do BCP (vale o que vale ou não vale mesmo nada....)
Nestes últimos dias muitos funcionários deste banco tem comprado uns "kilos" valentes de títulos do próprio banco na espectativa que algo vai acontecer.
Não me perguntem o que porque eu sei tanto com vocês, mas achei curioso partilhar isto.

os empregados do bcp ja andam preocupados desde o aumento de capital

Registado: 23/6/2009 21:43

por ajpr3392 » 13/9/2011 21:53

richardj Escreveu:
pop_up Escreveu:olá,
acompanho os vossos comentários e não podia deixar de partilhar esta informação, pois vem de alguém que trabalha dentro do BCP (vale o que vale ou não vale mesmo nada....)
Nestes últimos dias muitos funcionários deste banco tem comprado uns "kilos" valentes de títulos do próprio banco na espectativa que algo vai acontecer.
Não me perguntem o que porque eu sei tanto com vocês, mas achei curioso partilhar isto.

abraço

pop pode ser uma de duas coisas, ou estão a pressionar os quadros para comprar acções (ou entregar prémios de desempenho em acções), ou são quadros mais de topo que cheiram algo de bom no curto medio prazo :mrgreen:
agora o que é, é pura especulação :mrgreen:

Gratificações por desempenho não houve, como foi noticiado a seu devido tempo. A haver pressão para comprar, Kilos delas não chegariam, teriam de alterar a unidade de medida para "t".
Em todo caso, acreditando na previsão da maioria dos "opinion maker" deste forum, deve ser uma comportamento "hara-kiri".

Ou será que estão a comprar porque creditam no trabalho que estão a fazer?

Estas informações de "quem trabalha dentro" tem estórias antigas. Não foram os mesmo que alertaram de "fonte segura" para a falência do Banco em julho de 2010, num celebre fim de semana. Nessa altura acertaram em cheio fechou Sabado e Domingo, abriu depois só na segunda...
Tenham juizo, vamos ver no fim deste ciclo, qual o preço do titulo BPI e do BES e de toda a Banca europeia. Relativo ao BES, os accionistas de referência, tem vindo a conseguir defender e segurar a cotação com sucesso muito interessante, mas o "saco" vai ficando vazio. Veremos. Boas noticias para o sector já não existe desde 2008, ou mesmo até 2001:
- pressão legislativa e regulatória que originou degradação da margem, principamente no Credito Habitação; recessão nacional crónica; crises internacional e de divida suberana persistente; desemprego a subir...erros internos de gestão, enfim, seria expectável valorizar o sector Bancário?

Já agora porque é que a Banca tem de ter sempre anos dourados. Há algum sector de actividdae que não seja ciclico. A cortiça não o foi? o calçado? o textil? o automóvel?
Se um ou mais bancos tiverem um ou dois anos com prejuizos, qual o problema? Este só existe de motivar racios de solvabilidade deficitários, ou não?

Quantas boas empresas, fruto de um problema com clientes insolvente; com custo de materias primas não previstos; com variações cambiais abruptas, tiveram um ou mais exercicios maus? Como dizia Antonio Guterres, "é a vida".
Cumps

Registado: 30/7/2008 13:56

por Pata-Hari » 13/9/2011 21:31

pvg, NÂO estamos de acordo!!!! a falência de um banco NADA tem a ver com o fim dos activos que estão num PPR. Nada! a não ser que haja fraude ou que o PPRs seja constituído a 100% por activos de baixa qualidade desse banco.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por richardj » 13/9/2011 20:43

pop_up Escreveu:olá,

abraço

pop pode ser uma de duas coisas, ou estão a pressionar os quadros para comprar acções (ou entregar prémios de desempenho em acções), ou são quadros mais de topo que cheiram algo de bom no curto medio prazo :mrgreen:
agora o que é, é pura especulação :mrgreen:

Registado: 25/4/2011 22:36

por ferreira10 » 13/9/2011 20:10

pvg80713 Escreveu:
pmatos23 Escreveu:
E, por ultimo, se vamos desconfiar da supervisão e das seguradoras e que na realidade sao os banco que se "abotoam" ao dinheiro, bem então, é a mesma coisa que dizer que todo o dinheiro investido em produtos financeiros,nos bancos, tipo fundos, em vez de serem aplicados na compra de acções, obrigações, etc, são mas é aplicados para tapar os buracos dos bancos..ok

pois. eu acredito nisto...
e acredito que os PPR foram usados para tapar buracos dos bancos, sim.
e daí acreditar na sua enorme perigosidade em caso de falência do Banco...

Também interpelei a sociedade gestora de um PPR a propósito daquilo que foi questionado pelo "cem". A resposta que obtive foi a mesma.

O problema é que há sociedades gestoras que se constituem com o propósito de gerirem unicamente PPRs.Como parece ser o caso daquela que foi por mim interpelada.Aderiu recentemente à gestão de outros fundos com outras características, mas essa actividade ainda é marginal.Afinal o que significa uma dessas sociedades ir à falência? Se o conjunto de comissões que suportam a sua actividade assenta naquelas que advêm da gestão desses PPRs?Em boa verdade, quando uma dessas gestoras vai à falência, isso não significa que o PPR vá à falência, mas não deve andar por lá muito longe.

Não obstante, a situação por mim a aqui reportada, é diferente daquela em discussão.Estou a falar de uma sociedade cuja actividade é suportada unicamente pela gestão de uns quantos PPRs (Fundo de reformas; não me estou a referir a PPR-Seguros).
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

porque será?

por pop_up » 13/9/2011 20:05

olá,

abraço

Registado: 11/3/2010 12:42

por hypo » 13/9/2011 19:58

The only way to thrive in the markets is to be contrarian, buying low when others get scared and then selling high when others grow greedy. :lol:

Registado: 11/9/2011 19:03

por Las_Vegas » 13/9/2011 19:18

cardia Escreveu:vendao tudo daqui a seis meses sobe nao viram que isto e ciclico quandoeles quiserem e se encherem o sufeciente

Isto é ciclico sim senhora.

Mas o melhor é não torrar tudo neste ciclo senão não dá para brincar no próximo.

Registado: 4/11/2002 23:12

por cardia » 13/9/2011 19:05

vendao tudo daqui a seis meses sobe nao viram que isto e ciclico quandoeles quiserem e se encherem o sufeciente

Registado: 29/11/2007 2:26

por carrancho » 13/9/2011 18:28

pvg80713 Escreveu:
...
abraço a todos,
já arranjei na vida inimizades que me chegam para várias vidas, por isso : I Rest My Case.

Estás doido ou quê?!?! Então por achares que os PPR são de alto risco e que o dinheiro que as pessoas lá aplicaram foi desviado para os buracos dos bancos, eu, só porque os comercializo, vou-me chatear contigo?!?!

Vais ter de te esforçar muito mais, mas se conseguires... sai da frente rápido :twisted:

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por richardj » 13/9/2011 18:21

Renegade Escreveu:Qual é o problema em querer comprar casa aos 20? Eu sou dos que continuo a querer ter uma casa em nome próprio por uma variedade de razões:
1- No fim do contrato tens a casa paga, claro que pagaste bastante mais que o valor de compra (com os juros do banco) e que a casa já não tem o mesmo valor que tinha no início do contrato, mas sempre é tua propriedade.
2- Quando morreres, os teus filhos herdam uma propriedade que será uma boa ajuda, sabe-se lá como serão os tempos daqui a algumas dezenas de anos, mas qualquer ajuda é preciosa
3- Se alugares uma casa. a qualquer momento, o senhorio pode querer vender a casa. Claro que tens 1 ou 2 anos para encontrares uma nova casa, mas se calhar nunca será tão boa como na que tu estás a viver. E depois?

richardj Escreveu:a definição de posse para um português é ter a coisa em seu nome, para um nórdico é alugar o dito. o quero dizer é que em vez de alugar casa ate aos 30 e muitos e só nos 40 e tal comprar casa (como se fazem a maioria dos nórdicos), nos achamos que podiam ser "mais ricos" e comprar casa nos 20 e tal anos...
mas afinal descobrimos que com o salário da treta não se pode comprar casa aos 20 e tal... os bancos também tem a sua culpa seria irreal a sociedade massivamente endividar-se a 20 30 anos para comprar casa e depois continuar a viver com os mesmos gastos...

[/u]

o problema está precisamente ai, as pessoas acham que conseguem cumprir o contracto. o problema é que muitas delas não conseguem. repara, quando fazem um contracto a 30 anos, bem ninguém sabe o futuro...

em muitos casos tens casais que acabaram de casar, ganham menos de 1000 cada um e estão a contracto (com sorte). o banco empresta o dinheiro, o problema é se por acaso a empresa onde tu estás vai à falência, vais ara o desemprego e começas a ter dificuldade em pagar a casa. entretanto tens IMI para pagar, electricidade mais cara, crianças, carro, gasóleo isto é custos custos e mais custos. muitos so conseguem para a casa com ajuda dos pais, mas em muitos casos tambem os pais não tem essa possibilidade. resultado, acabas por perder a casa, ou ter de renegociar com o banco ou sei lá... por outro lado, muitos dos empréstimos foram antes de 2008, ou seja o bem que tu compraste antes de 2008, hoje vale menos do que na altura, ou seja, para alem de não teres cumprido o contracto com o banco, o banco ainda fica com imparidades do valor da casa. mais, o banco fica com outro problema, que é fica com casas quando o que precisa é de liquides (!)

dai ser óbvio que grande parte dos que se lançam para comprar casa com empréstimos a 30 e 40 anos estão a colocar-se numa posição de alto risco... dai que os nordicos só comprem mais tarde, quando tem uma vida profissional mais solida e onde podem entrar com mais dinheiro à partida, sendo um empréstimos mais pequeno e com um prazo mais curto.
e como tu dizes muitos já vão herdar casa, mas mesmo assim vão-se endividar brutalmente para comprar outra casa (!) quando ainda tem 20 e tal anos. isso levanta outro problema que é, uma vez que compraram casa em portugal não parece lógico ir trabalhar para o estrangeiro.ou seja estão também a fazer uma escolha de morar pelo menos uns 10 anos em portugal (!), fechando enumeras portas que poderiam ficar abertas se fosses mais paciente e comprasses casa quando tivesses 30 e tal e uma vida profissional mais definida.
não é mais do que um luxo que hoje todos acha que podem ter as que muitas vezes não é racional. é porque como o empréstimo é a 30 anos e hoje consegues ter uma boa folga, não quer dizer que daqui 5 10 anos tenhas essa folga... à 5 anos atrás ninguém diria que o pais estaria neste estado, mas agora não podem fazer nada, estão bem apertados...

este problema também tem haver com a lei das rendas, que é uma vergonha e também é por isso que as pessoas se inclinam mais para comprar logo casa, mas num pais decente onde a lei das rendas funciona bem é uma loucura comprar casa tão cedo. basta ver, entraste numa grande empresa, compraste casa em lisboa, endividaste, ao fim de 2 anos a empresa diz que tens de ir trabalhar 2 anos para madrid ou para o porto. tens de mudar de sitio e vais estar a pagar uma casa que não estas a utilizar...

a fundamentar esta loucura toda estão os relatórios de todos os bancos dos últimos trimestres, a entrega de casa por incapacidade de a pagar está a crescer em portugal, só este ao já ronda os 5000 se não estou e erro...

tudo isto só quer chegara uma conclusão, as pessoas tem de viver com as suas possibilidades e comprar casa bloqueia-te qualquer acção para um imprevisto num espaço de tempo relativamente longo.

Registado: 25/4/2011 22:36

por pmatos23 » 13/9/2011 18:17

Bem, então suponho que aquela malta nas salas de mercados dos bancos, e os gestores de fundos, actualmente, devem passar dias a fio na ronha, uma vez que o guito vai todo para comprar OT e pagar as pensões dos bancarios reformados, tipo o engº Jardim :mrgreen:

Registado: 9/5/2011 12:12

por pvg80713 » 13/9/2011 18:13

pmatos23 Escreveu:
E, por ultimo, se vamos desconfiar da supervisão e das seguradoras e que na realidade sao os banco que se "abotoam" ao dinheiro, bem então, é a mesma coisa que dizer que todo o dinheiro investido em produtos financeiros,nos bancos, tipo fundos, em vez de serem aplicados na compra de acções, obrigações, etc, são mas é aplicados para tapar os buracos dos bancos..ok

pois. eu acredito nisto...
e acredito que os PPR foram usados para tapar buracos dos bancos, sim.
e daí acreditar na sua enorme perigosidade em caso de falência do Banco...

Registado: 19/4/2005 11:11

por pmatos23 » 13/9/2011 17:58

Caro PVG,

Mas o banco não tem nada a ver com o PPR, apenas o comercializa. Os PPR apenas podem ser criados/geridos por Companhias de seguros e Sociedades gestoras de fundos de pensões, por lei, em Portugal, e não os bancos, e sendo esta actividade supervisionada pelo ISP.

Ora supostamente, o ISP verifica se os fundos efectivamente existem e se estão segregados do património geral da seguradora que o gere, o que aliás é pratica comum na actividade seguradora, pois por cada seguro tradicional, seja automovel, vida, etc, que adquirimos, uma parte substancial do prémio antes de taxas é obrigatoriamente segregado, para garantir o pagamento de idemnizações, em caso de sinistro. Aconselho uma olhada de olhos ao site do ISP que é muito esclarecedor.

Portanto, mesmo no caso de falência da sociedade gestora ou seguradora, o patrimonio do PPR ou fundo é autonomo e estará teoricamente segregado do restante patrimonio, não pertencendo á massa falida, mas sim aos seus subscritores. Quem controla isto é o ISP.

A minha unica duvida é que, uma vez que os PPR por lei, só podem investir um x do capital em açções, outro x em obrigações, e o resto é mantido em DP, ou fundos monetarios, no caso de haver uma perca parcial (modesta, lembrem-se são de baixo risco), e a entidade gestora falir, e uma vez que existem muitos ppr com retorno garantido de x%, quem paga o capital e o retorno garantido, o estado via ISP?

por pvg80713 » 13/9/2011 17:57

carrancho Escreveu:
pvg80713 Escreveu:Cem,
o dinheiro dos PPR está no Banco, e se este falir nem sequer está garantido pelo Fundo Garantia...

"Está no banco"? Ai não está não. Aliás, os bancos só vendem PPR na qualidade de mediadores de seguros do ramo vida, devidamente inscritos no ISP como tal. Eu sou mediador via, não vida e promotor assurfinance, posso-te vender um PPR que garanto-te que esses dinheiro não fica na minha conta, tal como não fica na dos bancos. :wink:

Caro Carrancho,
acreditas nisso ?
posso-te garantir que o dinheiro das Seguradoras, Fundos etc... fica e é gerido pelos bancos.
em investimentos fantásticos.... tipo AAA ... que já podem ter desaparecido......

Pata e Cem.......

estamos de acordo, o dinheiro dos PPR pode estar todo perdido e não está seguro por ninguém.

abraço a todos,
já arranjei na vida inimizades que me chegam para várias vidas, por isso : I Rest My Case.

por carrancho » 13/9/2011 17:51

pvg80713 Escreveu:Cem,
o dinheiro dos PPR está no Banco, e se este falir nem sequer está garantido pelo Fundo Garantia...

"Está no banco"? Ai não está não. Aliás, os bancos só vendem PPR na qualidade de mediadores de seguros do ramo vida, devidamente inscritos no ISP como tal. Eu sou mediador via, não vida e promotor assurfinance, posso-te vender um PPR que garanto-te que esses dinheiro não fica na minha conta, tal como não fica na dos bancos. :wink:
Abraço,
Carrancho

por Pata-Hari » 13/9/2011 17:47

PVG, o que o cem disse está totalmente correcto. Seria uma ilegalidade misturar património dos clientes (que é o caso) com património do banco. E como estamos a partir do principio que se tratam de instituições honestas....

O que não impede que sim, que em caso de perdas dentro dos próprios PPRs não estejam cobertas pelo fundo de garantia.

Mais: quando dizes "o que escreveste é verdade... mas onde está o dinheiro do PPR? está na sociedade gestora ou seguradora ?
não... está no banco ! e se este falir a seguradora não se aguenta e não vai poder transferir o PPR. " estás a esquecer-te que o património está segregado. Não é do banco. É dos detentores do fundo. Logo, sim, é sempre transferivel. Tal como foi o dos clientes do BPP uma vez resolvida a questão da mistura entre o património dos clientes e do banco que estava misturado (sendo isso ilegal e sendo, a meu ver, uma gravissima falha de supervisão). A resposta dada ao CEM está perfeita.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Re

por carrancho » 13/9/2011 17:46

pvg80713 Escreveu:
tenho alertado para o enorme perigo dos PPR a todos os ventos...

Se tens, fazes mal! Olha que está lá mais seguro que num DP de um banco qualquer. É pelo menos uma opção muito válida de diversificação.
Abraço,
Carrancho

por pvg80713 » 13/9/2011 17:27

Cem,

Re

por Cem pt » 13/9/2011 17:24

- Caro Pedro Matos:

Pois, bem me queria parecer, esse esclarecimento foi precioso, obrigado pela ajuda!

- Caro PVG:

Obrigado também pelas respostas.

----------

Embora a resposta do Pedro Matos seja juridicamente inatacável, na prática ficamos sempre com um pé atrás.

O problema contudo subsiste!

Na realidade onde está estacionada a massa do pessoal que subscreve os PPR? Aparentemente será na conta do fundo que gere a carteira dos clientes subscritores dos PPR, transformada numa parte em liquidez e noutra em activos financeiros (acções, obrigações, etc), só que essa conta do fundo gestor estará algures sedeada no Banco, mas se o Banco for à vida a carteira sobrevive, apesar das garantias jurídicas de segregação? É difícil de engolir, o Banco pode alegar que a massa das contas foi à vida na tentativa de apagar outros fogos, vai dar uma bela batalha de credores que se vai eternizar nos tribunais...

Abraços.

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por pvg80713 » 13/9/2011 17:16

pmatos23 Escreveu:Caro Cem e PVG,

Nada mais errado. Os PPR, regem-se pela mesma legislação dos fundos de pensões, ou seja , o património do PPR, e dos clientes é segregado do património do banco, que neste caso actua somente como sociedade gestora. Aliás, a grande maioria dos PPR do bancos são "apenas" comercializados pelo mesmo, sendo a sua gestão normalmente entrege a um seguradora ou soc. gestora de fundos de pensões (claro que do mesmo grupo 8-) ). Aliás esta actividade é supervisionada pelo ISP, e não o BdP ou CMVM.
Assim, em caso de falência do banco, e ou seguradora, o património do PPr estará totalmente identificado e separado, pertencendo assim aos seus subscritores, e poderá ser transferido para outro PPr de outra seguradora sem penalizações.
Claro que se os PPR tiverem percas por via da detenção de Obrigações soberanas que percam valor (por ex.), e o PPr for do tipo de rendimento garantido, e a entidade gestora falir, não sei quem garantirá esse mesmo rendimento... Ainda tenho que ver bem a legislação..

portanto... se o Banco falir... o dinheiro não está seguro.

por pmatos23 » 13/9/2011 17:01

Caro Cem e PVG,

Nada mais errado. Os PPR, regem-se pela mesma legislação dos fundos de pensões, ou seja , o património do PPR, e dos clientes é segregado do património do banco, que neste caso actua somente como sociedade gestora. Aliás, a grande maioria dos PPR do bancos são "apenas" comercializados pelo mesmo, sendo a sua gestão normalmente entrege a um seguradora ou soc. gestora de fundos de pensões (claro que do mesmo grupo 8-) ). Aliás esta actividade é supervisionada pelo ISP, e não o BdP ou CMVM.
Assim, em caso de falência do banco, e ou seguradora, o património do PPr estará totalmente identificado e separado, pertencendo assim aos seus subscritores, e poderá ser transferido para outro PPr de outra seguradora sem penalizações.
Claro que se os PPR tiverem percas por via da detenção de Obrigações soberanas que percam valor (por ex.), e o PPr for do tipo de rendimento garantido, e a entidade gestora falir, não sei quem garantirá esse mesmo rendimento... Ainda tenho que ver bem a legislação..

por pvg80713 » 13/9/2011 16:54

lfhm Escreveu:
pvg80713 Escreveu:
Renegade Escreveu:OK, O Mr.Pontes acabou de chamar a atenção para a proximidade de um fenómeno "short squeeze":

"BCP: Vamos assistir ao fenómeno de "short squeeze" ("aperto dos curtos"), com a pressão compradora da Marshall Wace, e a insuficiência vendedora em BCP.
Preparem-se, e estejam atentos, estão criadas as condições para assistirmos ao fenómeno de "short squeeze", ou "aperto dos curtos", pois targets do BCP estão substancialmente mais altos que a cotação actual, e Marshall Wace vai ter de recomprar as cerca de 36 milhões de acções do BCP em que ficou curta, ainda mais de forma isolada.
Preparem-se, é um dos fenómenos mais interessantes em Bolsa. "

Será uma boa altura para entrar e ganhar uns trocos?

ok. o Mr Pontes passou-se e está a fazer futurologia... pronto.... vou deixar de tentar decifrar...

O BCP para mim está barato, hoje está melhor que os outros, mas........ só vou entrar quando... der mais sinais.

Por acaso ate tem acertado a verdade e que ja esta a ganhar 0,5%!

Podera ser um arranque para um resto de semana a subir.

pode...

mas ninguém aqui acredita.

nem eu ! que queria muito que fosse verdade.

por BearManBull » 13/9/2011 16:51

pvg80713 Escreveu:
Renegade Escreveu:OK, O Mr.Pontes acabou de chamar a atenção para a proximidade de um fenómeno "short squeeze":

"BCP: Vamos assistir ao fenómeno de "short squeeze" ("aperto dos curtos"), com a pressão compradora da Marshall Wace, e a insuficiência vendedora em BCP.
Preparem-se, e estejam atentos, estão criadas as condições para assistirmos ao fenómeno de "short squeeze", ou "aperto dos curtos", pois targets do BCP estão substancialmente mais altos que a cotação actual, e Marshall Wace vai ter de recomprar as cerca de 36 milhões de acções do BCP em que ficou curta, ainda mais de forma isolada.
Preparem-se, é um dos fenómenos mais interessantes em Bolsa. "

Será uma boa altura para entrar e ganhar uns trocos?

ok. o Mr Pontes passou-se e está a fazer futurologia... pronto.... vou deixar de tentar decifrar...

O BCP para mim está barato, hoje está melhor que os outros, mas........ só vou entrar quando... der mais sinais.

Por acaso ate tem acertado a verdade e que ja esta a ganhar 0,5%!

Podera ser um arranque para um resto de semana a subir.

Registado: 15/2/2011 11:59

Re: Re

por pvg80713 » 13/9/2011 16:41

Cem pt Escreveu:Caro PVG:

Obrigado pela pronta resposta.

Em relação à mesma sinceramente continuo com grandes dúvidas.

Porquê?

Pela simples razão do esclarecimento abaixo, obtido através duma sociedade gestora de um fundo de investimento de PPR.

Para evitar a publicidade vou cortar o nome da dita sociedade e deixar apenas o esclarecimento em causa:

PERGUNTA:
Se a "XXX" falir o que acontece aos meus PPR's? E se o Banco depositário falir?

RESPOSTA da "XXX":
A "XXX" é apenas uma sociedade gestora de fundos de investimento. Os PPR’s e os fundos de investimento são entidades jurídicas independentes e autónomas das entidades gestoras, têm um património segregado. Para além disso cada PPR e cada fundo de investimento é auditado externamente.

Se a "XXX" falir, o cliente pode pedir a transferência do seu PPR para outra sociedade gestora de fundos de investimento ou companhia de seguros que faça a gestão de PPR’s.

Se o banco depositário falir tem de se escolher um novo banco depositário para onde serão transferidos os títulos que constituem o património dos fundos, não sendo o fundo afectado pois os títulos continuam em carteira.

----------

Perante esta resposta, em especial no último parágrafo atrás, a gente fica sempre na dúvida a pensar se os PPR estarão seguros apesar do Banco ir para o galheiro, não é?!

Tens mais esclarecimentos concretos que clarifiquem esta situação dúbia?

Obrigado de qualquer modo.

Cem

o que escreveste é verdade... mas onde está o dinheiro do PPR? está na sociedade gestora ou seguradora ?
não... está no banco ! e se este falir a seguradora não se aguenta e não vai poder transferir o PPR.

isto é apenas a mho.

tenho alertado para o enorme perigo dos PPR a todos os ventos...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Phil2014, trilhos2006 e 219 visitantes