Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 6/9/2011 8:38

fooman Escreveu:Quanto à análise dita "fundamental" do BCP, normalmente pagam-me para isso.

fooman,

Deixa-me ver se percebi: tu vieste para aqui dizer mal da AT porque tens interesses financeiros na AF, é isso?

Registado: 5/11/2002 12:21

por Quico » 6/9/2011 8:17

fooman Escreveu:P.S. - @ Quico, obrigado pela compreensão... pelo menos um que me percebe!

Eh, pá! De nada! Manda sempre... até estamos, no BCP, do mesmo lado do mercado e tudo! Só que eu... enfim, como hei-de dizer isto... :oops: ...uso "bruxaria"!

Abraço :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por fooman » 6/9/2011 8:12

artista Escreveu:Para concluir, fiquei deveras curioso em ver uma análise fundamental tua, do BCP por exemplo! :wink:

Obrigado pelos comentários... foram bastante elucidativos.

Quanto à análise dita "fundamental" do BCP, normalmente pagam-me para isso. Quando é de borla, prefiro usar a minha massa cinzenta para causas mais nobres, tipo, jogar matrecos ou coisas do género.

Mais a sério, já aqui deixei em tópicos anteriores (dá-me muito trabalho estar a procurar isso agora) as bases para entender o BCP. E não há nada técnico nisso... capaz de ser mais filosófico (como diria o K.).

Agora vou ver se faço alguma coisa que o "lote é grande". E a vontade de quem quer vender nada tem que ver com análises técnicas... e é aqui que toda a argumentação técnica cai por terra... um único urso motivado, vale mais que 100 touros (o vice-versa não é tão linear).

Mas tudo bem, há que respeitar a AT, senão a malta ainda chora.

P.S. - @ Quico, obrigado pela compreensão... pelo menos um que me percebe!

Registado: 29/11/2007 3:26

por Supermann » 6/9/2011 3:13

migluso Escreveu:
Supermann Escreveu:E que outro melhor senão Echardt que usava canais de Donchian apenas?

Pelos outros exemplos que deste, e que eu desconhecia, admito que fiquei um pouquinho menos céptico. :wink:

Sempre pensei que aqueles que utilizam indicadores o fizessem utilizando-os como mais uma ferramenta, e não como a ferramenta.
Ainda assim, estou em crer que será uma percentagem bastante reduzida do big money a utilizar exclusivamente indicadores técnicos.

Este método que cito por exemplo é de breakout de um preço (se estiver errado corrige-me por favor).
Não é um sinal que derive de uma qualquer construção matemática de preços passados.

É uma distinção que queria fazer.

Cumps

Sim é breakout de preços... mas... o breakout não é baseado em... preços.... tchan tchan tchan tchaaaaan... passados? :mrgreen:

Registado: 18/12/2009 18:54

por VirtuaGod » 6/9/2011 1:02

K. Escreveu:Este tópico do BCP começa a ter um nostálgico sabor às flame-wars do emerging-trade.

Para aliviar :wink:

We Didn't Start the Flame War
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por migluso » 6/9/2011 0:56

Supermann Escreveu:E que outro melhor senão Echardt que usava canais de Donchian apenas?

Pelos outros exemplos que deste, e que eu desconhecia, admito que fiquei um pouquinho menos céptico. :wink:

Sempre pensei que aqueles que utilizam indicadores o fizessem utilizando-os como mais uma ferramenta, e não como a ferramenta.
Ainda assim, estou em crer que será uma percentagem bastante reduzida do big money a utilizar exclusivamente indicadores técnicos.

Este método que cito por exemplo é de breakout de um preço (se estiver errado corrige-me por favor).
Não é um sinal que derive de uma qualquer construção matemática de preços passados.

É uma distinção que queria fazer.

Cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por L.S.S » 5/9/2011 20:58

Fica o gráfico actualizado onde continuam a dominar os Ursos e uma frase do mestre da especulação!

Os principios da especulação do mercado são baseados na suposição que os povos continuarão no futuro a fazer os erros que fizeram no passado. "Jesse Livermore"

Anexos
bcp2.png
bcp2.png (61.23 KiB) Visualizado 3757 vezes
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por PC05 » 5/9/2011 20:48

richardj Escreveu:
pc05 Escreveu:
artista Escreveu:
Onelife Escreveu:Quem não conheça a realidade e leia alguns posts do caldeirão vai achar que o BCP anda a reportar prejuízos há vários semestres consecutivos...

Só não apresenta porque não assume uma boa parte dos prejuízos que vai ter de assumir... provavelmente virão todos de uma vez, em conjunto com uma pipa de massa do estado! :(

Artista, que prejuízos são estes que o banco não assumiu e, segundo dizes, vai ter que assumir?

o mr pontes já falou disso aqui:

"Mais uma análise do Mr. Pontes:

BCP:Revi target para 0,24 Eur,e recomendei vender forte e rápido.Já incorporou parte do beneficio com venda na Grecia/Polónia,e tem todo o prejuízo para registar.E diluição por 7.207 milhões acções.

Eu mostrei elevada preocupação com os Resultados do BCP do 1S2011. O BCP utilizou o critério que, preparando-se para efectuar venda de activos (Grecia, Polónia, Roménia) com prejuízo, então avançou já no 1S2011 com o beneficio parcial que esse prejuizo lhe vai provocar: o crédito fiscal em IRC, de 221,5 Milhões de Euros, que é um ganho. Isto quer dizer que o BCP, registando já esse ganho no 1S2011, como fez, espera registar contabilisticamente prejuizos relacionados com essas vendas de activos de 221,5/taxa de IRC=221,5/0,25=886 Milhões de Euros de prejuízo.
Mas, veja-se o critério: o beneficio fiscal de 221,5 Milhões de Euros foi incluido nas contas do 1S2011 e é um ganho, mas o respectivo prejuízo que lhe está associado de cerca de 886 Milhões de Euros, ficaram para as contas dos próximos trimestres quando esses activos forem vendidos.
Com esta interpretação contabilistica, que é moralmente desprestigiante, o BCP tornou o Resultado do 1S2011 de prejuízo para lucro de 88,4 Milhões de Eur. Quando sem a antecipação, por principio desprestigiante, do crédito fiscal de operação ainda não concretizada, o BCP teria apresentado um prejuizo real de -77,7 Milhões de Eur depois de impostos [88,4 -(221,5x0,75 para retirar o IRC)].
Mas isto é só um péssimo aspecto nas Contas do 1S2011 do BCP.
Porque outro, é a realidade da diluição fortissima dos resultados por um numero elevadissimo de acções: existem actualmente 7.207 milhões de acções, quando há 3 meses atrás havia cerca 4.967 milhões de acções. Os accionistas antigos não souberam perceber esta fortissima diluição, e deixaram que fossem sobretudo os que trocaram as obrigações perpetuas por novas acções do BCP que lhes ensinassem o óbvio: que as acções estavam a preço muito elevado face à diluição, e então os detentores das novas acções despejaram sobre o mercado as acções da troca, fazendo os antigos accionistas acordar para a realidade.
Eu disse que vendessem fortemente e rápido, BCP. E continuo a dizer, pois entendo que ainda tem cerca de 25% para descer no imediato, para baixar dos 0,24 Eur do target que calculei como justo."

devo dizer que ele aceitou em cheio no target a quando da saída de resultados do semestre.

Estou a par do imposto diferido que foi reflectido nas contas, mas não neste contexto.... que me parece estranho, no mínimo 8-) !!

Registado: 5/12/2005 21:28

por pesconde » 5/9/2011 20:47

JCS Escreveu:Pesconde, analisando o teu gráfico diria que quebrando os 0,000 tem muita margem para novos máximos. :mrgreen:

JCS
sim :mrgreen: é só vir á baila uma noticia sobre o incumprimento da Grécia :mrgreen: :mrgreen: "aquilo passa a negativo" num piscar de olhos :D

por mim o BCP já era e está a definhar de dia para dia.

Neste momento não creio que o BCP esteja a dar dinheiro ( não referindo o lado curto) :D

Também não faz o meu feitio manter posições longas e andar à procura de dividendos.

Não é para mim porque não tenho capital suficiente para tirar um bom proveito desses rebuçados.

Quando falo em retirar um bom proveito falo no exemplo do Warren Buffet que pode dar-se ao luxo de perder uns milhões num dia.
Logo vai buscar em dividendos outros milhões na altura de fazerem as contas.

Quando ele ver que não compensa saí....vencedor - porque perde numas e ganha noutras.

Veja-se esta noticia de 04.01.2008

http://economia.publico.pt/Noticia/joe- ... xa_1315596

o trecho do primeiro paragrafo:

"O PÚBLICO apurou que Joe Berardo, a família Moniz da Maia (Sogema), Manuel Fino, Pedro Teixeira Duarte e José Goes Ferreira receberam crédito da CGD para comprarem acções do BCP, o que lhes tem permitido ter uma palavra a dizer nos destinos do maior banco português."

Estão a perder ... temos pena... mas devem ter "alguns compromissos" que lhe tragam vantagens.

Eu no meu caso se fosse pedir um crédito à CGD para comprar acções do BCP, na altura era capaz de o ter conseguido, mas, se dissesse que era para ter uma posição de destaque no banco, de modo a ter algum proveito em termos de dividendo, tipo Warren Buffet, mandavam-me logo às couves.

É verdade que os pequenos investidores também têm uma palavra a dizer, mas como não estão unidos- os limites das perdas/ganhos não são as mesmas entre eles e o capital investido também difere de uns dos outros - os esforços para recuperar saem todos ao lado.

Isto para dizer que a AT não a considero uma bola de cristal, mas dá para ver alguma coisa quando não está embaciada ( movimentos errantes com ruído) e isso está acessível a todos os que têm Internet e sabem usar.

Também quanto aos movimentos dos indicadores não creio que um grande investidor quando quer comprar acções esteja preocupado o bastante para comprar posições pelos sinais do macd ou do rsi, mas o pequeno investidor ao ver esses sinais pode tirar logo algumas conclusões. Depende do tipo/perfil de investidor seja ele agressivo, conservador etc....

No caso do BCP, acho que, sejam eles investidores agressivos ou conservadores o que tinha para dar aos pequenos investidores já deu.

UM dia destes "os grandes" logo lhe vão dar o destino que merece.

Não é o short que está a dar cabo do BCP .... é o mercado.

junta-se um espelho que permite ver que não é apenas o bcp que sofre.

Nota: a "Grécia" anda por aí a dar cabo do pessoal!!! :mrgreen: :lol:
Anexos
bcp.PNG
bcp.PNG (44.01 KiB) Visualizado 3818 vezes
bes.PNG
bes.PNG (40.74 KiB) Visualizado 3804 vezes
bpi.PNG
bpi.PNG (39 KiB) Visualizado 3799 vezes
There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza

Registado: 29/10/2007 20:24

por artista_ » 5/9/2011 20:45

pc05 Escreveu:
artista Escreveu:
Onelife Escreveu:Quem não conheça a realidade e leia alguns posts do caldeirão vai achar que o BCP anda a reportar prejuízos há vários semestres consecutivos...

Só não apresenta porque não assume uma boa parte dos prejuízos que vai ter de assumir... provavelmente virão todos de uma vez, em conjunto com uma pipa de massa do estado! :(

Artista, que prejuízos são estes que o banco não assumiu e, segundo dizes, vai ter que assumir?

Já responderam, de qualquer forma assumo que não sou a pessoa mais indicada para falar do assunto. Mas as cotações estão em queda livre, as reações quase nem existem, acho difícil que aquilo que se ouve não tenha algum fundo de verdade... faltará apenas saber qual a dimensão da coisa, não me parece é possível que não haja nada de grave que venha a afectar a banca no futuro!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Quico » 5/9/2011 20:26

Eh, pá! Também não exagerem. O fooman só usou uma linguagem um bocado provocatória, mas não me pareceu que fosse com maldade nem eu me senti ofendido; também não nos vamos armar em "virgens ofendidas"... (expressão igualmente provocatória :mrgreen: )

Migluso: o supermann já deu alguns exemplos, mas se quiseres pode-se arranjar mais. :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por AxeRiver » 5/9/2011 20:23

pc05 Escreveu:
artista Escreveu:

Com grande possibilidade de estar errado, e falando assim do senso comum digo:

Todo e qualquer activo que o banco possua no seu balanço, exceptuando o Ouro, prata e afins.

Imóveis? Daqui por 2 anos vale metade do actual. Os bancos não emprestam, logo não há compradores. Com menos salário, menos poder de compra. O mercado vai inundar destes activos e vão desvalorizar imenso.

Créditos? Só se for o vencido. Andam ás aranhas com o sector imobiliário.

Depósitos? Quem o tem "à séria" não é em Portugal.

Títulos? Os da dívida Grega? Eles vão mesmo pagar?
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

por kuppka » 5/9/2011 20:21

Registado: 31/5/2009 15:22

por richardj » 5/9/2011 20:20

pc05 Escreveu:
artista Escreveu:

o mr pontes já falou disso aqui:

"Mais uma análise do Mr. Pontes:

BCP:Revi target para 0,24 Eur,e recomendei vender forte e rápido.Já incorporou parte do beneficio com venda na Grecia/Polónia,e tem todo o prejuízo para registar.E diluição por 7.207 milhões acções.

Eu mostrei elevada preocupação com os Resultados do BCP do 1S2011. O BCP utilizou o critério que, preparando-se para efectuar venda de activos (Grecia, Polónia, Roménia) com prejuízo, então avançou já no 1S2011 com o beneficio parcial que esse prejuizo lhe vai provocar: o crédito fiscal em IRC, de 221,5 Milhões de Euros, que é um ganho. Isto quer dizer que o BCP, registando já esse ganho no 1S2011, como fez, espera registar contabilisticamente prejuizos relacionados com essas vendas de activos de 221,5/taxa de IRC=221,5/0,25=886 Milhões de Euros de prejuízo.
Mas, veja-se o critério: o beneficio fiscal de 221,5 Milhões de Euros foi incluido nas contas do 1S2011 e é um ganho, mas o respectivo prejuízo que lhe está associado de cerca de 886 Milhões de Euros, ficaram para as contas dos próximos trimestres quando esses activos forem vendidos.
Com esta interpretação contabilistica, que é moralmente desprestigiante, o BCP tornou o Resultado do 1S2011 de prejuízo para lucro de 88,4 Milhões de Eur. Quando sem a antecipação, por principio desprestigiante, do crédito fiscal de operação ainda não concretizada, o BCP teria apresentado um prejuizo real de -77,7 Milhões de Eur depois de impostos [88,4 -(221,5x0,75 para retirar o IRC)].
Mas isto é só um péssimo aspecto nas Contas do 1S2011 do BCP.
Porque outro, é a realidade da diluição fortissima dos resultados por um numero elevadissimo de acções: existem actualmente 7.207 milhões de acções, quando há 3 meses atrás havia cerca 4.967 milhões de acções. Os accionistas antigos não souberam perceber esta fortissima diluição, e deixaram que fossem sobretudo os que trocaram as obrigações perpetuas por novas acções do BCP que lhes ensinassem o óbvio: que as acções estavam a preço muito elevado face à diluição, e então os detentores das novas acções despejaram sobre o mercado as acções da troca, fazendo os antigos accionistas acordar para a realidade.
Eu disse que vendessem fortemente e rápido, BCP. E continuo a dizer, pois entendo que ainda tem cerca de 25% para descer no imediato, para baixar dos 0,24 Eur do target que calculei como justo."

devo dizer que ele aceitou em cheio no target a quando da saída de resultados do semestre.
Editado pela última vez por richardj em 5/9/2011 20:21, num total de 1 vez.

Registado: 25/4/2011 22:36

por Elias » 5/9/2011 20:18

artista Escreveu:Normalmente quando há faltas de respeito elas vêm de quem deixa de ter argumentos que fundamentem a sua tese, mas é demasiado teimoso para mudar de opinião! :wink:

Eu costumo dizer: quando os argumentos se esgotam passa-se ao ataque pessoal.

Registado: 5/11/2002 12:21

por PC05 » 5/9/2011 20:10

artista Escreveu:

Registado: 5/12/2005 21:28

por artista_ » 5/9/2011 20:03

fooman Escreveu:Eu já sabia que ia dar nisto, mas gosto de ver a malta a manifestar-se, é saudável e construtivo.

Sem dúvida, sobretudo quando todas as opiniões são respeitadas... começas por faltar ao respeito a quem não pensa como tu e esperavas o quê?! de qualquer forma nem era precisa a falta de respeito, obviamenete se há muita gente que não concorda deverás ter muitas repostas que contra-argumentarão os teus argumentos, isso é que é saudável e construtivo.

Normalmente quando há faltas de respeito elas vêm de quem deixa de ter argumentos que fundamentem a sua tese, mas é demasiado teimoso para mudar de opinião! :wink:

fooman Escreveu:Desculpem lá o mau feitio, mas usei o espaço do fórum mais no sentido de ajudar a esclarecer que nem só de análise técnica vivem os mercados.

A sério?? Devias pelo menos fazer um "mea culpa" e assumir que não entraste em "jogo" da melhor forma. Se a idéia era apenas essa qual era a necessidade de atacar, os que pensam de forma diferente da tua, de uma forma tão apressada?! :roll: :roll:

É que entraste logo a "dar fruta" no adversário e a mandar vir com o árbritro!! :mrgreen: :mrgreen:

fooman Escreveu:Há aqui muita gente nos fóruns que gosta de analisar gráficos e de tentar projectar o futuro com dados do passado, usando determinadas regras.

São gajos malucos, o que é que queres?! deixa-os lá... o bom disto é que ninguém te obriga a fazer como eles! :wink:

fooman Escreveu:Receio que alguns leitores mais distraídos possam eventualmente fazer investimentos baseados nessas opiniões, que não passam disso, opiniões.

Exactamente... mas não te esqueças que uma análise aos fundamentais de um título também é apenas uma opinião, pode lá ter muitos dados que são factos mas a análise não deixa de ser uma opinião. E os dados fundamentais também mudam muitas vezes... basta ver as análises e price targets que muitos analistas fazem às cotadas, e a forma como evoluem ao longo do tempo!

fooman Escreveu:Só raramente dois analistas técnicos têm a mesma opinião, apesar de se basearem nas tais regras de análise técnica.

Não existe nenhuma regra, existem algumas premissas unanimemente aceites... eu também nunca vi duas análises aos fundamentais iguais!

fooman Escreveu: (claro que a análise "à la longue" não conta, porque maior parte das vezes ela só se vê tecnicamente no final de um período considerável de ciclos e aí a economia já deu os dados fundamentais todos mais que necessários para perceber a tendência).

Deu? estás exactamente ao contrário, quando a AT dá sinais de inversão raramente isso se nota na economia real...

Para concluir, fiquei deveras curioso em ver uma análise fundamental tua, do BCP por exemplo! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por K. » 5/9/2011 19:29

Este tópico do BCP começa a ter um nostálgico sabor às flame-wars do emerging-trade. Como tal, não resisto a participar e dar a minha actual opinião sobre o assunto.

A dificuldade desta discussão começa na própria distinção entre Análise Técnica e Análise Fundamental.

Mesmo que eu faça uma compra de algo baseada no que muitos chamam de "Fundamentais", a compra em si é sempre técnica: para entrar num negócio é necessário estudar o potencial de valorização versus a facilidade de abandonar o negócio quando as coisas não correrem de acordo com a nossa hipótese especulativa. Como é possível definir o risco e calcular potenciais perdas sem olhar para as barras?

Por outro lado, a própria análise dos Fundamentais utiliza Análise Técnica no sentido de "utilizar dados passados para fazer projecções futuras": para projectar o crescimento de uma empresa, ou de um país, é necessário conhecer uma série de indicadores que são calculados através dos dados históricos (taxas de juro, inflação, desemprego).

Para além disso, utilizar as estatísticas da Economia para antecipar os preços das acções é muito difícil. Em geral os preços das acções constituem um indicador avançado para o crescimento do PIB. Será assim mais razoável utilizar os preços das acções para antecipar as estatísticas da Economia.

Já agora, a Economia não é uma ciência (pois é impossível reproduzir artificialmente as condições que deram origem às teorias).

As abordagens de que gosto mais (e que me influenciaram mais) são as com uma componente filosófica maior e que olham para os mercados como um meio através do qual é possível obter uma compreensão mais profunda sobre o espírito humano. Por exemplo: a reflexibilidade de Soros e a Análise de Elliot de Prechter. Nenhuma destas abordagens coloca de lado nem informação técnica nem informação fundamental.

Registado: 28/5/2008 1:17

por Supermann » 5/9/2011 19:21

migluso Escreveu:
Quico Escreveu:
migluso Escreveu:Agora eu pergunto:

Haverá algum investidor ou trader a inserir ordens de milhões ou biliões, porque o macd apresenta uma divergência, o estocástico está sobrevendido ou a MM x cruzou a MM y? Não creio.

Mais que aquilo que tu pensas. :wink:

Tudo o que eu peço é um exemplo para o meu cepticismo se desvanecer. :wink:

Um dos exemplos a Abraham Trading usava o MACD como filtro.

A nivel dos triggers não existe grande coisa para inventar. ou melhor não é necessário nada de complicado. As grandes nuances estão sobretudo na construção de portfolio, alocação de posições, etc.

Outra, o John Henry usava um cruzamento de 3 médias móveis dinâmicas. Estamos a falar de alguém que é dono do Boston Red Sox e do Liverpool.

E que outro melhor senão Echardt que usava canais de Donchian apenas?

Registado: 18/12/2009 18:54

Re: Vira-se a página

por richardj » 5/9/2011 19:15

nunesvito Escreveu:
aguiarc Escreveu:parece que aqui no forum toda a gente saiu. Quem terá entrado?

Ninguém, estavas á espera de quê?
Hoje foi o dia das saidas, eu tinha a esperança que não saía, mas lá teve que ser,o STOP estava lá e foi-se.Mas amanhã é outro dia, digam lá um bom titulo para voltar a entrar.

;) JM, galp e cimpor são as que se estão a comportar melhor. pessoalmente tenho uma preferência pela JM

Registado: 25/4/2011 22:36

por migluso » 5/9/2011 18:59

Quico Escreveu:

Haverá algum investidor ou trader a inserir ordens de milhões ou biliões, porque o macd apresenta uma divergência, o estocástico está sobrevendido ou a MM x cruzou a MM y? Não creio.

Tudo o que eu peço é um exemplo para o meu cepticismo se desvanecer. :wink:
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Vira-se a página

por nunesvito » 5/9/2011 18:42

aguiarc Escreveu:parece que aqui no forum toda a gente saiu. Quem terá entrado?

Ninguém, estavas á espera de quê?
Hoje foi o dia das saidas, eu tinha a esperança que não saía, mas lá teve que ser,o STOP estava lá e foi-se.Mas amanhã é outro dia, digam lá um bom titulo para voltar a entrar.

Registado: 9/8/2011 16:30

por Quico » 5/9/2011 18:42

por migluso » 5/9/2011 18:34

Eu não pretendo defender uma ou outra análise, AF ou AT.

Eu próprio utilizo AT, se por AT se entender suportes e resistências, linhas de tendência e determinadas formações.

Agora eu pergunto:

S/R e LT têm por base o preço. Máximos e mínimos ou aberturas e fechos. E se funcionam, é porque é lá que se travam as batalhas entre a oferta e a procura.

Cumps e BN para todos.

por Blue Epsilon » 5/9/2011 18:32

Na minha modesta opinião, a análise fundamental é muito complicada, devido a inúmeras variáveis que ainda por cima são muito dinâmicas.
Por isso, sigo a análise técnica, mas sem nunca ignorar as noticias e acontecimentos do mercado.

Por exemplo, acima referi que shortei o BCP. Fi-lo devido à análise técnica. Neste caso a análise fundamental não sei que direcção dá ao BCP.
Price Targets nem vale a pena mencionar.

Registado: 29/11/2007 2:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], josehenry400, PAULOJOAO, VALHALLA e 146 visitantes