BCP - Tópico Geral
Ulisses Pereira Escreveu:Ulisses, o bruxo.

---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Elias Escreveu:fooman Escreveu:É a velha discussão entre a ciência (Fundamentais, o que existe) e a religião (AT, exotérico).
Penso que o Buffet e o Soros concordarão (e os outros todos). Penso também que deve haver mais milionários usando a religião do que a análise técnica.
fooman este post é um bocado confuso.
Primeiro escreves que a AT é uma religião.
Depois escreves que há mais milionários a usar a religião do que a AT - isto significa o quê? que vão pedir dinheiro ao Vaticano?fooman Escreveu:Mas isto é só a minha opinião. Já aprendi a respeitar as opiniões dos "alquimistas" da AT, espero que também respeitem a minha.
fooman, a partir do momento em que chamas alquimistas aos analistas técnicos e em que comparas a AT ao esoterismo, estás a mostrar tudo menos respeito. Se queres ser respeitado, começa por respeitar os outros...
Ulisses Pereira Escreveu:fooman, nem vou entrar nessa discussão. Sabes porquê? Porque enquanto tu chamas exotéricos aos analistas técnicos e cientistas aos analistas fundamentais eu respeito todos.
Mas o meu post não tinha nada a ver com isso... Tinha a ver com tu estares a dizeres que não há AT que resista. Quando vários AT, incluindo-me a mim, está bearish no BCP há anos!!! Não podia ficar calado...
Eu já sabia que ia dar nisto, mas gosto de ver a malta a manifestar-se, é saudável e construtivo.
Desculpem lá o mau feitio, mas usei o espaço do fórum mais no sentido de ajudar a esclarecer que nem só de análise técnica vivem os mercados.
Há aqui muita gente nos fóruns que gosta de analisar gráficos e de tentar projectar o futuro com dados do passado, usando determinadas regras. Receio que alguns leitores mais distraídos possam eventualmente fazer investimentos baseados nessas opiniões, que não passam disso, opiniões. Só raramente dois analistas técnicos têm a mesma opinião, apesar de se basearem nas tais regras de análise técnica. (claro que a análise "à la longue" não conta, porque maior parte das vezes ela só se vê tecnicamente no final de um período considerável de ciclos e aí a economia já deu os dados fundamentais todos mais que necessários para perceber a tendência).
- Registado: 29/11/2007 3:26
Pesconde, analisando o teu gráfico diria que quebrando os 0,000 tem muita margem para novos máximos. 

---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Re: Shortar BCP através do BCPTZ
Blue Epsilon Escreveu:A tendência do BCP continua claramente descendente.
Este dia foi uma autêntica sangria nas títulos financeiros e não só.
Por isso, hoje abri uma posição short alavancada 3x através do Certificado Commerzbank BCPTZ. Sei que a maioria dos experts utiliza CFD para shortar, mas
no Activobank não tenho acesso a esse tipo de produto. A vantagem destes certificados é não ter que possuir conta margem, uma vez que o BCPZ comporta-se como um ETF alavancado. Não entendo porque não se fala mais deste tipo de produtos.
Encontrei apenas um tópico antigo aqui no Caldeirão.
OK, desculpem este pequeno off-topic.
PS: Este é o meu primeiro post no Caldeirão. Sigo o forum ha bastante tempo, mas finalmente resolvi registar-me. Posso dizer que este é o melhor fórum sobre os mercados que já vi quer pela elevação quer pelos conhecimentos sobretudo técnicos de muitos forenses.
Blue Epsilon,
Não se fala mais desses produtos porque, para algumas pessoas, é heresia estar a falar de "shorts" e colocarem-se "contra" o BCP. Como é o teu primeiro post, tás perdoado

P.S. - prepara-te para as postas a enxovalhar-te porque entraste curto no BCP e que não és amigo da pátria e outros comentários do género... eheheh
Shortar BCP através do BCPTZ
A tendência do BCP continua claramente descendente.
Por isso, hoje abri uma posição short alavancada 3x através do Certificado Commerzbank BCPTZ. Sei que a maioria dos experts utiliza CFD para shortar, mas
no Activobank não tenho acesso a esse tipo de produto. A vantagem destes certificados é não ter que possuir conta margem, uma vez que o BCPTZ comporta-se como um ETF alavancado. Não entendo porque não se fala mais deste tipo de produtos.
PS: Este é o meu primeiro post no Caldeirão. Sigo o forum ha bastante tempo, mas finalmente resolvi registar-me. Posso dizer que este é o melhor fórum sobre os mercados que já vi quer pela elevação quer pelos conhecimentos sobretudo técnicos de muitos forenses.
no Activobank não tenho acesso a esse tipo de produto. A vantagem destes certificados é não ter que possuir conta margem, uma vez que o BCPTZ comporta-se como um ETF alavancado. Não entendo porque não se fala mais deste tipo de produtos.
fooman, nem vou entrar nessa discussão. Sabes porquê? Porque enquanto tu chamas exotéricos aos analistas técnicos e cientistas aos analistas fundamentais eu respeito todos.
Mas o meu post não tinha nada a ver com isso... Tinha a ver com tu estares a dizeres que não há AT que resista. Quando vários AT, incluindo-me a mim, está bearish no BCP há anos!!! Não podia ficar calado...
fooman Escreveu:É a velha discussão entre a ciência (Fundamentais, o que existe) e a religião (AT, exotérico).
Penso que o Buffet e o Soros concordarão (e os outros todos). Penso também que deve haver mais milionários usando a religião do que a análise técnica.
fooman este post é um bocado confuso.
Primeiro escreves que a AT é uma religião.
Depois escreves que há mais milionários a usar a religião do que a AT - isto significa o quê? que vão pedir dinheiro ao Vaticano?
fooman Escreveu:Mas isto é só a minha opinião. Já aprendi a respeitar as opiniões dos "alquimistas" da AT, espero que também respeitem a minha.
fooman, a partir do momento em que chamas alquimistas aos analistas técnicos e em que comparas a AT ao esoterismo, estás a mostrar tudo menos respeito. Se queres ser respeitado, começa por respeitar os outros...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Confissão / Raspão
K. Escreveu:O novo mínimo desfez o padrão técnico de inversão. Posição fechada, fim do "teste ao mercado".
Ja que estamos mais pro-activos a comunicar posições fechei hoje pela abertura posicao.
Tinha entrado perto do ultimo minimo e sai hoje.
Mais um "tiro de polvora seca"

COFRES
- Registado: 1/3/2011 12:05
Ulisses Pereira Escreveu:fooman, desculpa lá contradizer-te. O que há é análises técnicas que divergem umas das outras. E anáises fundamentais também.
Há quantos anos lês opiniões "bearishs" minhas sobre o BCP? E nenhuma dessas análises foi de carácter fundamental. Todas foram técnicas...
Um abraço,
Ulisses
É a velha discussão entre a ciência (Fundamentais, o que existe) e a religião (AT, exotérico).
Mas isto é só a minha opinião. Já aprendi a respeitar as opiniões dos "alquimistas" da AT, espero que também respeitem a minha.
richardj Escreveu:em caso de incumprimento da Grécia, como é feito esse incumprimento e como é feita a distribuição? ou melhor explicando:
por exemplo a Grécia no mês x tem de pagar y a credores (detentores de títulos da divida (?), títulos do tesouro(?), certificados de aforro(?) )
imaginemos que y são mil milhões. tendo a Grécia só 500 milhões como é feito o pagamento? qual é a "ordem de preferência" ? o pagamento é acordado? pode haver credores que apesar do "incumprimento" recebem a totalidade do seu dinheiro enquanto outros tem perdas maiores? ( por exemplo alguém com 20 mil euros receber os 20 mil e outro com 1 milhão receber só uma parte)
não sendo possível cumprir o calendário, toda a divida terá necessariamente de ser reescalonada ou perdoada, ou seja terá sempre de haver uma negociação com os credores, mas a minha questão era se existe algumas normas internacionais, ou acordos internacionais que estabelecem como é feito isso, quem são os primeiros a ser pagos, quais são as perdas para cada um (?)
outra pergunta, imaginemos que eu subscrevo um deposito a prazo daqueles de 3% ao ano, que andam muito na moda na CGS e no BES. imaginemos que o banco pega nesse dinheiro e mete em títulos da divida grega. é possível fazer isso? não é considerado um investimento de risco ? (partindo o pressuposto que este deposito a prazo é "garantido"). se o os gregos não pagarem o investimento todo o banco pode-me não pagar a totalidade do investimento? a minha questão tem mais haver com se os bancos misturam todo o dinheiro de depósitos mesmo sabendo que existem investimentos de vários tipos de risco e com vários tipos de garantias.
qualquer coisa de errado no meu raciocínio corrijam
Excelente post richarj... a malta devia fazer mais questões inteligentes como estas para que os habituais utilizadores do fórum ajudem a malta a perceber mais disto...
Ora, respondendo às tuas questões,
1. A dívida está geralmente repartida em dois blocos: dívida que chega à maturidade (e tem que ser adquirida pelo emitente) e o chamado cupão (juro) da dívida existente (assim como o último cupão da dívida que chega à maturidade nesse mês). Se falhar o pagamento de 1 cêntimo que seja, até às datas estipuladas como oficiais (data de liquidação), entra em incumprimento.
2. No caso em análise, se a Grécia tem x para pagar (soma da dívida que matura e os cupões a pagar) não há preferência. Ou paga a todos ou não paga a ninguém. No caso de incumprimento, terá que ser negociada a dívida e será paga consoante o montante disponível (imagine que o total do dinheiro só dá para pagar 10% do montante disponível, logo, TODOS vão receber só 10%)
3. Sim, há normas internacionais para o rescalonamento / renegociação / etc, geralmente orientadas pelo BIS (Bank of International Settlements);
4. À partida, o seu depósito a prazo estará protegido pelo sistema de indemnização de depósitos. Informe-se junto do banco ANTES de qualquer operação. Se tiver dúvidas, pergunte à CMVM.
Sim, o banco vai pegar nesse dinheiro - que é o que eles têm feito - e vai investir. Não quer dizer que compre dívida grega, mas podem investir e ter uma perda. Em momento nenhum essa perda deve ser atribuida a si, só em caso grave de falência do banco em que, no caso do depósito não estar protegido pelo referido sistema de garantia de depósito, o aforrador pode eventualmente perder as suas poupanças (ver na internet o caso da Caixa Económica Faialense).
fooman Escreveu:K. Escreveu:O novo mínimo desfez o padrão técnico de inversão. Posição fechada, fim do "teste ao mercado".
Mais uma prova que não há análise técnica - nem bruxedo - que bata os fundamentais (e o inside trading).
Que analise técnica e que fundamentais?! (..."inside trading" é outra conversa.)
A MINHA "análise técnica" bate de certeza os MEUS "fundamentais" (e de que maneira).
Com "fundamentais" obtidos em "conversa de café" não se vai longe! E os "fundamentais" do "inside trading" não andam pelas "conversas de café".

Mas se acha que ir atrás da tendência não é AT...

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
JCS Escreveu:asrael Escreveu:.
Ai meu querido BCP.............
O mercado não quer saber o quanto adoras o BCP. As emoções são as maiores inimigas do trading. Perde-se o discernimento por completo.
JCS
É verdade que tenho um "carinho" especial pelo BCP. Isto porque foi o meu primeiro"amor" tirando um pequeno "romance" à muito tempo com a CGD, mas não é por esse facto que me vou agarrar às acções do mesmo. Uma coisa é gostar da marca BCP, outra é perder dinheiro por "amor" à marca BCP.
Melhores dias virão, assim espero.
Nunca digas nunca.
Abraço
Abraço
em caso de incumprimento da Grécia, como é feito esse incumprimento e como é feita a distribuição? ou melhor explicando:
por exemplo a Grécia no mês x tem de pagar y a credores (detentores de títulos da divida (?), títulos do tesouro(?), certificados de aforro(?) )
imaginemos que y são mil milhões. tendo a Grécia só 500 milhões como é feito o pagamento? qual é a "ordem de preferência" ? o pagamento é acordado? pode haver credores que apesar do "incumprimento" recebem a totalidade do seu dinheiro enquanto outros tem perdas maiores? ( por exemplo alguém com 20 mil euros receber os 20 mil e outro com 1 milhão receber só uma parte)
não sendo possível cumprir o calendário, toda a divida terá necessariamente de ser reescalonada ou perdoada, ou seja terá sempre de haver uma negociação com os credores, mas a minha questão era se existe algumas normas internacionais, ou acordos internacionais que estabelecem como é feito isso, quem são os primeiros a ser pagos, quais são as perdas para cada um (?)
outra pergunta, imaginemos que eu subscrevo um deposito a prazo daqueles de 3% ao ano, que andam muito na moda na CGS e no BES. imaginemos que o banco pega nesse dinheiro e mete em títulos da divida grega. é possível fazer isso? não é considerado um investimento de risco ? (partindo o pressuposto que este deposito a prazo é "garantido"). se o os gregos não pagarem o investimento todo o banco pode-me não pagar a totalidade do investimento? a minha questão tem mais haver com se os bancos misturam todo o dinheiro de depósitos mesmo sabendo que existem investimentos de vários tipos de risco e com vários tipos de garantias.

Parece que os 0.25 ficaram definitivamente para trás... sinceramente não parece ter suporte à vista, acho extremamente arriscado ter posições longas no BCP, embora compreenda o quanto dramático possa ser para quem as tem desde preços distantes, sobretudo com posições relativamente grandes!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
asrael Escreveu:.
Ai meu querido BCP.............
O mercado não quer saber o quanto adoras o BCP. As emoções são as maiores inimigas do trading. Perde-se o discernimento por completo.
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot], josehenry400, PAULOJOAO e 118 visitantes