Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nunesvito » 31/8/2011 11:57

Que calmaria!Para cima ou para baixo, os cartuxos ficaram na cartuxeira.Haja calma.Tenho curiosidade,mas tambem sei que não a consigo satisfazer,quantos dos que aqui passam não têm posição no BCP? Eu tenho,e estou entalado.Bem entalado.

Registado: 9/8/2011 16:30

Aviar cartuxo

por Fiscalista » 31/8/2011 1:03

Isto bem vistas as coisas pode-se aviar cartuxo para baixo (os sacanas dos gajos que compram put's) e pode-se aviar cartuxo para cima. O importante é a cartucheira estar funcional na hora H, senão entra em cena a ''figura de urso''. :mrgreen:

Registado: 12/8/2011 15:34

Re: Artista

por artista_ » 30/8/2011 23:33

Fiscalista Escreveu:Ainda não sabes da novidade??? Está a formar-se uma figura sacra da análise técnica ---- round bottom (rabo arredondado). A partir de agora é sempre a aviar cartuxo.

"aviar cartuxo" suponho que seja para baixo... a não ser que os tiros não acertem no "passarinho"! :mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: Artista

por Coentral_City » 30/8/2011 23:32

Fiscalista Escreveu:Ainda não sabes da novidade??? Está a formar-se uma figura sacra da análise técnica ---- round bottom (rabo arredondado). A partir de agora é sempre a aviar cartuxo.

Vai abrir a caça aos patossS????? Alguém tem ai o calendário a mao?

Quem resolver tentar apanhar algum daqueles que vem em descida tipo cami-case tem que se preparar para lhe mandar um tiro, antes de ele lhe bater na cara!

BONS SONHOS!

Registado: 18/8/2011 17:58

Artista

por Fiscalista » 30/8/2011 23:04

Ainda não sabes da novidade??? Está a formar-se uma figura sacra da análise técnica ---- round bottom (rabo arredondado). A partir de agora é sempre a aviar cartuxo.

por artista_ » 30/8/2011 23:02

Estive uns dias de férias e voltei com o BCP mais ou menos na mesma... o que é positivo, não cair já é muito bom! :lol:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

Re: Fusão entre BCP e BPI

por artista_ » 30/8/2011 23:01

LBCF744674 Escreveu:Fusão entre BCP e BPI faz muito mais sentido agora do que nunca"

Chegou o tempo dos bancos portugueses pensarem em consolidações.

os bancos portugueses "vão eventualmente considerar a consolidação como fonte de crescimento" dado se perspectivar uma recessão ao mesmo tempo que os níveis de capital das instituições se apresentam baixos.

Acredito que uma fusão entre BCP e BPI tem maior sentido estratégico agora do alguma vez teve ao longo dos últimos anos", os bancos já tentaram, por duas vezes, esta operação e ambas falharam.

a fusão entre estes dois bancos portugueses geraria, só em custos, sinergias muito importantes, os accionistas do BCP e do BPI aceitariam este negócio. "O apoio dos accionistas seria essencial, mas acredito que tanto a La Caixa (tem 30% do BPI) como a Sonangol (tem 10% do BCP) aceitariam esta fusão.

Acho que neste momento só o BCP quereria a fusão... o BPI já tem problemas que cheguem, não precisa de mais um! :mrgreen: :mrgreen:

Fusão entre BCP e BPI

por LucianoFreitas » 30/8/2011 21:13

Fusão entre BCP e BPI faz muito mais sentido agora do que nunca"

Chegou o tempo dos bancos portugueses pensarem em consolidações.

os bancos portugueses "vão eventualmente considerar a consolidação como fonte de crescimento" dado se perspectivar uma recessão ao mesmo tempo que os níveis de capital das instituições se apresentam baixos.

Acredito que uma fusão entre BCP e BPI tem maior sentido estratégico agora do alguma vez teve ao longo dos últimos anos", os bancos já tentaram, por duas vezes, esta operação e ambas falharam.

a fusão entre estes dois bancos portugueses geraria, só em custos, sinergias muito importantes, os accionistas do BCP e do BPI aceitariam este negócio. "O apoio dos accionistas seria essencial, mas acredito que tanto a La Caixa (tem 30% do BPI) como a Sonangol (tem 10% do BCP) aceitariam esta fusão.

Registado: 29/11/2007 9:38

por Seaman » 30/8/2011 21:11

fooman Escreveu:Seaman

Não vou tomar a mesma atitude provocatória de te fazer um "desenho", até porque não faço ideia com quem estou a falar - aconselho-te, para a próxima, fazeres o mesmo - um bocadinho de respeito pelo "outro" nunca fez mal a ninguém.

Se calhar percebi mal o post mais antigo com o gráfico. Fiquei, na altura, com a sensação de colagem do BCP com outros bancos, numa tentativa de "aligeirar" a posição desconfortável do banco. Compreendo agora que não era isso que deveria ter percebido e humildemente reconheço o mal-entendido.

"fooman"

o meu pedido de desculpa pelo "tom" inicial do post, foi apenas um reflexo imediato da agressividade do teu post comentando a "genialidade" (que era por não teres lido os posts antigos)...

tudo ok
.

:wink:

Registado: 4/4/2009 0:57

por MarcoAntonio » 30/8/2011 21:02

Rural 1 Escreveu:Eu não sou um homem de certezas, mas tenho um dicionário de verbos em papel e acesso à Internet. Fazendo consultas chego à conclusão ( sem certezas) de que a forma do verbo haver usada pelo Ulisses estava certa.

Rural, naquele caso concreto não se utiliza o plural pelo que existia ali um lapso linguístico (o que de resto o Ulisses não teve qualquer problema em reconhecer).

O verbo "haver" tem plural, porém, que se utiliza em várias circunstâncias e conforme já explicado, pelo que a afirmação do plajul estava incorrecta também.

PS: eu farto-me de dar pontapés na língua portuguesa aqui no forum aqui e ali. Volta e meia vou atrás e edito e corrijo quando reparo e são muito flagrantes mas enfim, este é um espaço onde as pessoas tendem a escrever de forma descontraída e informal e devemos ter isso em conta quando lemos os posts dos outros.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Rural 1 » 30/8/2011 20:49

Desculpem, mas não posso deixar de escrever sobre o que foi dito atrás sobre a língua portuguesa pelo Sr Plajul que para emendar o Ulisses, que tinha escrito " para haverem sinais de inversão da tendência " escreveu o seguinte:

"O verbo haver não tem plural. Aqui tenho eu a certeza!!!"

Eu não sou um homem de certezas, mas tenho um dicionário de verbos em papel e acesso à Internet. Fazendo consultas chego à conclusão ( sem certezas) de que a forma do verbo haver usada pelo Ulisses estava certa.

Aqui vai um link para consultarem a conjugação do verbo "haver":
http://www.conjuga-me.net/verbo-haver

Registado: 29/11/2007 13:01

por fooman » 30/8/2011 16:41

Seaman Escreveu:Olá "fooman",

Pelo teu post ficou claro que não percebeste nada da mensagem que foi transmitida com os meus gráficos comparativos entre o BCP e alguns Bancos Europeus.

Para ti, com a melhor das boas vontades, vou fazer um "desenho":

i) O que os gráficos mostram é uma evolução das acções do BCP muito semelhante à dos outros Bancos

ii) Se e evolução temporal das cotações é tão semelhante (no caso extremo do Commerzbank é mesmo quase uma cópia perfeita) então deve haver muito em comum com os dois bancos

iii) como os administradores, accionistas tipo (Joe Berardo e outros) não são os mesmos (entre os 2 bancos) então todos os posts deste tópico que procuram "deitar abaixo o BCP" baseados no desempenho dos seus administradores, problemas internos, etc, deixam de fazer sentido. Percebes, ao menos, esta parte?

iv) em lado nenhum dos meus posts afirmei que a situação do BCP está melhor com estas comparações, que é normal, etc. Não é isso que está em causa mas que há fortes indícios (pelos gráficos comparativos) que a situação do BCP pode ter origem em factores intrinsecos do sector bancário e mais especificamente do segmento de mercado onde opera

Especialmente para ti cá volta o gráfico (já actualizado) 8-)

Seaman

Não vou tomar a mesma atitude provocatória de te fazer um "desenho", até porque não faço ideia com quem estou a falar - aconselho-te, para a próxima, fazeres o mesmo - um bocadinho de respeito pelo "outro" nunca fez mal a ninguém.

Se calhar percebi mal o post mais antigo com o gráfico. Fiquei, na altura, com a sensação de colagem do BCP com outros bancos, numa tentativa de "aligeirar" a posição desconfortável do banco. Compreendo agora que não era isso que deveria ter percebido e humildemente reconheço o mal-entendido.

É que há uma semelhança fundamental entre estes dois bancos, mas uma diferença de pormenor.

O Commerzbank já é detido a 25% pelo governo federal e tem sido injectado com capital fresco cada vez que necessita. Quer isto dizer que, a continuar a sangria, o estado federal terá que injectar mais e mais dinheiro até "limpar" com as posições de todos os outros accionistas, ou seja, a cotação passará a valer zero.

O BCP... poderá ir pelo mesmo caminho. Esta é a semelhança fundamental. A diferença de pormenor é que ainda não houve injecção de capital público.

Ou seja, há razões mais que suficientes para o Commerzbank cair, mas - supostamente - não há razões para o BCP cair... a menos que o "mercado" já ande a antecipar o que ainda há-de vir.

Registado: 29/11/2007 3:26

por EuroVerde » 30/8/2011 15:29

Coentral_City Escreveu:Está a testar os .251-.253.....................
Ai se ela caiiiiiiiiiii!

Ben Graham dizia que pode ser muito lucrativo comprar empresas quase falidas.

O que temos de entender é se o negocio da banca é ou não proveitoso para o futuro em geral, ou se há neste momento algo particular e de excepção no BCP.

Dia 25Ago foi revelado que Buffett comprou Bank of America que tinha sido nacionalizado parcialmente em 2008 aquando da falência do LB. Após Buffett investir, foi revelado que o banco alienar parte da participação na Asia.

BCP vai alienar também na Grécia e Polonia.
A venda te tais activos são capitalizar o banco a curto prazo, mas será que isso é suficiente para começar a ser selectivo e activos de geito encontrar por forma a que não sofra perdas?

Registado: 29/11/2007 11:19

por Coentral_City » 30/8/2011 15:22

Está a testar os .251-.253.....................
Ai se ela caiiiiiiiiiii!

Registado: 18/8/2011 17:58

por Seaman » 30/8/2011 13:09

Olá "fooman",

Pelo teu post ficou claro que não percebeste nada da mensagem que foi transmitida com os meus gráficos comparativos entre o BCP e alguns Bancos Europeus.

Para ti, com a melhor das boas vontades, vou fazer um "desenho":

i) O que os gráficos mostram é uma evolução das acções do BCP muito semelhante à dos outros Bancos

ii) Se e evolução temporal das cotações é tão semelhante (no caso extremo do Commerzbank é mesmo quase uma cópia perfeita) então deve haver muito em comum com os dois bancos

iii) como os administradores, accionistas tipo (Joe Berardo e outros) não são os mesmos (entre os 2 bancos) então todos os posts deste tópico que procuram "deitar abaixo o BCP" baseados no desempenho dos seus administradores, problemas internos, etc, deixam de fazer sentido. Percebes, ao menos, esta parte?

iv) em lado nenhum dos meus posts afirmei que a situação do BCP está melhor com estas comparações, que é normal, etc. Não é isso que está em causa mas que há fortes indícios (pelos gráficos comparativos) que a situação do BCP pode ter origem em factores intrinsecos do sector bancário e mais especificamente do segmento de mercado onde opera

Especialmente para ti cá volta o gráfico (já actualizado) 8-)
Anexos
bcp vs cbk 30082011.JPG
bcp vs cbk 30082011.JPG (100.98 KiB) Visualizado 2834 vezes

Registado: 4/4/2009 0:57

por fooman » 30/8/2011 12:37

Elias Escreveu:
fooman Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
fooman Escreveu:Basta a malta ter acesso a outra praça qualquer que o Euronext Lisboa deixa logo de ser interessante.

Quantas formas diferentes queres que enuncie do pk do Psi 20 ser desinteressante? a liquidez? a gigante quantidade de títulos? a falta crónica de ETF's? Amigo, nem sequer a Europa é grande coisa em termos de evolução financeira... Se queres que te diga "mas isto vai provando a qualidade dos investidores da bolsa portuguesa" deveria ser mais "mas isto vai provando a qualidade da bolsa portuguesa"!!

VirtuaGod,

Vejo que estás de acordo comigo. Só te citei (e ao Ulisses) para que as pessoas percebam que os mais ilustres comentadores deste fórum não têm qualquer interesse no Euronext Lisbon (e provavelmente no país, a não ser para férias) e que facilmente "saltam" para outras paragens.

Isto (entre outras coisas, como é óbvio) demonstra a qualidade dos investidores em Portugal.

fooman,

Das tuas palavras depreendo que consideras que a qualidade dos investidores em Portugal se afere pelo facto de investirem ou não no Euronext Lisbon.

Eu tenho uma visão bastante diferente: considero que a qualidade dos investidores se mede pela sua capacidade de detectar oportunidades de investimento, sejam elas em Portugal, na Holanda, nas ilhas gregas ou na cochinchina.

Boa, correcto... era aqui que eu queria chegar... (obrigado Elias) até porque este tópico é do BCP!

Portanto, tendo em conta os últimos posts, quem é que ainda acha que o BCP é comparável com outros bancos europeus???? Vi num post passado alguém que teve a "genialidade" de postar um gráfico do BCP e do Commerzbank e ainda teve a ousadia de dizer que o que se passava no BCP era "normal" tendo em conta o que se passava nos outros bancos por aí...

por Elias » 30/8/2011 12:26

fooman Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
fooman Escreveu:Basta a malta ter acesso a outra praça qualquer que o Euronext Lisboa deixa logo de ser interessante.

Quantas formas diferentes queres que enuncie do pk do Psi 20 ser desinteressante? a liquidez? a gigante quantidade de títulos? a falta crónica de ETF's? Amigo, nem sequer a Europa é grande coisa em termos de evolução financeira... Se queres que te diga "mas isto vai provando a qualidade dos investidores da bolsa portuguesa" deveria ser mais "mas isto vai provando a qualidade da bolsa portuguesa"!!

VirtuaGod,

Vejo que estás de acordo comigo. Só te citei (e ao Ulisses) para que as pessoas percebam que os mais ilustres comentadores deste fórum não têm qualquer interesse no Euronext Lisbon (e provavelmente no país, a não ser para férias) e que facilmente "saltam" para outras paragens.

Isto (entre outras coisas, como é óbvio) demonstra a qualidade dos investidores em Portugal.

fooman,

Das tuas palavras depreendo que consideras que a qualidade dos investidores em Portugal se afere pelo facto de investirem ou não no Euronext Lisbon.

Eu tenho uma visão bastante diferente: considero que a qualidade dos investidores se mede pela sua capacidade de detectar oportunidades de investimento, sejam elas em Portugal, na Holanda, nas ilhas gregas ou na cochinchina.

Registado: 5/11/2002 12:21

por fooman » 30/8/2011 12:23

VirtuaGod Escreveu:

VirtuaGod,

É o fim

por Fiscalista » 30/8/2011 12:22

''Acabou a esperança... O BCP está falido.''

Sr Santos (taxi driver), ontem enquanto se comia uns caracóis em est ágio para o jogo do glorioso.

por pa@chipline.net » 30/8/2011 10:55

A menina não tem maneira de se manter em pé!

Registado: 2/4/2008 18:57

por plajul » 30/8/2011 10:16

Ulisses Pereira Escreveu:Cao plajul,

Se há coisa que me irrita é mau português. E raramente dou erros. Mas, nesse post escrito à pressa (basta atentar aos vários sinais fora do sítio nesse post), escrevi essa frase gramaticalmente incorrecta.

Quanto ao resto, dizer que eu não tenho estado pessimista no BES ou na Sonae é não acompanhar os meus comentários. Se calhar (forma eufemística de dizer "de certeza"), o facto do BCP ser falado no fórum 20 ou 30 vezes mais do que as outras acções que referiu é capaz de ser a razão que me vê a dizer "tão mal" do BCP.

Felizmente que tenho dito "tão mal" do BCP. Tal como o K. referiu, depois deste descalabro do BCP nos últimos anos, ter tido esta opinião, fez com que as minhas análises não pudessem ser mais certeiras. E felizmente que, de entre os mails que recebo, muitos são a dizer que foram essas opiniões que os salvaram dessa "hecatombe".

Felizmente que não negoceio em Portugal. Se calhar, é por isso que tenho mantido uma visão tão clarividente e imparcial do nosso mercado.

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses, obrigado pela sua educação,sensatez e compreensão.
Um abraço e felicidades para si.

Registado: 28/4/2009 23:05

por VirtuaGod » 30/8/2011 10:12

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por fooman » 30/8/2011 6:59

Ulisses Pereira Escreveu:
Felizmente que não negoceio em Portugal.

AutoMech Escreveu:
Eu não negoceio na bolsa Portuguesa,

É só postas... grande moral :)

Cada um aplica o dinheiro onde quer, mas isto vai provando a qualidade dos investidores da bolsa portuguesa. Basta a malta ter acesso a outra praça qualquer que o Euronext Lisboa deixa logo de ser interessante.

Querem mais razões para a queda do BCP (e das outras todas)?

ad

por Automech » 30/8/2011 2:22

Eu não negoceio na bolsa Portuguesa, mas confesso que tenho acompanhado este fenómeno do BCP com curiosidade. Hoje resolvi trazer 2 gráficos semanais. Um desde 1988 e outro com os últimos 4 anos (a escala logarítmica é só para dramatizar o efeito visual).

Dois gráficos, sem indicadores, sem LTs, pura e simplesmente só o preço. No caso do BCP uma imagem vale por mil palavras.

Eu fico pasmado como é que alguém pode querer adivinhar um fundo aqui ou vê outra coisa que não seja, para já, uma mera potencial vela verde semanal, igual a tantas outras que já ocorreram ao longo desta tremenda descida.
Anexos
BCP Semanal 1.png
BCP Semanal 1.png (43.84 KiB) Visualizado 3689 vezes
BCP Semanal.png
BCP Semanal.png (61.64 KiB) Visualizado 3701 vezes
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

Tópico do BCP

por Fiscalista » 30/8/2011 2:14

Isto agora descambou para momentos ''edite estrela''... assim o BCP não se safa :mrgreen:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, Bing [Bot], Burbano, Dragon56, Google Adsense [Bot], Goya777, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MiamiBlue, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, PMP69, trilhos2006 e 355 visitantes