Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JJCC » 30/8/2011 1:36

Isto é do melhor!!! :roll:

Registado: 13/9/2007 23:29

por Automech » 30/8/2011 1:26

VirtuaGod Escreveu:Há mais de 20 anos que pensava que sim :shock: Até me parece mal agora. :mrgreen: :mrgreen:

É por isso que não és prémio Nobel da literatura VirtuaGod. Vai lá ver a pontuação do Saramago e depois logo me dizes se ele não chumbava imediatamente com essa tua professora (e com o meu também!). :lol:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por VirtuaGod » 30/8/2011 1:12

MarcoAntonio Escreveu:
Não é "proibido" fazê-lo...

:wink:

Há mais de 20 anos que pensava que sim :shock: Até me parece mal agora. :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por MarcoAntonio » 30/8/2011 1:05

VirtuaGod Escreveu:Aprendi na primária que não se começa frases com "E". Mudou?? :mrgreen: :mrgreen:

Essa professora é (era) demasiado rígida.

As conjunções têm a finalidade gramatical de unir orações numa única frase.

Mas, como estou agora mesmo a fazer com o "mas"(!), pode-se iniciar uma frase com uma conjunção por mera questão estilística ou com determinado objectivo extra informativo, por exemplo porque se pretende que a frase tenha especial impacto.

Não é "proibido" fazê-lo...

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 30/8/2011 1:02

Aqui não dou a mão à palmatória. Gosto de escrever com muitos pontos finais e começar frases com E. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por VirtuaGod » 30/8/2011 0:54

Ulisses Pereira Escreveu:Se há coisa que me irrita é mau português. E raramente dou erros.

Aprendi na primária que não se começa frases com "E". Mudou?? :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 30/8/2011 0:53

Ulisses Pereira Escreveu:Mas isto é lindo... A maior parte dos analistas têm estado optimistas no BCP com grandes "Price targets" nos útimos 3 anos. Eu que tenho estado do lado certo, sou criticado por isso. :roll:

Li uma vez um comentário de um profissional das finanças que me deixou intrigado na altura mas vou cada vez mais compreendendo. Era algo do género "Nesta indústria mais vale estar errado como os outros do que certo sozinho"... Estar certo ou errado nunca trouxe reconhecimento das massas, estar BULL trás. Se o mercado sobe, o bull é o maior, se o mercado desce o bears são uns F***** d* p*** especuladores! Os bull têm sempre compreensão das pessoas, afinal ng espera que ganhes $ quando os mercados descem LOL

por Ulisses Pereira » 30/8/2011 0:30

Cao plajul,

Se há coisa que me irrita é mau português. E raramente dou erros. Mas, nesse post escrito à pressa (basta atentar aos vários sinais fora do sítio nesse post), escrevi essa frase gramaticalmente incorrecta.

Quanto ao resto, dizer que eu não tenho estado pessimista no BES ou na Sonae é não acompanhar os meus comentários. Se calhar (forma eufemística de dizer "de certeza"), o facto do BCP ser falado no fórum 20 ou 30 vezes mais do que as outras acções que referiu é capaz de ser a razão que me vê a dizer "tão mal" do BCP.

Felizmente que tenho dito "tão mal" do BCP. Tal como o K. referiu, depois deste descalabro do BCP nos últimos anos, ter tido esta opinião, fez com que as minhas análises não pudessem ser mais certeiras. E felizmente que, de entre os mails que recebo, muitos são a dizer que foram essas opiniões que os salvaram dessa "hecatombe".

Felizmente que não negoceio em Portugal. Se calhar, é por isso que tenho mantido uma visão tão clarividente e imparcial do nosso mercado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 30/8/2011 0:27

aguiarc Escreveu:O racional nem sempre é consensual.

O racional "nunca" é consensual: afinal para uma transacção ocorrer terá de estar um comprador de um lado e um vendedor do outro.

O que eu te estava a assinalar é que os títulos que referiste não se apresentavam necessariamente como se nos apresenta o BCP, o que é importante considerar igualmente nessa avaliação retrospectiva dos trades, como é óbvio.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por aguiarc » 30/8/2011 0:12

MarcoAntonio Escreveu:Bom, mas pegando nesses casos e olhando por exemplo para a tua referência à JMT, seguramente que o racional que esteve por detrás de uma compra de JMT não foi o mesmo que o racional por detrás de uma compra do BCP agora ou ao longo dos últimos meses (ou por outra, seguramente que não estavas a ver a mesma coisa, portanto a motivação não foi exactamente a mesma).

O racional nem sempre é consensual. Se eu me guiasse pela lista dos price targets das diversas cotadas apresentada pelo JdN (porque não?), o BCP aparece com um potencial de mais de 100%. Não poderá ser uma razão para ponderar entrar numa cotada?

Registado: 20/2/2007 9:33

por richardj » 29/8/2011 23:45

plajul Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Flecha, um dia quem entrar curto vai perder dinheiro quando a tendência inverter. Mas quem andou a entrar curto no BCP nos últimos anos, tem ganho muito dinheiro. O dinheiro suficiente para quando levar com a inversão de tendência em cima, isso serem apenas alguns arranahões.

Mas para haverem sinais claros de inversão de tend^ncia vão ser precisos alguns meses de subida no BCP.

Mas para quê tentar adivinhar o fundo como tantos o tentaram fazer nos últimos anos?

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses!
Eu sou apenas um mero curioso em matéria de ações, e o sr., sendo um profissional deste ramo terá com certeza uma razão mais válida sobre o diagnóstico do futuro do BCP.
Mas!!!! por exemplo, "SONAE SGPS, BES, BCP, etc......" caíram nos últimos 4 meses tanto como o BCP e nunca li uma opinião sua tão derrotista em relação aos títulos que estão com o mesmo desempenho que o BCP.
Quero-lhe dizer mais duas coisas.
- Sou curioso em ações, tendo tido ainda ações do BANCO PORTUGUÊS DO ATLÂNTICO que foi aglutinado pelo BCP. Já lá vão uns anos !!!
De tantos anos de curioso tenho visto muita coisa anormal a nível de corretoras.
- Desculpe ter de o corrigir.O verbo haver não tem plural. Aqui tenho eu a certeza!!!!!
Um abraço de um homem com 54 anos.

o bes este ano caiu 21% e o bcp 52% não é bem a mesma coisa...

http://www.euronext.com/trader/indicesc ... ectedMep=5

e se fores ver desde abril que foi quando começou a derrocada no geral concluis que o bes caiu +- 25% e o bcp 57%

Registado: 25/4/2011 22:36

por Las_Vegas » 29/8/2011 23:13

plajul Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Flecha, um dia quem entrar curto vai perder dinheiro quando a tendência inverter. Mas quem andou a entrar curto no BCP nos últimos anos, tem ganho muito dinheiro. O dinheiro suficiente para quando levar com a inversão de tendência em cima, isso serem apenas alguns arranahões.

Mas para haverem sinais claros de inversão de tend^ncia vão ser precisos alguns meses de subida no BCP.

Mas para quê tentar adivinhar o fundo como tantos o tentaram fazer nos últimos anos?

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses!
Eu sou apenas um mero curioso em matéria de ações, e o sr., sendo um profissional deste ramo terá com certeza uma razão mais válida sobre o diagnóstico do futuro do BCP.
Mas!!!! por exemplo, "SONAE SGPS, BES, BCP, etc......" caíram nos últimos 4 meses tanto como o BCP e nunca li uma opinião sua tão derrotista em relação aos títulos que estão com o mesmo desempenho que o BCP.
- Sou curioso em ações, tendo tido ainda ações do BANCO PORTUGUÊS DO ATLÂNTICO que foi aglutinado pelo BCP. Já lá vão uns anos !!!
De tantos anos de curioso tenho visto muita coisa anormal a nível de corretoras.
- Desculpe ter de o corrigir.O verbo haver não tem plural. Aqui tenho eu a certeza!!!!!

É pena que passados esses anos todos como curioso em acções não perceba a tremenda injustiça das suas palavras.

Registado: 4/11/2002 23:12

por MarcoAntonio » 29/8/2011 23:07

Bom, mas pegando nesses casos e olhando por exemplo para a tua referência à JMT, seguramente que o racional que esteve por detrás de uma compra de JMT não foi o mesmo que o racional por detrás de uma compra do BCP agora ou ao longo dos últimos meses (ou por outra, seguramente que não estavas a ver a mesma coisa, portanto a motivação não foi exactamente a mesma).
Imagem

Administrador Fórum

por aguiarc » 29/8/2011 23:02

MarcoAntonio Escreveu:
aguiarc Escreveu:Eu tenho uma experiência diferente dos restantes utilizadores do forum.
As vezes que mais ganhei foram as vezes em que mais estive a perder.

Para lá dos problemas de sampling (de um universo de quantos negócios estás a falar?) isto pode ser simplesmente um reflexo da volatilidade/risco...

Naturalmente, os títulos mais voláteis são os que têm um potencial de ganho/perda maior e é natural que os ganhos individuais mais expressivos venham de títulos que tenham algures ao longo do trade/investimento colocado em situações de perda mais significativas.

Não significa de todo que "compense" apostar em títulos que nos geram maiores perdas: uma coisa é a análise retrospectiva em que vais "seleccionar" os trades de sucesso nos quais "pelo meio" passaste por situações de perda, outra é investires num trade sem esse conhecimento prévio e estando sujeito aos mais diversos resultados possíveis.

Basta de resto pensares no seguinte: os investidores que vão à falência vão-no igualmente à custa de investimentos que algures a meio dos mesmos já eram as suas maiores perdas de sempre e jamais se tornaram em ganho depois disso!

Não estava, naturalmente, a querer dizer que é bom estar a perder ou que sempre que se está perder se poderá vir a ganhar.

Estava simplesmente a partilhar a minha experiência. De facto, olhando para trás, fiz dois ou três grandes negócios (lembro-me da JMT em 2008 e SONI em 2009), com ganhos bastante superiores a todos as restantes investimentos em bolsa. No entanto estive a perder bastante com estes negócios.

É apenas interessante perceber que talvez tenha sido a perda avultada que me fez dar o tempo necessário à acção para subir.
Quando entro numa acção numa circunstância normal o receio de perder pequenos ganhos faz-me realizar mais-valias e, muitas vezes, fragmentar um percurso de ganhos que poderia ser muito mais significativo.

Claro que não recomendo contrariar tendências (o que é isso? :lol: ) nem entrar em acções em falência.

por MarcoAntonio » 29/8/2011 23:00

Portanto, como podes constatar pelo texto que colocaste e conforme já te tinha explicado de forma sucinta, o verbo haver tem plural.

:lol:
Imagem

Administrador Fórum

por plajul » 29/8/2011 22:57

StochasticOscilator Escreveu:
plajul Escreveu:- Desculpe ter de o corrigir.O verbo haver não tem plural.
:shock:
:wall:

http://www.priberam.pt/dlpo/Conjugar.aspx?pal=haver

“O Verbo Haver
O verbo haver não tem somente o sentido de existir. Tem também o de ocorrer (caso em que também é impessoal): “Houve três acidentes em Camaçari”; o de obter, conseguir: “Ele espera haver o perdão do filho”; o de considerar, julgar, entender: “O árbitro houve por bem suspender a partida”; o de sair-se, comportar-se: “Ele se houve bem no concurso para juiz”. Pode ainda funcionar como auxiliar, na formação de tempos compostos: “Ela não havia feito o trabalho”.A forma houveram surge quando se emprega haver com qualquer sentido que não seja o de existir, ocorrer ou fazer (na indicação de fatos ligados ao tempo, fenômenos da natureza etc.): “Os sem-terras houveram do juiz a liminar”, / “Os funcionários houveram-se por bem encerrar a greve”, / “Os devedores houveram de me pagar”. Quando tem o sentido de existir, o verbo haver é impessoal, isto é, não tem sujeito e fica sempre na terceira pessoa do singular, em qualquer tempo ou modo. Assim, se dissermos: “Houve muitos festejos em louvar a São João”, houve é a terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Note que o correto é: “Houve muitos festejos juninos

Registado: 28/4/2009 23:05

por ruisebas » 29/8/2011 22:45

plajul Escreveu:- Desculpe ter de o corrigir.O verbo haver não tem plural.
:shock:
:wall:

http://www.priberam.pt/dlpo/Conjugar.aspx?pal=haver
"When all the experts and forecasts agree – something else is going to happen." - Bob Farrell’s

Registado: 6/12/2008 1:58

por MarcoAntonio » 29/8/2011 22:41

plajul Escreveu:O verbo haver não tem plural.

O verbo haver tem plural.

O que acontece é a não utilização em todas as suas conjugações/aplicações pois o verbo haver quando utilizado no sentido de "ter" é conjugado no plural nas respectivas situações como por exemplo na frase: "eles haviam corrido léguas para lá chegar".

Não se utiliza o plural quando a sua utilização é impessoal e é utilizado no sentido (como sinónimo de) existir, como por exemplo "hoje há alheiras".

Já agora, aqui fica a conjungação do verbo haver no presente:

Eu hei
Tu hás
Ele há
Nós havemos
Vós haveis
Eles hão
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 29/8/2011 22:47, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 29/8/2011 22:35

aguiarc Escreveu:Eu tenho uma experiência diferente dos restantes utilizadores do forum.

Para lá dos problemas de sampling (de um universo de quantos negócios estás a falar?) isto pode ser simplesmente um reflexo da volatilidade/risco...

Naturalmente, os títulos mais voláteis são os que têm um potencial de ganho/perda maior e é natural que os ganhos individuais mais expressivos venham de títulos que tenham algures ao longo do trade/investimento colocado em situações de perda mais significativas.

Não significa de todo que "compense" apostar em títulos que nos geram maiores perdas: uma coisa é a análise retrospectiva em que vais "seleccionar" os trades de sucesso nos quais "pelo meio" passaste por situações de perda, outra é investires num trade sem esse conhecimento prévio e estando sujeito aos mais diversos resultados possíveis.

Basta de resto pensares no seguinte: os investidores que vão à falência vão-no igualmente à custa de investimentos que algures a meio dos mesmos já eram as suas maiores perdas de sempre e jamais se tornaram em ganho depois disso!

Imagem

Administrador Fórum

por plajul » 29/8/2011 22:22

plajul Escreveu:

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses!
Mas!!!! por exemplo, "SONAE SGPS, BES, BPI, etc......" caíram nos últimos 4 meses tanto como o BCP e nunca li uma opinião sua tão derrotista em relação aos títulos que estão com o mesmo desempenho que o BCP.

por plajul » 29/8/2011 22:09

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses!

por aguiarc » 29/8/2011 22:09

Eu tenho uma experiência diferente dos restantes utilizadores do forum.

por pvg80713 » 29/8/2011 21:53

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses,

a sensação é a de que podes perder um gap-up muito grande, como o que aconteceu hoje na Grécia, em que um dos Bancos esteve a subir 30% !

Trinta por cento ? isso no BCP dá 7,5 cêntimos...
e atiraria a cotação pouco acima de trinta cêntimos...

a alternativa é o Governo dizer que tem que intervir e o capital que tem que investir a 25 cêntimos vai fazer com que a diluição atire a cotação para um valor em cêntimos que se pode contar pelos dedos...

de uma só mão.

Por isso, pessoal... calma. Mais vale perder um ganho, que ganhar uma perda...
Quando as coisas estiverem mais claras... decidam.

Disclaimer : Eu tenho interesses em BCP !

Registado: 19/4/2005 11:11

por K. » 29/8/2011 21:21

A barra de hoje foi no sentido de confirmação do "fundo redondo". Se fosse uma barra como a do Banif a simetria do padrão era desfeita, pelo que assim a figura continua como seria desejável.

Eu entendo as reservas do Ulisses em tentar apanhar o fundo, e quanto às criticas ao facto de ele ter estado Bear no título, bem...não são críticas mas sim elogios, pois a acção só tem caído, logo ele tem estado certo.

O que se passa é que, apesar da tendência ser descendente, é possível identificar sinais técnicos que indiciam uma probabilidade de inversão alta o suficiente para ser tida em conta. Não vejo uma boa oportunidade de short. Pelo contrário, comprei a barra pela manhã, pelas razões que indiquei (com este padrão o risco aumenta com a confirmação da inversão da tendência, logo comprei o risco a um nível em que o posso gerir sem dificuldades, posso desfazer a posição com uma pequena perca se vir o padrão desfeito).

Registado: 28/5/2008 1:17

Sai uma fusão prá mesa do canto

por Fiscalista » 29/8/2011 20:27

Dois bancos gregos acordam fusão

O EFG Eurobank e o Alpha Bank, dois dos maiores bancos gregos, chegaram a acordo para uma fusão amigável, com vista a ultrapassar a crise.

«Esta fusão representa um passo para reforçar o setor privado, num período crítico na Grécia, numa operação que conta com o apoio de investidores internacionais de relevo», informou o presidente do Alpha Bank, Ioannis Kostopoulos, em conferência de imprensa.

A fusão criará a maior instituição financeira da Grécia, que verá o seu capital reforçado com capitais do Catar, que contribuirá com 1.250 milhões de euros do total de 3.900 milhões de euros do aumento de capital previsto

Registado: 12/8/2011 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, boavista, bráscubas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, Luzemburg, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MiamiBlue, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, PMP69, sempreamesma, Sinedrio, trilhos2006 e 301 visitantes