Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Um Europeu que foi roubado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Camisa Roxa » 19/7/2011 12:57

K. Escreveu:Por culpa nossa? Mas afinal qual é a culpa de Portugal no meio disto tudo? Mesmo na Europa e Estados Unidos Portugal é visto como tenbdo sido apanhado na ressaca de uma festa onde não participou (estamos desde 2001 com políticas contractivas).

a diferença é que a nós começa a tornar-se difícl obtermos dinheiro emprestado e aos outros não

De que se sentem os Portugueses culpados afinal?

Eu, culpa não sinto nenhuma. Não cometi nenhum crime em Portugal (nem em parte nenhuma, por sinal...). Se alguém o fez, que seja levado à justiça. Os outros, que durmam descansados.

os portugueses são os culpados! somos os culpados porque fomos nós que escolhemos ter um Estado gordo e gastador; os partidos no governo mais não são que o espelho das preferências dos portugueses
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Elias » 19/7/2011 12:50

migluso Escreveu:Políticas restritivas desde 2001? Não brinques. Mostra-me onde está a redução da despesa.

Exacto. Isso era o que dizia ontem o César das Neves no Prós & Contras: ainda não tivemos austeridade. O que temos tido desde há 10 anos é impostos e mais impostos. Não houve redução da despesa.

Registado: 5/11/2002 12:21

por jvasco27 » 19/7/2011 12:49

Quando leio este tópico começo a perder a esperança de que Portugal veja melhores dias.

Se há tantos que acham que um país que durante décadas todos os anos produziu 100 e gastou 110 não é culpado dos seus problemas e que quem emprestou a diferença é que tem que se virar para achar uma solução, então estamos pior do que eu pensava.

O primeiro passo para a cura é reconhecer a doença. Mudar de médico ou quebrar o termometro não vai resolver o problema.

Registado: 29/11/2007 9:30

por migluso » 19/7/2011 12:45

K. Escreveu:Por culpa nossa? Mas afinal qual é a culpa de Portugal no meio disto tudo? Mesmo na Europa e Estados Unidos Portugal é visto como tenbdo sido apanhado na ressaca de uma festa onde não participou (estamos desde 2001 com políticas contractivas).

Alguns salários da função pública são de facto altos, o IRS é mais baixo do que na Europa, e há alguns tipos a roubar o erário público (o que acontece em todo o lado na Europa, e acaba por ter um impacto nas contas não tão grande quanto isso).

Mas afinal, a "situação terrível" não é mais do que uma divida publica dentro da média europeia.

Eu, culpa não sinto nenhuma. Não cometi nenhum crime em Portugal (nem em parte nenhuma, por sinal...). Se alguém o fez, que seja levado à justiça. Os outros, que durmam descansados.

Políticas restritivas desde 2001? Não brinques. Mostra-me onde está a redução da despesa.

Parece que as PPP vão ter um impacto brutal no erário público.

Exacto, os alemães e franceses estão tão endividados como nós, mas o que sugeres é que fiquem ainda mais garantindo também a dívida dos periféricos através da emissão de eurobonds.

Acresce que o problema dos periféricos do sul é especialmente de crescimento. A nossa cultura de política económica sempre foi através da desvalorização da moeda.

Ao contrário dos países do norte não soubemos fazer as reformas necessárias para colmatar a perda dessas políticas e ficámos embriagados com o custo do financiamento ao preço da chuva que a adesão ao euro permitiu.

A responsabilidade é dos políticos e tecnocratas que nos governaram. São fracos e não entenderam a nova realidade. O Cavaco ainda hoje é disso o maior exemplo. Uma vergonha.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por PT_Trader » 19/7/2011 12:38

K. Escreveu:França:

Influência política (membro permanente da ONU, vitória na II grande Guerra, controle político sobre o norte de África, potência nuclear, oposição a Bush na guerra do Iraque).

Influência científica (n amaior parte das áreas é o segundo país mais citado em publicações científicas a seguir aos Estados Unidos).

Economia (a segunda maior da Europa).

Cultura (literatura, moda, cinema, gastronomia).

Idioma (longe dos grandes tempos, mas continua a ser ensinado em todo o mundo; falado em todo o norte de África-onde é exercida uma forma subtil de colonialismo).

Infelizmente sou obrigado a reconhecer isto. Podia ser a Alemanha, não fosse a vocação populista.

Mas pelo que se vê hoje em dia, há que ter em conta a influência política da Alemanha na UE, para além de ser a maior economia europeia.

Tinha um professor que dizia que o euro era a "europeização" do marco alemão.

Registado: 20/6/2011 21:48

por K. » 19/7/2011 12:33

França:

Influência política (membro permanente da ONU, vitória na II grande Guerra, controle político sobre o norte de África, potência nuclear, oposição a Bush na guerra do Iraque).

Influência científica (n amaior parte das áreas é o segundo país mais citado em publicações científicas a seguir aos Estados Unidos).

Economia (a segunda maior da Europa).

Cultura (literatura, moda, cinema, gastronomia).

Idioma (longe dos grandes tempos, mas continua a ser ensinado em todo o mundo; falado em todo o norte de África-onde é exercida uma forma subtil de colonialismo).

Infelizmente sou obrigado a reconhecer isto. Podia ser a Alemanha, não fosse a vocação populista.

Registado: 28/5/2008 1:17

por K. » 19/7/2011 12:21

Por culpa nossa? Mas afinal qual é a culpa de Portugal no meio disto tudo? Mesmo na Europa e Estados Unidos Portugal é visto como tenbdo sido apanhado na ressaca de uma festa onde não participou (estamos desde 2001 com políticas contractivas).

Alguns salários da função pública são de facto altos, o IRS é mais baixo do que na Europa, e há alguns tipos a roubar o erário público (o que acontece em todo o lado na Europa, e acaba por ter um impacto nas contas não tão grande quanto isso).

Mas afinal, a "situação terrível" não é mais do que uma divida publica dentro da média europeia.

por PT_Trader » 19/7/2011 12:18

K. Escreveu: França é o segundo país mais poderoso do mundo e de longe o mais poderoso da Europa.

Quais são as variáveis que estás a ter em conta?

por PT_Trader » 19/7/2011 12:16

K. Escreveu: Só não se entende a subserviência à Alemanha.

É algo que me tem feito muita impressão. Parece que os países europeus o encaram como uma coisa natural, e reconheceram inderectamente que quem manda na UE é a Alemanha. Anteriormente, quando eram tomadas decisões, as notícias diziam que elas passavam por Bruxelas. Agora, é pela Merkel.

por Ulrich » 19/7/2011 12:15

K. Escreveu:Bem, a minha interpretação é um pouco diferente: penso que a Alemanha apoiou o Euro pelo mesmo motivo das guerras: escoar a sua (sobre)produção industrial (vejam o mapa acima).

Viva, (sobre)produção? eu chamo-lhe mesmo "sucata inflacionada para pobres".

A Alemanha fez, com o Sul da Europa,o mesmo que a China fez com os USA: produzir, criar uma procura "artificial e não sustentável" baseada no crédito.

Ganham por dois lados: vendem o produto e ganham nos juros dos empéstimos.

Abraços
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali

Registado: 8/11/2008 15:54

por K. » 19/7/2011 12:11

Só uma ultima coisa, França (o maior importador da Alemanha) é um país latino. E, tal como os outros, potencialmente insolvente, embora esteja a ser difícil compreendê-lo. No entanto, França é o segundo país mais poderoso do mundo e de longe o mais poderoso da Europa. Só não se entende a subserviência à Alemanha. Os Americanos costumam dizer sobre o assunto

"I have never seen a brave frenchman".

por K. » 19/7/2011 12:05

Bem, a minha interpretação é um pouco diferente: penso que a Alemanha apoiou o Euro pelo mesmo motivo das guerras: escoar a sua (sobre)produção industrial (vejam o mapa acima).

Mas devo deixar de intervir no tópico. O "Poema" tem em vista a reflexão e discussão de vários pontos de vista. Acho que já deixei claro qual é o meu, neste aspecto.

Cumprimentos,

K.

por Zeb_PT » 19/7/2011 11:59

K. Escreveu:Mais me custa ver a atitute de culpabilização dos Portugueses, que acham que "merecem" ser punidos.

No meu ponto de vista não é uma questão de culpabilização ou de não culpabilização, eu vejo a situação do ponto de vista da globalização e do mercado livre.

É obvio que Portugal e nós portugueses nos colocámos nesta mesma posição por culpa nossa, e não é mais ninguem que vai pagar os nossos erros.

Devido à globalização e mercado livre tenho eu e tem qualquer português a hipotese de buscar melhor condições noutros países que ofereçam essas melhores condições. O importante, penso eu é aprendermos com os erros e tomarmos medidas para evitar cair na mesma situação vezes sem conta.

Eu encontro-me descontente com o país e comigo próprio (não posso de deixar de também me responsabilizar), daí terei de fazer pela vida e caso não encontre oportunidades para progredir profissionalmente teri que fazer pela vida e procurar uma vida melhor.
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por amsfsma » 19/7/2011 11:57

K.

Mas porque há-de a Alemanha alimentar o projecto Europeu se já percebeu que os seus "sócios" não acreditavam no projecto Europeu mas queriam apenas os subsídios. Fala-se em empréstimos mas é preciso não esquecer que alguns países foram benificiários líquidos dos subsídios da UE. Estamos a falar de biliões de euros que foram desbaratados pelos sócios do projecto Europeu!

A Alemanha acarinhou a UE pois sabia que enquanto nação não tinha "moral" (ver a 2ª Guerra Mundial) para se afirmar diplomaticamente. Transferiu essa necessidade nacionalista para um espaço mais amplo, a União Europeia, e descobriu agora que os seus sócios afinal não estavam de boa fê! :evil:

Registado: 4/2/2010 19:57

por latrinaxxl » 19/7/2011 11:46

Zeb_PT Escreveu:
latrinaxxl Escreveu:Se um tipo deve 100€ e outro tipo diz que empresta os 100€ a juros entre os 15-20% e ainda tem de comprar na loja dele 200€ em produtos, só tem um nome: agiota = alemão.

Se um tipo deve 100€ e outro tipo diz que empresta os 100€ a juros entre os <b><u>3-5%</u> quando a sua outra melhor oferta de juros que incorpora o sentimento de risco médio dos investidores é acima de 10%, ainda compra na loja dele 200€ em produtos e ainda lhe chama agiota = alemão é porque é parvo=português...</b>

Só resta se saber se é só parvo ou foi/ é intimidado pelo agiota...
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).

Registado: 15/2/2010 20:30

por K. » 19/7/2011 11:45

Mas vocês acreditam que o Euro sobrevive se Portugal, Grécia, Espanha e Itália sairem?

E sendo Itália um país do G7! Itália tem poder suficiente para declarar uniteralmente default (sem aviso) a todos os credores estrangeiros, retomar ao euro e recuperar a economia com o regresso do sector de manufacturação e Agricola.

Sou insuspeito no que digo: admiro a cultura germânica, o valor dado ao trabalho e ao desenvolvimento das ambições do indivíduo, e por isso mantenho relações profissionais, vivo nesse mundo a maior parte do meu tempo (e tenho aconselhado o investimento em imobiliário na Alemanha ou na Austria como forma de sobreviver aos riscos actuais). O que me custa é ver que, ao ser intolerante com os países em dificuldades, a Alemanha está a deixar cair a sua grande conquista e o seu ganha pão, que é o projecto europeu. Mais me custa ver a atitute de culpabilização dos Portugueses, que acham que "merecem" ser punidos.

Re: Um Europeu que foi roubado

por jromeira » 19/7/2011 11:44

K. Escreveu:UM EUROPEU QUE FOI ROUBADO

Um dia vieram e levaram tudo ao meu vizinho que era Grego.
Como não sou Grego, não me incomodei.

No dia seguinte, vieram e levaram tudo
ao meu outro vizinho que era Irlandês.
Como não sou Irlandês, não me incomodei.

No terceiro dia vieram e levaram a casa do meu vizinho Portugês.
Como não sou Português, não me incomodei.

Mais tarde, levaram o que restava aos outros latinos. Mas eu não sou Italiano nem Espanhol. Sou dos que trabalham e pagam impostos. Por isso não me preocupei.

Agora, levaram-me tudo o que tinha. E não tenho a quem pedir ajuda para o reaver.

19 de Julho de 2011,

K.

Muito bom.
Credores aprendamcom o K.
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."

Registado: 29/11/2007 9:27

por Zeb_PT » 19/7/2011 11:33

latrinaxxl Escreveu:Se um tipo deve 100€ e outro tipo diz que empresta os 100€ a juros entre os 15-20% e ainda tem de comprar na loja dele 200€ em produtos, só tem um nome: agiota = alemão.

Se um tipo deve 100€ e outro tipo diz que empresta os 100€ a juros entre os <b><u>3-5%</u> quando a sua outra melhor oferta de juros que incorpora o sentimento de risco médio dos investidores é acima de 10%, ainda compra na loja dele 200€ em produtos e ainda lhe chama agiota = alemão é porque é parvo=português...</b>
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por JMHP » 19/7/2011 11:28

Eu creio que a história do K. faz todo sentido nos tempos que vivemos, tempos no limiar de grandes decisões e mudanças que vão marcar o futuro e sobretudo o desenrolar do sec. XXI.

A Europa está à beira de decidir o seu futuro, com ou sem união, em paz ou com guerra(s)... A resposta está ai no dobrar da esquina, porque o tempo já escasseia.

Importa questionar: Europa, quo vadis?! :roll:

Registado: 19/5/2009 18:26

por Automech » 19/7/2011 11:28

K. Escreveu:O mapa é claro: vai quase tudo para dentro da zona euro:

http://en.wikipedia.org/wiki/File:2006G ... xports.PNG

Certo K, mas a questão é que peso têm os países do Sul. Há a opinião de que a Alemanha vai colapsar se nós não comprarmos os produtos deles o que, como as stats mostram, está longe de ser verdade.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por K. » 19/7/2011 11:27

O mapa é claro: vai quase tudo para dentro da zona euro:

http://en.wikipedia.org/wiki/File:2006G ... xports.PNG

por K. » 19/7/2011 11:22

Niguém pediu nada de má fé. Portugal tem uma dívida pública não muito superior à Alemanha, e ao nível da França e Austria.

A verdade é esta: só a Itália e a Grécia têm uma dívida superior aos outros países. E no caso da Grécia, o aumento da dívida no último ano deve-se em grande parte às medidas de austeridade impostas pela Europa, que fizeram contrair o PIB e aumentar os gastos do Estado devido ao aumento do desemprego.

Não nos podemos esquecer que a Alemanha fica insolvente se Portugal, Grécia e Itália entrarem em Default.

Custa-me ver as pessoas preocupadas em querer responsabilizar estes e aqueles, quando a realidade é que todos nós, Europeus, temos um problema muito grande para resolver e que só pode ser resolvido se todos estiverem dispostos a ajudar todos e se compreenderem que o que é mau para uns é mau para todos.

Há que procurar soluções. Só depois de resolver o problema será altura de punir os responsáveis (como no tribunal de Nurenberg foi feito, depois da guerra acabar).

por Automech » 19/7/2011 11:22

K. Escreveu:Dependem dos países do sul para escoar os seus produtos,

Dependem mesmo ou é um mito que se criou ? Não fui ver em grande detalhe, mas exportações da Alemanha em 2009:

Main export partners:
France 10.2%, U.S. 6.7%, Netherlands 6.7%, U.K. 6.6%, Italy 6.3%, Austria 6%, China 4.5%, Switzerland 4.4% (2009 est.)
http://en.wikipedia.org/wiki/Economy_of_Germany
Editado pela última vez por Automech em 19/7/2011 11:23, num total de 1 vez.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por jvasco27 » 19/7/2011 11:20

K. Escreveu:Sou dono de uma tasca de bairro, que só tem 10 clientes . Se eles são os unicos clientes, então o meu negócio depende da disponibilidade financeira deles.

A questão é que o dono da tasca não tem só 10 clientes. Há o chinês dono da loja de bugigangas da esquina. Há também o indiano de óculos grossos de grau que dizem que é informático. E o brasileiro que ao que parece tem uma grande fazenda. Esses e outros compram as sandes da tasca e pagam sem pestanejar, mesmo sendo caras, porque ainda não conseguem fazer as suas próprias sandes com a mesma qualidade de ingredientes, higiene, apresentação, etc...

Portanto se há uns fulanos que ganham mal, mas ainda assim gastam uma boa parte do rendimento em café e tabaco, e passam a maior parte do tempo a discutir a bola, por que cargas d'àgua é que o dono da tasca há de financiá-los para que eles comprem as sandes?

Registado: 29/11/2007 9:30

por latrinaxxl » 19/7/2011 11:15

Se um tipo deve 100€ e outro tipo diz que empresta os 100€ a juros entre os 15-20% e ainda tem de comprar na loja dele 200€ em produtos, só tem um nome: agiota = alemão.
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).

Registado: 15/2/2010 20:30

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], karaya75, Luzemburg, OCTAMA e 209 visitantes