Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Acordo ortográfico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 24/6/2011 22:56

charles Escreveu:PS O Elias é que podia dar uma bicada no bicharoco do Pickbull :-k

Ainda levas um processo por incitamento à violência. :lol:

Registado: 5/11/2002 12:21

por charles » 24/6/2011 22:49

Elias Escreveu:
charles Escreveu:Ok, se calhar muda pouco ou nada :!:

Pois, é o que me parece, e é por isso que eu acho que com este "acordo" Portugal está, como se diz na gíria, a baixar as calcinhas para agradar ao Brasil.

E ai entra o nacionalismo :lol: , tenho de aprofundar o que muda relativamente ao Brasil, só assim não especularemos.

PS O Elias é que podia dar uma bicada no bicharoco do Pickbull :-k
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Elias » 24/6/2011 22:36

charles Escreveu:Ok, se calhar muda pouco ou nada :!:

Pois, é o que me parece, e é por isso que eu acho que com este "acordo" Portugal está, como se diz na gíria, a baixar as calcinhas para agradar ao Brasil.

por Pickbull » 24/6/2011 22:32

PS Esse teu avatar ainda me vai custar um monitor novo, já tenho aqui uns chinelos no ar....

Eu não tenho avatar. :mrgreen:
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por charles » 24/6/2011 22:30

Pickbull Escreveu:
charles Escreveu:
Pickbull Escreveu:De fato.

A palavra "facto" pode continuar a ser escrita "facto", não passou a ser obrigatório escrever sem o "c" sendo facultativo, é como o pacto, pessoalmente adotei o acordo, sem nenhum problema, acho até benéfico, no que diz respeito ao "c" e ao "p" que deixa de ser necessário em muitas palavras, acho que as pessoas deviam aceitar a evolução da lingua sem nehuma espécie de nacionalismo exacerbado.

Primeiro que tudo muito obrigado pela explicação. De facto não sabia que era facultativo.

De qualquer forma o facto de não adoptar o acordo não se trata de forma nenhuma de nacionalismo. É apenas uma questão de comodidade que eventualmente, com o tempo, irá passar.

Até lá, e por opção própria, escreverei à "velhadas".

Eu estou a generalizar um pouco quando falo em nacionalismo, de facto, é mesmo isso, é uma questão do pessoal se habituar às alterações e assim tenha possibilidade do no dia-a-dia ir treinando, pois é sempre mais fácil de ir intriorizando as alterações, sobre os acentos ainda não li quais são as alterações.

PS Esse teu avatar ainda me vai custar um monitor novo, já tenho aqui uns chinelos no ar....
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por Pickbull » 24/6/2011 22:24

charles Escreveu:

A palavra "facto" pode continuar a ser escrita "facto", não passou a ser obrigatório escrever sem o "c" sendo facultativo, é como o pacto, pessoalmente adotei o acordo, sem nenhum problema, acho até benéfico, no que diz respeito ao "c" e ao "p" que deixa de ser necessário em muitas palavras, acho que as pessoas deviam aceitar a evolução da lingua sem nehuma espécie de nacionalismo exacerbado.

Primeiro que tudo muito obrigado pela explicação. De facto não sabia que era facultativo.

De qualquer forma o facto de não adoptar o acordo não se trata de forma nenhuma de nacionalismo. É apenas uma questão de comodidade que eventualmente, com o tempo, irá passar.

Até lá, e por opção própria, escreverei à "velhadas".

por charles » 24/6/2011 22:20

Ok, se calhar muda pouco ou nada :!:
Cumpt

por Elias » 24/6/2011 22:17

charles Escreveu:Acho que aqui encontras algumas explicações....já li uma parte mas sou sincero, ainda não li tudo, portanto ao adotar o acordo de vez em quando posso cometer uma gafe, 8-) , mas que os "cs"e os "ps" eram uma chatice de escrever lá isso eram :lol:

Sim, eu sei que em Portugal muda muita coisa, ainda não percebi é o que muda no Brasil.

por charles » 24/6/2011 22:04

Elias Escreveu:
charles Escreveu:

Não é uma questão de nacionalismo. O que eu ainda não percebi é isto: quais são as palavras cuja grafia muda no Brasil?

Acho que aqui encontras algumas explicações....já li uma parte mas sou sincero, ainda não li tudo, portanto ao adotar o acordo de vez em quando posso cometer uma gafe, 8-) , mas que os "cs"e os "ps" eram uma chatice de escrever lá isso eram :lol:

http://www.priberam.pt/docs/CriteriosFLiPAO.pdf

Sobre esta questão acho péssimo os professores, pelo que sei da minha experiência pessoal, estarem a oferecer resistência às alterações, fornecendo péssimos exemplos aos alunos aos quais de certa forma transmitem uma ideia de diabolização desse mesmo acordo.

PS Não generalizo que sejam todos os professores, nem muito menos quero começar a já habitual guerra sobre questões que envolvem os docentes.
Cumpt

por Elias » 24/6/2011 21:59

charles Escreveu:

Não é uma questão de nacionalismo. O que eu ainda não percebi é isto: quais são as palavras cuja grafia muda no Brasil?

por charles » 24/6/2011 21:52

Elias Escreveu:Eu fico estupefato.

A palavra estupefacto não sofreu alterações :lol: .
Cumpt

por charles » 24/6/2011 21:46

Editado pela última vez por charles em 24/6/2011 21:53, num total de 1 vez.
Cumpt

por Elias » 24/6/2011 21:43

Eu fico estupefato.

por Pickbull » 24/6/2011 21:11

De fato.

por PMACS » 24/6/2011 20:13

Será que também faz parte do acordo ortográfico?!?!
Muito triste...

Imagem
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

Registado: 30/9/2009 12:27

por Elias » 18/4/2011 21:35

22/3/2011 "Cuidado com a Língua!" regressa à RTP

O programa "Cuidado com a Língua!", apresentado pelo ator Diogo Infante e com locução de Maria Flor Pedroso, está de regresso com uma nova temporada de 13 episódios dedicada ao Acordo Ortográfico.

O objetivo é ajudar os portugueses a esclarecerem as suas dúvidas sobre a aplicação do novo acordo linguístico e irá para o ar às segundas-feiras, no horário nobre, logo a seguir ao Telejornal.

De acordo com o jornal Público, no quinto ano de emissões, "Cuidado com a Língua!" mantém o objectivo inicial: "estimular o culto pela língua portuguesa", como diz o seu autor, o jornalista José Mário Costa, responsável do sítio Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Diogo Infante, que dá a cara pelo projeto, disse à Lusa que esta tem sido uma "aventura deliciosa", com ampla "margem para a improvisação", mas destaca a "vertente pedagógica" do programa como o elemento diferenciador.

http://www.boasnoticias.pt/index.aspx?p ... rentId=152

por carf2007 » 30/3/2011 10:05

Seja em Portugal, Brasil ou Angola ...

Corrupto nunca muda, há-de ser sempre corrupto !
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Automech » 30/3/2011 10:03

olha que fetiche não mudou... :mrgreen:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por bolo » 30/3/2011 9:54

Elias Escreveu:
A-330 Escreveu:E já agora , palavra muito usada atualmente , o corrupto passou a ser a corruto. Até parece o nome de um bicho.

A330

Melhor ainda é a palavra "detectar" que passou a "detetar" - conjuga-se eu deteto, tu detetas, ele deteta :P

sim, na base da aprovação deste acordo esteve a satisfação de alguns fetixes menos ortodoxos.

A ideia que eu tenho agora, quando escrevo, é que vale tudo não importa se é anterior ou de acordo com o acordo. é também um fetixe meu que agora aproveito para realizar. é a regra do vale tudo!
quem pode agora censurar a linguagem sms?
a abusar um pouco talvez...
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por jpmvc » 30/3/2011 1:04

tinha ficado com a ideia que com o novo acordo ortográfico a palavra currupto passou a dizer-se sócrates :|

Registado: 16/1/2011 19:00

por Automech » 30/3/2011 0:53

A-330 Escreveu:E já agora , palavra muito usada atualmente , o corrupto passou a ser a corruto. Até parece o nome de um bicho.

A330

O corrupto não muda. O p não era mudo.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 29/3/2011 23:38

E já agora: arquitecto passa a ser arquiteto e arquitecta passa para arquiteta??? :lol:

por Elias » 29/3/2011 23:37

A330

Melhor ainda é a palavra "detectar" que passou a "detetar" - conjuga-se eu deteto, tu detetas, ele deteta :P

por A330-300 » 29/3/2011 23:36

E já agora , palavra muito usada atualmente , o corrupto passou a ser a corruto. Até parece o nome de um bicho.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Elias » 29/3/2011 23:14

Petição que anda a correr por aí

http://www.portuguespt.com/

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Musus e 185 visitantes