Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Onde investir para escapar à bancarrota ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Barclays

por Zl4t4n » 16/6/2011 11:35

Mas sendo cliente Barclays não é exactamente o mesmo? Quer dizer, o fundo de garantia de depósitos penso que tem um valor diferente,mas todo o resto será identico...
 
Mensagens: 88
Registado: 31/5/2004 15:03
Localização: S. J. Madeira

por fjp1977 » 16/6/2011 11:31

Corto_Maltese Escreveu:será que alguem me poderia elucidar um pouco melhor as implicações do facto do Deutsche Bank ter passado a sucursal...

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=490689

quais as vantagens para os clientes? será que a partir de agora ter uma conta aberta no Deutsche Bank em Portugal será o mesmo que ter o dinheiro depositado na Alemanha?

se assim for, seria o mesmo que ter uma conta lá fora.. seria o vá para fora cá dentro :lol:

Regards,
Corto Maltese


Depois de ler a noticia telefonei para um balcão e garantiram-me que quando se der a mudança, pode demorar uns meses, estas contas são iguais às de um imigrante que tenha conta na Alemanha...

A grande noticia é que em caso de default e regresso ao escudo, quem tiver dinheiro no DB continua a ter euros e não vê o seu dinheiro convertido em escudos...

Naturalmente, fui a um balcão e abri conta de imediato...

Abraço
 
Mensagens: 271
Registado: 8/1/2010 12:53
Localização: 13

por Corto_Maltese » 16/6/2011 10:24

será que alguem me poderia elucidar um pouco melhor as implicações do facto do Deutsche Bank ter passado a sucursal...

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=490689

quais as vantagens para os clientes? será que a partir de agora ter uma conta aberta no Deutsche Bank em Portugal será o mesmo que ter o dinheiro depositado na Alemanha?

se assim for, seria o mesmo que ter uma conta lá fora.. seria o vá para fora cá dentro :lol:

Regards,
Corto Maltese
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5
Registado: 22/6/2010 18:09

[b]Créditos versus divídas[/b]

por vitcosta » 15/6/2011 14:36

Créditos versus divídas

Numa situação muito grave, e em que ocorra saída do euro, qual dos cenários ocorre?:

-Os depósitos bancários seriam convertidos em escudos
(com grande desvalorização)

-As divídas de empréstimo á habitação mantinham-se em euros? Convertidos ?

-Ou desvalorizam os 2 em conjunto?

Esta questão prende-se com a possibilidade de numa situação grave, pegar no dinheiro e pagar a divída ao banco.

Obrigado
 
Mensagens: 304
Registado: 29/11/2007 14:17
Localização: Maia

por Lion_Heart » 15/6/2011 14:12

defst0ned Escreveu:É possivel abrir uma conta num banco estrangeiro sem ter morada lá?


é , claro.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por defst0ned » 15/6/2011 14:06

É possivel abrir uma conta num banco estrangeiro sem ter morada lá?
 
Mensagens: 614
Registado: 15/1/2009 15:14
Localização: 16

DP USD

por zedmad » 15/6/2011 12:22

Penso que o risco de teres um DP em USD num Banco Nacional (pelo menos na maioria dos Bancos Nacionais) é basicamente igual a teres um DP em EUR, pois se Portugal entrar em incumprimento os Bancos também entrarão em incumprimento e como tal a probabilidade de ficares com as contas congeladas são enormes. Existem 2 formas mais fáceis para salvaguardar o capital: Aplicar em Obrigações Estrangeiras, Bunds por exemplo, ou em Fundos de Investimento Estrangeiros, pois os mesmos são domiciliados em paraisos fiscais, normalmente no Luxemburgo isto se não quiseres abrir um conta num banco estrangeiro.
 
Mensagens: 30
Registado: 6/10/2008 15:51
Localização: 16

Re: Dúvida

por poseidon635 » 15/6/2011 12:20

Obrigado pelo comentário.

Claro que neste caso ainda não pagaria a totalidade da dívida e ficaria com pouca liquidez para investir (apenas o suficiente para uma emergência), apesar de actualmente, com a prestação actual, ser possível poupar cerca de 10% mensalmente (mínimo)

BN

Lion_Heart Escreveu:
poseidon635 Escreveu:Ulisses, entre investir em dívida alemã ou amortizar um empréstimo habitação que tenho (amortizar 50% do valor em dívida) qual a opção mais recomendável? :roll:

Obrigado.

Ulisses Pereira Escreveu:ppaul, a dívida alemã parece-me ser uma hipótese que encaixa naquilo que pretendes.

Um abraço,
Ulisses
´


Eu não sou o Ulisses , portanto vou dar a minha opinião.

Para mim quanto menos dividas se tiver melhor. Menos dores de cabeças ou preocupações que tem.

Se amortizar 50% a prestação vai diminuir e muito, portanto esse "extra" que vai ter pode continuar a juntar , ou seja sera como ter um deposito a prazo a render juros.
 
Mensagens: 337
Registado: 13/6/2008 10:22
Localização: 14

por joaopedropinho » 15/6/2011 11:49

E qual a opinião sobre depósitos em dólares em bancos nacionais. Oferece segurança apesar de taxas de juro serem baixas? E neste caso o risco maior é a falência do banco, correcto?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 204
Registado: 8/4/2006 17:25
Localização: litoral centro

Re: Dúvida

por Lion_Heart » 15/6/2011 11:48

poseidon635 Escreveu:Ulisses, entre investir em dívida alemã ou amortizar um empréstimo habitação que tenho (amortizar 50% do valor em dívida) qual a opção mais recomendável? :roll:

Obrigado.

Ulisses Pereira Escreveu:ppaul, a dívida alemã parece-me ser uma hipótese que encaixa naquilo que pretendes.

Um abraço,
Ulisses
´


Eu não sou o Ulisses , portanto vou dar a minha opinião.

Para mim quanto menos dividas se tiver melhor. Menos dores de cabeças ou preocupações se tem.

Se amortizar 50% a prestação vai diminuir e muito, portanto com esse "extra" que vai ter, pode continuar a juntar , ou seja sera como ter um deposito a prazo a render juros.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 15/6/2011 11:57, num total de 2 vezes.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Dúvida

por poseidon635 » 15/6/2011 11:43

Ulisses, entre investir em dívida alemã ou amortizar um empréstimo habitação que tenho (amortizar 50% do valor em dívida) qual a opção mais recomendável? :roll:

Obrigado.

Ulisses Pereira Escreveu:ppaul, a dívida alemã parece-me ser uma hipótese que encaixa naquilo que pretendes.

Um abraço,
Ulisses
´
 
Mensagens: 337
Registado: 13/6/2008 10:22
Localização: 14

por Tridion » 15/6/2011 11:32

Eu também estou numa situação semelhante a vocês, poseidon635 e tangas...e enquanto não existirem sinais concretos de que Portugal vai entrar em default opto por DP em que a taxa de juro seja maior que aquela que pago no empréstimo.

Julgo que se a Grécia for escorraçada do euro é o meu alerta a dizer que a seguir somos nós, e nesse caso todo o meu dinheiro vivo vai para a amortização do empréstimo da casa...mas espero por tudo que isso nunca aconteça, porque se isso acontecer todos nós vamos estar completamento lixados! :cry: :cry:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

por poseidon635 » 15/6/2011 10:22

otangas Escreveu:
poseidon635 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Dilson, estamos a falar de títulos do tesouro alemão. O capital é tão garantido como as obrigações de cada país, a questão é que a Alemanha continua a ser, na minha opinião, um porto seguro. Por isso é que é tão mal remunerado quem investe na sua dívida. ;)

Um abraço,
Ulisses


Tenho um crédito habitação, sem qualquer problema no pagamento da prestação, faltando-me cerca de 10 anos para finalizar a dívida.
Actualmente estou 100% liquido (depósitos a prazo mobilizáveis e à ordem , com um valor que representa 50% do total ainda em dívida no CH.

Qual será a opção mais segura neste momento:

a) adquirir títulos de dívida alemã com esta liquidez?

b) colocar quase tudo em depósitos a prazo?

c) amortizar dívida?

Agradeço os vosso comentários.

Obrigado.



Estando numa posição com alguma semelhança, julgo que nesta altura não compensa amortizar créditos à habitação, dependendo do spread que tem contratado(apesar de fazer questão de fazer "pequenas" amortizações anuais).

No meu caso, tenho crédito na CGD com spread de 0,45% + euribor a 3 meses. Entre muitas outras opções, a própria caixa remunera os seus depósitos a prazo à euribor a 6 meses + 2% (depósito caixa aforro). Mesmo considerando os sobrecustos associados aos seguros, julgo que atualmente (e prevejo que nos próximos 2/3 anos também) será mais rentável ter o dinheiro a render, do que abater o crédito à habitação.
Para além do efeito dos benefícios fiscais, apesar desses estarem para acabar.


Mas também gostava de saber a opinião de outros users, até porque posso estar a ver mal a coisa...


Obrigado pelo comentário.

A minha situação em termos de spread e condições na CGD são equivalentes (spread de 0,5%).

Mesmo os depósitos a prazo podem ser considerados "seguros" (se existe actualmente algum produto bancário seguro actualmente... :() neste momento, considerando o cenário actual das dívidas soberanas, possivelmente com impacto indirecto negativo no caso de reestruturação ou default de algum país...?

BN
 
Mensagens: 337
Registado: 13/6/2008 10:22
Localização: 14

por otangas » 15/6/2011 10:08

poseidon635 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Dilson, estamos a falar de títulos do tesouro alemão. O capital é tão garantido como as obrigações de cada país, a questão é que a Alemanha continua a ser, na minha opinião, um porto seguro. Por isso é que é tão mal remunerado quem investe na sua dívida. ;)

Um abraço,
Ulisses


Tenho um crédito habitação, sem qualquer problema no pagamento da prestação, faltando-me cerca de 10 anos para finalizar a dívida.
Actualmente estou 100% liquido (depósitos a prazo mobilizáveis e à ordem , com um valor que representa 50% do total ainda em dívida no CH.

Qual será a opção mais segura neste momento:

a) adquirir títulos de dívida alemã com esta liquidez?

b) colocar quase tudo em depósitos a prazo?

c) amortizar dívida?

Agradeço os vosso comentários.

Obrigado.



Estando numa posição com alguma semelhança, julgo que nesta altura não compensa amortizar créditos à habitação, dependendo do spread que tem contratado(apesar de fazer questão de fazer "pequenas" amortizações anuais).

No meu caso, tenho crédito na CGD com spread de 0,45% + euribor a 3 meses. Entre muitas outras opções, a própria caixa remunera os seus depósitos a prazo à euribor a 6 meses + 2% (depósito caixa aforro). Mesmo considerando os sobrecustos associados aos seguros, julgo que atualmente (e prevejo que nos próximos 2/3 anos também) será mais rentável ter o dinheiro a render, do que abater o crédito à habitação.
Para além do efeito dos benefícios fiscais, apesar desses estarem para acabar.


Mas também gostava de saber a opinião de outros users, até porque posso estar a ver mal a coisa...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 422
Registado: 25/3/2009 22:02
Localização: 16

por poseidon635 » 15/6/2011 9:55

Ulisses Pereira Escreveu:Dilson, estamos a falar de títulos do tesouro alemão. O capital é tão garantido como as obrigações de cada país, a questão é que a Alemanha continua a ser, na minha opinião, um porto seguro. Por isso é que é tão mal remunerado quem investe na sua dívida. ;)

Um abraço,
Ulisses


Tenho um crédito habitação, sem qualquer problema no pagamento da prestação, faltando-me cerca de 10 anos para finalizar a dívida.
Actualmente estou 100% liquido (depósitos a prazo mobilizáveis e à ordem , com um valor que representa 50% do total ainda em dívida no CH.

Qual será a opção mais segura neste momento:

a) adquirir títulos de dívida alemã com esta liquidez?

b) colocar quase tudo em depósitos a prazo?

c) amortizar dívida?

Agradeço os vosso comentários.

Obrigado.
 
Mensagens: 337
Registado: 13/6/2008 10:22
Localização: 14

por altrio » 15/6/2011 9:32

Olá,

gostaria que me esclarecessem uma dúvida sobre a dívida grega (ou qualquer outra em risco de default).

Fala-se num possível haircut de 30%. Por outro lado, o preço das obrigações gregas está agora por volta dos 60% do valor nominal. Verificando-se o cenário de incumprimento, não se tem de qualquer modo um lucro de 16.6% (já que pagamos 60% e recebemos 70% e 70/60=1.166)?

Ou seja, só se perde dinheiro se o haircut for superior a 40%?
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 11/12/2010 20:34

How to profit from the coming Greek default

por MKlop » 15/6/2011 9:01

Um artigo interessante no Market Watch http://www.marketwatch.com/story/how-to-profit-from-the-coming-greek-default-2011-06-14


LONDON (MarketWatch) — You don’t exactly need a crystal ball to know what the biggest event in the financial markets of the next 12 months is going to be: Greece defaulting on its debts.

This week Standard & Poor’s cut its rating on the country to CCC, the lowest of any nation in the world. Only last week we learned that Greek industrial production was down 11% year-on-year. Unemployment has risen 40% over the past year, and now stands above 16% nationally. A year on from the European Union and International Monetary Fund “rescue,” Greece is slipping into 1930s-style depression.
A country in that kind of a fix doesn’t pay back debt. Nor does it get its deficit under control. It isn’t a question of whether Greece defaults anymore. Everyone accepts that. It is simply an issue of when, by how much, on what terms — and, perhaps most crucially of all, who gets stuck with paying the bill.

Forget all you’ve read about it being a catastrophe for the markets when it happens, however. Only things that nobody really forecast make prices move in any dramatic fashion. A Greek default is about as unexpected as Rafael Nadal making the finals at Wimbledon this year.

In reality, it is already priced in. And the Germans and the French aren’t going to let it happen until they know their banking systems are safe — so there isn’t going to be a Lehman-syle collapse.

What a Greek default will do is focus everyone’s mind on the breakup of the euro. Once countries go broke, the euro will have taken a decisive step towards dismemberment. The markets will start figuring out who the winners and losers are from that — and pricing that in as well.
So if the euro isn’t going to be around in five years time, how do you position your portfolio for that?

Here are five trades you should start thinking about:

1. Buy German bunds, and sell the DAX index DX:DAX -0.08% . The new deutsche mark that will emerge from the wreckage will be one of the strongest currencies in the world. That will be great for German bonds, but bad for the country’s mighty exporters, whose shares are the leading constituent stocks of the blue-chip DAX index. Over time, German companies will learn to adjust to having a strong independent currency again. They coped with it perfectly well in the 1970s and 1980s. But it will take time — and exports will suffer in the meantime. That will be bad for profits, and bad for share prices.

2. Sell the Swiss franc USDCHF +0.44% . Investors have been piling into the franc because they don’t have the deutsche mark as a safe haven anymore. The Israeli shekel USDILS +0.56% has some supporters — including this writer — as a currency that’s going to appreciate through bad times as well as good, but it doesn’t have a thousand years of peace and prosperity behind it the way the Swiss franc does. So right now the Swiss have that market to themselves — as the strength of the franc makes clear. But with the deutsche mark back in business, a big chunk of that safe-haven money will shift back across the border. The Swiss franc will be on the way down again.

3. Sell the Belgium index XX:BEDOWD -0.75% . As the European Union grew in power, Brussels emerged as the capital of a nascent super-state that for a time seemed able to rival the United States. Every big company needed a platoon of well-paid lobbyists taking people out for expensive lunches. With the euro on the rocks, the EU will be halted in its tracks, and all of that will disappear. Brussels will just be a place where you can buy some nice chocolate while changing trains. The country’s economy and its leading companies will all suffer.

4. Buy European travel companies. With the euro gone, the peripheral nations will see their currencies fall dramatically, while the core will see theirs appreciate. One consequence will be that it will be dirt-cheap for northern Europeans to go on holiday in Greece and Spain and Portugal again. A traditional pattern of trade will emerge. Northern Europeans make luxury automobiles and machine tools for the world, then two or three times a year relax by sitting by the Mediterranean for a couple of weeks enjoying themselves and spending all that money they earned. That will be great for everyone involved in shifting people from place to place — the tour operators, the airlines, the aircraft manufacturers, and the travel websites. All of them will see their profits soar.

5. Sell the U.S. banks XX:GSPFI +0.51% but buy the dollar EURUSD -0.52% . If everyone knows Greece will have to default, what’s keeping them from pulling the plug? That’s easy. The Germans and the French won’t want to ‘re-profile’ all that Greek debt until they know their banks EUFN +2.03% have largely sold both the debt and the credit-default swaps associated with it to someone else. They aren’t stupid — they aren’t about to blow up their own financial system. Who’s bought it? It looks as if the U.S. banks have wound up owning a lot of Greek debt. The Asian FEFN -0.04% and Middle Eastern banks EFN +0.78% may have a lot as well. When the default happens, they will be the ones who take the brunt of the losses.

The dollar will gain, however. The euro was a serious contender to take its place as the global reserve currency. With that out of the picture, the dollar will get another decade as the main currency of global trade. Its weaknesses will catch up with it eventually — but the day of reckoning will have been postponed.

There will be plenty of other consequences. Spain will be looking shaky. Italy may recover from what has been, in effect, permanent recession since it joined the euro. But those five trades should at least be enough to let you join the Germans and the Dutch on one of those dirt-cheap vacations in Rhodes or the Algarve.

Matthew Lynn is a financial journalist based in London. He is the author of "Bust: Greece, the Euro and the Sovereign Debt Crisis," and he writes adventure thrillers under the name Matt Lynn.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 595
Registado: 25/2/2010 9:49

por J9 » 14/6/2011 14:22

jcms Escreveu:
ppaul2005 Escreveu:
J9 Escreveu:E em ouro... físico e não futuros, não será uma boa ideia?


Também me lembrei do ouro.

Encontrei este tópico.

http://economico.sapo.pt/forumbolsa/ind ... #msg270635

Hà que investigar qual a diferença entre o preço de compra e o preço de venda.

Por outro lado ao comprar temos de pagar 21% de IVA , salvo erro.

E os custos de alugar cofre num banco ?

Podemos tê-las em casa mas é arriscado...;


Eu vendo-te chumbo em barras.


OK

Mas o transporte é por tua conta!!! :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 299
Registado: 29/11/2007 4:00
Localização: Porto

por Dilson Costa » 14/6/2011 13:34

Ulisses e Lion, compartilho dessa opinião em relação á segurança, é do senso comum até para os mais ignorantes. A minha dúvida prendia-se no sentido de os mesmos funcionarem como um investimento de risco tipo acções ou fundos, de cotação variável. Simplificando o raciocinio, funciona tipo depósito a prazo com capital e taxas garantidas, mas com taxas mais baixas, maturidades mais longas e não mobilizável antes do vencimento.

Lançando mais um pensamento ao tópico, penso que em Portugal só podemos ficar preocupados com isso se acontecer algo do género na grécia, o que acontecer lá provavelmente acontecerá aqui mais tarde. Se a grécia sair do euro, aí sim, podemos pensar nestas hipóteses de uma forma mais séria, até lá não me parece que haja motivo para tanto alarme.
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 307
Registado: 29/11/2007 2:54
Localização: Porto

por Lion_Heart » 14/6/2011 12:00

Ulisses Pereira Escreveu:Dilson, estamos a falar de títulos do tesouro alemão. O capital é tão garantido como as obrigações de cada país, a questão é que a Alemanha continua a ser, na minha opinião, um porto seguro. Por isso é que é tão mal remunerado quem investe na sua dívida. ;)

Um abraço,
Ulisses


Exacto, poucos Países no mundo serão tão seguros como a Alemanha , talvez a Noruega ou o Canada e a Suiça
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Ulisses Pereira » 14/6/2011 11:58

Dilson, estamos a falar de títulos do tesouro alemão. O capital é tão garantido como as obrigações de cada país, a questão é que a Alemanha continua a ser, na minha opinião, um porto seguro. Por isso é que é tão mal remunerado quem investe na sua dívida. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Dilson Costa » 13/6/2011 18:32

Ulisses, investir em divida soberana alemã funciona de que forma, o capital é garantido e só a "taxa de juro" é que é variável? Á volta de que valores rondam as despesas de manutenção do investimento e qual a duração obrigatória de manutenção dos títulos? E já agora qual a taxa de imposto?

8-)

Obrigado.
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 307
Registado: 29/11/2007 2:54
Localização: Porto

por J9 » 13/6/2011 17:54

Encontrei este link:
http://www.deco.proteste.pt/poupanca/ouro-s1663801.htm

Efectivamente tens razão, existe a questão do IVA, portanto parece-me que só se justificará essa operação se for através de uma empresa que o possa deduzir...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 299
Registado: 29/11/2007 4:00
Localização: Porto

por jcms » 13/6/2011 17:48

ppaul2005 Escreveu:
J9 Escreveu:E em ouro... físico e não futuros, não será uma boa ideia?


Também me lembrei do ouro.

Encontrei este tópico.

http://economico.sapo.pt/forumbolsa/ind ... #msg270635

Hà que investigar qual a diferença entre o preço de compra e o preço de venda.

Por outro lado ao comprar temos de pagar 21% de IVA , salvo erro.

E os custos de alugar cofre num banco ?

Podemos tê-las em casa mas é arriscado...;


Eu vendo-te chumbo em barras.
 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

por ppaul2005 » 13/6/2011 17:45

J9 Escreveu:E em ouro... físico e não futuros, não será uma boa ideia?


Também me lembrei do ouro.

Encontrei este tópico.

http://economico.sapo.pt/forumbolsa/ind ... #msg270635

Hà que investigar qual a diferença entre o preço de compra e o preço de venda.

Por outro lado ao comprar temos de pagar 21% de IVA , salvo erro.

E os custos de alugar cofre num banco ?

Podemos tê-las em casa mas é arriscado...;
 
Mensagens: 7
Registado: 13/10/2008 10:59
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], IX Hispana, João 87, Metalor, PAULOJOAO, serdom, smog63 e 142 visitantes