Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ter alguns dolars é uma sugestão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pickbull » 30/5/2011 1:18

Pata-Hari Escreveu:Só para clarificar e reunir informação:

Os activos em euros portugueses depositados em Portugal, passariam a escudos. O cash, os DPs, os certificados de aforro, as acções do BES, etc.

Os dolares depositados em contas em portugal, ficariam em dólares (as acções, os DPS, o cash)

Os fundos, teriam - tal e qual como têm hoje - um contravalor em escudos que seria o somatório dos novos valores das suas UPs. Se tiverem títulos portugueses, perdem. Se tiverem títulos estrangeiros, ficam na mesma.

Ter cash em casa é uma maneira - mas isso é para os muito pobrezinhos que podem esconder o seu peculio dentro do açucareiro.

Ter títulos directos ou finlandeses, ou alemães, ou de outro países "bom" no euro, é outro modo de fazer a coisa.

Ou seja, há muitos modos.


No caso de acontecer a Portugal o que aconteceu na Argentina esses mesmos activos também ficam a salvo?

Ou todo o património que esta no banco é apanhado?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1427
Registado: 23/1/2008 19:18
Localização: Coimbra

por Pantone » 17/5/2011 8:20

marianonunes Escreveu:Se isso é verdade... as minhas preocupações aumentam exponencialmente. Tenho de fazer uma revisão do que ando a fazer no próximo ano.


Mario, há uma limitação brutal de ordem prática. Podem fechar os Banco num fds e converter tudo o que existe a "escudos", mas nao haveria escudos em citrculação pelo que não haveria moeda para compra-venda.

Isto teria que passar por uma impressão maciça de "novos Escudos" e a sua distibuição duraria alguns dias para ser optimista, para além do caos que haveria pois os Bancos teriam que estar fechados (a corrida aos Bancos seria em barda).

Por diversos factores, é uma hipótese que não se põe, a não ser em caso extremo, mas possível, evidentemente que o é (isto do possível e o provável, é o mesmo que qualquer aplicação que faças, a Enron - ou a Parmalat - eram das companhias maiores dos seus sectores, era possível que falíssem?! era... mas muito pouco provável...).

Edit: Tens aqui um artigo (em espanhol, sobre as dificuldades de isso acontecer: http://www.eleconomista.es/opinion-blog ... -euro.html
 
Mensagens: 848
Registado: 4/1/2004 22:32
Localização: lx

por vitorigus » 17/5/2011 8:12

Pata-Hari Escreveu:Elias, euros portugueses é tudo o que está emitido cá. Acções. Certificados de tesouro. Depósitos a prazo em euros. Certificados de aforro. Tudo isso passaria a escudos se saissemos do euro. As tuas acções da BMW (p.e.), ficariam em europs alemães.

Fui clara?


Fica a dúvida do que são "emissoes cá" no que respeita as "acções":

1. A questão de serem compradas numa correctora sedeada em Portugal;
2. O ponto 1. para acçoes do mercado nacional (PSI 20 e PSI Geral);
3. O ponto 1 para acções cotadas noutros mercados (CAC,AEX, DAX, SP; NASDAQ etc)
4. Acçoes do PSI 20 e Geral, compradas em correctoras estrangeiras.

Quanto aos Fundos, geridos por entidades estrangeiras ou nacionais, também se pode colocar a dúvida.


Obrigado
 
Mensagens: 509
Registado: 9/8/2005 11:17
Localização: 17

por Pata-Hari » 17/5/2011 7:36

Elias, euros portugueses é tudo o que está emitido cá. Acções. Certificados de tesouro. Depósitos a prazo em euros. Certificados de aforro. Tudo isso passaria a escudos se saissemos do euro. As tuas acções da BMW (p.e.), ficariam em europs alemães.

Fui clara?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por _urbanista_ » 10/5/2011 12:41

Elias Escreveu:
mnvalente Escreveu:E os activos em euros portugueses depositados em bancos estrangeiros com agencias em portugal?


O que são "euros portugueses"?


Provavelmete as notas em que a numeração começa pela letra M

LETRA PAÍS
L -Finlândia
M -Portugal
N -Áustria
P -Holanda
R -Luxemburgo
S -Itália
T -Irlanda
U -França
V -Espanha
X -Alemanha
Y -Grécia
Z Bélgica
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 488
Registado: 29/6/2009 12:38
Localização: 20

por Ulisses Pereira » 10/5/2011 12:07

Finger, é completamente a desvalorização do escudo que existia no passado com a saída do Euro. A desvalorização do escudo fazia-se com uma perna às costas, a saída do Euro seria algo muito complexo e de consequências brutais para Portugal. Não acredito minimamente neste cenário.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por marianonunes » 10/5/2011 11:45

Se isso é verdade... as minhas preocupações aumentam exponencialmente. Tenho de fazer uma revisão do que ando a fazer no próximo ano.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 337
Registado: 29/8/2008 15:04
Localização: 12

por Fingerspitzengefuhl » 10/5/2011 11:39

marianonunes Escreveu:Isto é possível? Fazerem uma conversão de "fim-de-semana" de Euros para Escudos?

Mas existem Euros Portugueses para fazer isto? Os € que temos no banco não são os mesmos que o alemães têm?


É bem possível, já no passado fizeram o mesmo com a desvalorização do escudo.

Na cabeça destes "crânios" isto é tudo normalíssimo, para mim é um roubo descarado.

Espero que no futuro alguém tenha coragem de alterar a constituição de modo a acabar de vez com estas artimanhas.
 
Mensagens: 598
Registado: 9/2/2010 6:36

por marianonunes » 10/5/2011 11:31

Isto é possível? Fazerem uma conversão de "fim-de-semana" de Euros para Escudos?

Mas existem Euros Portugueses para fazer isto? Os € que temos no banco não são os mesmos que o alemães têm?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 337
Registado: 29/8/2008 15:04
Localização: 12

por Automech » 10/5/2011 1:07

Fingerspitzengefuhl Escreveu:A minha sugestão: Um cofre embutido na parede com interior iluminado e barras de ouro dentro.

Tem a vantagem de, naqueles dias em que se sentem que nada vale a pena, poderem passar uns minutos a admirarem a beleza deste metal. :twisted:


Até lá ir o gang da retroescavadora :mrgreen:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Fingerspitzengefuhl » 9/5/2011 19:48

A minha sugestão: Um cofre embutido na parede com interior iluminado e barras de ouro dentro.

Tem a vantagem de, naqueles dias em que se sentem que nada vale a pena, poderem passar uns minutos a admirarem a beleza deste metal. :twisted:
 
Mensagens: 598
Registado: 9/2/2010 6:36

por mval2002 » 9/5/2011 19:09

:oops: Euros portugueses ? Tambem nao sei. Limitei-me a copiar a expressao da Pata no post anterior... :oops:
 
Mensagens: 182
Registado: 20/11/2006 23:11
Localização: Emigrante

por Elias » 9/5/2011 19:06

mnvalente Escreveu:E os activos em euros portugueses depositados em bancos estrangeiros com agencias em portugal?


O que são "euros portugueses"?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mval2002 » 9/5/2011 19:05

Já alguem aqui perguntou mas não vi a resposta.

E os activos em euros portugueses depositados em bancos estrangeiros com agencias em portugal?

Caso do Barclays PT que por exemplo usa o fundo de garantia de depositos ingles para depositos em portugal. Ja o Deutsche Bank PT participa no FGD portugues.
 
Mensagens: 182
Registado: 20/11/2006 23:11
Localização: Emigrante

por Wakaru » 7/5/2011 10:03

Pata-Hari Escreveu:Ter cash em casa é uma maneira - mas isso é para os muito pobrezinhos que podem esconder o seu peculio dentro do açucareiro.



Ir buscar notas de 500? :D
 
Mensagens: 48
Registado: 27/5/2010 11:11
Localização: 16

por Pata-Hari » 7/5/2011 6:55

Só para clarificar e reunir informação:

Os activos em euros portugueses depositados em Portugal, passariam a escudos. O cash, os DPs, os certificados de aforro, as acções do BES, etc.

Os dolares depositados em contas em portugal, ficariam em dólares (as acções, os DPS, o cash)

Os fundos, teriam - tal e qual como têm hoje - um contravalor em escudos que seria o somatório dos novos valores das suas UPs. Se tiverem títulos portugueses, perdem. Se tiverem títulos estrangeiros, ficam na mesma.

Ter cash em casa é uma maneira - mas isso é para os muito pobrezinhos que podem esconder o seu peculio dentro do açucareiro.

Ter títulos directos ou finlandeses, ou alemães, ou de outro países "bom" no euro, é outro modo de fazer a coisa.

Ou seja, há muitos modos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por T1ag0 » 6/5/2011 22:55

Lion_Heart Escreveu:
T1ag0 Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Moeda defensiva e o CHF , pessoalmente tenho sempre USD pois é a moeda do Mundo. Assim como Passaporte em dia

Cash na banca só para o dia a dia, nunca se sabe se amanha falimos....


Refere-se a cash na banca portuguesa ou na banca em qualquer parte do mundo?


Banca Portuguesa. E conheço n casos de pessoas que compraram cofres e meteram os eur em casa


Nesta altura, com tantas dúvidas sobre o dia de amanhã é normal que as pessoas tenham medo pelas suas economias. Agora que se fala que a Grécia pode sair do €, há sempre o olhar desconfiado para Portugal, apesar de serem situações algo distintas.
 
Mensagens: 465
Registado: 29/3/2010 17:06
Localização: Algarve

por Lion_Heart » 6/5/2011 22:52

T1ag0 Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Moeda defensiva e o CHF , pessoalmente tenho sempre USD pois é a moeda do Mundo. Assim como Passaporte em dia

Cash na banca só para o dia a dia, nunca se sabe se amanha falimos....


Refere-se a cash na banca portuguesa ou na banca em qualquer parte do mundo?


Banca Portuguesa. E conheço n casos de pessoas que compraram cofres e meteram os eur em casa
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por T1ag0 » 6/5/2011 22:51

Lion_Heart Escreveu:Moeda defensiva e o CHF , pessoalmente tenho sempre USD pois é a moeda do Mundo. Assim como Passaporte em dia

Cash na banca só para o dia a dia, nunca se sabe se amanha falimos....


Refere-se a cash na banca portuguesa ou na banca em qualquer parte do mundo?
 
Mensagens: 465
Registado: 29/3/2010 17:06
Localização: Algarve

por Lion_Heart » 6/5/2011 22:48

Moeda defensiva e o CHF , pessoalmente tenho sempre USD pois é a moeda do Mundo. Assim como Passaporte em dia

Cash na banca só para o dia a dia, nunca se sabe se amanha falimos....
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por solrac1977 » 6/5/2011 21:50

boa noite


tal como um colega escreveu no post, gostaria caso alguém consiga esclarecer o que é necessário, para poder abrir contas num outro pais (por exemplo Brasil ou suíça)

outra questão que tenho tem a ver com a questão do dolar. O colega que tem o seu património em dólares refere se por exemplo a deter acções no mercado americano e outro produtos, ou mesmo eu dinheiro em contas de dólares?

agradeço imenso quem possas dar alguns esclareciemntos


abraços

solrac
 
Mensagens: 80
Registado: 17/12/2010 20:02
Localização: 15

por T1ag0 » 6/5/2011 21:45

oMeDo Escreveu:
Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu:
oMeDo Escreveu:Supondo o cenário que o ferradura está a colocar, quando as contas bancárias são cambiadas para a nossa antiga divisa (o escudo) a uma taxa que o mercado defina, nós nesse mesmo dia não poderemos trocar outra vez por euros e não ficamos com o mesmo valor !?

Eu não percebi onde perdemos valor no imediato


Suponho que o escudo comece rapidamente a desvalorizar e quando fores tentar trocar por euros já o cambio estará longe dos 200.482(supondo que seria o mesmo valor a que foi convertido na altura ???)


Nessa altura o melhor é comprar acções estrangeiras cotadas em euros. Assim o activo subjacente não muda de denominação e além disso vai valorizando à medida que o escudo perde valor.



Sim, depois temos um leque enorme de alternativas, mas o que eu queria era perceber se no mesmo dia em que a nossa divisa se pode desvalorizar face ao resto do mercado, nós tambem não temos o mercado todo à disposição evitando assim a exposição do nosso capital.


No momento seguinte a saída de divisas seria tão grande que penso que não conseguirias trocar para outra moeda os escudos. Poderia não haver procura suficiente para podermos trocar antes de começar a desvalorizar. Não sei se é bem assim que funciona mas penso que é um cenário possível.
 
Mensagens: 465
Registado: 29/3/2010 17:06
Localização: Algarve

Re: ter alguns dolars é uma sugestão

por kuppka » 6/5/2011 21:14

ferradura Escreveu:tenho cerca de 35% do meu patrimonio em $ americano(em liquido e produtos financeiros).
Foi uma opção que tomei há uns meses por medo que Portugal saia da Zona Euro.

Se isso acontecer, será feito num fim de semana.
Não será uma transação demorada.

Sugiro que todos tenham alguns dolars na mão.
Pode ser útil.


Como é possível pensar assim? Se tiveres euros sorte a tua q n tens escudos n é?
 
Mensagens: 331
Registado: 31/5/2009 15:22
Localização: 20

por Automech » 6/5/2011 21:10

Além do que o Elias referiu e para quem não quer o risco das acções, outra opção é ter obrigações, em euros, de empresas estrangeiras ou países estrangeiros sólidos (se é que isso existe).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

estou a ponderar

por rasteiro » 6/5/2011 20:58

abrir conta na Suiça ou Brasil.
Gostaria de saber quais os requesitos necessários para abrir uma conta num desses paises?

Abraços
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, PXYC, Shimazaki_2 e 377 visitantes