Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
sem2006 Escreveu:Não sou obrigado a te o carregador doméstico. Posso ligar directamente na tomada, se bem que o tempo de carga dura mais (não é algo que me preocupe, tenho a noite toda)
Se não utilizares um sistema recomendado e certificado arriscas-te a perder a garantia.
A bateria custa mais que o resto do carro todo...
Um trade-off pouco interessante.
sem2006 Escreveu:Não o encontro no mercado daqui a 10 anos, pq.? Pode não ser o mesmo modelo, mas de certeza que encontras.
Eu aqui não faço ideia do que estás a falar. Queres expor melhor o que é que isto significa e no que é que se traduz?
sem2006 Escreveu: É o mesmo que dizeres que daqui a 10 anos não encontro peças para o meu carro actual no mercado.
E continuas a esquecer-te de pormenores como a manutenção
Eu não me esqueci da manutenção. Presumo que não tens seguido o tópico mas eu já referi isso n vezes!
Em contrapartida, tu esqueces-te de n coisas que eu estou farto de enumerar. E mesmo depois de eu as enumerar continuas a não falar delas e a não as computar nas tuas contas!
Onde é que contabilizas o custo do capital? Pagar à cabeça (seja a pronto seja via financiamento) 13, 15 ou 20 mil euros a mais não tem como custo real só essa diferença mas mais!
No teu custo por kilometro, autonomia e etc consideras sempre os valores para a bateria nova: essas prestações vão piorar à medida que a bateria vai perdendo eficácia (tu contabilizas o cenário óptimo de enquanto ela é nova).
Não consideras ainda a desvalorização acrescida que o automóvel vai ter por motivos vários óbvios.
Depois, falas do que vai existir hipoteticamente daqui a 10 anos como se de um passe de mágica que tudo resolve se tratasse...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:sem2006 Escreveu:Repara que dentro da mesma gama (mesmo tamanho de carro e capacidade de mala) ainda mais caro me ficaria e portanto menor a diferença.
O LEAF tem uma malinha de 330L...
Em termos de espaço acho que até um Skoda Fabia Break - que custa 14 mil euros e não 32 mil euros - bate-o aos pontos!
Quanto mais não seja em termos relativos...sem2006 Escreveu: E o Leaf não me fica por 32000 euros, mas sim 30000 (diferença de 8000€ em relação ao preço do meu actual, logo paga-se a diferença em cerca de 6,5 anos e não 10 anos como falas).
Um LEAF de cor não metalizada custa 30.850 euros.
O carregador doméstico custa 1200 euros (mas alguém compra um carro destes sem ter como o carregar em casa?).
A cor metalizada (praticamente ninguém compra carros de cor sólida) custa mais 400 euros.
O preço de um LEAF efectivamente situa-se nos 32.100 ~ 32.500 euros...sem2006 Escreveu:Quanto à duração da bateria, é coo te disse: daqui a 10 anos, já as baterias estarão mais baratas e com mais capacidade.
Nós estamos a discutir o LEAF.
E não o que encontras no mercado daqui a 10 anos.
Fabia Break gasolina e sem extras nenhuns...então teremos de fazer as contas de outra maneira (consumo a gasolina é sempre superior e o preço da gasolina tb.).
Não sou obrigado a te o carregador doméstico. Posso ligar directamente na tomada, se bem que o tempo de carga dura mais (não é algo que me preocupe, tenho a noite toda)
Não o encontro no mercado daqui a 10 anos, pq.? Pode não ser o mesmo modelo, mas de certeza que encontras. É o mesmo que dizeres que daqui a 10 anos não encontro peças para o meu carro actual no mercado.
E continuas a esquecer-te de pormenores como a manutenção

- Registado: 29/4/2009 13:31
sem2006 Escreveu:Repara que dentro da mesma gama (mesmo tamanho de carro e capacidade de mala) ainda mais caro me ficaria e portanto menor a diferença.
O LEAF tem uma malinha de 330L...
Em termos de espaço acho que até um Skoda Fabia Break - que custa 14 mil euros e não 32 mil euros - bate-o aos pontos!
Quanto mais não seja em termos relativos...
sem2006 Escreveu: E o Leaf não me fica por 32000 euros, mas sim 30000 (diferença de 8000€ em relação ao preço do meu actual, logo paga-se a diferença em cerca de 6,5 anos e não 10 anos como falas).
Um LEAF de cor não metalizada custa 30.850 euros.
O carregador doméstico custa 1200 euros (mas alguém compra um carro destes sem ter como o carregar em casa?).
A cor metalizada (praticamente ninguém compra carros de cor sólida) custa mais 400 euros.
O preço de um LEAF efectivamente situa-se nos 32.100 ~ 32.500 euros...
sem2006 Escreveu:Quanto à duração da bateria, é coo te disse: daqui a 10 anos, já as baterias estarão mais baratas e com mais capacidade.
E não o que encontras no mercado daqui a 10 anos.
sem2006 Escreveu:Brinquedo de luxo que os impostos dos outros andam a pagar? E quantos luxos não pagam os meus impostos aos tipos que fazem de conta que nos governam?
Como as vantagens todas que dizes existir realmente não existem, resvalas...

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Na altura e para o que eu queria, as alternativas ou eram mais caras, ou tinham desvantagens. O meu grande azar foi que pelo facto de querer que o ESP Plus viesse instalado, acabei por esperar quase 3 meses e apanhei com uma versão com o FAP
Repara que dentro da mesma gama (mesmo tamanho de carro e capacidade de mala) ainda mais caro me ficaria e portanto menor a diferença. E o Leaf não me fica por 32000 euros, mas sim 30000 (diferença de 8000€ em relação ao preço do meu actual, logo paga-se a diferença em cerca de 6,5 anos e não 10 anos como falas e isto sem contar com diferenças nos preços de manutenção e assumindo um preço de gasóleo constante).
Quanto à duração da bateria, é como te disse: daqui a 10 anos, já as baterias estarão mais baratas e com mais capacidade. Enquanto isso, já usufrui e tirei bom partido do carro.
Brinquedo de luxo que os impostos dos outros andam a pagar? E quantos luxos não pagam os meus impostos aos tipos que fazem de conta que nos governam?

Repara que dentro da mesma gama (mesmo tamanho de carro e capacidade de mala) ainda mais caro me ficaria e portanto menor a diferença. E o Leaf não me fica por 32000 euros, mas sim 30000 (diferença de 8000€ em relação ao preço do meu actual, logo paga-se a diferença em cerca de 6,5 anos e não 10 anos como falas e isto sem contar com diferenças nos preços de manutenção e assumindo um preço de gasóleo constante).
Quanto à duração da bateria, é como te disse: daqui a 10 anos, já as baterias estarão mais baratas e com mais capacidade. Enquanto isso, já usufrui e tirei bom partido do carro.
Brinquedo de luxo que os impostos dos outros andam a pagar? E quantos luxos não pagam os meus impostos aos tipos que fazem de conta que nos governam?

sem2006 Escreveu:6º - Por dia faço na casa dos 60 a 100Km, logo posso obter poupanças na casa dos 5 a 6,5€ por dia (valores por alto, mas feitas as contas são 110€ por mês, mais coisa, menos coisa, logo cerca de 1200€ por ano e isto era se o gasóleo mantivesse o preço constante).
Sem2006, existem mais alternativas para lá da que tu escolheste. Mas mesmo no teu caso, vão ser precisos uns 10 anos para recuperar o "investimento": um LEAF custa mais de 32 mil euros, incluindo o carregador doméstico. Uma enormidade para o que oferece!
O mercado oferece automóveis a Diesel e a Gasolina muito mais competitivos. E ainda tens a hipótese de converter um Gasolina para GPL por uns módicos 1500 euros!
Não é preciso enterrar um excesso de cerca de 20 mil euros numa tecnologia nova que promete mas por enquanto não dá...
Para além de no teu exercício teres ignorado o mercado automóvel todo e todas as alternativas excluindo o carro que compraste, voltas a desconsiderar todas as desvantagens da bateria: a bateria vai-se desgastar, lá para o quarto ou quinto ou sexto ano começam a notar-se as autonomias cada vez menores e custo por quilometro a subir à medida que a bateria perde eficácia. O carro vai desvalorizar-se mais depressa que um automóvel convencional (o que poderá ainda tornar-se mais gravoso por se tornar obsoleto se outros eléctricos superiores surgirem entretanto).
Portanto, se realmente olhares para o mercado todo, podes poupar 15 a 20 mil euros (ou mesmo mais, dependendo do que precisas) e depois gastar na ordem dos 5 a 6 euros por kilometro, o que dará para centenas de milhares de kilometros.
A diferença à cabeça tem ainda custos adicionais de capital ou de financiamento, conforme o formato da compra, que convém também não ignorar!...
Um LEAF não compensa: é um brinquedo caro que não trás vantagens reais. É pior em praticamente toda a alinha à excepção da poluição, o único ponto onde efectivamente, depois de tudo considerado, soma pontos.
Agora, como já disse, a prazo é uma tecnologia que poderá vir a tornar-se competitiva. Mas a questão é o LEAF e o ponto onde estamos neste momento!
sem2006 Escreveu:Agora, algo em que posso concordar contigo (mas isso é em qualquer área): quem paga os custos iniciais são sempre os early adopters, mas aqui é um caso em que não me importava nada de pagar.
Bem, nós não estavamos a falar de importar ou não importar de pagar o luxo de ter o "brinquedo" mas de vantagens reais, benefícios ou falta deles!
De notar que este exercício é feito à luz dos valores do ponto de vista do consumidor. Porque do ponto de vista da economia nacional é ainda francamente pior dado que é a carga fiscal quer sobre os automóveis novos quer sobre os combustíveis que atenuam parte da diferença desfavorável ao LEAF. Tirando isso, é ainda pior. Na prática, o contribuinte está a subsidiar uma tecnologia não competitiva, mas isto nós por cá sempre tivemos tendência para patrocinar brinquedos. Já se um pobre coitado vai comprar um automóvel económico e competitivo, para trabalhar e produzir, esse já paga bem em impostos...

MarcoAntonio Escreveu:sem2006 Escreveu:Marco:
Apontas muitos defeitos ao Leaf, mas a verdade é que pelo contrário eu só lhe vejo benefícios e com a continua escalada da subida do petróleo, cada vez são mais.
Eu enumerei as desvantagens...
Tu "dizes" que só vês benefícios.sem2006 Escreveu:Não fosse ter o meu carro apenas 3 anos e garanto que hoje teria comprado um Leaf. Para o que faço, chega bem e a poupança é bem significativa.
Poupança em relação a quê?
1º - Eu dei 19100€ pelo meu carro actual, mas graças ao abate do que tinha antes e a promoções do concessionário, senão teria dado na casa dos 22500€
2º - O meu carro actual é mais pequeno que o Leaf (não muito, mas mais um bocado)
3º- Actualmente tenho uma média de 5 a 5,5 litros /100Km (depende das vezes que uma porcaria chamada Filtro activo de partículas se lembra de ligar). Resultado: quase 8€ por cada 100Km e a tendência é para aumentar. No Leaf, fica na casa dos 1,5€
4º - Actualmente pago 110€ todos os anos de IUC. O Leaf paga alguma coisa destas? (Aqui confesso que não sei)
5º - A manutenção é muito mais cara no meu carro do que será no Leaf
6º - Por dia faço na casa dos 60 a 100Km, logo posso obter poupanças na casa dos 5 a 6,5€ por dia (valores por alto, mas feitas as contas são 110€ por mês, mais coisa, menos coisa, logo cerca de 1200€ por ano e isto era se o gasóleo mantivesse o preço constante).
Agora, algo em que posso concordar contigo (mas isso é em qualquer área): quem paga os custos iniciais são sempre os early adopters, mas aqui é um caso em que não me importava nada de pagar.
MarcoAntonio Escreveu:AC Investor Blog Escreveu: Se usam habitaulamente o vosso carro, na cidade, para distâncias inferiores a 150 km dia, não há escolha melhor no mercado.....
Que tal este, como alternativa?
Olha o meu pó-pó! Agora tenho um igualzinho. E estou agradavelmente surpreendido como dito, é melhor do que estava à espera, para a cidade e arredores é o ideal.
Agora tem o sistema dito "micro hybrid drive" mas é um mero gimmick de marketing, é apenas um start-stop que desliga o motor quando se está parado e a carregar no travão. Sempre poupa um pouco de gasolina mas não é realmente um híbrido.
Gostava era de ver este modelo com motor elétrico a baterias para em vez das mudanças automáticas, que funcionam bem mas são um pouco lentas, não precisar de mudanças nenhumas.
Até está previsto que venha a ser comercializado:
<iframe title="YouTube video player" width="640" height="510" src="http://www.youtube.com/embed/8zQZ6USXSSw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
AC Investor Blog Escreveu: Se usam habitaulamente o vosso carro, na cidade, para distâncias inferiores a 150 km dia, não há escolha melhor no mercado.....
Que tal este, como alternativa?

Só a diferença de preço à cabeça dá para mais de 400.000/500.000Km. Mas fazendo as contas todas jamais o "investimento" no LEAF seria recuperado.
Depois, em cidade, além de se poupar na carteira estacionam-se dois no lugar de um LEAF!

AC Investor Blog Escreveu: Se usam habitaulamente o vosso carro, na cidade, para distâncias inferiores a 150 km dia, não há escolha melhor no mercado..... poupam em tudo....
(...)
Enquanto a tecnologia ainda for cara,
(...)
AC, primeiro dizes que se poupa em tudo. De seguida admites que a tecnologia é cara!
Em que ficamos, poupa-se ou não se poupa?
AC Investor Blog Escreveu:
o carro não terá assim muita procura, mas acredito que dentro de pouco tempo, talvez +2 anos, os carros tenderam aproximar-se dos 20 mil euros e com autonomias na casa dos 400-500Kms.
Previsões podemos atirar para o ar as que nos apetecer...
É perfeitamente possivel e até relativamente provável que dentro de dois anos a autonomia seja semelhante e o preço mais elevado. Afinal, o incentivo do Estado está limitado aos primeiros 5 mil veículos eléctricos e termina no final de 2012. Mesmo estando praticamente isento de imposto, um LEAF é extremamente caro. Quando passar a pagar imposto, como fica?
Sim, a prazo - não dois anos mas provavelmente bastante mais - é uma tecnologia que se poderá vir a tornar competitiva. Mas nós estavamos a falar do LEAF, certo?
AC Investor Blog Escreveu:Caros,
Independemente das desvantagens aqui mencionadas pelo Marco, eu que experimentei o carro durante vários Km, só vejo vantagens para descolações curtas..... Se usam habitaulamente o vosso carro, na cidade, para distâncias inferiores a 150 km dia, não há escolha melhor no mercado..... poupam em tudo.... ninguém tem as respostas para o dia de amanhã, mas para o presente já existe, Nissan LEAF. Experimentei voçês mesmos. Enquanto a tecnologia ainda for cara, o carro não terá assim muita procura, mas acredito que dentro de pouco tempo, talvez +2 anos, os carros tenderam aproximar-se dos 20 mil euros e com autonomias na casa dos 400-500Kms.
Daqui a 2 anos com essa autonomia e esse preço: COMPRO

No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
AC Investor Blog Escreveu:Caros,
Independemente das desvantagens aqui mencionadas pelo Marco, eu que experimentei o carro durante vários Km, só vejo vantagens para descolações curtas..... Se usam habitaulamente o vosso carro, na cidade, para distâncias inferiores a 150 km dia, não há escolha melhor no mercado..... poupam em tudo.... ninguém tem as respostas para o dia de amanhã, mas para o presente já existe, Nissan LEAF. Experimentei voçês mesmos. Enquanto a tecnologia ainda for cara, o carro não terá assim muita procura, mas acredito que dentro de pouco tempo, talvez +2 anos, os carros tenderam aproximar-se dos 20 mil euros e com autonomias na casa dos 400-500Kms.
Só +2 anos para autonomias dessas parece-me pouco. E 20 mil euros sem incentivos nem pensar.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Caros,
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
sem2006 Escreveu:Marco:
Apontas muitos defeitos ao Leaf, mas a verdade é que pelo contrário eu só lhe vejo benefícios e com a continua escalada da subida do petróleo, cada vez são mais.
Eu enumerei as desvantagens...
Tu "dizes" que só vês benefícios.
sem2006 Escreveu:Não fosse ter o meu carro apenas 3 anos e garanto que hoje teria comprado um Leaf. Para o que faço, chega bem e a poupança é bem significativa.
Poupança em relação a quê?
Atomez Escreveu:Isso da autonomia dos carros elétricos também tem muito que se lhe diga... Os fabricantes anunciam autonomias realizadas em situações otimizadas e a velocidades médias ou baixas.
O Top Gear experimentou um Tesla, anunciado com uma autonomia de 320 km, e verificaram que puxando o carro sempre aos limites na pista de teste, tal como fazem com os outros carros desportivos normais, a autonomia foi de ... 90 km. E depois 16 horas de espera para dar mais umas voltinhas...
O tipo de condução, velocidade e outros fatores como a temperatura ambiente afetam imenso a autonomia.
<iframe title="YouTube video player" width="853" height="510" src="http://www.youtube.com/embed/8DfHyGD7_pM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
E a Tesla já processou o Top Gear por informação falsa. A verdade é qu eo top gear embora seja um excelente programa, é extremamente tendencioso

Marco:
Não fosse ter o meu carro apenas 3 anos e garanto que hoje teria comprado um Leaf. Para o que faço, chega bem e a poupança é bem significativa. Quanto à durabilidade das baterias, daqui a 10 anos o preço destas será bem mais baixo!
Isso da autonomia dos carros elétricos também tem muito que se lhe diga... Os fabricantes anunciam autonomias realizadas em situações otimizadas e a velocidades médias ou baixas.
O Top Gear experimentou um Tesla, anunciado com uma autonomia de 320 km, e verificaram que puxando o carro sempre aos limites na pista de teste, tal como fazem com os outros carros desportivos normais, a autonomia foi de ... 90 km. E depois 16 horas de espera para dar mais umas voltinhas...
O tipo de condução, velocidade e outros fatores como a temperatura ambiente afetam imenso a autonomia.
<iframe title="YouTube video player" width="853" height="510" src="http://www.youtube.com/embed/8DfHyGD7_pM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
- Registado: 16/12/2009 20:21
AC Investor Blog Escreveu:Meus amigos,
Esta semana tive o prazer de conduzir o NISSAN LEAF e posso-vos dizer que é uma censação única e indescritivel. Andamos no carro sem se ouvir qualquer ruido, além de que, este carro tem uma aceleração impressionante ao nivel dos 1.6 ou mesmo 1.8 que eu já guiei. Isto sim, é o futuro, só perca mesmo pelos 175 Km de autonomia.
Só peca mesmo pelos 175Km de autonomia...
e pelo tempo de recarga...
e pelo desgaste da bateria a prazo...
e pelos cerca de 30 mil euros antes de ajudas e impostos, ou seja, o dobro de um automóvel equivalente convencional, preço este que mesmo assim provavelmente gera prejuízo à Nissan...
e que mesmo do ponto de vista do utilizador, já incluindo as ajudas estatais temporárias, não compensa em termos económicos.

Se lhe tirarmos todos os defeitos, é uma maravilha!

Elias Escreveu:Europcar já aluga carros eléctricos:
http://www.europcar.pt/EBE/module/rende ... eugeot-iOn
Meus amigos,
Esta semana tive o prazer de conduzir o NISSAN LEAF e posso-vos dizer que é uma censação única e indescritivel. Andamos no carro sem se ouvir qualquer ruido, além de que, este carro tem uma aceleração impressionante ao nivel dos 1.6 ou mesmo 1.8 que eu já guiei. Isto sim, é o futuro, só perca mesmo pelos 175 Km de autonomia.
AC Investor Blog
Nissan LEAF "arranca" mal...
Vários clientes têm-se queixado que por vezes o seu Nissan LEAF não arranca. A marca entretanto lançou uma press release sobre o assunto:
Vários clientes têm-se queixado que por vezes o seu Nissan LEAF não arranca. A marca entretanto lançou uma press release sobre o assunto:
Nissan has found that a very small proportion of the Nissan LEAFs in the market today have reported incidents which require reprogramming of the Vehicle Control Module to address incorrect diagnosis programming. Yet, as the LEAF is very important to us, Nissan has decided to perform a service campaign on 5,300 Nissan LEAF vehicles in the Japanese, North American, European and other markets to ensure all of our customers are satisfied.
This is not a safety issue as the vehicle will not stop running while being driven, but may not restart once it is turned off.
Approximately 500 Nissan LEAF customer vehicles in the U.S. are affected by this campaign. In an effort to minimize the inconvenience to these customers a message will be sent through the on-board telematics system early next week prompting the owners to contact their Nissan dealer to arrange reprogramming of the software to address this issue. Nissan will also contact potentially affected owners through traditional channels to inform them about this issue.
We are fully aware that this issue may have inconvenienced some of our customers. Nissan is committed to a high level of customer service and satisfaction, and is working with dealers to promptly address the issue.
MarcoAntonio Escreveu:Correcto, João. Eu já tinha mencionado isso aqui mesmo no tópico.
A razão porque isso acontece é fácil de entender: uma das grandes diferenças entre o motor de combustão interna e o eléctrico é a eficiência energética em função da rotação. Enquanto se trata de uma curva acentuada no CI (uma "lomba"), o motor eléctrico tem um binário estável em função das rotações.
Em auto-estrada o veículo tende a circular em velocidade cruzeiro, com um regime de rotações que não andará muito longe do ponto óptimo para este motor.
Contudo, quando se entra em circuito citadino, o para-arranca constante faz o motor trabalhar frequentemente em regimes "sub-optimos", um problema que é minimizado no motor eléctrico.
Como disse na altura, é disparatado gastar a bateria em auto-estrada se se vai a seguir circular em cidade!
Concordo 100% de facto o motor de combustão interna é muito pouco eficiente a baixa carga (baixo binário) quando comparado com o motor eléctrico que apresenta alta eficiência em praticamente todo o regime de rotação e binário. A caixa de velocidades e transmissão utilizada nos veículos convencionais não ajuda. A tecnologia Start/Stop é interessante para os veículos convencionais mas a maior parte dos que circula ainda não a tem o que provoca o pára/arranque num ainda maior desperdício de combustível.
Correcto, João. Eu já tinha mencionado isso aqui mesmo no tópico.
A razão porque isso acontece é fácil de entender: uma das grandes diferenças entre o motor de combustão interna e o eléctrico é a eficiência energética em função da rotação. Enquanto se trata de uma curva acentuada no CI (uma "lomba"), o motor eléctrico tem um binário estável em função das rotações.
Em auto-estrada o veículo tende a circular em velocidade cruzeiro, com um regime de rotações que não andará muito longe do ponto óptimo para este motor.
Contudo, quando se entra em circuito citadino, o para-arranca constante faz o motor trabalhar frequentemente em regimes "sub-optimos", um problema que é minimizado no motor eléctrico.
Como disse na altura, é disparatado gastar a bateria em auto-estrada se se vai a seguir circular em cidade!
Concordo, só em situações muito particulares poderia ter tal baixo consumo.
Queria ainda referir um aspecto: para uma utilização citadina um veículo é tanto melhor escolha quanto mais eléctrico ou híbrido eléctrico (plug-in) o veículo for. Numa utilização estrada/auto-estrada um veículo convencional Diesel ou até mesmo Gasolina face ao híbrido não apresenta grandes diferenças em consumo de combustível (em especial o Diesel) o mesmo não poderá ser dito numa condução citadina onde as diferenças podem ser muito significativas.
Queria ainda referir um aspecto: para uma utilização citadina um veículo é tanto melhor escolha quanto mais eléctrico ou híbrido eléctrico (plug-in) o veículo for. Numa utilização estrada/auto-estrada um veículo convencional Diesel ou até mesmo Gasolina face ao híbrido não apresenta grandes diferenças em consumo de combustível (em especial o Diesel) o mesmo não poderá ser dito numa condução citadina onde as diferenças podem ser muito significativas.
pocoyo Escreveu:Estive a pesquisar e reparei que só os segmentos altos é que estão a estudar estes hibridos.
1.9 num volvo, Uau!!!
Num Polo 1.2tdi deve dar meio litro aos 100.
O incremento de custos de produção são maiores (proporcionalmente) em veículos mais pequenos. Acresce ainda que os automóveis pequenos gastam poucos litros por quilometro e a poupança vai ser menos expressiva...
Iniciou-se pelas gamas médias (Prius/Civic/etc), alargou-se às altas mas em versão muito soft (o Lexus é o primeiro "verdadeiramente" híbrido acima do Prius) e também estão a planear tanto a Honda (com um Jazz híbrido) como a Toyota alargar ao segmento dos compactos. Mas ainda não chegaram ao mercado. O primeiro acho que vai ser o Jazz híbrido.
Quanto aos 1.9L/100 do Volvo, eu vou esperar para ver...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: IX Hispana, Luzemburg, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 123 visitantes