TAP e as taxas de combustível
AutoMech Escreveu:Elias Escreveu:Veja-se bem os esquemas que as companhias aéreas inventam para complicar e tornar mais confuso o cálculo do preço dos bilhetes.
O cálculo e sobretudo a comparação entre as várias companhias, algo essencial numa industria concorrencial. Neste tipo de coisas é que era importante haver regulação forte (UE) para benefício do consumidor.
Epá eu acho que estas taxas são uma farsa.
Aceito que existam taxas para entidades terceiras (como é o caso da ANA - taxas de aeroporto), mas nesse caso são fixas.
Agora o que vai para a TAP não devia incluir quaisquer taxas e muito menos taxas variáveis.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias, nem precisas de ir ver voos diferentes... vês a taxa de combustível da classe discount e da classe classic e plus, e vês que são diferentes... deve ser porque quem voa de classic para cima são os gordos capitalistas que implicam um maior uso de combustível no avião
Isso das taxas é uma palhaçada... ainda por cima quando os preços têm uma variabilidade enorme entre dias e horas, para o mesmo trajecto. Metam os preços que entenderem. Como é que esse preços se dividem para cobrir os custos com os voos interessa aos gajos que fazem contabilidade de gestão na empresa. Ao consumidor é que não...

Isso das taxas é uma palhaçada... ainda por cima quando os preços têm uma variabilidade enorme entre dias e horas, para o mesmo trajecto. Metam os preços que entenderem. Como é que esse preços se dividem para cobrir os custos com os voos interessa aos gajos que fazem contabilidade de gestão na empresa. Ao consumidor é que não...
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
- Registado: 27/3/2005 22:16
Elias Escreveu:Veja-se bem os esquemas que as companhias aéreas inventam para complicar e tornar mais confuso o cálculo do preço dos bilhetes.
O cálculo e sobretudo a comparação entre as várias companhias, algo essencial numa industria concorrencial. Neste tipo de coisas é que era importante haver regulação forte (UE) para benefício do consumidor.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Já agora mais uma nota: nos dias em que a taxa de combustível é mais barata, por vezes a taxa de emissão de bilhete também varia.
Assim, a taxa de emissão de bilhete para uma viagem a Madrid é de 5 euros nuns dias e 9 euros noutros. O mesmo acontece se o destino for Londres.
Veja-se bem os esquemas que as companhias aéreas inventam para complicar e tornar mais confuso o cálculo do preço dos bilhetes.
Assim, a taxa de emissão de bilhete para uma viagem a Madrid é de 5 euros nuns dias e 9 euros noutros. O mesmo acontece se o destino for Londres.
Veja-se bem os esquemas que as companhias aéreas inventam para complicar e tornar mais confuso o cálculo do preço dos bilhetes.

Na notícia de 9 de Março, que está em
http://www.presstur.com/site/news.asp?news=29484
reparei no seguinte trecho:
Ou seja, a própria TAP admite que pode prescindir destas taxas para captar mercado.
Pessoalmente até acho bem que os preços variem, escusavam era de inventar esta fantochada das taxas, que afinal se aplicam nuns dias e noutros não.
http://www.presstur.com/site/news.asp?news=29484
reparei no seguinte trecho:
A TAP, como outras companhias aéreas, tem seguido a política de também fazer reduções nas sobretaxas para ter no mercado promoções mais apelativas.
Ou seja, a própria TAP admite que pode prescindir destas taxas para captar mercado.
Pessoalmente até acho bem que os preços variem, escusavam era de inventar esta fantochada das taxas, que afinal se aplicam nuns dias e noutros não.
A notícia de 9 de fevereiro que aqui coloquei dizia isto:
Mais recentemente, a 9 de Março, apareceu uma notícia que dizia isto:
No entanto, fazendo algumas simulações no site da TAP rapidamente se chega à conclusão que isto é tudo uma grande farsa e que as chamadas sobretaxas de combustível são tudo menos fixas.
Alguns exemplos resultantes de simulações que efectuei há pouco:
SITUAÇÃO 1 - Viagem Lisboa-Barcelona
Ida a 12 de Abril e regresso a 14 de Abril - bilhete = 83,28 €; inclui taxa de combustível = 14 €
Ida a 12 de Abril e regresso a 15 de Abril - bilhete = 128,28 €; inclui taxa de combustível = 41 €
Ida a 11 de Abril e regresso a 15 de Abril - bilhete = 168,28 €; inclui taxa de combustível = 68 €
Como se pode verificar, a taxa de combustível varia e não é pouco, desde os 7 euros por percurso até aos 34 referidos na última notícia.
Outro exemplo:
SITUAÇÃO 2 - Viagem Lisboa-Frankfurt
Ida a 18 de Setembro e regresso a 28 de Setembro - bilhete = 137,36 €; inclui taxa de combustível = 33 €
Ida a 17 de Setembro e regresso a 28 de Setembro - bilhete = 190,36 €; inclui taxa de combustível = 37 €
Ida a 17 de Setembro e regresso a 30 de Setembro - bilhete = 267,36 €; inclui taxa de combustível = 68 €
PORÉM:
Ida a 11 de Outubro e regresso a 19 de Setembro - bilhete = 94,78 €; inclui taxa de combustível = 6 € - SIM, SEIS EUROS, ou seja 3 euros por percurso.
A questão que se levanta é pois esta: porque é que nem todos pagam a taxa por igual???
Presstur 09-02-2011 (16h27)
A TAP começou ontem, dia 8, a aplicar 32 euros por percurso de sobretaxa de combustível nos voos dentro de Portugal Continental e internacionais europeus, à excepção de Escandinávia, Finlândia, Hungria, Polónia, República Checa e Rússia, e 135 nos voos de longo curso, à excepção de São Tomé, Cabo Verde, Senegal e Guiné Bissau.
Mais recentemente, a 9 de Março, apareceu uma notícia que dizia isto:
TAP sobe sobretaxas de combustível
a partir de amanhã
Presstur 09-03-2011 (16h08)
A TAP está a informar as agências de viagens portuguesas que os bilhetes e viagens vendidos a partir de amanhã já terão sobretaxas de combustível mais elevadas, entre 34 euros por percurso nos voos dentro de Portugal continental e na maior parte das rotas internacionais na Europa e 145 nas rotas intercontinentais do Brasil, Angola, Moçambique, Estados Unidos e Venezuela.
No entanto, fazendo algumas simulações no site da TAP rapidamente se chega à conclusão que isto é tudo uma grande farsa e que as chamadas sobretaxas de combustível são tudo menos fixas.
Alguns exemplos resultantes de simulações que efectuei há pouco:
SITUAÇÃO 1 - Viagem Lisboa-Barcelona
Ida a 12 de Abril e regresso a 14 de Abril - bilhete = 83,28 €; inclui taxa de combustível = 14 €
Ida a 12 de Abril e regresso a 15 de Abril - bilhete = 128,28 €; inclui taxa de combustível = 41 €
Ida a 11 de Abril e regresso a 15 de Abril - bilhete = 168,28 €; inclui taxa de combustível = 68 €
Como se pode verificar, a taxa de combustível varia e não é pouco, desde os 7 euros por percurso até aos 34 referidos na última notícia.
Outro exemplo:
SITUAÇÃO 2 - Viagem Lisboa-Frankfurt
Ida a 18 de Setembro e regresso a 28 de Setembro - bilhete = 137,36 €; inclui taxa de combustível = 33 €
Ida a 17 de Setembro e regresso a 28 de Setembro - bilhete = 190,36 €; inclui taxa de combustível = 37 €
Ida a 17 de Setembro e regresso a 30 de Setembro - bilhete = 267,36 €; inclui taxa de combustível = 68 €
PORÉM:
Ida a 11 de Outubro e regresso a 19 de Setembro - bilhete = 94,78 €; inclui taxa de combustível = 6 € - SIM, SEIS EUROS, ou seja 3 euros por percurso.
A questão que se levanta é pois esta: porque é que nem todos pagam a taxa por igual???
Editado pela última vez por Elias em 3/4/2011 23:06, num total de 1 vez.
pocoyo Escreveu:AutoMech Escreveu:Então cuidado
ASAE fez três detenções por especulação e usurpação
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interi ... id=1795267
Se calhar já está a escrever da cadeia.
Nada disso... eu ando a monte... hoje em dia com a net móvel 3,5G um gajo pode especular no meio do mato

AutoMech Escreveu:Então cuidado
Se calhar já está a escrever da cadeia.

Então cuidado

Elias Escreveu:
Até aposto que os cabazes usados pelo INE para calcular a inflação só consideram o preço-base e não as taxas...
"apostas!!!"
Agora andas numa de apostas?... devias era provar o que dizes. Não é andares por aí a pedires justificação de tudo e mais alguma coisa e depois dizes isto.

PS. Não leves a mal, foi brincadeirinha.
AutoMech Escreveu:Foi como o caso da água há dois anos, em que proibiram a cobrança do aluguer de contadores e levámos logo com outra nova taxa...
E o caso da electricidade: os aumentos do kWh são indexados à inflação mas depois levamos com uma data de taxas em cima.
Até aposto que os cabazes usados pelo INE para calcular a inflação só consideram o preço-base e não as taxas...
Mas repara que a taxa de combustível é apenas um estratagema (manhoso, claro) para se poder dizer que o preço dos bilhetes não aumentou. Por exemplo: um bilhete Lisboa-Paris custa 100 euros. Aumenta-se a taxa de combustível em mais 20 euros mas como só subiu a taxa, a empresa pode dizer que o preço dos bilhetes não aumentou.
Claro Elias. A única forma de comparar batatas com batatas é ter tudo incluído.
Quero lá saber se o meu bilhete, que me custa 200€ é composto por 100€ disto, mais 20€ daquilo, mais 30€ do outro, etc.
Só me interessa o preço final, o que me sai efectivamente do bolso, chamem-lhe lá o que quiserem pelo meio.
Felizmente que não há muitos negócios assim, senão quando fossemos comprar um frango assado levávamos com a taxa de carvão ou com a taxa de ferramentas numa oficina.
Quero lá saber se o meu bilhete, que me custa 200€ é composto por 100€ disto, mais 20€ daquilo, mais 30€ do outro, etc.
Só me interessa o preço final, o que me sai efectivamente do bolso, chamem-lhe lá o que quiserem pelo meio.
Felizmente que não há muitos negócios assim, senão quando fossemos comprar um frango assado levávamos com a taxa de carvão ou com a taxa de ferramentas numa oficina.
TAP já começou a aplicar
novas sobretaxas de combustível
Presstur 09-02-2011 (16h27)
A TAP começou ontem, dia 8, a aplicar 32 euros por percurso de sobretaxa de combustível nos voos dentro de Portugal Continental e internacionais europeus, à excepção de Escandinávia, Finlândia, Hungria, Polónia, República Checa e Rússia, e 135 nos voos de longo curso, à excepção de São Tomé, Cabo Verde, Senegal e Guiné Bissau.
Uma informação que a TAP enviou para as agências de viagens especifica que não fez aumento das sobretaxas nos seus voos entre o Continente e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, que se mantém em 19 euros por percurso, nas ligações com Escandinávia, Finlândia, Hungria, Polónia, República Checa, Argélia e Marrocos, que se mantém em 40 euros por percurso, Rússia, que se mantém em 50 euros por percurso, e São Tomé, Cabo Verde, Senegal e Guiné Bissau, nas quais mantém 120 euros por percurso.
“Relembramos que existem algumas excepções a estes valores, para determinadas tarifas e destinos da Rede TAP, em que o valor da taxa YQ é mais baixo”, sublinha a companhia nessa informação, acrescentando que os agentes de viagens encontram essas excepções nos sistemas de reservas.
A informação da TAP indicava que os novos valores das sobretaxas de combustível passavam a vigorar para “vendas e viagens” a partir de ontem, 8 de Fevereiro.
A 14 de Janeiro, a companhia tinha também passado a aplicar novas sobretaxas de combustível nos voos entre o Continente e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, aumentando em quatro euros por percurso, para 19 (clique para ler: Taxa de combustível dos voos Madeira e Açores sobe para 19 euros por percurso).
A TAP acompanha assim os aumentos de sobretaxa de combustível também postos em prática recentemente por outras companhias, entre as quais a British Airways (clique para ler: BA aumenta sobretaxa de combustível nos voos de longo curso), que já tinha feiro um aumento em meados de Dezembro (clique para ler: British Airways aumenta sobretaxa de combustível no longo curso a partir de dia 16), a SAS (clique para ler: SAS aumenta sobretaxa de combustível a partir de 22 de Fevereiro), Lufthansa, Finnair e Singapore Airlines.
Outra companhia que também aumentou recentemente a sobretaxa de combustível foi a Air France, que no dia 1 passou a aplicar mais dez euros por percurso nos voos de longo curso.
Nos voos de curta distância e de médio curso o aumento foi em dois euros por percurso.
O preço do jet fuel terminou 2010 em máximos desde o “pico” de 2008, com a tonelada de combustível nos 848,9 dólares, segundo o Índice IATA do Jet Fuel (clique para ler: Preço do combustível de avião acaba 2010 em máximos desde o “pico” de 2008).
De acordo com a última informação do Índice, relativa à semana terminada a 21 de Janeiro, o preço da tonelada de jet fuel tinha subido para 889,7 dólares, mais 33,1% que na semana homóloga de 2010 (clique para ler: Brent à beira dos cem dólares por barril e fuel de avião aproxima-se dos 900 dólares).
Pessoalmente continuo a achar que não devia haver lugar a quaisquer taxas. Era tudo incorporado no preço do bilhete.
Elias Escreveu:Pedro, para quem mora em Lisboa o custo de ir para o avião ou para o comboio é exactamente o mesmo.
Nas cidades estrangeiras, o aeroporto fica geralmente fora da cidade mas existe quase sempre um transporte público (comboio, metro, autocarro rápido) a preço acessível, ninguém é obrigado a ir de táxi. Por isso não me parece que esse custo tenha expressão.
Quanto à questão da rapidez da viagem: sim, para viagens curtas (menos de 300 km); decididamente não para viagens com distâncias superiores.
Na rapidez da viagem estava a referi-me ao avião, por ter ser muito mais rápido.
Relativamente ao custo de deslocação até ao aeroporto estava a pensar no meu caso concreto que tenho que fazer cerca 150 km para ir até lisboa e das uma, ou vou com o meu carro e pago estacionamento, ou tenho de ir de comboio, taxi, etc, ou tenho que pedir a alguém para me ir levar, buscar.... enfim monetáriamente até pode compensar mas na prática para quem vive longe é um bocado mais complicado!!!!
De qualquer forma independentemente dos inconvenientes ou custos para quem vive longe, viajar de avião é sempre melhor pela rapidez da deslocação.
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Como já disse no passado, infelizmente, e por razões profissionais sou forçado a fazer 2 vôos semanais. Muito de vez em quando até vôo TAP.. Os aviões da TAP na Europa andam vazios! A razão é simples, têm preços tão elevados que são quase sempre a pior escolha. Andam literalmente a queimar combustível e os nossos impostos.. Se não conseguem ter preços mais competitivos então não sei o que andam a fazer no mercado.. ou melhor sei: estão a disfarçar o desemprego com uma ajudinha do governo. Agora ainda têm o desplante de fazer greves.. nisto concordo com o F. Pinto - ridículo.
A CP opera em monopólio. Além disso um vôo Lisboa-Porto custa 190€ e um alfa 50€.
A solução para a TAP era uma dieta forçada que ninguém parece disposto a querer fazer.. enquanto isso, vamos todos pagando..
A CP opera em monopólio. Além disso um vôo Lisboa-Porto custa 190€ e um alfa 50€.
A solução para a TAP era uma dieta forçada que ninguém parece disposto a querer fazer.. enquanto isso, vamos todos pagando..
barnabé
http://videos.sapo.pt/aWCBzS2SIhahWzoftzgZ
um "remador da república"
- Registado: 4/6/2008 20:46
Pedro, para quem mora em Lisboa o custo de ir para o avião ou para o comboio é exactamente o mesmo.
Nas cidades estrangeiras, o aeroporto fica geralmente fora da cidade mas existe quase sempre um transporte público (comboio, metro, autocarro rápido) a preço acessível, ninguém é obrigado a ir de táxi. Por isso não me parece que esse custo tenha expressão.
Quanto à questão da rapidez da viagem: sim, para viagens curtas (menos de 300 km); decididamente não para viagens com distâncias superiores.
Elias não esqueças o custo de ir para o avião para quem não vive perto do aeroporto além disso o combio é mais acessivel e menos burocratico. Vantagens: rapidez da viagem!!!!
PS: Não li nada do que está para cima, apenas o último comentário.
PS: Não li nada do que está para cima, apenas o último comentário.
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
barnabe447 Escreveu:É um facto. A diferença é que a CP é acessível ao cidadão, já a TAP serve uma elite.
Não estou de acordo. Andar de comboio é muito mais caro que andar de avião.
Exemplos:
ida e volta ao Porto no Alfa em 2ª classe = 50 euros (já com 10% de desconto de ida e volta); preço por km = 7,5 cêntimos
ida e volta a Madrid no Lusitania em 2ª classe = 92 euros (já com 10% de desconto de ida e volta); preço por km = 7 cêntimos
ida e volta a Paris na CP = 264 euros; preço por km = 7 cêntimos
ida e volta a Paris na TAP = 122 euros; preço por km = 3,8 cêntimos
Pode concluir-se que para distâncias grandes (além-fronteiras) viajar de avião é muito mais vantajoso e acessível para o passageiro, ao passo que viajar de comboio é que é para as elites.
barnabe447 Escreveu:É mantida apenas porque capricho governamental e porque serve para mascarar algum desemprego.
Referes-te à TAP ou à CP? Ou a ambas?

barnabe447 Escreveu:Para o comum dos cidadãos é um luxo perfeitamente desnecessário que lhe sai do bolso todos os anos - este ano 17€ a cada português vivo (incluindo aqueles que nem sabem o que é um avião). Chega a ser imoral. São empresas como a TAP que levarão este País à ruína.
O que entendes por luxo desnecessário?
Elias Escreveu:É como a CP e outras empresas de transporte: não estão talhadas para ganhar dinheiro.
É um facto. A diferença é que a CP é acessível ao cidadão, já a TAP serve uma elite. É mantida apenas porque capricho governamental e porque serve para mascarar algum desemprego. Para o comum dos cidadãos é um luxo perfeitamente desnecessário que lhe sai do bolso todos os anos - este ano 17€ a cada português vivo (incluindo aqueles que nem sabem o que é um avião). Chega a ser imoral. São empresas como a TAP que levarão este País à ruína.
barnabé
http://videos.sapo.pt/aWCBzS2SIhahWzoftzgZ
um "remador da república"
- Registado: 4/6/2008 20:46
Pemides Escreveu:Mas se fores ao site da TAP o valor que vês é o valor final, já com todas as taxas incluídas.
A única questão é mesmo a dos bilhetes oferecidos...
Precisamente... as taxas não foram mais que um artifício para transferir parcialmente o custo dos bilhetes oferecidos para o passageiro.
JPtuga Escreveu:Insisto na minha ideia, todas as taxas, incluindo o IVA, deveriam estar incluidas nos preços anunciados, nos websites das companhias, das agências de viagems etc, que seria o preço final que o consumidor pagaria.
Se depois na factura, discriminassem esse valor em x parcelas, ok, tudo bem, como aliás é obrigatório fazer em relação ao IVA(nem sei se os bilhetes pagam IVA...).
Mas se fores ao site da TAP o valor que vês é o valor final, já com todas as taxas incluídas.
A única questão é mesmo a dos bilhetes oferecidos...
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
- Registado: 27/3/2005 22:16
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Tiago2006, trilhos2006, VALHALLA, yggy, Zecadiabo e 181 visitantes