Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Menos vitórias e mais ganhos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Specialx » 31/3/2011 16:03

Quico Escreveu:Ok, tudo bem; eu também só quis realçar que talvez não fosse justo usar o S&P500 como termo de comparação. :wink:

Aliás, um bocado pegando a tua deixa: conheço quem defenda que andar a negociar "activamente" acções é um disparate porque, justamente, muito poucos conseguem bater o mercado. Defende que é preferível negociar apenas os índices (via ETF's, por exemplo) seguindo movimentos bull de longo prazo sem ligar a flutuações de curto prazo.

Abraço.


Eu sou um dos que defende isso :-)
Porque a realidade é que muitos dos que andam a negociar curtos prazos perdem ! nem é a questão de bater ou não o mercado, é a de perder !
Aliás percebe-se bastante bem aqui no forum que quase todos os entusiastas do curto prazo que começam por apresentar aqui carteiras "virtuais", acabam por deixar morrer os tópicos. Isso acontece porque provavelmente perdem !!!


abraço
 
Mensagens: 203
Registado: 11/5/2007 22:56
Localização: Quarteira

por Quico » 31/3/2011 15:53

Ok, tudo bem; eu também só quis realçar que talvez não fosse justo usar o S&P500 como termo de comparação. :wink:

Aliás, um bocado pegando a tua deixa: conheço quem defenda que andar a negociar "activamente" acções é um disparate porque, justamente, muito poucos conseguem bater o mercado. Defende que é preferível negociar apenas os índices (via ETF's, por exemplo) seguindo movimentos bull de longo prazo sem ligar a flutuações de curto prazo.

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por Specialx » 31/3/2011 14:49

Quico Escreveu:
SpecialX Escreveu:
Quico Escreveu:Só para ilustrar com a minha humilde performance... :wink:

(...e desculpem recorrer a um site da concorrência).


Isto vem de acordo com as estatísticas que revelam que é muitíssimo dificil de "bater" o mercado.
Com o devido respeito Quico, tiveste uma rentabilidade próxima de 50 % ao SP500, ou seja muito aquém do "mercado", com 200 trades.

Abraço


Porque comparas com o S&P500 se pouco "negociei" nesse mercado nesta carteira? E se te disser que 60% ou mais dos trades foram feitos em acções do PSI20 (...que entretanto só valorizou pouco mais de 9%!) e só o restante em acções europeias e americanas?

No entanto, tens razão: podes ver a performance de outros "artistas", no mesmo sítio, que negoceiam exclusivamente no mercado americano e não me parece que haja muitos que tenham batido o índice...
Mais: alguns dos que (neste momento) batem o índice, têm uma uma valorização na carteira que mais parece uma montanha russa... :)

http://www.clubeinvest.com/bolsa/portfolio.managers.php

Só mais uma nota: a carteira em causa não é real, ok?

Abraço.


Quico , atenção que esta observação não tem intenção de criticar o teu trading ! E apenas para ilustrar que não é simples como muitos pensam, "bater" o S&P 500 no longo prazo.
Provavelmente eu teria feito pior que tu :-)


abraço
 
Mensagens: 203
Registado: 11/5/2007 22:56
Localização: Quarteira

por Quico » 30/3/2011 21:57

AutoMech Escreveu:Quico, qual foi o teu drawdown máximo, consegues ver na plataforma ? O do S&P em termos mensais andou pelos 12%.


Eh, pá! É embaraçoso admitir mas não sei bem. O Pedro Miranda esqueceu-se de pôr essas coisas na plataforma e o gráfico é "manhoso" (sem ofensa para o magnifico trabalho do Pedro... :mrgreen: ). Eu também fui pondo para lá as ordens e nunca me preocupei em registar o que fazia...
Assim a olhometro, houve ali um valente drawdown a meio de 2010 de ~12%-15% mas foi ao longo de pelo menos 2 meses (acho que até foi durante as férias de verão, se a memória não me falha... ).

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por Quico » 30/3/2011 21:42

SpecialX Escreveu:
Quico Escreveu:Só para ilustrar com a minha humilde performance... :wink:

(...e desculpem recorrer a um site da concorrência).


Isto vem de acordo com as estatísticas que revelam que é muitíssimo dificil de "bater" o mercado.
Com o devido respeito Quico, tiveste uma rentabilidade próxima de 50 % ao SP500, ou seja muito aquém do "mercado", com 200 trades.

Abraço


Porque comparas com o S&P500 se pouco "negociei" nesse mercado nesta carteira? E se te disser que 60% ou mais dos trades foram feitos em acções do PSI20 (...que entretanto só valorizou pouco mais de 9%!) e só o restante em acções europeias e americanas?

No entanto, tens razão: podes ver a performance de outros "artistas", no mesmo sítio, que negoceiam exclusivamente no mercado americano e não me parece que haja muitos que tenham batido o índice...
Mais: alguns dos que (neste momento) batem o índice, têm uma uma valorização na carteira que mais parece uma montanha russa... :)

http://www.clubeinvest.com/bolsa/portfolio.managers.php

Só mais uma nota: a carteira em causa não é real, ok?

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por paulop2009 » 30/3/2011 17:21

Quero também dar os parabens por este artigo. Uma coisa tão simples e óbvia, mas sobre a qual nunca tinha pensado. Faz todo o sentido.

Pensar nisto vai concerteza melhorar os meus stops e sells.

Obrigado
 
Mensagens: 858
Registado: 15/9/2010 15:02
Localização: 16

por Automech » 30/3/2011 17:20

Numas contas toscas mesmo muito rápidas (porque também não sei exactamente a risk free rate e porque não estive para ir ao pormenor de apanhar o dia exato em que o Quico começou), dá-me um desvio padrão do S&P500 de 4.45% e do Quico de 1.77% ou seja, o Quico teve menos de 40% do risco do mercado, o que é muito bom.

E em termos de ratio equity/risk o Quico andou pelos 7 contra os 5.1 do mercado, ou seja mais 50%.

O que se vê é que se o Quico se sujeitasse a mais risco com alavancagem, de forma a igualar o risco do mercado, com estes negócios tinha batido o S&P por larga margem.

Quico, qual foi o teu drawdown máximo, consegues ver na plataforma ? O do S&P em termos mensais andou pelos 12%.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Supermann » 30/3/2011 16:20

Special, não podes so olhar para o retorno absoluto.

E a volatilidade? E o risco?

Ele fe-lo com muito menos risco que o S&P visto que tem um Sharpe de 2.5 ...

Agora não estou para calcular os valores porque nao tenho tempo mas asssim a olho diria que ele atingiu metade do retorno para ai com 1/4 ou 1/5 do risco de mercado.
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por Specialx » 30/3/2011 16:17

Quico Escreveu:Só para ilustrar com a minha humilde performance... :wink:

(...e desculpem recorrer a um site da concorrência).


Isto vem de acordo com as estatísticas que revelam que é muitíssimo dificil de "bater" o mercado.
Com o devido respeito Quico, tiveste uma rentabilidade próxima de 50 % ao SP500, ou seja muito aquém do "mercado", com 200 trades.

Abraço
 
Mensagens: 203
Registado: 11/5/2007 22:56
Localização: Quarteira

por El junior » 28/3/2011 23:20

Muito bom artigo.
Conciso e claro.
Parabéns
 
Mensagens: 44
Registado: 18/10/2010 23:30

por Supermann » 28/3/2011 14:50

Exactamente.

Não confundir magnitude com frequência.

Como diria Eckhardt... "As a forecaster I'm not any good... but it doesn't stop me making money".

O meu hitrate nos último 12 meses anda na casa dos 39% e nao me impediu de terr retornos de 3 digitos.
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por Quico » 28/3/2011 12:47

Só para ilustrar com a minha humilde performance... :wink:

(...e desculpem recorrer a um site da concorrência).
Anexos
Screen shot 2011-03-28 at 12.44.57.png
Screen shot 2011-03-28 at 12.44.57.png (151.91 KiB) Visualizado 3646 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por Valete » 28/3/2011 12:37

Um artigo para ler todos os dias ao acordar.
In God we trust, all others bring data.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 2/10/2006 17:40
Localização: Viseu

Menos vitórias e mais ganhos

por Ulisses Pereira » 28/3/2011 12:10

Foi hoje publicado o meu novo artigo "Menos vitórias e mais ganhos":

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=476025

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, BigLift, Bing [Bot], Google [Bot], JoeP, m-m, malakas, Masterchief, MPAM, MR32, nfaz, Nietz19, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, PMP69, silva_39, Tx9262, vasco007 e 311 visitantes
cron