Off Topic - Voto em branco
Elias Escreveu:bolo Escreveu:recorremos a considerações e comparações sobre Portugal como se o país fosse uma entidade deformada, anormal, depositório de maus genes.
Não acho que seja um problema de genes.
É essencialmente uma questão cultural.
ufa, isso dá-me outro ânimo. sou normal!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
recorremos a considerações e comparações sobre Portugal como se o país fosse uma entidade deformada, anormal, depositório de maus genes. É certo que se quisermos encontramos motivos para tal. fico na dúvida se tal se deve ao facto de o compararmos a um modelo teórico imaginário, onde a teoria pretende ser um modelo sem erro, ou se efectivamente somos mesmo inevitavelmente esse lastro errático numa vida em que não atinamos. Mas não nos entregamos: detestamos ser os últimos dos melhores, mas preferimos isso a sermos os primeiros dos piores. Já é qualquer coisa.
Quanto ao facto das pessoas desconfiarem umas das outras, isso deve-se ao medo que temos uns dos outros, o medo que os outros nos prejudiquem.
semos muito piquenos.
Quanto ao facto das pessoas desconfiarem umas das outras, isso deve-se ao medo que temos uns dos outros, o medo que os outros nos prejudiquem.
semos muito piquenos.
Muito bem.
Então dado que damos por esclarecido que eu não defendi políticos sérios, mas sim defendi que acredito que os políticos são o espelho da sociedade que temos;
passo à questão que colocaste:
bem, eu também não defendi que quero uma população séria; o que eu escrevi - e fundamentei-o com base nas minhas observações - é que nas mesas de voto nem toda a gente é séria.
Em Portugal há falta de confiança na sociedade, as pessoas desconfiam umas das outras (e, pelo que vejo, com alguma razão); enquanto essa mentalidade não mudar e não se construir um clima de confiança, uma sociedade na qual as pessoas efectivamente possam confiar, dificilmente vamos ter políticos "sérios".
Não sei se isto responde à tua questão...
Então dado que damos por esclarecido que eu não defendi políticos sérios, mas sim defendi que acredito que os políticos são o espelho da sociedade que temos;
passo à questão que colocaste:
bolo Escreveu:não me digas que também queres uma população séria!!!!????
bem, eu também não defendi que quero uma população séria; o que eu escrevi - e fundamentei-o com base nas minhas observações - é que nas mesas de voto nem toda a gente é séria.
Em Portugal há falta de confiança na sociedade, as pessoas desconfiam umas das outras (e, pelo que vejo, com alguma razão); enquanto essa mentalidade não mudar e não se construir um clima de confiança, uma sociedade na qual as pessoas efectivamente possam confiar, dificilmente vamos ter políticos "sérios".
Não sei se isto responde à tua questão...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias, o meu primeiro post goza de alerta ironia. Este goza de alerta incidente diplomático.
De entre as três afirmações em baixo, só a primeira está correcta:
• Estava a ironizar, e mesmo sem provas, atribui afirmações a pessoas, acreditando na sua potencialidade verídica, baseado no bom e perspicaz carácter que reconheço nessas pessoas;
• Estava bêbado que nem um cacho;
• Estava a tentar difamar um forense, tentativa que falhei redondamente pelo motivo de os factos que lhe atribui, apesar de poderem não ser verdade, apenas reforçarem a sua honra e dignidade.
já dei a pista. não tem nada que enganar!
De entre as três afirmações em baixo, só a primeira está correcta:
• Estava a ironizar, e mesmo sem provas, atribui afirmações a pessoas, acreditando na sua potencialidade verídica, baseado no bom e perspicaz carácter que reconheço nessas pessoas;
• Estava bêbado que nem um cacho;
• Estava a tentar difamar um forense, tentativa que falhei redondamente pelo motivo de os factos que lhe atribui, apesar de poderem não ser verdade, apenas reforçarem a sua honra e dignidade.
já dei a pista. não tem nada que enganar!
bolo eu não estou a tentar escapar-me a coisa nenhuma - aliás penso que sabes bem que não faz o meu estilo andar a fugir às questões.
Mas gostaria de frisar o seguinte: tu começas o teu post atribuindo-me uma frase que não está em lado nenhum - ou, se está, eu gostaria de saber onde, pois não me lembro de a ter produzido.
Quando esclareceres este aspecto (não estou a falar da parte que citaste, que sei muito bem que está no início do post, mas sim da frase que me atribuis e não citaste), terei todo o gosto em responder ao restante.
Mas gostaria de frisar o seguinte: tu começas o teu post atribuindo-me uma frase que não está em lado nenhum - ou, se está, eu gostaria de saber onde, pois não me lembro de a ter produzido.
Quando esclareceres este aspecto (não estou a falar da parte que citaste, que sei muito bem que está no início do post, mas sim da frase que me atribuis e não citaste), terei todo o gosto em responder ao restante.
Elias Escreveu:
Se a lei fosse cumprida e se o pessoal que está nas mesas fosse tudo gente séria, isso não acontecia.
Pois eu já estive várias vezes nas mesas de voto e posso contar o que vi.
[...]
Na prática as coisas funcionam assim: despeja-se a urna para cima da mesa e toda a gente desdobra votos e junta nos molhinhos.
Resultado desta trapalhada? Votos "desaparecidos", votos em molhinhos trocados ("epá, foi engano", etc.)
As fraudes por cá são mais que muitas, não é só no continente negro. Estas vi eu com estes dois que a terra há-de comer.
Elias,
Ajuda-me pf a ver se te entendo.
Já por aqui te vi defender que devíamos ter políticos sérios, imagem que confesso, ainda não construí totalmente na minha mente, talvez por falta de padrões.
Bom, mas até vale o esforço, sobretudo pela argumentação que por aqui vou ouvindo.
Agora, não me digas que também queres uma população séria!!!!???? Por amor de deus! Estás armado em Einstein ou em Newton?!
Por favor, calma lá com esses raciocínios e ginásticas teóricos esforçados, mais do que promete a nossa compreensão e força humana, que a gente da nossa terra ainda não edificou esse novo reino, actualmente tão pouco sublimado.
Olá pessoal.
Fico satisfeito por notar que, não sou o único a não concordar com este sistema (democracia, é o que lhe chamam).
Assim como está, são os partidos políticos e a máquina insaciável que está por trás de cada um deles, a decidir o destino deste País. Os deputados, esses, (“apenas bonecos”), como foram distribuídos pelas varias listas de maneira a serem eleitos, têm que votar conforme a vontade do “polvo”, caso contrário saem das listas nas eleições seguintes.
Quando chegam ao “PODER” a prioridade é arranjar contractos e obras para os financiadores do partido (Vejam os Milhões que o Portas consegui gastar em tão pouco tempo), tacho para os militantes, enfim, tudo vale para manter a máquina bem oleada.
Por isto (e muito mais), eu e a maioria dos Portugueses estamos sem vontade de dar autoridade a incompetentes. Inúmeras vezes me têm dito para votar em branco, mas na realidade, não votar, vai dar ao mesmo, portanto para quê dar-me ao trabalho.
Todos se questionam como motivar a grande maioria dos portugueses a deslocarem-se á mesa de voto. Na minha opinião se os nossos políticos estivessem dispostos a isso, até nem era tão difícil.
Já aqui foi proposto e é algo que sempre defendi.
Valorizem os votos em branco dando-lhes assento na assembleia, deixem vazias as cadeiras correspondentes á percentagem dos mesmos.
Alem de resolver o problema da abstenção, teria um efeito pedagógico nos nossos políticos, com a vantagem de poupar ao país os encargos da “bonecada” que agora ocupam essas cadeiras.
Houvesse vontade!
Assim como está, são os partidos políticos e a máquina insaciável que está por trás de cada um deles, a decidir o destino deste País. Os deputados, esses, (“apenas bonecos”), como foram distribuídos pelas varias listas de maneira a serem eleitos, têm que votar conforme a vontade do “polvo”, caso contrário saem das listas nas eleições seguintes.
Quando chegam ao “PODER” a prioridade é arranjar contractos e obras para os financiadores do partido (Vejam os Milhões que o Portas consegui gastar em tão pouco tempo), tacho para os militantes, enfim, tudo vale para manter a máquina bem oleada.
Por isto (e muito mais), eu e a maioria dos Portugueses estamos sem vontade de dar autoridade a incompetentes. Inúmeras vezes me têm dito para votar em branco, mas na realidade, não votar, vai dar ao mesmo, portanto para quê dar-me ao trabalho.
Todos se questionam como motivar a grande maioria dos portugueses a deslocarem-se á mesa de voto. Na minha opinião se os nossos políticos estivessem dispostos a isso, até nem era tão difícil.
Já aqui foi proposto e é algo que sempre defendi.
Valorizem os votos em branco dando-lhes assento na assembleia, deixem vazias as cadeiras correspondentes á percentagem dos mesmos.
Alem de resolver o problema da abstenção, teria um efeito pedagógico nos nossos políticos, com a vantagem de poupar ao país os encargos da “bonecada” que agora ocupam essas cadeiras.
Houvesse vontade!
L. G.
L. G.
Zezezinho Escreveu:Não consigo compreender como é que alguém possa achar que a omissão, através da abstenção ou votos nulos, possa ser considerada uma solução.
É antes a anulação do poder democrático. Cada votante que se omite é mais um que compactua com o prolongar da situação. Enfim. Não mudem a vossa atitude não
Fica aqui a dúvida se esse tipo de "votação" realmente conta para algo, porque nas presidenciais não contou absolutamente nada: http://www.cne.pt/index.cfm?sec=0201000000&NewsID=144.
E o que é devemos então fazer quando não confiamos em nenhumas das propostas a presentadas?
Votamos numa ao calha?
Escolhemos uma mas não acreditamos nela?
- Registado: 2/5/2010 8:58
Zezezinho Escreveu:É antes a anulação do poder democrático.
Querias dizer pseudo poder democrático, claro!
Zezezinho Escreveu:Cada votante que se omite é mais um que compactua com o prolongar da situação.
Cada votante que vai às urnas é mais um que compactua com um sistema que lhe retira quase todos os poderes e lhe impõe praticamente tudo.
Zezezinho Escreveu: Enfim. Não mudem a vossa atitude não (...)
A tua falta de perspectiva é assustadora!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Não consigo compreender como é que alguém possa achar que a omissão, através da abstenção ou votos nulos, possa ser considerada uma solução.
É antes a anulação do poder democrático. Cada votante que se omite é mais um que compactua com o prolongar da situação. Enfim. Não mudem a vossa atitude não
Fica aqui a dúvida se esse tipo de "votação" realmente conta para algo, porque nas presidenciais não contou absolutamente nada: http://www.cne.pt/index.cfm?sec=0201000000&NewsID=144.

Até à pouco tempo atrás era a favor do voto em branco porque considerava que valias mais que a abstenção.
Hoje sou abstencionista,pare quê deslocar-me por o meu voto na urna se sei á partida que nada vale.
Os Portugueses estão ligado á politica, sim!!
Não falamos de outra coisa todos os dias.
Para mim a maior prova disso é a elevada abstenção.
Hoje sou abstencionista,pare quê deslocar-me por o meu voto na urna se sei á partida que nada vale.
Os Portugueses estão ligado á politica, sim!!
Não falamos de outra coisa todos os dias.
Para mim a maior prova disso é a elevada abstenção.
- Registado: 2/5/2010 8:58
Elias Escreveu:rmachado Escreveu:Ha!
Pela primeira vez vou discordar do Elias e com certeza absoluta que ele errou...
Recebem sim senhor.. posso até te enviar a transacção que recebi das duas útlimas eleições.
Houve tempos em que tal não acontecia mas agora recebem.
Tens toda a razão - errei redondamente, por desconhecimento (mas dado que estás a citar um post meu de Maio de 2009, não posso deixar de estranhar que tenhas demorado quase 2 anos a dar pelo erro)
Nunca é tarde...

Não reparei que era de 2009...

Mas se ainda não sabias agora já sabes.

- Registado: 24/8/2004 10:42
Re: mesas de voto
MACACOS Escreveu:qunto ganha uma pessoa para estar na mesa de voto? ja ouvi falar em 75 euros e um dia de folga no emprego.
Este ano a CML não mandou o $$ para as Juntas de Freguesia, por isso em Lisboa hão-de pagar quando pagarem... será reflexo da crise?
- Registado: 29/11/2007 11:30
rmachado Escreveu:Ha!
Pela primeira vez vou discordar do Elias e com certeza absoluta que ele errou...
Recebem sim senhor.. posso até te enviar a transacção que recebi das duas útlimas eleições.
Tens toda a razão - errei redondamente, por desconhecimento (mas dado que estás a citar um post meu de Maio de 2009, não posso deixar de estranhar que tenhas demorado quase 2 anos a dar pelo erro

Elias Escreveu:Bokas Escreveu:E as pessoas que estão nas mesas de voto não recebem tão mal quanto isso por aquele dia...por isso o minimo de obrigação que tinham seria efectuar a contagem como tu descreveste Elias "by the book". Note-se que não considero apenas o argumento remuneração como essencial para efectuarem o trabalho como deve ser...
Mas como tu próprio afirmas não será bem assim em alguns casos
Bokas, os membros das mesas não recevem um centavo pelo desempenho dessa missão (que paramais é obrigatória).
A única compensação que têm é uma dispensa ao trabalho no dia seguinte (geralmente na segunda-feira).
Ha!
- Registado: 24/8/2004 10:42
Análise: Só eles sabem porque ficam em casa?
24 de Janeiro de 2011, 11:54
Ontem mais de cinco milhões de portugueses não consideraram que valesse a pena votar. O frio, uma vitória anunciada e o assumido divórcio entre os portugueses e os politicos são as razões para que se diga, com a maior naturalidade, que "isto" é normal
Cavaco Silva foi eleito com 2.230.104 votos, o equivalente a 52.94 % daqueles que foram às urnas. Na prática, cerca de 25% dos portugueses elegeram o presidente de todos nós, enquanto 53,37% se demitiram de o fazer. Sobre quem votou, vale ainda referir os 191.159 cidadãos que tiveram de se resignar com uma lei que subalterniza quem se dá ao trabalho de ir votar … em branco. Este é um pronunciamento cristalino, mas inconveniente para o status quo da democracia.
É que a conversa sobre a abstenção, um tema clássico do dia seguinte, resolve problemas a muito boa consciência. Todos falam com bastante propriedade sobre os riscos para a democracia, sobre as ilações para os políticos, sobre os deveres da cidadania. E, depois passa o dia seguinte, o país regressa à sua vida dita normal, os presidentes regressam ou instalam-se em Belém (e os deputados na Assembleia, e o primeiro-ministro em São Bento, e por aí fora). E assim continua até à eleição seguinte e nessa, como na anterior, é indesmentível algum desconforto com a pergunta: mas, afinal, em quem votariam estes todos que ficam em casa? A que se segue a pergunta seguinte: é melhor ou pior para mim que fiquem em casa?
Basta fazer um breve tour pelo SAPO, pelos principais sites informativos, redes sociais e blogs para encontrar um país ávido por participar na discussão política. Só mesmo o futebol bate tamanha entrega. Sendo a esmagadora maioria dos comentários anónimos, é difícil fazer a tipologia destes portugueses e da sua mobilização política. Mas é um facto que demonstram opinião convicta mesmo que nem sempre (bem) informada e que se disponibilizam para debates. É fácil participar online. Basta um "partilhar", "gostar" ou "comentar" e já estamos a exercer alguma forma de opinião, de influência, de debate. Mas, sobretudo, há um qualquer sentimento de efectividade, de causa-feito, mesmo que seja a apenas o efeito de amigos, conhecidos ou anónimos-desconhecidos responderem. Darem sinais de vida. Coisa que cada vez acontece menos com a classe política dita profissional.
Ontem um chefe de Estado foi eleito e discursou sem direito a perguntas.
@Rute Sousa Vasco, directora editorial do SAPO
http://presidenciais2011.sapo.pt/info/a ... 23681.html
.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
_urbanista_ Escreveu:Eu diria que temos uma semi democracia muito doente, mas isso convem aos politicos.
Por exemplo:
Nº de eleitores 9 600 000
dados do ine de 2009
População residente Total 10 637 713
População residente 0 - 14 anos 1 616 617
Se até aos 14 anos já existe um diferencial significativo, até aos 17 a diferença é bem maior.
Quando investem em Magalhães e se dizem os lideres das tecnologias, porque é que este problema aínda não se resolveu e porque é que ninguem dá importância a isto...
Será que os mortos votam??
Creio que te esqueces dos milhões de não residentes com direito de voto através da rede de consulados.
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison
Lion_Heart Escreveu:A abstenção foi imensa , falaram nisso (o de sempre e preciso tirar ilações e pardais ao ninho bla bla bla) mas amanha ja ninguem se lembra.
No entanto é inacreditavel a quantidade de Portugueses que se estão a marimbar para o País. Talvez por isso, Portugal seja um manjar para esta classe politica.
Talvez por isto:
- Anexos
-
- jfa2735l.jpg.png (132.42 KiB) Visualizado 3462 vezes
A abstenção foi imensa , falaram nisso (o de sempre e preciso tirar ilações e pardais ao ninho bla bla bla) mas amanha ja ninguem se lembra.
No entanto é inacreditavel a quantidade de Portugueses que se estão a marimbar para o País. Talvez por isso, Portugal seja um manjar para esta classe politica.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Eu diria que temos uma semi democracia muito doente, mas isso convem aos politicos.
Por exemplo:
dados do ine de 2009
Se até aos 14 anos já existe um diferencial significativo, até aos 17 a diferença é bem maior.
Quando investem em Magalhães e se dizem os lideres das tecnologias, porque é que este problema aínda não se resolveu e porque é que ninguem dá importância a isto...
Por exemplo:
dados do ine de 2009