Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Poupança Plus? (Um esquema à antiga?)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mocoa » 28/12/2010 13:31

As mais valias alteraram de 10% para 20% independentementeda do prazo de venda dos activos. Já não existe o prazo de 12 meses para ficar isento das mais valias.

E por ser mais valias é que não tem capital garantido, porque vais comprar e vender obrigações em mercado secundário, ou seja,as obrigações não chegam à maturidade,o BES no final do prazo acordado assume uma posição compradora para essas obrigações.

Contratualmente isto não está escrito pelo que dentro de 1 ano eles podem roer a corda...

Para não falar que não sabes quais as obrigações que vais comprar, qual o risco inerente !!

Para se fazer isso mais vale ir ao mercado e comprar obriações do BES que a maturidade seja daqui a 1 ano, todas elas estão abaixo do par e no fim ainda pagam o respectivo cupão, isso sim é mais transparente.

Fica aqui a minha opinião.

Registado: 7/6/2009 21:52

por Primvs » 28/12/2010 12:44

ivoalmeida Escreveu:Obrigadissimo a todos pelo contributo. Estou completamente esclarecido e desta forma já posso confrontar a gestora de outra forma.

Se não existir qualquer documento que fique em minha posse, provavelmente vai haver 'barraca'.

Desculpem a pergunta básica, quando falam num periodo superior a 12 meses para não pagar mais valias, significa 12meses + 1 dia, ou 13 meses completos?

E será que existe a garantia do capital na data de maturidade, que me foi dito (12 meses)e ou como o Mocoa referiu : "Todo este compromisso não está escrito contratualmnte pelo que daqui a 18 meses o BES se quiser não lhe compra essas obrigações, e assim fica com um activo que não tem liquidez nenhuma." Como posso salvaguardar-me disto?

um abraço e muito obrigado.

Eu fiz para mim ha 1 ano e nao me deram documentos e do tempo que la trabalhei, também nao havia papel com as condições.

Os gestores têm uma ficha de produto, mas nao te podem facultar. Lá dizem as condições que te referiram.

Eles tinham os prazos, 13, 15, 18 ou 24 meses. Para as mais valias, com a nova lei nao sei como fica.

Mas face às perguntas que fazes e com o medo que tens, acho melhor pedires para cancelar a subscriçao. Se nao ter tudo escrito te faz mossa, mais vale nao fazeres. Eu tinha clientes que fizeram varias aplicações dessas, que fecharam bons relacionamentos comerciais com outros bancos por causa do poupança plus. Pede uma reuniao com o consultor do gestor. Pode ser que ele te dê outro tipo de garantias

PS-Ja nao sou colaborador BES. Gosto da casa e dos meus ex-colegas e sei que é o banco que mais mete a unha. Mas neste caso...até nem me preocupava muito, pois o BES é muito avesso a publicidades negativas e sempre cumpriu!
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por ivoalmeida » 28/12/2010 12:19

Obrigadissimo a todos pelo contributo. Estou completamente esclarecido e desta forma já posso confrontar a gestora de outra forma.

Se não existir qualquer documento que fique em minha posse, provavelmente vai haver 'barraca'.

Desculpem a pergunta básica, quando falam num periodo superior a 12 meses para não pagar mais valias, significa 12meses + 1 dia, ou 13 meses completos?

E será que existe a garantia do capital na data de maturidade, que me foi dito (12 meses)e ou como o Mocoa referiu : "Todo este compromisso não está escrito contratualmnte pelo que daqui a 18 meses o BES se quiser não lhe compra essas obrigações, e assim fica com um activo que não tem liquidez nenhuma." Como posso salvaguardar-me disto?

um abraço e muito obrigado.

Registado: 27/12/2010 17:26

por Primvs » 28/12/2010 10:29

Só o Almendra disse o que realmente aquilo é.

Eu fui gestor no BES e vendi pazadas disso! É um produto que plafond limitado e com rentibilidades muito interessantes e por isso esgota-se muito rapidamente. Eu proprio já a tive.

O que o BES faz nao é mais que uma operação de venda e recompra de titulos e recebes a diferença da operação.

Nao tens prospecto, nem nunca vais o ter. Mas o BES nessa operação nunca falhou e se falhesse era uma ganda bronca! Muitas vezes fazem estas operações com a carteira de titulos do proprio banco e para reforçar racios de capital.

O papel que deverias ter assinado deveria ser um documento de compra e venda de titulos...se nao assinaste, podes reclamar (insistentemente) que eles depois repõem a situação (apesar da gestora levar um puxao de orelhas).

Digo-te que é de confiar o produto e a aplicação, apesar de ser algo obscura. O que tens de ver é questão de fiscalidade pois antes a aplicação tinha prazo de 13 meses para cima, para não se pagar mais valias. Com a alteração da lei, não sei como ficou a situação.

mas no fundo a opçao é tua
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por FilRib » 27/12/2010 19:06

Um curioso... Escreveu:A gestora de conta deve mesmo ser entalada :twisted:
O que ela fez foi nitidamente "Um claro abuso de confiança" (partindo do princípio que os factos narrados correspondem exactamente ao que se passou).
O estar interessado num produto é muito diferente de dar instruções para a sua compra.
Com os gestores de conta com quem trabalho, faço sempre depois dum contacto telefónico, a confirmação por fax ou por mail das operações.
Contacta em primeiro lugar o gerente da agência e se este não resolver o problema e não queiras mesmo ficar com o produto referido, deves apresentar uma queixa formal.

Isto de trabalhar por objectivos eatá a tornar-se perverso... Aliás o problema do subprime teve muito a ver com os bonus (objectivos) dos gestores bancários.

Concordo plenamente quando falas em "tudo por escrito", eu tento fazer o mesmo. Aliás, já cheguei a ter um problema no banco por situações faladas ao telefone e sem provas de ter sido mal informado (segundo ela interpretei mal as palavras dela) tive de me calar.....

Registado: 4/8/2010 10:09

por CerealKiler » 27/12/2010 18:58

Pelo que li, estas obrigações com participadas do BES, parece-me o método do BPN financiar as empresas da SLN com venda de obrigações das participadas, o problema é que nem todas as partcipadas são interessantes.

Registado: 1/4/2008 17:29

por Um curioso... » 27/12/2010 18:40

A gestora de conta deve mesmo ser entalada :twisted:
O que ela fez foi nitidamente "Um claro abuso de confiança" (partindo do princípio que os factos narrados correspondem exactamente ao que se passou).
O estar interessado num produto é muito diferente de dar instruções para a sua compra.
Com os gestores de conta com quem trabalho, faço sempre depois dum contacto telefónico, a confirmação por fax ou por mail das operações.
Contacta em primeiro lugar o gerente da agência e se este não resolver o problema e não queiras mesmo ficar com o produto referido, deves apresentar uma queixa formal.

Isto de trabalhar por objectivos eatá a tornar-se perverso... Aliás o problema do subprime teve muito a ver com os bonus (objectivos) dos gestores bancários.

Registado: 29/11/2007 14:04

por Pipo79 » 27/12/2010 18:22

Boa tarde,

É de facto um produto bastante cinzento, inclusive em termos de fiscalidade, pois como explicou o mocoa trata-se da compra e venda de obrigações do grupo com pagamento de cupão pelo meio. O BES tenta acertar os preços de compra e venda para não gerar mais-valias, no entanto devia ser declarado em IRS.

Conheço quem tenha feito várias vezes e correu sempre bem, isto é, pagaram sempre o capital e o juro, mas desde que as leis das mais-valias foram alteradas acho que andam um pouco às aranhas com o enquadramento legal. Antigamente o Poupança Plus era constituido com acções preferenciais e os prazos eram sempre superiores a 12 meses para não gerar obrigatoriedade de declaração em IRS.

Quanto ao caso em concreto, o melhor a fazer é transferir o dinheiro se quiser ficar com a aplicação, salvaguardando o pagamento de juros devedores junto da gestora. Ou caso não a pretenda efectuar, deve queixar-se o quanto antes junto da gestora ou balcão, para evitar situações de incumprimento no BP de saldos devedores. Vai-lhes dar bastante trabalho, mas a compra acaba por ser anulada e a sua conta reposta ao ponto inicial. Mas, aviso que vai ter que insistir.

Cumprimentos

P.S. Este produto não tem nem nunca teve prospecto, é basicamente montado pela sala de mercados.

Registado: 29/11/2007 1:51

por CerealKiler » 27/12/2010 18:16

Com ano a acabar e os objectivos para cumprir até esqueceram de imprimir os prospectos.

Resta saber se é um bom produto para ti ou vais entalar a tua gerente de conta. :mrgreen:

Registado: 1/4/2008 17:29

por ivoalmeida » 27/12/2010 17:49

eu não fiz a transferencia tal como referi. Tenho um saldo negativo de momento até fazer uma decisão. Só quero saber até que ponto esta situação é ou não normal, e se acabo por fazer a transferência ou peço o livro de reclamações seguido de umas queixas nas entidades competentes.

Poderia ser que estivesse por aí alguem dentro do assunto ou algum cliente que tenha subscrito o mesmo produto ou outros. E já agora também para alertar outros
para situações semelhantes.

obrigado e um abraço.

por mocoa » 27/12/2010 17:49

É de facto um esquema à antiga porque todas as informações que lhe prestaram estão incorrectas e é desta forma que eles conseguem vender.

São obrigações subordinadas de empresas participadas do BES, não tem capital garantido. Para dar a ordem assina um contrato de valores mobiliarios bem como um impresso de 2 ordens em bolsa, tanto de compra como de venda, ou seja, estás obrigações estão a ser transacionadas em mercado secundário, ex: o Bes vende-lhe a 60% e depois assume uma posição compradora passado 18 meses a 64.6%. Todo este compromisso não está escrito contratualmnte pelo que daqui a 18 meses o BES se quiser não lhe compra essas obrigações, e assim fica com um activo que não temliquidez nenhuma.

Registado: 7/6/2009 21:52

por Lion_Heart » 27/12/2010 17:48

Tu e que fizeste a transferência.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

BES - Poupança Plus? (Um esquema à antiga?)

por ivoalmeida » 27/12/2010 17:36

Boa tarde,

Sou um leitor atento do forum à alguns anos, hoje decido fazer uma contribuição que mais é um pedido de informação.

Fui contactado pela minha gestora do BES acerca de umas "obrigações" Poupança Plus. Disse-me que as taxas são renovadas de tempos a tempos e que neste momento eram 4.6% Bruta a 12 meses. Mostrei-me interessado, pedi para me reservar (montante minimo de 25000 euros o que para mim representa uma boa fatia do meu total) e para me enviar o prospecto.

Passado mais uns dias peço novamente o prospecto e nada, não me respondeu ao email. Telefona-me na vespera a perguntar se já fiz a transferencia(pois tinha o capital noutro banco), disse que ainda não mas que iria, e para não se esquecer do prospecto.

Chega ao dia do débito na conta, sem prospecto é-me debitado da conta o montante (por variadas razões)não cheguei a fazer a transferencia até porque nem me sentia confiante ao fazer num produto que apenas foi apalavrado por telefone.

Estou portanto (fora uns trocos que tinha na conta BES) com um bom saldo negativo, e ela entretanto com o natal e etc não me respondeu.

Não assinei qualquer documento, isto foi tudo por apalavrado por telefone, e atraves de alguns emails. Não encontro qualquer referencia ao poupança plus seja na internet no bes ou na CMVM. A propria gestora diz-me há talvez 2 semanas que esta a tentar adquirir o prospecto junto do BES sem sucesso.

Mas como é possível situações destas existirem?

Fui entretanto a outra agência Bes falar com outro gestor. disseram-me que são obrigações do BES, que estão sempre a sair, normalmente com 3 prazos, 6, 12 e 18 meses, com taxas bastante aliciantes.

No entanto foi-me dito que não existe qualquer prospecto. "disse-me"8parece que agora as coisas funcionam assim) que tem capital garantido, que existe há bastantes anos, que é feito através de compra e venda directa, inclusivé o banco assegura que existe sempre compradores. O banco assume o compromisso de pagar a 'x' data o cupão, mas que também o poderá fazer antes do prazo. E ainda me disse que era um produto que era bastante regateado em tempos pelas agências a nível interno por ser tão aliciante..pois esgota rapidamente.

acho estranho que exista tanta falta de informação acerca de um produto, porque será? Não é estranho? Não se encontra nada na net, não existem panfletos, se telefonarem prá assistencia telefonica não sabem de nada. Não existe nada escrito! Não há nada para assinar, enfim.

Estava na espectativa que alguem me soubesse explicar o fenomeno. tenho por hábito confiar nas pessoas, tenho sempre óptimas relações com os gestores de conta numa base de confiança, mas sempre com tudo por escrito(inclusivé desde há talevz 1-2 anos para cá reparei que a CMVM apertou no caso dos prospectos e encontro-os com toda a informação numa base standart, em que inclui os casos em que haja evento de crédito, comissões etc etc etc). Pensei que se tinha tornado numa obrigatoriedade nos tempos que correm. guess not.

um abraço! e bom ano 2011!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, Bar38, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, lito, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PIKAS, PMP69, Shimazaki_2, silva_39, Sulumbra, tami, trilhos2006 e 122 visitantes