Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NOVO ARTIGO - BCP - O Sinal...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

BCP - Titularização de créditos

por JCS » 9/10/2003 11:04

O BCP Investimento e o ABN Amro Bank anunciaram hoje o lançamento de uma emissão de Residential Mortgage Backed Securities (RMBS) no montante de EUR 1,000,000,000 a realizar através de um Veículo Especial de Financiamento sediado na República da Irlanda, denominado Magellan Mortgages Nº2, Plc (Magellan Nº2).

A emissão é suportada por uma carteira de créditos hipotecários originados pelo Banco Comercial Português e Banco de Investimento Imobiliário. Os respectivos créditos serão vendidos a um Fundo de Titularização de Créditos (FTC) constituído, exclusivamente para este efeito, sob enquadramento legal português e gerido pela Servimédia SGFTC. O Fundo, denominado Fundo Magellan Dois, emitirá Unidades de Titularização que serão adquiridas pelo veículo Magellan Nº2 e que colateralizarão a referida emissão de RMBS.

A receptividade do mercado à transacção, aferida através de processo de book-building dirigido a investidores institucionais internacionais, foi muito positiva. O interesse dos investidores é alicerçado na qualidade dos activos titularizados, no track-record do Grupo BCP em operações de titularização de créditos e na crescente procura do mercado internacional por operações de titularização de activos originados em Portugal.

Resumidamente são os seguintes os termos e condições da operação:

Emitente: Magellan Mortgages Nº.2, Plc

Montante: EUR 1,000,000,000

Data de Emissão: 24 de Outubro de 2003 (estimado)

Tranching:
- Classe A: EUR 930,000,000 (93,00%);
- Classe B: EUR 40,000,000 (4,00%);
- Classe C: EUR 25,000,000 (2,50%);
- Classe D: EUR 5,000,000 (0,50%).

Prazo Médio Previsto:
- Classe A: 4,7 anos;
- Classe B: 7,0 anos;
- Classe C: 7,0 anos;
- Classe D: 7,0 anos.

Pagamento de Juros: Trimestral

Taxa de Juro:
- Classe A: Euribor 3m + 0,22%, a.a.
- Classe B: Euribor 3m + 0,55%, a.a.
- Classe C: Euribor 3m + 1,15%, a.a.
- Classe D: Euribor 3m + 1,60%, a.a.

Rating (S&P/Fitch/Moody’s):
- Classe A: AAA / AAA / Aaa
- Classe B: AA / AA / A1
- Classe C: BBB+ / BBB+ / Baa2
- Classe D: BBB / BBB

Liderança: BCP Investimento e ABN Amro Bank.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por MarcoAntonio » 9/10/2003 0:03

O BCP realizou hoje uma <i>inside bar</i> e tem vindo a corrigir/consolidar prevalecendo a resistência dos 1.82€, precisamente o <i>target</i> mais optimista que tinha sido adiantado por nós vai para cerca de 3 semanas...

Este movimento no BCP é para já saudável (e desejável, em minha opinião). Por enquanto a tendência de médio prazo mantêm-se ascedente e intacta.

O único sinal que poderá criar alguma preocupação é a manutenção de volumes relativamente elevados (num período de consolidação uma maior retracção nos volumes sería desejável). Mas se o BCP vier a realizar novos máximos quebrando os 1.82€, esse fantasma «desaparecerá» rapidamente do horizonte.

Cenários mais negativos começariam a surgir, em minha opinião, com uma quebra dos 1.71€...
Anexos
bcp-20031008a.png
bcp-20031008a.png (18.07 KiB) Visualizado 497 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

BCP

por JAS » 8/10/2003 6:40

Sendo assim vou aproveitar para reforcar a posicao...
JCS, obrigadinho pela informacao.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Agrada-me

por JCS » 7/10/2003 18:34

Agrada-me ver o RSI a "relaxar" como que a ganhar novo fôlego... Fico à espera...
8-)

O Deutsche Bank prevê que os resultados do banco este ano atinjam os €483.000.000 (+77% que em 2003).

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=16905
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por MarcoAntonio » 7/10/2003 18:16

Segue o gráfico actualizado com a sessão de hoje.

Quanto a comentários e tal como ontem, não tenho nada a acrescentar face às últimas considerações sobre o título...
Anexos
bcp-20031007a.png
bcp-20031007a.png (20.08 KiB) Visualizado 630 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/10/2003 18:28

O BCP continua sem conseguir bater os 1.82€ em fecho. A sessão de hoje tb não trás nada de significativamente novo contudo... as horas de negociação acabaram tb por ser curtas para qq movimento significativo.

Mesmo assim e tendo em atenção esse pormenor (ou pormaior), o volume do BCP foi bastante significativo...
Anexos
bcp-20031006a.png
bcp-20031006a.png (19.43 KiB) Visualizado 700 vezes
Imagem

Administrador Fórum

MARCO

por luis lobo » 2/10/2003 17:06

ja a meu amigo e professor strategor me dizia o mesmo
mas 1 tik no bcp c 30k dara na ordem de 280 euros o k nao e mau
neste momento no bcp so posso arriscar perder o comboio como foi a saida a 1.78, á 2 dias penso eu

ordem de compra a 1.81 ja foi efectuada,ora fiquei c 60 contos no bolso e tudo k tinha de novo
estou agora c uma percentagem de snc,vamos la ver
abraço

Registado: 17/7/2003 15:20

Partilho a sua opinião Luis Lobo!

por Guzziman » 2/10/2003 15:24

Não vos parece que as principais responsáveis pelo rumo do índice estão a ficar "perigosas" no curto prazo ?
Dá-me a ideia que vão todas corrigir ... (bcp, pt e sonae).

Vejam o fraco volume do bcp! Pq ? Logo agora que a resistência está logo ali...é que hoje só faz 1,81 e 1,82 ! será para subir apenas mais um cêntimo ?

será que a bola de neve ascendente está a esgotar ? Qual o vosso parecer ?

Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

por MarcoAntonio » 2/10/2003 15:24

Luis Lobo, em relação à teoria, é possível... embora eu considere pouco provável o BCP subir bastante a partir destes níveis sem antes efectuar uma boa correcção ou consolidação.

Mas quería assinalar outra questão que se refere ao final do post do Luis, quando refere que em 30K dá uns trocos...

Considero que «jogar ao tick» é muito perigoso e pouco rentável e, grosso modo, isso é independente da quantidade que se negoceia, se são 1.000 ou 30.000...

A única diferença situa-se ao nível das comissões que tendem (quando têm um valor fixo ou limite) a pesar menos em termos proporcionais em cada transacção quando os volumes negociados são mais elevados.

Mas para além dessa diferença, pensar que vale a pena negociar o tick porque em 30K isso representa «dinheiro», é uma pura ilusão pois o tick que corre mal representa o mesmo dinheiro... Ou seja, quando perde, perde os mesmo trocos... e se correr mal... perde uns «trocões».
O perigo é que se torna muito difícil limitar as perdas quando se aposta em movimentos de poucos ticks e estas tendem a ser inevitavelmente maiores que os ganhos em cada trade ganhador. Assim, a tendência é ganhar várias vezes uns trocos e no trade que corre mal... perder uns «trocões».
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 2/10/2003 15:31, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

eu

por luis lobo » 2/10/2003 15:06

quem sou eu pra discordar do marco mas tenho uma teoria .
o bcp tem subido c bastante volume, bem consistente,
ora sobe normalmente 6 tick, e desce quase sempre 3-4 na ultima meia-hora
sera que quem compra mtos milhoes durante o dia nao entrega 1 ou 2 no final para retrair a acçao para no outro dia começar de novo um pouco mais abaixo.
e que nao pode subir tudo num dia, poderam estar a acumular para o dia tal da venda da S&P?
ou algo mais que posssa vir a aparecer
por mim ja nem ligo a essa do subcomprado ou subvendido

recomprei a carteira ontem e larguei ja a 1.82
e ja compro a 1.81
em 30k da alguns trocos
abraço

Registado: 17/7/2003 15:20

por MarcoAntonio » 2/10/2003 13:45

JAS, de facto, na prática, é mais ou menos isso que o BCP tem feito (não é exactamente isso porque em dois desses casos a correcção prolongou-se uma vez por mais uma sessão e outra por mais duas sessões)...

Mas a minha leitura desse comportamento é que não é um comportamento muito saudável. Embora esteja <i>bullish</i> no BCP de curto/médio-prazo há já algum tempo não deixo de notar que o BCP tá a perder <i>momentum</i> e a gastar «muito carvão» para tão pequenas subidas na prática...

Isto é, os volumes têm sido enormes e os avanços cada vez mais pequenos, pelo que haverá quem tenha vindo a aproveitar para fazer fortes descargas de papel ao longo desta subida, o que me tem vindo a preocupar no curtíssimo-prazo...
Imagem

Administrador Fórum

BCP

por JAS » 2/10/2003 6:34

Marco, se reparares bem nas velinhas, da ideia que o BCP continua a fazer correccoes diarias. Isto e comeca por subir muito mas depois limita os ganhos na propria sessao.
So que, mesmo com essas correccoes, ja subiu do 1,65 para o 1,80.
Ca por mim nao penso vender...
JAS

por MarcoAntonio » 1/10/2003 16:39

E foi mesmo. O padrão repetiu-se de novo com uma assinalável retracção até ao fecho tendo fechado a 1.80€ e apesar do enorme volume (mais de 11 Milhões de acções negociadas), a subida efectiva acaba por se cifrar nos 0.5%, numeros redondos.

Se o padrão se repetir também a partir daqui, teremos mais uma ou duas sessões de correcção.

Fica o gráfico actualizado...
Anexos
bcp-20031001b.png
bcp-20031001b.png (19.43 KiB) Visualizado 734 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 1/10/2003 15:30

Depois da hesitação matinal, o BPC está a realizar novos máximos com enorme volume...

Vejamos como se comporta até ao fecho. O padrão nestes dias de máximos tem sido o de uma significativa retracção atá ao fecho...
Imagem

Administrador Fórum

BCP

por JAS » 1/10/2003 12:41

Aqui nos tropicos da-me ideia que o BCP continua a subir...

JAS

por MarcoAntonio » 1/10/2003 12:05

BCP agora às voltas com a resistência com novo teste aos 1.82€ já durante a manhã...
Anexos
bcp-20031001a.png
bcp-20031001a.png (19.29 KiB) Visualizado 852 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 30/9/2003 12:54

Ainda é um pouco cedo mas o desenrolar da sessão de hoje encaminha-se para manter o BCP dentro do <i>range</i>...

Entretanto registro o elevado volume que se vem mantendo no BCP e que não está para já a conseguir levar o BCP a realizar novos máximos. Se bem que o volume tem vindo em ligeira quebra, na verdade mantém-se ainda em níveis historicamente elevados para o BCP, podendo estar-se a desenhar um cenário de distribuição.

Por enquanto o meu critério situar-se-á no <i>range</i> 1.71-1.82€...
Anexos
bcp-20030930a.png
bcp-20030930a.png (17.26 KiB) Visualizado 895 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 29/9/2003 17:02

Eu não sou nada apologista do estocástico para divergências, considero-o muito pouco fiável (é um indicador que pela forma como é construído entra muito facilmente em divergência pelo que é normal que dê muitos falsos sinais). Nesse aspecto considero o RSI mais fiável (mas que neste caso curiosamente tb entrou em divergência).

Relativamente, este mantém-se em níveis elevados (hoje realizou mais de 6 Milhões, o que é um bom nível para o BCP).
Anexos
bcp-20030929b.png
bcp-20030929b.png (19.58 KiB) Visualizado 981 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Fiquei a 1 centimo de sair !!!

por Guzziman » 29/9/2003 16:57

Gostei do fecho de hoje, e espero mais valias ao amanhecer...

Resta saber se pedir 1.79 por elas é pouco ...

Vamos ver como fecham os mercados lá fora, mas no arranque mesmo que venha a corrigir, acredito que vá a 1.79.

Receio é que a vontade de testar 1.82, ou marcar novo máximo a 1.83 possa ser mais forte, portanto, terei esta noite de equacionar o que fazer amanhã.

Pois se apresentar os padrões anteriores, possivelmente amanha fará maior volume que hoje para ir testar novo máximo, logo, sair a 1.82 era 5 estrelas.

O que vos parece ?

Cumptos,
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

No dia de hoje terá pertinência...

por jfigueira » 29/9/2003 16:54

...analisar nesta fase o volume (já que está em diminuição clara) bem como o estocástico de curto-prazo (que tem um aspecto feio)? são sinais de divergência? Pelo que tenho lido por aqui não há grandes apologistas dos sinais do estocástico (pelo menos no que ao curto P diz respeito). É pouco fiável?

um abraço
Comportamento gera comportamento

Registado: 8/1/2003 19:49

por MarcoAntonio » 29/9/2003 16:04

Apesar da grande sessão que o BCP está a ter hoje, parece-me provável que o BCP tenha já entrado num movimento de consolidação (talvez entre 1.71 e 1.82€)...

Veja-se por exemplo como nos movimentos correctivos de Maio e de Junho, o BCP depois da correcção inicial foi capaz de surgir de novo com forte <i>momentum</i> (com velas identicas à de hoje, em amplitude) mas vindo-se a mostrar incapaz de bater os últimos máximos...
Anexos
bcp-20030929a.png
bcp-20030929a.png (19.59 KiB) Visualizado 1019 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 26/9/2003 12:04

Confirmou-se totalmente quer o <i>target</i> (1.82€) quer a retracção subsequente encontrando-se agora o BCP nos 1.72€...

Os 1.70/1.71€ poderão agora servir de suporte ou em alternativa, o topo da anterior consolidação, por volta dos 1.64/1.65€.

Numa perspectiva de médio-prazo o BCP ainda se encontra <i>bullish</i> e este movimento poderá não passar de um saudável e desejável movimento de correcção técnica quando BCP já tinha esgotado todo o seu potencial de curtíssimo-prazo e se encontrava relativamente «sobrecomprado».
Anexos
bcp-20030926a.png
bcp-20030926a.png (19.86 KiB) Visualizado 1143 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Eu não entraria por ai!

por Guzziman » 26/9/2003 8:13

Sei o que se passa nao grupo e se eu fosse o comprador da SeP pensava meia dúzia de vezes se o faria.

Convém lembrar que o BCP é uma espécie de Benetton, ele é bcp`, nova rede, atlantico, sotto mayor, banco mell0, rede expresso e banco de macau.

Nos seguros a trapalhada é igual, com ocidental, bonança e império...

desde 1999 que o ar lá por dentro em todos os departamentos (todos) é pesado, pois todasas empresas agarradas foram mal adicionados no respeitante a algo fundamental chamado "cultura empresarial" e deu no que deu...

Portanto, daí eu dizer o aspecto trabalhador cuidado, será a parte mais negativa de quem pegar na SeP ou no banco...
Guzziman
Alvin Toffler

Tem razão !! Estava a pensar por baixo...

por FASTMIND » 25/9/2003 23:43

Tem toda a razão estou a pensar bem por baixo, 9% é baixo para o potencial q esta acção tem !

Eu sou prestador de serviços no BCP e o clima que se vive no Tagus actualmente é muito saudável e pensam todos que existe um grande potencial ! Penso q o minimo serão 2 Euros :)

Cpts e bons negócios

FastMind
FASTMIND

Partilho da opinião, mas coloco a fasquia bem mais alta!

por Guzziman » 25/9/2003 17:48

Após um longo jejum bolsista e três anos de desgraça, este 2º semestre vai trazer muitos cavalos para apostar.

Francamente, acredito a 31-12 ver o BCP acima de 2 euros (mas não sou um expert, apenas um curioso com com grande sede de conhecimentos).

Repare que 1.9 significa uns míseros 9% de valorização...

Normalmente tenho certos receios sempre que entro numa acção, mas neste BCP, o meu receio é apenas shortar num momento em que os gráficos ou os gordos que os manipulam, decidiram precisamente no inverso e eu perder a carruagem de 1ª classse para ir lá mais para trás!

Bolsa igual a risco, mas também o risco é mensurável, e BCP, neste momento não troco por nenhum avião a jacto, pq este será certinho, e outros cavalos de maior risco carecem de maiores conhecimentos , tempo, "rumores", etc...

Bom, fezada não nos falta... :P
Guzziman
Alvin Toffler

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Google [Bot], icemetal, malakas, Olhar Leonino, Pmart 1 e 203 visitantes