Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ernâni Lopes no "Plano Inclinado"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ernâni Lopes no "Plano Inclinado"

por rg7803 » 11/4/2015 9:52

Artista Romeno Escreveu:Apenas quero dizer que este senhor e um dos mais cultos e inteligentes que conheci ate hoje...dito isto e uma pena ter partido tao cedo, foi um privilegio ter tido oportunidade de aprender com hernani lopes



Bem, quase que me assustaste...por um momento pensei que estivesses a falar do RDO.... :shock: ...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Ernâni Lopes no "Plano Inclinado"

por Artista Romeno » 11/4/2015 8:33

Apenas quero dizer que este senhor e um dos mais cultos e inteligentes que conheci ate hoje...dito isto e uma pena ter partido tao cedo, foi um privilegio ter tido oportunidade de aprender com hernani lopes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Até prova em contrário

por EuroSexy » 11/4/2015 1:09

brentyman Escreveu:A previsão contida no gráfico anexo foi feita em Janeiro de 2010.
Temo o pior a partir de 2013/2014/2015 e porquê? entraremos num processo corretivo (necessário) e o Mercado já o sinalizou. O Dr. Medina Carreira têm razão ao antecipar o aumento das dificuldades para Portugal.
Os governos lêram o sinal e este está no gráfico do índice. Haverá crescimento e valorizações das Bolsas até 2013 - 2015 e a partir daqui a necessária adaptação da economia à Nova Realidade visando os próximos cinquenta anos.

RDO
...
http://forex-trigrama-rdo.blogspot.com/[/url]



Eu nem era para puxar este tópico, mas não consigo entender a verdade do fundamento de quem o publicou em 2010. Será possível?
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

por RiscoCalculado » 3/12/2010 0:39

R.I.P. Professor Ernâni Lopes.


Esperemos que milhões de portugueses lhe prestem homenagem passando cada vez mais à prática os seus ensinamentos.
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 441
Registado: 11/11/2008 18:23
Localização: 16

por agany » 2/12/2010 22:42

Quis a doença que a sua vida terminasse mais cedo.
Fui um espectador atento do "Plano" desde o inicio.
Ficam os ensinamentos deste sábio para quem quiser aprender e ensinar /educar os seus filhos de uma maneira que, habitualmente, não se faz em Portugal.
R.I.P.
:cry:
 
Mensagens: 760
Registado: 29/11/2007 1:44

por The Wave » 2/12/2010 22:36

Grande Homem, grande patriota, grande economista.

Pessoas destas fazem falta.

Paz à sua alma.

The Wave
 
Mensagens: 100
Registado: 20/8/2009 20:53
Localização: 12

por Elias » 2/12/2010 22:05

Puxo este tópico para cima, para quem quiser recordar este excelente Plano Inclinado e algumas notícias sobre o Prof. Ernâni Lopes.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Automech » 14/7/2010 20:19

Por acaso era interessante saber qual o impacto do adiamento da reforma na taxa de desemprego.

Alguém conhece algum estudo ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Elias » 14/7/2010 19:27

Reforma aos 65 anos é insustentável

Rita Paz
14/07/10 17:55
economico.pt

"Em algum momento vai ser impossível financiar o sistema".

A idade mínima de aposentação em Portugal deve ser repensada, defende Ernâni Lopes.

Para o antigo ministro das Finanças uma das prioridades políticas tem de ser reformar o sistema de Segurança Social."Reformas aos 65 anos é uma ideia do passado", disse Ernâni Lopes durante uma entrevista à Antena 1.

"Em algum momento vai ser impossível financiar o sistema e nem a dívida vai resolver", alertou.

Sobre a actual crise de dívida e as medidas de austeridade para a tentar resolver, Ernâni Lopes diz desemprego elevado é uma realidade que veio para ficar.

"O mais óbvio, em primeiro lugar, é o abaixamento do nível de vida, em segundo o aumento do desemprego, e em terceiro a geração de situações de dificuldade das famílias que têm de ser apoiadas", enumerou.

Ernâni Lopes defende, ainda assim, que não fazer ajustamentos teria um custo maior.
O mesmo responsável avisa ainda que os problemas que estão a afectar Portugal são questões de escala europeia que, por essa razão, podem pôr em causa a moeda única.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 13/7/2010 0:00

tiopatinhas Escreveu:Vejamos o caso das estradas de portugal...contraiu um novo empréstimo,quem paga :?: os funcionários públicos :?:


Parece-me que quem paga são os contribuintes (para variar)
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por tiopatinhas » 12/7/2010 23:51

Estes tipos falam como se nunca estivesse estado no governo :twisted: Mas quem é o Sr para falar em cortar ordenados aos funcionários públicos :?: E quem paga as dividas das empresas :?: Vejamos o caso das estradas de portugal...contraiu um novo empréstimo,quem paga :?: os funcionários públicos :?: E já agora, quantas reformas o Dr Hernani Lopes recebe :?: Que tal ficar apenas com uma única... como a maioria dos portugueses :?: Isso já o menino não preconiza :twisted: :mrgreen: :mrgreen:
Já agora, terá cabimento uma medida desta natureza quando o estado compra 922 automóveis topo de gama no contexto actual :?: Quem paga :?: Mas em que país estamos nós :?:
Isto ainda vai acabar mal :!:
Não hápalavras para aturar mais um demente...Ele falava de forma alucinada, repararam :?:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por Elias » 12/7/2010 23:29

Ernâni Lopes defende corte de 15 ou 20% no salário dos funcionários públicos
12 Julho2010 | 19:57
Lusa

O antigo ministro das Finanças Ernâni Lopes disse hoje que se estivesse no Governo em Portugal seguiria o exemplo irlandês e cortaria 15 ou 20% os salários dos funcionários públicos.
Numa intervenção nas jornadas parlamentares do PSD, que decorrem no Parlamento, entre hoje e terça feira, Ernâni Lopes considerou "quase absurda esta solução coxa de, na incapacidade de tocar na despesa pública, aumentar a receita".

"Para sugestão de ordem prática, eu apreciei muito a lógica irlandesa. E era o que eu faria se tivesse a responsabilidade de enfrentar a situação portuguesa", disse o actual presidente da Fundação Luso Espanhola.

Ernâni Lopes acrescentou que diminuiria, "seguramente, os vencimentos de funcionários públicos, incluindo os ministros", com "um corte na banda dos 15, 20, 30% -- 15% sem dúvida, 20% provavelmente".

"A cru. Sem explicar nada. Ou melhor, explicando que ou é assim ou não é. Não querem, então não se faz", prosseguiu o antigo ministro das Finanças do Governo do "Bloco Central".

Criticando que se tente "diminuir a despesa por via indirecta, com paninhos quentes", Ernâni Lopes apontou: "Olhem para as SCUT, nunca mais conseguem por as SCUT a pagar. Porque, primeiro, é o Zé que tem de ter isenção e não sei que mais. Ainda o Zé não tem e já o Manuel desata aos berros. O Zé e o Manuel estão ainda a gritar e vêm mais cinquenta... Ou seja, o resultado final é que só vai pagar quem for parvo".

"Cortar na despesa é inexorável", defendeu.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Até prova em contrário

por brentyman » 19/6/2010 18:29

A previsão contida no gráfico anexo foi feita em Janeiro de 2010.
Temo o pior a partir de 2013/2014/2015 e porquê? entraremos num processo corretivo (necessário) e o Mercado já o sinalizou. O Dr. Medina Carreira têm razão ao antecipar o aumento das dificuldades para Portugal.
Os governos lêram o sinal e este está no gráfico do índice. Haverá crescimento e valorizações das Bolsas até 2013 - 2015 e a partir daqui a necessária adaptação da economia à Nova Realidade visando os próximos cinquenta anos.

RDO
...
http://forex-trigrama-rdo.blogspot.com/[/url]
Anexos
Dow Jones.JPG
Dow Jones.JPG (80.83 KiB) Visualizado 6522 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 168
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Seia

por JMHP » 19/6/2010 13:02

rg7803 Escreveu:
Quico Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Quico, obrigada pelo video. Não tinha visto e queria!


De nada! Mas o mérito é do RiscoCalculado; eu só coloquei o vídeo "embeded" aqui no fórum para ser mais fácil de ver.

Abraço.



quico, podes dar-me o link para este video (o endereço embeded dava jeito) pois não o encontro; podes mandar por mp, por favor

abraço e bom fim semana


Está no 1º post, clica na palavra Plano Inclinado que é o link da pagina Sic Noticias onde encontras o que pretendes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1659
Registado: 19/5/2009 18:26
Localização: 12

por rg7803 » 19/6/2010 11:54

Quico Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Quico, obrigada pelo video. Não tinha visto e queria!


De nada! Mas o mérito é do RiscoCalculado; eu só coloquei o vídeo "embeded" aqui no fórum para ser mais fácil de ver.

Abraço.



quico, podes dar-me o link para este video (o endereço embeded dava jeito) pois não o encontro; podes mandar por mp, por favor

abraço e bom fim semana
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

por Quico » 18/6/2010 23:58

Pata-Hari Escreveu:Quico, obrigada pelo video. Não tinha visto e queria!


De nada! Mas o mérito é do RiscoCalculado; eu só coloquei o vídeo "embeded" aqui no fórum para ser mais fácil de ver.

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por Automech » 18/6/2010 23:48

Razao_Pura Escreveu:Podemos dar todos o nosso contributo educando os nosso filhos


Esse é o ponto crucial quanto a mim. Eu vou tentando fazer a minha parte, mas entristece-me o panorama geral.

Apenas dois exemplos simples:
- No ano passado, numa escola nos arredores de Lisboa, uma mãe reclamou pelo facto da filha ter chumbado (não me recordo o ano). Tinha tido 8 ou 9 negativas. Nunca foi à escola durante o ano, nem respondeu aos sucessivos postais.

Resultado: os desgraçados dos professores tiveram de perder 2 horas para confirmar a decisão de reprovar a aluna, justificando a mesma detalhadamente.
Interrogo-me que educação poderá ter uma jovem às mãos duma mãe destas...

- Assisto a muitos torneios de ténis de miúdos (Sub10, Sub12, Sub14). Para quem não sabe, nos torneios destes esclões não existem, por norma, árbitros. São por isso os jogadores que dizem ao adversário quando uma bola é fora.

São inúmeras as bolas visielmente dentro ou que batem na linha (e logo consideradas dentro) que os miudos 'cantam' imediatamente como fora (e não estou a falar de bolas duvidosas, que no ténis são muitissimas - estou a falar de 'roubos' claros).

A questão principal é que este espírito de batota que os miúdos trazem é incutida, muitas vezes, pelos próprios treinadores ("se for na linha metade dizes dentro e metade dizes fora. não sejas estúpido"). Quando não o é pelos próprios pais.

Há uma crise de valores grande e o Ernani Lopes fez uma excelente exposição relativamente a isso.
Não sei quantas gerações levará a mudança (se é que esta alguma vez irá acontecer)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Pata-Hari » 18/6/2010 20:14

Quico, obrigada pelo video. Não tinha visto e queria!
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Opcard » 18/6/2010 12:14

Acho de toda utilidade H Lopes vir ao encontro do povo ( há 6 anos tive a oportunidade de lhe pedir mais intervenção na vida publica portuguesa nem que fosse com algumas crónicas )
” Nada faz realçar mais a autoridade do que o silêncio”
 
Mensagens: 4439
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

comentário

por jotabilo » 18/6/2010 11:58

Caros

Excelente este programa que é a síntese de muito conhecimento.
Julgo que falta ainda realçar aqui, um outro quadro que é o primeiro e que não foi devidamente mostrado mas que me parece tb importante.
Nós, portugueses,temos muita humanidade.Poderemos aceitar os conceitos expostos e, se fossemos, mais ortogonais, facilmente atingiríamos os objectivos que nos permitiriam ser brilhantes. Mas, julgo que estas metas assim referidas implicam muito sacrifício e talvez não se coadunem com essa humanidade que aprendemos.
De qualquer modo, as ideias referidas, podem ser uma orientação para essa nossa característica do saber humano que talvez nos seja mais cara.
Temos de ver bem.

cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

por Razao_Pura » 18/6/2010 11:38

Podemos dar todos o nosso contributo educando os nosso filhos e as pessoas que nos rodeiam, de acordo com estas permissas. Não podemos esperar que o Estado ensine tudo nas escolas. Pemos que começar em casa, nas nossas casas.
O problema da cultura da educação, da crise de valores, só se vai resolver quando os portugueses, como cidadãos, como indivíduos, se capacitarem que está nas suas mãos mudar o mundo, um dia de cada vez.

R.P.
Trade the trend.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1673
Registado: 5/11/2002 19:00
Localização: 24

por Mcmad » 18/6/2010 11:29

também gostei do programa. MAS não abordaram como se pode lá chegar. como se motiva os Portugueses para essa mudança? Não é só constatar a mudança a ser feita!!! Com este nível de politicos não acredito pura e simplesmente!

Eu acredito da cultura da responsabilização para todos! Inclusive politicos..
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/
 
Mensagens: 1477
Registado: 29/11/2007 10:26
Localização: Maia

por hmmd » 18/6/2010 9:59

Não há dúvida. Foi dos melhores programas do plano inclinado. É pena que, muito pouca gente veja o programa. Grande nível e, o professor Hernâni Lopes para além de criticar, indicou o caminho a seguir.

Para Mário Crespo continue, porque nem tudo está analisado. A educação então está o caos.
 
Mensagens: 27
Registado: 25/6/2009 22:29
Localização: 16

por Quico » 18/6/2010 8:40

<object width="480" height="360"><param name="movie" value="http://sic.sapo.pt/online/flash/playerSIC2009.swf?urlvideo=http://videos.sapo.pt/MyeqOBCz5YZlVQzC7EvP/mov/1&Link=http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/plano-inclinado/2010/6/plano-inclinado-convidado-prof-ernani-lopes-em-debate-a-sustentabilidade-do-nosso-fundo-de-pensoes14.htm&ztag=/sicembed/info/&hash={00B98762-3356-4D1F-B537-65BB8303F1E1}&embed=true&autoplay=false"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://sic.sapo.pt/online/flash/playerSIC2009.swf?urlvideo=http://videos.sapo.pt/MyeqOBCz5YZlVQzC7EvP/mov/1&Link=http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/plano-inclinado/2010/6/plano-inclinado-convidado-prof-ernani-lopes-em-debate-a-sustentabilidade-do-nosso-fundo-de-pensoes14.htm&ztag=/sicembed/info/&hash={00B98762-3356-4D1F-B537-65BB8303F1E1}&embed=true&autoplay=false" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="480" height="360"></embed></object>
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por joao bravo » 18/6/2010 7:57

Muito bom !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 357
Registado: 20/1/2007 2:00
Localização: Lisboa

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], jcovas77, LMMV, PAULOJOAO, Xacal e 205 visitantes