Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise afecta compras de Natal?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 11/11/2010 10:59

MarcoAntonio Escreveu:Estás a falar de que valor oficial? O do INE?


Não, estava a falar do que aparece na noticia do CM 8 (os 894 euros).

Pensei que incluissem toda a gente.

MarcoAntonio Escreveu:O INE só publica o salário médio dos trabalhadores por contra de outrém. Esse situa-se actualmente nos 700 e tal euros e dado oficial acho que é o único existente (e que, logicamente, não inclui todos os trabalhadores e portanto não é uma verdadeira média nacional).


É, de facto, bizarro. Então para o INE os FPs, por exemplo, não são trabalhadores ?
Nunca me tinha apercebido disso...

MarcoAntonio Escreveu:Por seu turno, o Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho tem publicado estatísticas diferentes. As mais recentes (que dizem respeito a 2008) apontam para cerca de 900 euros (ver link que coloquei na página anterior).


Fui dar uma vista de olhos à pordata (ver anexo). Tem uma coluna de "Remuneração base média" e outra de "Ganho médio", que por acaso corresponde a mais 20% (aprox.). Não sei é uma estimativa da economia paralela ou se inclui subsídios, por exemplo.

MarcoAntonio Escreveu:Todos estes números valem o que valem pois estamos fartos de saber que no privado, declarado e o real, no privado não são sempre a mesma coisa.


Sim, fiquei foi surpreendido por os número oficiais (independentemente de estarem longe da realidade) não incluírem o sector público. Pensava que sim.

Aliás, o mínimo que se podia pedir dum número oficial de salário médio era que incluísse toda a gente, na minha opinião.
Anexos
Remuneracao media.xls
(85.5 KiB) Transferido 141 Vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Elias » 11/11/2010 10:59

Sim, mas insisto neste ponto: declarações de intenções relativamente a gastos planeados não provam coisíssima nenhuma.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mais_um » 11/11/2010 10:56

Elias Escreveu:Seja como for parece que a crise emigrou... :P



A recolha de informação foi feita durante as duas últimas semanas de Setembro,


Não me parece, o estudo foi feito antes do anuncio do OE para 2011 e considerando que em media os euopeus vão diminuir as despesas em 2,5% e em Portugal reduz 6,3%, há claramente um apertar do cinto. Provavelemnte se o inquerito fosse feito hoje a resposta seria diferente.
Há que ter cuidado na analise destes estudos.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por Elias » 11/11/2010 10:48

mais_um Escreveu:Comparem o texto da notica com este paragrafo do estudo e descubram as diferenças....

Face a este clima, a grande maioria dos consumidores planeia reduzir o orçamento para o período de Natal e Passagem de Ano, em média os europeus vão gastar menos 2,5%. Esta redução tem uma enorme expressão ao nível dos custos com presentes (- 2,5%) e actividades de convívio (- 5,3%). Portugal acompanha esta tendência com uma redução de 6,3 por cento no orçamento total, planeando gastar cerca de 375 euros em presentes (- 6,4%), 150 euros em comida (- 4,4%) e 50 euros em actividades lúdicas (- 10,3%).

Fonte:

http://www.deloitte.com/view/pt_PT/pt/i ... 0aRCRD.htm



Não tenho muito tempo para participar na discussão (só no domingo) mas considerando o que me rodeia há claramente uma redução no consumo.


Eu penso que a notícia está mal feita desde o início porque compara gastos efectivos em 2007 com intenções de gastos em 2010...

Seja como for parece que a crise emigrou... :P
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mais_um » 11/11/2010 10:46

Comparem o texto da notica com este paragrafo do estudo e descubram as diferenças....

Face a este clima, a grande maioria dos consumidores planeia reduzir o orçamento para o período de Natal e Passagem de Ano, em média os europeus vão gastar menos 2,5%. Esta redução tem uma enorme expressão ao nível dos custos com presentes (- 2,5%) e actividades de convívio (- 5,3%). Portugal acompanha esta tendência com uma redução de 6,3 por cento no orçamento total, planeando gastar cerca de 375 euros em presentes (- 6,4%), 150 euros em comida (- 4,4%) e 50 euros em actividades lúdicas (- 10,3%).

Fonte:

http://www.deloitte.com/view/pt_PT/pt/i ... 0aRCRD.htm



Não tenho muito tempo para participar na discussão (só no domingo) mas considerando o que me rodeia há claramente uma redução no consumo.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por pocoyo » 11/11/2010 10:42

MarcoAntonio Escreveu:Estás a falar de que valor oficial? O do INE?

O INE só publica o salário médio dos trabalhadores por contra de outrém. Esse situa-se actualmente nos 700 e tal euros e dado oficial acho que é o único existente (e que, logicamente, não inclui todos os trabalhadores e portanto não é uma verdadeira média nacional). E como todos estes números, vale o que vale pois estamos fartos de saber que o declarado e o real não é a mesma coisa...


E mesmo assim não quer dizer que os rendimentos sejam aqueles, porque há quem receba outro tipo de rendimentos que não de trabalho dependente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por MarcoAntonio » 11/11/2010 10:37

Estás a falar de que valor oficial? O do INE?

O INE só publica o salário médio dos trabalhadores por contra de outrém. Esse situa-se actualmente nos 700 e tal euros e dado oficial acho que é o único existente (e que, logicamente, não inclui todos os trabalhadores e portanto não é uma verdadeira média nacional).

Por seu turno, o Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho tem publicado estatísticas diferentes. As mais recentes (que dizem respeito a 2008) apontam para cerca de 900 euros (ver link que coloquei na página anterior).

E ainda haverá mais estatísticas...


Todos estes números valem o que valem pois estamos fartos de saber que no privado, declarado e o real, no privado não são sempre a mesma coisa.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 11/11/2010 10:43, num total de 1 vez.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38073
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Automech » 11/11/2010 9:11

MarcoAntonio Escreveu:
O que ronda os 800 euros é o salário médio declarado no privado (que não é sequer - em média - verdadeiro, como toda a gente sabe). O salário médio geral ronda os 900 euros, supostamente.


Por acaso agora tocaste num ponto que não sabia. O salário médio 'oficial' não inclui a função pública ?

Este a ler várias noticias, todas falam no salário médio, mas nenhuma de facto faz essa distinção.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por canguru » 10/11/2010 21:08

MarcoAntonio Escreveu:
canguru Escreveu:O que me mete nojo é ver as reportagens nos notíciarios com famílias que ganham ~2500€/casal a dizer que os 10€ do abono de familia faziam muita falta...


:mrgreen:


Eu quanto ao resto estou em acordo contigo, nota. Mas os 2500 euros por casal que utilizaste como exemplo é também bastante próximo do cenário médio real e isso eu também considero importante sublinhar.

:wink:


é vero, é vero... :mrgreen:

repara que esta familia recebe o tal ordenado médio (1800€/casal). os restantes 20% são de gorjas e da economia paralela :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por MarcoAntonio » 10/11/2010 21:03

canguru Escreveu:O que me mete nojo é ver as reportagens nos notíciarios com famílias que ganham ~2500€/casal a dizer que os 10€ do abono de familia faziam muita falta...


:mrgreen:


Eu quanto ao resto estou em acordo contigo, nota. Mas os 2500 euros por casal que utilizaste como exemplo é também bastante próximo do cenário médio real e isso eu também considero importante sublinhar.

:wink:
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38073
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por canguru » 10/11/2010 20:58

Whatever Marco,

Isso não é o que está em causa.

O relevante é que os portugueses gastam mais em prendas do que um alemão, um holandês ou um belga em valor absoluto (nem imagino em % do seu ordanado).

mais relevante ainda é que a maioria desses 575€ são gastos em coisas que pouco ou nada contribuem para a educação dos filhos (antes pelo contrário - telémoveis xpto, roupa de marca, dvd's, jogos).

O que me mete nojo é ver as reportagens nos notíciarios com famílias que ganham ~2500€/casal a dizer que os 10€ do abono de familia faziam muita falta...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por bolo » 10/11/2010 20:39

carf2007 Escreveu:Apesar de ser contraditorio, ou seja, se vamos gastar menos, deviamos cortar em coisa "inuteis" como brinquedos, em que a maioria das crianças utiliza 2 ou 3 dias e depois vai "pro monte".

O problema é que não queremos desapontar os miúdos, como iriamos explicar que neste natal não há brinquedos ??


a era dos shoppings
a moda religiosa das prendas de natal

os hábitos das pessoas falam sobre os seus valores, as suas prioridades e a forma como resolvem a sua vida;
além do mais, sobre a forma como se encaixam na estrutura social e económica.

a coisa está feita para se comprar e vender à conta do natal. os shoppings são uma fórmula de sucesso porque se consome. as prendas de natal são uma moda religiosa porque o consumo é uma forma de estar.

se as pessoas não comprarem no natal, vamos ver nas telejornais os comerciantes de brinquedos e afins, e tudo o resto, a dizer: estamos a sofrer o efeito da crise, vamos ter que despedir pessoal, pois agora as pessoas deixaram de gastar todo o seu dinheiro e estão a poupar todo o seu dinheiro. É insupotável!

portanto, não sei se deixar de comprar brinquedo é bom para a ecomonia.

no que a mim diz respeito, não vou comprar nada no natal porque não ofereço coisas só por oferecer. ofereço quando me apetece ao longo do ano, isso é seguro.

depois compras, é depois do natal, quando começarem os saldos, onde se entra na loja e se diz:

-estava a ver que nunca mais punha os preços a metade! - ao que o comerciante exclama:
- rua! não o quero na minha loja! oportunista! Agarrado que só me visita nesta época do ano! rua avarento! - ao que se responde:
- então queria o quê? queria que viesse cá na semana passada com tudo ao dobro do preço? só se fosse maluco!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1118
Registado: 29/11/2007 2:18
Localização: via láctea

por MarcoAntonio » 10/11/2010 20:28

Já agora uma notícia com dados recentes:

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx? ... 3935A4&h=8


Mas francamente, não se pode olhar para estas noticias e assumir estes dados estatísticos quando estamos fartos de saber que aquilo não é real. Por exemplo, a notícia menciona os empregados da área da restauração. Mas estes têm rendimentos não declarados que estão institucionalizados sob o nome de gorjeta. São variáveis mas são rendimentos e não entram nas contas porque não são declarados. E depois estão hoje institucionalizadas em particular no privado formas alternativas de remuneração que também não entram como salário (entre outras coisas porque assim entram como custos para as empresas, não se paga IRS sobre esses valores, etc). E depois ainda há toda a fuga da economia paralela (que supostamente é de mais de 20%).


Eu não tenho qualquer dúvida que o rendimento real médio do trabalhador português está confortavelmente acima dos 1000 euros. É preciso ir aos 900 euros e aumentar pelo menos uns 30%. E quem achar que eu estou a exagerar, pense duas vezes porque só a economia paralela sozinha - dizem - são mais de 20%, que estão a ser retirados à média (cá para mim, até essa está sub-estimada... lol).

:wink:
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38073
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 10/11/2010 20:19

canguru Escreveu:Num país em que ordenado médio ronda os 800€?


O ordenado médio em Portugal não ronda os 800 euros, é francamente superior a isso...

O que ronda os 800 euros é o salário médio declarado no privado (que não é sequer - em média - verdadeiro, como toda a gente sabe). O salário médio geral ronda os 900 euros, supostamente.

Mas os vencimentos/rendimentos médios reais em Portugal estão confortavelmente acima dos 1000 euros, não tenho qualquer dúvida...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38073
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por canguru » 10/11/2010 20:00

Natal. Famílias portuguesas vão gastar 575 euros
por Cláudia Garcia, Publicado em 09 de Novembro de 2010

Valor é superior aos gastos das famílias de Alemanha, Holanda, Grécia, Bélgica ou Polónia


575€?

Num país em que ordenado médio ronda os 800€?

Ainda por cima com a maioria do dinheiro a recair em brinquedos para os meninos ficarem bem saudaveis com mais horas em frente à TV e ao computador...

Ca granda tristeza.

Mais valia o Eestado ficar com o subsídio de Natal.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por MarcoAntonio » 10/11/2010 19:37

rmachado Escreveu:Marco

Sim serão os juros do crédito habitação, mas esse é o que mais pesa no orçamento familiar.

Em alguns casos vi prestações a descer 300 e tal Euros


Pois, mas isso é muito variável. Também há casos em que só se reduziu 100 euros ou valores dessa ordem de grandeza e outros ainda onde esse impacto nem sequer existe (porque têm a casa paga ou vivem em casa arrendada).

Admitindo que o tem e que se reduziu, ao mesmo tempo essa família só em abono de família pode estar agora a perder uma boa parte do que está a pagar a menos no crédito à habitação.

E depois gasta mais em electricidade e em combustiveis. E também paga/desconta mais em impostos, entre muitas outras pequenas coisas.

Os seus rendimentos brutos podem inclusivamente ter-se reduzido (como acontece certamente a uma parte dos que trabalham por conta própria, dado que a economia se retraiu).
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38073
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por rmachado » 10/11/2010 19:30

Marco

Sim serão os juros do crédito habitação, mas esse é o que mais pesa no orçamento familiar.

Em alguns casos vi prestações a descer 300 e tal Euros
 
Mensagens: 2125
Registado: 24/8/2004 10:42
Localização: Carregado

por MarcoAntonio » 10/11/2010 19:26

pocoyo Escreveu:Os juros estão mais baixos e os combustiveis estão mais baratos.


Os combustiveis estão mais caros que em 2007.

A Energia Eléctrica e outros custos de natureza semelhante também, convém sublinhar.


Em relação aos juros não consigo dizer com precisão mas julgo que "apenas" no crédito à habitação - indexado à Euribor - se está a pagar menos (mas outros créditos - nomeadamente particular, compra de automóvel, etc creio que é sensivelmente igual ou até mais elevado nalguns casos). De qq das formas dou de barato que no geral e em média é algo em que as pessoas hoje estão talvez um pouco melhor (muito embora as perspectivas sejam também aí de voltar a piorar). De notar ainda que o acesso ao crédito está agora também ele mais dificultado do que estava em 2007 (aperto dos critérios, etc).



De uma forma geral, penso ser seguro dizer que a generalidade das pessoas está pior do que em 2007 em virtude de: subida de custos, congelamentos de salários, perdas de volume de negócio, subidas de impostos, etc. E outros ainda pior claro com perda de emprego.

Muito embora haja, individualmente, naturalmente quem esteja sensivelmente igual e até quem esteja agora melhor. Contudo, uma generalização (excluindo apenas os que perderam emprego) parece-me equívoca q.b. ...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 10/11/2010 19:31, num total de 1 vez.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38073
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por rmachado » 10/11/2010 19:10

Elias Escreveu:rmachado eu não acho mal que as pessoas gastem mais ou gastem menos ou gastem tudo ou não gastem nada. Cada um gasta o que quer.

O que eu acho interessante é ver a despesa de Natal a aumentar fortemente ao mesmo tempo que aumentam as queixas de que "isto anda tudo muito mal" e "a crise" e tal.


Eu sei Elias, estava só a ser do contra.

É de facto impressionante ver os gasto a aumentar e estarmos em crise..

Mas como referiu o pocoyo (um bom DVD para oferecer aos putos :) ), para os empregados com a baixa de juros e a inflacção como está até terão mais dinheiro. Os outros é que estão muito pior.
 
Mensagens: 2125
Registado: 24/8/2004 10:42
Localização: Carregado

por pocoyo » 10/11/2010 18:16

Crise!!!

Só está mau para quem perdeu o emprego, porque de resto vivemos melhor que em 2007.
Os juros estão mais baixos e os combustiveis estão mais baratos.

Eu gastei 350€ em brinquedos.
Pode faltar a comida, mas não irá faltar o sorriso dos miudos ao abrir as prendas. :)

Ah, os 175€ dos 50% são para o jantar de Natal.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por pepi » 10/11/2010 17:54

os efeitos do PEC 3 ainda não se sente no bolso, por isso continuamos cantando e rindo... em Janeiro começamos a pagar a factura!

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:Para mim o aspecto mais interessante desta história é que toda a gente se queixa da crise, que isto este ano anda tudo muito mal e o camandro, mas toca a gastar mais 100 euros no Natal do que se gastava em 2007 e mais do que se gasta lá fora. Venham cá falar da crise que eu conto-lhes uma história :mrgreen:


A crise resulta, entre outras coisas, desta atitude.

A atitude dos portugueses não vai mudar de uma forma profunda assim da noite para o dia. As atitudes vão continuar a ser as mesmas, apenas ligeiramente mais adaptadas às circunstâncias críticas do(s) momento(s)...

Já as atitudes moldarem-se à nova realidade, é um processo muito mais lento (de resto, ainda nem existe uma nova realidade, quanto muito existe um "começo de" ou um "ameaço de").
 
Mensagens: 935
Registado: 17/3/2009 14:43
Localização: 16

por Elias » 10/11/2010 17:49

rmachado eu não acho mal que as pessoas gastem mais ou gastem menos ou gastem tudo ou não gastem nada. Cada um gasta o que quer.

O que eu acho interessante é ver a despesa de Natal a aumentar fortemente ao mesmo tempo que aumentam as queixas de que "isto anda tudo muito mal" e "a crise" e tal.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por rmachado » 10/11/2010 17:44

Estou a ver que esta malta não compra prendas no Natal.. (mesmo que seja para os filhos).

Ou seja, vejo que dizem mal do gasto excessivo (concordo plenamente) mas não contribuem tb para ele?

Mais acrescento.. como chegam a estes valores? Eu não me lembro de gastar isto nem perto disto..
 
Mensagens: 2125
Registado: 24/8/2004 10:42
Localização: Carregado

Está de tanga

por dfviegas » 10/11/2010 16:54

O meu filho de 4 anos é que sabe viver à tuga, o Pai Natal não tem dinheiro mas não faz mal pede emprestado ao menino jesus.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por Mcmad » 10/11/2010 2:08

Em quais dos países enumerados se recebe SN ?
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/
 
Mensagens: 1477
Registado: 29/11/2007 10:26
Localização: Maia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, bento.jp13, Bing [Bot], bpcolaco, Dar Adal, Ferreiratrade, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hfmagalhaes, latbal, malakas, Minsk, MR32, PAULOJOAO, PIKAS, Shimazaki_2 e 140 visitantes