Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC g.a.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: MarcoAntónio

por MarcoAntonio » 23/9/2003 15:55

Anonymous Escreveu:Tu sabes, a administração da PT sabe, todos sabem, que o comportamento dos mercados têm um peso muito considerável do parâmetro psicológico (aliás, muito da análise técnica baseia-se, precisamente, em comportamentos de ciclos/repetições de comportamento/comportamento de massas etc...!) Muito disso precisamente reflecte o peso específico do comportamento psicológico no comportamento dos mercados!

Sim, sei... daí falar do tal «magnetismo» e do efeito de <i>target</i>. No entanto assinalo o seguinte:

:arrow: não considero que sejam determinantes, não fecham porque as pessoas acreditam que assim tem de ser mas porque é natural que se fechem... num momento oportuno, o que nos leva ao ponto seguinte;

:arrow: tirando os gap's «falhados» ou sem significado (falsos <i>breakout's</i> ou <i>gap's comuns</i> que se dão no sei de consolidações e áreas de congestão), a generalidade dos gap's demora meses (em média) a voltarem a ser fechados.

Ou seja, não há nenhuma premência (ou pressa, como queiramos) em fechar gap's, eles serão fechados a seu tempo, pelos processos naturais do mercado...

Imaginemos que a PTC agora arrancava (tinhamos estado perante um <i>breakaway gap</i>) e daqui a uns meses (dois ou tres) entrava em correcção e vinha retestar suportes/resistencias. Bem, nessa altura, o gap transformava-se num óptimo <i>target</i> e era altamente provável que viesse a ser fechado. Este é um cenário hipotético mas comum e que serve para transmitir a ideia que estou a tentar transmitir (aliás, basta consultar estatísticas ou gráficos).

Portanto, não há do ponto de vista técnico nenhuma premência em que seja fechado já. Poderá nunca ser fechado ou ser fechado dentro de vários meses. E isso constituirá um sinal...
:wink:

Em relação à maré, eu coloco a questão: porque é que está a remar contra a maré a PTC e não quem está a tentar levá-la a fechar o <i>gap</i>. A maré está do lado de quem se vier a verificar, tinha a razão. E só dentro de semanas ou meses é que poderemos verificar...

Note-se, eu admito que a situação tem bastante de artificial. Mas também admito que a PTC tem força suficiente para «criar marés», em determinadas condições de mercado...
:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

MarcoAntónio

por Visitante » 23/9/2003 15:37

Tu sabes, a administração da PT sabe, todos sabem, que o comportamento dos mercados têm um peso muito considerável do parâmetro psicológico (aliás, muito da análise técnica baseia-se, precisamente, em comportamentos de ciclos/repetições de comportamento/comportamento de massas etc...!) Muito disso precisamente reflecte o peso específico do comportamento psicológico no comportamento dos mercados!

Ora, em termos puramente racionais, a necessidade do fecho de um gap pode ser absolutamente desnecessário/irrelevante ou mesmo fundamentalmente contraproducente numa lógica de valor real do activo! A questão, como todos sabem, é que a própria AT não reflecte, necessariamente, o valor do activo mas unicamente o comportamento dos investidores perante o mesmo! Sendo assim, se existe, nem que seja latentemente, mesmo que infundado, a percepção/condicionante psicológica, que todos vós admitem relativamente ao fecho de um gap, ele acaba por ter valor em si mesmo e por isso ser um factor de condicionamento do comportamento do mercado!
Para além disso, nas vossas observações, referem que as velas das últimas sessões da PT (tipo martelo) reflectem a actuação da administração da PT... ou seja, uns querem que ela desça, se "calhar" aqueles que "querem" o fecho do gap... entre outros, naturalmente, e a administração pretende sustê-las a todo o custo! Ora isso, racionalmente não faz sentido porque é remar "contra a maré" e como todos sabem reflecte-se num custo energético (neste caso leia-se financeiro)!

Por isso eu digo... "deixem fechar o gap" e só terão a ganhar com isso!

Um abraço
Teso
Visitante

por MarcoAntonio » 23/9/2003 13:13

Bem, há gap's e gap's. Ainda a semana passada deixei aqui um post só sobre gap's um pouco a pedido e no seguimento da situação criada na PTC...

A maior parte é fechado por «processos naturais» o que cria um certo mito em torno dos <i>gaps</i> (enfim, como outros processos similares relativos a mid-points e etc).

A verdade é que a maior parte tem mesmo de ser fechada. E alguns ficam por fechar porque simplesmente nada obriga a que sejam fechados. Tudo não passa de um processo natural ao qual tendemos a dar grande importancia...
O que acredito que os gap's funcionam bem é como <i>target</i> assim que se inicia determinado movimento em direcção a ele (ao que o Ulisses, suponho, se referia quando falou de «magnetismo»).

Os gap's de <i>breakout</i> (os <i>breakaway gap's</i>)são fechados no curtíssimo prazo raríssimas vezes, por exemplo e como não podería deixar de ser (quando é fechado então provavelmente tratou-se de um falso <i>breakout</i>). Mesmo os de continuação (os <i>midway gap's</i>) são fechados poucas vezes no curtíssimo-prazo...

À parte dos gap's comuns (que se dão regra geral no seio de consolidações ou áreas de congestão do activo) ou dos criados pelos dividendos, a maior parte demora <b>meses</b>, em média, a ser fechado.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Ulisses

por Teso » 23/9/2003 12:52

O que é certo é que o gap é enorme, 0.1€, representando cerca de 1,5% de diferencial! Como afirmo, acho que a administração da PT, para alcançarem os seus objectivos, deveria (passe o pretenciosismo) deixar fechar o gap... aí, estou convencido, o próprio mercado a ajudaria a consubstanciar as suas pretensões de valorizar o activo PT!

Um abraço
Teso

Registado: 30/11/2002 16:42

por Ulisses Pereira » 23/9/2003 12:39

Se calhar, realmente, o fecho desse "gap" descansava muita gente e dava mais confiança aos touros. Eu sou a pior pessoa do mundo para falar de "gaps". Apesar de lhes reconhecer algum poder "magnético", tenho uma máxima que diz "Nem todos os gaps são fechados". :)

Porque é que eu digo isto? Porque ao longo dos meus anos nos mercados, já vi alguns investidores ficarem completamente presos à "obrigatoriedade" dos "gaps" serem fechados, mantendo posições perdedoras até a situações quase desesperantes. E, várias vezes, eles acabam por não serem fechados...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Ulisses

por Teso » 23/9/2003 12:25

não achas importante, para além do alívio do "estado de sobrecompra" um fecho do gap?
Citando-me (sem qualquer pretenciosismos narcisistas):
Para a cabal concretização dos objectivos da administração da PT, acho que deveria "deixar" fechar o gap (tamanho XL) que subsiste! Espero que tenham essa sensatez para não desperdiçarem os recursos financeiros na aquisição de acções próprias, porque, nem que seja psicologicamente, o mercado ficará sempre de "olho" nesse gap!

O que achas da importância desse gap?

Um abraço
Teso

Registado: 30/11/2002 16:42

por MarcoAntonio » 23/9/2003 12:20

Pois, eu refería isso mesmo ontem, Ulisses...
Imagem

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 23/9/2003 12:18

Não podia estar mais de acordo, Ulisses...! o sinal de inversão não é lá muito claro.... ainda nem tive coragem de inverter os longos para curtos, só fechei os longos...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ulisses Pereira » 23/9/2003 12:14

Marta,

O que é que há de comum às 4 últimas velas do teu gráfico? Todas têm caudas relativamente grandes em relação ao tamanho do corpo e penso que isso reflecte bem aquilo que tenho defendido em relação à PT. As quedas são amortecidas pela compra de acções próprias nesses momentos, ajudados ainda pelos "shorts" a fechar as suas posições, ao constatarem da dificuldade da PT em cair.

Veremos se o padrão se mantém, mas a verdade é que a PT está a conseguir aliviar da situação de "sobrecompra" sem grandes abalos. Not bad...

Beijos,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

PTC g.a.

por Pata-Hari » 23/9/2003 11:31

Aqui fica.
Anexos
ptc.png
ptc.png (21.77 KiB) Visualizado 596 vezes
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Artur Jorge, Burbano, iniciado1, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, TTM62, yggy e 257 visitantes