Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ejadias » 28/9/2010 21:44

Ainda me lembro quando fui subscrever a oferta de subscrição da Martifer que, salvo erro foi mais ou menos na altura da REN. Dizia o gestor do banco:

" É pá, estas são boas, melhores do que as da REN. É aproveitar, subscreva o máximo!"

:)
Saudações Bolsistas

Registado: 24/3/2008 19:57

por logged » 28/9/2010 17:37

Esta acção tem um comportamento tipo submarino. A questão é se alguma vez virá à superficíe.

Registado: 17/4/2008 16:09

por TIO PATINHAS » 28/9/2010 17:16

Alô Martinferizados!

Por este caminho, os que continuam "teimosamente" ainda apanhados nesta acção - porque querem- estão quase a ver o seu futuro cada vez mais negro.

Será que os nossos netos ainda um dia irão "herdar" um Euromilhões?

Registado: 29/11/2007 13:53

.....

por rufa » 28/9/2010 16:53

PequenoInvest Escreveu:1,55 novo mínimo máximo :cry:

Muito feio .... :oops:

Cumps.
Anexos
MARTIFER.png
MARTIFER.png (21.69 KiB) Visualizado 8071 vezes

Registado: 29/11/2007 12:52

por PequenoInvest » 28/9/2010 16:37

1,55 novo mínimo máximo :cry:

Registado: 24/7/2009 12:13

Re: continua a cair...

por rufa » 28/9/2010 15:53

Elias Escreveu:
rufa Escreveu:Apesar de alguns indicadores indicarem fraqueza de tendência e sobrevenda...

Cumps.

certo rufa mas nota que o estado de sobrevenda não constitui sinal de compra... só quando sai desse estado

Abraço

Sim sim claro. Obrigado por corrigires a ideia que de alguma forma sem querer podia estar a apassar.

Cumps.

Re: continua a cair...

por Elias » 28/9/2010 15:49

rufa Escreveu:Apesar de alguns indicadores indicarem fraqueza de tendência e sobrevenda...

Cumps.

certo rufa mas nota que o estado de sobrevenda não constitui sinal de compra... só quando sai desse estado

Abraço

Registado: 5/11/2002 12:21

continua a cair...

por rufa » 28/9/2010 15:48

Apesar de alguns indicadores indicarem fraqueza de tendência e sobrevenda...

Cumps.

por Elias » 28/9/2010 15:43

Gtony84 Escreveu:Pode se por um cenario desta empresa chegar a valores inferiores a 1€?

Eu diria que sim.

A Sonaecom também entrou em bolsa a 11 ou 12 euros e isso não a impediu de cotar a 0,93.

por Gtony84 » 28/9/2010 15:39

Título Cotação Variação Quant. Data/Hora

MARTIFER 1.570 -2.48% 106,132 28-09 15:29

E esta menina continua a acumular quedas e já vai em 1.57€... Novo minimo de sempre.

Até onde isto vai parar? Pode se por um cenario desta empresa chegar a valores inferiores a 1€?

Registado: 29/12/2009 12:44

por Elias » 28/9/2010 12:09

g.a.
Anexos
martifer.PNG
martifer.PNG (31.75 KiB) Visualizado 6740 vezes

por Alladin Broker » 28/9/2010 11:55

O que está a acontecer com a Martifer, deve-se essencialmente à politica de comunicação da empresa com o mercado.

Quase sempre são anunciados grandes projectos, mas esses projectos não são mais do que anúncios de endividamento no curto prazo, com retorno a muito longo prazo e este é a meu ver o grande problema do investimento em energias renováveis.

Ainda para mais, estes projectos são altamente subsidiados pelo estado, que define as tarifas politicas, ou seja, o financiamento dos mesmos não resulta dos resultados operacionais da empresa.

Penso que alienação da Repower, foi outro grande tiro no pé. A empresa deveria ter criado os mecanismos para desenvolver os seus próprios aerogeradores e não apenas a estrutura metálica que os sustenta, isso é muito pouco e tome-se como exemplo a Enercon, que desenvolveu as turbinas e as pás enquanto que a estrutura metálica, inovou e até já testou estruturas em betão.

Espero sinceramente que não acontece com a Martifer , o que aconteceu com a Pararede, devido ao mesmo erro de comunicação com os mercados.

Se uma empresa é SA, se está cotada no mercado de capitais, então deve saber, como lei de sobrevivência, como é que os mesmos funcionam e qual a sua linguagem.

Abraço

Registado: 15/6/2010 20:09

por SMALL1969 » 27/9/2010 16:11

Ulisses Pereira Escreveu:Small, eu não estou aqui a defender ninguém. Há muito tempo que as avaliações das casas de investimento são criticadas por mim.

A verdade é que quando uma OPV ocorre em "Bull Market" os investidores já devem saber o que lhes espera, já que os múltiplos estão altamente inflacionados. Se a isto juntarmos que é sempre o vendedor que escolhe quem avalia, fica tudo bem claro.

O que é mais do que evidente é que ninguém é obrigado a comprar. E isto é algo que eu venho dizendo nas últimas OPV`s. Parece que quando há uma OPV que as pessoas são obrigadas a comprar. Não são. Eu confesso que não me recordo a última em que o fíz.

Um abraço,
Ulisses

Bem..se fosse assim como regra seria mau. É suposto serem isentos. Ou seja, serem profissionais ou sérios, coisa que (alguns) não são.

Lembro-me que no caso da Google teve-se o cuidado para avaliar sem megalomanias, e todos sairam a ganhar.

Mas admito até um inflacionamento de 20% pela "boa vontade" do projecto. Mas isso é diferente de inflacionamento de 100% ou 200%, que já na altura muitos concordavam que estava a ser feito às contas da Martifer.

Pelos visto a Martifer já na altura valia entre 3€ a 4€.

Neste caso, parece que só o accionistas da altura (Mota-Engil à cabeça) é que ganharam alguma coisa.
E se nos lembrarmos que o próprio BES abriu uma linha de crédito especial só para financiar compra de acções da Martifer e incentivar o interesse especulativo.....

Dá a impressão que só sabem avaliar quando o vendedor é 100% nós/estado português....ver GALP e REN

Registado: 3/2/2009 12:21

por Ulisses Pereira » 27/9/2010 14:26

Small, eu não estou aqui a defender ninguém. Há muito tempo que as avaliações das casas de investimento são criticadas por mim.

A verdade é que quando uma OPV ocorre em "Bull Market" os investidores já devem saber o que lhes espera, já que os múltiplos estão altamente inflacionados. Se a isto juntarmos que é sempre o vendedor que escolhe quem avalia, fica tudo bem claro.

O que é mais do que evidente é que ninguém é obrigado a comprar. E isto é algo que eu venho dizendo nas últimas OPV`s. Parece que quando há uma OPV que as pessoas são obrigadas a comprar. Não são. Eu confesso que não me recordo a última em que o fíz.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Preocupação...

por rufa » 27/9/2010 14:04

Vejo como algo alarmante a perda do 1,63 :shock: Apesar de existirem alguns indicadores a dar sinal de subida, %k williams e slow stochastic...

Cumps.

por SMALL1969 » 27/9/2010 14:03

Nyk Escreveu:Avaliação máxima do BESI coloca acções da Martifer perto dos 10 euros
O BES Investimento, um dos bancos responsáveis pela oferta pública de subscrição (OPS) da Martifer, a par do Caixa Banco de Investimento, avalia as acções da empresa acima do intervalo de preços fixado para a operação.

--------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Silva Dias
patriciadias@mediafin.pt

As previsões da Espírito Santo Research têm por base uma avaliação da Martifer entre os 574 milhões de euros e os 799 milhões. No entanto, esta estimativa não inclui o aumento de capital. Assim sendo, adicionando à avaliação inicial da casa de investimento as novas 25 milhões de acções decorrentes desta operação, que permitirão à empresa realizar um encaixe de capital de 199,75 milhões de euros, o valor atribuído à Martifer passa a situar-se entre os 717,5 milhões de euros e os 998,75 milhões, segundo os cálculos do Jornal de Negócios.

Recordar é viver....

Nota inicial: Não me move nenhum "rancor" pela evolução em bolsa da Martifer.
Sempre ganhei dinheiro com alguns movimentos que fiz, e não comprei na OPV.
Comprei pela 1ª vez apenas em 2009 já estava abaixo de 3€.

Mas o que critico é a avaliação feita, tenha sido realizada ou não em "Bull Market", porque em 2007 já se devia ter juízo.....eles não avaliaram múltiplos, avaliaram projectos e perspectiva megalomanas de crescimento

Avaliação em Bear Market...

por rufa » 27/9/2010 13:55

:roll:
Anexos
targetssantanderiberia[1].png
targetssantanderiberia[1].png (224.21 KiB) Visualizado 7160 vezes

por Ulisses Pereira » 27/9/2010 12:23

Small, pegas em TODAS as avaliações que foram feitas nos mercados desenvolvidos em fases avançadas dos "Bull Markets" e chegas à mesma conclusão. Aliás, todo o "Bull Market", nessa perspectiva, é um erro. E quem consegue perceber que é um erro ganha muito dinheiro.

Estranho era se, no topo de um "Bull Market" a avaliação fosse diferente.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por SMALL1969 » 27/9/2010 10:56

Ulisses Pereira Escreveu:Small, quem faz sempre a avaliação é alguém contratado por quem quer vender. Mas a referência dos múltiplos das suas congéneres naquele momento assume um aspecto vital na avaliação.

Um abraço,
Ulisses

O que se veio a confirmar com um erro, ou agora um erro não é erro porque apenas assumiu comparação com outro erro?
Se o objectivo é comparar maçãs, não precisam de ganhar tantos milhões a avaliar projectos. E mesmo isso dos múltiplos aposto que foi mal feito, até porque não havia muitas congerenes com todos os negócios da Martifer, penso eu.

Pura e simplesmente, o projecto foi mal avaliado pela equipa de financeiros que o avaliou naquele momento.
Portanto, foi uma avaliação fraca, tendenciosa, e com um declarado objectivo.

Sabes o que me chateia? Por exemplo ter sido "obrigado" a despachar as minhas EFACEC numa OPA levada a cabo pelos Mello a preços ranhosos (e com perdas para mim)e depois de a terem feito cair em bolsa, para agora finalmente reaparecer no Expresso quase todas as semanas com menção a vendas e lucros fabulosos.

Tenho a certeza que se preparam para a meter novamente em bolsa (cheia como um porco mealheiro), com uma avaliação astronómica e cheia de múltiplos.....

por Elias » 25/9/2010 12:33

O fecho de ontem a 1,62 foi o mais baixo de sempre na Martifer.

por Ulisses Pereira » 24/9/2010 17:22

Small, quem faz sempre a avaliação é alguém contratado por quem quer vender. Mas a referência dos múltiplos das suas congéneres naquele momento assume um aspecto vital na avaliação.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por SMALL1969 » 24/9/2010 17:14

Ulisses Pereira Escreveu:Não nos podemos esquecer do momento que o mercado vivia na altura. O que foi perfeito, para quem colocou as acções no mercado foi a escolha do "timing".

Um abraço,
Ulisses

Não concordo totalmente. Também diz muito relativamente à qualidade (objectivos) de quem fez a avaliação.

Re: Martifer a cair ...

por Elias » 24/9/2010 16:33

rufa Escreveu:
whitebala Escreveu:
rufa Escreveu:
joao bravo Escreveu:Estando a caminho de testar mínimos de sempre e com a tendência que tem mostrado o caminho parece-me para Sul. Só contra a probabilidade seria 1.60€ o mínimo de sempre da Martifer. Já em conversas com amigos se discute se acção não irá abaixo de 1 €.
Abraços e bons negócios

Esta então nem sei onde devo esperar por ela :oops:

Cumps.

Recordo a avaliação feita na OPV:

O preço de venda dos títulos está já definido e situa-se no intervalo entre os 6,5 e os 8 euros por acção. O preço final da oferta será definido pelo Conselho de Administração da empresa, até ao próximo dia 20 de Junho.

Como dissem nuestros hermanos: Un desplumaje por todo lo alto!!!!!

Como diria o Elias isto é que foi uma "bojarda" :lol:

Cumps.

lol

por Ulisses Pereira » 24/9/2010 15:04

Não nos podemos esquecer do momento que o mercado vivia na altura. O que foi perfeito, para quem colocou as acções no mercado foi a escolha do "timing".

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Martifer a cair ...

por SMALL1969 » 24/9/2010 14:52

whitebala Escreveu:Recordo a avaliação feita na OPV:

O preço de venda dos títulos está já definido e situa-se no intervalo entre os 6,5 e os 8 euros por acção. O preço final da oferta será definido pelo Conselho de Administração da empresa, até ao próximo dia 20 de Junho.

Como dissem nuestros hermanos: Un desplumaje por todo lo alto!!!!!

Quem é que montou a avaliação que resultou nesse preço?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, acintra, AlfaTrader, darkreflection, Google [Bot], Investbem, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006, TTM62, Zecadiabo, Àlvaro e 217 visitantes