Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bancos Portugueses Beira da Falência-BPP Falência Iminente..

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nunooo » 6/9/2010 11:20

Pata-Hari Escreveu:
Nota no entanto que quando se está a trazer à baila o tema da garantia de capital, se está a querer dizer que aplicações com risco deveriam ter capital garantido não pela instituição que o garantiu mas pelo estado..


Marta eu nao quero dizer isso. O que eu acho é que quando um banco garante o capital, seja em que produto o faz, devem ser as autoridades de supervisaõ a fiscalizar se esse banco tem condições ou nao para o fazer, e verificar se essa garantia foi devidamente provisionada na contabilidade do banco.


Pata-Hari Escreveu:
Nota igualmente que existem hoje no mercado aplicações iguais e que mais uma vez não existe nenhum supervisor a cair em cima dessa(s) instituições. E os clientes continuam a meter lá dinheiro e ninguém se queixa.


Agora é a minha vez de concordar inteiramente contigo. Mas de quem é a culpa: do cliente que mete lá o dinheiro porque nao percebe nada de balanços de bancos e acredita que os bancos não podem publicitar uma coisa e depois fazer outra, ou das entidades de supervisão que sabem da existencia dessas aplicações e nada fazem?
Como é timbre em Portugal, enquanto as coisas correm bem, ninguem faz nada ninguem diz nada, mas quando dão para o torto a culpa morre sempre solteira, e o elo mais fraco da cadeia (o cliente bancário) é sempre aquele que acaba por ficar com o "prejuizo".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 500
Registado: 1/4/2009 0:25
Localização: 14

por keromais » 6/9/2010 11:19

[quote="Pata-Hari"]Nunoo, concordo contigo. É absolutamente verdade o que dizes. Por isso a solução encontrada e possível foi "autonomizar" o patrimonio, criando um fundo com os activos em causa tal como deveriam ter sido feito de inicio.

Nota no entanto que quando se está a trazer à baila o tema da garantia de capital, se está a querer dizer que aplicações com risco deveriam ter capital garantido não pela instituição que o garantiu mas pelo estado. Não gostarias tu de ir pedir de volta o dinheiro que perdeste em cada trade em bolsa? eu gostaria. Nota igualmente que existem hoje no mercado aplicações iguais e que mais uma vez não existe nenhum supervisor a cair em cima dessa(s) instituições. E os clientes continuam a meter lá dinheiro e ninguém se queixa.[/quote]


Este fórum para ser credível,deveria ter a utilidade de informar e não de manipular como é o caso.
É lamentável a teimosia de Pata-Hari, tentar confundir e baralhar para reinar, misturando coisas totalmente distintas, ou seja aplicações de risco com capital garantido.
No caso BPN a Pata-Hari,acha normal que o governo tenha salvado os "mafiosos" deste banco com o dinheiro dos contribuintes e que tenha pago a todos, mesmo aos que investiram em produtos de risco SLN.
Por outro lado, aos clientes do BPP que fizeram Depósitos a Prazo e têm provas disso mesmo, acha muito bem, que o governo mentiroso e desonesto tenha mandado criar um Fundo de Investimento para os continuar a roubar, enquanto aos outros depositantes do BPP os privilegiou pagando-lhes a totalidade, hipotecando em seu favor o dinheiro dos depósitos dos restantes depositantes.

A Pata-Hari tem defendido esta "criminalidade" com unhas e dentes e tem ajudado a transformar o caso BPP numa espécie de "Casa Pia".
Eu sei quais os motivos que te movem, mas já agora,se tem outros que eu desconheça, seria bom que fosses tu a explicar porque razões defendes os "mafiosos" e tammanha barbaridade.
Editado pela última vez por keromais em 6/9/2010 19:20, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 88
Registado: 29/11/2007 9:33
Localização: 13

por Automech » 6/9/2010 8:38

Do ponto de vista formal, como é que um depósito a prazo é considerado depósito a prazo (não, não bebi nada, é uma dúvida que me ocorreu).

E como é que o mesmo fica garantido pelo fundo de depósitos ?

Um simples documento do banco onde conste a menção 'depósito a prazo' é suficiente, do ponto de vista formal ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Pata-Hari » 6/9/2010 7:25

Nunoo, concordo contigo. É absolutamente verdade o que dizes. Por isso a solução encontrada e possível foi "autonomizar" o patrimonio, criando um fundo com os activos em causa tal como deveriam ter sido feito de inicio.

Nota no entanto que quando se está a trazer à baila o tema da garantia de capital, se está a querer dizer que aplicações com risco deveriam ter capital garantido não pela instituição que o garantiu mas pelo estado. Não gostarias tu de ir pedir de volta o dinheiro que perdeste em cada trade em bolsa? eu gostaria. Nota igualmente que existem hoje no mercado aplicações iguais e que mais uma vez não existe nenhum supervisor a cair em cima dessa(s) instituições. E os clientes continuam a meter lá dinheiro e ninguém se queixa.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Nunooo » 6/9/2010 3:11

Pata-Hari Escreveu:Economy, explica-me o que é uma aplicação de capital garantido, por favor. Quem é que garante o capital?


Quem garante o capital é obviamente o banco (não ha duvidas quanto a isso), mas a questão que, a meu ver, se poem neste caso não é essa. Segundo sei (e eu de bancos, contabilidade e finanças perceo muito pouco ou quase nada), um banco qd faz uma aplicação em que garante o capital na maturidade e se compromete a pagar um determinado juro, tal como acontece num vulgar deposito a prazo, deve registar esse "dinheiro" como PASSIVO do banco. Obviamente que ao cliente que faz o deposito nao compete saber se o banco o regista como passivo ou activo. O que aconteceu no BPP ( isso foi reconhecido pelo BdP e pela CMVM), foi que o banco garantia o capital mas na contabilidade naõ o registava como passivo (ou seja nao fazia os aumentos de capital necessarios para poderem dar essa garantia). È absurdo pensar que um cliente tenha que verificar a contabilidade do banco para saber como foi contabilizada a sua aplicação. È aqui que se coloca o problema: o BPP era um banco registado no Banco de Portugal e na CMVM e auditado pela Delloite. Cabe ás entidades de supervisão garantir que os bancos quando garantem o capital de um deposito fazem as respectivas provisoes contabilisticas para o poderem fazer. Se o BPP nao o fez de quem é a resposabilidade???
em primeiro lugar da administração do BPP porque se trata de uma burla, mas é tambem das entidades de supervisaõ, que exitem para que situações destas ou outras nao possa ser cometidas levianamente.

A nao ser assim, ninguem nos daria garantias que qd fazemos um deposito num outro banco este nao possa fazer exactamente a mesma coisa do que fez o BPP.

E as auditorias aos bancos, não servem tambem para detectar este tipo de contabilidade enganosa??

Imeginemos por absurdo que amanha o MONTEPIO entrava em insolvencia e se vinha a descobrir que todos os depositos a prazo tinham sido afinal aplicados em activos de risco! Seria justo que fossem os clientes a ficar sem o seu dinheiro se as autoridades de supervisão nao cumprem os propositos para que existem???

Aliás, o facto de que houve resposabilidades evidentes das autoridades de supervisão no caso do BPP salta á vista porque foi apartir deste caso que a CMVM e o BdP se preocuparam em alterar a forma como os depositos a prazo passaram a ser comercializados e publicitados, bem como passaram a obrigar os bancos a prestar muito mais informação aos clientes acerca dos produtos que comercializam.

Uma achega ainda em relaçao aos juros que o BPP pagava; para muita gente isto serve de "alibi" para
condenar os clientes do banco pois forma gananciosos na medida em que qd se recebe um juro demasiado acima do valor medio de mercado deve-se desconfiar.
1 - Hoje em dia a tx de juro media para os DP anda, julgo eu nos 2,8%, mas ha bancos a fazer depositos a prazo com taxas de 4%; devemos desconfiar destes bancos?????
2 - Na altura, e no caso dos ditos produtos de capital garantido a taxa de juro oferecida pelo BPP era de 5% (TANB). Na altura tive do BES uma taxa de juro de 4,75% e do BCP 4,8% (lembro que estavamos no periodo em que as taxas dos DP atingiram valores recordes). Ora, se um banco oferece mais 0,5% do que a taxa de outro banco devemos desde logo suspeitar dessas taxas e desse banco???

Quanto a mim, o problema do BPP foi resolvido da forma que foi apenas devido à sua pouca expressao. O mesmo problema num banco de maior dimensaõ, tinha sido resolvido sem qualque prejuizo para os clientes, caso contrario haveria uma revolução em Portugal.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 500
Registado: 1/4/2009 0:25
Localização: 14

por Las_Vegas » 5/9/2010 15:09

No meu caso concreto, tenho documentos oficiais do BPP, onde está bem claro que são verdadeiros Depósitos a Prazo.
Temos um candidato a Presidente da República (Dr. Manuel Alegre), que fez publicidade em revistas aos depósitos BPP.


Sugiro que comece por pedir a esses dois o que lhe é devido.

Pela parte que me toca lamento sinceramente mas não estou disponível para mais uma vez pagar a azelhice alheia (não a sua note-se, mas a dos gestores dos bancos que deram o berro).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1187
Registado: 4/11/2002 23:12
Localização: Portugal

por keromais » 5/9/2010 10:20

....
 
Mensagens: 88
Registado: 29/11/2007 9:33
Localização: 13

por keromais » 5/9/2010 10:18

...
Editado pela última vez por keromais em 5/9/2010 12:18, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 88
Registado: 29/11/2007 9:33
Localização: 13

por keromais » 5/9/2010 1:23

Pata-hari:

Estás completamente enganada,há muito que pode ser feito por mim e sou eu próprio que o tenho de fazer, por outro lado dispenso as tuas "ajudas" e as de pessoas como tu.

As provas documentais e os vídedos sobre o ROUBO do BPP e seus cúmplices, circulam pelo país e pelo mundo por todos os meios, em Portugal, Europa e USA, endereçados a personalidades e organizações estrangeiras estratégicas, anti-corrupção,e outras, e ainda todos os orgãos de comunicação social como CNN e outros,denunciando as violações da lei praticadas pelos malfeitores do país.

O governo e a banca terá de pensar duas vezes se quer manter este braço de ferro e se pretende que as denúncias das barbaridades BPP e seus cúmplices continuem, porque a luta só terminará quando a legalidade for reposta.
Editado pela última vez por keromais em 5/9/2010 10:21, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 88
Registado: 29/11/2007 9:33
Localização: 13

por Pata-Hari » 5/9/2010 0:27

Não há de facto nada que possa ser feito por ti, economy. Não te ajudas nem te deixas ajudar.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por keromais » 5/9/2010 0:17

Pata-hari:

As verdades são para serem ditas, não retiro nem uma palavra ao meu poste das 16,48, pelo contrario,
os teus argumentos "esfarrapados" só reforçam e confirmam tudo o que disse, e senão veja-se:

Os avisos de 2007 não dão qualquer informação de perigo, por outro lado, nesta altura até tinha dinheiro em Depósitos a Prazo noutros bancos com taxas superiores a 4,25% que era o que o BPP me paga nessa altura.
Quanto aos avisos a partir de 16/11/2008 é bom lembrar que quiz levantar o meu dinheiro em 17/11/2008 e já o BPP não me pagou.

Infelizmente como tu, há muita gente muito bem esclarecida mas que sofre do mesmo sídroma "Banco de Ricos" que os mentirosos governantes quizeram fazer passar para a opinião pública para safarem os amigos e roubarem os restantes. Se o teu "síndroma" não é esse será outro qualquer com toda a certeza. Desculpa lá, mas já há muito tempo merecias este esclarecimento porque já não há pachorra para suportar tanta desonestidade neste país de gente sem vergonha.
 
Mensagens: 88
Registado: 29/11/2007 9:33
Localização: 13

por Pata-Hari » 4/9/2010 21:59

para te relembrar:

Maio de 2007
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hlight=bpp

16/11/2008 - mais atempado que isto não poderia ser, bingo no bull´s eye:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hlight=bpp

http://caldeiraodebolsa.negocios.pt/vie ... &js_link=1


(pena a pesquisa do fórum estar meio avariada e eu não conseguir andar mais para trás....)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 4/9/2010 21:53

economy, talvez te deva enviar para o histórico do fórum para que vejas quem passou anos a chamar à atenção para o risco que se corria ao investir no BPP e a explicar dezenas, centenas de vezes o que significavam cada uma daquelas taxas acima do mercado e o que significava a garantia do capital. Mas o mais cego é sempre o que não quer ver.

Antes acusavam-me de estar ao serviço de alguém que para falar mal do BPP. Agora a acusação é a oposta. Tem piada.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por keromais » 4/9/2010 16:48

Pata-hari:

Estás mais que esclarecida !......

Há cerca de dois anos que andas a defender os malfeitores deste país com argumentos sem qualquer nexo e fundamento,ou queres saber mais que os juristas especializados na matéria, inclusive a CMVM, Tribunal de Contas e CE ?

Explica ao serviço de quem estás e quando recebes pelo trabalho !.......

Já agora explica-me também porque é que que o governo pagou papel comercial SLN (BPN) (investimento de risco), e também pagou a alguns "amigos" e outros do BPP que considerou Depósitos e não paga aos restantes ! Contra factos não há argumentos minha cara ! Já temos muitos desse lado, por favor defende a verdade e não te juntes aos mentirosos.
 
Mensagens: 88
Registado: 29/11/2007 9:33
Localização: 13

por Pata-Hari » 4/9/2010 14:42

Economy, explica-me o que é uma aplicação de capital garantido, por favor. Quem é que garante o capital?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por keromais » 4/9/2010 14:06

PAPEL COMERCIAL (investimento de risco)

PAGO COM O DINHEIRO DOS PORTUGUESES



Ora veja mais um escândalo de arrepiar !

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=440215


O Sr. Primeiro Ministro e Ministro da Finanças, são pessoas mentirosas, sem ética e um degradante e péssimo exemplo para a sociedade portuguesa.
Foram estes Senhores que em Outubro de 2008 prometeram solenemente que acontecesse o que acontecesse, todas AS POUPANÇAS DOS PORTUGUESES depositadas em qualquer banco a operar em Portugal, ESTAVAM GARANTIDAS.

Meus Caros:
Vejam o que estes Senhores sem o mínimo de vergonha, depois, fizeram nas "barbas" de todos nós, incluindo nas do Sr. Presidente da República que se mantem muito silenciado neste assunto, apesar dos milhares de apelos e pedidos de audiência:
- Salvaram o BPN e os seus amigos (valor brutal), pagaram a todos com o dinheiro dos portugueses e também com o meu, para protegerem os "mafiosos" e toda a teia envolvida.

- Para o BPN não há limites, paga-se DEPÓSITOS e PAPEL COMERCIAL (Investimento de Risco), enquanto os burlões, "amigos" continuam à solta, outros fugiram para Cabo Verde para se irem safando. A comunicação social dominada pelo poder "nem pia" sobre estes mafiosos.
- Aos clientes Depositantes do BPP, o governo resolveu safar alguns "amigos" e outros, hipotecando em seu favor o dinheiro dos restantes depositantes, VIOLANDO A LEI, e não respeitando minimamente os seus compromissos.
O Governo através dos reguladores, tem o dever e a obrigação de acautelar as poupanças dos portugueses, não só não o fez, como continuou o "roubo" dos Depósitos efectuados no BPP.
Resultado destas barbaridades e desonestidades praticadas pelo Governo com a cumplicidade de toda a classe política, e de Sua Excelência o Sr. Presidente da República:
HOJE NINGUÉM CONFIA NOS BANCOS, País à beira do abismo, Banca e Portugal totalmente descredibilizados.

MEUS CAROS COLEGAS DE INFORTUNIO DO BPP:

Nós não temos PAPEL COMERCIAL.
Nós temos CAPITAL GARANTIDO, Depósitos a Prazo, já afirmado por grandes especialistas na matéria, e até pela CMVM que depois recuou por pressões do Banco de Portugal e do Governo, e o Tribunal de Contas e a CE já afirmaram que o empréstimo ao BPP é ilegal.
No meu caso concreto, tenho documentos oficiais do BPP, onde está bem claro que são verdadeiros Depósitos a Prazo.
Temos um candidato a Presidente da República (Dr. Manuel Alegre), que fez publicidade em revistas aos depósitos BPP.
Este Sr. que apregoa a justiça, e que diz que nunca se cala, agora está bem caladinho. Quem vai confiar neste Sr ?

Vamos continuar a nossa luta, todos para a rua exigir os nossos depósitos, poupanças de uma vida de trabalho, continuar a denunciar todas estas burlas por todos os meios, anti-corrupção e outros, em Portugal, Europa, USA, incluindo os meios de comunicação social estrangeiros mais influentes, CNN e outros, com vídeos e documentos traduzidos em inglês, uma vez que a nossa comunicação social omite estas verdades e a ERC dá-lhes razão.
TEMOS RAZÃO, E TODAS AS PROVAS ESTÃO NA NOSSA MÃO !
Não pactuamos com gente desonesta nem nos calamos, enquanto não nos devolverem o nosso dinheiro, como o fizeram aos restantes depositantes.

Este e-mail, vai seguir de imediato para 1900 contactos importantes, colaborem, defendam a verdade e a justiça, denunciem os malfeitores por um Portugal melhor.
 
Mensagens: 88
Registado: 29/11/2007 9:33
Localização: 13

por keromais » 22/8/2010 17:11

O que a comunicação social não quer divulgar ...... imaginem... porquê!....


vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=P4nboyy6poA






GRITO DE ALERTA AO PAÍS E AO MUNDO



Portugal, é governado por gente mentirosa e desonesta, um lugar perigoso para se viver, não só pela corrupção instalada no poder, mas essencialmente por causa de altos responsáveis do País, incluindo toda a classe política, os quais observam os maiores escândalos e roubos e os deixam acontecer, assistindo passivamente a todas as violações da lei, sendo verdadeiros cúmplices com as “MÁFIAS” instaladas, deixando actuar estas “escolas do crime” flagelando a sociedade portuguesa e arruinando o país.



O caso Banco Privado Português (BPP), é apenas a ponta do icebergue, e um verdadeiro testemunho do “bandoleirismo em rede” que se pratica em Portugal.



O Sr. Primeiro Ministro, chegou a considerar o caso BPP arrepiante, mas em vez de ajudar a resolver o problema como era seu dever e obrigação, resolveu privilegiar alguns clientes pagando-lhes a totalidade dos depósitos, bem como a credores subordinados, enquanto aos outros prejudicou-os intencionalmente, dizendo que não são depósitos, cometendo um “crime” previsto na lei, se a justiça em Portugal funcionasse.

O Fundo de Garantia de Depósitos e o SII, não pagam aos Depositantes BPP, por isso, não garantem nada, são uma farsa, e o governo ignora, porque é cúmplice com a burla.

A Banca, ao mover providências cautelares para evitar o pagamento através do FGD e SII, não merece qualquer credibilidade e deve ser denunciada por todos os meios. Por mim, não confio um cêntimo em bancos portugueses.



ASSIM, A BANCA PORTUGUESA ESTÁ TOTALMENTE

DESCREDIBILIZADA, BEM COMO O PAIS!



A SUPERVISÃO BANCÁRIA EM PORTUGAL, NÃO RESPONDE ÀS RECLAMAÇÕES, NÃO FUNCIONA, ESTÁ AO SERVIÇO DOS PODEROSOS, E O NOVO GOVERNADOR DO BANCO DE PORTUGAL, APESAR DAS RECLAMAÇÕES, SEGUE OS PASSOS DO SEU ANTECESSOR, MANTENDO O SILÊNCIO.



Não somos cidadãos de 3ª., iremos até às últimas consequências, nunca deixaremos de lutar pela devolução de todas as nossas poupanças, e de exigir ao governo que nos trate de forma civilizada, justa e legal, como tratou os restantes portugueses.

Lembramos que o país não é do governo, mas sim de todos os portugueses, simplesmente este tem um mandato para o gerir temporariamente, mas dentro da legalidade e não praticando a lei da selva.



Este e-mail, vai ser enviado para todos os importantes contactos nacionais e internacionais, incluindo comunicação social europeia, USA (CNN), comunidades de emigrantes e outros.



Façam o mesmo, enviem já este e-mail para todos os vossos contactos.

Lutem pela ética e transparência, os vossos filhos e netos, as gerações vindouras, o país lhes agradece. Não esqueçam que indirectamente vocês também estão a ser vítimas, e nunca se sabe quando será você a próxima vítima directa.
 
Mensagens: 88
Registado: 29/11/2007 9:33
Localização: 13

por Elias » 20/7/2010 12:03

Bruxelas obriga Portugal a recuperar ajudas "ilegais" ao BPP (act)
20 Julho2010 | 11:22
Nuno Carregueiro - nc@negocios.pt

A Comissão Europeia decidiu que a garantia estatal ao empréstimo de 450 milhões de euros concedida ao BPP é "ilegal" e ordenou que Portugal recupere a ajuda concedida.

A decisão de Bruxelas, avançada em comunicado, é clara: “A Comissão Europeia concluiu que a garantia do Estado no empréstimo de 450 milhões de euros concedido em 2008 ao Banco Privado Português, constitui uma ajuda ilegal e incompatível, pelo que ordenou a Portugal que recupere a ajuda concedida”.

O Governo português tem agora quatro meses para informar a Comissão Europeia dos passos que vai tomar para “tentar recuperar a diferença entre o valor que o BPP pagou pela utilização da garantia e o que deveria pagar”.

"É do interesse dos contribuintes portugueses que o Estado faça o melhor esforço, como os outros credores, para tentar recuperar a ajuda concedida"
Joaquim Almunia


No final de 2008, devido às dificuldades financeiras do banco então liderado por João Rendeiro, o Governo decidiu conceder um aval ao empréstimo de 450 milhões de euros que seis bancos portugueses concederam ao BPP.

O crédito - formalizado em Dezembro de 2008 para viabilizar a instituição - foi denunciado pelo consórcio bancário, na sequência do processo de revogação da licença bancária desencadeado pelo Banco de Portugal, em meados de Abril. No mês de Maio o Estado reembolsou os bancos portugueses.

Bruxelas advoga que nunca foi informada sobre o plano de recuperação do BPP, que deveria ter acontecido no prazo de seis meses. “É do interesse dos contribuintes portugueses que o Estado faça o melhor esforço, como os outros credores, para tentar recuperar a ajuda concedida”, salienta em comunicado o comissário europeu da Concorrência, Joaquim Almunia.

A Comissão Europeia entende que a ajuda concedida é ilegal uma vez que não cumpriu com a obrigação de ser acompanhada de um plano de reestruturação do banco. Lembra que em Abril o Banco de Portugal revogou a licença do BPP e iniciou o processo de liquidação da instituição.

A Comissão Europeia tinha aprovado o aval do Estado português de forma temporária, no início de 2009. Depois, em Novembro do ano passado, iniciou um processo de investigação, por considerar que “o banco estava a ser mantido em funcionamento de forma artificial”.

Considerou também na altura que o preço exigido pela garantia se situava abaixo do nível fixado pela Comissão Europeia. Bruxelas, na altura de forte turbulência na banca na sequência do Lehman Brothers, aceitou que os Estados ajudassem os bancos em dificuldades, mas exigiu que a remuneração dessa ajuda fosse adequada, “para garantir que os accionistas partilhassem o custo do resgate e evitar que o banco não beneficie de uma vantagem competitiva face à concorrência, que pagou taxas de mercado para se financiar”.

“Não tendo recebido qualquer plano de reestruturação, a Comissão concluiu que a ajuda é ilegal e incompatível”, reforça o comunicado da Comissão Europeia, adiantando que agora o estado português tem que reclamar o seu estatuto de credor no processo de liquidação do BPP.

Bruxelas lembra que Portugal já anunciou que tomou as medidas necessárias para beneficiar do seu estatuto de privilégio e direito preferencial nos colaterais do empréstimo concedido ao BPP e que irá continuar a faze-lo até recuperar o valor total do empréstimo, que teve que pagar aos bancos no âmbito da garantia prestada.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 20/7/2010 11:34

Bruxelas obriga Portugal a recuperar ajudas "ilegais" ao BPP
20 Julho2010 | 11:22
Nuno Carregueiro - nc@negocios.pt

A Comissão Europeia decidiu que a garantia estatal ao empréstimo de 450 milhões de euros concedida ao BPP é “ilegal” e ordenou que Portugal recupere a ajuda concedida.

A decisão de Bruxelas, avançada em comunicado da Comissão europeia, é clara: “A Comissão Europeia concluiu que a garantia do Estado no empréstimo de 450 milhões de euros concedido em 2008 ao Banco Privado Português, constitui uma ajuda ilegal e incompatível, pelo que ordenou a Portugal que recupere a ajuda concedida”.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 15/7/2010 0:01

Hoje fui ao site do BPP encontrei isto.

E eu que nem sabia que o BPP operava nas Cayman :shock:

Fonte: http://www.bppinforma.com.pt/images/LicenceRevoked.pdf
Anexos
bpp-cayman.PNG
bpp-cayman.PNG (68.02 KiB) Visualizado 6956 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Lion_Heart » 22/6/2010 20:10

Tribunais Europeus.

A unica forma de fazer justiça em Portugal!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

por Zecatreca_1001 » 22/6/2010 19:01

Elias Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Elias, está bastante resolvido, qual é a incógnita...?



Resolvido, Pata?

Tenho familiares que têm dinheiro no BPP e ainda não viram nenhum... Não sei onde está a resolução. Parece-me que o que há são promessas de resolução...


Não queres alterar para tinham? :mrgreen:
por este andar....!!!!
cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

por Corto_Maltese » 22/6/2010 18:47

Pata-Hari Escreveu:Os clientes não subscreveram um fundo? agora é esperar, não...?


NOP... camarão que dorme a onda leva :-) ...

Agora é opor-se Judicialmente ás Providencias cautelares interpostas pelas varias instituições bancárias, sobre o accionamento do SII...

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_d ... ews=138693

interpor mais uma acção em tribunal para Reclamação de Creditos sobre o Anuncio de Liquidação Judicial do BPP e contestar o direito preferencial assegurado pelo Estado Português aquando do aval publico ao emprestimo de 450 Milhões.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=430743

Como a Pata podem ver, eis uma situação que está para lá de resolvida e que ainda fará correr muita tinta durante os proximos anos.

Cumprimentos,
Corto Maltese
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5
Registado: 22/6/2010 18:09

por Pata-Hari » 22/6/2010 13:54

Os clientes não subscreveram um fundo? agora é esperar, não...?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Elias » 22/6/2010 13:45

Pata-Hari Escreveu:Elias, está bastante resolvido, qual é a incógnita...?



Resolvido, Pata?

Tenho familiares que têm dinheiro no BPP e ainda não viram nenhum... Não sei onde está a resolução. Parece-me que o que há são promessas de resolução...


BPP: Vuvuzelas contra bancos e congelamento dos pagamentos
2010-06-14
jn.pt

Três dezenas de clientes do BPP estão hoje, segunda-feira, concentrados junto à Associação Portuguesa de Bancos, apelando às vuvuzelas para protestar contra as providências cautelares interpostas pela banca que paralisaram as compensações dos fundos de emergência financeira.

O porta voz dos clientes do Banco Privado Português (BPP), Carlos Cardoso, explicou que o objectivo do protesto é contestar a atitude dos bancos que actuam em Portugal e que recorreram aos tribunais, através de providencias cautelares, contestando a activação do Fundo de Garantia de Depósitos e do Sistema de Indemnização aos Investidores.

Estes instrumentos faziam parte da solução montada pelas autoridades para resolver o problema dos clientes de retorno absoluto do Banco Privado Português, que estão sem aceder às suas poupanças há já mais de 18 meses.

Os clientes vieram munidos de vuvuzelas e buzinas, "para aumentar o tom do protesto", segundo Carlos Cardoso.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 109 visitantes