Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TheTraveler » 3/7/2010 21:14

Atrasos? Desde há dois dias que tenho visto em notícias online os avisos de que os combustíveis vão baixar para a semana que vem.
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por majomo » 3/7/2010 20:18

Olá Marco,

diz-me uma coisa, o brent não descido e o euro valorizado nestes últimos tempos?

Voltamos a assistir ao atraso em baixar preços?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por MarcoAntonio » 2/7/2010 5:26

Para responder de forma mais adequada à tua pergunta em concreto (como se comportaram as margens no pós-liberalização, ou seja, a partir de 1 de Janeiro de 2004) aqui fica um exercício adicional cobrindo todo o período e que consiste numa "leitura" bi-anual. É um exercício relativamente simples, menos exacto do que retirar médias mas seria bastante trabalhoso para estes anos todos e já permite uma ideia bastante aproximada.

A fonte dos dados (DGGE e EIA) é sempre a mesma para todo o período, o que não acontece no outro caso. Incluo também uma linha de inflação para comparação, com base no IHPC2005 disponibilizado pelo INE. Como habitualmente, estão já considerados desfazamentos temporais, cambio e impostos nas respectivas datas.

Os preços afastaram-se da linha de inflação (encareceram) uns 3 centimos neste prazo superior a 6 anos.
Anexos
comb-pos-liberalizacao.PNG
comb-pos-liberalizacao.PNG (18.48 KiB) Visualizado 8009 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 1/7/2010 23:21

Lion_Heart Escreveu:Oh Marco o que se nota dos teus graficos e que a margem de lucro vem sempre a aumentar e isso parece ter aumentado quando o mercado foi liberalizado :mrgreen:

Lê o início da página anterior...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Lion_Heart » 1/7/2010 23:17

Oh Marco o que se nota dos teus graficos e que a margem de lucro vem sempre a aumentar e isso parece ter aumentado quando o mercado foi liberalizado :mrgreen:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por MarcoAntonio » 1/7/2010 22:28

sem2006 Escreveu:
Crómio Escreveu:Bem... sempre se podem consultar uns estudos em vez de estar a inventar a roda outra vez:

http://www.grinningplanet.com/2005/04-1 ... rticle.htm

é pena é que esse estudo esquece os FP que equipa a maior parte dos carros a diesel actuais :twisted:

Aquele estudo, além de ter 5 anos e portanto estar algo desactualizado é ainda muito "country specific", há lá factores de custo/investimento, infraestrutura e etc que dizem respeito aos Estados Unidos que apostam a 90% na Gasolina e que não fazem sentido na Europa que aposta nos Diesel há imenso tempo...
Imagem

Administrador Fórum

por sem2006 » 1/7/2010 22:19

Crómio Escreveu:Bem... sempre se podem consultar uns estudos em vez de estar a inventar a roda outra vez:

é pena é que esse estudo esquece os FP que equipa a maior parte dos carros a diesel actuais :twisted:

Registado: 29/4/2009 13:31

por MarcoAntonio » 1/7/2010 18:37

Aqui vai a actualização nesta semana "mais complicada" que envolveu a actualização do IVA nesta quarta-feira.

Os preços estiveram estáveis até ontem, tendo sofrido uma subida generalizada de 1 centimo o que está de acordo com o ajuste do IVA. Quanto aos combustíveis nos mercados internacionais, têm estado mais ou menos estáveis mas com tendência para ligeira baixa especialmente na gasolina (os preços do gasóleo praticamente não mexeram). Tudo somado, a gasolina podia estar ligeiramente mais baixa e como a tendência se prolonga para esta semana, para a que vem justificavam-se descidas ligeiras nos dois combustíveis (até 0.5 a 1 centimo com os dados disponiveis até agora).
Anexos
gasolina-aveiro-6.PNG
gasolina-aveiro-6.PNG (17.54 KiB) Visualizado 5859 vezes
comb20100701.png
comb20100701.png (45.08 KiB) Visualizado 5863 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 25/6/2010 21:05

Crómio, eu não falei em poluição. Aqui o argumento não era esse mas emissões (de CO2) e o seu impacto económico, bem como o impacto económico dos consumos. A parte das emissões poderá eventualmente não estar explícita de facto (e ser entendida como uma questão ecológica) mas não era realmente o que eu pretendi discutir em momento algum (tanto mais que eu nem estou lá muito convencido da relevância das emissões do CO2 em termos ecológicos). Contudo, quando se discutem apoios estatais ou taxação/fiscalidade, passa a ser relevante a partir do momento que essas emissões têm custos para o país...

Ora, a vantagem dos Diesel é claríssima. A isso se acresce os outros factores que mencionei (ver a citação que repesquei atrás para recentralizar a discussão) e creio que existem razões mais que suficientes para um imposto mais reduzido sobre o gasóleo se manter.

De qq das formas eu volto a frizar que no meu entender toda a fiscalidade automóvel deveria ser reorientada pelos consumos (incluindo portanto o ISV), o que o actual modelo faz de forma extremamente ineficiente (aliás, penaliza significativamente os Diesel à cabeça, pelo facto das cilindradas terem grande peso no valor final do imposto, o que é contraditório com o ISP!).
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 25/6/2010 20:52

Para quem tem sede de dados:

Opel Astra (90cv vs 95cv)

Gasolina: 46.3mpg / 146g/km
Gasóleo: 68.9mpg / 109g/km

Renault Megane (100cv vs 106cv)

Gasolina: 42.2mpg / 159g/km
Gasóleo: 62.8mpg / 120g/km

BMW Serie 3 (143cv vs 143cv)

Gasolina: 44.8mpg / 146 g/km
Gasoleo: 53.3mpg / 119 g/km

Diesel = menos consumo e menos emissões...

Escolhi marcas das mais vendidas e modelos de sucesso dentro dos respectivos segmentos. Tive também o cuidado de não escolher uma potência inferior para o diesel (é igual num caso e superior nos outros dois).

Agora médias, vão-me desculpar mas não vou perder o meu tempo a calcular, isto está muito para lá do que é necessário verificar com esse tipo de exactidão.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 25/6/2010 20:34

Crómio Escreveu:Calmex! Podemos começar por comparar as emissões dos menos poluidores diesel e gasolina.

Crómio, o que interessa comparar é o que as pessoas efectivamente compram (e as pessoas compram os veículos primariamente pelas suas características, para que o de que de resto há montes de estatísticas: design, performance, capacidade, etc).

Portanto, o que interessa comparar é os consumos entre veículos semelhantes (e se está preocupado com a relevância/representatividade, é então começar pelo segmento C e pelas marcas mais vendidas, não tem nada que saber, há montes de estatisticas de vendas e sabe-se bem quais são os veículos mais representativos).

Basta então percorrer as tabelas e dentro da mesma marca ver veículos praticamente iguais (um a gasolina e outro a gasóleo) que são alternativa um ao outro para tirar as conclusões sobre os consumos e as emissões de CO2, não é preciso perder horas a fazer médias para perceber a força do meu argumento que lançou este "debate" e que era este, recordo (já que nestas dicussões às páginas tantas já nem se sabe do que se está a falar):

MarcoAntonio Escreveu:Os veículos a Diesel consomem menos combustível e têm menores emissões. A longo-prazo os veículos tendem a requerer menos manutenção, os motores - devido à mais baixa rotação - e por arrasto o veículo tende a ser mais durável, etc. Logo existem benefícios em taxar menos o Diesel que a Gasolina!

Além disso, são muito mais utilizados pelas empresas (transportes públicos, transportadoras, etc) enquanto que a gasolina é mais utilizada para o lazer (menos do que no passado devido à dieselização do nosso parque automóvel mas que ainda assim vai persistindo).

Ao fim de dois ou três já se desistiu de fazer um exercício que se percebe que é uma perda de tempo!
Imagem

Administrador Fórum

por Crómio » 25/6/2010 20:24

Mais um que também toca a questão dos híbridos:

http://www.hybridcenter.org/hybrid-watc ... iesel.html

do qual rapidamente a conclusão:

Conclusion

Environmentally speaking, today’s diesels are a significant improvement over their recent ancestors and can offer notable fuel economy improvements over conventional gasoline vehicles. However, the exceedingly impressive tailpipe emissions and fuel economy performance of today’s most popular hybrids allow them to outperform their diesel counterparts. Nevertheless, diesels can offer global warming and petroleum reduction benefits compared to their conventional gasoline counterparts.

Many new models of diesel and hybrids will be entering the marketplace in the coming years with varying levels of environmental performance. It will be up to the automakers to decide whether these technologies are used to their full potential to reduce emissions, or whether they’re tapped to improve vehicle power and performance. When comparing diesels and hybrids, consumers should just be aware that “performance” in the categories of air pollution, global warming pollution and oil dependence are not merely a function of the vehicle’s fuel economy, but rather also a function of its emissions control system and even of the fuel’s chemical makeup.

Assim de repente o que vejo em termos poluição (do maior para o menor):

1º-Gasolina
2º-Diesel
3º-Híbridos a gasolina
4º(?)- Híbridos a gasóleo (minha patente :mrgreen: )
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Crómio » 25/6/2010 20:18

There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por Crómio » 25/6/2010 20:16

Bem... sempre se podem consultar uns estudos em vez de estar a inventar a roda outra vez:

William Bernstein

por Crómio » 25/6/2010 20:14

É preciso chamar o Bem-Disposto para apitar a vuvuzela!?

Calmex! Podemos começar por comparar as emissões dos menos poluidores diesel e gasolina.

Penso que as emissões declaradas são por 100km, portanto temos o consumo e as emissões disponíveis em qualquer modelo.

Ou não?

Atenção que o diesel tem mais componentes mecânicos que podem dar problemas em termos de manutenção, os turbos e a injecção a alta e muito alta pressão sõ um exemplo. Não é só o total de rotações por quilómetro que determina a necessidade de mais ou menos manutenção.

Tá bem? FuuuuOOOOOuuuummmmmMMMMmm!!!!!

William Bernstein

por MarcoAntonio » 25/6/2010 20:13

Elias, eu estava a falar dos consumos, como se percebe perfeitamente pelo texto!

Vamos ficar por aqui, ok?

Lamento imenso mas não vemos o mesmo interesse em discutir as mesmas coisas. Aquilo que para ti te parece muito interessante (discutir sobre consumos diesel versus gasolina ou alegar que não se sabe quais são os veículos mais representativos) a mim parece-me uma absoluta e disparatada perda de tempo.

Eu entendo que tu gostes que se coloque links de tudo e mais alguma e que se calculem todas as médias. Eu acho que isso às vezes faz sentido, outras vezes é uma perda total de tempo...

Se entendes isso ou não e essas diferenças entre nós, isso já é algo que me ultrapassa.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 25/6/2010 20:07

MarcoAntonio Escreveu:Elias, os dados são do conhecimento comum e o valor que apresentei são uma estimativa aproximada.

Eu não sei o que entendes por "conhecimento comum". Os dados sobre as emissões são questões técnicas específicas e por isso parece-me que são tudo menos do conhecimento comum.
De onde é que vem essa informação, essas estimativas que referiste? É oficial, quem a calculou e de que forma?

MarcoAntonio Escreveu:eu não vou perder umas horas a verificar aquilo que já toda a gente sabe só para alimentar uma discussão!

Eu não sei o que entendes por "toda a gente sabe". Eu por exemplo não sei. E não tenho vergonha nenhuma de perguntar. Acredito que saibas muito mais sobre o assunto que eu, mas penso que isso não te dá o direito de generalizares com tiradas como a que citei, a ponto de quase sugerires que quem não sabe isso é um ignorante ou anda completamente distraído.

Estou a pedir para partilhares aquilo que sabes (afinal de contas isto é um forum e por acaso tu até és moderador!). Podias colocar aqui uns links, umas fontes, sei lá, qualquer coisa que sustente aquilo que afirmes... Achas que é pedir muito?

Se achares que é muito, basta dizeres e eu não te chateio mais...

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 25/6/2010 19:52

Elias Escreveu:O que são dados correntes? Retirados de onde? De que forma são calculados esses "consumos médios"?

Como bem sabes médias são médias. Uma média apresentada assim sem mais nada não te diz rigorosamente nada.

Elias, os dados são do conhecimento comum e o valor que apresentei são uma estimativa aproximada. Se quiseres elaborar umas tabelas e calculares tu as média para veículos equivalentes (desempenhos semelhantes, pesos semelhantes, lotação semelhante), força estás à vontade, eu não vou perder umas horas a verificar aquilo que já toda a gente sabe só para alimentar uma discussão!

Elias Escreveu:De qualquer forma, falando em termos de médias, tenho lido exactamente o contrário daquilo que referes: que os carros a diesel têm emissões médias superiores (2,65 kg por litro) aos dos carros a gasolina (2,30 kg por litro) - não sei quais foram os factores de ponderação, mas fica claro que circula por aí exactamente a ideia contrária.

Elias, eu estou a falar das emissões já tomado em consideração os respectivos consumos que é o que é realmente relevante...

Elias Escreveu:Olhando para a listagem (muito extensa) não concluis coisa nenhuma sobre se os veículos a diesel emitem mais ou menos porque existem centenas de modelos e não sabes quais são os modelos mais representativos.

Isto não é verdade de todo.
:roll:
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 25/6/2010 19:41

O que são dados correntes? Retirados de onde? De que forma são calculados esses "consumos médios"?

Como bem sabes médias são médias. Uma média apresentada assim sem mais nada não te diz rigorosamente nada. É como calculares o desemprego na união europeia fazendo a média simples do desemprego em cada um dos países e atribuíres a mesma ponderação ao Luxemburgo ou à Alemanha...
Uma média pode ser calculada de inúmeras maneiras, dependendo dos factores de ponderação que utilizas.

De qualquer forma, falando em termos de médias, tenho lido exactamente o contrário daquilo que referes: que os carros a diesel têm emissões médias superiores (2,65 kg por litro) aos dos carros a gasolina (2,30 kg por litro) - não sei quais foram os factores de ponderação, mas fica claro que circula por aí exactamente a ideia contrária.

Já agora um apontamento interessante: no UK (onde o ISP é igual para diesel e gasolina), criaram um site que lista os modelos todos de acordo com as respectivas emissões: http://www.carpages.co.uk/co2/

Olhando para a listagem (muito extensa) não concluis coisa nenhuma sobre se os veículos a diesel emitem mais ou menos porque existem centenas de modelos e não sabes quais são os modelos mais representativos.

por MarcoAntonio » 25/6/2010 19:34

Elias Escreveu:Como chegas a essa conclusão?

São dados correntes, Elias. Com consumos médios da ordem dos 20% inferiores também não é de surpreender...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 25/6/2010 19:33

Outra forma de promover a redução do consumo dos combustíveis é apoiar mais fiscalmente os híbridos em lugar dos ainda economicamente inviáveis eléctricos.

O que se faria de forma particularmente eficiente re-estruturando o ISV em função dos consumos em lugar de em função da cilindrada.

Novas gerações de híbridos estão aí já com consumos inferiores a 4L/100 como o novo Toyota Auris HSD e sem os custos ou as limitações logísticas dos puros eléctricos...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 25/6/2010 19:26

MarcoAntonio Escreveu:Os veículos a Diesel (...) têm menores emissões.

Como chegas a essa conclusão?

por MarcoAntonio » 25/6/2010 19:12

Elias Escreveu:A aumentar o ISP deveria ser sobre o gasóleo, pois não encontro explicação para os consumidores de gasolina serem tão absurdamente penalizados em termos fiscais.

Os veículos a Diesel consomem menos combustível e têm menores emissões. A longo-prazo os veículos tendem a requerer menos manutenção, os motores - devido à mais baixa rotação - e por arrasto o veículo tende a ser mais durável, etc. Logo existem benefícios em taxar menos o Diesel que a Gasolina!

Além disso, são muito mais utilizados pelas empresas (transportes públicos, transportadoras, etc) enquanto que a gasolina é mais utilizada para o lazer (menos do que no passado devido à dieselização do nosso parque automóvel mas que ainda assim vai persistindo).
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 25/6/2010 19:03

A aumentar o ISP deveria ser sobre o gasóleo, pois não encontro explicação para os consumidores de gasolina serem tão absurdamente penalizados em termos fiscais.

por MarcoAntonio » 25/6/2010 18:18

O presidente do ACP sugere um imposto especial adicional sobre gasolineiras e concessionárias de scuts.

Naturalmente que um aumento do imposto nas gasolineiras vai transpor-se para o cliente final. Isto vai aumentar a receita (que é precisa) e eventualmente travar um pouco o consumo dos combustíveis, o que também é bom...

O ISP de resto não é aumentado já há alguns anos e apesar de estar acima da média europeia e contribuir para preços relativamente altos no panorama europeu, dada a situação económica precária de Portugal e a continuada subida do consumo dos combustíveis contribuindo para o déficit da balança comercial, a minha opinião tem vindo a mudar no sentido de que deve subir (com ressalvas de protecção para empresas como os dos transportes, com abatimento de imposto ou algo semelhante por forma a não prejudicar a actividades económicas mais dependentes).

Presidente ACP sugere imposto adicional temporário para gasolineiras e concessionárias de auto-estradas

O presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP) sugeriu hoje a criação de um imposto adicional temporário para as gasolineiras e concessionárias das auto-estradas, como meio de o Estado obter mais dinheiro em época de crise.

O presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP) sugeriu hoje a criação de um imposto adicional temporário para as gasolineiras e concessionárias das auto-estradas, como meio de o Estado obter mais dinheiro em época de crise.

Carlos Barbosa salientou à Lusa que esta sugestão "é uma hipótese de [o Estado] ir buscar mais dinheiro. Agora não se pode é ir buscar mais dinheiro ao sector automóvel porque isso já é impossível", frisou.

Para o presidente do ACP, a sugestão decorre da intenção do Governo de colocar portagens nas, até agora, auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT), o que é "apenas um problema de dinheiro" e que resulta da necessidade de o Estado obter receitas extraordinárias.

"O Estado pensa que, através das três SCUT que inicialmente estavam previstas [portajar], vai buscar 160 milhões", e "mais dinheiro" se forem "as sete SCUT" a ganharem portagens.

Porém, se comerciantes e residentes na área destas auto-estradas estiverem isentos de pagamento, como foi já proposto, "essa verba vai ser praticamente anulada e vai continuar o prejuízo das SCUT para o Estado, na ordem dos 500/600 milhões por ano", considerou Carlos Barbosa.

"O que propomos é que, nestes dois anos de crise, haja um imposto adicional, quer às concessionárias, quer às gasolineiras", explicitou, lembrando que as concessionárias das auto-estradas têm "um contrato com o Estado" no qual se determina "que quando não atingem resultados, de acordo com o que está previsto no contrato, o Estado tem de pagar".

"Ora se neste momento há um superavit das concessionárias em relação aos resultados previstos" é possível avançar com este imposto adicional "durante dois, três anos", aventou o presidente do ACP.

Esta proposta não foi feita formalmente a nenhuma entidade e, para o presidente do ACP, o centro da questão é que "as SCUT nunca deviam ter existido".

"Os milhões e milhões que o Estado gastou com as SCUT, mais o dinheiro que gastou e está a gastar com sistemas electrónicos de cobrança" se tivessem sido investidos em "estradas alternativas, que dessem mobilidade e segurança, as pessoas não tinham obviamente que ir pelas SCUT", concluiu Carlos Barbosa.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Jonas74, OCTAMA, paul_invest, PMP69, rg7803 e 162 visitantes