GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Aqui vai o update geral da semana. Os preços médios estabilizaram e para já aponta para uma manutenção dos preços na próxima semana.
Uma actualização também ao acompanhamento de Aveiro, onde o Jumbo actualizou novamente os preços - a gasolina 95 passou para 1,329 na quarta-feira - e onde os preços ainda acompanham razoavelmente a evolução dos preços nos mercados internacionais (nada de especial a apontar, mesmo com esta segunda subida os preços estão dentro de uma variação perfeitamente aceitável).
Uma actualização também ao acompanhamento de Aveiro, onde o Jumbo actualizou novamente os preços - a gasolina 95 passou para 1,329 na quarta-feira - e onde os preços ainda acompanham razoavelmente a evolução dos preços nos mercados internacionais (nada de especial a apontar, mesmo com esta segunda subida os preços estão dentro de uma variação perfeitamente aceitável).
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Entramos na Terça-Feira e ocorrem uma série de subidas (em linha com o esperado para já) e torna-se também evidente, no conjunto destas 4 semanas de acompanhamento que a madrugada de segunda para terça é quando se dá a maior variação de preços em Aveiro, a descer e a subir.
Quanto ao Jumbo ainda não mexeu, bem como mais meia duzia de postos (contudo presumo que vá subir ainda esta semana um cêntimo).
(...)
Exactamente como o previsto, a subida ocorreu e foi de um centimo, passando agora para os 1.319 (ocorreu este terça-feira, já registado no gráfico).
Até agora o "saldo" é o seguinte: uma baixa numa terça; duas manutenções; uma subida numa quarta; uma subida numa terça. Quanto à forma como essas variações se relacionam com a matéria prima, pode ser melhor visualizado no gráfico anexo.
Nada de especial a apontar ao comportamento do Jumbo até agora, quando vamos na quinta semana em análise. A acusação era de que tendia a subir mais cedo (inicio da semana) e a baixar mais tarde ou não baixar e que demorava muito tempo a começar a baixar. Contudo o acompanhamento está a revelar que nada disso ocorre e que a demora a começar a baixar (reflectir baixas na matéria prima) tem contraposição adequada numa demora a reflectir subidas igualmente.
- Anexos
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- gasolina-aveiro-4.PNG (17.9 KiB) Visualizado 5957 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Se quisermos eliminar uma boa parte dos pontos 1 e 2, podemos tirar uma média em torno da viragem 2008/2009 e uma média actual. Aqui ficam...
Gasol.95: 0.150 -> 0.170
Gasóleo: 0.169 -> 0.186
(media de 3 meses vs media dos ultimos dados disponiveis desde que retomei o acompanhamento regular)
Pelo menos um dos outros pontos continua por descontar:
O ponto (3) - Não consigo precisar quando foram introduzidas as promoções mas foi depois do verão de 2008 e começou por ser "ao fim de semana" e só em alguns postos para depois passar a ser mais generalizada e em todos os dias nos postos aderentes.
O ponto (4) - A inflação teve pouco ou nenhum peso neste período em específico.
Conclusões precisas parece-me impossível retirar com estas ferramentas e dados de que disponho (não tenho como aferir o peso das promoções nem como obter uma média fiel dos preços, apenas uma aproximação "aceitável"). É possível que tenham subido qualquer coisa...
Recordo que isto são "margens brutas", não estão contabilizados custos de transporte, armazenagem, pessoal, etc. A "margem" apresentada é a diferença de preço entre o preço internacional do combustível refinado e o preço antes de impostos nos postos de abastecimento.
Gasol.95: 0.150 -> 0.170
Gasóleo: 0.169 -> 0.186
(media de 3 meses vs media dos ultimos dados disponiveis desde que retomei o acompanhamento regular)
Pelo menos um dos outros pontos continua por descontar:
O ponto (3) - Não consigo precisar quando foram introduzidas as promoções mas foi depois do verão de 2008 e começou por ser "ao fim de semana" e só em alguns postos para depois passar a ser mais generalizada e em todos os dias nos postos aderentes.
O ponto (4) - A inflação teve pouco ou nenhum peso neste período em específico.
Conclusões precisas parece-me impossível retirar com estas ferramentas e dados de que disponho (não tenho como aferir o peso das promoções nem como obter uma média fiel dos preços, apenas uma aproximação "aceitável"). É possível que tenham subido qualquer coisa...
Recordo que isto são "margens brutas", não estão contabilizados custos de transporte, armazenagem, pessoal, etc. A "margem" apresentada é a diferença de preço entre o preço internacional do combustível refinado e o preço antes de impostos nos postos de abastecimento.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Reparo que reformulando a pergunta para "de Janeiro de 2009 até hoje" os pontos 1 e 2 são eliminados, e a LTA ainda é válida, ficando somente a questão dos descontos e da inflação.
Neste caso, e pode ser que o meu raciocínio esteja preguiçoso, justificam-se as subidas das margens com o aumento dos descontos, ou seja, aumentam as margens porque eventualmente poderão estar mais pessoas a aderir aos descontos? Mas isso nunca se saberá porque se desconhecem as quantidades de descontos. E também não se sabe realmente como são os descontos processados entre as empresas promotoras....
Francamente algo me escapa, mas talvez a resposta correcta seja a mais óbvia, as margens de facto estão a aumentar. Ou não se pode tirar essa conclusão?
Neste caso, e pode ser que o meu raciocínio esteja preguiçoso, justificam-se as subidas das margens com o aumento dos descontos, ou seja, aumentam as margens porque eventualmente poderão estar mais pessoas a aderir aos descontos? Mas isso nunca se saberá porque se desconhecem as quantidades de descontos. E também não se sabe realmente como são os descontos processados entre as empresas promotoras....
Francamente algo me escapa, mas talvez a resposta correcta seja a mais óbvia, as margens de facto estão a aumentar. Ou não se pode tirar essa conclusão?
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Crómio Escreveu:Marco, a subida gradual e mais acentuada desde 2007 nas margens (cuja LTA que já aqui tinha sido detectada à cerca de um ano) é justificável com a inflação?
Já agora, em qual é o valor percentual da subida da margem desde 2007?
Abraço
Só com a inflacção, não.
Mas há muitos mais factores a tomar em consideração. Vou tentar resumir para não ficar aqui a noite toda:
(1) até meados de 2008, os dados não são GALP mas "DGGE", ou seja, uma média nacional (nessa altura e pelo que vi então, os valores diferiam pouco, o que já não é tão válido actualmente, e era uma forma razoável/aceitável de prolongar o período de análise mas em todo o caso introduz sempre um factor de erro);
(2) o ano de 2008 foi um ano atípico no mercado dos combustíveis por vários motivos e inclusivamente (como se pode ver no gráfico) a margem aparente saiu reduzida enquanto os combustíveis subiam, o que mais tarde acabou por ser corrigido;
(3) os preços apresentados não são propriamente "reais" dado que existem promoções consideráveis (como a parceria com o Continente) que faz com que as médias dos preços dos combustíveis sejam efectivamente mais baixas que os que aqui coloco, isto eventualmente está também - pelo menos parcialmente - relacionado com o distanciamento que menciono no ponto (1) dado que então não existiam tais descontos;
(4) é necessário ainda tomar em consideração o factor inflacção;
Tudo somado e como já comentei antes, pouco ficará por explicar e de uma forma geral os preços estão dentro do esperado, mais centimo menos centimo.
É-me impossível verificar com mais exactidão do que isto com os meios de que disponho.
Sobre o ponto (3) eu obviamente não tenho forma de aferir um valor médio para o preço dos combustíveis GALP tomando em linha de conta promoções (que em termos comparativos já estão noutros casos de outras petrolíferas "abatidos" no preço directamente, é uma questão de filosofia de marketing) portanto, o que coloco é um preço de referência (sem abatimentos/promoções) que é praticado na maior parte dos postos, como de resto já expliquei uma série de vezes.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco, a subida gradual e mais acentuada desde 2007 nas margens (cuja LTA que já aqui tinha sido detectada à cerca de um ano) é justificável com a inflação?
Já agora, em qual é o valor percentual da subida da margem desde 2007?
Abraço
Já agora, em qual é o valor percentual da subida da margem desde 2007?
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Entramos na Terça-Feira e ocorrem uma série de subidas (em linha com o esperado para já) e torna-se também evidente, no conjunto destas 4 semanas de acompanhamento que a madrugada de segunda para terça é quando se dá a maior variação de preços em Aveiro, a descer e a subir.
Quanto ao Jumbo ainda não mexeu, bem como mais meia duzia de postos (contudo presumo que vá subir ainda esta semana um cêntimo).
Com um registo e acompanhamento bastante cuidado, nada de anormal se detecta em Aveiro até ao momento (a análise detalhada segue apenas a Gasolina 95 mas tenho olhado por alto para o Gasóleo, sendo os comportamentos de uma forma geral semelhantes).
Quanto ao Jumbo ainda não mexeu, bem como mais meia duzia de postos (contudo presumo que vá subir ainda esta semana um cêntimo).
Com um registo e acompanhamento bastante cuidado, nada de anormal se detecta em Aveiro até ao momento (a análise detalhada segue apenas a Gasolina 95 mas tenho olhado por alto para o Gasóleo, sendo os comportamentos de uma forma geral semelhantes).
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- gasolina-aveiro-3.PNG (17.76 KiB) Visualizado 5905 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Vamos iniciar mais uma semana e à entrada de segunda-feira, em Aveiro, só praticamente a GALP mexeu. Saliento que esta é mais uma semana em que se esperam mexidas para cima (em Aveiro e no resto do país, a minha estimativa é da ordem de 1 centimo, tanto Gasóleo como Gasolina 95).
A nível nacional, posso adiantar também que a GALP já começou a introduzir preços mais altos (normalmente as subidas/descidas ocorrem lá mais para o meio da semana) .
A nível nacional, posso adiantar também que a GALP já começou a introduzir preços mais altos (normalmente as subidas/descidas ocorrem lá mais para o meio da semana) .
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- gasolina-aveiro-2.PNG (17.42 KiB) Visualizado 5970 vezes
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A nível nacional (GALP):
As actualizações desta semana com a Gasolina 95 na GALP agora nos 1.419 na maior parte dos postos e o Gasóleo a 1.199 estão relativamente em linha com a evolução dos preços dos refinados nos mercados internacionais (em termos "históricos" mantêm-se porém algo altos).
Para já a evolução da matéria prima aponta para a continuação dos ajustes em alta na próxima semana.
Gráfico anexo com a evolução da margem bruta ao longo dos últimos perto de 4 anos...
As actualizações desta semana com a Gasolina 95 na GALP agora nos 1.419 na maior parte dos postos e o Gasóleo a 1.199 estão relativamente em linha com a evolução dos preços dos refinados nos mercados internacionais (em termos "históricos" mantêm-se porém algo altos).
Para já a evolução da matéria prima aponta para a continuação dos ajustes em alta na próxima semana.
Gráfico anexo com a evolução da margem bruta ao longo dos últimos perto de 4 anos...
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A informação de cima em forma gráfica.
Algumas notas sobre o gráfico:
> Está truncado aos dias da semana (não faço qualquer consulta ao fim de semana, até porque os mercados estão fechados - não há preços de referência - e também é extremamente raro as gasolineiras actualizarem preços ao fim-de-semana);
> O preço de referência da gasolina está neste caso acrescido de ISP e IVA (assim podem ver a diferença para os preços de venda como sendo a margem bruta, iva incluído, onde falta deduzir custos de pessoal, transporte, armazenagem, etc);
> Conforme indicado, os preços de referência (matéria prima) estão atrasados uma semana.
Algumas notas sobre o gráfico:
> Está truncado aos dias da semana (não faço qualquer consulta ao fim de semana, até porque os mercados estão fechados - não há preços de referência - e também é extremamente raro as gasolineiras actualizarem preços ao fim-de-semana);
> O preço de referência da gasolina está neste caso acrescido de ISP e IVA (assim podem ver a diferença para os preços de venda como sendo a margem bruta, iva incluído, onde falta deduzir custos de pessoal, transporte, armazenagem, etc);
> Conforme indicado, os preços de referência (matéria prima) estão atrasados uma semana.
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- gasolina-aveiro.PNG (17.59 KiB) Visualizado 6060 vezes
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:(...)
Algumas alterações ontem mas principalmente hoje, terça. O Jumbo porém persiste em não subir o preço da Gasolina 95 (julgo que o vai fazer ainda esta semana).
(...)
Confirma-se.
> O Jumbo introduz o novo preço hoje (quarta-feira) subindo em 1 cêntimo o preço da gasolina, bem depois de a generalidade dos postos ter começado a actualizar os preços em alta.
> Registe-se que a actualização em baixa deu-se numa terça-feira (dia 25 de Maio). A actualização em alta deu-se numa quarta-feira (dia 16 de Junho).
> Em termos de data de actualização face ao máximo do petróleo (esta não é a análise mais adequada mas era a alegação inicial do EALM) o Jumbo baixou o preço da gasolina e do gasóleo 20 dias depois. Em termos de actualização face ao mínimo, o Jumbo actualizou em alta o gasóleo 15 dias depois e a gasolina 20 dias depois.
Deixo o quadro actualizado do acompanhamento que iniciou-se precisamente no dia em que o Jumbo actualizou o preço em baixa:
Aveiro (Gasolina 95 apenas)
Jumbo / Média Aveiro / Galp Aveiro - Data (media gasolina semana anterior)
1.299; 1.356; 1.399 - 25 de Maio
1.299; 1.352; 1.385 - 26 de Maio (0.412)
1.299; 1.347; 1.385 - 31 de Maio
1.299; 1.341; 1.384 - 2 de Junho (0.407)
1.299; 1.344; 1.395 - 7 de Junho
1.299; 1.353; 1.390 - 9 de Junho (0.423)
1.299; 1.353; 1.398 - 10 de Junho
1.299; 1.355; 1.406 - 14 de Junho
1.299; 1.359; 1.408 - 15 de Junho
1.309; 1.358; 1.400 - 16 de Junho (0.431)
Até ao momento, abrangendo três semanas de acompanhamento e períodos de alta e de baixa não se confirmam nenhumas das alegações do EALM face ao comportamento dos preços em Aveiro. O que sobressai na realidade são os preços baixos face à média nacional praticados no município e a particularidade do Jumbo actualizar poucas vezes o preço (seja para subir ou para descer) sendo que é um dos postos com melhores preços de forma sistemática.
De referir ainda que neste momento, é o Feira Nova quem tem o preço mais baixo (1.299, valor que introduziu contudo a 6 de Junho, mais tarde que o Jumbo).
Nota: o valor médio da gasolina para a semana passada é indicaditvo, entretanto actualizo com um preço mais exacto.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Aveiro (Gasolina 95 apenas)
Jumbo / Média Aveiro / Galp Aveiro - Data (media gasolina semana anterior)
1.299; 1.356; 1.399 - 25 de Maio
1.299; 1.352; 1.385 - 26 de Maio (0.412)
1.299; 1.347; 1.385 - 31 de Maio
1.299; 1.341; 1.384 - 2 de Junho (0.407)
1.299; 1.344; 1.395 - 7 de Junho
1.299; 1.353; 1.390 - 9 de Junho (0.423)
1.299; 1.353; 1.398 - 10 de Junho
1.299; 1.355; 1.406 - 14 de Junho
1.299; 1.359; 1.408 - 15 de Junho
Algumas alterações ontem mas principalmente hoje, terça. O Jumbo porém persiste em não subir o preço da Gasolina 95 (julgo que o vai fazer ainda esta semana).
As conclusões mantêm-se essencialmente inalteradas. É no entanto cada vez mais evidente que o Jumbo altera poucas vezes os preços, o que acontece nos dois sentidos (para além de obviamente ser sistematicamente "barato").
A nível nacional a GALP tb sobe o preço (1.419 / 1.199) mas actualizo isso mais para a frente na semana...
Jumbo / Média Aveiro / Galp Aveiro - Data (media gasolina semana anterior)
1.299; 1.356; 1.399 - 25 de Maio
1.299; 1.352; 1.385 - 26 de Maio (0.412)
1.299; 1.347; 1.385 - 31 de Maio
1.299; 1.341; 1.384 - 2 de Junho (0.407)
1.299; 1.344; 1.395 - 7 de Junho
1.299; 1.353; 1.390 - 9 de Junho (0.423)
1.299; 1.353; 1.398 - 10 de Junho
1.299; 1.355; 1.406 - 14 de Junho
1.299; 1.359; 1.408 - 15 de Junho
Algumas alterações ontem mas principalmente hoje, terça. O Jumbo porém persiste em não subir o preço da Gasolina 95 (julgo que o vai fazer ainda esta semana).
As conclusões mantêm-se essencialmente inalteradas. É no entanto cada vez mais evidente que o Jumbo altera poucas vezes os preços, o que acontece nos dois sentidos (para além de obviamente ser sistematicamente "barato").
A nível nacional a GALP tb sobe o preço (1.419 / 1.199) mas actualizo isso mais para a frente na semana...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A nível nacional (GALP):
As actualizações desta semana com a gasolina 95 na GALP agora nos 1.409 na maior parte dos postos e o gasóleo a 1.189 (especialmente na região norte, mais para sul os preços oscilam mais, embora também se encontre estes mesmos valores em muitos dos postos) estão relativamente em linha com a evolução dos preços dos refinados nos mercados internacionais. Contudo, como os preços estavam um pouco "lá em cima", por lá se mantêm (especialmente o gasóleo).
Os preços agora estão mais estáveis pelo que é (mais) difícil antecipar para a próxima semana, mas para já aponta para entre uma manutenção e uma ligeira subida.
Ver o gráfico anexo com a evolução da margem bruta ao longo dos últimos perto de 4 anos...
Aveiro (Gasolina 95 apenas)
Quadro com o preço Jumbo, a média de todos os postos e a média dos 5 postos GALP no município de Aveiro:
1.299; 1.356; 1.399 - 25 de Maio
1.299; 1.352; 1.385 - 26 de Maio (0.412)
1.299; 1.347; 1.385 - 31 de Maio
1.299; 1.341; 1.384 - 2 de Junho (0.407)
1.299; 1.344; 1.395 - 7 de Junho
1.299; 1.353; 1.390 - 9 de Junho (0.423)
1.299; 1.353; 1.398 - 10 de Junho
Entre parentisis após a data, acrescento a média do preço da gasolina no mercado ARA na semana anterior para ficar ainda mais completo.
Nada a apontar na evolução dos preços em Aveiro. O Jumbo tem sistematicamente dos preços mais baixos da região e altera poucas vezes o preço, seja para descer, seja para subir (neste prazo que cobre a análise a gasolina 95 sofreu apenas uma mexida: uma baixa de preço numa terça-feira). A média dos restantes postos está abaixo da média nacional, a própria GALP pratica (em média) um preço abaixo do que se encontra na maior parte dos seus postos a nível nacional. Outra nota de destaque é o preço praticado pela BP (1.349 neste momento) que normalemente acompanha mt de perto o preço GALP e em Aveiro encontra-se vários centimos abaixo.
Continuarei a acompanhar mais algumas semanas mas se os preços em Aveiro merecem alguma consideração, para já é de elogios, tivessem os consumidores por esse país fora os preços praticados em Aveiro e estariam quase todos melhor (sobre as datas escolhidas para actualização de valores também ainda não se detectou nada digno de registo).
As actualizações desta semana com a gasolina 95 na GALP agora nos 1.409 na maior parte dos postos e o gasóleo a 1.189 (especialmente na região norte, mais para sul os preços oscilam mais, embora também se encontre estes mesmos valores em muitos dos postos) estão relativamente em linha com a evolução dos preços dos refinados nos mercados internacionais. Contudo, como os preços estavam um pouco "lá em cima", por lá se mantêm (especialmente o gasóleo).
Os preços agora estão mais estáveis pelo que é (mais) difícil antecipar para a próxima semana, mas para já aponta para entre uma manutenção e uma ligeira subida.
Ver o gráfico anexo com a evolução da margem bruta ao longo dos últimos perto de 4 anos...
Aveiro (Gasolina 95 apenas)
Quadro com o preço Jumbo, a média de todos os postos e a média dos 5 postos GALP no município de Aveiro:
1.299; 1.356; 1.399 - 25 de Maio
1.299; 1.352; 1.385 - 26 de Maio (0.412)
1.299; 1.347; 1.385 - 31 de Maio
1.299; 1.341; 1.384 - 2 de Junho (0.407)
1.299; 1.344; 1.395 - 7 de Junho
1.299; 1.353; 1.390 - 9 de Junho (0.423)
1.299; 1.353; 1.398 - 10 de Junho
Entre parentisis após a data, acrescento a média do preço da gasolina no mercado ARA na semana anterior para ficar ainda mais completo.
Nada a apontar na evolução dos preços em Aveiro. O Jumbo tem sistematicamente dos preços mais baixos da região e altera poucas vezes o preço, seja para descer, seja para subir (neste prazo que cobre a análise a gasolina 95 sofreu apenas uma mexida: uma baixa de preço numa terça-feira). A média dos restantes postos está abaixo da média nacional, a própria GALP pratica (em média) um preço abaixo do que se encontra na maior parte dos seus postos a nível nacional. Outra nota de destaque é o preço praticado pela BP (1.349 neste momento) que normalemente acompanha mt de perto o preço GALP e em Aveiro encontra-se vários centimos abaixo.
Continuarei a acompanhar mais algumas semanas mas se os preços em Aveiro merecem alguma consideração, para já é de elogios, tivessem os consumidores por esse país fora os preços praticados em Aveiro e estariam quase todos melhor (sobre as datas escolhidas para actualização de valores também ainda não se detectou nada digno de registo).
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Já agora um quadro simplificado que apresenta, respectivamente, o preço Jumbo, a média de todos os postos e a média dos 5 postos GALP do município:
1.299; 1.356; 1.399 - 25 de Maio
1.299; 1.352; 1.385 - 26 de Maio
1.299; 1.347; 1.385 - 31 de Maio
1.299; 1.341; 1.384 - 2 de Junho
1.299; 1.344; 1.395 - 7 de Junho
1.299; 1.353; 1.390 - 9 de Junho
Nota: creio que há uma gralha num dos postos galp no valor de hoje, ocasionalmente devem ocorrer algumas mas não será decisivo para uma conclusão geral a prazo.
1.299; 1.356; 1.399 - 25 de Maio
1.299; 1.352; 1.385 - 26 de Maio
1.299; 1.347; 1.385 - 31 de Maio
1.299; 1.341; 1.384 - 2 de Junho
1.299; 1.344; 1.395 - 7 de Junho
1.299; 1.353; 1.390 - 9 de Junho
Nota: creio que há uma gralha num dos postos galp no valor de hoje, ocasionalmente devem ocorrer algumas mas não será decisivo para uma conclusão geral a prazo.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Update a Aveiro (dados só Gasolina 95)
Vamos na Quarta-Feira e - numa semana em que se esperam subidas - o Jumbo mantém o preço da gasolina nos 1.299 (contudo já tinha subido o gasóleo em 1 centimo do que não dei conta, mas do que o EALM me alertou).
> Jumbo: 1.299 (continua a ser o preço mais baixo e mantém-se desde 25 de Maio - desceu numa terça-feira - apesar da maior parte dos postos já ter começado a subir, como se pode verificar em baixo).
> Postos Galp:
1.379; 1.381; 1.409; 1.409; 1.419 - 25 de Maio
1.359; 1.369; 1.381; 1.409; 1.409 - 26 de Maio
1.353; 1.365; 1.399; 1.404; 1.404 - 31 de Maio
1.353; 1.365; 1.394; 1.404; 1.404 - 2 de Junho
1.365; 1.371; 1.399; 1.419; 1.419 - 7 de Junho
1.369; 1.371; 1.371; 1.419; 1.419 - 9 de Junho
(nota: por ordem crescente e não por posto)
> A média de todos os postos do município situa-se agora nos 1.353 e ocorre portanto uma subida generalizada dos preços, de resto conforme era esperado (notoriamente, os 7 postos da Repsol subiram 2 centimos).
A maior parte das subidas verificaram-se hoje, na entrada da quarta-feira muito embora algumas se tivessem verificado logo no início da semana. Contudo, como se pode ver nas duas semanas anteriores registaram-se baixas igualmente logo desde a segunda-feira.
Até ver, nada de anormal...
Vamos na Quarta-Feira e - numa semana em que se esperam subidas - o Jumbo mantém o preço da gasolina nos 1.299 (contudo já tinha subido o gasóleo em 1 centimo do que não dei conta, mas do que o EALM me alertou).
> Jumbo: 1.299 (continua a ser o preço mais baixo e mantém-se desde 25 de Maio - desceu numa terça-feira - apesar da maior parte dos postos já ter começado a subir, como se pode verificar em baixo).
> Postos Galp:
1.379; 1.381; 1.409; 1.409; 1.419 - 25 de Maio
1.359; 1.369; 1.381; 1.409; 1.409 - 26 de Maio
1.353; 1.365; 1.399; 1.404; 1.404 - 31 de Maio
1.353; 1.365; 1.394; 1.404; 1.404 - 2 de Junho
1.365; 1.371; 1.399; 1.419; 1.419 - 7 de Junho
1.369; 1.371; 1.371; 1.419; 1.419 - 9 de Junho
(nota: por ordem crescente e não por posto)
> A média de todos os postos do município situa-se agora nos 1.353 e ocorre portanto uma subida generalizada dos preços, de resto conforme era esperado (notoriamente, os 7 postos da Repsol subiram 2 centimos).
A maior parte das subidas verificaram-se hoje, na entrada da quarta-feira muito embora algumas se tivessem verificado logo no início da semana. Contudo, como se pode ver nas duas semanas anteriores registaram-se baixas igualmente logo desde a segunda-feira.
Até ver, nada de anormal...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Creio que já tem acontecido (há alguns dias e umas páginas atrás alguém comentou uma situação destas e manteve o preço, esse participante perguntava até porque é que se esse post praticava esse preço mais baixo, porque é que os outros também não o faziam, ao que também respondi).
Quanto à "tomada" de postos de linha branca, se começar a acontecer de forma generalizada, significaria essencialmente uma coisa: viabilidade e retorno económico. Se os postos têm margens magras e não havendo outro motivo para o manter (por exemplo, estar associado a outro negócio que se pretende promover, como ocorre com algumas grandes superfícies), torna-se facilmente vendável perante uma oferta de compra. Não estariam tão disponíveis para vender se o negócio que mantêm fosse lucrativo...
Se é que isso vai acontecer de forma generalizada. Confesso que não faço ideia!
Quanto à "tomada" de postos de linha branca, se começar a acontecer de forma generalizada, significaria essencialmente uma coisa: viabilidade e retorno económico. Se os postos têm margens magras e não havendo outro motivo para o manter (por exemplo, estar associado a outro negócio que se pretende promover, como ocorre com algumas grandes superfícies), torna-se facilmente vendável perante uma oferta de compra. Não estariam tão disponíveis para vender se o negócio que mantêm fosse lucrativo...
Se é que isso vai acontecer de forma generalizada. Confesso que não faço ideia!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Este fim de semana deparei-me com uma situação que dá que pensar!
Um posto de abastecimento a fazer mudança de imagem para Galp, até aqui tudo normal, só que este posto é o do forúm Montijo. Anteriormente com combústiveis chamados de "linha branca".
Este posto de abastecimento praticava dos preços mais baixos na zona!
Será que as grandes marcas vão ocupar essa áreas visto que as mesmas tem muita afluência, e quais os preços a praticar?
Conhecem mais casos idênticos?
Um posto de abastecimento a fazer mudança de imagem para Galp, até aqui tudo normal, só que este posto é o do forúm Montijo. Anteriormente com combústiveis chamados de "linha branca".
Este posto de abastecimento praticava dos preços mais baixos na zona!
Será que as grandes marcas vão ocupar essa áreas visto que as mesmas tem muita afluência, e quais os preços a praticar?
Conhecem mais casos idênticos?
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
MarcoAntonio Escreveu:Aqui vai o update de hoje.
Na próxima semana os preços deverão subir com elevada certeza (a inversão deu-se sensivelmente a meio da semana passada, os preços fecharam a média da semana já a subir ligeiramente no caso do gasóleo). Com os dados disponíveis até agora, irá ser uma subida entre 1 a 2 centimos, dependendo agora dos restantes dias...
Quem quiser e aproveitar para abastecer "mais" esta semana, será avisado fazê-lo!
A Gasolina 95 GALP encontra-se agora a 1.409 na maior parte dos postos confirmando-se a subida que tinha antecipado. O gasóleo também leva ajuste estando agora a ser praticado 1.179 na maior parte dos casos.
Nesta caso a actualização deu-se já hoje segunda-feira (felizmente aqui o pessoal que acompanha o Caldeirão já estava avisado para estas subidas desde quinta-feira)...

Em relação ao acompanhamento para o Município de Aveiro que tenho vindo a fazer nas duas últimas semanas desde a chamada de atenção do EALM:
> O Jumbo para já mantém o preço (1.299) e continua a ser o mais baixo a par de 2 outros postos, que também ainda mantêm o preço ((nota: a semana passada manteve o preço toda a semana, na anterior baixou numa terça-feira).
> Postos Galp:
1.379; 1.381; 1.409; 1.409; 1.419 - 25 de Maio
1.359; 1.369; 1.381; 1.409; 1.409 - 26 de Maio
1.353; 1.365; 1.399; 1.404; 1.404 - 31 de Maio
1.353; 1.365; 1.394; 1.404; 1.404 - 2 de Junho
1.365; 1.371; 1.309; 1.419; 1.419 - 7 de Junho
(nota: por ordem crescente e não por posto)
> Em relação à generalidade dos postos, a maior parte dos postos não mexeu ainda nos preços (certamente vão fazê-lo ao longo da semana). A média dos 23 postos situa-se agora nos 1.3440 contra os 1.3405 de há uma semana atrás, para a Gasolina 95 (a subida da média deve-se praticamente exclusivamente aos postos GALP).
Para já as conclusões mantêm-se de que Aveiro é uma das zonas do país mais competitiva. Até ver, com base nos dados destas duas semanas não se nota nenhuma "assimetria" ou comportamento estranho mas irei continuar a acompanhar (esta será aliás uma semana "importante" porque é uma semana para subidas... mas hoje segunda feira ainda praticamente ninguém subiu excluindo a GALP quando nas duas semanas anteriores ocorreram várias descidas logo na segunda conforme indiquei na altura e pode-se ver nos posts anteriores).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Aqui vai o update de hoje.
Na próxima semana os preços deverão subir com elevada certeza (a inversão deu-se sensivelmente a meio da semana passada, os preços fecharam a média da semana já a subir ligeiramente no caso do gasóleo). Com os dados disponíveis até agora, irá ser uma subida entre 1 a 2 centimos, dependendo agora dos restantes dias...
Quem quiser e aproveitar para abastecer "mais" esta semana, será avisado fazê-lo!

Na próxima semana os preços deverão subir com elevada certeza (a inversão deu-se sensivelmente a meio da semana passada, os preços fecharam a média da semana já a subir ligeiramente no caso do gasóleo). Com os dados disponíveis até agora, irá ser uma subida entre 1 a 2 centimos, dependendo agora dos restantes dias...
Quem quiser e aproveitar para abastecer "mais" esta semana, será avisado fazê-lo!

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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:
(Gasolina GALP em Aveiro)
1.379; 1.381; 1.409; 1.409; 1.419 - 25 de Maio
1.359; 1.369; 1.381; 1.409; 1.409 - 26 de Maio
1.353; 1.365; 1.399; 1.404; 1.404 - 31 de Maio
(nota: por ordem crescente e não por posto)
Update:
1.353; 1.365; 1.394; 1.404; 1.404 - 2 de Junho
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, a título de curiosidade o preço médio em Aveiro hoje é 1.347 (para a totalidade dos postos). Na passada quinta-feira era 1.352 (na sexta-feira olhei para os preços mas não calculei a média).
O Jumbo mantém 1.299 para já. A média dos 23 postos de Aveiro está agora em 1.3405 (a média tem baixado todos os dias apesar do Jumbo manter o preço desde a passada terça-feira).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
EALM Escreveu:Marco
Continuas a não perceber o ponto.
EALM, eu tenho estado a acompanhar os preços desde que levantaste a questão (e apenas porque a levantaste). Tenho olhado para os preços todos os dias...
O ponto (o meu!) é perceber como funcionam os preços em Aveiro e para já as conclusões são:
> a frequência com que os preços baixam em Aveiro é elevada e começam a baixar no início da semana;
> o preço em Aveiro é baixo comparado com a média do país.
(obviamente para já limitado aos dados desde segunda/terça passada até hoje)
EALM Escreveu:Neste momento, em Aveiro, quem está a regular as descidas/ subidas de preço tem sido o Jumbo, não a GALP.
O posto que mencionas é o posto com o preço mais baixo em Aveiro, é também um dos mais baixos do país (a semana passada, quando levantaste a questão, estava no top ten nacional, menos de 10 postos em todo o país tinham um preço mais baixo). Esse posto baixou o preço uma vez no prazo de uma semana (numa terça-feira). Vejamos esta semana se baixa e quando baixa...
Os restantes postos estão a baixar os preços de forma independente e vários deles baixaram várias vezes.
EALM Escreveu: Quase ninguém usa a GALP, está fora da cidade e sempre às moscas. Não sei porque continuas a meter a Galp ao barulho, no meu caso.
Eu acompanho a GALP em particular neste tópico e daí retirar apenas para aqui os preços da GALP, muito embora esteja a olhar na consulta para todos os postos e a ver o que está a acontecer em todos os postos, incluindo o do Jumbo que mencionas.
Já agora, a título de curiosidade o preço médio em Aveiro hoje é 1.347 (para a totalidade dos postos). Na passada quinta-feira era 1.352 (na sexta-feira olhei para os preços mas não calculei a média).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco
Continuas a não perceber o ponto.
Neste momento, em Aveiro, quem está a regular as descidas/ subidas de preço tem sido o Jumbo, não a GALP. Quase ninguém usa a GALP, está fora da cidade e sempre às moscas. Não sei porque continuas a meter a Galp ao barulho, no meu caso.
Desde o princípio que apenas mencionei o atraso do Jumbo (2 semanas e 2 dias) - e de todos os outros DENTRO! da cidade - a reflectir a descida no passado recente. E isso foi um facto! O Jumbo subiu duas vezes anteriores à 2a Feira, e desta vez desceu de 3a para 4a. Esta semana, dentro da cidade, veremos então quando descem, se é que descem.
Continuas a não perceber o ponto.
Neste momento, em Aveiro, quem está a regular as descidas/ subidas de preço tem sido o Jumbo, não a GALP. Quase ninguém usa a GALP, está fora da cidade e sempre às moscas. Não sei porque continuas a meter a Galp ao barulho, no meu caso.
Desde o princípio que apenas mencionei o atraso do Jumbo (2 semanas e 2 dias) - e de todos os outros DENTRO! da cidade - a reflectir a descida no passado recente. E isso foi um facto! O Jumbo subiu duas vezes anteriores à 2a Feira, e desta vez desceu de 3a para 4a. Esta semana, dentro da cidade, veremos então quando descem, se é que descem.
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MarcoAntonio Escreveu:EALM, é interessante que voltes a responder porque eu fui novamente ao precoscombustiveis e jhá há novas descidas em Aveiro!
Os preços há pouco e agora (gasolina):
1.379; 1.381; 1.409; 1.409; 1.419
1.359; 1.369; 1.381; 1.409; 1.409
(nota: por ordem crescente e não por posto)
O preço de referência da gasolina na GALP é de 1.399
Entretanto, hoje é segunda-feira desta nova semana e os preços nos 5 postos GALP são os seguintes (gasolina 95):
1.353; 1.365; 1.399; 1.404; 1.404
Os postos GALP em Aveiro alteraram os preços várias vezes na última semana como se constata (e como já assinalei, apresentam uma média em Aveiro mais baixa que noutras zonas do país inclusivamente). Nota: há um posto que estranhamente subiu o preço (eventualmente poderá ser gralha, não tenho como confirmar para já).
À parte dos postos GALP: a bomba Jumbo que foi mencionada especificamente mantém ainda o preço de 1.299 que introduziu na passada terça-feira (que continua a ser o mais baixo mas agora a par da bomba do Continente e do Feira Nova, tb com 1.299). A generalidade dos postos já baixou os preços e alguns deles mais que uma vez na última semana, muitos postos estão a mudar preços para baixo também logo no início da semana.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Futriber1, porque a GALP pratica o preço numa bomba, não quer dizer que possa praticar noutras.
A tua pergunta como que tem implícito de que se pode fazer ali "deveria poder fazer nas outras" mas é fácil verificares que o preço praticado num posto só por si não significada nada: no limite, a GALP poderia vender gasolina à borla num posto (ok, digamos, cobrar só os 70 centimos de impostos para o exemplo não ficar muito esticado).
Certamente não iria à falência, na verdade, para os lucros totais da empresa seria completamente marginal e irrelevante.
Não significa de forma nenhuma que pudesse fazê-lo em todos os postos. Na verdade é perfeitamente óbvio que não pode!
Porque é que faz aí? Bom, pode ser por uma série de razões: suponho que não pratica aí acumulação com a promoção GALP+Continente, também provavelmente adoptou esse formato para não "chocar" os clientes, poderá também existir questões de concorrência (preços praticados pelos outros postos circundantes) para a escolha dessa opção.
Nota que os preços da GALP actualmente variam consideravelmente, eu esta semana verifiquei postos desde 1.139 euros no gasóleo e mesmo menos até postos a mais de 1.19...
Não podemos deduzir que poderia praticar os 1.139 em todo o lado e mesmo que pudesse, poderia não ser aconselhável em termos de gestão empresarial, afinal a GALP tem objectivos internacionais que só pode manter/alcançar se praticar determinados preços. Como disse até a certa altura, a GALP não pretende ser uma petrolífera de "vão de escada": para ter postos em todo o lado, para estar presente no mercado internacional, para poder investir na prospecção de petróleo, para poder construir novas refinarias, etc, etc e estar forte como empresa tem de praticar determinados preços.
Por essa razão, devem-se evitar comparativos com empresas que têm objectivos e dimensões completamente diferentes. Os preços da GALP devem ser comparados por exemplo com os da BP e não com determinados postos muito localizados, sem expansão e investimento equiparável ou associados a outros negócios que não a venda de combustíveis...
Isto já foi abordado dezenas de vezes no tópico, acaba-se sempre a explicar aquilo que já está mais do que explicado.
A tua pergunta como que tem implícito de que se pode fazer ali "deveria poder fazer nas outras" mas é fácil verificares que o preço praticado num posto só por si não significada nada: no limite, a GALP poderia vender gasolina à borla num posto (ok, digamos, cobrar só os 70 centimos de impostos para o exemplo não ficar muito esticado).
Certamente não iria à falência, na verdade, para os lucros totais da empresa seria completamente marginal e irrelevante.
Não significa de forma nenhuma que pudesse fazê-lo em todos os postos. Na verdade é perfeitamente óbvio que não pode!
Porque é que faz aí? Bom, pode ser por uma série de razões: suponho que não pratica aí acumulação com a promoção GALP+Continente, também provavelmente adoptou esse formato para não "chocar" os clientes, poderá também existir questões de concorrência (preços praticados pelos outros postos circundantes) para a escolha dessa opção.
Nota que os preços da GALP actualmente variam consideravelmente, eu esta semana verifiquei postos desde 1.139 euros no gasóleo e mesmo menos até postos a mais de 1.19...
Não podemos deduzir que poderia praticar os 1.139 em todo o lado e mesmo que pudesse, poderia não ser aconselhável em termos de gestão empresarial, afinal a GALP tem objectivos internacionais que só pode manter/alcançar se praticar determinados preços. Como disse até a certa altura, a GALP não pretende ser uma petrolífera de "vão de escada": para ter postos em todo o lado, para estar presente no mercado internacional, para poder investir na prospecção de petróleo, para poder construir novas refinarias, etc, etc e estar forte como empresa tem de praticar determinados preços.
Por essa razão, devem-se evitar comparativos com empresas que têm objectivos e dimensões completamente diferentes. Os preços da GALP devem ser comparados por exemplo com os da BP e não com determinados postos muito localizados, sem expansão e investimento equiparável ou associados a outros negócios que não a venda de combustíveis...
Isto já foi abordado dezenas de vezes no tópico, acaba-se sempre a explicar aquilo que já está mais do que explicado.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.