Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fogo Cruzado - Coluna Semanal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Batmax » 8/5/2010 11:06

Parabéns Marco Bom Artigo.
User mudou de nick - > Wallstreetrader
 
Mensagens: 1207
Registado: 29/11/2007 2:13

por rsacramento » 8/5/2010 2:15

já agora um gráfico (deliberadamente sem suportes/resistências) :wink:
Anexos
psi semanal.png
psi semanal.png (9.32 KiB) Visualizado 3983 vezes
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por rsacramento » 8/5/2010 2:03

compreendo perfeitamente a tua resposta, Marco

contudo, e de um ponto de vista estritamente teórico, a questão é relevante, embora também bastante intrigante

repara: vamos dar de barato que algures entre 2007 e 2008 se detectou o fim do bull market anterior e o início de um bear market

acho que até aqui isto é pacífico

de acordo com a teoria do Dow, o psi fez - e activou - um padrão de inversão da tendência primáris: um duplo fundo

ou seja, deu-se início a um novo bull market!

efectivamente observa-se uma subida sublinhada pela LTa que só é quebrada no outono, entrando-se numa fase de lateralização

até aqui o bull market mantém-se intacto

com o passar do tempo esta consolidação leva à formação de um duplo topo (padrão de inversão da tendência primária, mais uma vez), o qual é activado - logo - fim do bull market! - início de um novo bear market...

segue-se uma reacção que termina sem novos máximos; uma vez o rally terminado instala-se a nova tendência (descendente) e mais uma vez à maneira do Dow se observa a existência de um bear market com a clássica sequência de lower lows intercalados com lower highs

ok, eu sei que estou a fazer uma leitura radical e imperfeita, já que precisaria de comparar com outro índice (claro que se comparar com o S&P então a coisa vai toda por água abaixo :wink: ); mas pelo menos, e sendo consequente com o anteriormente dito, posso afirmar com segurança que deste ponto de vista estamos de novo num bear market
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 8/5/2010 1:32

Eu acho que não faz sentido estar a discutir qual a tendência de longo-prazo no PSI20 de momento...

É forçar um debate/conclusão que neste momento tem pouco interesse prático. Suponhamos que concluimos que os mercados estão todos em Bull Mode de longo-prazo (incluindo o PSI20). De que é que isso serve? O que é que impede (por exemplo) o PSI20 de estar a menos 30% dentro de umas semanas?

A tendência do último ano e tal na generalidade dos índices é de alta. Estados Unidos e Europa estão agora em correcção (o que poderá estar apenas no início, até aqui as correcções têm sido breves mas não sabemos como vai ser a seguinte). O PSI20 está (como alguns outros índices) numa correcção mais forte e que começou mais cedo.

É assim que eu vejo a questão e o actual momento nos mercados. Para lá disto, em termos de discussão de tendências, não vejo interesse. É estar a tentar aplicar um nome formal a algo sem que tenha particular utilidade no contexto actual...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por migueljat » 8/5/2010 1:24

Marco então qual a tendencia actual de longo prazo no PSI?

Achas que ainda se pode considerar bull ou estaremos mais perante um cenário de lateralização num range alargado.

Tenho tido alguma dificuldade na classificação actual do PSI, se por um lado tambem não acredito num Bear apenas no PSI, por outro lado a fraqueza do nosso mercado e as quedas que temos sofrido são por demais evidentes e nada se parecem com apenas correcções.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 87
Registado: 20/11/2008 12:30
Localização: Lisboa

por MarcoAntonio » 8/5/2010 1:00

migueljat Escreveu:Marco achas que se pode mesmo falar em Bear Market de longo prazo no PSI, ou para tal se confirmar teria que se quebrar em baixa mais algum valor?

Obrigado


Creio que é cedo para falar de Bear Market num contexto de longo-prazo tanto mais que eu não me sinto muito inclinado para acreditar que o PSI prolongue no longo-prazo uma tendência de baixa se o mesmo não estiver a acontecer na Europa e Estados Unidos (portanto, se isso ocorrer, quase que por certo não é um Bear Market de longo prazo no PSI mas "em todo o lado").
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por migueljat » 8/5/2010 0:45

Concordo contigo e estou totalmente liquido, tenho apenas duvidas se entrámos num bear de longo prazo no PSI e que nos leve a valores inferiores aos de 2009.

Se calhar nunca tivemos bull no longo prazo :(

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 87
Registado: 20/11/2008 12:30
Localização: Lisboa

por Sr_SNiper » 7/5/2010 22:10

migueljat Escreveu:Marco achas que se pode mesmo falar em Bear Market de longo prazo no PSI, ou para tal se confirmar teria que se quebrar em baixa mais algum valor?

Obrigado

Se continuar a quebrar mais valores ainda chega a zero no final ano...
Para mim no PSI já estamos em Bear pelo menos à 1 mês....
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por migueljat » 7/5/2010 22:00

Marco achas que se pode mesmo falar em Bear Market de longo prazo no PSI, ou para tal se confirmar teria que se quebrar em baixa mais algum valor?

Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 87
Registado: 20/11/2008 12:30
Localização: Lisboa

por migueljat » 7/5/2010 21:53

Ola Marco será que podias actualizar alguns titulos do PSI?

Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 87
Registado: 20/11/2008 12:30
Localização: Lisboa

por MarcoAntonio » 7/5/2010 19:00

Mais duas sessões e duas sessões de baixa dando continuidade à tendência dominante de queda instalada no PSI20, estabelecendo também novo mínimo relativo. Não há portanto novidade nenhuma e o que dizia há já umas duas ou três semanas atrás, mantenho: aguardar serenemante que a tempestade passe.

Ainda há dias comentava alguém que destacava - como se de um aspecto positivo se tratasse - uma mera recuperação intradiária da ordem de 1%. Não vale a pena estar a tentar encontrar viragens em cada esquina, especialmente baseadas em movimentos tão recorrentes como esses em fases de queda severa e prolongada!

Também já ficou claro e conforme já vinha a notar nas duas últimas edições que já não se encontram portos seguros no PSI. Nomeadamente, a Jerónimo Martins e GALP vêm agora caindo em linha com o índice depois de se terem mantido bastante firmes durante um período considerável. A GALP passou hoje também de novo para baixo da sua referência mais importante (os 11 euros) enquanto a JMT se aproxima de uma zona de suporte nos 6.5 euros...
Anexos
GALP20100507.png
GALP20100507.png (18.92 KiB) Visualizado 4375 vezes
JMT20100507.png
JMT20100507.png (17.97 KiB) Visualizado 4361 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Fogo Cruzado - Coluna Semanal

por MarcoAntonio » 6/5/2010 16:50

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], carvman, Google [Bot], iniciado1, IX Hispana, jsousa71, m-m, maturidade, morinni, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, rs521, Shimazaki_2, Tx9262 e 212 visitantes