Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

1º post - compra de acções da Apple

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Champignon » 19/4/2010 19:15

Superimpecavel,

Vejo com agrado que afinal há um plano B.
Embora ache que o plano A é fraquinho em termos de argumentação.

Acho que se queres investir com base em expectativas de lucros ou do valor intrínseco da própria empresa talvez devesses aprofundar melhorar os teus conhecimentos de Análise Fundamental. Caso queiras apenas acompanhar apenas a evolução das cotações, aprofundar um pouco de AT.

Bem vou apenas aqui destacar duas coisas a teres cuidado, tendo em conta os teus argumentos.

:arrow: O facto de ter subido com o lançamento do Ipad revela apenas uma expectativa alta dos investidores. Ou seja, em caso de insucesso do produto (Porque ainda não há dados concretos de vendas e margens de lucro), a cotação pode descer da mesma maneira que subiu.

:arrow: É muitas vezes definido, em AF, que o PER deve igualar a taxa de crescimento do EPS (partindo do pressuposto que o número de acções se mantém constante, quer dizer que os a taxa de crescimento do EPS é igual à dos lucros). Se acreditas que irão subir 25% ao longo dos próximos anos, relembro-te que o PER da Apple é neste momento 25. O que quer isto dizer? Que a Apple está correctamente avaliada. Ou seja se os lucros subirem a esses tais 25% a cotação irá ficar, em tese, nos valores actuais.
Agora o que eu acredito, é que podem eventualmente subir a uma taxa superior a essa. Isso sim faria a cotação subir.

Não quero com isto dizer que a Apple não seja uma boa acção. Bem pelo contrário...daí a minha intenção de a analisar a fundo proximamente.

Apenas acho que devias aprofundar mais as tuas argumentações. Não sei se estás minimamente familiarizado com conceitos de AF. Alguma dúvida pergunta
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/

Registado: 2/4/2009 12:51

por superimpecavel » 19/4/2010 18:51

É verdade que vou apostar muito num investimento mas estou a par da realidade da Apple e tenho seguido as suas cotações em bolsa nos ultimos tempos. Já li diversos artigos nos quais uma das empresas a apostar será a Apple devido a:
- As receitas da Apple tem aumentado a volta de 85% em cada ano nos ultimos 7 anos.

- Actualmente a nivel de mercado de capitalização de acções é a quarta melhor no mercado americano com cerca de 200 bilioes de $, ameaçando já a Microsft que está no 2º lugar com 250 bilioes.

- Apesar de lucros brutais nos últimos anos, peritos afirmam que os seus lucros vão continuar a subir cerca de 25% ao ano e isso tem reflexo no valor das acções.

- O novo iPhone está ai a porta e como julgo que vai ser um sucesso de vendas pois cada vez mais a Apple conquista mercados como a Europa e Asia, nessa altura as acções vão subir acima dos 300$ e sabe-se lá onde vão parar.

As acções subiram de valor, de 200 para 247, quando o novo Ipad foi anunciado para venda e se foi assim com o Ipad nem quero imaginar o que irá acontecer com o novo iPhone. :mrgreen:
É verdade que tenho um iPhone e depois de experimentar um a verdade é que tão depressa não mudo para outra marca mas não tenho nenhum MAC talvez por ter 2 portateis em casa e não se justificar... mas no futuro quem sabe pois segundo o que se diz (lá terão alguma razão):
Once You Go Mac You'll Never Go Back

Quanto as acções acho que no próximo mês não vai fugir muito ao valor que iniciou a semana de 247 e até julgo que poderá descer um pouco abaixo deste valor para depois em finais de Maio começar a subir devido as noticias do novo iPhone.

Quanto a riscos, estou disposto também a perder pois na bolsa nunca se sabe e ao comprar as acções estar preparado para vender se descerem aos 200$.
É sempre um risco e na bolsa não há certezas mas prefiro arriscar e perder algum dinheiro do que ver as acções daqui a uns tempos bem acima dos 300$ e eu sem nenhumas em carteira. :twisted:

Registado: 19/4/2010 15:11

por Champignon » 19/4/2010 17:53

Bem, não querendo ser desanimador, parece-me que ainda não estás preparado para este passo.

Posso estar enganado, mas parece-me que estás a investir um pouco por impulsividade, talvez pela quantidade de marketing, directo ou indirecto, que nos entra por parte da Apple diariamente.

Em tópicos acho que:

-Vais entrar por impulso
-Estás a concentrar tudo num investimento
-Não defines o teu perfil de investidor
-Não tens uma estratégia definida
-Não estás a ponderar a possibilidade de fracasso e defines um número redondo de 300 sem razão objectiva aparente

Bem quanto à Apple é uma empresa que me fascina. Como alguns já devem saber, eu sou adepto da análise fundamental e estou com imensa curiosidade em analisar a fundo a Apple. Falta é tempo para tudo.

Isto porque tem um balanço fantástico e gera lucros atrás de lucros. Obviamente o seu PER é alto, e caso aumente a sua cotação passará a ser a maior empresa do mundo :roll: .

Mas a razão que mais curiosidade me desperta a analisar a Apple... é que dou por mim a ver cada vez mais pessoas a recorrer aos seus produtos.

Esta tendência nota-se, mais ainda, fora dos USA (por lá esta expansão já aconteceu há mais tempo).

Eu próprio, inicialmente dizia que os produtos eram caros de mais, e não passavam de uma moda ou de status.

Entretanto percebi que, embora efectivamente mais caros, são produtos muito melhores. Comecei por perceber isso, embora de forma pouco evidente, através do Ipod.
Em finais do ano passado, farto do meus problemas com o meu portátil HP, resolvi trocar de computador e comprar um Macbook Pro.
Hoje em dia considero-me Macdependente. O software é, pura e simplesmente, o melhor, mais leve e mais user friendly que existe. Além disso faz jus ao nome de portátil, pois a sua autonomia é o dobro da concorrência.
Muitos dos meus amigos e familiares o próximo computador que vão comprar será um Mac. Isto diz muito!

Hoje em dia quando tenho que trabalhar em Windows é um sacrifício. Além de aquilo poder falhar é também mais complicado.

Quanto ao Iphone, embora não o tenha, cada vez que toco num fico, com a mesma sensação do macbook. Eu tenho um HTC HD, que custa quase tanto como o Iphone, e aquilo dá imensos erros, ecrã todo riscado, e um touchpad com uma falta de sensibilidade incrível. No Iphone nada disso acontece.

E agora com isto do Ipad já pensei se não irei comprar um também.

Em suma, acho que mais do que uma moda, eles têm realmente produtos melhor que a concorrência.
E isso é o melhor que pode acontecer para uma acção poder subir...
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/

Registado: 2/4/2009 12:51

Re: 1º post - compra de acções da Apple

por atomez » 19/4/2010 16:43

Welcome.

superimpecavel Escreveu:Já algum tempo que acompanho e leio noticias sobre a Apple e julgo que a barreira dos 300$ será ultrapassada quando colocarem a venda o novo iPhone em Julho.

É bem possível que por essa altura esteja nos 300, se não houver alguma "constipação" no mercado, mas a seguir deve cair. É típico da AAPL (e mesmo com outras em geral) retrair a seguir ao lançamentos de novos produtos (vender na notícia...)

A AAPL tem excelentes perspectivas mas convém não esquecer que tem um risco sempre latente -- a saúde do Steve Jobs. Se algo lhe acontece (esperemos bem que não) as acções cairão um bom bocado. Por isso será de considerar entradas de curto e médio prazo apenas.

Para negociar no mercado americano o melhor é ter uma conta em dollars para assim se poder "jogar" também com o câmbio.

Há um grande tópico sobre a Appl por aqui http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=59663&start=520 mas pelos vistos encontrou uma "resistência" nos 500 posts e não mostra os mais recentes, a não ser que se use o truque de no endereço se pôr um nº mais alto, como está em cima.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por superimpecavel » 19/4/2010 16:25

zecatreca, eu estou decidido a comprar tanto mais que estou a reunir a documentação para aderir ao Caixa Directa Invest mas gostaria de saber opiniões antes de tomar a decisão.
Obrigado pela tua opinião e até poder comprar acções vou acompanhar noticias da Apple e as cotações na bolsa.

Re: 1º post - compra de acções da Apple

por Zecatreca_1001 » 19/4/2010 16:04

superimpecavel Escreveu:
Nesta altura estava disposto a negociar no mercado NASDAQ, dado estar aí cotada a APPLE, a empresa na qual estaria disposto a comprar acções por achar que vai continuar a subir e a bater records de máximos.
Sobre a Apple há 1 ano atrás estava cotada em cerca de 120$ e agora encontra-se em 247$ e é com alguma frustação que deixei fugir um bom negócio pois não comprei há uns meses atrás como desejava.
Já algum tempo que acompanho e leio noticias sobre a Apple e julgo que a barreira dos 300$ será ultrapassada quando colocarem a venda o novo iPhone em Julho.

O que acham da compra de acções da Apple?
Outra dúvida que tenho diz respeito a como comprar estas acções, pois vou aderir a Caixa Directa Invest da CGD e não tenho lido coisas boas sobre este serviço.
As comissões ao que julgo saber são 14$ por operação e gostaria de saber que bancos/corretoras aconselham para negócios em mercados americanos.

Cumprimentos,

Boa tarde
Antes de mais benvindo :P
Quanto á APPLE:....nao achas melhor esperar por uma correcçao? enfiares-te nessa menina nestas alturas... É que o nas esta perto de uma resistencia, a meu ver forte!!!2050! Claro que o que eu digo nao passa de uma opiniao como muitas outras.

É melhor estudares mt bem o caso.
Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:54

1º post - compra de acções da Apple

por superimpecavel » 19/4/2010 15:47

Antes de mais dado ser o meu 1º post queria cumprimentar todos os utilzadores deste grande forum.

Estou a pensar iniciar-me neste mundo que é a compra e venda de acções pois já tenho acompanhado este forum algum tempo aprendendo assim umas coisinhas.

Nesta altura estava disposto a negociar no mercado NASDAQ, dado estar aí cotada a APPLE, a empresa na qual estaria disposto a comprar acções por achar que vai continuar a subir e a bater records de máximos.
Sobre a Apple há 1 ano atrás estava cotada em cerca de 120$ e agora encontra-se em 247$ e é com alguma frustação que deixei fugir um bom negócio pois não comprei há uns meses atrás como desejava.
Já algum tempo que acompanho e leio noticias sobre a Apple e julgo que a barreira dos 300$ será ultrapassada quando colocarem a venda o novo iPhone em Julho.

O que acham da compra de acções da Apple?
Outra dúvida que tenho diz respeito a como comprar estas acções, pois vou aderir a Caixa Directa Invest da CGD e não tenho lido coisas boas sobre este serviço.
As comissões ao que julgo saber são 14$ por operação e gostaria de saber que bancos/corretoras aconselham para negócios em mercados americanos.

Cumprimentos,

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Google Adsense [Bot], IX Hispana, Mar58, Massao1, PAULOJOAO e 404 visitantes