Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dividendos BRISA (ex-data 21-04-2010)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por HB77 » 15/4/2010 16:27

Tem que comprar até dia 20 inclusivé!

HB

Registado: 16/3/2010 17:32

nao percebi....

por afosag » 15/4/2010 14:56

ate que dia tenho que ter as acçoes?

Registado: 19/11/2007 10:42

por plainas » 15/4/2010 14:38

dia 2i ficarás sem direiro ao dividendo.
AFINAL, QUEM É QUE NÃO ERRA..?

Registado: 30/9/2009 0:09

ate que data tenho que ter as acçoes...

por afosag » 15/4/2010 14:34

para ter direito aos dividendos? dia 21? dia 20?

obrigado

Registado: 19/11/2007 10:42

por FinancialExpert » 15/4/2010 9:55

Hoje parece que estamos em dia down ...

esperemos que isto inverta ...
Um Investidor tem que usar muito mais a <b>Razão</b> do que a <b>Emoção</b>

Registado: 14/4/2010 9:09

por kknd » 15/4/2010 8:29

FinancialExpert Escreveu:
A resistência dos 2,1 a que referes foi quebrada há uns dias atrás ... neste momento eu vejo-a como linha de suporte ... isto se não for quebrada, ou seja se não descer do actual limiar da linha.

Abaixo da linha já está.
Vai ser interessante verificar se deixa de funcionar como resistência no imediato, dado a, eventualmente, o suporte ter sido quebrado pelo dividendo.

Registado: 14/8/2009 12:27

por FinancialExpert » 15/4/2010 0:00

JLMF Escreveu:[Se está mais numa de suicídio no mercado que eu ilustro com estas frases:

” Claro ... que está de fora vai ser sempre a mesma coisa ... nem ganha nem perde.

Eu prefiro estar dentro ... pois mais prefiro arrepender-me do que fiz do que lamentar-me de não o ter feito.”

Mas convém saber que quem não sabe encontrar o momento de sair e estar fora, não anda muito tempo por aqui.

Percebi ... mas eu não vou entrar por esse caminho ... de troca de cartuchos ...

Eu apenas sou de opinião contrária ... considerando a análise actual ... eu para já vou manter, e como já disse apenas entrei ontem, e hoje já comprei mais.
Um Investidor tem que usar muito mais a <b>Razão</b> do que a <b>Emoção</b>

por jlmf » 14/4/2010 23:44

plainas Escreveu:
JLMF Escreveu:Difícil de equacionar milhares de dados, apesar de apenas alguns serem de facto preponderantes, mas que existem estudos sobre esta matéria como foi dito e que merecem crédito, é uma realidade, depois depende do perfil de cada um se é que estamos a falar de particulares.

Mais aqui num passado muito recente, compare-se o percurso da REN e do BES no antes e depois dos dividendos, já este mês.
É fácil, uma folhinha de excel, para estas duas, com comportamentos tão divergentes na reacção ao período de dividendos e por acaso até com praticamente o mesmo tempo de aviso prévio, depois, juntem a Brisa que não tarda e depois talvez as 20 do PSI nos últimos anos, a SONI, por exemplo, é melhor não insistirem, e depois se chegarem a alguma conclusão talvez seja á mesma que os tais estudos chegaram.
Pessoalmente, tenho evitado os dividendos, mais numas que noutras, e sobretudo desde 2008, aliás se posso fechar antes, curtos ou longos, e se verifico que existe muito movimento, procuro ir no sentido contrário, até umas horas antes do ex.

Bom acho que as minhas BRISAS vou despachá-las no dia antes do dividendo, pois se os mercados continuarem assim, o que eu duvido ( SP500 1200 ), poderá surgir uma correcção.
No que diz respeito ao dividendo, este é atraente, mas talvez a acção possa subir até 6,80, 6,85, estando aqui uma nesa zona uma resistencia, mas até lá , muita água há de correr.
Caso contrário e e esta passe a barreira dos 6,70 coloco um stop a 6,65 ..6,70 para as despachar.
De qualquer forma como estou sempre mais disposto no curto prazo, vendo-as e poderei comprar novamente....
talvez esteja a fazer uma analise mal detalhada , mas tb sou maçarico nestas coisas....

plainas Escreveu: Bom talvez irei fazer o mesmo, como ainda sou novato nestas coisas, irei vender as minhas brisas no dia anterior ao ex.dividendo, mas isto dependerá do que os mercados nos reservarem ao longo da semana.

È evidente que um aspecto fundamental é o momento dos mercados. Os títulos tem comportamentos diferentes aos dividendos, basta verificares o comportamento que teve o BES esta semana e A REN a semana passada.
Se está com uma mais valia o importante é não a transformar em menos valia e depois depende do teu objectivo temporal. Eu nunca me importei muito com o que deixei de ganhar e já não foi pouco mas o que ganhei e não perdi é para mim mais importante.
Se o é o que eu escrevi atrás nesta ultima duas linhas o importante para ti, eu espreitaria a possível valorização nas sessões antes do ex e verificaria a possibilidade de aumentar essa mais valia estabelecendo desde já um objectivo realista e uma vez atingido, vendia.
Se está mais numa de suicídio no mercado que eu ilustro com estas frases:

” Claro ... que está de fora vai ser sempre a mesma coisa ... nem ganha nem perde.

Eu prefiro estar dentro ... pois mais prefiro arrepender-me do que fiz do que lamentar-me de não o ter feito.”

Mas convém saber que quem não sabe encontrar o momento de sair e estar fora, não anda muito tempo por aqui.

Registado: 29/11/2007 4:15

por plainas » 14/4/2010 23:42

JLMF Escreveu:Difícil de equacionar milhares de dados, apesar de apenas alguns serem de facto preponderantes, mas que existem estudos sobre esta matéria como foi dito e que merecem crédito, é uma realidade, depois depende do perfil de cada um se é que estamos a falar de particulares.

Mais aqui num passado muito recente, compare-se o percurso da REN e do BES no antes e depois dos dividendos, já este mês.
É fácil, uma folhinha de excel, para estas duas, com comportamentos tão divergentes na reacção ao período de dividendos e por acaso até com praticamente o mesmo tempo de aviso prévio, depois, juntem a Brisa que não tarda e depois talvez as 20 do PSI nos últimos anos, a SONI, por exemplo, é melhor não insistirem, e depois se chegarem a alguma conclusão talvez seja á mesma que os tais estudos chegaram.
Pessoalmente, tenho evitado os dividendos, mais numas que noutras, e sobretudo desde 2008, aliás se posso fechar antes, curtos ou longos, e se verifico que existe muito movimento, procuro ir no sentido contrário, até umas horas antes do ex.

Bom acho que as minhas BRISAS vou despachá-las no dia antes do dividendo, pois se os mercados continuarem assim, o que eu duvido ( SP500 1200 ), poderá surgir uma correcção.
No que diz respeito ao dividendo, este é atraente, mas talvez a acção possa subir até 6,80, 6,85, estando aqui uma nesa zona uma resistencia, mas até lá , muita água há de correr.
Caso contrário e e esta passe a barreira dos 6,70 coloco um stop a 6,65 ..6,70 para as despachar.
De qualquer forma como estou sempre mais disposto no curto prazo, vendo-as e poderei comprar novamente....
talvez esteja a fazer uma analise mal detalhada , mas tb sou maçarico nestas coisas....

por FinancialExpert » 14/4/2010 23:38

kknd Escreveu:
Sim, mas a questão não é essa (pelo menos na minha opinião).
Os 2,10 foram uma resistência muito forte em Setembro, Outubro.
Fico surpreso por a considerarem fraca.

A resistência dos 2,1 a que referes foi quebrada há uns dias atrás ... neste momento eu vejo-a como linha de suporte ... isto se não for quebrada, ou seja se não descer do actual limiar da linha.

por plainas » 14/4/2010 23:26

.

por MarcoAntonio » 14/4/2010 23:21

Vou remover as duas últimas mensagens, tentem continuar o debate de uma forma cordial...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por kknd » 14/4/2010 23:06

FinancialExpert Escreveu:Concordo com o MarcoAntonio ...

a distribuição de dividendos afecta a cotação dos titulos ... no entanto a quantificação dessa influência é meramente especulação ... a influência poderá variar muito em função dos titulos e da própria movimentação do mercado ...

Assim, e como já referi anteriormente, eu considero que essas resistências/suportes criados pelos movimentos de correcção de dividendos são de natureza "fraca", ou seja não lhe devemos dar muita importância, pois geralmente esses pontos de resistência/suporte são rapidamente absorvidos na oscilação seguinte.

Sim, mas a questão não é essa (pelo menos na minha opinião).
Os 2,10 foram uma resistência muito forte em Setembro, Outubro.
Fico surpreso por a considerarem fraca.

Imagem

por jlmf » 14/4/2010 22:54

Difícil de equacionar milhares de dados, apesar de apenas alguns serem de facto preponderantes, mas que existem estudos sobre esta matéria como foi dito e que merecem crédito, é uma realidade, depois depende do perfil de cada um se é que estamos a falar de particulares.

Registado: 29/11/2007 4:15

Re: dividendos

por FinancialExpert » 14/4/2010 22:44

plainas Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:plainas, é indiferente. Corrige o valor do dividendo mas recebes o dividendo. Daí que considero que se sobrevaloriza a questão dos dividendos no curto prazo quando eles normalmente são pouco relevantes na evolução da cotação.

Um abraço,
Ulisses

OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO ,MAS A MINHA QUESTÃO PAUSAVA-SE MAIS EM SABER , QUAL O DIA QUE ACÇÃO PODE CORRIGIR:
A) Será que corrige no dia anterior ao ex dividendo , isto é no dia 20 Abril .
B) Ou Por norma corrige no dia do ex dividendo?
O meu muito Obrigado

A resposta correcta é B

por FinancialExpert » 14/4/2010 22:39

Concordo com o MarcoAntonio ...

a distribuição de dividendos afecta a cotação dos titulos ... no entanto a quantificação dessa influência é meramente especulação ... a influência poderá variar muito em função dos titulos e da própria movimentação do mercado ...

Assim, e como já referi anteriormente, eu considero que essas resistências/suportes criados pelos movimentos de correcção de dividendos são de natureza "fraca", ou seja não lhe devemos dar muita importância, pois geralmente esses pontos de resistência/suporte são rapidamente absorvidos na oscilação seguinte.

Re: dividendos

por MarcoAntonio » 14/4/2010 22:37

Plainas, o dia em que ocorre a correcção é sempre o dia de ex-dividendos.

A razão porque corrige é precisamente o facto de entrar em ex-dividendos!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

dividendos

por plainas » 14/4/2010 22:34

Ulisses Pereira Escreveu:plainas, é indiferente. Corrige o valor do dividendo mas recebes o dividendo. Daí que considero que se sobrevaloriza a questão dos dividendos no curto prazo quando eles normalmente são pouco relevantes na evolução da cotação.

Um abraço,
Ulisses

OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO ,MAS A MINHA QUESTÃO PAUSAVA-SE MAIS EM SABER , QUAL O DIA QUE ACÇÃO PODE CORRIGIR:
A) Será que corrige no dia anterior ao ex dividendo , isto é no dia 20 Abril .
B) Ou Por norma corrige no dia do ex dividendo?
O meu muito Obrigado

por MarcoAntonio » 14/4/2010 22:21

É um argumento. Para mim, é o tipo de coisa que é virtualmente impossível de confirmar...

Tendo a concordar que a proximidade do dividendo afecta o título e é responsável por uma parte dos movimentos. Exactamente em que medida influencia, quantifica-lo, não faço ideia.
Imagem

Administrador Fórum

por kknd » 14/4/2010 22:15

MarcoAntonio Escreveu:Tende a deixar de funcionar como tal no imediato quando a "quebra" - passagem sobre o valor - se dá como consequência do desconto do dividendo...

Mas não se pode considerar que a quebra dos 2,10 como resistência tenha sido motivada também pelo dividendo?

por MarcoAntonio » 14/4/2010 21:45

FinancialExpert Escreveu:não percebi o que queres dizer com isto?

Tende a deixar de funcionar como tal no imediato quando a "quebra" - passagem sobre o valor - se dá como consequência do desconto do dividendo...
Imagem

Administrador Fórum

por pocoyo » 14/4/2010 21:39

Ok, obrigado a todos.

Registado: 15/1/2010 15:30

por FinancialExpert » 14/4/2010 21:39

MarcoAntonio Escreveu: o valor tende a perder relevância, pelo menos no curto-prazo.

não percebi o que queres dizer com isto?

por MarcoAntonio » 14/4/2010 21:34

Ah, bom, em relação a isso, a minha opinião (empírica) é que se o dividendo interfere muito directamente com uma resistência/suporte, o valor tende a perder relevância, pelo menos no curto-prazo.
Imagem

Administrador Fórum

por FinancialExpert » 14/4/2010 21:33

pocoyo Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
pocoyo Escreveu:Obrigado aos dois.
Agora uma pergunta para o Marco, porque sei que o Ulisses não me pode responder.

Marco, aqui no gráfico da portucel, os 2,10 são resistencia, embora no dia anterior ao dividendo ela estivesse a cotar acima deste valor, certo?

Creio que podes falar de uma pequena resistência nos 2.1 euros (mas não me parece que seja muito importante). Em termos de longo-prazo há outros valores que podes considerar talvez como mais relevantes como os 2.2 e 2.4 euros...

Ok, mas o que queria saber é se os 2.10, agora são resistencia embora há dias tenham sido suporte.
O exemplo é meramente teorico.

A minha opinião, ou pelo menos eu considero-a como resistência ...
No entanto, esta resistência é uma resistência "fraca", isto é, susceptivel de ser quebrada facilmente (pelo menos em grande parte dos casos).

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 200 visitantes